Reflexão assimilação do dia ...
7 mensagens
|Página 1 de 1
Re: OK! I promise I will return... in September!
fproenca Escreveu:Só espero que em setembro estejas por cá na tal data que anuncias e não sejas como muitos que aparecem por cá a projectar muito e depois com uma desculpa qualquer desaparecem com o tempo
Prometido, ó Proença!
Concordo por inteiro com tudo o que escreveste. Mas é em MIM que eu tenho confiança, o mercado é secundário. E, obviamente, confio no método que criei e aperfeiçoei, porque, como tu próprio disseste, devemos negociar aquilo com que nos sentimos à vontade.
Aliás, com os mercados a subir ou a descer, mesmo assim é possível lucrar de ambos os lados, e também tenho feito negócios short ganhadores e outros longos perdedores. Logo... se sobe ou se desce talvez nem seja tão importante assim, afinal.
Ah!... mas que sobe, sobe!
Mas o ponto principal nem está na previsões, afinal esta questão dos ciclos e da sazonalidade não é, nem pode ser, 100% garantida! O importante é saber como negociar os números e as nossas expectativas sobre eles, e é esse o teste decisivo que eu ainda não fiz!
Logo, talvez me deva manter calado por uns tempos... hum, difícil!
De qualquer modo, não é sequer preciso esperar por Setembro. Disse e mantenho que deveremos ter um novo topo do mercado no timeframe 15-20 de Julho. É óbvio que a previsão não é minha, trata-se da pura extrapolação da sazonalidade para este período - início do Q3 - dos mercados americanos. E até agora, tudo bem, MESMO com o dia de ontem! Logo, por que razão hei-de modificar a minha visão?
Afinal, basta que o S&P feche, no final da próxima semana, acima dos 1205 pontos - nada de excepcional, certo? - e não desça, em NENHUM dia, abaixo dos 1191. É certo que eu até espero que ele faça novos máximos anuais, talvez. Mas tal não é obrigatório para validar o topo deste ciclo e, curiosamente, um fecho abaixo dos 1230 pontos prolongaria ainda mais a indecisão Bull-Bear, o que seria quase hilariante... oh boy... we could go on and on... forever!!!
É sempre em MIM que eu confio, Proença, o mercado é apenas outro instrumento dessa afirmação. Porque eu SOU e sempre serei... and financial markets will come and go... into perpetual oblivion... one day...
Já agora, há alguns temas de carácter geral que eu ainda gostaria de debater um dia neste espaço. Um prende-se com os aspectos éticos da negociação em Bolsa, mormente a especulação pura, e o outro com a sustentabilidade do actual modelo económico em que assenta toda esta manigância das Bolsas e similares. Que deve ter os dias contados, é essa a minha fortíssima convicção. E ainda no nosso tempo de vida, talvez o mercado, tal como o conhecemos, tenha só mais alguns anos de existência.
Assim, nós estaremos aqui, mas ele já não... we are eternal, the market is just a temporary thing. It came into existence and it will vanish into NOTHING... soon!
Ora, mas gozemo-lo enquanto o temos!!!
Rui leprechaun
PS: Sim, o segredo é a dádiva e a partilha, não a ganância e a acumulação obscena de riqueza malsã... This present affair of things will have to cease... very soon indeed!!!
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Registado: 24/11/2002 14:36
Re: Alex Tomás
Alex Tomás Escreveu:Proenca: Continuamos para bingo... pelos vistos. Quer dizer, isto deverá continuar a subir. Agora falta saber por quanto tempo.
Em http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=41500 tracei um plano para saber se vou de férias (hoje é último dia de bolsa anets das férias) com posição aberta ou fechada, para tal arrisquei a entrar cedo para ficar com boa margem de stop, não me interessa se hoje ou segunda feira suba, interessa-me um plano para 15 dias que é quanto tempo elas vão durar, dependendo da forma de como irá correr hoje a sessão irei decidir.
Quanto ao mercado, o link que deixei a cima para mim continua actualizado, mas note-se atenção aos prazos analizados, a perspectiva com gráficos de velas de minutos, velas diárias ou velas semanais são completamenet diferentes, quando vier das ferias vou arranjar forma (já tenho ideia) de fazer essa distinção quando exprimo aqui as minahs opiniões.
Abraço
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)
Re: Ó Proença... nem assim???!!!
leprechaun Escreveu: acho que voltarei cá para te ler... e atenazar!
Rui leprechaun
Pela hora que escreveste o tópico (3:00) deves ter ficado boa parte da noite a pé, deves andar num estado eufórico, a curto/médio prazo certamente irás receber as muitas lições que o mercado nos dá e provavelmente irás ficar mais sereno.
O mercado ensina-nos muita coisa, tem a grande capacidade de dar e tirar aquilo que muitas vezes demoramos anos a poupar, com ele aprendemos muito e um investidor atinge a sua maturidade quando consegue acompanha-lo mas sempre com muito respeito, e para se ter respeito a humildade é muito importante.
Actualmente eu tenho muito respeito pelo mercado, à medida que o meu capital foi aumentando mais importancia ganhou, estamos a atravessar uma crise económica felizmente o meu sector não foi muito atingido, mas mesmo assim é preciso pensar em alternativas para o caso de isto piorar.
A bolsa é uma das melhores alternativas do mundo pois permite ganhar quer ela suba quer ela caia, logo não há crises e paga sempre certinho, só por isso vale a pena apostar muito neste negócio mas repito para o sucesso de qualquer negócio a humildade e respeito são muito importantes.
Mais tarde ou mais cedo todos acabam por aprender essa lição, quem não for à falência e aguentar-se 2 ou 3 anos com lucros consistentes é porque já respeita o suficientemente o mercado.
Abraço
FP
Só espero que em setembro estejas por cá na tal data que anuncias e não sejas como muitos que aparecem por cá a projectar muito e depois com uma desculpa qualquer desaparecem com o tempo
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)
Alex Tomás
Bom dia!
Proenca: Continuamos para bingo... pelos vistos. Quer dizer, isto deverá continuar a subir. Agora falta saber por quanto tempo.
Quanto ao leprechaun: pareces um menino mimado... a ameacar que nao escreves mais aqui e que todos nao "estao a ver bem o filme".
Se fosse a ti, lia bem os artigos que o Ulisses tem aqui deixado para ver se um dia destes nao cais do cavalo abaixo.
Como tu, existem milhares/milhoes a pensar igual e enquanto achares que o mercado tem tudo para continuar a subir, vai ser precisamente esse o momento das quedas... e tu vais estar lá dentro.
É óbvio que o mercado nao te vai dizer onde as subidas vao parar, mas posso dizer-te que quando o vires a descer, vais entrar a pensar na recuperacao com pouco capital, volta a descer, entras com mais capital ("porque agora é que ele recupera") e por ai fora. Quando deres por ti 100% investido, vais ver que afinal o mercado nao volta a subir e nesse momento já perdeste uma boa % do teu capital. Depois também nao vendes porque isso seria assumir que estavas errado... perante ti e perante a comunidade forense. Aguardas mais um pouco ate que um dia de sol aparece e pensas: "agora sim, agora é que é!".- E vens novamente para o forúm anunciar o fim das quedas... e garanto-te que nao é bem assim.
Por isso escolhe quem queres ler, nao ligues a tudo o que te dizem, pensa por ti proprio e nao tenhas medo de assumir que estás errado (quando isso acontecer). Portanto, tens muita psicologia a aprender.
Porque te digo isto: porque apesar da tua veia poetica (que admiro), e do teu óptimo ingles, parece-me (poderei estar errado tb) que ainda tens muito que aprender nos mercados.
Para terminar: imprime este post (nao, nao tenho a mania que sou bom nem idolo de ninguem) e cola na parede. Quando as coisas te correrem mal, lê e verifica se alguma das situacoes descritas aconteceu. Tal como este post, imprime tb os artigos do Ulisses... com muito sumo e para ler tb nas entrelinhas.
Proenca: Continuamos para bingo... pelos vistos. Quer dizer, isto deverá continuar a subir. Agora falta saber por quanto tempo.
Quanto ao leprechaun: pareces um menino mimado... a ameacar que nao escreves mais aqui e que todos nao "estao a ver bem o filme".
Se fosse a ti, lia bem os artigos que o Ulisses tem aqui deixado para ver se um dia destes nao cais do cavalo abaixo.
Como tu, existem milhares/milhoes a pensar igual e enquanto achares que o mercado tem tudo para continuar a subir, vai ser precisamente esse o momento das quedas... e tu vais estar lá dentro.
É óbvio que o mercado nao te vai dizer onde as subidas vao parar, mas posso dizer-te que quando o vires a descer, vais entrar a pensar na recuperacao com pouco capital, volta a descer, entras com mais capital ("porque agora é que ele recupera") e por ai fora. Quando deres por ti 100% investido, vais ver que afinal o mercado nao volta a subir e nesse momento já perdeste uma boa % do teu capital. Depois também nao vendes porque isso seria assumir que estavas errado... perante ti e perante a comunidade forense. Aguardas mais um pouco ate que um dia de sol aparece e pensas: "agora sim, agora é que é!".- E vens novamente para o forúm anunciar o fim das quedas... e garanto-te que nao é bem assim.
Por isso escolhe quem queres ler, nao ligues a tudo o que te dizem, pensa por ti proprio e nao tenhas medo de assumir que estás errado (quando isso acontecer). Portanto, tens muita psicologia a aprender.
Porque te digo isto: porque apesar da tua veia poetica (que admiro), e do teu óptimo ingles, parece-me (poderei estar errado tb) que ainda tens muito que aprender nos mercados.
Para terminar: imprime este post (nao, nao tenho a mania que sou bom nem idolo de ninguem) e cola na parede. Quando as coisas te correrem mal, lê e verifica se alguma das situacoes descritas aconteceu. Tal como este post, imprime tb os artigos do Ulisses... com muito sumo e para ler tb nas entrelinhas.
Cumprimentos,
Alex Tomás
Alex Tomás
- Registado: 3/5/2005 12:47
Ó Proença... nem assim???!!!
Isso é que é ser casmurro... pá!!!
Bem, já somos dois...
Já agora, olha que um relatório do emprego muito favorável, e a psicologia apropriada do mercado, até podem levar o S&P até à resistência dos 1214-16, se não amanhã pelo menos segunda-feira!
Mas eu até torço pelo teu pessimismo exacerbado, já que me convinha muito mais que o índice fosse é revisitar o suporte na zona dos 1192-95 e não saísse muito daí. Mas não me parece que vá ter essa sorte... ora bolas!
Quem comprou o DAX ainda abaixo dos 4500, corre o belo risco de triplicar talvez o seu investimento no final da próxima semana. E isto para TW acima de 1 euro, que eu não arrisco nada abaixo disso. Quem tudo quer tudo perde, e eu movo-me mesmo pela prudência... e eficiência!
Em conclusão: não nos entendemos, está visto! Aquilo a que tu chamas "excelente oportunidade para fechar posições longas" eu apelido "excelente oportunidade para iniciar/reforçar posições longas". E quer-me parecer que quem não fechou a tempo os seus curtos ainda se vai arrepender da excessiva ganância... Cá por mim, sou mais partidário do "grão a grão"... matreiro por inteiro!
This one day wonder will not repeat again... a oportunidade short já se foi!
Bem, mas para a semana veremos, também já não é sem tempo que isto se decida... e para cima!!!
Ah, por fim, os futuros sobem a bagatela de 5 (!) pontos, 0,4% no S&P, e Tóquio já segue com um ganho de 0,5%. Que mais fazer, que mais dizer?
OK... eu sei! 1230 no S&P calará todos os Bears... até Setembro! Irónico seria se eles passassem então a Bull, justamente quando a maré virasse de preia-mar para baixa-mar. Mas enfim, tudo isto é mera futurologia, e eu nem sei que terei feito do meu modesto capital então.
Mais importante ainda: que terei feito da minha vida... agora!!!
Anyway... you are quite a nice guy... you are! És das pessoas com quem mais simpatizo aqui, acho que voltarei cá para te ler... e atenazar!
So... please win on the right side... the long Bull side... naturally!
Rui leprechaun
Bem, já somos dois...
Já agora, olha que um relatório do emprego muito favorável, e a psicologia apropriada do mercado, até podem levar o S&P até à resistência dos 1214-16, se não amanhã pelo menos segunda-feira!
Mas eu até torço pelo teu pessimismo exacerbado, já que me convinha muito mais que o índice fosse é revisitar o suporte na zona dos 1192-95 e não saísse muito daí. Mas não me parece que vá ter essa sorte... ora bolas!
Quem comprou o DAX ainda abaixo dos 4500, corre o belo risco de triplicar talvez o seu investimento no final da próxima semana. E isto para TW acima de 1 euro, que eu não arrisco nada abaixo disso. Quem tudo quer tudo perde, e eu movo-me mesmo pela prudência... e eficiência!
Em conclusão: não nos entendemos, está visto! Aquilo a que tu chamas "excelente oportunidade para fechar posições longas" eu apelido "excelente oportunidade para iniciar/reforçar posições longas". E quer-me parecer que quem não fechou a tempo os seus curtos ainda se vai arrepender da excessiva ganância... Cá por mim, sou mais partidário do "grão a grão"... matreiro por inteiro!
This one day wonder will not repeat again... a oportunidade short já se foi!
Bem, mas para a semana veremos, também já não é sem tempo que isto se decida... e para cima!!!
Ah, por fim, os futuros sobem a bagatela de 5 (!) pontos, 0,4% no S&P, e Tóquio já segue com um ganho de 0,5%. Que mais fazer, que mais dizer?
OK... eu sei! 1230 no S&P calará todos os Bears... até Setembro! Irónico seria se eles passassem então a Bull, justamente quando a maré virasse de preia-mar para baixa-mar. Mas enfim, tudo isto é mera futurologia, e eu nem sei que terei feito do meu modesto capital então.
Mais importante ainda: que terei feito da minha vida... agora!!!
Anyway... you are quite a nice guy... you are! És das pessoas com quem mais simpatizo aqui, acho que voltarei cá para te ler... e atenazar!
So... please win on the right side... the long Bull side... naturally!
Rui leprechaun
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Registado: 24/11/2002 14:36
Assim como aconteceu no atentado de Espanha, tambem hoje esgotei toda a liquidez disponivel para entrar nos mercados.
Entrei em acções que já andavam debaixo de olho e reforcei em papeis que já estava dentro.
No final os investimentos são extremamente bons, mas sinto tambem uma angustia enorme, por saber que os meus lucros, foram devidos em muito, á desgraça de outros...
Que Deus esteja com todos aqueles que faleceram hoje e poderão falecer nos próximos dias.
Espero que, como nas historias infantis, um dia o bem consiga vencer o mal.
Um abraço a todos.
Entrei em acções que já andavam debaixo de olho e reforcei em papeis que já estava dentro.
No final os investimentos são extremamente bons, mas sinto tambem uma angustia enorme, por saber que os meus lucros, foram devidos em muito, á desgraça de outros...
Que Deus esteja com todos aqueles que faleceram hoje e poderão falecer nos próximos dias.
Espero que, como nas historias infantis, um dia o bem consiga vencer o mal.
Um abraço a todos.
- Registado: 5/11/2002 1:17
Reflexão assimilação do dia ...
Boa tarde,
Após final de um dia de trabalho (como é hábito de vez em quando fui espreitando o mercado), chegou a hora de analisar isto num plano mais alargado, o infeliz acontecimento do atentado foi apenas num dia mas poderia ter alterado irremediavelmente o futuro das bolsas, felizmente não aconteceu.
Na minha opinião os mercado absorveram muito bem as más noticias, e curiosamente mais vez funcionou a vekha regra da do Rumor/Noticia/Relidade senão vejamos: primeiro tivemos forte queda com os primeiros rumores do atentado que provocaram o pânico vendedor ou activação de stops e as bolsas caíram fortemente, depois veio a Noticia em que os investidores começaram a absorver o que se passou, finalmente irá vir a realidade, essa será ao longo do dia, logo na abertura dos jornais, na contagem dos mortos, enfim.. a realidade que é cruel mas ainda será mais quando reflectirmos bem o que se passou, porque a Espanha já sofreu ataque agora outros Países já ameaçados começarão a repensar melhor nos meios de prevenção …
Falando mais da realidade que é o que nos interessa, tal como disse acima acho que ao contrário do que aconteceu no 11 de Setembro em que o orgulho e a rápida intervenção foram determinantes, neste caso penso que irá reinar um pessimismo durante uns tempos.
Em relação às bolsas, na minha opinião os EUA não foram afectadas, foram inicialmente mas nete momento estão ao mesmo nível que estariam se não houvesse atentado, a prova disso foi o fecho do Gap Down, e foi esse fecho que me fez ficar mais descansado, um Gap Down aqui seria “uma pedra no sapato difícil de tirar”, deste modo o mercado poderá continuar o seu percurso que como sabem na minha opinião é de queda remeto mais uma vez a explicação para o ainda actualizado tópico em http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... t=alargado que valerá a pena ser relido porque hoje faz muito mais sentido aquilo que eu disse e a justificação que dei, recordo que foi elaborado em 25/04/2005 e na altura provavelmente poucos acreditariam no momento actual das bolsas, e sinceramente tal como tenho dito continuo a achar que ao contrario do que reza a história o mês de Julho desde ano será diferente …
Só espero que nos EUA tenham aproveitado bem para fechar posições longas, porque após o Gap Down fechado voltamos à realidade e essa será amanhã transposta nos mercados e se calhar hoje teremos um sinal disso …
Abraço
Fernando Proença
Nota: parabéns a quem acreditou na subida e aguentou ficar com os títulos mesmo a perder fortemente, essa a recuperação poderá ter dado uma excelente oportunidade para fechar posições longas .
Após final de um dia de trabalho (como é hábito de vez em quando fui espreitando o mercado), chegou a hora de analisar isto num plano mais alargado, o infeliz acontecimento do atentado foi apenas num dia mas poderia ter alterado irremediavelmente o futuro das bolsas, felizmente não aconteceu.
Na minha opinião os mercado absorveram muito bem as más noticias, e curiosamente mais vez funcionou a vekha regra da do Rumor/Noticia/Relidade senão vejamos: primeiro tivemos forte queda com os primeiros rumores do atentado que provocaram o pânico vendedor ou activação de stops e as bolsas caíram fortemente, depois veio a Noticia em que os investidores começaram a absorver o que se passou, finalmente irá vir a realidade, essa será ao longo do dia, logo na abertura dos jornais, na contagem dos mortos, enfim.. a realidade que é cruel mas ainda será mais quando reflectirmos bem o que se passou, porque a Espanha já sofreu ataque agora outros Países já ameaçados começarão a repensar melhor nos meios de prevenção …
Falando mais da realidade que é o que nos interessa, tal como disse acima acho que ao contrário do que aconteceu no 11 de Setembro em que o orgulho e a rápida intervenção foram determinantes, neste caso penso que irá reinar um pessimismo durante uns tempos.
Em relação às bolsas, na minha opinião os EUA não foram afectadas, foram inicialmente mas nete momento estão ao mesmo nível que estariam se não houvesse atentado, a prova disso foi o fecho do Gap Down, e foi esse fecho que me fez ficar mais descansado, um Gap Down aqui seria “uma pedra no sapato difícil de tirar”, deste modo o mercado poderá continuar o seu percurso que como sabem na minha opinião é de queda remeto mais uma vez a explicação para o ainda actualizado tópico em http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... t=alargado que valerá a pena ser relido porque hoje faz muito mais sentido aquilo que eu disse e a justificação que dei, recordo que foi elaborado em 25/04/2005 e na altura provavelmente poucos acreditariam no momento actual das bolsas, e sinceramente tal como tenho dito continuo a achar que ao contrario do que reza a história o mês de Julho desde ano será diferente …
Só espero que nos EUA tenham aproveitado bem para fechar posições longas, porque após o Gap Down fechado voltamos à realidade e essa será amanhã transposta nos mercados e se calhar hoje teremos um sinal disso …
Abraço
Fernando Proença
Nota: parabéns a quem acreditou na subida e aguentou ficar com os títulos mesmo a perder fortemente, essa a recuperação poderá ter dado uma excelente oportunidade para fechar posições longas .
- Anexos
-
- 0.GIF (58.47 KiB) Visualizado 740 vezes
7 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Burbano, cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, Lisboa_Casino, m-m, Minsk, MR32, novato, nunorpsilva, nuuuuno, O Magriço, OffTheRecord, PAULOJOAO, paulopereira.pp36.pp, SerCyc, Simplório, TTM62 e 867 visitantes