Caldeirão da Bolsa

O País não aguenta! Ainda as Reformas!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Surfer » 7/7/2005 2:39

tavaverquenao Escreveu:"As energias alternativas não conseguem suprir a produção de uma central nuclear. Não é só uma questão de investimento."

200 geradores eolicos Vestas de 4.5 mw equivale a 900 mw que era a produçao dos 2 reactores de chernobyl, aqui na minha zona já conto 32 destas.

Radiation will stay in the Chernobyl area for the next 48.000 years, but humans may begin repopulating the area in about 600 years

Com as ventoinhas, o pior que pode acontecer é ela cair em cima de alguem.

:lol:

Desculpa lá desiludir-te, mas não é correcto fazer uma comparação entre a central de Chernobyl e qualquer uma das centenas espalhadas por essa Europa fora.

Em França por exemplo (pais expert e exportador da tecnologia nuclear) existem várias centrais com mais de 20 anos de produção e qualquer uma das mais antigas são incomparavelmente mais seguras e tecnologicamente mais avançadas que Chernobyl, para além de produzirem energia em quantidades bem mais elevadas.

Chernobyl, é hoje um icone do lado negro da tecnologia, quando mal aplicada ou ignorada é um desastre, mas isto serve para todo a especie de tecnologia.

Aliás Portugal é um pais considerado nada amigo do ambiente e no entanto...nem incineradoras, nem nucleares...Se calhar deriva do facto do estado ser tão grande que até tresanda mal, atmosfera em Portugal não deve ser nada amiga do ambiente! :mrgreen:

cumps
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por TheTraveler » 7/7/2005 2:04

Para quem nunca leu sobre o que aconteceu en chernobyl fica o link

http://www.energiatomica.hpg.ig.com.br/chernobylp96.htm

Registado: 10/10/2003 10:04

por TheTraveler » 7/7/2005 1:47

tavaverquenao Escreveu:O acidente de chernobyl deu-se quando estavam a tentar desligar o reactor.

Durante um teste que nunca deveria ter sido feito daquela maneira, estavam a pedi-las... infelizmente

Registado: 10/10/2003 10:04

por tava3 » 7/7/2005 0:56

"e quando não há vento? também produzem os tais 4,5MW?icon_wink.gif pelos vistos continuamos a planear o nosso futuro ao sabor dos ventos"

Aqui na minha zona, desde que elas aqui estao vai para um ano ou ano e meio, nunca as vi paradas por falta de vento.
A central nuclear tambem nao está sempre a produzir na potencia maxima, e tambem o reactor tem de ser desligado, volta e meia, para trocar as varetas de combustivel. O acidente de chernobyl deu-se quando estavam a tentar desligar o reactor.

"Já agora, os Vestas da tua zona são todos do modelo V-120? Tens a certeza? Na página deles dizem que isso é para offshore."

Nao tenho a certeza, as ultimas cinco sao de um outro fabricante, mas posso tentar saber.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por Incognitus » 6/7/2005 20:36

Já agora, os Vestas da tua zona são todos do modelo V-120? Tens a certeza? Na página deles dizem que isso é para offshore.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 6/7/2005 20:34

Não existem dúvidas de que a energia eólica, dentro das alternativas, parece ser uma das de maior futuro.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

por TheMachine » 6/7/2005 19:23

tavaverquenao Escreveu:200 geradores eolicos Vestas de 4.5 mw equivale a 900 mw que era a produçao dos 2 reactores de chernobyl, aqui na minha zona já conto 32 destas.

e quando não há vento? também produzem os tais 4,5MW?:wink: pelos vistos continuamos a planear o nosso futuro ao sabor dos ventos :mrgreen:

Registado: 6/7/2005 19:02

por tava3 » 6/7/2005 17:39

"As energias alternativas não conseguem suprir a produção de uma central nuclear. Não é só uma questão de investimento."

200 geradores eolicos Vestas de 4.5 mw equivale a 900 mw que era a produçao dos 2 reactores de chernobyl, aqui na minha zona já conto 32 destas.

Radiation will stay in the Chernobyl area for the next 48.000 years, but humans may begin repopulating the area in about 600 years

Com as ventoinhas, o pior que pode acontecer é ela cair em cima de alguem.

por tava3 » 6/7/2005 13:53

Isso deve ser brincadeira de certeza.

:)

por Incognitus » 6/7/2005 13:38

As energias alternativas não conseguem suprir a produção de uma central nuclear. Não é só uma questão de investimento.

Além disso, algumas energias alternativas (como a solar) são sorvedouros de dinheiro público (de todos nós), pois vendem a energia a 3-6X mais cara, à rede, do que os consumidores pagam à rede por essa mesma energia - tudo subsidiado pelo Estado.

Ou seja, quando virem aquelas notícias de irmos fazer a maior central solar do mundo, tenham medo ... muito medo.

por tava3 » 6/7/2005 9:28

Até se insere, faz parte das reformas energeticas.
Pouco importa quem as tem, uma soluçao que com um unico acidente pode pôr tudo em causa nao serve.
Agora uma coisa é verdade, há muita incompetencia por cá, quase nao há obras que nao dê barraca, até uma fabrica de pirotecnia pode se tornar num grande problema, ou uns explosivos mal guardados numa esquadra, etc, etc.

:roll:

por Surfer » 6/7/2005 2:31

tavaverquenao Escreveu:Para nao abrir outro topico vai mesmo neste. :lol:
O 1º ministro nao concorda com a central nuclear, e faz ele muito bem. Mesmo que com energias alternativas o investimento seja superior, é o preço a pagar pelo bem estar, segurança, saude publica, ambiente, etc.

:shame: Os nossos vizinhos espanhois salvo erro possuiem 3 centrais nucleares e se acontecer algum acidente qualquer coisa parecido como aconteceu na Russia, nem a nossa Senhora nos serve. :pray:

Essa questão é mais uma daquela que dava «pano para mangas», mas não se insere no ambito deste tópico e sinceramente não tem interesse para a nossa sociedade, se uma pertença incineradora deu no que deu, quanto mais uma central nuclear.

Os outros paises nessa tecnologia à décadas porque deveriam ser burros, loucos, ingenuos talvez!...Nós é que somos inteligentes e asseados, nem um papel para o chão atiramos, quanto mais uma cuspidela! :mrgreen:

Se os Outros imaginassem o bem estar que aqui vai...

Cumps!
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por tava3 » 6/7/2005 1:14

Para nao abrir outro topico vai mesmo neste. :lol:
O 1º ministro nao concorda com a central nuclear, e faz ele muito bem. Mesmo que com energias alternativas o investimento seja superior, é o preço a pagar pelo bem estar, segurança, saude publica, ambiente, etc.

por castelbranco » 5/7/2005 23:45

bem...por aquilo que li até agora nesta discussão já se viu de tudo, existem opiniões a favor de reformas gordas e opiniões contra essas reformas, e ainda outros tentando ignorar e desvalorizar essa questão.

bem... em minha opinião eu acho que tudo onde o estado gasta dinheiro tem importancia quer se trate de montantes de 100 euros como de 100milhões pois sempre aprendi que 1+1 são 2 e somando é crescer e subtraindo é recuar.

como tal acho que o estado deve por travão nisto senão quanto mais se pagar mais dinheiro desaparece, aplico aqui a teoria do cão que rodando sobre si mesmo tentanto apanhar a sua propria cauda, mas o infeliz não consegue perceber que quanto mais rapido rodopiar mais rapido a cauda rodopia tambem esquecendo-se que a cauda está agarrada ao seu corpo.

Registado: 10/11/2002 12:19

por Pata-Hari » 5/7/2005 22:56

Não estou a defender nada neste país onde eu acho que nada funciona, mas até eu conseguiria fazer 500 negócios numa corretora online neste país- sim, até neste país - sem um papel.

(Aliás, com um pouco de sorte, daqui a pouco tempo tens a directiva da poupança a ser assinada pelos estados unidos e logo verás se não passas a ter papeis a preencher...)

Tenta fazer 600 negócios imobiliários ou de outro tipo qualquer nos estados unidos e vê se não precisas de papeis. Tenta abrir uma conta bancária, tenta conseguir um visto, whatever...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Incognitus » 5/7/2005 22:21

Ainda é demasiada papelada. Faço cerca de 3000-6000 negócios por ano nos EUA sem um único papel. Por isso, a minha tolerância para lidar com um único papel para um único negócio em Portugal é muito, muito baixa.

por Pata-Hari » 5/7/2005 20:02

Incognitus, a tua solução pode fazer todo sentido e ser o futuro (esperemos que o seja). No entanto os notários que JÁ SÂO privados e isso já foi uma enorme melhoria face ao antigo sistema.
Administrador Fórum

por pedrom » 5/7/2005 12:20

Além das reformas existe outro cancro que são as obras públicas, ou melhor as alterações à proposta inicial de cada obra facturadas a preço de "petroleo" (brevemente mais caro que o ouro), que chegam a quadruplicar os preços das mesmas.

Quanto às reformas só acho que o método de calculo deveria ser igual para todas as pessoas deste pais inclusive o Presidente da Republica, Primeiro Ministro e restantes politicos: Cada um tinha a reforma sobre os valores que descontou ao longo da vida.

Agora também é claro que um funcionário público ou outra qualquer pessoa deste país que tenha descontado sobre a totalidade dos seus rendimentos, tenha mais de reforma do que aqueles que passaram uma vida a descontar sobre o ordenado minimo e outros nem isso e que ganharam muito dinheiro ao longo dos anos.

Registado: 29/7/2004 19:55

por Incognitus » 5/7/2005 9:50

Eu não acho que os notários devam ser privatizados. Eu sou pela sua eliminação pura e simples, substituindo as suas tarefas por processos mais avançados, análogos aos usados no mercado de capitais (essencialmente, uma central de valores, uma central de contratos) e por uma maior utilidade de algo que já temos obrigatoriamente: o BI (que de resto, deveria substituir TODOS os outros cartões do estado - Contribuinte, Segurança Social, Eleitor, etc, etc).

por zé povinho » 5/7/2005 8:25

sim, seguramente que era.

mas isso implicava um esforço suplementar por parte do pessoal das Finanças que nunca trabalhou com esse objectivo.

todos sabemos da tradional fama dos médicos, advogados e outros emissores de recibos verdes de serem uma classe que foge com muita facilidade ao fisco, e sendo isto verdade há muitos anos, não consta que as Finanças se tenham, alguma vez, preocupado especialmente com essa situação.

muito parecida é á situação do pequeno comércio onde uma parte das vendas e compras não é registada.

e como é evidente há razões para que esta situação se perpetue.

Registado: 4/11/2002 23:38

por Pata-Hari » 4/7/2005 23:49

"aumento dos impostos e pagam os que não podem refilar." ah, por aí, sim. É que estamos fartos de ver sempre os mesmos a pagar cada vez mais. Torna-se ridícula a perseguição actual aos contribuintes que se esqueceram ou simplesmente não declararam aos 12 euros de dividendos! Ou então a perseguição anual feita à “mesma amostragem aleatória” de contribuintes, lol

Talvez fosse mais salutar para o sistema tentar por todos meios que fosse finalmente alargado o "cabaz" dos pagadores ao "cabaz" dos utilizadores da instituição estatal. Eu até concordo que tenham havido muitos esforços feitos nos últimos anos nesse sentido. Mas acho que essa via é a mais razoável, a mais equitativa e mais portadora de frutos futuros.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 4/7/2005 23:41

Claro, substituam-se os notários privatizados e com serviços já bastante razoáveis por 3 vezes tantos funcionáros, mas desta vez publicos :mrgreen: .
Administrador Fórum

por zé povinho » 4/7/2005 23:37

a diferença de critério nos cálculos que determinam o valor a receber pelos reformados é de tal ordem que em grande parte dos casos, um reformado da Função Pública acaba por receber de reforma mais 40 a 50% que um funcionário de uma qualquer empresa privada.

enquanto uns recebem de reforma a totalidade do seu último vencimento, os outros recebem 80% da média dos melhores 10 anos dos últimos 15 de contribuições.

e no caso dos professores: no ano da reforma não são colocados, pelo que ficam em horário 0 até ao dia da reforma.

mas mais chocante que isto é a realidade de grande parte da actual classe política terem estatuto de reformados, do PR ao presidente do Governo Regional da Madeira, passando por boa parte dos actuais e anteriores ministros.

claro que assim o dinheiro não chega e mais uma vez adopta-se a chapa 1: aumento dos impostos e pagam os que não podem refilar.

Registado: 4/11/2002 23:38

por Incognitus » 4/7/2005 23:13

É em todos e não só nesses. No ******.com coloquei a pergunta engraçada de para que é que servem os notários.

Na minha opinião, são algo que poderiamos simplesmente eliminar, eliminando o seu custo em tempo e dinheiro também. E forçando as pessoas que neles trabalham a procurarem actividades que sejam produtivas para a restante comunidade, em vez de serem impecilhos ao desenvolvimento (que é o que os notários neste momento são)

por Pata-Hari » 4/7/2005 23:11

Mas estou totalmente de acordo! e penso que é nesses sectores que faz todo sentido impor melhorias!
Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, IX Hispana, latbal, OffTheRecord, PAULOJOAO e 640 visitantes