Boa altura para fechar curtos e aguardar ...
proenca,
a proposito do teu short, fica aqui a minha ajuda:
1-nunca shortes depois de um dia down
2-usa um programa para testar todas as tuas
ideias para q tenham base empiraca e nao facas
o q estas nos livros so pq alguem o diz sem antes
o testares
3-nao te esquecas q em media o mercado sobe, o mercado nao e neutro em relacao aos shorts vs longs
a proposito do teu short, fica aqui a minha ajuda:
1-nunca shortes depois de um dia down
2-usa um programa para testar todas as tuas
ideias para q tenham base empiraca e nao facas
o q estas nos livros so pq alguem o diz sem antes
o testares
3-nao te esquecas q em media o mercado sobe, o mercado nao e neutro em relacao aos shorts vs longs
Mais uma excepcional benesse no DAX
Quem for ousado e ambicioso, e tiver pelo menos uns 500 euros, é claro, tem de novo hoje uma esplêndida oportunidade para fazer talvez uns 50% sobre esse capital e mesmo até no intraday, caso as coisas corram bem.
Neste momento, qualquer descida do DAX abaixo dos 4600 pontos ou abaixo do 2º suporte intraday, hoje nos 4591, é uma oportunidade de ouro para alongar e sem fazer perguntas. Não faço a mínima ideia a que preço está o crude nem isso me importa nada; não faço a mínima ideia se vão sair dados ou já saíram nem isso me importa nada; não faço a mínima ideia do que se passa no mercado nem isso me importa nada; vejo apenas outra oportunidade incrível, que mais uma vez não posso aproveitar.
Os 3 warrants normais que sigo – strikes a 4700, 4800 e 5000 – estão a preços "escandalosos", que pensei não mais poder ver: 0,46 0,22 e 0,04 absolutamente incrível, que mais dizer?
É claro que em matéria de TW o assunto pia mais fino. Continuo a dizer que só considero os strikes abaixo de 4500 à prova de fogo, e se hoje estivesse a negociar eu compraria o warrant favorito do JAS com strike nos 4475. Mas apenas porque gosto de jogar pelo seguro, creio que quem arriscar no 4500 também sairá a ganahr. E ele está abaixo de 1 euro (!!!), não vale a pena esperar que isto caia ainda mais!
Este valor dos 4550 (!!!) é uma atracção fatal para quem souber ousar, repito. Qualquer simples recuperação até à zona do 2º suporte, nos 4591 pontos, já rende quase 50% no intraday, que mais é preciso para accionar essa compra?
Isto é o que eu faria, agora mesmo, sem NENHUM tipo de hesitação. Who will follow me... Carlos e dudu? Will you?!
Rui leprechaun
PS: Ah, por curiosidade verifiquei que o crude está quase nos 62$. Who cares?
Já agora, quero ver se o Nichols mantém esses cenários catastróficos do S&P nos 1175 pontos. Bem, eu deveria abençoar uma tal benesse, quanto mais descer mais barato se compra, afinal. Mas reputo de literalmente impensável uma tal hipótese, em inícios de um 3º trimestre tradicionalmente mais que Bull... bullíssimo!!!
This is going up and up and up and up! Há alguém que ainda não o veja?!
Neste momento, qualquer descida do DAX abaixo dos 4600 pontos ou abaixo do 2º suporte intraday, hoje nos 4591, é uma oportunidade de ouro para alongar e sem fazer perguntas. Não faço a mínima ideia a que preço está o crude nem isso me importa nada; não faço a mínima ideia se vão sair dados ou já saíram nem isso me importa nada; não faço a mínima ideia do que se passa no mercado nem isso me importa nada; vejo apenas outra oportunidade incrível, que mais uma vez não posso aproveitar.
Os 3 warrants normais que sigo – strikes a 4700, 4800 e 5000 – estão a preços "escandalosos", que pensei não mais poder ver: 0,46 0,22 e 0,04 absolutamente incrível, que mais dizer?
É claro que em matéria de TW o assunto pia mais fino. Continuo a dizer que só considero os strikes abaixo de 4500 à prova de fogo, e se hoje estivesse a negociar eu compraria o warrant favorito do JAS com strike nos 4475. Mas apenas porque gosto de jogar pelo seguro, creio que quem arriscar no 4500 também sairá a ganahr. E ele está abaixo de 1 euro (!!!), não vale a pena esperar que isto caia ainda mais!
Este valor dos 4550 (!!!) é uma atracção fatal para quem souber ousar, repito. Qualquer simples recuperação até à zona do 2º suporte, nos 4591 pontos, já rende quase 50% no intraday, que mais é preciso para accionar essa compra?
Isto é o que eu faria, agora mesmo, sem NENHUM tipo de hesitação. Who will follow me... Carlos e dudu? Will you?!
Rui leprechaun
PS: Ah, por curiosidade verifiquei que o crude está quase nos 62$. Who cares?
Já agora, quero ver se o Nichols mantém esses cenários catastróficos do S&P nos 1175 pontos. Bem, eu deveria abençoar uma tal benesse, quanto mais descer mais barato se compra, afinal. Mas reputo de literalmente impensável uma tal hipótese, em inícios de um 3º trimestre tradicionalmente mais que Bull... bullíssimo!!!
This is going up and up and up and up! Há alguém que ainda não o veja?!
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Registado: 24/11/2002 14:36
Carlos
Não, o nosso amigo ainda não respondeu
No devido tempo e quando ele amadurecer a ideia, pensar bem nos pros e contras, responderá com certeza
Não está em questão se aceita ou não a proposta, cada um na sua consciência que decida
Qualquer fumo que saia, seja ele branco ou negro, será bem vindo
Leprechaun
Faço minhas as palavras dos anteriores convivas e possivelmente dos próximos
És uma peça fundamental neste forum que considero ser o melhor de portugal neste ambito e como tal mais uma vez te digo que tens muitos leitores fieis, eu incluido
As discussões aqui têm sido de alto nível, esta deste tópico incluida, as opiniões são diversas, os métodos são diferentes e possivelmente as abordagens também, mas existe sempre uma coisa em comum neste espaço : a necessidade de entreajuda para conseguirmos ganhar dinheiro consistentemente, rentabilizando ao máximo os nossos investimentos, afinal a finalidade de estarmos na bolsa
só para terminus, que o tempo é curto agora, posso adiantar que desde à mês e meio, desde o dia 18/5 que comecei nos W e TW, e com já 10 trades positivos e 1 negativo apenas - o tal, a % de lucro em relação ao valor inicial é de 84%
quando chegar aos 100% - se conseguir chegar - venho aqui botar faladura e repensar a estratégia
Abraço
Não, o nosso amigo ainda não respondeu
No devido tempo e quando ele amadurecer a ideia, pensar bem nos pros e contras, responderá com certeza
Não está em questão se aceita ou não a proposta, cada um na sua consciência que decida
Qualquer fumo que saia, seja ele branco ou negro, será bem vindo
Leprechaun
Faço minhas as palavras dos anteriores convivas e possivelmente dos próximos
És uma peça fundamental neste forum que considero ser o melhor de portugal neste ambito e como tal mais uma vez te digo que tens muitos leitores fieis, eu incluido
As discussões aqui têm sido de alto nível, esta deste tópico incluida, as opiniões são diversas, os métodos são diferentes e possivelmente as abordagens também, mas existe sempre uma coisa em comum neste espaço : a necessidade de entreajuda para conseguirmos ganhar dinheiro consistentemente, rentabilizando ao máximo os nossos investimentos, afinal a finalidade de estarmos na bolsa
só para terminus, que o tempo é curto agora, posso adiantar que desde à mês e meio, desde o dia 18/5 que comecei nos W e TW, e com já 10 trades positivos e 1 negativo apenas - o tal, a % de lucro em relação ao valor inicial é de 84%
quando chegar aos 100% - se conseguir chegar - venho aqui botar faladura e repensar a estratégia
Abraço
- Registado: 4/11/2003 14:49
Please
Leprechaun, não faças isso!
Não nos deixe, nem que seja temporario.Acho que tu, juntamente com o Jas e o Marco Antonio são das pessoas mais corajosas do forum,virem publicamente defenderem ações,titulos e indicies é mesmo para quem pode.Parabens por isso.
Disse e repito, és neste momento a alma desse Forum!
Vai aparecendo sff.
Abraço
P.S - E aquela ideia do Dudu? Alguma coisa mensagem privada.
Não nos deixe, nem que seja temporario.Acho que tu, juntamente com o Jas e o Marco Antonio são das pessoas mais corajosas do forum,virem publicamente defenderem ações,titulos e indicies é mesmo para quem pode.Parabens por isso.
Disse e repito, és neste momento a alma desse Forum!
Vai aparecendo sff.
Abraço
P.S - E aquela ideia do Dudu? Alguma coisa mensagem privada.
- Registado: 24/5/2005 19:03
Re: Digo e repito: NUNCA antes de meados de Setembro!!!
leprechaun Escreveu:Proença:
Num plano mais pessoal, creio que devo pôr termo, pelo menos por uns tempos, a esta minha participação assídua no Caldeirão. Esta área dos ciclos de mercado deve absorver toda a minha atenção nos próximos tempos e quando regressar espero trazer alguns dados e estudos mais concretos acerca de um tema que apaixona os seguidores de Gann e Fibonacci, parece-me.
É por isso que, mesmo neste fórum, não me parece que haja muita gente a compreender aquilo que por aqui tenho vindo a dizer ao longo destes últimos 4 meses. Afinal, eu nem uso gráficos...
leprechaun
Ei páaaa, só não gostei de saber que tencionas pôr termo à participação por uns tempos, eu sei que participar aqui no Caldeirão dá muito trabalho, eu escrevo tão depressa que dou uma série de erros e deixo frases incompletas, Leprechaun se é por uma questãod etempo, poderias rarear mais a participação mas não deixar de aparecer.
Se calhar estás a dar muita importancia ao facto de muita gente não compreender os teus métodos, lembra-te que quase todos nós temos os nossos sistemas (regras, formulas ou outro) pessoais que só servem para quem os criou, o que interessa é que funciona e no teu caso tem dado provas disso, por mim acho que não deves dar grandes explicações.
Abraço
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)
Re: Forget about the oil... and go long and strong!!!
JAS Escreveu:Com o crude próximo dos 60$ é preciso dar tempo aos mercados para se habituarem a esse preço.
A seguir já só reagem aos 65$, e o crude deixa de incomodar, mas para já, na m.m.o., basta um toque nos 60$ para termos queda.
Ainda é aconselhável alguma cautela no abrir de posições longas.
JAS:
Até finais da próxima semana, no mínimo, enquanto os fundos encherem as suas carteiras, como é usual no início do 3º trimestre, não deve haver temor nenhum em entrar longo nos mercados. Para os warrants normais nenhuma precaução é precisa, mas para os TW só considero o call com strike a 4550 demasiado arriscado num perspectiva que vá para além do day trading.
Ontem, início da semana, foi uma ocasião maravilhosa para quem pode reforçar ou iniciar posições longas. Aproveitar esta sazonalidade da 1ª quinzena de Julho pode render a duplicação do capital investido, mesmo a quem só negoceia TW de valor superior a 1,5 euros, pois quem tiver comprado o DAX nos 4550 poderá facilmente vender esses call bem acima dos 4700 dentro de poucos dias, até 20 de Julho, no máximo.
This is a childish game really, although I am not playing it anymore. E é de facto muitíssimo frustrante saber o que se deve fazer e não poder fazê-lo. Enfim, mera aprendizagem para o futuro. Afinal, não gosto de falar em vão, logo só devo mesmo regressar aqui quando puder apoiar as minhas palavras com os factos concretos da minha própria negociação. Tal como tu o fazes, afinal.
Talvez para mim isso só seja possível em Setembro, num período em que todas estas presentes facilidades já tiverem passado à história.
Então, falaremos! Até lá, continuação de boa sorte do lado longo, o único em que vale a pena apostar ainda nos próximos 2 meses. After that... beware!!!
leprechaun
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
Digo e repito: NUNCA antes de meados de Setembro!!!
Proença:
Concordo que não se devem ter convicções tão absolutas que nos ceguem para a realidade da evolução diária os índices, claro.
Concordo igualmente que aquilo que é válido para o mercado americano não o é necessariamente para o europeu. Infelizmente, não se pode negociar o S&P em corretoras nacionais, só há warrants sobre o Nasdaq, que é um índice que pouco me interessa. A correlação mais próxima do DAX é com o S&P 500 e é só essa que eu sigo.
Entretanto, cheguei à surpreendente conclusão que, mesmo neste fórum de Bolsa, as pessoas que supostamente negoceiam activos de risco não compreendem talvez o alcance das minhas repetidas afirmações relativas ao estado muito Bullish do mercado até meados de Setembro. De facto, a data chave, de acordo com a teoria dos ciclos que um dia ainda virei a desenvolver melhor, é o dia 19 de Setembro, uma segunda-feira. Talvez se verifique a partir dessa altura uma marcada inflexão nos mercados accionistas, mas NÃO antes, repito e insisto!
De resto, nada mais tenho a acrescentar a tudo quando tenho dito ao longo destes meses em que escrevi quase diariamente neste espaço.
Já agora, e apesar de eu conceder a máxima credibilidade ao David Nichols, fiquei totalmente abismado com a newsletter de ontem em que ele refere a possibilidade, quanto a mim inaudita, de o S&P descer até aos 1175 pontos (!!!) antes do estertor final que o levará aos 1280-1300. Obviaente tal cenário NÃO faz sentido nenhum na 1ª quinzena de Julho, que é simultaneamente o início do 3º trimestre, um período eminentemente Bull e em que é impensável considerar cenários de retrocesso dos índices.
Num plano mais pessoal, creio que devo pôr termo, pelo menos por uns tempos, a esta minha participação assídua no Caldeirão. Esta área dos ciclos de mercado deve absorver toda a minha atenção nos próximos tempos e quando regressar espero trazer alguns dados e estudos mais concretos acerca de um tema que apaixona os seguidores de Gann e Fibonacci, parece-me.
Por fim, deixo ainda as previsões para este mês dos previsíveis topos e lows do mercado americano. Ei-los:
Bottom DJIA July 15
Top SP500 July 15-20
Top Nasdaq July 28
Bottom SP500 August 2
Bottom DJIA August 3
Pessoalmente, só as datas do S&P me interessam, não confiro sequer a validade dos restantes números. Logo, tudo o que vejo é que o DAX pode ainda crescer mais duas semanas, talvez até aos 4750 e depois de um período de correcção pode chegar ainda aos 5000 pontos ou muito perto disso em meados de Setembro. Este é um cenário muito geral, que pode sofrer modificações, podendo, por exemplo, estar um pouco condicionado pela evolução dos preços do crude, mas sem estar excessivamente dependente destes. O mercado subirá, afinal, quer o crude suba ou desça.
Quanto à AT, foi campo que jamais me seduziu. Confesso que ignoro quase completamente o estudo dos gráficos baseado em parâmetros muito elaborados de AT, mormente as figuras e os indicadores, e não acho esses estudos minimamente apelativos. Virei-me para áreas bem menos exploradas e com um potencial muitíssimo superior, precisamente porque pouquíssimas pessoas olham para elas. É por isso que, mesmo neste fórum, não me parece que haja muita gente a compreender aquilo que por aqui tenho vindo a dizer ao longo destes últimos 4 meses. Afinal, eu nem uso gráficos...
So... this is goodbye for just a few weeks may be!
leprechaun
Concordo que não se devem ter convicções tão absolutas que nos ceguem para a realidade da evolução diária os índices, claro.
Concordo igualmente que aquilo que é válido para o mercado americano não o é necessariamente para o europeu. Infelizmente, não se pode negociar o S&P em corretoras nacionais, só há warrants sobre o Nasdaq, que é um índice que pouco me interessa. A correlação mais próxima do DAX é com o S&P 500 e é só essa que eu sigo.
Entretanto, cheguei à surpreendente conclusão que, mesmo neste fórum de Bolsa, as pessoas que supostamente negoceiam activos de risco não compreendem talvez o alcance das minhas repetidas afirmações relativas ao estado muito Bullish do mercado até meados de Setembro. De facto, a data chave, de acordo com a teoria dos ciclos que um dia ainda virei a desenvolver melhor, é o dia 19 de Setembro, uma segunda-feira. Talvez se verifique a partir dessa altura uma marcada inflexão nos mercados accionistas, mas NÃO antes, repito e insisto!
De resto, nada mais tenho a acrescentar a tudo quando tenho dito ao longo destes meses em que escrevi quase diariamente neste espaço.
Já agora, e apesar de eu conceder a máxima credibilidade ao David Nichols, fiquei totalmente abismado com a newsletter de ontem em que ele refere a possibilidade, quanto a mim inaudita, de o S&P descer até aos 1175 pontos (!!!) antes do estertor final que o levará aos 1280-1300. Obviaente tal cenário NÃO faz sentido nenhum na 1ª quinzena de Julho, que é simultaneamente o início do 3º trimestre, um período eminentemente Bull e em que é impensável considerar cenários de retrocesso dos índices.
Por fim, deixo ainda as previsões para este mês dos previsíveis topos e lows do mercado americano. Ei-los:
Bottom DJIA July 15
Top SP500 July 15-20
Top Nasdaq July 28
Bottom SP500 August 2
Bottom DJIA August 3
Pessoalmente, só as datas do S&P me interessam, não confiro sequer a validade dos restantes números. Logo, tudo o que vejo é que o DAX pode ainda crescer mais duas semanas, talvez até aos 4750 e depois de um período de correcção pode chegar ainda aos 5000 pontos ou muito perto disso em meados de Setembro. Este é um cenário muito geral, que pode sofrer modificações, podendo, por exemplo, estar um pouco condicionado pela evolução dos preços do crude, mas sem estar excessivamente dependente destes. O mercado subirá, afinal, quer o crude suba ou desça.
Quanto à AT, foi campo que jamais me seduziu. Confesso que ignoro quase completamente o estudo dos gráficos baseado em parâmetros muito elaborados de AT, mormente as figuras e os indicadores, e não acho esses estudos minimamente apelativos. Virei-me para áreas bem menos exploradas e com um potencial muitíssimo superior, precisamente porque pouquíssimas pessoas olham para elas. É por isso que, mesmo neste fórum, não me parece que haja muita gente a compreender aquilo que por aqui tenho vindo a dizer ao longo destes últimos 4 meses. Afinal, eu nem uso gráficos...
So... this is goodbye for just a few weeks may be!
leprechaun
Bem, aqui vai o meu contributo.
A questão do Bull ou do Bear é um pouco estéril - depende sempre do horizonte temporal em que nos situamos, dos intervalos que seleccionamos e da prespectiva de investimento que temos.
Creio que à grande maioria importa antecipar os movimentos de curto prazo sem cuidar de rotular mercado - desse modo é possível ganhar $ longo num mercado com trend bear e vice versa.
Assumir a trend dos Mercados classificá-los, viciar a nossa própria cap. de análise ( e de mudança de posição ) e atribuir-lhes um horizonte temporal para atingir certas perfomances é um erro que pode custar caro ( a mim, como ao F. Proença, já me doeu a sério ).
Portanto dizer que o SP irá atingir os 1300 ou os 900 em Setembro ou Outubro vale zero - o que importa é antecipar o labirinto do percurso e esse começa todos os dias.
Em relação aos States ( e o Nasdaq é um caso à parte ) negociamos num trading range que terá o seu epílogo a curto prazo, com um movimento mais brusco - up ou down ( e eu estou mais do lado bear ) após a divulgaçao dos resultados semestrais e principalmente das estimativas para o resto do ano, veremos a trend.
Admito que a alta do preço do petróleo e o fortalecimento do USD possam incentivar uns profit warnings sempre penalizadores ( e daí o bear ).
Mas a sessão de hoje ... ( o volume foi baixo ).
O Nasdaq é de dificl enquadramento e a sessão de hoje confirma-o ...quem diria que fechariamos o dia com ganhos de 1%.
Esse nem arrisco tenho andado sempre em contra mão.
Já o DAX e muito graças à convicção do "Nosso Gnomo" - por quem torço abnegadamente (ah penny stocks) - tem tido um comportamente previsivel que tem permitido um conjunto de trades muito certeiros. A tend é up , para sul diz o timoneiro Leprechaun e enquanto durar há que aproveitar.
Acredito, por razões fundamentais ( que já indiquei noutros posts ) que seja possível continuar up e ir com destino marcado para os 4700 - mas cautela e caldos de galinha...
E dia dia se vai avaliando e construindo o futuro
Bons trades e nada de juízos pré-determinados
A questão do Bull ou do Bear é um pouco estéril - depende sempre do horizonte temporal em que nos situamos, dos intervalos que seleccionamos e da prespectiva de investimento que temos.
Creio que à grande maioria importa antecipar os movimentos de curto prazo sem cuidar de rotular mercado - desse modo é possível ganhar $ longo num mercado com trend bear e vice versa.
Assumir a trend dos Mercados classificá-los, viciar a nossa própria cap. de análise ( e de mudança de posição ) e atribuir-lhes um horizonte temporal para atingir certas perfomances é um erro que pode custar caro ( a mim, como ao F. Proença, já me doeu a sério ).
Portanto dizer que o SP irá atingir os 1300 ou os 900 em Setembro ou Outubro vale zero - o que importa é antecipar o labirinto do percurso e esse começa todos os dias.
Em relação aos States ( e o Nasdaq é um caso à parte ) negociamos num trading range que terá o seu epílogo a curto prazo, com um movimento mais brusco - up ou down ( e eu estou mais do lado bear ) após a divulgaçao dos resultados semestrais e principalmente das estimativas para o resto do ano, veremos a trend.
Admito que a alta do preço do petróleo e o fortalecimento do USD possam incentivar uns profit warnings sempre penalizadores ( e daí o bear ).
Mas a sessão de hoje ... ( o volume foi baixo ).
O Nasdaq é de dificl enquadramento e a sessão de hoje confirma-o ...quem diria que fechariamos o dia com ganhos de 1%.
Esse nem arrisco tenho andado sempre em contra mão.
Já o DAX e muito graças à convicção do "Nosso Gnomo" - por quem torço abnegadamente (ah penny stocks) - tem tido um comportamente previsivel que tem permitido um conjunto de trades muito certeiros. A tend é up , para sul diz o timoneiro Leprechaun e enquanto durar há que aproveitar.
Acredito, por razões fundamentais ( que já indiquei noutros posts ) que seja possível continuar up e ir com destino marcado para os 4700 - mas cautela e caldos de galinha...
E dia dia se vai avaliando e construindo o futuro
Bons trades e nada de juízos pré-determinados
Quem não gosta de petiscar... nada de teimosias e muita humildade são temperos essencias
- Registado: 12/5/2005 22:29
Leprechaun, nunca digas "Nunca antes de Setembro", a palavra nunca é uma das que o investidor não pode nem deve dizer ainda para mais para quem investe em activos tão voláteis como é o cado das Opções ou outros derivados.
Um coisa quie dou os parabéns aos dois (tú e JAS) é que tal como eu voçês estã firmes nas vossas opiniões eu sou defensor de seguirmos aquilo que acreditamos mesmo que os otros pensem que estão errados, por isso é que eu respeito as opiniões de toda a gente, principalmente quando a fundamentam.
Só não percebo que como é que investes no DAX e estudas o mercado Americano, é que para mim são dois mercados tão diferentes até porque na minha o DAX ainda não deu sinal de saída dos longos, tal como já afirmei antes.
Não concordo com as tuas previsões, muito menos que até setembro é sempre a subir, nem para o DAX, muito menos para o mercado Americano, concordo contigo que desde Maio tem sido fácil negociar o DAX, agora experimenta olhar para o Nasdaq desde Maio ... hehehe, é completamente diferente, por isso digo-vos para não misturarem mercados, mesmo nos EUA é diferente negociar com base no Nasdaq ou no SPX
na minha opinião acho que estás demasiado confiante nas tuas previsões, eu já passei por isso e "levei no corpo", nós não devemos andar deasiadamente cautelosos nem confiantes, tal como já falei antes temos de muito equilibrio emocial, eu prefiro sair fora quando não ando bem e tenho 100% de certeza (por experiencias anteriores) que tomei a melhor decisão, o problema é quand não sabemos quando andamos demasiadamente confiantes ... nessas alturas acabamos por esquecer as nossas regras e pensamos que já sosmo tão bons nem precisamos delas, depois de perder dinheiro é que voltamos a lembrar-nos delas, eu falo por mim, tal como na vida o equilibrio emocional é SUPER (ou mais do que isso) importante.
Na minha opinião o Nasdaq Composite eu já disse e reafirmo que para mim estamos no inicio de um Bear Market, que teve seu inicio em março (longo prazo) conforme gráfico mensal após quebra da LT, por sua vez no curto prazo
foi no inicio de junho (1ª LT) e confirmação (2ª LT) que tivemso o sinal de saída.
Já que falas do DAX, no longo prazo tivemos um sinal de saída no fim do mês de maio e agora está entalados entre as duas LT's, falta saber para que lado ira, mas atendendo às divergências o mais provavel será a queda, no curto prazo eu tenho o sinal de saída no meu "barómetro" onde está o circulo vermelho (mertelo invertido) mas de facto a LT ainda não quebrou, como após o sinal eu aguardo pela confirmação, em relação ao DAX eu acho que quem estibver longo deve manter-se, mas entrar é que não porque o risco é muito elevado.
Como basicamnete eu só invisto no QQQQ que tem correlação com o Nasdaq, eu sigo atentamente este indice e apesar de estar a subir cerca de 1% posso dizer que ainda hoje no fim da sessão (se fizer máximo do dia) ou na abertura amanhã provavelmente deverei entrar curto, se entrar numa tendência não é fácil, muito menos é entrar no pico, o segredo está em minimizar o risco entrando nos máximos (quando se prevê inversão) e colocar um stop um pouco acima desse máximos
Prever é bom e devemos faze-lo, o problema é não colocares cautelas nem admitires outras possibilidades, vais ver num futuro próximo que se calhar não vai acontecer o que estas a prever e aí ou tens de assumir o erro ou ficas condenado a não retirares os tais 500-1000, olha que quem afirma que prevê ganhar 100%-200% de lucros também deveria assumir perder a mesma percentagem, se conseguires de forma consistente digo-te já que deves ser um caso rarissimo no mundo que deveria ser colonado (estou a brincar)
, com ou sem previsões vai continuando a animar isto principalmente quando os mercado caiem, porque pelo que já vi antes poucos gostam das quedas ...
Abraço
Um coisa quie dou os parabéns aos dois (tú e JAS) é que tal como eu voçês estã firmes nas vossas opiniões eu sou defensor de seguirmos aquilo que acreditamos mesmo que os otros pensem que estão errados, por isso é que eu respeito as opiniões de toda a gente, principalmente quando a fundamentam.
Só não percebo que como é que investes no DAX e estudas o mercado Americano, é que para mim são dois mercados tão diferentes até porque na minha o DAX ainda não deu sinal de saída dos longos, tal como já afirmei antes.
Não concordo com as tuas previsões, muito menos que até setembro é sempre a subir, nem para o DAX, muito menos para o mercado Americano, concordo contigo que desde Maio tem sido fácil negociar o DAX, agora experimenta olhar para o Nasdaq desde Maio ... hehehe, é completamente diferente, por isso digo-vos para não misturarem mercados, mesmo nos EUA é diferente negociar com base no Nasdaq ou no SPX
na minha opinião acho que estás demasiado confiante nas tuas previsões, eu já passei por isso e "levei no corpo", nós não devemos andar deasiadamente cautelosos nem confiantes, tal como já falei antes temos de muito equilibrio emocial, eu prefiro sair fora quando não ando bem e tenho 100% de certeza (por experiencias anteriores) que tomei a melhor decisão, o problema é quand não sabemos quando andamos demasiadamente confiantes ... nessas alturas acabamos por esquecer as nossas regras e pensamos que já sosmo tão bons nem precisamos delas, depois de perder dinheiro é que voltamos a lembrar-nos delas, eu falo por mim, tal como na vida o equilibrio emocional é SUPER (ou mais do que isso) importante.
Na minha opinião o Nasdaq Composite eu já disse e reafirmo que para mim estamos no inicio de um Bear Market, que teve seu inicio em março (longo prazo) conforme gráfico mensal após quebra da LT, por sua vez no curto prazo
foi no inicio de junho (1ª LT) e confirmação (2ª LT) que tivemso o sinal de saída.
Já que falas do DAX, no longo prazo tivemos um sinal de saída no fim do mês de maio e agora está entalados entre as duas LT's, falta saber para que lado ira, mas atendendo às divergências o mais provavel será a queda, no curto prazo eu tenho o sinal de saída no meu "barómetro" onde está o circulo vermelho (mertelo invertido) mas de facto a LT ainda não quebrou, como após o sinal eu aguardo pela confirmação, em relação ao DAX eu acho que quem estibver longo deve manter-se, mas entrar é que não porque o risco é muito elevado.
Como basicamnete eu só invisto no QQQQ que tem correlação com o Nasdaq, eu sigo atentamente este indice e apesar de estar a subir cerca de 1% posso dizer que ainda hoje no fim da sessão (se fizer máximo do dia) ou na abertura amanhã provavelmente deverei entrar curto, se entrar numa tendência não é fácil, muito menos é entrar no pico, o segredo está em minimizar o risco entrando nos máximos (quando se prevê inversão) e colocar um stop um pouco acima desse máximos
Prever é bom e devemos faze-lo, o problema é não colocares cautelas nem admitires outras possibilidades, vais ver num futuro próximo que se calhar não vai acontecer o que estas a prever e aí ou tens de assumir o erro ou ficas condenado a não retirares os tais 500-1000, olha que quem afirma que prevê ganhar 100%-200% de lucros também deveria assumir perder a mesma percentagem, se conseguires de forma consistente digo-te já que deves ser um caso rarissimo no mundo que deveria ser colonado (estou a brincar)
Abraço
- Anexos
-
- 0.GIF (37.03 KiB) Visualizado 1313 vezes
-
- dax.GIF (29.82 KiB) Visualizado 1313 vezes
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)
Re
Tem piada, por este andar ainda alguém me começa daqui a bocado a chamar Bear (nome feio...) só porque me mostro cauteloso nesta onda de euforia...
Com o crude próximo dos 60$ é preciso dar tempo aos mercados para se habituarem a esse preço.
A seguir já só reagem aos 65$, e o crude deixa de incomodar, mas para já, na m.m.o., basta um toque nos 60$ para termos queda.
Ainda é aconselhavel alguma cautela no abrir de posições longas.
Um abraço,
JAS
Com o crude próximo dos 60$ é preciso dar tempo aos mercados para se habituarem a esse preço.
Ainda é aconselhavel alguma cautela no abrir de posições longas.
Um abraço,
JAS
Nunca antes de Setembro, Proença!!!
fproenca Escreveu:Pelas 19:30 irei ver se vale a pena reentrar curto, ou posso ficar completamente de fora porque sexta feira entro em férias, o meu sentimento em relação ao mercado não mudou e tal como já disse mesmo que faça triplo topo (não acredito muito nisso) para mim estamos no início de um período BEAR e infelizmente parece que por uns meses, mas espero estar enganado...
Não vale a pena, ó Proença, o JAS está inteiramente certo! E sim, o timing é tudo! Logo, esse período Bear de que falas chegará, mas nunca nos próximos dois meses. Esta é a última janela de oportunidade para os Bulls, durante a qual continua a ser facílimo negociar e ganhar: basta comprar nas retracções ou quedas e esperar por meados de Setembro... nada mais!
Entretanto, e uma vez que estas afirmações são baseadas em estudos gráficos sobre ciclos do mercado americano, vou tentar trazer para aqui esse tipo de estudos, até porque não me lembro de ter visto ninguém a falar deste tópico, que é para mim uma das pedras de toque da negociação que pretendo fazer.
Logo, até Setembro é a subir, em especial neste período do início do 3º trimestre, em que os fundos entram a comprar nas 2/3 primeiras semanas de Julho. O target para o S&P são os 1230 e novos máximos do ano, talvez já na próxima semana, e para o DAX a ultrapassagem dos 4700, talvez até aos 4750 nalgum arranque mais impetuoso. Estas previsões são facílimas e têm-no sido deste Maio. Negociá-las já não é tão fácil e sem capital disponível ganhar torna-se impossível, claro.
Felizmente, as penny stocks vêm-se movimentando a meu favor, veremos se é possível uma valorização de 500 a 1000 euros na minha carteira, esta semana, já que esse é o capital que tenho de retirar imperiosamente... quer haja lucro quer prejuízo!
Logo, se não queres entrar longo o melhor é mesmo ficares a observar a espectacular escalada que se vai dar e já começou no 1º dia do mês, aliás. Nada mais que a magia do início do trimestre, uma sazonalidade que não falha.
Próximos targets: S&P - 1230 (15-20 Julho) e 1280-1300 (meados de Setembro) / DAX: 4700-4750 (15-20 Julho) e 4850-5000 (meados de Setembro)
Entradas curtas só após esta altura e muito cautelosamente, já que deverá haver um período de "fibrilação" ou ampla lateralização em que os índices permanecerão colados em torno desses valores máximos.
Daqui a 2 meses falaremos... com 100-200% de lucros... espero!
leprechaun
JAS,
Tenho em consideração as tuas opiniões e agradeço, e como a minha profissão está ligada à Analise Financeira eu compreendo melhor a tua presocupação acerca do estado actual da Economia, mas não adianta nós os dois discutirmos porque acabaremos por estara falar de duas coisas distintas, para efeito de bolsa eu apenas sigo gráficos mais nada e quando digo nada digo nada menmo nem sequer a noticias ligo só em casos extremos como atentados ou outros análogos, o meu "esquema" estã tão rotinado que não quero outra forma de negociar.
Um abraço e continua a publicar a tua carteira ...
Em relação à minha posição a minha saída foi mesmo oportuna, valeu bem a pena estar atento ao sentimento do mercado. Pelas 19:30 irei ver se vale a pena reentrar curto, ou posso ficar completamente de fora porque sexta feira entro em férias, o meu sentimento em relação ao mercado não mudou e tal como já disse mesmo que faça triplo topo (não acredito muito nisso) para mim estamo no inicio de um peiodo BEAR e infelismente perece que por uns meses, mas espero estar enganado..
Abraço
Tenho em consideração as tuas opiniões e agradeço, e como a minha profissão está ligada à Analise Financeira eu compreendo melhor a tua presocupação acerca do estado actual da Economia, mas não adianta nós os dois discutirmos porque acabaremos por estara falar de duas coisas distintas, para efeito de bolsa eu apenas sigo gráficos mais nada e quando digo nada digo nada menmo nem sequer a noticias ligo só em casos extremos como atentados ou outros análogos, o meu "esquema" estã tão rotinado que não quero outra forma de negociar.
Um abraço e continua a publicar a tua carteira ...
Em relação à minha posição a minha saída foi mesmo oportuna, valeu bem a pena estar atento ao sentimento do mercado. Pelas 19:30 irei ver se vale a pena reentrar curto, ou posso ficar completamente de fora porque sexta feira entro em férias, o meu sentimento em relação ao mercado não mudou e tal como já disse mesmo que faça triplo topo (não acredito muito nisso) para mim estamo no inicio de um peiodo BEAR e infelismente perece que por uns meses, mas espero estar enganado..
Abraço
Re
[quote=Fproença]No que diz respeito ao ritmo de crescimento, eu não fugi à pergunta, até porque disse que há contradição entre a economia e as bolsas, a prova disso é que outubro de 2003 estavamos em recessão e agora ainda estamos pior, no entanto as bolsas não pararam de subir, que justificação Económica/Financeira encontramos para tão bom momento bolsista ?[/quote]
Em Outubro de 2003 estávamos a iniciar a retoma e já a sair da recessão económica.
As bolsas anteciparam esse facto pois o Bear, vimos a posteriori, terminou em Outubro de 2002.
E agora ainda estamos pior???
Deves andar distraído...
Se as bolsas não pararam de subir, como acabas por reconhecer, é exactamente porque os mercados ainda não esperam que o actual ciclo económico vá acabar tão depressa.
Se esperassem já estariam em queda de acordo com a teoria da antecipação.
A questão é que os mercados "antecipam" mas não o fazem por advinhação.
Fazem-no de acordo com os dados que vão recebendo.
E o último dado que receberam foi que os States continuavam a aumentar o seu ritmo de crescimento(de 3,5% para 3,8%).
É impossível iniciar-se um Bear nestas condições, tão simples como isso.
Se antecipam a economia "em ano e meio" e se achas que os EUA daqui a ano e meio estarão muito melhor então a lógica é agora subirem.
Isso também significaria que manteríamos ou superávamos o actual nível de crescimento ainda durante mais um ano e meio.
Será ano e maio? Eu acho que só antecipam 6 meses mas isso, na minha opinião, não significa que o ciclo económico não dure muito mais tempo.
Para mim o que interessa é que estamos num ciclo de expansão económica e que não há ainda qualquer sinal de abrandamento.
O crescimento do PIB dos EUA continua a aumentar pelo que não há qualquer sinal do possível fim.
Toda a gente sabe que os periodos Bull e Bear da bolsa estão directamente relacionados com os ciclos da economia.
É verdade que os antecipam.
Mas os períodos Bear só se iniciam depois de haver sinais de desaceleração no crescimento.
Nunca nenhum se iniciou durante a fase de expansão...
De qualquer forma, concordo com o Ertai, o NAS não será um índice muito representativo dos States pelo que também não permitirá tirar grandes conclusões.
Um abraço,
JAS
Em Outubro de 2003 estávamos a iniciar a retoma e já a sair da recessão económica.
As bolsas anteciparam esse facto pois o Bear, vimos a posteriori, terminou em Outubro de 2002.
E agora ainda estamos pior???
Deves andar distraído...
Se as bolsas não pararam de subir, como acabas por reconhecer, é exactamente porque os mercados ainda não esperam que o actual ciclo económico vá acabar tão depressa.
Se esperassem já estariam em queda de acordo com a teoria da antecipação.
A questão é que os mercados "antecipam" mas não o fazem por advinhação.
Fazem-no de acordo com os dados que vão recebendo.
E o último dado que receberam foi que os States continuavam a aumentar o seu ritmo de crescimento(de 3,5% para 3,8%).
É impossível iniciar-se um Bear nestas condições, tão simples como isso.
FProença Escreveu:Tal como já disse muitas vezes para mim as bolsas antecipam a situação económica, provavelmente daqui a meio ano os EUA estarão muito melhor em termos económicos no entanto nessa altura as bolsas poderão estar num periodo Bear
Se antecipam a economia "em ano e meio" e se achas que os EUA daqui a ano e meio estarão muito melhor então a lógica é agora subirem.
Isso também significaria que manteríamos ou superávamos o actual nível de crescimento ainda durante mais um ano e meio.
Será ano e maio? Eu acho que só antecipam 6 meses mas isso, na minha opinião, não significa que o ciclo económico não dure muito mais tempo.
Para mim o que interessa é que estamos num ciclo de expansão económica e que não há ainda qualquer sinal de abrandamento.
O crescimento do PIB dos EUA continua a aumentar pelo que não há qualquer sinal do possível fim.
Toda a gente sabe que os periodos Bull e Bear da bolsa estão directamente relacionados com os ciclos da economia.
É verdade que os antecipam.
Mas os períodos Bear só se iniciam depois de haver sinais de desaceleração no crescimento.
Nunca nenhum se iniciou durante a fase de expansão...
De qualquer forma, concordo com o Ertai, o NAS não será um índice muito representativo dos States pelo que também não permitirá tirar grandes conclusões.
Um abraço,
JAS
O Caldeirão não pára nem no fim de semana !
Discutir é sempre bom, quanto há razão todos têm razão, todos têm motivos para expressar as suas opiniões, os mercados funcionam porque há sempre procura e oferta, isso significa que os investidores têm opiniões diferentes quem compra ou quem vende tem de ter motivos ...
De forma geral, o que se verifica aqui é que há investidores a pensarem em prazos diferentes, por muito consenso que haja as opiniões irão sempre divergir. Opinar acerca do curto prazo é muito diferente do médio e do longo prazo, por sua vez ainda há que considerar aquilo que chamamos entre nós o curtissimo prazo (dias/semanas) e o muito longo prazo (décadas)
Nesse aspecto parece que estamos todos de acordo, o que não estamos de acordo (eu e maioria) é que é erardo afirmar que estamos num periodo Bear, após oe minimo que referistes o mercado subiu bastante passado de Bear para Bull e para mim o momento actual é que estamo no FIM desse periodo Bull, e para mim tal como também diz o D1as provavelmente estamos no inicio de um periodo Bear
No que diz respeito ao ritmo de crescimento, eu não fugi à pergunta, até porque disse que há contradição entre a economia e as bolsas, a prova disso é que outubro de 2003 estavamos em recessão e agora ainda estamos pior, no entanto as bolsas não pararam de subir, que justificação Económica/Financeira encontramos para tão bom momento bolsista ?
Tal como já disse muitas vezes para mim as bolsas antecipam a situação económica, provavelmente daqui a meio ano os EUA estarão muito melhor em termos económicos no entanto nessa altura as bolsas poderão estar num periodo Bear, sempre manifestei que apesar da minha profissão estar ligada à Análise Financeira para efeito de investimento na bolsa eu acredito mais na Análise Técnica e recentemente (ano e meio para cá) cada vez mais no SENTIMENTO, vejo aqui um grande trunfo e ao mesmo tempo arma para os investidores.
D1as:
Não concordas por fechar os curtos, mas se calhar não percebestes a minha mensagem, tal como expressei desde inicio de junho (ainda o mercado não caia) para mim estavamos no inicio de um periodo Bear, depois do mercado cair fortemente fiquei com essa minha opinião reforçada, no inicio deste tópico eu disse:
Isto quer dizer que se romper a LT saio fora, mas com perspectiva de reentrar curto mais acima, acho que ficou bem claro esse meu sentimento em relação ao mercado.
TRSM:
Como podes ver em
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#228033 para mi o sinal curto foi dado no dia 3, contudo devido teimosia de não subir fechei no dia 16 conforme http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#229054 (um tópico que vale a pena reler por esclarecer muito bem o momento actual e futuro, onde também reforço 100% a convicção mesmo com mercados a subir) e depois reentrei curtono dia 22/06 http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#229605 em que poucos acreditariam, para mim a análise serve para me indicar o rumo, negociar é diferente, se tiver que sair e reentrar faço-o com muita facilidade porque para mim o mercado tem SEMPRE razão mas não muda a minha opinião
Abraço
[/quote][/code]
Discutir é sempre bom, quanto há razão todos têm razão, todos têm motivos para expressar as suas opiniões, os mercados funcionam porque há sempre procura e oferta, isso significa que os investidores têm opiniões diferentes quem compra ou quem vende tem de ter motivos ...
De forma geral, o que se verifica aqui é que há investidores a pensarem em prazos diferentes, por muito consenso que haja as opiniões irão sempre divergir. Opinar acerca do curto prazo é muito diferente do médio e do longo prazo, por sua vez ainda há que considerar aquilo que chamamos entre nós o curtissimo prazo (dias/semanas) e o muito longo prazo (décadas)
JAS, dizes:
"...Em qualquer dos gráficos o mínimo dos 1108 regista-se no mesmo mês e eu vejo-o como final do período Bear..."
"...Para finalizar é melhor que se entenda que não faz muito sentido andar a falar de Bear de curto-prazo, de mádio-prazo ou de longo-prazo. Ou é Bear ou não é..."
Nesse aspecto parece que estamos todos de acordo, o que não estamos de acordo (eu e maioria) é que é erardo afirmar que estamos num periodo Bear, após oe minimo que referistes o mercado subiu bastante passado de Bear para Bull e para mim o momento actual é que estamo no FIM desse periodo Bull, e para mim tal como também diz o D1as provavelmente estamos no inicio de um periodo Bear
No que diz respeito ao ritmo de crescimento, eu não fugi à pergunta, até porque disse que há contradição entre a economia e as bolsas, a prova disso é que outubro de 2003 estavamos em recessão e agora ainda estamos pior, no entanto as bolsas não pararam de subir, que justificação Económica/Financeira encontramos para tão bom momento bolsista ?
Tal como já disse muitas vezes para mim as bolsas antecipam a situação económica, provavelmente daqui a meio ano os EUA estarão muito melhor em termos económicos no entanto nessa altura as bolsas poderão estar num periodo Bear, sempre manifestei que apesar da minha profissão estar ligada à Análise Financeira para efeito de investimento na bolsa eu acredito mais na Análise Técnica e recentemente (ano e meio para cá) cada vez mais no SENTIMENTO, vejo aqui um grande trunfo e ao mesmo tempo arma para os investidores.
D1as:
Não concordas por fechar os curtos, mas se calhar não percebestes a minha mensagem, tal como expressei desde inicio de junho (ainda o mercado não caia) para mim estavamos no inicio de um periodo Bear, depois do mercado cair fortemente fiquei com essa minha opinião reforçada, no inicio deste tópico eu disse:
"...Entrar longo para mim fica fora de hipótese, admito a possibilidade de um triplo topo mas acho muito dificil, tal como já disse só com novo máximo anual penso nisso.
Sendo assim, caso rompa a LT a rosa saio fora e fico à espara por melhores dias senão deixo-me estar curto, prefiro ficar já com o meu lucro antes que mo limpem
No médio longo prazo, para mim o sentimento continua a ser de queda !..."
Isto quer dizer que se romper a LT saio fora, mas com perspectiva de reentrar curto mais acima, acho que ficou bem claro esse meu sentimento em relação ao mercado.
TRSM:
Como podes ver em
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#228033 para mi o sinal curto foi dado no dia 3, contudo devido teimosia de não subir fechei no dia 16 conforme http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#229054 (um tópico que vale a pena reler por esclarecer muito bem o momento actual e futuro, onde também reforço 100% a convicção mesmo com mercados a subir) e depois reentrei curtono dia 22/06 http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#229605 em que poucos acreditariam, para mim a análise serve para me indicar o rumo, negociar é diferente, se tiver que sair e reentrar faço-o com muita facilidade porque para mim o mercado tem SEMPRE razão mas não muda a minha opinião
Abraço
[/quote][/code]
Re: Boa altura para fechar curtos e aguardar ...
fproenca Escreveu:A qued foi efectuada com tanta força que a retracção foi bem vinda, agora o mercado encontra-se num novo impasse no curtissimo prazo.
Estou s ver alguma força compradora no mercado, a queda de ontem e hoje não fez novo minimo o que aeria mais lógico, para mim esta é uma regra muito importante para tomar decisões.
Se fizermos a tal comparação que costumo fazer com as ondas do mar, verificamos que a onda está a perder a força inicial muito rápidamente tornando isto numa incógnita.
Agora temos duas soluções ou ficamos curtos no mercado tendo em vista o um prazo mais alargado do que eu me refiro (graf. 60 minutos) o fecha-se a posição a aguardar novas instruções do mercado.
Entrar longo para mim fica fora de hipótese, admito a possibilidade de um triplo topo mas acho muito dificil, tal como já disse só com novo máximo anual penso nisso.
Sendo assim, caso rompa a LT a rosa saio fora e fico à espara por melhores dias senão deixo-me estar curto, prefiro ficar já com o meu lucro antes que mo limpem![]()
No médio longo prazo, para mim o sentimento continua a ser de queda !
Bom fim de semana
Boas vizinho e amigo Fproença
Segundo a minha análise do SP500 e do NDX diria o seguinte
Curtos abertos baseado na análise do SP500 antes dos 1173,80 seriam sempre arriscados e como tal muito bem acompanhados. Existe uma excepção ao valor referido que seria o sinal de curto dado pelo nosso amigo expert, mas que ainda não aconteceu.
Já no que diz respeito ao NDX segundo a minha analise só abriria curto no dia 29 de Junho cujo valor de stop seriam os 1512,77( em fecho diário)
Outro tipo de análise baseada no em fechos diários.
abraço Fproença e bfs
- Anexos
-
- estudospx.png (9.78 KiB) Visualizado 1925 vezes
-
- estudo ndx.png (12.05 KiB) Visualizado 1914 vezes
- Registado: 5/11/2002 11:30
Um Bull dentro de um Bear
dentro de um Bull.
Se aceitarmos que um upswing pode corrigir até 61.8%, sem ser posto em causa então a situação é clara. Ainda estamos em bull market desde os anos 80. 00-03 corrigiu pouco mais que 50% do grande bull do fim do século 20.
Esta subida desde fim de 02 / princípio de 03 já ultrapassou os 50% de correcção à descida de 00 e aproxima-se rapidamente dos 61.8%.
Abraços,
Se aceitarmos que um upswing pode corrigir até 61.8%, sem ser posto em causa então a situação é clara. Ainda estamos em bull market desde os anos 80. 00-03 corrigiu pouco mais que 50% do grande bull do fim do século 20.
Esta subida desde fim de 02 / princípio de 03 já ultrapassou os 50% de correcção à descida de 00 e aproxima-se rapidamente dos 61.8%.
Abraços,
- Anexos
-
- bullbearbull.png (15.25 KiB) Visualizado 1936 vezes
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
bear ou bull?
Em relação à polémica entre proença e Jas parece-me que os dois têm razão. O Dax em que o Jas aposta, subiu graças à desvalorização do euro. As quedas do Nasdaq aconteceram pela mesma razão. Tivessemos as moedas a oscilar ao contrário e o movimento seria ao contrário para os dois lados. Sendo o caminho para a paridade, é bem provável que o Dax vá continuando a sorrir. E o futuro? O futuro só pode fazer-se do nível de incertezas em relação ao preço do petróleo (evolução não relacionada com o bom desempenho da economia), ao futuro da Europa (Europa Blair ou Europa Chirac), ao Irão e a "outros do eixo do mal". Relativamente à velocidade das quedas, não me parece que isso queira dizer muito. A maioria dos investidores actua colocando stops 3.5 a 5% abaixo do valor, quando estes são accionados a queda é repentina e logicamente a entrada só vai acontecer uns pontos mais abaixo.
Por favor, lá anda o pessoal com os gráficos do NASDAQ..
Não podemos olhar sempre para o NASDAQ uma vez que não representa a "realidade" de mercado..
Os 5000 repreentam a inflação irrealista da bolha tecnológica, e para voltarmos a atingir esses valores vai ser preciso bastante tempo, pois penso que desta vez as valorizações serão mais realistas..
Para termos uma ideia menos "Internetoflacionada" temos de olhar para o SP500 ou outro índice europeu..
Deixo aqui o gráfico do SP500... início do verdadeiro Bull dos anos 90 em 1995, acaba em 2000.
Bear Market de 2000 a 2003
Bull Market de 2003 até ao presente..
Na minha opinião, para longos prazos, defenir Bull/Bear Markets É assim tão simples..
E não me venham com argumentos porque é estas linhas que ficam na história, o Bull de 2000 já ficou na história bem como o rebentar da bolha e recessão nos anos seguintes.. (podem reinterpretar isso mas seria fugir à questão)
Este novo Bull Market também já tem 2 anos de reconhecimento pela grande parte do público.
Existe coisa mais simples que isto!?
Deixo o gráfico, Abraços
Mais simpl
Não podemos olhar sempre para o NASDAQ uma vez que não representa a "realidade" de mercado..
Os 5000 repreentam a inflação irrealista da bolha tecnológica, e para voltarmos a atingir esses valores vai ser preciso bastante tempo, pois penso que desta vez as valorizações serão mais realistas..
Para termos uma ideia menos "Internetoflacionada" temos de olhar para o SP500 ou outro índice europeu..
Deixo aqui o gráfico do SP500... início do verdadeiro Bull dos anos 90 em 1995, acaba em 2000.
Bear Market de 2000 a 2003
Bull Market de 2003 até ao presente..
Na minha opinião, para longos prazos, defenir Bull/Bear Markets É assim tão simples..
E não me venham com argumentos porque é estas linhas que ficam na história, o Bull de 2000 já ficou na história bem como o rebentar da bolha e recessão nos anos seguintes.. (podem reinterpretar isso mas seria fugir à questão)
Este novo Bull Market também já tem 2 anos de reconhecimento pela grande parte do público.
Existe coisa mais simples que isto!?
Deixo o gráfico, Abraços
Mais simpl
- Anexos
-
- SP500 longterm.png (19.38 KiB) Visualizado 2037 vezes
Re:
fproenca Escreveu:Boa altura para fechar curtos e aguardar ...
Discordo.
JAS Escreveu:Com os States a crescerem ao ritmo de 3,8% podes acreditar que ainda estamos num período Bear?
A pegunta não é para mim, mas vou tentar responder. Eu não acho que "ainda estamos num período Bear". Eu acho é que estamos a começar um período Bear. Com garras extremamente afiadas...
Já que fazes alusão a questões económicas pergunto agora eu: Quando os dividendos estavam em record high em 2000 não foi um sinal que os mercados iam subir. Pelo contrário: desceram e muito. Porque é que um crescimento de 3.8% haveria de ser razão para subir?
valves Escreveu:No medio prazo sim ! no longo é capaz de não ser assim tão liquido o ano de 2006 pode ser bom e o ano de 2007 vai ser bom de certeza.
Vai ser bom de certeza?
E essa tua bola de cristal também diz quem vai ser o campeão nacional da próxima época ou só funciona para os mercados?
WHITE CANDLE Escreveu:considero muito a vossa opiniao
Obrigado pela parte que me toca (se é que me toca alguma coisa!
Bom fim de semana!
Re
Em qualquer dos gráficos o mínimo dos 1108 regista-se no mesmo mês e eu vejo-o como final do período Bear.
A seguir a esse mínimo só temos duas hipóteses, não é?
Ou continuamos no mesmo Bear ou iniciámos um período Bull...
Conheces com certeza aquela listagem de 18 ou 20 "sintomas" que caracterizam os períodos Bear ou Bull.
Por essa listagem julgo que não há qualquer hipótese de classificar o período actual como Bear pois todos os "sintomas" são de Bull.
Vamos então aos gráficos.
A primeira coisa que me salta à vista é que o índice duplicou de valor desde o tal mínimo dos 1100.
É isso normal num Bear Market? Já alguma vez isso aconteceu?
Mas não falemos apenas em %, já alguma vez tinha "corrigido" mais de 1000 pontos no meio de um período Bear?
Também acho que não...
A segunda coisa que se torna muito visível no gráfico é a extensão temporal do período em que o índice não voltou a fazer mínimos. Já passaram quase 2 anos em não temos novo mínimo e ele teria que cair ainda 50% para o atingir...
Isso também não é normal.
Nunca aconteceu.
Portanto eu acho muito difícil, quer pela teoria quer pelos gráficos, poder-se concluir que "continuamos em Bear".
Mas continuemos com gráficos e passemos ao Bull anterior (ver gráficos em escala linear ou escala logarítmica conforme for o gosto do freguês...).
Como se vê ele foi muito extenso temporalmente e o gráfico nem apanha bem o seu início.
Mesmo assim ainda vemos que demorou mais de 5 anos a duplicar de valor (dos 250 para os 500) e que demorou cerca de 12 anos a subir 1000 pontos (dos 250 para os 1250).
Nós já subimos 1000 em escassos 2 anos.
Mas se preferirmos comparar "os 1000 para os 2000" vemos que, da última vez, demorou mais de 3 anos e teve 4 ou 5 correcções importantes pelo meio.
Mas não deixou de ser Bull.
A 2ª coisa que sempre me arrepia quando me mostram o gráfico do NAS é a dimensão daquela bolha especulativa que o levou aos 5000.
É-me difícil ver um máximo "normal" do último Bull acima de uns 3500 pontos...
Mas se chegou aos 5100, num período tão curto de menos de um ano, teria que cair identicamente forte, feio e depressa...
Pelos gráficos até vemos no Bear que se seguiu algumas correcções, em que o índice subiu 750 e 500 pontos.
Também não deixou de ser Bear.
Mas as correcções, exactamente porque são meras correcções à tendência vigente, não demoram anos...
O que caracteriza a correcção é exactamente ser curta no tempo.
No meio disto tudo fugiste à minha pergunta concreta e que foi a seguinte:
E eu fiz-te essa pergunta pois se tu percebes de contabilidade de empresas também sabes com certeza analisar a "contabilidade" de um país.
Os 3,8% não aconteceram em qualquer país emergente (que poderíamos comparar a uma empresa pequena ou recém-nascida) mas sim num dos países mais desenvolvidos do mundo ou seja nos States.
No trimestre anterior tiveram +3,5%, as estimativas eram +3,7% e afinal até isso foi superado e registou-se +3,8%.
É possível classificares isso como recessão?
Se é, estamos em Bear, se não é, não estamos.
Para finalizar é melhor que se entenda que não faz muito sentido andar a falar de Bear de curto-prazo, de mádio-prazo ou de longo-prazo. Ou é Bear ou não é.
Esses "bears de curto prazo e de médio prazo" são meras correcções dentro do período Bull e não lhes chamemos outro nome pois apenas estabelece a confusão.
Um abraço,
JAS
A seguir a esse mínimo só temos duas hipóteses, não é?
Ou continuamos no mesmo Bear ou iniciámos um período Bull...
Conheces com certeza aquela listagem de 18 ou 20 "sintomas" que caracterizam os períodos Bear ou Bull.
Por essa listagem julgo que não há qualquer hipótese de classificar o período actual como Bear pois todos os "sintomas" são de Bull.
Vamos então aos gráficos.
A primeira coisa que me salta à vista é que o índice duplicou de valor desde o tal mínimo dos 1100.
É isso normal num Bear Market? Já alguma vez isso aconteceu?
Mas não falemos apenas em %, já alguma vez tinha "corrigido" mais de 1000 pontos no meio de um período Bear?
Também acho que não...
A segunda coisa que se torna muito visível no gráfico é a extensão temporal do período em que o índice não voltou a fazer mínimos. Já passaram quase 2 anos em não temos novo mínimo e ele teria que cair ainda 50% para o atingir...
Isso também não é normal.
Nunca aconteceu.
Portanto eu acho muito difícil, quer pela teoria quer pelos gráficos, poder-se concluir que "continuamos em Bear".
Mas continuemos com gráficos e passemos ao Bull anterior (ver gráficos em escala linear ou escala logarítmica conforme for o gosto do freguês...).
Como se vê ele foi muito extenso temporalmente e o gráfico nem apanha bem o seu início.
Mesmo assim ainda vemos que demorou mais de 5 anos a duplicar de valor (dos 250 para os 500) e que demorou cerca de 12 anos a subir 1000 pontos (dos 250 para os 1250).
Nós já subimos 1000 em escassos 2 anos.
Mas se preferirmos comparar "os 1000 para os 2000" vemos que, da última vez, demorou mais de 3 anos e teve 4 ou 5 correcções importantes pelo meio.
Mas não deixou de ser Bull.
A 2ª coisa que sempre me arrepia quando me mostram o gráfico do NAS é a dimensão daquela bolha especulativa que o levou aos 5000.
É-me difícil ver um máximo "normal" do último Bull acima de uns 3500 pontos...
Mas se chegou aos 5100, num período tão curto de menos de um ano, teria que cair identicamente forte, feio e depressa...
Pelos gráficos até vemos no Bear que se seguiu algumas correcções, em que o índice subiu 750 e 500 pontos.
Também não deixou de ser Bear.
Mas as correcções, exactamente porque são meras correcções à tendência vigente, não demoram anos...
O que caracteriza a correcção é exactamente ser curta no tempo.
No meio disto tudo fugiste à minha pergunta concreta e que foi a seguinte:
.JAS Escreveu:Com os States a crescerem ao ritmo de 3,8% podes acreditar que ainda estamos num período Bear? Acho que, historicamente, isso nunca aconteceu
E eu fiz-te essa pergunta pois se tu percebes de contabilidade de empresas também sabes com certeza analisar a "contabilidade" de um país.
Os 3,8% não aconteceram em qualquer país emergente (que poderíamos comparar a uma empresa pequena ou recém-nascida) mas sim num dos países mais desenvolvidos do mundo ou seja nos States.
No trimestre anterior tiveram +3,5%, as estimativas eram +3,7% e afinal até isso foi superado e registou-se +3,8%.
É possível classificares isso como recessão?
Se é, estamos em Bear, se não é, não estamos.
Para finalizar é melhor que se entenda que não faz muito sentido andar a falar de Bear de curto-prazo, de mádio-prazo ou de longo-prazo. Ou é Bear ou não é.
Esses "bears de curto prazo e de médio prazo" são meras correcções dentro do período Bull e não lhes chamemos outro nome pois apenas estabelece a confusão.
Um abraço,
JAS
- Anexos
-
- NAS.png (4.32 KiB) Visualizado 2112 vezes
-
- Nas-log.png (4.95 KiB) Visualizado 2110 vezes
Re: Re
JAS Escreveu:Há nisto tudo uma coisa que não entendo.
Com os States a crescerem ao ritmo de 3,8% podes acreditar que ainda estamos num período Bear?
Acho que, historicamente, isso nunca aconteceu.
Um abraço,
JAS
Tenho andamo muito ocupado e não tenho vindo aqui.
Para começar, isto de periodo Bear pode gerar já uma discussão que nunca mais acaba, onde começa e acaba o periodo Bear ? Não há um consenço neste capitulo, então vamos pelo pelo gráfico mensal:
Nasdaq fez máximo de sempre em março de 2000 o valor para guardar de 5132.5
Se partirmos dese prosuposto, então tivemos um periodo Bull até esse máximo, depois até abril de 2001 periodo Bear, ou terá sido até outubro de 2002 em que fez o minimo 1108,5 ? depois ?
Poderemos considerar o que a partir daqui ? Há uma definição concrecta do periodo ? pode-se considerar a subida do inicio de 2003 até fim desse ano ? ou foi apenas a consolidação do periodo Bear tendo em conta que o seu fim foi em abril de 2001 e não em outubro de 2002, é que se formos a ver a resistencia/suporte dos 2000 foi criada a partir dessa altura e ainda estamos a esse nivel.
Agora vamos pelo gráfico semanal:
É completamente diferente não é ? Sem os máximos de sempre temos a sensação que aqui o periodo Bull nasceu em março de 2003 e periodo que vai desde inicio de 2004 até finais de julho será Bear ou ignora-se considerando que o periodo Bull não acabou aqui mas que ainda estamos a percorre-lo ?
De uma coisa eu tenho a certeza para tudo há um ponto de equilibrio, e as bolsas nõ fogem à regra, e o ponto de equilibrio está nos valores actuais, basta olhar para as médias móveis que estão estáveis (horizontais), o volume médio dos dois gráficos (lado esquerdo) está mais concentrado nestes valores.
Como se vê a definiçãod e Bull&Bear é muito relativa, o que não entendo muito bem é quando dizes: "ainda estamos num periodo Bear"
Estamos num periodo Bear ? Só se considerares o inicio do periodo Bear no inicio deste ano ! Se assim for, na minha opinião estás errado porque o periodo é demasiado curto ?
A minha opinião é que desde o inicio do ano estamos a finalizar um grande ciclo que vem de outubro de 2002 que originou os dois semi-ciclos que servem para "aliviar" o grande ciclo, e mais uma vez aplicando a regra das ondas do mar
Temos as ondas a deminuirem de intensidade à medida que "estala" na areia, logo a maré é vasante ...
Outra regra que também gosto de aplicar (ja falava dela no fórum Onbolsa, é minha) que é comparar a tendência ao movimento de um veiculo numa auto-estrada mais ou menos direita, se acelaramos durante um periodo constante e tirarmos o pé do acelarador, o veiculo apenas retrai um pouco nas pequenas subidas e acelera um pouco nas descida até ficar totalmente imobilizado, nessa altura acaba-se a tendência
Tal como já expressei antes, na minha os mercados estão a ficar sem espaço para mais subidas, se olharmos para o gráfico semanal, para mim a tal aceleração acabou em janeiro deste ano, ainda pode aparecer uma descidita para o veiculo acelarar um pouco mas que está no fim ou já acabou deve ser opinião de qualquer um que olha para para lá ...
Relativamente ao ritmo do crescimento ... eu não ligo muito a noticias económicas, prefiro os gráficos que já descontam todas as noticias, mas se bem te recordas ao longo dos anos as bolsas dão sinais contraditórios, em finais de 2001 após fortes quedas na bolsa a economia ainda não tinha caido e ainda se recomendavam muitas Empresas, desde 2003 que dizem que está tudo muito mau há falências atrás de falências, e as bolsas não pararam de subir, enfim ...
Faz-me lembrar a justficação do petroleo ou do cambio para explicação do que acontece nas bolsas, os gráficos filtram tudo e mais alguma coisa áté está lá algo não apalpável que é o sentimento (emoções) dos investidores, o sentimento é o grande responsável pela existência dos suportes e resistências.
Já agora esclareço que em relação ao meu tópico inicial, analisar é uma coisa, negociar é outra, até porque em questão de negócios ando no curto prazo e as saídas ou entradas tanto podem ser para tentar entrar numa tendência ou para sair por precaução com intenções de reentrar no mesmo sentido para maximizar o capital que é pouco
A saída justifica-se mais porque a queda iniciada no dia 23 foi violenta e a retracção iniciada em 29 foi menos violenta, depois a queda subsequente ou a retoma da queda anterior também foi com muita velocidade, conclusão, está a existir um grande desiquilibrio nos mercados, ou seja quando é para vender não há muitos compradores tornando a queda violenta, para os compradores ganharem confiança e comprarem têm de ver o mercado a subir e só quando as forças estiverem mais equlibradas é que faz sentido uma tendência duradoura.
Por isso eu disse, num tópico "... espero que a continuação da queda se faça devagar nas calmas para que os Bull's não vendam já, o ideal é que eles acreditem que o mercado apenas está a corrigir e que brevemente irá subir, quanto mais lenta se efectuar essa queda menos eles ficam sensiveis às vendas..." (post do JAS), se reparares as melhores quedas e duradouras fizeram-se de forma suave, tem de existir sempre equilibrio entre a oferta e a procura, cabe a cada um de nós saber estar no lado mais lucrativo o que não é nada fácil, muitos já perderam firtunas a tentar ...
Abraço
- Anexos
-
- longo.png (22.25 KiB) Visualizado 2181 vezes
-
- 0.GIF (29.55 KiB) Visualizado 2176 vezes
nao tenho certamente os conhecimentos que os caros forenses possuem sobre os states, muito menos sobre os seus graficos mas, pelo que vejo, nao estou muito de acordo com tanta incerteza relativamente aos mercados nova iorquinos.
eu sei que seguem mais o nascomp e o sp500, mas também ja mo disseram aqui que o nascomp e o nas100 em termos de grafico se equivalem muito...
como acompanho mais o nas100 (neste momento estou dentro "curto"), nao me parece pelo que vejo no meu grafico que ele esteja em situaçao de incerteza...
dado que iniciou o ano numa correcçao definida até finais de abril (4meses). inicio de maio ate final uma recuperaçao (1mes). retomando no inicio de junho (1mes)a tendencia que iniciou no principio do ano e me parece que vai querer continuar pelo menos mais um tempinho...
o suporte dos 1517pontos(linha vermelha) foram quebrados para de seguida serem os 1500pontos(linha rosa) que julgo que eram um suporte importante para o nas. vem desde junho movimentando-se num canal descendente onde tem mostrado alguma dificuldade em transpor e agora até de aproximar da LT superior desse mesmo canal.
aproxima-se cada vez mais da linha inferior do canal descendente que pode vir a servir de suporte. caso seja quebrada entao sim, mandara o nas para o suporte dos 1455/14608linha tracejada a negro) que nao acho serem dificeis de ultrapassar.mandando o nas para o suporte dos 1400pontos que é precisamente a a linha superior do canal descendente que iniciou no inicio do ano.
a ver vamos como ficam as coisas depois do dia 4 de julho...
contudo respeito e considero muito a vossa opiniao.
aqui fica o meu retrato.
cumps.
eu sei que seguem mais o nascomp e o sp500, mas também ja mo disseram aqui que o nascomp e o nas100 em termos de grafico se equivalem muito...
como acompanho mais o nas100 (neste momento estou dentro "curto"), nao me parece pelo que vejo no meu grafico que ele esteja em situaçao de incerteza...
dado que iniciou o ano numa correcçao definida até finais de abril (4meses). inicio de maio ate final uma recuperaçao (1mes). retomando no inicio de junho (1mes)a tendencia que iniciou no principio do ano e me parece que vai querer continuar pelo menos mais um tempinho...
o suporte dos 1517pontos(linha vermelha) foram quebrados para de seguida serem os 1500pontos(linha rosa) que julgo que eram um suporte importante para o nas. vem desde junho movimentando-se num canal descendente onde tem mostrado alguma dificuldade em transpor e agora até de aproximar da LT superior desse mesmo canal.
aproxima-se cada vez mais da linha inferior do canal descendente que pode vir a servir de suporte. caso seja quebrada entao sim, mandara o nas para o suporte dos 1455/14608linha tracejada a negro) que nao acho serem dificeis de ultrapassar.mandando o nas para o suporte dos 1400pontos que é precisamente a a linha superior do canal descendente que iniciou no inicio do ano.
a ver vamos como ficam as coisas depois do dia 4 de julho...
contudo respeito e considero muito a vossa opiniao.
aqui fica o meu retrato.
cumps.
- Anexos
-
- NDX3.JPG (50.61 KiB) Visualizado 2209 vezes
White Candle
De facto, a evolução próxima aparenta ser claramente down apesar de até â data os suportes terem funcionado com precisão.
E mais que não fosse foi o FProença a marcar-lhe o destino...está dito.
Estamos claramente em um momento de definição da tendencia e tudo dependerá e dos resutados semestrais a divulgar a partir de 11 de Julho - aí as estimativas a divulgar para o ano e o nº de profit warnings determinará a evolução.
E mais que não fosse foi o FProença a marcar-lhe o destino...está dito.
Estamos claramente em um momento de definição da tendencia e tudo dependerá e dos resutados semestrais a divulgar a partir de 11 de Julho - aí as estimativas a divulgar para o ano e o nº de profit warnings determinará a evolução.
Quem não gosta de petiscar... nada de teimosias e muita humildade são temperos essencias
- Registado: 12/5/2005 22:29
No médio longo prazo, para mim o sentimento continua a ser de queda !
No medio prazo sim ! no longo é capaz de não ser assim tão liquido o ano de 2006 pode ser bom e o ano de 2007 vai ser bom de certeza.
Um abraço
Vasco
No medio prazo sim ! no longo é capaz de não ser assim tão liquido o ano de 2006 pode ser bom e o ano de 2007 vai ser bom de certeza.
Um abraço
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Re: Boa altura para fechar curtos e aguardar ...
Estou de acordo com o proença relativamente ao curto prazo.. existe agora uma boa altura para fechar os curtos, uma vez que o mercado anda a teimar em não quebrar em baixa os suportes..
A médio e longo prazo é que não vejo razão sequer para pensar em Bears.. não vejo isso indicado nos gráficos, nem a médio, nem a longo. Ainda estamos num Bull Market de longo prazo..
A médio e longo prazo é que não vejo razão sequer para pensar em Bears.. não vejo isso indicado nos gráficos, nem a médio, nem a longo. Ainda estamos num Bull Market de longo prazo..
- Anexos
-
- SP500.png (17.93 KiB) Visualizado 2284 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Burbano, cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, LCRLCR, Lisboa_Casino, m-m, Minsk, MR32, novato, nunorpsilva, O Magriço, OffTheRecord, PAULOJOAO, PMP69, SerCyc, Simplório, trilhos2006, TTM62 e 884 visitantes