Caldeirão da Bolsa

PTC - exercicio

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por arnie » 24/6/2005 6:39

Garfield

Não entremos nesse esquema. Se acha que o simples facto de eu dizer que quem usa indicadores os usa mal, neste caso especifico, num trading range, se acha que isto é ser arrogante e cinico, bem......o que quer que eu te responda?

Esta é a minha opinião. Se tu te sentiste ofendido, tenho muita pena mas n tenho nada a ver com isso. É um problema teu.

Se me orgulho de algo aqui no forum é poder partilhar uma outra maneira de ver um grafico e com isso mostrar que existe mais para além de indicadores velhos e na sua maioria caducos.
É isto razão para não os usar? É obvio que não, quem os usa e consegue fazer dinheiro com eles, eu aplaudo, fico contente, mas continuo a ter a mesma opinião, são velhos e caducos.

Ao que realmete interessa, um gap na PTC? So mesmo com alguma noticia surpresa que apanhasse o mercado desprevenido.

Relativamente aos fundamentais e a venda da VIVO, to completamente a leste, não faço a menor ideia de como estão os negocios no brasil.

Um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Garfield » 24/6/2005 4:29

Boas Arnie,

Visto que não me recordo de ter visto mais alguem referir indicadores acerca da PTC vou assumir que pretendias apontar-me alguma lacuna.

Passo a citar:
" Vejo a falarem muito em indicadores. Que me lembra, indicadores em ranges nunca foram dignos de confiança, quanto muito, usar um de acordo com o time frame do range, neste caso, entre 13 a 15 dias, mesmo assim... "

Em relação ao indicador que referi, o AROON, está de facto a assumir um time range de 14 dias pelo que estará de acordo com os teus critérios.

A minha postura é de partilhar simples opiniões e discuti-las de forma civilizada. Não vejo proveito nenhum em denegrir as opiniões dos outros por mais erradas que estejam. Tento sim ajudar as pessoas a verem os erros e a ultrapassa-los de forma construtiva.

E conto sempre que façam o mesmo por mim. Sem arrogâncias ou cinismos.

No caso de a critica não ser destinada à minha pessoa fico me por apontar a falha em não se referir os nomes das pessoas quando se aponta o dedo às mesmas.

Concordo com os 2 cenarios apontados, até porque eu já os tinha referido embora com valores ligeiramente diferentes, mas gostaria tambem de deixar uma nota quanto ao volume.

A mim parece-me que o volume nas quedas tambem diminui o que soa um pouco estranho pois o titulo ficaria estagnado se tal fosse real.

O raro cenario de sonho de uma "island reverse" que alguem apregoou nao me parece provavel com um volume nas subidas a diminuir consideravelmente como o Arnie disse e bem.

Por isso seria mais provavel um novo gap em baixa de outros 0,22€.

Pelo que se sabe a PT nao tenciona mesmo vender a sua parte na operaçao VIVO e isso poderá dar azo a que outro investidor de peso decida abandonar o barco alimentando o referido gap down.

Mas se isso fosse a acontecer nao teria acontecido hoje?
E se de repente se soubesse que a PTC ia avançar com a compra de uma rede fixa no Brasil e/ou ganhar a privatizaçao da telecom grega?
Daria isso lugar à tão desejada Island Reversal?

Vamos a ver o dia de amanha, uma sexta feira, tipica da PTC concerteza :)

Registado: 9/2/2005 4:29

por arnie » 23/6/2005 23:46

oi jacbor

que timing, ia mesmo agora fechar o outlook e o PC

o vitinho já deu à bués :mrgreen:

neste caso usei o feed que tenho, o proprio software da esignal pois apenas actualizo a BD do meta aos fins de semana.

no proprio meta também podes fazer, basta pegares num retracement e nas propriedades colocares +125%, +133.33% ou -125%, -133.33% etc....
o unico problema é ele não te dar o valores em si :( aqui a solução é fazeres uma folha em excel que te faça as contas

tens é uma outra solução, encontrares uma versão do advancedGet. A esignal comprou este software à uns anos e integrou na sua plataforma. os graficos que aqui vês são precisamente o que o advandeGet te dá

se fores cliente do esignal posso te dar o script das extensões, aliás, acho que está online para download no forum deles

eu não uso muito os 1/3 nas extenções pois pelo que tenho observado, não são um valor muito considerado pelo mercado e claro 8 extenções já dão valores a mais para seguir, posso passar bem sem esses 2 :wink:

so mais uma coisinha, em extenções os 1/3 podem n dar muito resultado mas em ciclos, já se nota alguns resultados interessantes

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Jacbor » 23/6/2005 23:30

Arnie,

Diz-me só que software é esse que usas que permite marcar os ranges de 0,125 (1/8)?
Também permite marcar os 1/3, como o Mclaren gosta?

jacbor

Registado: 7/9/2003 0:13

por arnie » 23/6/2005 23:23

Imagina que quebra o range, testa os 8.30, reage em baixa 1 dia e volta de imnediato acima dos 8.30. Imagina que este rallie está com volume.
Não se short um movimento destes.

Imagina que quebra o range, sobe até aos 8.30 num movimento claro de 5 ondas. 5 ondas contra os 8.30, e sem volume? Aqui shorts com um stop logo acima dos 8.30.

Agora, 45 centimos de movimento esperado. Não estarás a fazer algum tipo de confusão? Vamos dizer que perdes 0.10 centimos em slippage, na melhor das hipoteses, entrar precisamente no topo é impossivel. Depois tens que cobrir os gastos com o trade, comissões e afins, 0.20 centimos chegam? Não faço a menor ideia quanto custa negociar acções em portugal :oops:

Tens assim 0.30 centimos para "perder" no movimento, para poderes retirar 0.20 centimos de lucro. Trikie :-k

Há aqui qualquer coisa que n bate certo :|

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

por galrito » 23/6/2005 21:37

É verdade que é 100% do actual range e último swing low, mas estou-me a basear sobretudo na reacção normal da PT nos últimos 2 anos: 45 cêntimos!

O que queres dizer com "como lá chega é que é importante" ??
Um jogo de probabilidades através do reconhecimento de padrões....
Position sizing it´s not the most important thing, it´s the only thing!

Registado: 31/12/2003 20:51

por arnie » 23/6/2005 21:15

Oi Pedro

8.30 euros neste momento não é só o ultimo swing low mas é também 100% de extenção do actual range :wink:
Tens aqui já 2 razões que fazem dos 8.30 euros a grande resistencia.

Uma reacção negativa nos 8.30 euros será normal. Será um counter trend para shortar? É demasiado cedo para sabermos. Podes shortar com um stop logo acima mas é necessário ver se lá chega e como lá chega.
Como lá chega é bastante importante.

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

por galrito » 23/6/2005 21:02

O que achas de shortar se:

Ela quebrar este range em alta E parar no último swing low que deixou, em 8,30. Apesar de quebrar o range em alta (bullish) seria um possível rally de counter trend - igualando inclusive as reacções normais na PT, cerca de 40 ou 45 cêntimos.

Um abraço,

Pedro
Um jogo de probabilidades através do reconhecimento de padrões....
Position sizing it´s not the most important thing, it´s the only thing!

Registado: 31/12/2003 20:51

PTC - exercicio

por arnie » 23/6/2005 20:44

Vamos lá fazer um pequeno exercicio

O que interessa neste momento é este trading range. É ele que ditará o futuro proximo da PTC.

Que range é este? Uma oportunidade de compra ou uma oportunidade de vender curto?

Neste momento temos 3 swing highs dentro do range, cada um inferior ao anterior. Ou seja, dentro de um movimento lateral existe uma clara tendencia descendente.

Olhando para o volume, cada swing high possui um volume inferior ao high anterior. Se estivermos num processo de distribuição, ou seja, se estiver a ser criado mercado para que se possa fechar algumas carteiras, o ideal seria ver cada swing high com um volume superior, indicando assim que as vendas aumentavam a cada high ou com esta diminuição de volume temos a indicação que a oferta pode estar a terminar e com isso a proxima tentativa de levar o titulo aos 8.10 euros fará com que estes sejam finalmente quebrados em alta?

Um bom exercicio é ir "passear" pelo passado, encontrar trading ranges de preferencia dentro deste time frame,ou não, 15 dias, e ver como se processou a sua negociação. A sua tendencia dentro do range e o volume feito de acordo com essa tendencia.
Este "passeio" pelo passado não deverá ser somente na PTC. Trading ranges deste genero podem ser encontrados em qualquer titulo. Por favor, não me vão procurar isto em PAD's e afins :P

Vejo a falarem muito em indicadores. Que me lembra, indicadores em ranges nunca foram dignos de confiança, quanto muito, usar um de acordo com o time frame do range, neste caso, entre 13 a 15 dias, mesmo assim....... :pray:

O 2º grafico mostra as extenções para cada um dos lados. Deverão servir apenas como ponto de observação. Isto é um exercicio e como tal deverão somente observar e ver como o titulo reage.
Uma coisa que tenho dito é que 25% de extenção deixa por norma uma indicação de falso break, logo, comprar ou vender curto somente acima/abaixo deste valor respectivamente. De dizer que se vê muitas vezes uma reacção am alta/baixa a um teste aos 25% e se não estivermos sob um falso break, esse rallie será aquele que o irá confirmar pois deixará um lower high, por norma, nunca indo acima do ultimo swing low existente no grafico.

Eu sei que isto parece confuso mas é até bastante simples. É tudo uma questão se marcar cada swing, sendo este iniciado sempre que o high anterior seja quebrado no caso de um up swing ou um low anterior seja quebrado no caso de um down swing.

Se tiverem duvidas, apitem :P
Anexos
ptc_23-06-2005.png
ptc_23-06-2005.png (103.99 KiB) Visualizado 1951 vezes
ptc_ext_23-06-2006.png
ptc_ext_23-06-2006.png (78.08 KiB) Visualizado 1949 vezes
Bons negocios,
arnie

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Burbano, PAULOJOAO e 362 visitantes