E o DAX em Junho... é um grande grunho!!! :-)
O permabear Pretcher está a nosso favor, ó Luso!!!
Luso$$ Escreveu:Bem sei que o sentimento é Bear (não faltam motivo para isso) e que posições longas são muito arriscadas mas acredito que a mudança do Governo Alemão (do SPD para a CDU) continue a dar um vigor especial ao DAX.
Bem cá me mantenho, agora fiel ao Nosso Gnomo... arrependido de não ter definido uma estratégia prévia (o que faço quase sempre antes de abrir posições)... entrei longo, emotivo e já estou apreensivo...
Bem, vamos lá DAX para Norte.
É isso mesmo, é do Norte que virá a nossa sorte!
Acabo de ler este artigo publicado sexta-feira no site oficial de Bob Pretcher, http://www.elliottwave.com/ e que muito nos deve agradar... e ao JAS também!
The Mystery of the German Economy
Something "inexplicable" has been happening to the German economy.
The biggest economy of the European Union shrank in the fourth quarter of 2004, worrying analysts that the GDP growth in 2005 would also be sluggish – or worse. To their surprise, in Q1 of this year, the German GDP posted the best growth rate in four years. And that wasn't the only good news: The number of business bankruptcies went down in Q1, the trade surplus went up, and March factory orders "exceeded expectations" (Deutsche Welle.) About the only fly in this bucket of ointment was the March slowdown in Germany's industrial output.
Despite these strong economic fundamentals, German economists remained unconvinced. "This is likely to have been a one-off spike", they said. "The underlying trend remains for German growth to stagnate, and it will take more than a single good quarter to shake this belief".
The Q2 GDP figure hasn't come out yet, but as if to spite the naysayers, preliminary data for May showed that the German economy was still growing at the "fastest rate of growth in four years". What's more, the country's total unemployment number for April dropped back below the psychologically important mark of 5 million, and it continued falling in May and June. And just last week, another piece of happy news came: Investor confidence shot up in June more than expected. Yet hopes for future growth remain weak. German retailers, for example, are still expecting another drop in business this year, for the fourth year in a row.
How can this be? How can the Germany economy continue to perform so well in the midst of negative forecasts by the country's top economists and sour expectations by the public? From a conventional approach, it doesn't make much sense.
So here's a different approach. As our research demonstrated, the economy follows the stock market. Indeed – what have German stocks done since late 2004? Well, while the German economy was shrinking in late 2004, the DAX was busy rallying. It ended 2004 in positive territory and continued moving up this year. The economy – at least in Q1, so far – followed. And it's not just a coincidence. If you compare the charts of the German GDP and the DAX in 2003-2004, for example, you again will find a similar correlation.
But why does the economy follow the stock market, in the first place? Doesn't the conventional economic theory teach precisely the opposite?
We believe that both the stock market and the economy are driven by mass psychology – or social mood – of a particular society. When society feels more optimistic, first stocks starts to rally – the stock market always reacts first to a rise in overall optimism – and then the improving social mood boosts the economy through people's increased job efforts.
Now, given everything you've just read, what would you forecast the German GDP to be in Q2 of this year?
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Registado: 24/11/2002 14:36
Início da semana e final de mês... será que sobe outra vez?
Eu penso que sim, claro, e não vejo razão alguma para supor outra coisa. O facto do S&P se ter aguentado acima do 2º suporte (1190), terminando embora apenas 1 ponto e meio acima, é positivo. Aliás, este deve ter sido o low desta correcção, segundo os dados referentes à sazonalidade e aos ciclos do mercado americano. Isto na perspectiva de uma evolução positiva, embora seja ainda admissível que os próximos dois dias possam ser de ligeira queda ou talvez estabilização, quer-me parecer. Mas o final do mês deverá obrigatoriamente registar já uma subida, sob pena deste cenário Bull ficar em perigo... e nós não queremos isso, ó Touro amigo!
Quanto ao DAX, sempre quebrou os 4570, já na parte final, fechando nos 4566. Por sua vez, o L-DAX veio mais abaixo, até aos 4559, e os Futuros desceram mais ainda, fechando nos 4580, o que equivale a 4556 no índice principal.
Com tudo isto, eis os valores do Pivot point para amanhã:
P: 4.577 R1: 4.592 R2: 4.618 S1: 4.551 S2: 4.536 H: 4.584 L: 4.543
Tal como na passada sexta-feira, os 2 suportes devem proporcionar os pontos chave para a evolução intraday do DAX. É previsível nova abertura em baixa, que só poderá ser contrariada por algum subida apreciável dos futuros americanos, o que é sempre uma possibilidade, não esquecer! Caso contrário, o 2º suporte deve proporcionar um tampão à descida matinal, até porque foi justamente nessa zona que o DAX fez um mínimo no dia 15, quando também caiu abruptamente, recuperando porém logo no dia seguinte.
É claro que a chave está no comportamento do mercado norte-americano. Volto a repetir que espero uma estabilização da queda e recuperação já a partir de quinta-feira, último dia do mês. Mesmo assim, provavelmente é hora de alguns TW call serem dizimados. Aquele com strike a 4550 só por um milagre altamente improvável se deverá salvar e o 4525 também corre sérios riscos. Quanto aos outros strikes mais baixos, não me parece que possam ser afectados na próxima sessão, podendo mesmo constituir boas oportunidades de compra para quem for mais ousado e acreditar num retomar rápido das subidas. Ainda assim, a prudência também faz milagres, ou pelo menos evita que o capital seja levado pela enxurrada dos imprevisíveis aumentos súbitos da volatilidade.
Por outro lado, a compra de warrants normais, sempre numa perspectiva de subida futura, é bastante mais segura. Amanhã ou terça-feira, conforme o DAX der mostras de se aguentar, devo comprar finalmente os warrants com strike a 4800 e 5000, esperando fortes valorizações caso o índice prossiga a sua marcha até aos 4800, o que continua a afigurar-se como o mais natural.
E vou de seguida transcrever um artigo do site de Robert Pretcher, Elliott Wave International, acerca do paradoxo da economia alemã, e que é muito favorável ao cenário das subidas... óptimo! Para baixo, dizem uns, para cima clamam outros, e periodicamente todos têm razão...
...até eu, o astrólogo de Olhão...
leprechaun
(...e olha só que sermão!!!
)
Quanto ao DAX, sempre quebrou os 4570, já na parte final, fechando nos 4566. Por sua vez, o L-DAX veio mais abaixo, até aos 4559, e os Futuros desceram mais ainda, fechando nos 4580, o que equivale a 4556 no índice principal.
Com tudo isto, eis os valores do Pivot point para amanhã:
P: 4.577 R1: 4.592 R2: 4.618 S1: 4.551 S2: 4.536 H: 4.584 L: 4.543
Tal como na passada sexta-feira, os 2 suportes devem proporcionar os pontos chave para a evolução intraday do DAX. É previsível nova abertura em baixa, que só poderá ser contrariada por algum subida apreciável dos futuros americanos, o que é sempre uma possibilidade, não esquecer! Caso contrário, o 2º suporte deve proporcionar um tampão à descida matinal, até porque foi justamente nessa zona que o DAX fez um mínimo no dia 15, quando também caiu abruptamente, recuperando porém logo no dia seguinte.
É claro que a chave está no comportamento do mercado norte-americano. Volto a repetir que espero uma estabilização da queda e recuperação já a partir de quinta-feira, último dia do mês. Mesmo assim, provavelmente é hora de alguns TW call serem dizimados. Aquele com strike a 4550 só por um milagre altamente improvável se deverá salvar e o 4525 também corre sérios riscos. Quanto aos outros strikes mais baixos, não me parece que possam ser afectados na próxima sessão, podendo mesmo constituir boas oportunidades de compra para quem for mais ousado e acreditar num retomar rápido das subidas. Ainda assim, a prudência também faz milagres, ou pelo menos evita que o capital seja levado pela enxurrada dos imprevisíveis aumentos súbitos da volatilidade.
Por outro lado, a compra de warrants normais, sempre numa perspectiva de subida futura, é bastante mais segura. Amanhã ou terça-feira, conforme o DAX der mostras de se aguentar, devo comprar finalmente os warrants com strike a 4800 e 5000, esperando fortes valorizações caso o índice prossiga a sua marcha até aos 4800, o que continua a afigurar-se como o mais natural.
E vou de seguida transcrever um artigo do site de Robert Pretcher, Elliott Wave International, acerca do paradoxo da economia alemã, e que é muito favorável ao cenário das subidas... óptimo! Para baixo, dizem uns, para cima clamam outros, e periodicamente todos têm razão...
...até eu, o astrólogo de Olhão...
leprechaun
(...e olha só que sermão!!!
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
Uma manhã atípica com o DAX a veriar dentro de um range relativamente limitado e imune a qualquer "panic sell" - uma descida sentata com uma forte resistencia nos 4580 como o Nosso Gnomo tinha previsto.
Começei o dia sem uma estratégia definida mas loigo pela manhã fechei posições com umas chorudas mais valias que já antecipara no dia anterior - face à resistência do DAX a qq descida mais violenta, entrei longo - os futuros dos US ajudavam, o DAX já superara os 4580 - mas tudo parecia demasiado óbvio um pouco à semalhança das 2 ùltimas descidas do DAX que tiveram fortes recuperações. Quando assim é desconfia-se e resolvi sair fechando posições com prejuízo.
Até que o DAX, já pela tarde, despertou e zau descida súbita e violenta ao patamar critico os 4560 ( 20 tics num àpice e sem correlação directa com os US ) que aguentou com firmeza e robustez ).
E claro não resisti ... eu que tinha já constituido uma posição longa nos 4580/2 e que tinha recuado, tinha agora uma oportunidade de entrar nos minimos do dia ...e claro resolvi entrar forte e decidido.
Já não tive mais foi ocasião e momento de saída, ainda tentei ...e claro "angústia ao fim de semana".
Bem sei que o sentimento é Bear ( não faltam motivo para isso ) e que posições longas são muito arriscadas mas acredito que a mudança do Governo Alemão ( do SPD para a CDU ) continue a dar um vigor especial ao DAX.
Bem cá me mantenho, agora fiel ao Nosso Gnomo... arrependido de não ter definido uma estratégia prévia ( o que faço quase sempre antes de abrir posições ) ... entrei longo, emotivo e já estou apreensivo ...
Começei o dia sem uma estratégia definida mas loigo pela manhã fechei posições com umas chorudas mais valias que já antecipara no dia anterior - face à resistência do DAX a qq descida mais violenta, entrei longo - os futuros dos US ajudavam, o DAX já superara os 4580 - mas tudo parecia demasiado óbvio um pouco à semalhança das 2 ùltimas descidas do DAX que tiveram fortes recuperações. Quando assim é desconfia-se e resolvi sair fechando posições com prejuízo.
Até que o DAX, já pela tarde, despertou e zau descida súbita e violenta ao patamar critico os 4560 ( 20 tics num àpice e sem correlação directa com os US ) que aguentou com firmeza e robustez ).
E claro não resisti ... eu que tinha já constituido uma posição longa nos 4580/2 e que tinha recuado, tinha agora uma oportunidade de entrar nos minimos do dia ...e claro resolvi entrar forte e decidido.
Já não tive mais foi ocasião e momento de saída, ainda tentei ...e claro "angústia ao fim de semana".
Bem sei que o sentimento é Bear ( não faltam motivo para isso ) e que posições longas são muito arriscadas mas acredito que a mudança do Governo Alemão ( do SPD para a CDU ) continue a dar um vigor especial ao DAX.
Bem cá me mantenho, agora fiel ao Nosso Gnomo... arrependido de não ter definido uma estratégia prévia ( o que faço quase sempre antes de abrir posições ) ... entrei longo, emotivo e já estou apreensivo ...
Quem não gosta de petiscar... nada de teimosias e muita humildade são temperos essencias
- Registado: 12/5/2005 22:29
Humm!!
Quebras consecutivas de suportes intraday do Composite faz-me crer que o fecho vai ser parecido com o de ontem. Como tenho dúvidas, já vendi tudo e nem vou investir em Puts, mesmo crendo que o fecho vai ser bem negativo. Mas com muitas dúvidas fico de fora a ver até porque estamos em fim-de-semana e gosto de o passar no descanso. Em princípio segunda-feira é dia de compras. A ver vamos.
Abraço e BN.
Quebras consecutivas de suportes intraday do Composite faz-me crer que o fecho vai ser parecido com o de ontem. Como tenho dúvidas, já vendi tudo e nem vou investir em Puts, mesmo crendo que o fecho vai ser bem negativo. Mas com muitas dúvidas fico de fora a ver até porque estamos em fim-de-semana e gosto de o passar no descanso. Em princípio segunda-feira é dia de compras. A ver vamos.
Abraço e BN.
Eu também vendi os meus puts um pouco depois da abertura e depois passei para o lado longo. Começei por comprar a 0.49 e depois comprei a 0.39. Estes útimos já foram. Fiquei com metade para o que vier. Talvez volte a aumentar a posição. A ver vamos como vão estar os States. É de esperar uma subida mas não muito, pois parece-me que a médio prazo é para cair. Abraço e BN.
RVá lá... isto vai bem... mas não pró JAS... acorda rapaz!!!
leprechaun Escreveu:Quer dizer, espero que o JAS já tenha acordado e realizado o seu stop profit – sim, com ele é só lucros! – antes de isto descer à vontade... e de verdade!
Hoje acordar cedo não adiantava muito, a queda seria logo na abertura.
Às 10h acordei com algum custo e o DAX já tinha evidentemente descido e nada havia a fazer...
Contrariamente ao que possas pensar eu não vendi.
Recomprei a posição.
Um abraço,
JAS
Vá lá... isto vai bem... mas não pró JAS... acorda rapaz!!!
Ora, não faz mal... ele também está farto de facturar e é preguiçoso... não se levanta cedinho! Hoje, às 7 da matina já estava eu fora do ninho... e surpresa!... telefone desligado que é p’ra não ser relaxado no pagamento das contas da PT... toma que aprendes!
Bem, às 9 horas lá fui regularizar o débito, mas parece que só ao meio-dia devo ter o telefone operacional. É que eu negoceio os TW pela CDI, que só permite essa negociação via telefone, ao contrário do Bigonline, por exemplo. Bem, às vezes até pode ser bom, depende de como evoluir a cotação. Mas confesso que já tinha despachado tudo de manhã a 0,80 euros, quando o DAX se despenhou abaixo dos 4575, fazendo um mínimo a 4573. Olha, ao que vejo voltou lá... quanto mais para baixo melhor... desculpa lá, ó JAS!
Mas eu estou tão mortinho por fazer algum lucro que se veja – e é que são 500 euros, uma autêntica fortuna para um gnomito depenado... falo de mais de 10% de TODO o meu capital! – que não vejo a hora de me desfazer dos 2.000 put, ainda que o DAX desça mais! Vá lá, PT, toca a ligar-me o telefone que eu até tenho ainda o tal warrant na mira... yeah!... a PT é a mais gira!
Bem, tentando dizer alguma coisa de jeito, posso referir para já que se formou na abertura um pequeno gap, entre o mínimo de ontem, 4604,19 e a abertura e máximo de hoje, 4602,35. Espero que o DAX não tenha a infeliz ideia de ir lá cima fechá-lo... pelo menos enquanto eu não despachar os meus put... estou em pulgas por vendê-los e os meus lucrinhos vê-los!!! É que assim, talvez consiga ficar positivo este mês, se bem que tenha vendido umas penny stocks com prejuízo para entrar nestes TW... em boa hora!
Entretanto, o DAX desceu de imediato abaixo do 2º suporte (4590), tendo estado a negociar num intervalo relativamente diminuto, entre os 4572 e os 4587. Que se deixe ficar por aí mais um tempito... ou desça mesmo um bocadito!
Ah! Agora me lembro que ontem eu previa uma descida no máximo até aos 4570... mas não me importo nadinha de me enganar... aliás eu até nem pesco nada disto... sério!!! Quer dizer, espero que o JAS já tenha acordado e realizado o seu stop profit – sim, com ele é só lucros! – antes de isto descer à vontade... e de verdade! Afinal, todos queremos ganhar, mas não à custa uns dos outros, se possível. Isto é, alguém vai ter de pagar o meu lucrinho, como por certo eu já paguei o dele... ai que me saiu da pele!
E não há mais a dizer... viva o São João que me dá satisfação no seu dia... e que lucrão!!!
Ah... até fiz outra quadra ontem, p’ra mais uma apaixonada... e com este "cheque appeal" é que vou ter namoradas... quer solteiras quer casadas... viúvas, divorciadas... latinas, aciganadas... nórdicas muito alouradas... à espera de ser beijadas... p’lo milionário... sem nada!!! I mean... nothing but a gentle heart and a big... BIG smile... everyday and all the while!
Pronto, fim do disparate... eis a quadra e viva o mote!
A fogueira dos teus beijos
Aqueceu a minha vida
E trouxe novos desejos
Que em teu corpo têm guarida...
Let there be Love in every heart, let there be Peace in every soul. There is no great treasure ever... never! As for money... who cares?... but please give me some!!!
Enfim, tolito... sou um gnomito...
leprechaun
(...assim... bonito... oh really?!
)
PS: Ena, já despachei mil... estou rico, vou pró Brasil!!!
Bem, às 9 horas lá fui regularizar o débito, mas parece que só ao meio-dia devo ter o telefone operacional. É que eu negoceio os TW pela CDI, que só permite essa negociação via telefone, ao contrário do Bigonline, por exemplo. Bem, às vezes até pode ser bom, depende de como evoluir a cotação. Mas confesso que já tinha despachado tudo de manhã a 0,80 euros, quando o DAX se despenhou abaixo dos 4575, fazendo um mínimo a 4573. Olha, ao que vejo voltou lá... quanto mais para baixo melhor... desculpa lá, ó JAS!
Mas eu estou tão mortinho por fazer algum lucro que se veja – e é que são 500 euros, uma autêntica fortuna para um gnomito depenado... falo de mais de 10% de TODO o meu capital! – que não vejo a hora de me desfazer dos 2.000 put, ainda que o DAX desça mais! Vá lá, PT, toca a ligar-me o telefone que eu até tenho ainda o tal warrant na mira... yeah!... a PT é a mais gira!
Bem, tentando dizer alguma coisa de jeito, posso referir para já que se formou na abertura um pequeno gap, entre o mínimo de ontem, 4604,19 e a abertura e máximo de hoje, 4602,35. Espero que o DAX não tenha a infeliz ideia de ir lá cima fechá-lo... pelo menos enquanto eu não despachar os meus put... estou em pulgas por vendê-los e os meus lucrinhos vê-los!!! É que assim, talvez consiga ficar positivo este mês, se bem que tenha vendido umas penny stocks com prejuízo para entrar nestes TW... em boa hora!
Entretanto, o DAX desceu de imediato abaixo do 2º suporte (4590), tendo estado a negociar num intervalo relativamente diminuto, entre os 4572 e os 4587. Que se deixe ficar por aí mais um tempito... ou desça mesmo um bocadito!
Ah! Agora me lembro que ontem eu previa uma descida no máximo até aos 4570... mas não me importo nadinha de me enganar... aliás eu até nem pesco nada disto... sério!!! Quer dizer, espero que o JAS já tenha acordado e realizado o seu stop profit – sim, com ele é só lucros! – antes de isto descer à vontade... e de verdade! Afinal, todos queremos ganhar, mas não à custa uns dos outros, se possível. Isto é, alguém vai ter de pagar o meu lucrinho, como por certo eu já paguei o dele... ai que me saiu da pele!
E não há mais a dizer... viva o São João que me dá satisfação no seu dia... e que lucrão!!!
Ah... até fiz outra quadra ontem, p’ra mais uma apaixonada... e com este "cheque appeal" é que vou ter namoradas... quer solteiras quer casadas... viúvas, divorciadas... latinas, aciganadas... nórdicas muito alouradas... à espera de ser beijadas... p’lo milionário... sem nada!!! I mean... nothing but a gentle heart and a big... BIG smile... everyday and all the while!
Pronto, fim do disparate... eis a quadra e viva o mote!
A fogueira dos teus beijos
Aqueceu a minha vida
E trouxe novos desejos
Que em teu corpo têm guarida...
Let there be Love in every heart, let there be Peace in every soul. There is no great treasure ever... never! As for money... who cares?... but please give me some!!!
Enfim, tolito... sou um gnomito...
leprechaun
(...assim... bonito... oh really?!
PS: Ena, já despachei mil... estou rico, vou pró Brasil!!!
Obrigado... mas que elogio exagerado! :-)
Cem Escreveu:É notável a forma como narra esta evolução do DAX e tudo o que o rodeia, em termos de warrants, States e PTCs.
(...)
Gostava de lhe deixar uma mensagem de grande apoio não só nos maus momentos, que todos passámos independentemente dos métodos que utilizamos no trading pessoal de cada um de nós, mas também no estilo de escrita arrebatador que não pode deixar de constituir uma grande lufada de ar fresco cultural e de grande qualidade.
Ó ilustre Cem!
Isto é que é eu sou mal agradecido... um autêntico bandido!
De facto, devia já ter respondido a essa mensagem tão afável e calorosa, mas confesso que não me senti suficientemente inspirado na altura, afinal não estou sempre tão risonho assim. Ou seja, até eu tenho fases em que sou mais adulto e chato e não um gnominho sempre risonho e parvinho!
Afinal, eu até sou dos que acreditam no "amor e uma cabana" – santa ingenuidade, I know! – e esta cabana é um T2 muito razoável, só cá falta a tal catraia... quer de calças ou de saia! Hum... ou até sem nada disso, de preferência...
Yes, I used to share my days with a most beautiful Angel, Who departed to that Paradise where She came from. And I do miss Her Love too much indeed... My Holy Mother, my True Goddess, my Only Lover... Still we keep ourselves in each other’s heart... the one true place where Love always belong! And I dwell in Her forever...
E sim, Cem, é também por Ela que eu quero ser feliz. E abrir o meu coração à Vida... mais e mais e mais! Ora, mas isto é muito pessoal para um fórum impessoal... bah!... não faz mal!
Aquilo que aqui escrevo é, no fundo, somente uma forma de me disciplinar, nada mais. Ao analisar e comentar, da melhor maneira que sei, a evolução do DAX e índices relacionados, procuro interiorizar uma certa disciplina que é essencial na negociação diária. É certo que me desvio muitas vezes das minhas próprias palavras e traio as intenções que as animam, mas espero ir aprendendo à custa dos meus próprios erros e indisciplina. E até me parece que o tenho vindo a conseguir, vá lá...
De qualquer modo, se pretendo enveredar mais seriamente pelo "trading for a living", tenho mesmo de me profissionalizar em vários aspectos. É que isto de intuição e feeling só por si não bastam, ainda que eu os tivesse em alto grau, o que, no caso dos mercados, só se pode adquirir depois de longos anos de experiência. Talvez um dia lá chegue ou talvez não. Afinal, devo voltar a salientar que o dinheiro não é, como nunca foi, uma prioridade. É, contudo, uma inevitável necessidade. E se eu sonhasse deveras ser rico... and I really don’t... aquilo que mais me alegraria era poder repartir esse bem-estar material com os meus amigos, partilhar as meras comodidades exteriores com aqueles a quem quero bem e que me estimam. Ora, mas também não é preciso muito, uma alma preenchida contenta-se com pouco. Sim, tal como dizia o santo de Assis, também eu quase posso afirmar que "preciso de pouco e mesmo desse pouco necessito muito pouco".
I need love, that’s all I need. As for money... well, just a little bit so I don’t starve to death!
Hum... mas isto não é ser suficientemente ambicioso e assim como me vai o Universo ajudar? So, my prayer is... just as when I was a little boy:
Let my heart be fully open to Love, this is all I ask of You!
E se o dinheiro for preciso nesse processo de abertura e dádiva ao outro... OK, ele que venha, não me importo de o amar e bendizer... se ele quiser!
I wish I was a little boy
Full of the universal joy
I wish I was a little boy
And the world was my toy!
Obrigado, experiente Cem, alma generosa que com todos repartes o longo saber feito de anos de estudo e paciente dedicação. É também assim que eu quero ser... not this selfish and crazy leprechaun... acting like a laughing clown!
E hoje é noite de São João, reina muita animação! Ah! Duas quadras com as quais ganhei dois prémios no concurso do "JN", há uns 12 anos atrás. Inspiradas ambas numa musa lindíssima, pois claro!
Nos teus braços, pela rua,
Toda a noite eu vou dançar.
São João sustém a Lua,
Não deixes o Sol raiar...
Tens um cravo, à janela,
Num vaso que alguém te deu,
Mas no teu corpo, donzela,
Plantei um jardim só meu!
Que a serenidade reine em todas as almas, agora e para sempre, no Universo inteiro! E que todos os corações se abram às bençãos que a Vida sempre derrama sobre cada um de nós.
Yes... let there be Love... forever!
So... Thank You... Gracias a la Vida!!!
leprechaun
(...just a humble speck of dust...)
Um dia muito importante... mas o melhor é ser prudente!
É verdade, parece que os ventos mudaram. E desta vez a meu favor, a persistência nos put compensou... ainda que com muitas dificuldades! Para já, temos 2 trades positivos, mas amanhã é que espero a grande recompensa, claro. Mas sempre muito atento, que isto ora desce ora sobe... e ao mínimo descuido... ai quem me acode!!!
Tendo em linha de conta os acontecimentos de hoje, após o fecho na Europa, os números do Pivot point não devem ser tão relevantes para o dia de amanhã, no entanto nunca se sabe... Aí vão eles:
P: 4.623 R1: 4.642 R2: 4.656 S1: 4.609 S2: 4.590 H: 4.649 L: 4.616
Claro que os dois suportes deverão ser os valores importantes a vigiar. E tal como o S&P rompeu o 2º suporte hoje, é bem possível que o DAX faça o mesmo amanhã. Mas não creio que possa baixar dos 4570, o que já representa uma queda superior a 1,2% em relação ao fecho de hoje, que foi nos 4627, com o L-DAX mais abaixo nos 4615, e os Futuros ainda mais abaixo nos 4628, o que equivale aos 4604 do DAX.
E a cereja no bolo é o valor que o Citibank atribui aos TW, que corresponde grosso modo aos 4293 (!) do índice, precisamente o valor a que comprei os primeiros put, anteontem. Olha só o que eu teria lucrado se ao invés disso mantivesse os lucrativos call. Bem, desde que não perca com estes já fico satisfeito...
Com os valores referidos e atendendo a que os futuros americanos ainda se encontram negativos, deveremos ter uma abertura já abaixo dos 4600, ou talvez mesmo dentro do range do dia anterior, ou seja, pelo menos nos 4604 para não deixar nenhum gap, ou então este pode ser logo preenchido nos primeiros minutos da sessão. Mas o importante é ver qual a reacção ao 2º suporte, nos 4590, já que perante este cenário por certo que o DAX irá lá. Se os futuros amanhã estiverem positivos, é possível que esse valor sustenha a queda do índice, caso contrário deverá suceder o mesmo que hoje aconteceu com o S&P e o DAX cairá para valores mais baixos, talvez até aos 4570 pontos. Bem, para já é tudo o que consigo prever... resta saber se bem ou mal... afinal!
E depois deste paleio, segue-se a prática... as contas da matemática!
Ou seja, caso isto se verifique, que linha de acção conto tomar? Consoante a reacção do índice nos 4590, e caso lá chegue, óbvio, poderei vender metade da minha posição put, a que comprei ontem cerca dos 4620. Logo, um belo lucro em perspectiva... eureka! Caso o DAX rompa o suporte, vejo a próxima zona em que o índice estabilize e se me parecer provável uma reacção em alta devo vender o resto da posição ou talvez só metade, podendo aproveitar assim alguma queda posterior.
A grande dificuldade reside em saber se, no caso do DAX recuperar, será melhor inverter para longos e comprar call ou manter a visão bear de curto prazo e recomprar os put a preços mais baratos. Na realidade, um erro persistente que tenho cometido repetidamente é inverter prematuramente de posição. Bem, uma coisa sei, e é que no caso de me decidir por call comprarei apenas warrants normais, os tais com strike a 5000 e 4800 de que aqui tenho falado mas que nunca tive em carteira. Tendo uma visão Bull de médio prazo, uma eventual continuação das quedas, mesmo até à zona dos 4500 ou ainda abaixo, não provocará uma desvalorização tão acentuada destes warrants como seria o caso se comprasse já TW, além de que não se põe a questão de um eventual KO, claro. Ainda assim, e até porque se segue um fim de semana com a consequente desvalorização temporal, talvez seja mais prudente esperar até à próxima semana e ver em que param as modas. É que o S&P pode ainda descer até aos 1190, num processo normal de correcção que não põe em causa a perspectiva Bull que sustento. E nesse caso o DAX vai atrás, que remédio...
Ainda relativamente aos citados warrants, os valores de compra que tenho em mira, para uma queda do DAX até à zona dos 4570, são os 0,05 para o 5000 e os 0,30 ou menos para o 4800. As elasticidades actuais destes warrants são 35 e 50, melhores que muitos TW, logo é de aproveitar, talvez já amanhã ou segunda... desde que continue convencido que isto vai mesmo para cima... de Faro a Ponte de Lima!
E a todos saúdo com muita estima
leprechaun
(...que é só p’ra fazer rima!
)
Tendo em linha de conta os acontecimentos de hoje, após o fecho na Europa, os números do Pivot point não devem ser tão relevantes para o dia de amanhã, no entanto nunca se sabe... Aí vão eles:
Claro que os dois suportes deverão ser os valores importantes a vigiar. E tal como o S&P rompeu o 2º suporte hoje, é bem possível que o DAX faça o mesmo amanhã. Mas não creio que possa baixar dos 4570, o que já representa uma queda superior a 1,2% em relação ao fecho de hoje, que foi nos 4627, com o L-DAX mais abaixo nos 4615, e os Futuros ainda mais abaixo nos 4628, o que equivale aos 4604 do DAX.
E a cereja no bolo é o valor que o Citibank atribui aos TW, que corresponde grosso modo aos 4293 (!) do índice, precisamente o valor a que comprei os primeiros put, anteontem. Olha só o que eu teria lucrado se ao invés disso mantivesse os lucrativos call. Bem, desde que não perca com estes já fico satisfeito...
Com os valores referidos e atendendo a que os futuros americanos ainda se encontram negativos, deveremos ter uma abertura já abaixo dos 4600, ou talvez mesmo dentro do range do dia anterior, ou seja, pelo menos nos 4604 para não deixar nenhum gap, ou então este pode ser logo preenchido nos primeiros minutos da sessão. Mas o importante é ver qual a reacção ao 2º suporte, nos 4590, já que perante este cenário por certo que o DAX irá lá. Se os futuros amanhã estiverem positivos, é possível que esse valor sustenha a queda do índice, caso contrário deverá suceder o mesmo que hoje aconteceu com o S&P e o DAX cairá para valores mais baixos, talvez até aos 4570 pontos. Bem, para já é tudo o que consigo prever... resta saber se bem ou mal... afinal!
E depois deste paleio, segue-se a prática... as contas da matemática!
A grande dificuldade reside em saber se, no caso do DAX recuperar, será melhor inverter para longos e comprar call ou manter a visão bear de curto prazo e recomprar os put a preços mais baratos. Na realidade, um erro persistente que tenho cometido repetidamente é inverter prematuramente de posição. Bem, uma coisa sei, e é que no caso de me decidir por call comprarei apenas warrants normais, os tais com strike a 5000 e 4800 de que aqui tenho falado mas que nunca tive em carteira. Tendo uma visão Bull de médio prazo, uma eventual continuação das quedas, mesmo até à zona dos 4500 ou ainda abaixo, não provocará uma desvalorização tão acentuada destes warrants como seria o caso se comprasse já TW, além de que não se põe a questão de um eventual KO, claro. Ainda assim, e até porque se segue um fim de semana com a consequente desvalorização temporal, talvez seja mais prudente esperar até à próxima semana e ver em que param as modas. É que o S&P pode ainda descer até aos 1190, num processo normal de correcção que não põe em causa a perspectiva Bull que sustento. E nesse caso o DAX vai atrás, que remédio...
Ainda relativamente aos citados warrants, os valores de compra que tenho em mira, para uma queda do DAX até à zona dos 4570, são os 0,05 para o 5000 e os 0,30 ou menos para o 4800. As elasticidades actuais destes warrants são 35 e 50, melhores que muitos TW, logo é de aproveitar, talvez já amanhã ou segunda... desde que continue convencido que isto vai mesmo para cima... de Faro a Ponte de Lima!
E a todos saúdo com muita estima
leprechaun
(...que é só p’ra fazer rima!
Boas.
Quando escrevi ainda o Composite e o SPX perdiam uns meros 0,5% e via algumas resistências. Mas depois de ver o fecho inraday, penso que o caso já muda de figura. O Composite foi bater na resistência desde 18-01-2005 e caiu 36 pontos. Assim penso que é um claro sinal bear. Talvez os 2020 pontos sejam o próximo objectivo.
Quanto ao nosso DAX, depois do fecho dos States penso que amanhã vai haver mesmo forte queda. Assim espero.
Abraço e BN.
Quanto ao nosso DAX, depois do fecho dos States penso que amanhã vai haver mesmo forte queda. Assim espero.
Abraço e BN.
melhor é mesmo imitarmos o prudente JAS... o mais sagaz!... e alongarmos nas calmas, e assim navegarmos até ao final do Verão... talvez... e vivam as nossas almas ...
[b]e que descansem em PAZ depauperadas ...
Um abraço
Vasco
Um abraço
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
1200!... és tu o adivinho... ó Bullinho!!! :-)
BullPower Escreveu:Mas falando de tendências, eu vou desistir dos puts. Só mesmo quando os futuros estiverem vermelhões é que vale a pena, porque o DAX está mais bull que eu sei lá. É à prova de tudo. E esta queda dos States mais parece um "tomar balanço" para nova subida, pois a queda até nem está a ser nada de especial. Até agora ainda não se viu quase nada. Mas era importante o Composite fechar abaixo dos 2078 pontos mais ou menos, e o S&P fechar próximo dos 1200. Mas está difícil.
Qual difícil, qual carapuça, ó Bull! Foi lá direitinho... e fechou no mínimo... certinho!
E eu que já ficava contente se ele fechasse até nos 1210. Sou pouco ambicioso, está visto...
Mas olha que o Proença dá tau-tau à gente, se lhe dissermos que vamos alongar... agora que ele está satisfeitíssimo da vida lá com o tal triângulo, mais a LT... rosa ou azul, já nem sei... mai-la a sardinhada e o São João maganão... viva o Proença que é sábio e que pensa... mais este gnomito de lábia imensa!!!
Pois eu também penso como tu, isto de estar curto no DAX para aproveitar meros ressaltos não compensa. O melhor é mesmo imitarmos o prudente JAS... o mais sagaz!...
Ainda assim, e de acordo com o tal almanaque onde vem registada a sazonalidade, podemos ter mais 2 ou 3 dias de quedas, mas já me dou por satisfeito se o DAX vier abaixo dos 4600... a gente sabe lá quando é que ele dispara!!!
Bem, o S&P caiu uns 1,2% desde o fecho na Europa, foram quase 15 pontos. Mesmo que o DAX resolva só descontar metade, quer-me parecer que aos 4600 ele sempre vem... espero! Há depois outro fenómeno possível a considerar, e que já se verificou no passado dia 15, quando o DAX veio aos 4538 numa sessão em que caiu quase 1%. É que esta força relativa pode momentaneamente transformar-se em fraqueza e assim assistirmos a alguma queda mais violenta, ainda que transitória.
Bem, vou ver o que o Cárpatos diz no Bolsamania, e amanhã é dia de levantar cedinho - acorda, ó JAS!... olha o call a andar p'ra trás!
E agora, vamos à sopa de favas e cenoura, que parece que nos saiu o brinde... ó lucrinhos, a mim vinde!!!
E é que estou mesmo a precisar duns bons lucros como sei lá o quê, que o raio das penny stocks não há meio de subirem coisa que se veja!!!
Este mês está mesmo fraco p'ra estas bandas, pode ser que a gente se desforre nos 5 dias que ainda faltam... fora co'os prejuízos que me assaltam!
So... a good night sleep and a merry heart... warm and deep!
leprechaun
(...and dream of sheep!
PS: Sim! As ovelhinhas lindas, lindas, lindas e tenrinhas... as minhas amadas e tão jovens amiguinhas!!! Yeah... criança com criancinhas!!!
Boas Leprechaun. Foi mesmo esse o Put que eu investi. É arriscado? Os outros também o são, a diferença é que a maneira de perder é diferente. Eu posso perder por levar KO e se fosse num Put com barreira lá para os 4700 se calhar com um pouco de teimosia minha ainda podia perder mais.
Mas falando de tendências, eu vou desistir dos puts. Só mesmo quando os futuros estiverem vermelhões é que vale a pena, porque o DAX está mais bull que eu sei lá. É à prova de tudo. E esta queda dos States mais parece um "tomar balanço" para nova subida, pois a queda até nem está a ser nada de especial. Até agora ainda não se viu quase nada. Mas era importante o Composite fechar abaixo dos 2078 pontos mais ou menos, e o S&P fechar próximo dos 1200. MAs está difícil. Abraço e BN.
Mas falando de tendências, eu vou desistir dos puts. Só mesmo quando os futuros estiverem vermelhões é que vale a pena, porque o DAX está mais bull que eu sei lá. É à prova de tudo. E esta queda dos States mais parece um "tomar balanço" para nova subida, pois a queda até nem está a ser nada de especial. Até agora ainda não se viu quase nada. Mas era importante o Composite fechar abaixo dos 2078 pontos mais ou menos, e o S&P fechar próximo dos 1200. MAs está difícil. Abraço e BN.
TW 4675 e 4700: duas apostas seguras...
rmachado Escreveu:Tinha eu aqui os meus Puts, mas como começei a ver os States a trepar, tremi e vendi, que ultimanente tenho-me dado mal com Puts... foram 10% à vida...
Mas agora vamos com quedas de 1%... nos futuros do NDX, enfim gato escladado...
Bem, ó Machado... eram talvez os mesmos put de que o Bullpower falava, creio, com strike a 4650.
Obviamente, esses são demasiado perigosos. Aliás, não há nenhum put que seja seguro neste momento. E creio ter chegado mesmo a altura ideal para alongar definitivamente e sem medo. Entre amanhã e terça-feira, o mais tardar, em especial se o DAX baixar dos 4600 e se aproximar dos 4570, quem acredita que vamos ter um Verão sempre a subir pode aviar os call... e cantar em si bemol!
Claro que tudo é sempre incerto e, como já disse ao JAS, parece-me que a escolha dele, um TW com strike a 4475 é a mais acertada e prudente. Mas quem for mais ousado também pode comprar o 4500. Ainda vou estudar bem ambas as hipóteses.
Quanto aos warrants normais, continuo a afirmar que a compra do 5000 com maturidade em Setembro, a 0,06 ou mesmo 0,05 se possível, é um negócio da China. E eu vou pagar para ver, claro, isto é... quero com ele enriquecer!
Bem, vamos lá ver que acontece na hora e meia final... é um jogo de futebol... com bolero e muito sol!
O S&P recuperou para os 1208, o que é normal, mas seria bom que não passasse dos 1209-1210... veremos...
É que, traduzindo isto em termos de DAX, o S&P está cerca de 7 pontos abaixo do valor das 16:30h o que daria uma cotação ainda acima dos 4600 no índice alemão, sem contar com os futuros nocturnos, claro.
Bem, 4600 já está bom para mim, não sou muito ambicioso! I hope he gets there tomorrow morning soon... yeah!... quanto mais cedo melhor!
Ó DAX, sê um amor...
leprechaun
(...deixa-me ganhar sem dor!
PS: Still my heart is happy... come what may!!!
I may become penniless but this treasure inside can not be stolen from me... NEVER!!!
And this wonderful feeling is such a precious gift that no riches can ver repay it...
Thank You... Thank You... merciful Life and my beautiful Mother... Thank You forever... and always!!!!!!
Pois é caro lep.
Tinha eu aqui os meus Puts, mas como começei a ver os States a trepar, tremi e vendi, que ultimanente tenho me dado mal com Puts... foram 10% a vida...
Melhores dias virão.. mas penso que hoje deve ser um tipico dia de "mais-valias"... os dados não foram assim tão maus, o Petroil é que teima em baixar...
Tinha eu aqui os meus Puts, mas como começei a ver os States a trepar, tremi e vendi, que ultimanente tenho me dado mal com Puts... foram 10% a vida...
Melhores dias virão.. mas penso que hoje deve ser um tipico dia de "mais-valias"... os dados não foram assim tão maus, o Petroil é que teima em baixar...
- Registado: 24/8/2004 10:42
Boxe... a estas horas?! :o)
BullPower Escreveu:Eu penso é que vamos levar um belo KO. Há muito que não levo nenhum, já estranhava.
Ó Bull... Power...
...happy is the hour!
Falas, naturalmente, do TW com strike a 4650, uma aposta excessivamente arriscada nas actuais circunstâncias, mas talvez compensadora se o DAX resolver mesmo comportar-se a contento!
Mas esse risco não chegou a ser muito elevado, de facto, já que a 1ª resistência aguentou bem os embates do DAX, mesmo já no after-hours, em que o índice subiu até aos valores matinais.
Por mim continuo confiante, como sempre. Esta é uma semana de baixa para os índices americanos, logo é só esperar que o DAX repare que os primos não estão a subir... certo?
Mas quem está a jogar correctamente é o JAS, que se tivesse o hábito salutar de se levantar cedinho... como nós!...
E aí está outra conclusão muito importante: dispor sempre de algum capital para oportunidades inesperadas, ou seja, no caso do DAX, grandes quedas ou grandes descidas muito rápidas, nas quais se pode aproveitar um previsível ressalto, e que hoje foi de uns 30 pontos (!!!), se contarmos o período após fecho.
E vês como o S&P é bem mandado? Ele aí está de novo no 1º suporte, vamos lá ver se o quebra desta feita e fecha o mais próximo possível dos 1207, onde está o 2º suporte. Caso contrário, não vejo o DAX abaixo dos 4600, se bem que ainda temos os futuros nocturnos a dar a indicação quanto à tendência do dia.
Entretanto, o L-DAX recuou para os 4622, o que é ainda muito alto! Quanto aos futuros de Setembro, também andam por aí, mais ponto menos ponto... 4445 (4621) neste momento. Mas já desceram mais de 20 pontos desde o pico nos 4665 (4641 no cash), logo tudo vai muito bem encaminhado...
Fear not... ó soldado!
leprechaun
(...confiante e sossegado!
PS: Tudo bem vermelho de novo lá pelos States, justamente o que nos convém... ó Touro de Sacavém!!!
Ah! espera... 2º suporte à vista... 1208... hoje é dia de conquista!!! Mas claro que é muito importante que não resolva recuperar no final, um fecho abaixo dos 1210-11 era o ideal... e se fosse aos 1205... óptimo!!!
Outra performance espantosa do DAX!!! :o)
Simplesmente impressionante a extraordinária pujança do DAX... que mais dizer?
Hoje, pela primeira vez, o índice negociou sempre acima dos 4600 pontos, algo que já vinha ameaçando nos 2 últimos dias, em que só quebrou essa marca por 1 e 5 pontos, respectivamente ontem e anteontem.
Novos máximos do ano, tanto no intraday, 4637, como no fecho, 4627, dispensam muitos comentários. Ainda assim pode acrescentar-se que o novo máximo corresponde à 1ª resistência intraday, que foi testada mas não superada. Já na parte da tarde e após a abertura em Wall Street, o DAX quebrou em baixa o Pivot point (4618), quase atingindo o 1º suporte (4601), tendo feito o mínimo do dia 3 pontos acima desse valor. No final, com a recuperação dos States... mais notícias, pela certa... o DAX regressou aos valores da abertura, tendo recuperado 25 pontos em pouco mais de uma hora.
Logo, podem os States lateralizar mas o DAX é sempre a aviar! Bem, algum dia há-de chegar a indispensável retracção e amanhã, sexta-feira, até é uma ocasião propícia para tal...
Para amanhã, os números do Pivot point são estes:
Cada vez mais altos, claro, e só o 2º suporte fica abaixo dos 4600. Mas no dia em que acontecer uma queda mais pronunciada, é justamente esse o ponto a vigiar. E tendo em conta o comportamento dos índices americanos esta semana, continuo à espera dessa correcção mais marcada no DAX. Talvez até aos 4570 pontos, dificilmente mais do que isso, o que já representa quase 60 pontos a menos – 1,23% – em relação ao fecho de hoje. Este cenário corresponderia a uma ida do S&P até aos 1205 pontos, dando já alguma margem a uma sobrereacção do DAX que compense esta força relativa do índice alemão comparativamente aos congéneres americanos.
Veremos se a bola de cristal continua límpida, se bem que era muito mais importante que a negociação fosse bem melhor sucedida do que tem sido até agora. Mas pelo menos alguma coisa se aprende, e tenho agora uma ideia muito mais concreta daquilo que devo fazer e do modo como posso melhor alocar o capital de que ainda vier a dispor. Sim, vou fazer um aumento de capital como o JAS... e espero que não demore muito!
E vejamos agora o que acontece além Atlântico, onde o Nasdaq hoje se apresenta bem mais forte do que Dow e S&P. Quanto a este, o ideal é que fechasse negativo, naturalmente. É de notar que o índice tem sempre reagido muito bem ao 1º suporte intraday, nunca o tendo quebrado já desde o dia 3 deste mês. Ora, se estamos em período de correcção, por muito ligeira que seja, uma ida ao 2º suporte, hoje nos 1207, é quase obrigatória. E com o fim de semana a avizinhar-se a ocasião é propícia. Logo, talvez seja hoje que o S&P fecha abaixo dos 1210, é esse o meu palpite.
Mas o DAX é dinamite...
leprechaun
(...corre... foge... hurry... vite!!!
)
Hoje, pela primeira vez, o índice negociou sempre acima dos 4600 pontos, algo que já vinha ameaçando nos 2 últimos dias, em que só quebrou essa marca por 1 e 5 pontos, respectivamente ontem e anteontem.
Novos máximos do ano, tanto no intraday, 4637, como no fecho, 4627, dispensam muitos comentários. Ainda assim pode acrescentar-se que o novo máximo corresponde à 1ª resistência intraday, que foi testada mas não superada. Já na parte da tarde e após a abertura em Wall Street, o DAX quebrou em baixa o Pivot point (4618), quase atingindo o 1º suporte (4601), tendo feito o mínimo do dia 3 pontos acima desse valor. No final, com a recuperação dos States... mais notícias, pela certa... o DAX regressou aos valores da abertura, tendo recuperado 25 pontos em pouco mais de uma hora.
Logo, podem os States lateralizar mas o DAX é sempre a aviar! Bem, algum dia há-de chegar a indispensável retracção e amanhã, sexta-feira, até é uma ocasião propícia para tal...
Para amanhã, os números do Pivot point são estes:
Cada vez mais altos, claro, e só o 2º suporte fica abaixo dos 4600. Mas no dia em que acontecer uma queda mais pronunciada, é justamente esse o ponto a vigiar. E tendo em conta o comportamento dos índices americanos esta semana, continuo à espera dessa correcção mais marcada no DAX. Talvez até aos 4570 pontos, dificilmente mais do que isso, o que já representa quase 60 pontos a menos – 1,23% – em relação ao fecho de hoje. Este cenário corresponderia a uma ida do S&P até aos 1205 pontos, dando já alguma margem a uma sobrereacção do DAX que compense esta força relativa do índice alemão comparativamente aos congéneres americanos.
Veremos se a bola de cristal continua límpida, se bem que era muito mais importante que a negociação fosse bem melhor sucedida do que tem sido até agora. Mas pelo menos alguma coisa se aprende, e tenho agora uma ideia muito mais concreta daquilo que devo fazer e do modo como posso melhor alocar o capital de que ainda vier a dispor. Sim, vou fazer um aumento de capital como o JAS... e espero que não demore muito!
E vejamos agora o que acontece além Atlântico, onde o Nasdaq hoje se apresenta bem mais forte do que Dow e S&P. Quanto a este, o ideal é que fechasse negativo, naturalmente. É de notar que o índice tem sempre reagido muito bem ao 1º suporte intraday, nunca o tendo quebrado já desde o dia 3 deste mês. Ora, se estamos em período de correcção, por muito ligeira que seja, uma ida ao 2º suporte, hoje nos 1207, é quase obrigatória. E com o fim de semana a avizinhar-se a ocasião é propícia. Logo, talvez seja hoje que o S&P fecha abaixo dos 1210, é esse o meu palpite.
Mas o DAX é dinamite...
leprechaun
(...corre... foge... hurry... vite!!!
You're right... e lá vão 3!!! :o)
cook Escreveu:mas já foram feitos novos máximos. ontem o máximo foi a 4635,7 e hoje já tocou os 4636,1. Por pouco, mas ainda assim, novo máximo....
É verdade, ó Cook!
Nem tinha reparado nisso. De facto, o DAX fez um novo máximo, ainda que só por décimas, creio que na 1ª hora da sessão, nos 4636,19. A vida está realmente difícil para quem pensa que isto vai descer um bocadinho... nem é preciso muito, até ao 1º suporte (4601) já me basta!
Entretanto, a PT voltou a andar para trás, e o MM chegou a cotá-la a uns inacreditáveis... 0,07-0,08!!!
Bem, vou continuar a descascar favas, há que preparar o almoço. Mas espero só encontrá-las na sopa e que por aqui me saia um brinde... isso é que seria lindo!
Desce, ó DAX, sê bem vindo...
leprechaun
(...que vamos cantando e rindo!
Outro dia, outra batalha...
E o pior é que é grande a incerteza acerca do desfecho dessa guerra. Porque a estou a travar do lado errado ou, pelo menos, do mais difícil. Mas já que assim estou colocado no terreno, resta-me apenas preparar a estratégia...
Recordemos os números do Pivot point para hoje:
P: 4.618 R1: 4.637 R2: 4.655 S1: 4.601 S2: 4.582 H: 4.646 L: 4.609
Como se poderia prever, a sessão tem decorrido acima do Pivot e abaixo da 1ª resistência, que coincide praticamente com os máximos do ano. Creio que ainda não houve 3 sessões seguidas em que fossem feitos novos máximos... e espero que hoje não seja excepção!
De resto, enquanto nos mantivermos por aqui não há muito mais a dizer. Logo, resta aguardar que o DAX se decida... para cima, para baixo... ou para o lado!
Quanto aos futuros americanos, e contrariamente aos 2 últimos dias, hoje estão basicamente flat, e até com um bias ligeiramente negativo, não dando pois indicação nenhuma de qualquer tendência muito definida.
E nada mais tenho a dizer neste brevíssimo update!
Pão de centeio, fruta e leite...
leprechaun
(...e o estômago que se ajeite!
)
Recordemos os números do Pivot point para hoje:
Como se poderia prever, a sessão tem decorrido acima do Pivot e abaixo da 1ª resistência, que coincide praticamente com os máximos do ano. Creio que ainda não houve 3 sessões seguidas em que fossem feitos novos máximos... e espero que hoje não seja excepção!
De resto, enquanto nos mantivermos por aqui não há muito mais a dizer. Logo, resta aguardar que o DAX se decida... para cima, para baixo... ou para o lado!
Quanto aos futuros americanos, e contrariamente aos 2 últimos dias, hoje estão basicamente flat, e até com um bias ligeiramente negativo, não dando pois indicação nenhuma de qualquer tendência muito definida.
E nada mais tenho a dizer neste brevíssimo update!
Pão de centeio, fruta e leite...
leprechaun
(...e o estômago que se ajeite!
A importância do capital inicial
Olá, dudu!
Hum... isso é nome de pássaro já extinto, quer-me parecer...
Mas aqui, quem corre risco de extinção sou eu... que o capital vai-se erodindo, ainda que lentamente...
Aliás, esse é mesmo um dos pontos fulcrais que vou ter de equacionar proximamente. Li algures que o capital mínimo para investir em bolsa deve ser de 10.000 euros. Eu apenas consegui dispor de metade dessa quantia, o que não me tem permitido, de facto, uma flexibilidade suficiente para investir em simultâneo nos warrants e nas acções.
De resto, estou plenamente de acordo com essa visão relativamente ao potencial de valorização que os warrants, quando comprados no momento certo, proporcionam. Se bem que, no intraday, seja mais difícil identificar os possíveis pontos de inversão, mesmo recorrendo aos números fornecidos pelo método do Pivot point. Aliás, até no muito curto prazo - alguns dias - não é fácil prever as tendências.
O ideal é mesmo ter uma visão de médio prazo - algumas semanas até 2/3 meses - e escolher os warrants, turbo ou outros, que melhor se adequem aos targets que temos em mente.
Por exemplo, também apostei nesse warrant da PT, que me parece ainda subvalorizado e com bom potencial de subida. Mas, e a exemplo do que já tem sucedido em situações similares, vou ter de vendê-lo antes ainda do target previsto, já que necessito periodicamente de realizar mais-valias... ou menos-valias, tanto faz... de modo a alimentar a minha conta corrente, sempre muito magrinha...
Daí, como dizia no início, a importância de dispor de um capital fixo mínimo para investimento em bolsa, sem a pressão quase diária de ter de realizar lucros, não podendo muitas vezes deixar que eles se consolidem e vão crescendo.
Por fim, outro ponto muitíssimo importante, em especial na negociação dos warrants, é saber quando se devem assumir as perdas. Os 30% do JAS são uma solução razoável, mas é difícil quantificar à partida um limite máximo de perdas, e continuo a achar mais natural fazê-lo a partir da evolução do subjacente, neste caso o DAX, ou seja, sair de uma posição perdedora se o índice quebra suportes ou resistências muito relevantes, independentemente do montante dos prejuízos acumulados nessa altura. É claro que ele pode recuar e virar a nosso favor, como me aconteceu há dias, mas seguir esta simples regra limita por certo males maiores.
Para já, e como tenho dito, encontro-me do lado da anti-tendência, ou seja, estou curto no DAX, uma posição de muito curto prazo e sumamente perigosa. É que mesmo com os índices americanos eventualmente no vermelho, o DAX pode facilmente contrariá-los e é mesmo preciso acertar muito bem no ponto de entrada para poder sair com alguns (magros) lucros. Ainda assim, tenho razões para supor que poderemos assistir a uma quebra mais acentuada na Europa, talvez ainda esta semana, a exemplo do que já tem sucedido em ocasiões anteriores quando novos máximos são fixados sucessivamente. E recordo que nas últimas 4 sessões isso aconteceu por 3 vezes!
So, I guess the time is here for a little slow down. Para já, a América mostra-se bem comportada, o DAX é que teima em não ir atrás... está independente o rapaz!
Mínimos do dia no S&P, que reage a essa zona do 1º suporte intraday (1211). O 2º suporte está nos 1209, veremos se ele ainda o vai testar.
E agora... é hora de passear! Os dados estão lançados, resta esperar...
leprechaun
(...sereno a contemplar...)
Hum... isso é nome de pássaro já extinto, quer-me parecer...
Aliás, esse é mesmo um dos pontos fulcrais que vou ter de equacionar proximamente. Li algures que o capital mínimo para investir em bolsa deve ser de 10.000 euros. Eu apenas consegui dispor de metade dessa quantia, o que não me tem permitido, de facto, uma flexibilidade suficiente para investir em simultâneo nos warrants e nas acções.
De resto, estou plenamente de acordo com essa visão relativamente ao potencial de valorização que os warrants, quando comprados no momento certo, proporcionam. Se bem que, no intraday, seja mais difícil identificar os possíveis pontos de inversão, mesmo recorrendo aos números fornecidos pelo método do Pivot point. Aliás, até no muito curto prazo - alguns dias - não é fácil prever as tendências.
O ideal é mesmo ter uma visão de médio prazo - algumas semanas até 2/3 meses - e escolher os warrants, turbo ou outros, que melhor se adequem aos targets que temos em mente.
Por exemplo, também apostei nesse warrant da PT, que me parece ainda subvalorizado e com bom potencial de subida. Mas, e a exemplo do que já tem sucedido em situações similares, vou ter de vendê-lo antes ainda do target previsto, já que necessito periodicamente de realizar mais-valias... ou menos-valias, tanto faz... de modo a alimentar a minha conta corrente, sempre muito magrinha...
Daí, como dizia no início, a importância de dispor de um capital fixo mínimo para investimento em bolsa, sem a pressão quase diária de ter de realizar lucros, não podendo muitas vezes deixar que eles se consolidem e vão crescendo.
Por fim, outro ponto muitíssimo importante, em especial na negociação dos warrants, é saber quando se devem assumir as perdas. Os 30% do JAS são uma solução razoável, mas é difícil quantificar à partida um limite máximo de perdas, e continuo a achar mais natural fazê-lo a partir da evolução do subjacente, neste caso o DAX, ou seja, sair de uma posição perdedora se o índice quebra suportes ou resistências muito relevantes, independentemente do montante dos prejuízos acumulados nessa altura. É claro que ele pode recuar e virar a nosso favor, como me aconteceu há dias, mas seguir esta simples regra limita por certo males maiores.
Para já, e como tenho dito, encontro-me do lado da anti-tendência, ou seja, estou curto no DAX, uma posição de muito curto prazo e sumamente perigosa. É que mesmo com os índices americanos eventualmente no vermelho, o DAX pode facilmente contrariá-los e é mesmo preciso acertar muito bem no ponto de entrada para poder sair com alguns (magros) lucros. Ainda assim, tenho razões para supor que poderemos assistir a uma quebra mais acentuada na Europa, talvez ainda esta semana, a exemplo do que já tem sucedido em ocasiões anteriores quando novos máximos são fixados sucessivamente. E recordo que nas últimas 4 sessões isso aconteceu por 3 vezes!
So, I guess the time is here for a little slow down. Para já, a América mostra-se bem comportada, o DAX é que teima em não ir atrás... está independente o rapaz!
Mínimos do dia no S&P, que reage a essa zona do 1º suporte intraday (1211). O 2º suporte está nos 1209, veremos se ele ainda o vai testar.
E agora... é hora de passear! Os dados estão lançados, resta esperar...
leprechaun
(...sereno a contemplar...)
ola´leprechaun
escreveste :
efectivamente tenho pena que assim seja, que não aproveites as análises que tão bem identificas...
nesta época, e até à proxima correcção - que deve estar já aí ao virar da esquina, ou talvez não - tem-me parecido mais fácil do que imaginava negociar em warrants, e dos 2 tipos - W e TW
desde que me estrei em warrants na vida real, em 18 de maio passado, e a caminho de 7 trades positivos e um negativo, e sem perceber nada disto, já vou com +90% de lucro em relação ao valor inicialmente e sempre reinvestido, o tal capital de risco, curtinho por natureza
estes tem sido só calls do DAX (o put foi o que me estragou tudo)
e sem put no intraday, visto não ter tempo para seguir o mercado on-line
entrei já tb num call da PTC, o 7402I, para set/05, target 8.75, já que acho que aquilo já tem pernas para andar até à próxima estação...
objectivo : 8.31 (+4% no indice dá +82% aprox no call, com uma exposição de 1:100 e retirando já o factor temporal, isto pelo simulador do Citibank)
é isto que acho fantástico nos warrants
temos uma exposição minima e conseguimos ganhar, se o palpite estiver certo, o mesmo que investindo 100 vezes mais em acções
para nos protegermos devemos usar warrants convencionais acima do subjacente ou tendentes para in-the-money ou tw com margens de segurança ENORMES
e naõ vender à pressa, a não ser por eminencia de KO
e assim é mais dificil algo correr mal
e se mesmo assim nos espatifarmos, a perda está limitada ao valor investido
[/quote]
escreveste :
para mim é preocupante não estar a obter na prática qualquer resultado visível na negociação dos warrants sobre o DAX, isto numa ocasião em que tem sido facílimo negociá-lo, e já desde há várias semanas.
...
Esta é uma oportunidade de ouro para ganhar... e muito! Quem o não souber fazer agora, muito dificilmente o saberá fazer em alturas mais difíceis. So... this is my test, really!
efectivamente tenho pena que assim seja, que não aproveites as análises que tão bem identificas...
nesta época, e até à proxima correcção - que deve estar já aí ao virar da esquina, ou talvez não - tem-me parecido mais fácil do que imaginava negociar em warrants, e dos 2 tipos - W e TW
desde que me estrei em warrants na vida real, em 18 de maio passado, e a caminho de 7 trades positivos e um negativo, e sem perceber nada disto, já vou com +90% de lucro em relação ao valor inicialmente e sempre reinvestido, o tal capital de risco, curtinho por natureza
estes tem sido só calls do DAX (o put foi o que me estragou tudo)
e sem put no intraday, visto não ter tempo para seguir o mercado on-line
entrei já tb num call da PTC, o 7402I, para set/05, target 8.75, já que acho que aquilo já tem pernas para andar até à próxima estação...
objectivo : 8.31 (+4% no indice dá +82% aprox no call, com uma exposição de 1:100 e retirando já o factor temporal, isto pelo simulador do Citibank)
é isto que acho fantástico nos warrants
temos uma exposição minima e conseguimos ganhar, se o palpite estiver certo, o mesmo que investindo 100 vezes mais em acções
para nos protegermos devemos usar warrants convencionais acima do subjacente ou tendentes para in-the-money ou tw com margens de segurança ENORMES
e naõ vender à pressa, a não ser por eminencia de KO
e assim é mais dificil algo correr mal
e se mesmo assim nos espatifarmos, a perda está limitada ao valor investido
[/quote]
- Registado: 4/11/2003 14:49
Outro dia épico no DAX!
Hoje, quase só acompanhei a negociação da parte da tarde, após a abertura dos States.
O DAX teve outro dia fortíssimo, com novos máximos do ano, agora nos 4636 pontos. E claro que também fechou no valor mais alto do ano – 4620 – se bem que tenha recuado um pouco na parte final da sessão. Logo, os índices americanos podem continuar em ligeira correcção, mas tal ainda não se fez sentir do lado de cá do oceano.
Contudo, já que me aventurei prematuramente do lado short, reforcei hoje essa aposta, quando o DAX não me pareceu capaz de voltar a ultrapassar convincentemente a zona da 2ª resistêncoa intraday (4627). Aliás, e uma vez que já tenho a experiência que mudar de planos não é lá grande coisa, se aposto mesmo numa correcção do S&P talvez até aos 1205, na melhor das hipóteses, então devo prosseguir no meu plano de aproveitar algumas ligeiras quedas do DAX, que até se podem converter numa correcção mais acentuada num destes dias. Depois, para a semana, considerarei então a hipótese das entradas longas.
Quanto ao dia de hoje, pouco mais há a dizer. É o 2º dia consecutivo que o DAX faz novos máximos, e desta vez 20 (!) pontos acima da marca atingida ontem, o que é significativo da extraordinária pujança que o índice alemão vem apresentando. Pelo que leio, as perspectivas de uma mudança de governo nas próximas eleições e os rumores acerca de uma possível baixa de juros na Europa vêm alimentando esta ascensão impressionante do DAX, que teve o seu início em finais de Abril e se pode muito bem prolongar durante todo o Verão. Talvez sim ou talvez não, veremos...
Terminado o dia de hoje, na Europa, a atenção volta-se já para o que poderá acontecer amanhã. Os números do Pivot point são cada vez mais estratosféricos, claro...
Mas convém não esquecer que no meio destas subidas pode sempre acontecer uma retracção mais significativa. É isso mesmo que espero, e talvez amanhã os valores dos suportes intraday sejam os mais importantes da sessão. Claro que para poder afirmá-lo com mais segurança, resta ainda esperar pelo final da sessão nos States e ver também como se comportam os futuros nocturnos, os quais foram determinantes hoje para a fulgurante subida matinal do DAX.
Por sua vez, a PT parece finalmente arribar, e os meus warrants lá vão subindo um cêntimo por dia... óptimo! É uma aposta muito modesta, mas sempre me pareceu que as probabilidades de êxito eram elevadas. E nem vou esperar muito mais tempo, conto vendê-las já esta semana, que devo concentrar toda a minha atenção no DAX e não desperdiçá-la por muitas outras solicitações.
Quanto às penny stocks, o plano é também começar a vendê-las ao melhor preço, mesmo com prejuízo, à medida que vão recuperando, como já sucedeu hoje, de modo a libertar o máximo capital possível para a negociação no DAX. Continuo a sustentar que esta é uma ocasião única para realizar proventos substanciais para quem se posicionar correctamente e no momento certo.
Em conclusão: curto esta semana e muito provavelmente longo já na próxima. É este o master plan a ser seguido, se tudo correr conforme o previsto, claro.
And tomorrow will be another winning day... come what may!!!
leprechaun
(...through thick and thin... I STAY!!!)
O DAX teve outro dia fortíssimo, com novos máximos do ano, agora nos 4636 pontos. E claro que também fechou no valor mais alto do ano – 4620 – se bem que tenha recuado um pouco na parte final da sessão. Logo, os índices americanos podem continuar em ligeira correcção, mas tal ainda não se fez sentir do lado de cá do oceano.
Contudo, já que me aventurei prematuramente do lado short, reforcei hoje essa aposta, quando o DAX não me pareceu capaz de voltar a ultrapassar convincentemente a zona da 2ª resistêncoa intraday (4627). Aliás, e uma vez que já tenho a experiência que mudar de planos não é lá grande coisa, se aposto mesmo numa correcção do S&P talvez até aos 1205, na melhor das hipóteses, então devo prosseguir no meu plano de aproveitar algumas ligeiras quedas do DAX, que até se podem converter numa correcção mais acentuada num destes dias. Depois, para a semana, considerarei então a hipótese das entradas longas.
Quanto ao dia de hoje, pouco mais há a dizer. É o 2º dia consecutivo que o DAX faz novos máximos, e desta vez 20 (!) pontos acima da marca atingida ontem, o que é significativo da extraordinária pujança que o índice alemão vem apresentando. Pelo que leio, as perspectivas de uma mudança de governo nas próximas eleições e os rumores acerca de uma possível baixa de juros na Europa vêm alimentando esta ascensão impressionante do DAX, que teve o seu início em finais de Abril e se pode muito bem prolongar durante todo o Verão. Talvez sim ou talvez não, veremos...
Terminado o dia de hoje, na Europa, a atenção volta-se já para o que poderá acontecer amanhã. Os números do Pivot point são cada vez mais estratosféricos, claro...
Mas convém não esquecer que no meio destas subidas pode sempre acontecer uma retracção mais significativa. É isso mesmo que espero, e talvez amanhã os valores dos suportes intraday sejam os mais importantes da sessão. Claro que para poder afirmá-lo com mais segurança, resta ainda esperar pelo final da sessão nos States e ver também como se comportam os futuros nocturnos, os quais foram determinantes hoje para a fulgurante subida matinal do DAX.
Por sua vez, a PT parece finalmente arribar, e os meus warrants lá vão subindo um cêntimo por dia... óptimo! É uma aposta muito modesta, mas sempre me pareceu que as probabilidades de êxito eram elevadas. E nem vou esperar muito mais tempo, conto vendê-las já esta semana, que devo concentrar toda a minha atenção no DAX e não desperdiçá-la por muitas outras solicitações.
Quanto às penny stocks, o plano é também começar a vendê-las ao melhor preço, mesmo com prejuízo, à medida que vão recuperando, como já sucedeu hoje, de modo a libertar o máximo capital possível para a negociação no DAX. Continuo a sustentar que esta é uma ocasião única para realizar proventos substanciais para quem se posicionar correctamente e no momento certo.
Em conclusão: curto esta semana e muito provavelmente longo já na próxima. É este o master plan a ser seguido, se tudo correr conforme o previsto, claro.
And tomorrow will be another winning day... come what may!!!
leprechaun
(...through thick and thin... I STAY!!!)
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, aiai, Ano nimus, Bing [Bot], Burbano, cali010201, Goya777, iniciado1, Lisboa_Casino, m-m, Minsk, MR32, nunorpsilva, O Magriço, OffTheRecord, PAULOJOAO, PMP69, SalvaFP, SerCyc, Simplório, TTM62 e 896 visitantes