Caldeirão da Bolsa

Esta seria uma bomba forte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

a questão da evoluçao dos juros

por Karamba » 23/6/2005 13:34

nos States tem feito correr muita tinta. O próprio Greenspan tem dito publicamente que eles (FED) não conseguem interpretar o comportamento do mercado dos treasuries de longo prazo de há um ano para cá. O homem chegou a dizer que por muitas obrigações que os chineses ou os fundos de pensões etc etc comprem, dada a colossal liquidez e profundidade do mercado de dívida americana, isso não "serve" para explicar aquela curva de rendimentos.

Por exemplo, o Roach, há não muito tempo, dizia que o Fed deveria levar os juros, gradualmente, até aos 5%.

Os analistas do BPI, acham que devido à recente aceleração da globalização, a duração dos ciclos económicos pode ter encurtado ...

Há imensas interpretações, mas o melhor mesmo é, como há tempos dizia Bill Gross, observar o melhor economista do Mundo, que segundo ele é o 10Y.

Abraço.

Registado: 11/12/2002 2:48

por djovarius » 23/6/2005 13:06

Esse cenário, de corte de juros, não é viável.

O Bill Gross é muito "bearish" em relação ao futuro da Economia dos EUA. Sempre foi. Mas agora está a dar-se bem porque as Obrigações têm subida muito nos últimos anos.
Mas isso não é devido a qualquer crise. É apenas sinal de:
Arrefecimento económico à vista (com o PIB a arrefecer para uns 3%(previusão).
E grande procura por activos de baixo risco, em função da extrema liquidez (nem todo o capital procura rendibilidade maiores, uma parte quer baixo risco).

Isso não força o FED a cortar juros. Vai apenas parar de subi-los muito em breve, devendo mante-los, o que não anormal.
Veja-se o caso do BCE...

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por D1as » 23/6/2005 12:25

AC,

Sugiro que leias o artigo do Marco António, "Breve história dos Crashes".

Se reparares, o padrão é fundamentalmente o mesmo:
1)Subida continuada durante uns anos
2)Pausa na subida com uma retração "maior que o normal"
3)Subida fulgurante que não chega a quebrar os máximos antes do início da retração que falei em 2)
4)Crash

O Rato, do FMI, falou no fim do ponto 2), e o que falou é que os mercados poderiam sofrer um Crash.
Neste momento, se não quebrarmos os máximos, temos o ponto 3) concluído...

Assumindo que vamos ter um ponto 4), o que achas que a FED fará, dado que a "cartada" do Dollar fraco está já usada? Baixar as taxas. É por isso que digo que o Gross deve ter feito este raciocínio, tendo eu extrapolado que ele espera um Crash.

Enfim, just some thoughts... :)

Registado: 7/11/2002 19:47

Ulisses ..........

por AC » 22/6/2005 21:06

tal como tu o afirmas, eu tenho uma opinão diferente á dele, e como tal tenho esse direito.
Agora a minha sincera opinião, é que não vamos ter nenhum crash este ano 2005, pois o sentimento do mercado nesta altura do ano, faz-me lembrar a mesma época em 2003, ou seja o inico de uma pequena bolha.
Com o petróleo nestes niveis, se fosse a existir um crash, já teria acontecido nas proximidades dos 50$, acontece que os USA continuam a crescer com estes niveis , por isso á que esperar e ver os próximos dados económicos nomeadamente o GDP, antes de atirar areia para a praça.
Mais vale um pássaro na mão que dois a voar

www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks

Registado: 12/7/2004 10:54

por Ulisses Pereira » 22/6/2005 19:53

AC, não seria bem melhor se em vez de o chamares de aldrabão e "enganador" contrapusesses os teus argumentos ao dele? É que nem tu nem eu conhecemos pessoalmente o Bill Gross, mas ambos temos acesso às suas ideias.

É muito mais interessante discutir ideias do que discutir pessoas. Ainda mais as que não conhecemos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Surfer ...............

por AC » 22/6/2005 19:49

como surfista de tempos livres, certamente já ouviste falar no Praia Atlântico ( Campeonato do Mundo ) aqui em Valadares á uns anos atrás, fica sabendo que até é um dos meus desportos favoritos, embora já não o pratique.
Quanto ás gargalhadas em frente ao monitor, é fruto de ler muitas anedotas de alguns " mestres da bolsa ", enfim !!! Quanto a conhecimentos de bolsa, tenho muita experiência, embora para mim os livros pouca importa, o fundamental, é saber analisar correctamente/técnicamente os dados económicos, o resto é fruto dos sentimentos.
Como qualquer ser humano, o erro também faz parte da minha vida, agora fico estupefacto quando alguém vinca muito os comentários deste senhor, que se estivesse a falar verdade, não vinha dar ao mercado o ÁS de trunfo.
Cá pra mim, este pessoal está farto de shortar, e como o mercado está prestes a estourar algumas resistências, tentam de qq forma protagnizar aqui algum alarido.

:)

o melhor é pôr aqui o que ele referiu

por Karamba » 22/6/2005 19:25

(ele admite haver espaço para mais subidas nos juros de curto prazo, e depois para cortes). Para nós, microscópicos especuladores, tudo isto é indiferente, nem consigo perceber o porquê desta troca de mimos completamente despropositada.

----------------------------

Gross, founder and chief investment officer of Pimco LLC, told an audience at the Morningstar Investment Conference in Chicago that he's bullish on long-term Treasurys and German government debt.

"We're in a low-return world, not just for bonds, but for stocks, hedge funds and real estate," Gross said.

In bond trading on Tuesday afternoon, the yield on the 10-year Treasury was quoted at 4.06%.

Slower economic growth could push the U.S. inflation rate to 1.0% to 1.5%, Gross said.

Gross said Pimco has been a seller of U.S. government inflation-protected securities, but added that these specialized Treasurys as have a place in an investment portfolio.

"It's still a decent piece of insurance protection in case we're wrong," he said.

He said the Fed funds rate could peak at 3.5% this summer vs. its current level of 3.0%, and he ventured that the central bank could begin cutting its short-term lending rate as early as the end of the year.

Bond investors have responded to Fed rate hikes with caution, buying shorter-term bonds that can be rolled over at higher yields.

The rising-rate headwind hasn't buffeted U.S. bonds, which are outperforming stocks so far this year. Long government bond funds rose 3.5% this year on average through Monday, according to Morningstar, the investment research firm, while intermediate-term bond funds added 1.3%. In contrast, the top stock fund category -- mid-cap value -- rose 2.9%.

Gross said the prospect of benign inflation and Fed easing in the not-distant future favors longer-term debt.

"Extend your maturity and lock up those yields," he said. Many pension funds already are following that plan, he added.

Opportunities also exist in German government bonds, said Gross, who includes the debt in the Pimco Total Return Fund (PTTAX: news, chart, profile) he manages. The $83.2 billion intermediate-term bond fund gained 2% so far this year, according to Morningstar.

"Germany and many countries in Europe are beginning to resemble Japan in demographics and economic decay," he said. German bonds offer a combination of attractive yield and currency appreciation when income is repatriated into dollars, he noted.

Registado: 11/12/2002 2:48

Re: No final vamos ter .............

por Surfer » 22/6/2005 18:59

AC Escreveu:Surfer gostaria imenso de conhecer-te, deves cá ser uma pessoa muito interessante e com sentido de humor bem apurado, pena é que tenhas escolhido o Avastar um pouco desadequado ao teu perfil. :) :) :)

Caro AC,

Como já eu vez te referi sobre a minha pessoa, sou um membro deste fórum e de outro(s), escrevo (escrevia) sobre os mercados desde Abril de 2000 (em pleno incio do anterior bearmarket), tive o prazer e a oportunidade de conhecer e fazer alguns amigos em convivos patrocionados pelas comunidades desta natureza, quem me conhece sabe que sou um adulto jovem normal como qualquer outro, nada mais tenho para dizer sobre mim para além do que escrevo aqui e espero que isso seja suficiente para alimentar essa sua curiosidade.

Sobre o meu avatar (não avastar!) vem do tempo que estavamos ainda a viver em pleno bearmarket e em jeito de brincadeira e simpatia pelo animal em questão e icone do então actual momentum dos mercados adoptei este avatar e não mais o alterei.

O avatar como icone em relação ao momentum actual já não faz sentido, mas como simpatizo mais com a natureza deste animal em relação ao touro, fica este...Por enquanto!

Mas existe ainda outro motivo pelo qual mantenho este avatar, sendo o urso um icone do bearmarket, foi em 2000 que me iniciei na bolsa, altura que em como qualquer inexperiente e perante o inicio de um bearmarket muito duro e dificil, perdi uma grande parte do que investi.

Na altura para mim mais importante que o dinheiro, era aprender e adquirir conhecimento, humildemente procurei pessoas que me pudessem ajudar, encontrei-as aqui (na altura ainda não existia o Caldeirão, era o Sic-Online) e noutros site(s). Estudei, li bastantes livros que ainda hoje releio por vezes, troquei imensas experiências e conhecimentos com esta e outras comunidades semelhantes e felizmente hoje recuperei o pouco que investi no inicio e tive mais proveitos.

Hoje o que sou e faço nos mercados é fruto de um passado recente em que convivi e aprendi com algumas pessoas daqui e de outros espaços. A eles continuo grato e feliz por ainda os ver aqui a escrever e poder continuar aprender com eles. São estes o motivos de manter o meu avatar.

O meu nick é simples. É o meu desporto favorito e ainda hoje ao fim de 12 anos o pratico com um prazer que só quem experimenta pode compreender, imagino que a si seja complicado imagina-lo quanto mais compreende-lo.

O meu humor depende da razão que o provoca ou motiva-o, confesso que voce por vezes é a razão e motivo de umas boas gargalhadas aqui virado para o monitor. Mas acredite que não é pelas melhores razões ou motivos, infelizmente.
:lol:

Sem ressentimentos...
Surfer 8-)
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

No final vamos ter .............

por AC » 22/6/2005 17:52

o DOW nos 5000 pontos :), eh ! eh ! preparem-se para vê-lo acima dos 12000, e mais não digo, deixo o resto para os Bruxos. :) :) :)

Surfer gostaria imenso de conhecer-te, deves cá ser uma pessoa muito interessante e com sentido de humor bem apurado, pena é que tenhas escolhido o Avastar um pouco desadequado ao teu perfil. :) :) :)

Eu conselho para aqueles que têm pouca experiênncia nos mercados internacionais :
- Sigam o que vêm e não o que ouvem........o resto é CASH !!!

por BullPower » 21/6/2005 22:20

Ulisses Pereira escreveu:
É que o problema é exactamente esse. Hoje em dia basta ser-se famoso e uma pessoa com provas dadas para ter meio caminho andado para lhe chamarem aldrabão...

Ulisses, nem sempre, mas todos nós já estamos fartos de ler comentários de personalidades e instituições ligadas à área financeira que vão provando ao longo do tempo que não têm qualquer tipo de credibilidade e portanto muitas vezes desconfiamos destas declarações sensacionalistas seja de quem for. E como sabemos também que certos famosos que já provaram a sua sabedoria e credibilidade têm o poder de fazer mexer os mercados devido precisamente à credibilidade que têm por parte dos investidores em geral, também podemos desconfiar se essas declarações não têm algo escondido por trás.

Por exemplo, o David Nichols deve ser bastante conhecido nos States e deve ter milhares de leitores assíduos e seguidores das suas análises. Até que ponto é que os comentários dele e de outros como ele não influenciam o mercado. E quem diz o David diz outro qualquer, que pode ter interesses em certos mercados e títulos e que basta lançar uma declaração no sentido do seu próprio proveito.

É claro que nem todos devem agir de má fé. Mas no mundo de capitais... :-k

Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

por Kooc » 21/6/2005 22:20

Pronto, começou por obrigações e acabou a falar das vitórias do Benfica

(obrigações=emprestimo obrigacionista=Vale Azevedo=Benfica=tópico trancado, não tarda nada) :twisted:

Registado: 30/11/2002 0:36

por R_Martins » 21/6/2005 22:15

Ulisses Pereira Escreveu:R. Martins,

É que o problema é exactamente esse. Hoje em dia basta ser-se famoso e uma pessoa com provas dadas para ter meio caminho andado para lhe chamarem aldrabão...

Acho isto incrivel mesmo.

Ulisses

Caro Ulisses

O meu raciocínio relativo ao caso em questão, é o de que: Porque tem esta pessoa que ser séria e não pode
ser o contrário? O direito á dúvida, só isso...
Relativo ás pessoas famosas, porque se sabe mais delas, costumamos dar com casos de verdadeira vigarice.
Vamos por exemplo ao futebol... queres apostar que os sérios (famosos) são tantos como as vitorias do Benfica nos últimos 10 anos?...
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por Kooc » 21/6/2005 22:11

e voltando ao assunto, as obrigações dispararam e o que é que isso significa para as acções (ou pode significar)?

Lá temos que chamar o Dj para nos explicar pela enésima vez os fluxos de capital :oops:

Agora a sério, previsivelmente quais as possiveis consequencias para os mercados, pelo menos para os próximos dias?'

Registado: 30/11/2002 0:36

por Ulisses Pereira » 21/6/2005 22:03

R. Martins,

Acho isto incrivel mesmo.

Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por R_Martins » 21/6/2005 22:01

Old Trader Escreveu:AC para si só há os vigaristas, bandidos e maus carácter de um lado e os ídolos e os maiores dos outros. Em todos os seus posts há um extremismo inacreditavel.
Então a pessoa que é responsável pelo maior fundo de obrigações do mundo é um aldrabão e mentiroso?
Ac, relaxe porque já há stresses a mais neste mundo.

« um aldrabão e mentiroso? »

Mas porque teria que ser sério?
Pergunto eu...
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

Re: Ó Old trader ...............

por Surfer » 21/6/2005 21:57

AC Escreveu:be carefull man !!! Eu stress !!! estás muito enganado caro forense, tomára tu seres tão calmo na bolsa quanto eu !!! Não tenho motivos para stressar, agora dá-me imensa graça este tipo de comentários proferidos por estes artistas do mundo da alta finança, que devem ter as mãos tão quentes de obrigações, que têm que provocar algum panico para passar as batatas quentes para os outros. :)

Isso é a brincar não é?! É mesmo para aqui a malta descontrair à gargalhada... :lol: :lol:

Se for isso....Obrigado! :lol:

Cumps!
Surfer

Ó Old trader ...............

por AC » 21/6/2005 20:11

be carefull man !!! Eu stress !!! estás muito enganado caro forense, tomára tu seres tão calmo na bolsa quanto eu !!! Não tenho motivos para stressar, agora dá-me imensa graça este tipo de comentários proferidos por estes artistas do mundo da alta finança, que devem ter as mãos tão quentes de obrigações, que têm que provocar algum panico para passar as batatas quentes para os outros. :)

por Old Trader » 21/6/2005 19:50

AC para si só há os vigaristas, bandidos e maus carácter de um lado e os ídolos e os maiores dos outros. Em todos os seus posts há um extremismo inacreditavel.
Então a pessoa que é responsável pelo maior fundo de obrigações do mundo é um aldrabão e mentiroso?
Ac, relaxe porque já há stresses a mais neste mundo.
Quem se lembra do crash de 87? E da 1ª OPV da PT? E da Marconi?

Registado: 27/2/2003 15:03

Esse senhor .............

por AC » 21/6/2005 19:39

não passa de um artista que anda no circo a tentar comer os ingenuos que caem na letra dele. Enfim, ainda pessoas que acreditam nos Bruxos !!!!!! Sigam o vosso sistema psicológico e não cedam aos sentimentos dos outros.

por Ulisses Pereira » 21/6/2005 19:23

Se o prognóstico será ou não acertado, não sabemos. O que sabemos é que nas últimas horas as obrigações dispararam (baixando as taxas). Provavelmente, teve o efeito que o Bill Gross queria :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por D1as » 21/6/2005 18:39

Bastava haver um Crash para a FED ter de baixar os juros, já que a "cartada" do Dollar fraco já está usada.

A meu ver, o que o Gross quis dizer é que espera um Crash. Ainda se lembram das declarações do Rato do FMI, não se lembram? Vieram numa altura em que o mercado andava muito fraco e a consequência foi este rally das ultimas semanas. Na altura escrevi no meu caderninho de apontamentos que as declarações do Rato vieram adiar um Crash. E terminei perguntando-me: até quando?

O Gross, pelos vistos, acha que pode começar a qualquer altura apartir de hoje...

É que, alguma coisa tem de ceder: é petróleo a subir com acções a subir e yields a descer com o dollar ainda fraco (apesar de ter ganho um pouco de força este semestre).

Enfim... um verdadeiro cocktail :)

Registado: 7/11/2002 19:47

Re: Esta seria uma bomba forte

por Surfer » 21/6/2005 17:57

Ulisses Pereira Escreveu:Segundo o Briefing.com, Bill Gross, o responsável pelo fundo da Pimco (o maior fundo de obrigações dos Estados Unidos) afirmou que acredita que a FED irá cortar as taxas ainda antes do final do ano. :shock: . Seria uma completa bomba.

Pessoalmente, tenho um enorme respeito pelo Bill Gross pelos fantásticos resultados que ao longo dos anos tem apresentado, mas normalmente gosta de lançar estas tiradas bombásticas (lembram-se do Dow rumo aos 5000?) que ultimamente nunca se têm concretizado.

Mas fiquemos atentos, porque juros e obrigações é com ele ;)

Ulisses

Isso poderia provocar um efeito «Tsunami» nos mercados, quer pela surpresa, quer talvez pela dimensão dos danos! :shock:

Não deve passar de uma «private joke»! :wink:

Cumps
Surfer

Esta seria uma bomba forte

por Ulisses Pereira » 21/6/2005 17:50

Segundo o Briefing.com, Bill Gross, o responsável pelo fundo da Pimco (o maior fundo de obrigações dos Estados Unidos) afirmou que acredita que a FED irá cortar as taxas ainda antes do final do ano. :shock: . Seria uma completa bomba.

Pessoalmente, tenho um enorme respeito pelo Bill Gross pelos fantásticos resultados que ao longo dos anos tem apresentado, mas normalmente gosta de lançar estas tiradas bombásticas (lembram-se do Dow rumo aos 5000?) que ultimamente nunca se têm concretizado.

Mas fiquemos atentos, porque juros e obrigações é com ele ;)

Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google Feedfetcher, Lisboa_Casino, PAULOJOAO e 350 visitantes