Sinal de entrada curta (short)
Proença, não podes ter em conta a variação percentual dos futuros vs o cash, pois eles fecham a horas diferentes...
Jotabil, hoje em dia é fcil assumir posições curtas em quase qualquer local do mundo. Até em Portugal, via CFD`s ou warrants podes entrar curto na maioria das acções do PSI.
Um abraço,
Ulisses
Jotabil, hoje em dia é fcil assumir posições curtas em quase qualquer local do mundo. Até em Portugal, via CFD`s ou warrants podes entrar curto na maioria das acções do PSI.
Um abraço,
Ulisses
Boas. Eu não tenho valores em concreto nem conhecimentos que me permitam opinar com rigor para onde vai o mercado como talvez o Vicente e os restantes caríssimos sabem, mas o padrão intraday do composite e do nasdaq 100 (são iguais na forma) fazem-me lembrar as quedas de Março e Abril. Começa a subir no início e depois vai caíndo, com oscilações. Mas por enquanto ainda não se viu nada de especial. Abraço, BN e não se chateiem uns com os outros
.
Re: Ertai
Vicente Escreveu:Caro amigo Ertai, penso que o seu comentário não foi justo e digo isto porque por exemplo você diz "andar ao sabor do vento " mas quem é que anda ao sabor do vento ????
Desculpe, mas também não queria tornar aquele pequeno comentário numa coisa pessoal.
Era mais um comentário para demonstrar que existem muitos traders que mudam de opinião ao sabor do vento.. (até eu por vezes sofro desse mal)
Não estou a dizer que o Vicente muda a opinião dessa maneira, pois apenas o vi a mudar de opinião agora..
Apenas digo que não estou de acordo relativamente ao valor que referiu para mudar para Bear convicto. E não li suficientes posts seus para poder adiantar mais seja o que for.
Afinal um forum serve para discutir opiniões diversas, e estava apenas aqui em desacordo relativamente a uma opinião, um abraço
Ertai
Caro amigo Ertai, penso que o seu comentário não foi justo e digo isto porque por exemplo você diz "andar ao sabor do vento " mas quem é que anda ao sabor do vento ????
Eu comecei a negociar já faz muitos aninhos e como deve calcular não trabalho à toa e muito menos ao sabor do vento, tenho dados concretos que o rumo do mercado mudou e actuei mediante esses meus dados, agora se ainda não tem nenhum dado quanto a esse novo rumo, ok aí deve permanecer longo nos mercados, aí a história é outra, agora vir dizer que ando a trabalhar ao sabor do vento é que não gostei mesmo.
Um abraço.
P.S.Amanhã depois do fecho dos States venho cá ver se ainda diz que trabalho ao sabor do vento
Eu comecei a negociar já faz muitos aninhos e como deve calcular não trabalho à toa e muito menos ao sabor do vento, tenho dados concretos que o rumo do mercado mudou e actuei mediante esses meus dados, agora se ainda não tem nenhum dado quanto a esse novo rumo, ok aí deve permanecer longo nos mercados, aí a história é outra, agora vir dizer que ando a trabalhar ao sabor do vento é que não gostei mesmo.
Um abraço.
P.S.Amanhã depois do fecho dos States venho cá ver se ainda diz que trabalho ao sabor do vento
- Registado: 2/6/2005 18:39
Ulisses Pereira Escreveu:Proença, apenas para esclarecer que esta diferença entre o valor dos futuros e o valor do índice é perfeitamente natural pois está incorporado o factor "tempo" até à maturidade dos contratos de futuros.
Como estamos ainda muito longe de se vencerem os contratos de futuro, é natural essa "disparidade". Quanto mais nos aproximarmos da data do vencimento, menor será essa diferença.
Um abraço,
Ulisses
Olá Ulisses, por acaso acompanho de perto o mercado de futuros porque aqui pode-se tirar ideia do sentimento do mercado, por norma o mercado anda atrás dos futuros daí que a arbitragem é muito importante (diferente do que falei acima).
Não sei como funcionam os mercados de futuros noutros Países, mas nos EUA só existe diferenças muito elevadas quando a maturidade está muito distante, mas como regulo-me pelos próximos futuros a vencer, logo, os próximos são em setembro e o desfasamento temporal nunca é muito significativo.
O desfasamento depende do lado que estiver a força, se compradora os futuros andam com valor acima do seu subjacente, se vendedora com valor abaixo. Tomo como exemplo que tanto ontem como hoje de manhã havia um desfasamento de 0.80%, como se pode ver na imagem abaixo devido ao sentimento comprador estar a diluir-se esse desfasamento encontra-se nos 0.27%, foi uma descida significativa e se o mercado cair fortemente pode inverter ficando o futuro abaixo do indice.
Já agora esclareço a questão da arbitragem (não confundis com o desfasamento falado), a arbitratem é a variação PERCENTUAL de cada um deles, ou seja, na figura abaixo apesar do futuro estar mais alto que o indice, a variação do indice é positiva em 0.11% enquanto que a variação do futuro é -0.04%, isto é um bom indicador intraday de provavel queda do mercado, pelo menos dá a força relativa, mas não deve servir de método para negociar apenas para ver o lado da força, talvez para os daytrades ...
Abraço
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)
comentário
"uma espécie de "barómero" (vamo lhe chamar assim) que é constituido básicamente por uma série de regras pessoais que fui escrevendo ao longo dos tempos do tipos se acontecer isto mais aquilo provavelmente acontecerá aqueloutro, como é obvio não vou dar promonores porque são meus anos de pesquisa, é um bom guia porque raramente falha."
Caro FProença
Depois de ler com alguma atenção os teus argumentos com que fundamentas as tuas convicções restou-me apenas o sentimento de mistério com que envolves as tuas certezas e a pouca racionalidade que dele se evidencia.
O heroi grego ainda tentou que andiantasses alguma razão que fosse além do teu saber de experiência feito....mas apenas se têm de ler quadras do Nostradamus na previsão....com interpretações de segunda feira que acertam sempre.
Fquei na mesma amigo....e entrar curto o que é?...Só se for em warrant's ou CFD's....como entras curto em acções?....Só se tiveres algum trato feito com a tua casa correctora que te autoriza essa possibilidade de venderes acções antes de as possuíres.
Mais adiante constatarei que ,eventualmente tu mercadeias nos índices dos USA ou da europa....para te refugiares numa certa internacionalização que te dá foros de autenticidade às tuas asserções...mas quem por aqui andam gostaria de aprender porque é assim e porque não é assim....desse modo.apenas me posso inclinar perante a tua sabedoria e que não pode ser de mais ninguém.
Tens e recrias o iluminismo de kant.....a heroicidade individual.....o foguete que por momentos ilumina a caverna de platão e a ignorância da sua obscuridade.
Deixa-te disso...desses dizeres de são cipriano...o verdadeiro capa de aço....e diz à vontade aquilo que aprendeste ao zé pagode...nós ouvir-te-emos com toda a atenção e depois....subjectivamente tiraremos as conclusões que nos aprouverem....de certeza que não seremos tão proveitosos como tu.....as coisas ...em bolsa têm factores muito subjectivos.
Não desejarás que te admiremos pelo mistério em que guardas o teu conhecimento.
cumps
Caro FProença
Depois de ler com alguma atenção os teus argumentos com que fundamentas as tuas convicções restou-me apenas o sentimento de mistério com que envolves as tuas certezas e a pouca racionalidade que dele se evidencia.
O heroi grego ainda tentou que andiantasses alguma razão que fosse além do teu saber de experiência feito....mas apenas se têm de ler quadras do Nostradamus na previsão....com interpretações de segunda feira que acertam sempre.
Fquei na mesma amigo....e entrar curto o que é?...Só se for em warrant's ou CFD's....como entras curto em acções?....Só se tiveres algum trato feito com a tua casa correctora que te autoriza essa possibilidade de venderes acções antes de as possuíres.
Mais adiante constatarei que ,eventualmente tu mercadeias nos índices dos USA ou da europa....para te refugiares numa certa internacionalização que te dá foros de autenticidade às tuas asserções...mas quem por aqui andam gostaria de aprender porque é assim e porque não é assim....desse modo.apenas me posso inclinar perante a tua sabedoria e que não pode ser de mais ninguém.
Tens e recrias o iluminismo de kant.....a heroicidade individual.....o foguete que por momentos ilumina a caverna de platão e a ignorância da sua obscuridade.
Deixa-te disso...desses dizeres de são cipriano...o verdadeiro capa de aço....e diz à vontade aquilo que aprendeste ao zé pagode...nós ouvir-te-emos com toda a atenção e depois....subjectivamente tiraremos as conclusões que nos aprouverem....de certeza que não seremos tão proveitosos como tu.....as coisas ...em bolsa têm factores muito subjectivos.
Não desejarás que te admiremos pelo mistério em que guardas o teu conhecimento.
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
Re: Caro JAS
Vicente Escreveu:Quanto a mudar de campo acho que qualquer investidor para ter um minimo de sucesso tem de ser muito flexivel e muito agil, não pode hesitar a mudar de visão quando assim o mercado o obriga a isso.
Certo.. mas também é preciso disciplina..
Se os mercados não quebram determinados valores no fecho, então devemos manter a calma e não mudar de planos..
Apenas um fecho com volume significativo abaixo de um determinado ponto de resistência ou suporte é que pode fazer um bom trader mudar de opinião..
Andar ao saber do vento da volatidade irá certamente trazer muitas mágoas.. Com todos os falsos Breakouts que ocorrem em índices como o SP500.
Mudar de opinião constantemente apenas devido a volatidades intraday é na minha opinião falta de disciplina.
Cumprimentos
Caro JAS
Caro JAS penso que desta vez, não mudo de campo, acho que tivemos a prova dos 9 nos 1222 no Futuro do S&P no dia de hoje e quando isto acontece muito mas muito raramente o mercado não recua.
Quanto a mudar de campo acho que qualquer investidor para ter um minimo de sucesso tem de ser muito flexivel e muito agil, não pode hesitar a mudar de visão quando assim o mercado o obriga a isso.
Um abraço.
Quanto a mudar de campo acho que qualquer investidor para ter um minimo de sucesso tem de ser muito flexivel e muito agil, não pode hesitar a mudar de visão quando assim o mercado o obriga a isso.
Um abraço.
Ertai
Tudo é possivel Ertai, mas depois da má reaccção que ví aos 1222 no Futuro, já não mudo de ideias, aliás este alivio do mercado já era esperado e até é normal e saudavel, mas a visão que tinha do mercado mudou completamente independentemente do que venha a fazer no curto prazo.
Espero um fecho semanal do Futuro na casa dos 1205 +-
Abraço.
Espero um fecho semanal do Futuro na casa dos 1205 +-
Abraço.
Vicente, secalhar é melhor esperares para que a sessão de hoje acabe?
Está a tornar-se um dia relativamente volátil e penso que o fecho pode ainda vir a ser bastante diferente..
Geralmente só perto do fecho é que vemos os movimentos a consolidarem-se.. e ainda falta um par de horas para o fecho
Era bom que eventualmente os índices quebrassem numa direcção ainda esta semana..
Está a tornar-se um dia relativamente volátil e penso que o fecho pode ainda vir a ser bastante diferente..
Geralmente só perto do fecho é que vemos os movimentos a consolidarem-se.. e ainda falta um par de horas para o fecho
Era bom que eventualmente os índices quebrassem numa direcção ainda esta semana..
Bem pelo que parece........
Bem pelo que parece penso que já estou em condições de afirmar que a minha visão inicial foi concretizada no Futuro do S&P, que era uma ida aos 1225 pois bem foi aos 1224,75 é praticamente a mesma coisa, mas em relação ao segundo target em que anunciei caso os 25 fossem quebrados em alta que eram os 1230 falei redondamente, agora vejo que se tratou à partida de uma falsa quebra dos 1222....enfim para quê contrariar o mercado, não vale a pena.
Agora com esta reviravolta dos mercados mudei completamente de visão e passei a bear convicto, esperando pelos 1196 no Futuro do S&P como primeiro target e como segundo os 1191.
Bons negócios.
Agora com esta reviravolta dos mercados mudei completamente de visão e passei a bear convicto, esperando pelos 1196 no Futuro do S&P como primeiro target e como segundo os 1191.
Bons negócios.
Proença, apenas para esclarecer que esta diferença entre o valor dos futuros e o valor do índice é perfeitamente natural pois está incorporado o factor "tempo" até à maturidade dos contratos de futuros.
Como estamos ainda muito longe de se vencerem os contratos de futuro, é natural essa "disparidade". Quanto mais nos aproximarmos da data do vencimento, menor será essa diferença.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Re: e lá está........
Vicente Escreveu:Como dizia ontem esperava uma subida do S&P Futuro muito mas muito em breve ao intervalo de 1225/30 e lá aconteceu felizmente !!!!!!!
Bons negócios.
O Caso que falei foi do Nasdaq e não do SPX, e mais importante do que isso nãos e deve confundir indice com futuros, o perfil do investidor é completamente diferente, tomo por exmplo que neste momento os futuros andam desfasados do seu subjacente em cerca de 0,80% (ex: INDU 10599 futuro 10673), uma situação insustentável por muito tempo o que sugere certo a qualquer momento
Inda em relação ao SPX, recorde-se que ainda no post anterior falei da possibilidade de fazer um falso break-out devido à força compradora ser mais forte do que o Composite, mesmo assim, desde dia 17 que não faz novo máximo, o composite tem tido um comportamente completamente diferente e a provar isso temos a queda no inicio deste mês e duplo topo no dia 17 com divergência em quase todos os indicadores o que reforça a forte possibilidade de queda q é um dos principais factores que "alimenta" o o sinal short dado pelo meu "barómetro".
Já agora, e porque os futuros estão bastante positivos e a contrariar a minha opinião/"barómetro", recordo que as melhores quedas e inversão da tendência anterior são feitas com aberturas no sentido inverso, quero eu dizer que para uma boa queda o ideal seria abertura nos máximos do dia anterior (ou mesmo acima) e queda subsequente com os stops a "disparar" vendas a qualquer preço
Uma coisa estamos todos acorto, esta situação de indecisão está a tornar-se insustentável por muito tempo, resta cada um escolher o lado melhor sem cair em ilusões.
Cumprimentos
Nota: O meu reparo acima não foi pelas diferentes opiniões, coisa que sempre respeitei, foi apenas pelo infeliz comentário acerca de pessoa que não merece ... vamos esquecer ...
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)
e lá está........
Como dizia ontem esperava uma subida do S&P Futuro muito mas muito em breve ao intervalo de 1225/30 e lá aconteceu felizmente !!!!!!!
Bons negócios.
Bons negócios.
O recuo...
acentuado das 20h, foi praticamente todo anulado no NDX porque às 21h estava a 1536 e num ápice pôs-se a 1540. Não sei o que se passou, mas deve ter sido importante...algum upgrade às Economias ou outra coisa qualquer!
Abraço,
Gpinto
Abraço,
Gpinto
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.
Um grande abraço e bons n€gócios,
Gpinto
Um grande abraço e bons n€gócios,
Gpinto
Só fico triste com um tipo de debate que quem é melhor, quem acerta, vamos respeitar-nos mais uns aos outros afinal estamos todos no mesmo barco só com união é que conseguimos dominar melhor o mercado, de futuro irei evitar este tipo de "avisos" e passo a apenas a falar em coisas concrectas (consumadas) a minha intenção era ajudar
E já somos dois. Não evites esse tipo de avisos porque podem dar um bom debate, discussão saudável.
Abraço e BN.
De momento, os Curtos vencem os Longos...
JAS Escreveu:Num Bull Market continuar-se sempre à procura de um sinal para abrir curtos é menos rentável do que manter posições longas.
Correctíssimo, ó JAS!
Mas há sempre quem procure espremer o limão até à última gota! Claro que o grande problema é o timing correcto de entrada. Eu teria tido um lucro muitíssimo maior, pelo menos até hoje... e refiro-me só aos tradings deste mês... se mantivesse as minhas posições longas e ignorasse inteiramente qualquer entrada curta. Porque é essa a tendência principal, afinal...
E o 2º suporte do DAX está apenas nos 4585, o que me garante um lucro marginal no put aberto ontem. Logo, de facto não compensa...
Entretanto, reparei que esse stop loss do TW call corresponde ao valor do 1º suporte intraday para amanhã, nos 4597 pontos. É talvez um pouco curto, mas com esta evolução no final do dia será quase seguramente atingido...
E vamos lá ver se isto...
leprechaun
(...fica uniforme ou misto!
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Registado: 24/11/2002 14:36
Peço desculpa por ter sido pouco claro, não estava no meu escritório, e como tal não quiz abusar de quem me deixou escrever o tópico.
Por outro lado também não queria criar qualquer espécie de "disputa" de quem acerta ou não porque eu não ganho nada com isso, apenas vim dar o recado porque como é sabido eu tenho uma espécie de "barómero" (vamo lhe chamar assim) que é constituido básicamente por uma série de regras pessoais que fui escrevendo ao longo dos tempos do tipos se acontecer isto mais aquilo provavelmente acontecerá aqueloutro, como é obvio não vou dar promonores porque são meus anos de pesquisa, é um bom guia porque raramente falha.
No entanto apresar do tal "barómetro" ter dado sinal short, eu deixei claro que só entro após quebra da LT, ou seja, tenho um facto concrecto, não é ficção nem fui atrás de nenhum sistema, está ali a LT e pronto, quando quebrar entro.
Relembro que este mes só fiz um único trade entrei curto no dia 2 e saí na semana passada (não me lembro o dia mas está para aqui num post quer a entrada quer a saída), num mercado lateral foi um trade muito bom apesar do ganho ter sido quase nulo, arrisquei e mantive-me fiel à LT, raramente me arrependo de seguir essa regra básica.
Só fico triste com um tipo de debate que quem é melhor, quem acerta, vamos respeitar-nos mais uns aos outros afinal estamos todos no mesmo barco só com união é que conseguimos dominar melhor o mercado, de futuro irei evitar este tipo de "avisos" e passo a apenas a falar em coisas concrectas (consumadas) a minha intenção era ajudar
LT's à parte ... eu tenho muita fé no meu "barómetro", vamos ver ...
Abraço
Por outro lado também não queria criar qualquer espécie de "disputa" de quem acerta ou não porque eu não ganho nada com isso, apenas vim dar o recado porque como é sabido eu tenho uma espécie de "barómero" (vamo lhe chamar assim) que é constituido básicamente por uma série de regras pessoais que fui escrevendo ao longo dos tempos do tipos se acontecer isto mais aquilo provavelmente acontecerá aqueloutro, como é obvio não vou dar promonores porque são meus anos de pesquisa, é um bom guia porque raramente falha.
No entanto apresar do tal "barómetro" ter dado sinal short, eu deixei claro que só entro após quebra da LT, ou seja, tenho um facto concrecto, não é ficção nem fui atrás de nenhum sistema, está ali a LT e pronto, quando quebrar entro.
Relembro que este mes só fiz um único trade entrei curto no dia 2 e saí na semana passada (não me lembro o dia mas está para aqui num post quer a entrada quer a saída), num mercado lateral foi um trade muito bom apesar do ganho ter sido quase nulo, arrisquei e mantive-me fiel à LT, raramente me arrependo de seguir essa regra básica.
LT's à parte ... eu tenho muita fé no meu "barómetro", vamos ver ...
Abraço
Re: Sinal de entrada curta (short)
fproenca Escreveu:Amigos, só vim aqui alertar que o meu barómetro acabou de me dar sinal de entrada curta, apenas aguardo corte desta LT, e se for o caso nem vou pestanejar, até logo ...![]()
Bem, parece que chegou... finalmente!... a hora... não pestanejes agora!
Se foi ou não cortada a tal LT não sei, mas com os três índices de novo negativos, tal como no início da sessão, e o S&P abaixo do Pivot point (1215), devemos ter de facto o tal fecho negativo a concordar com a sazonalidade.
Aliás, seria interessante que os índices fizessem 5 velas vermelhas consecutivas, justamente o oposto da passada semana. Veremos se será mesmo esse o cenário...
Só que se o DAX não vai atrás, de pouco me serve esta onda vermelha em índices onde não negoceio. Mas esperemos que o moço se comporte bem e também core por simpatia... sim, fique envergonhado e seja bem comportado!
Todos para o mesmo lado...
leprechaun
(...que se veste de encarnado!
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Registado: 24/11/2002 14:36
Aí está notícia em primeira mão. Acabou de rebentar a bolha. O Nasdaq 100 já leva uma vantagem de -0.3% sobre o seu irmão Composite que só agora entrou em terreno negativo. O Nasdaq 100 encontra-se agora nos mínimos intraday, e começa a recuperar ligeiramente. Mas...prepara-se para nova arrancada fulgurante, será? Não, afinal ainda não chegaram os Ursos para ajudar a festa e foi falso alarme 
Nesta altura do campeonato tudo pode acontecer... vou assistir da bancada e com paciência ao desenrolar dos acontecimentos. Contudo e perante os vários argumentos bull e bear o mais sensato é ficar de fora sem fazer nada e perder se for caso disso uma boa valorização quer seja de um lado ou do outro.
Diria que o jogo ao intervalo está empatado...
Diria que o jogo ao intervalo está empatado...
Ainda ontem tinha dito no post do Ertai que via um canal descendente. Nesta sessão, o índice já lá foi testar três vezes e ainda não quebrou. Parece que o mercado também o está a ver. Mas também lá diz o ditado "tantas vezes o cantaro vai à fonte que acaba por se partir". A ver vamos.
Abraço e BN.
PS: Nesta altura está mais uma vez a tentar quebrar, é a 4ª tentativa. Bem, afinal os suportes e resistências servem para ser quebrados não é verdade
Abraço e BN.
PS: Nesta altura está mais uma vez a tentar quebrar, é a 4ª tentativa. Bem, afinal os suportes e resistências servem para ser quebrados não é verdade
- Anexos
-
- NASDAQ COMPOSITE.png (22.13 KiB) Visualizado 1949 vezes
o
Pronto o JAS disse tudo, o fproenca deu opiniao mas mostrou um belo grafico e a opiniao, e o ulisses pediu argumentos.
Agora o seguinte, desculpa la ulisses mas desde sempre k acompanho qualquer pagina ou forum onde tu escrevas, mas nestes meses estas um pouco aut nas intervencoes para quem espera por palavras tuas tb tens falhado, ja estas perto de perder o nome de +druita+
Claro nao sei o teu tempo disponivel desculpa o reparo.
Agora o seguinte, desculpa la ulisses mas desde sempre k acompanho qualquer pagina ou forum onde tu escrevas, mas nestes meses estas um pouco aut nas intervencoes para quem espera por palavras tuas tb tens falhado, ja estas perto de perder o nome de +druita+
Claro nao sei o teu tempo disponivel desculpa o reparo.
e' preciso viver nao apenas existir
- Registado: 22/12/2004 11:38
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, iniciado1, PAULOJOAO, trend=friend e 684 visitantes