Caldeirão da Bolsa

E o DAX em Junho... é um grande grunho!!! :-)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

O que nos espera hoje...

por leprechaun » 22/6/2005 7:21

Ontem tivemos novo dia positivo no DAX, depois de um início de semana no vermelho. E houve até uma concordância absoluta no fecho dos 3 índices. DAX, L-DAX e Futuros – estes depois de descontados os 24 pontos de diferença para o índice cash – encerraram nos 4608 pontos, novo máximo do ano em fecho, como já foi dito.

Assim, eis os números do Pivot point para amanhã:

P: 4.606 R1: 4.618 R2: 4.627 S1: 4.597 S2: 4.585 H: 4.622 L: 4.602

Com estes números e o comportamento dos índices americanos, mais os futuros bem no verde, é de esperar uma abertura e início de sessão acima do Pivot point e a testar já a 1ª resistência, o qual deverá suster o índice, pelo menos da parte da manhã. Mas não é de descurar a hipótese de novos máximos, em especial se os States abrirem muito positivos.

De resto, pouco mais há a dizer, excepto que para mim é preocupante não estar a obter na prática qualquer resultado visível na negociação dos warrants sobre o DAX, isto numa ocasião em que tem sido facílimo negociá-lo, e já desde há várias semanas. A espera de uma retracção significativa, que não se deu e agora dificilmente se dará, para entrar longo com mais segurança, foi um erro agravado ainda mais pelas entradas curtas, ainda que estas que até se pudessem ter revelado positivas. Mas é um esforço que não compensa em retracções mínimas, já que não espero ver o DAX abaixo dos 4550 e conto que os 4800 pontos sejam alcançados num prazo temporal talvez não muito longo, tudo dependendo do comportamento do S&P na próxima semana.

Como factor positivo, resta o facto de ainda me restarem talvez uns 3 meses para começar a aplicar na negociação efectiva aquilo que vejo e em que acredito, colocando as probabilidades a meu favor, ou seja, seguindo muito simplesmente a tendência que continua, e tudo indica continuará, a ser de alta. Esta é uma oportunidade de ouro para ganhar... e muito! Quem o não souber fazer agora, muito dificilmente o saberá fazer em alturas mais difíceis. So... this is my test, really!

Resta aguardar... que o dia está a começar!

leprechaun

(...ainda a acordar! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

DAX de novo muito forte em relação ao S&P...

por leprechaun » 21/6/2005 19:03

Esta falta de uma correlação fidedigna entre o índice germânico e o americano dificultam cada vez mais o trading baseado nessa relação, que por certo sempre existe mas que não é fácil avaliar se tomarmos os valores concretos de ambos os índices numa tentativa de os comparar.

O certo é que, após somente 1 dia e meio de fraqueza relativa do DAX, a meio da semana passada, este voltou a mostrar-se consideravelmente mais forte que os índices americanos, não me facilitando nada as contas... Em suma, o importante a salientar é que mesmo uma correcção dos índices americanos não garante que o DAX corrija igualmente, muito menos que o faça proporcionalmente à descida do S&P ou mesmo do Nasdaq. Daí a contínua dúvida sobre se vale a pena ou não negociar estes pequenos movimentos contra a tendência. Até agora não compensou, mas a semana ainda está a começar e o final desta correcção só deve ser atingido nesta sexta-feira ou mesmo no início da próxima semana. Logo, é aguardar um pouco mais...

Para já, e continuando o relato anterior, após ter atingido o mínimo nos 4595 pontos, o DAX reagiu muito bem, subindo paulatinamente até à 1ª resistência e ultrapassando-a mesmo, até se aproximar bastante dos máximos da sessão. Mas a abertura em baixa dos States, provocou uma queda que levou o índice de novo abaixo dos 4600 pontos, mas por pouco tempo. De facto, o DAX teve ainda forças para subir de tal modo que fixou um novo máximo do dia nos 4615 pontos, encerrando no máximo do ano: 4608, 3 pontos acima do fecho da passada sexta-feira. E isto numa semana que começou com uma queda nos índices americanos, ainda que bastante ligeira, é certo. Logo, se eles subirem um pouquinho, corremos o risco do DAX disparar. Mas não ainda esta semana, é este o meu mantra! :P

Entretanto, e como continuo a seguir a PT, reforcei hoje a minha posição em call, uma vez que espero que ela acompanhe a subida dos índices a nível internacional, e talvez em breve a tenhamos aí de novo a valorizar, pelo menos até preencher o gap nos 8,11-8,33 o que deve dar um lucro razoável a quem está neste momento a comprar warrants que cotam abaixo dos 10 cêntimos, naquilo que me continua a parecer uma extraordinária benesse dos MM. Vejamos se eles são mesmo tão caridosos assim... ;)

Para já, a sessão foi positiva, com um fecho no máximo do dia, mas há que ver se esta "verdura" tem continuidade amanhã e nos dias seguintes. Confiemos e esperemos que sim...

E já aqui ficam os novos números do Pivot point para amanhã. Altíssimos! :shock:

P: 4.606 R1: 4.618 R2: 4.627 S1: 4.597 S2: 4.585 H: 4.622 L: 4.602

Mas veremos se a correcção lá pelos States continua, conforme o previsto. Para já, está mais verde que vermelho, mas ainda é cedo.

Logo, há que apostar sem medo...

leprechaun

(...estudar mais e dar ao dedo! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Novos mínimos intraday: everything is running smoothly...

por leprechaun » 21/6/2005 12:55

Continuando esta crónica mais extensa do DAX no dia de hoje, o que há de mais importante a assinalar é a quebra dos mínimos estabelecidos na abertura, ou melhor, na vela dos primeiros 30 minutos. Essa marca dos 4595,5 acaba de ser marginalmente quebrada para os 4595 exactos. Para já não é muito significativo, mas conjugado com o facto dos futuros americanos terem já tocado terreno negativo, reforça a probabilidade do índice recuar até à zona do Pivot (4583), talvez durante a tarde. É aí que o espero, vejamos se ele me faz a vontade...

Os máximos do dia, atingidos no início da 2ª hora nos 4614,5 pontos, não foram mantidos, tendo o DAX recuado paulatinamente para a zona da 1ª resistência (4606), em torno da qual esteve a negociar até cerca do meio-dia, tendo depois descido um pouco mais, até se situar abaixo dos 4600 pontos, onde se encontra actualmente.

Sou paciente... e o moço vem ter co’a gente! :P

leprechaun

(...o tal vidente! :))

Actualização rápida! :-)

por leprechaun » 21/6/2005 9:02

Para já, vai tudo conforme o previsto. O DAX movimenta-se em torno dos 4600, tendo feito o máximo logo após a abertura, nos 4608, 2 pontos acima da 1ª resistência. O Pivot point situa-se nos 4583 e é aí que conto vender os meus put, comprados ontem na casa dos 90.

Entretanto, a meia-hora inicial formou uma vela preta, gerando um modelo que, segundo Cárpatos, conduz na maioria dos casos a quedas, sendo a variante altista mais rara. Neste caso, deve ser ultrapassado de forma convincente o máximo do dia, ou seja, os 4608 pontos.

Os futuros americanos continuam medianamente positivos, sem nenhuma variação de maior a assinalar.

Elaborando um pouco mais acerca daquilo que espero para a correcção dos índices esta semana, posso acrescentar que apenas conto com uma descida do S&P até aos 1205 pontos, ou seja, não mais do que uma dúzia de pontos abaixo do fecho de ontem. Transpondo isto para o DAX, este não deve cair mais de 50 pontos do nível actual, logo os 4550 dificilmente serão quebrados em baixa, a verificar-se este cenário, naturalmente. Assim sendo, a compra de put nesta zona dos 4600, onde se encontra a 1ª resistência intraday (4606) pode revelar-se proveitosa, tal como a compra de call abaixo dos 4560, na vizinhança do 1º suporte (4564).

Vejamos se a sessão decorre de modo a proporcionar estas oportunidades...

E de novo me vou...

leprechaun

(...já cá não estou! :))

PS: Atenção! O DAX está agora a atacar os máximos do dia, tendo-se já avizinhado dos 4610, o que pode conduzir à tal variante positiva... há que estar muitíssimo atento!!!

Por onde seguirá o DAX hoje?

por leprechaun » 21/6/2005 7:41

A semana na Europa e nos States iniciou-se em baixa ligeira. Apesar de alguma quedas mais acentuadas no início da sessão e na parte da manhã, os índices foram recuperando paulatinamente, tendo os americanos terminado mesmo muito perto do verde.

No que se refere ao DAX, encerrou nos 4587, o que é apenas o 4º valor em fecho mais elevado este ano. Logo, continua a respirar e vender saúde... Por sua vez, o L-DAX fechou nos 4590 e os futuros de Setembro encerraram nos 4622, o que equivale a cerca de 4594 no índice cash. Logo, e tendo em conta a boa recuperação do S&P após as 16:30 h – subiu 4 pontos, o que pode representar mais 12/15 no DAX – a Europa deverá abrir mais risonha, em especial se os futuros nocturnos não desajudarem... E como eles até estão ligeiramente positivos, tudo aponta mesmo nesse sentido.

Para hoje, os valores calculados pelo método do Pivot point são os seguintes:

P: 4.583 R1: 4.606 R2: 4.626 S1: 4.564 S2: 4.541 H: 4.595 L: 4.552

A abertura deverá dar-se nessa zona entre o Pivot e a 1ª resistência e é por aí que o índice provavelmente irá negociar na parte da manhã. Qualquer evolução mais positiva deverá estar condicionada pela performance dos States, que talvez continuem em modo de correcção, já que a descida ontem foi mesmo muito ligeira. A confirmar-se esta hipótese, a Europa cairia da parte da tarde, mas a zona do Pivot deverá aguentar o DAX, caso os 1210 sustenham essa possível queda do S&P. Em suma, é isto o que me parece mais provável venha a acontecer no dia de hoje.

Naturalmente, cada um tem a sua visão do mercado, e eu limito-me aqui a expor a minha que até é, muitas vezes, uma síntese de outras opiniões que me parecem convincentes. Neste sentido, assumo como mais naturais e ganhadoras no médio prazo – até cerca de 3 meses – as posições longas nos índices, enquanto a abertura de posições curtas é mesmo só para o intraday ou o curtíssimo prazo, não mais de 1/2 dias.

Continuo a pensar que esta pode ser uma estratégia muito lucrativa, em especial se for possível evitar trades fortemente negativos, os quais representam quase sempre uma forte machada na rendibilidade de qualquer carteira. Em média, eu preciso de talvez uns 5/6 trades positivos para anular um negativo, o que é uma relação pouco saudável... Mas parece-me mais fácil de aplicar às acções a máxima de deixar correr os lucros e cortar logo as perdas. Em produtos alavancados isso requer uma ginástica soberba e está visto que os meus músculos mentais – os do centro da rapidez de decisão, principalmente – ainda não estão suficientemente treinados...

Ora então... é exercitá-los com força, pô-los a fazer flexões! :P

E agora atenção, que vai começar a função...

leprechaun

(...veremos se sou de Olhão! :))

por Luso$$ » 21/6/2005 0:03

Amigo Leprechaun

Estamos do mesmo lado da barricada ... infelizmente direi, pois "against the trend".

Se o nosso amigo DAX for qual " pinga amor " atrás do Nasdaq e da sua fortissima recuperação no final do dia de hoje ... vamos ficar a sul a vê-lo rumar a Norte.

Não há mal que dê aos indices americanos ( vá lá pode ser que essas Penny tenham finalmente voado )... alta do petróleo, forte subida do dolar, queda do ind. de confiança ...mas ele parece bem BULL... hoje terá sido dia de pausa para respirar.
Ameaça os máximos do ano e parece bem teimoso, imune a qualquer mudança de direcção.

E amanhã lá teremos o DAX " menina vai com as outras" ...e os meus Put´s emagrecer.

Bem ... com um pouco de engenho daremos a volta ao texto
Quem não gosta de petiscar... nada de teimosias e muita humildade são temperos essencias

Registado: 12/5/2005 22:29

Início duma semana de correcção... talvez sim ou talvez não!

por leprechaun » 20/6/2005 17:37

Pela 3ª vez nas últimas 5 sessões, o DAX encerrou em queda, parecendo assim confirmar a necessidade de uma correcção, talvez apenas em ligeira baixa ou lateralização mais prolongada. A evolução nos States parece também confirmar que a sazonalidade para este período – 17 a 27 de Junho – se vai manter, significando isso que os índices deverão corrigir as fortes subidas da semana passada, em que foram feitas 5 velas brancas no S&P.

Numa breve análise à sessão do DAX, podemos dizer que os números do Pivot point hoje não foram particularmente úteis, já que só os dois suportes foram efectivamente negociados. De facto, os futuros americanos muito negativos, durante a noite, condicionaram a abertura do índice, que cedo veio testar o 2º suporte (4566), fazendo o mínimo do dia 5 pontos mais abaixo. Por sua vez, o máximo coincidiu quase com a abertura e o Pivot point, nos 4603.

Até já perto do final da sessão, o DAX manteve-se num range bastante estreito, alguns pontos acima do 2º suporte, não conseguindo sequer alcançar os 4580 pontos, os quais só foram ultrapassados às 15:30 h com uma forte vela branca que levou o índice até à marca dos 4590, tendo fechado 3 pontos mais abaixo.

Para o dia de amanhã, são estes os novos números a observar:

P: 4.583 R1: 4.606 R2: 4.626 S1: 4.564 S2: 4.541 H: 4.595 L: 4.552

Note-se que seguindo este método dos suportes e resistências intraday, foi possível efectuar um trade bem sucedido com a compra na zona do 2º suporte, quando este foi cruzado em alta após os mínimos, e a posterior venda na zona do 1º suporte, aquando da formação da tal grande vela branca.

Como creio ter dito na passada sexta-feira, há alguns sinais no mercado que estão a sinalizar uma inversão de curto prazo, sendo um deles a volatilidade, a qual permanece extraordinariamente baixa, o que torna pouco provável que os índices continuem a subir a este ritmo.

Neste cenário, torna-se algo mais arriscado comprar tanto call como put, se bem que, numa perspectiva mais alargada, as posições longas continuem a ser bastante mais seguras, em minha opinião. De qualquer modo, depois do trade longo que apenas minimizou a perda com o put, na sexta-feira, voltei a abrir uma posição curta, especulativa, que mantenho para o dia de amanhã, apostando numa maior correcção dos mercados americanos até ao final da sessão, agora que os índices aleviaram um pouco, tendo-se aproximado dos valores da abertura.

Após o fecho dos States, conto fazer uma antevisão do que poderemos esperar amanhã no DAX, se bem que a minha ideia de uma correcção não muito acentuada já ficou atrás expressa, tendo-me assim posicionado no mercado.

E para já nada mais há a acrescentar.

leprechaun

(...sempre atento a observar! :))

Dia difícil para o DAX...

por leprechaun » 20/6/2005 11:16

A semana está a começar mal para os índices europeus, e os futuros americanos estão também cada vez mais vermelhos.

Assim, após o fecho dos futuros na passada sexta-feira, parece que o mercado está a decidir-se pela baixa, talvez até para armazenar novas forças que lhe permitam arrancar para mais máximos, isto em especial nos mercados americanos que ainda não conseguiram superar as marcas do início de Março.

Entretanto, o DAX abriu já ligeiramente abaixo do Pivot point (4604), tendo feito o máximo um ponto abaixo, para depressa descer para a zona do 1º suporte (4585) e, logo no início da 2ª hora, chegou ao 2º suporte intraday (4566), tendo-o mesmo já quebrado por 6 pontos, com o mínimo nos 4560,5.

Para quem negoceia segundo este método, esta deverá ser uma boa zona para alongar, caso o índice se aguente nestes valores, o que me parece estar a acontecer. Logo, já entrei longo aqui, esperando uma ida ao 1º suporte, o objectivo imediato deste trade.

Quem abriu put na sexta-feira e os manteve até hoje obteve um belíssimo lucro, já que eles valorizaram mais de 50%. Mas eu não quis correr esse risco, e assim perdi onde até poderia ter ganho. Enfim, vejamos se tenho melhor sorte com o call hoje.

Ainda assim, há que considerar a hipótese de estarmos perante um topo de curto prazo no mercado, isto segundo os ciclos de McClellan e os estudos de sazonalidade do mercado, que indicam um período negativo até ao próximo dia 27. Mas com o S&P tão perto dos máximos do ano (1229), deve estar por pouco um novo arranque até essa marca. Só então se verá se a força Bul vai ser ou não suficiente para uma arrancada final que, no caso do DAX, o leve até aos 4800, no mínimo, ou mesmo duas centenas de pontos mais cima. É que este cenário optimista será potencialmente muito lucrativo para quem se posicionar correctamente.

Logo, qualquer pullback deve ser encarado como uma boa oportunidade de abrir ou reforçar posições longas. E é isso que já estou a começar a fazer, ainda que com as cautelas devidas à tal possibilidade de podermos ter uma semana em baixa, a qual, porém, nunca deverá ser muito acentuada.

E para já é tudo o que tenho a dizer acerca deste início mais sombrio do dia. O DAX permanece ainda na zona do 2º suporte, sem mostrar indícios de recuperação. Mas eu já me anticipei, confiando numa reacção positiva, ainda que momentânea.

Por fim, e numa nota técnica, é interessante notar que esta zona dos 4565 é o midpoint da grande vela preta da passada quarta-feira, que se formou quando o DAX caiu repentinamente dos 4588 para os 4538, em apenas meia hora. Logo, tal suporte é sem dúvida importante e não convém muito que o índice o quebre...

É o que veremos nas próximas horas...

leprechaun

por Luso$$ » 19/6/2005 0:18

O DAX ..outra vez e sempre.

Senão existirem surpreas e com o F-DAX - contrato de Setembro a fechar na Sexta-Feira nos 4638, já depois do encerramento do DAX contínuo, não me restam grandes dúvidas que Segunda-feira o strike dos 4625 dos TW será atingido... a não ser ocorra algo de excepcional.

A quebra súbita de Quarta-Feira e a monotonia subsequente terá pois servido para esfolar o escalpe dos Bears, com funeral marcado para o ínicio da próxima semana.

Creio que já não subsistirão grandes dúvidas sobre a ofensiva Bull do DAX ( o CAC também o tem acompanhado ) - O Nosso Gnomo Leprechaun previu-o com toda a antecedência falta saber agora o nível que atingirá. Admito que os 4700 possam ser o alvo próximo mas o caminho não será fácil. Os mercados estão a negociar em máximos dos ùltimos 3 anos como bem alertou o Ulisses e cautelas e caldos de galinha ( stop´s ) são requisitos indispensáveis.

Não creio em grandes evoluções dos indices americanos, em particular do Nasdaq , e os diferentes indicadores tambám não se me afiguram os mais optimistas mas o DAX tem resistido a tudo e a possível vitória dos Conservadores, e da sua dama de ferro, nas eleições gerais de Outubro é na minha opinião a verdadeira mola para esta euforia alemá.

A ver vamos...
Quem não gosta de petiscar... nada de teimosias e muita humildade são temperos essencias

Registado: 12/5/2005 22:29

por Cochim » 17/6/2005 22:53

E é mesmo assim Leprechaun, tanto faz ser mau/bom, quando mau como hoje, +5b q o previsto, é analisado como uma questão de trocos, por isso nem mexeu, logo de seguida confiança do consumidor, muito acima do esperado, aí vai ele, atrás dos US.

Quanto ao short do ano, pensei no seu inicio hoje, fecho de contratos, defice muito mau,...
mas percebi logo que tal não acontecia, pois com a sua saída, teria de haver ali 2/3 velas negras, mas ...quase q não bulio.

O TW DAX 4625, quase o dei como perdido, assim salvei-o a 0.29, pra semana vai estourar.

Posto isto, desejo-lhe continuação de boa disposição, excelentes negócios e saude

Meados de Julho voltamos a falar, vou meter férias

até xá
cochim

Registado: 4/11/2002 22:08

Abaixo os dados... que eles estão marados!!! :o)

por leprechaun » 17/6/2005 20:23

Cochim Escreveu:Na minha modesta opinião, parece-me estarmos perante o short (verão) do ano, isto se..., hoje é dia de fecho dos futuros e abrem-se novos contratos até Setembro (15.09.05), ou seja, realizar mais valias destas excelentes subidas, dar aos ursos ou pouco de ar para respirar e lá para Setembro depois de umas férias, regressar para acabar o Ano em beleza.
Pelas 13.30 temos este dado nos US que pode também influenciar

17-Jun-2005 12:30 Current Account Balance (US) 1Q -$189.0B -$187.9B

Se este nº bater novo record, não sei se o mercado terá força para continuar as subidas, vamos ver, eu paguei para ver, e já arrisquei, uma pequena posição, com um elevado risco de KO ou OK :)

TW DAX 4625 09/05CT a 0.24 :-k

Olá, Cochim!

Pois... há dias de sorte assim! E o certo é esse put, que se salvou da guilhotina por pouco mais de 1 ponto, até pode render um dinheirinho, caso se dê alguma correcção do DAX já na próxima semana.

Mas quanto a... short do ano... não haverá aí engano? ;)

Eu espero... e desespero!... por alguma descida, mas sem pôr em causa a tendência de alta. Claro que há outras visões menos optimistas. A do Cinzento já ficou obnubilada, com este pulo do S&P até aos 1220, cada vez mais perto dos máximos do ano.

Quanto aos dados... estamos conversados! Tanto dá que sejam maus ou bons ou médios... dão sempre p'ra subir... o pessoal está-se a rir! :lol:

Hoje quer-me parecer que nem houve qualquer reacção a esse número do défice, mas ontem, por exemplo, com o dado muito negativo do "qq coisa" FED, uma descida um pouco mais brusca durante um quarto de hora foi tudo o que se viu. E depois de descer... subiu!

Quanto a hoje, o DAX só abrandou um pouco na parte final, o que é natural, mas o S&P não dá tréguas!!! Anda num leve movimento oscilante, mas sempre acima do máximo de ontem. Logo, o tal put ainda não está livre de perigo! Eu tinha-o despachado ainda hoje, logo acima dos 0,30 se pudesse. Mas quem é ambicioso... quer sempre mais... se é guloso! :P

Ah... os lábios da amada... chocolate e marmelada! Quanto ao mel... é quando o DAX é fiel! :mrgreen:

leprechaun

(...ai, que ele hoje soube a fel... ;))

Quente, quente, quente... este DAX queima a gente!!! :o)

por leprechaun » 17/6/2005 19:58

Pois a mim ardeu-me bem a queimadura, e logo num dia de Verão abafado... fui mesmo bem abanado! :( OK!... já passou... pus pomada e aqui estou! 8-)

Desde que quebrou o anterior máximo do ano, em 26 de Maio, só há 3 semanas, o DAX já fez 8 fechos em novos máximos, o último dos quais hoje, e que representa a primeira vez que o índice fechou acima dos 4600 pontos, nos últimos... 3 anos!!! :!:

Vejamos essa sequência de máximos, considerando apenas os valores de fecho:

26-05 - 4.437
27-05 - 4.445
30-05 - 4.480
01-06 - 4.527
02-06 - 4.532
07-06 - 4.566
10-06 - 4.586
13-06 - 4.599
17-06 - 4.605

Simplesmente notável, uma subida de 168 pontos em 17 dias de negociação, o que equivale a 3,8% em somente 3 semanas.

Por isso é que eu venho dizendo que qualquer estratégia de compra de call é automaticamente ganhadora, não importa sequer a que valor do índice ou preço se compre, já que ele sobe sempre mais e mais e mais. Isto, pelo menos, enquanto o DAX for fazendo novos máximos, claro. E até onde é que ele pode ir ou até quando continuará a subir? A resposta é obviamente uma incógnita, mas é possível fazer conjecturas.

Assim, como também tenho vindo a dizer, creio que os 4800 pontos deverão ser alcançados algures até Setembro, ou seja, nos próximos 3 meses. Este é o objectivo mais modesto, uma vez que representa, afinal, apenas mais 4,2% do que a cotação actual do índice. Um valor um pouco mais ambicioso seria o dos 5000 pontos, ou perto disso, mas essa meta parece de facto ainda um pouco longínqua, para já.

Toda a minha próxima estratégia basear-se-á apenas na meta dos 4800 pontos, a serem alcançados em 2/3 meses, provavelmente.

Mas falemos então do dia de hoje, que viu um novo máximo intraday nos 4624 pontos – salvou-se o put do Cochim... que belo milagre assim! –, ultrapassando por larga margem o anterior máximo de 4608, feitos anteontem. E até onde irá esta cavalgada... eu não sei, que não sei nada! ;)

Aproveitemos, então, para concluir a análise da sessão de hoje, após as 3 primeiras horas de que falei no comentário anterior. Nessa altura, já o DAX tinha feito novo máximo nos 4613, que viria ainda a ser ultrapassado por mais 2 vezes até ao final da sessão. Assim, ao meio-dia, hora de fecho dos futuros, deu-se um súbito arranque que o levou já perto dos 4620 pontos, e mais tarde, pouco depois da abertura dos States, foi então fixado o máximo do dia e do ano nos 4624 pontos. Refira-se que a última vez que o índice alemão se alcandorou a estas alturas foi precisamente há 3 anos, em 11 de Junho de 2002, em que o máximo da sessão foram os 4686 e ele fechou quase no valor de hoje, 4606. De referir que o range desse dia se situou nos 131 pontos, ou seja, cerca de 3% de variação num só dia!!! :shock: Agora há muito que não se vê nada disso... quem sabe quando regressará essa volatilidade assim selvagem?

Já agora, e se os dados do Yahoo! estão correctos, refira-se que apenas 3 dias depois o DAX desceu até aos 4252 pontos e nesse mesmo mês baixou dos 4000!!! :shock: Enfim, ainda não havia warrants então, mas se esta "selvajaria" um dia regressar... ainda ficamos todos depenados... de mãozinhas a abanar!!! :?

Depois, nas últimas 2 horas da sessão, o DAX desceu cerca de 20 pontos, tendo fechado nos 4605, o mesmo valor do L-DAX. Quanto aos novos futuros de Setembro têm o seu 1º valor de fecho nos 4619. Para já, ainda não sei a equivalência com o cash, mas julgo que deverá rondar os 20 pontos... um pouco menos...

Ainda a propósito do fecho de futuros nos EUA e Europa, estes dias parecem ser propícios a muitos altos e baixos. Bem, para já só vejo altos, mas o Cárpatos refere as claras puxadas do Eurostoxx e do DAX, justamente nos minutos finais. Logo, da próxima vez – parece-me que é só de 3 em 3 meses, vá lá – o melhor é ficar de fora que o put de ontem ficou-me caro... e eu gosto do barato... e se for dado fico grato! :P Conto fazer a análise deste erro talvez no fim de semana... e a analogia é xadrezística... como convém, ó Cem! :)

Refira-se ainda que a abertura em forte alta do S&P deixou um pequeno gap de um ponto (1212-1213). Parece-me que este buraquito é para ser cimentado em breve... assim espero, antes que chegue o desespero! :evil:

Por fim, e para ver se me calo ;) cá ficam os números mágicos da próxima segunda-feira:

P: 4.604 R1: 4.624 R2: 4.643 S1: 4.585 S2: 4.566 H: 4.633 L: 4.595

Será que ele vai subir mais? Consolidar? Recuar? Atacar? Tirar-me o ar? Ir à praia? Comprar uma nova saia?... Ou apenas seguir os da sua laia, os tais primos de New York... Miragaia? :mrgreen:

E acabou a semana... p’ra próxima ele não me engana! Que se o faz... o pescocinho se lhe esgana!!!! :twisted:

Seja prima, tia ou mana

leprechaun

(...o DAX todas abana!!! :))

por Cochim » 17/6/2005 12:15

Leprechaun

Na minha modesta opinião, parece-me estarmos perante o short(verão) do ano, isto se..., hoje é dia de fecho dos futuros e abrem-se novos contratos até Setembro(15.09.05), ou seja, realizar mais valias destas excelentes subidas, dar aos ursos ou pouco de ar para respirar e lá para Setembro depois de umas férias, regressar para acabar o Ano em beleza.
Pelas 13.30 temos este dado nos US que pode também influenciar

17-Jun-2005 12:30 Current Account Balance (US) 1Q -$189.0B -$187.9B

Se este nº bater novo record, não sei se o mercado terá força para continuar as subidas, vamos ver, eu paguei para ver, e já arrisquei, uma pequena posição, com um elevado risco de KO ou OK :)

TW DAX 4625 09/05CT a 0.24 :-k

O Povo é sereno

até xá
cochim

Registado: 4/11/2002 22:08

O dia começa bem... 4600... e muitíssimo mais além!!! :o)

por leprechaun » 17/6/2005 11:03

Ora aí temos o DAX acima dos 4600, pela 4ª vez, este ano.

A abertura e início da sessão de hoje decorreram conforme o previsto, tendo índice testado logo a 1ª resistência (4592). As duas primeiras horas de negociação decorreram num range apertado de apenas 8 pontos (4585-4593), mas pouco depois das 10 h o DAX arrancou em força em direcção à 2ª resistência (4605), ultrapassando-a de imediato e fazendo novos máximos do dia e do ano... 4613, irra que eu ainda o esgano! :twisted:

Por sua vez, os futuros americanos encontram-se postivos e têm vindo a subir desde a abertura na Europa, logo vai tudo sobre rosas... bem, pelo menos para os longos! :)

Hoje, para além do fecho quádruplo de futuros e opções nos EUA, também é dia de fecho de futuros na Europa. O do DAX é ao meio-dia, e não tenho ideia que tipo de reacção será de esperar após essa hora. Bem, pelos números do Pivot isto não devia subir muito mais... e o moço ainda não o foi cumprimentar... daqui a pouco mando-lhe um recadinho... ele vai apanhar! 8-)

Despeço-me, que tenho de estar atento... está fortíssimo o movimento!

Até daqui a um momento...

leprechaun

(...sopra forte o DAX vento!!! :))

Re: Break?! Come on baby (DAX), rattle and shake!!! :-))

por Cem » 17/6/2005 9:36

leprechaun Escreveu:Que eu quero ficar com Cem...

Alto lá, que a minha patroa não vai gostar saber disso!
Abraço,
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

Que fará o DAX amanhã... salta a tampa da sertã? :-)

por leprechaun » 17/6/2005 0:29

Um dia sobe... outro dia desce... todo normal... e muito estival! :P

Ou melhor, a normalidade tem sido que suba, suba e suba! De facto, eu nem tinha reparado nisto, mas esta semana o DAX teve dois dias de quedas consecutivas, algo que só tem acontecido a cada 10 dias, mais ou menos, nas últimas 5 semanas ou, mais concretamente, desde 12 de Maio.

Ora bem... e amanhã que prenda... ou castigo!... nos trará o mercado no sapatinho? Para já, tudo aponta para a continuação da recuperação do DAX, após a queda algo violenta de ontem. Hoje, o índice recuperou 32 dos 44 pontos perdidos, e amanhã pode perfeitamente recuperar o resto... e até mais! Isto é... pode ou não pode, como diria Monsieur de La Palisse. Ou seja... que chatice!!! :twisted:

E já que falamos em subidas, refira-se que o S&P sobe há quatro dias consecutivos, o que é raro em semana de fecho de opções, ao que leio. É também curioso observar, que tais subidas têm sido graduais e paulatinas, tendo a de hoje sido a maior, com 4 pontos, enquanto todas as anteriores se ficaram pelos 3 pontos (arredondando os valores de fecho para a unidade, note-se.) Bem, as implicações parecem ser muito Bull, de facto. Mas vejamos como acaba a semana...

Indo ao que interessa, tentemos então prever como é que o menino DAX nos vai moer a cabeça... e aliviar a carteira... que miúdo sem maneiras!!! :evil:

Os números do Pivot point contam-nos a seguinte história:

P: 4.573 R1: 4.592 R2: 4.605 S1: 4.561 S2: 4.542 H: 4.599 L: 4.567

Hoje, o DAX fechou nos 4580 pontos, o L-DAX nos 4578 e os futuros nos 4577. Note-se que a diferença do valor dos futuros para o do índice é agora insignificante, somente um par de pontos. Por sua vez, o site do Citibank coloca o valor do TW em valores que correspondem a 4584 pontos no DAX, sensivelmente. Logo, não há discrepâncias de maior nestes de números. De facto, o S&P fechou cerca de um ponto acima do valor que tinhas à 16:30 h, daí esta ligeira valorização dos TW, correspondente às 21 h.

Neste contexto, e pegando nos valores numéricos acima, é previsível que o DAX tenha uma manhã positiva, movimentando-se acima do Pivot point e até à 1ª resistência, pelo menos. Uma nova ida aos 4600 é absolutamente natural neste contexto, mas para que tal se verifique é também necessário observar a evolução dos futuros americanos, claro. Convém não esquecer que um comportamento negativo destes pode anular os ganhos do mercado na sessão da véspera, isto em termos da sua repercursão nas bolsas europeias, que é o que aqui se analisa.

E mais do que isto não sei dizer... tenho que me levantar cedinho para ver! Olha, ver se o gentil DAX tem a amabilidade de vir cumprimentar o sr. Pivot, personagem que lhe deve merecer o maior respeito, claro. Se ele não o fizer, eu chamo-o logo à pedra, que ele até vê estrelas!!! :x

Mas como ele hoje foi bem educado, não vai amanhã ser malcriado... pois não, ó meu DAX tão pimpão? ;)

– Nããããoooo... patrãããooo! :mrgreen:

Ora muito bem! Educadinho como convém!!! :lol:

Que eu quero ficar com Cem...

leprechaun

(...não me deixe ele sem... vintém! :))

PS: Já agora, a propósito do facto que referi ontem, de os mercados subirem nos anos terminados em 5, li hoje numa newsletter que tal facto se verifica desde 1885, ininterruptamente, nos mercados americanos! Impressionante, é o mínimo que se pode dizer. So... let's trade accordingly! 8-)

Break?! Come on baby (DAX), rattle and shake!!! :-))

por leprechaun » 16/6/2005 19:46

BullPower Escreveu:Leprechaun, o SPX quebrou a resistência mais recente 1208 chegando já aos 1210, reza para que seja um falso break. Por enquanto tudo indica que é mesmo um falso break.

Olá, Poderoso Bull...

...o tal que não quer ir pró Sul!

Eu também me dou bem cá pelo Norte, é certo, mas por vezes apetece uma mudança de ares. E como as minhas amizades – em especial as dulcíssimas teens! :) – até estão todas mais a sul, de quando em quando lá sai o gnomito da floresta e do paul! :P

Regressado agora do passeio ao final da tarde, vejo que isto até se mexeu pouco. Ou seja, não há ainda nada de muito concreto quando à possível direcção positiva dos índices americanos e, consequentemente do DAX, claro.

Entretanto, eu dei ainda uma ordem de venda do meu put, aproveitando aquela vela mais negra, logo após as 17 horas. Mas ele não foi lá e a hipótese de o manter para amanhã não se me afigura grave, tendo em conta este marcar passo que se vê pelos States. De facto, basta-me apenas que o DAX revisite a zona dos 4570, sendo que o Pivot point amanhã está nos 4573. Logo, não é nada de excepcional. Mas se o moço entrar logo a matar, pronto a estourar com a 1ª resistência intraday nos 4592, o melhor é despachá-lo e não olhar ao prejuízo. Afinal, ganha-se e perde-se, é natural!

Logo, não é preciso rezar por tão pouco, ó Ápis de ouro! A prece é um íntimo tesouro e eu prefiro até utilizá-la muito mais como agradecimento do que como pedido. Porque temos sempre imenso a agradecer, cada dia maravilhoso que estamos vivos... vivos... até para perder uns trocos com o DAX... que a gente lá se desforra mais tarde ou mais cedo... não há que ter medo! :lol:

E, até ver, conto ainda ganhar com os meus put, tanto o TW como o vanilla.

I hope you also win... but losing is not a sin! ;)

leprechaun

(...your northern djin! :))

PS: Mas aí está... Talvez seja preferível evitar a negociação nestes dias em que o método do Pivot point não fornece indicações numéricas plausíveis, tal como aconteceu hoje, já que apenas o valor do Pivot point foi negociado pelo índice.

Well... we shall see... love is free!!! 8-)

Inline warrants

por leprechaun » 16/6/2005 17:21

dudu Escreveu:inline warrants

DAX I4175 S4950 09-05/CZ - Inline
DAX I4200 S4750 09-05/CZ - Inline
DAX I4250 S4650 08-05/CZ - Inline

onde posso consultar as cotações e demais atributos destes inline do commerzbank, incluindo os seus códigos ?

Olá, dudu!

Quanto aos códigos, posso já fornecê-los:

DAX I4175 S4950 09-05/CZ - Inline 7699Z
DAX I4200 S4750 09-05/CZ - Inline 7700Z
DAX I4250 S4650 08-05/CZ - Inline 7701Z

Já agora, aproveito para deixar os preços a que foram lançados à negociação, no passado dia 9, e as cotações actuais:

Inline 7699Z - 7,34 / 7,81
Inline 7700Z - 4,80 / 5,10
Inline 7701Z - 4,02 / 3,96

Hoje não foi efectuado nenhum negócio em qualquer um destes warrants.

As informações sobre os Inline encontram-se no site do Bigonline, https://www.bigonline.pt/ e creio que são de acesso livre. Mesmo assim, este produto está longe de possuir o tipo de informação de que dispomos para os turbos ou os vanilla. Mas conto também negociá-los... quando houver cacau! Que p'ra já... isto está mau! ;)

leprechaun

(...e o DAX a dar-me tau-tau!!! :))

O DAX está a fintar a malta... é p'ra baixa ou é p'ra alta?!

por leprechaun » 16/6/2005 17:09

Afinal, não querem lá ver que o moçoilo arrebitou? Parecia tão murcho e com a maleita... mas fez uma finta perfeita!!! :|

De facto, esta subida vigorosa no final da sessão reequilibra a correlação de forças entre o DAX e o S&P. O índice alemão subiu apreciavelmente, e e isto também em relação aos seus congéneres europeus, o que volta a comprovar como o comportamento de um só dia deve mesmo ser confirmado ou não pelos dias seguintes. Bem, resta-nos ainda o último dia da semana para ver o que se vai passar...

De resto, não há praticamente mais nada a acrescentar ao que foi dito ao longo da sssão. O único valor importante foi mesmo o do Pivot point (4565), acima do qual o DAX negociou quase toda a sessão, com excepção da hora e meia entre as 13:15 - 14:45 h, mais ou menos, quando foi feito o mínimo do dia (4554). O máximo foi atingido já na parte final, nos 4586, tendo índice fechado nos 4580 pontos.

Para amanhã, temos os seguintes valores a vigiar:

P: 4.573 R1: 4.592 R2: 4.605 S1: 4.561 S2: 4.542 H: 4.599 L: 4.567

São números muito mais razoáveis que os de hoje e já perfeitamente negociáveis. Mas para acrescentar qualquer coisa, temos de esperar pelo resto da sessão em Nova Iorque. Para já, uma indicação muito importante é que os 1210 pontos já foram quebrados no intraday, e o S&P negoceia nesse valor, neste momento. Logo, afinal é bem possível que nova arrancada esteja para breve, se bem que tal não costuma ser usual em semanas de fecho de futuros, como é esta. Seja como for... espera-se o resultado!

E ainda tenho de ver se despacho o turbo sem grande dano... que o DAX malandro levou-me ao engano!!! :shock:

leprechaun

(...ou ainda vou pelo cano!!! :))

PS: Hum...isto agora arrefeceu... que ar frio é que lhe deu??? :?:

Anda, DAX! Desce... ó meu!!! :mrgreen:

por BullPower » 16/6/2005 16:14

Leprechaun, o SPX quebrou a resistência mais recente 1208 chegando já aos 1210, reza para que seja um falso break. Por enquanto tudo indica que é mesmo um falso break.

Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

por dudu » 16/6/2005 15:44

inline warrants

DAX I4175 S4950 09-05/CZ - Inline
DAX I4200 S4750 09-05/CZ - Inline
DAX I4250 S4650 08-05/CZ - Inline

onde posso consultar as cotações e demais atributos destes inline do commerzbank, incluindo os seus códigos ?

ou eu sou "muita" nabo, ou o site do CZ não tem nada sobre estes seus produtos...

tks

Registado: 4/11/2003 14:49

Alongar e encurtar... que o DAX está a fraquejar! :-)

por leprechaun » 16/6/2005 15:30

Ora lá tivémos o nosso trade efectuado, com um pequeno lucro... mas é assim que canta o cuco! :)

E demorou 1 h 43 m para o índice subir apenas 8 pontos... o que não é por certo uma boa indicação... Para já, ele até só subiu um ponto acima dos 4571, que foi o valor ao qual vendi o TW. Sentindo esta fraqueza que cada vez é mais patente, comprei agora um put para vender ainda no decorrer da sessão... prudência oblige...

Além do mais, com pouco capital não posso fazer muitos floreados. 5% aqui e 5% ali já não está nada mal... Ah, a ordem que já tinha dado de manhã de outro warrant put normal acaba também de ser executada. Mas este é para manter pelo menos até amanhã, veremos...

De facto, vejo agora que o DAX trepou momentanemente até aos 4575, espero que fique por aí! Em suma, juntei-me à legião dos que acreditam que uma correcção está iminente. Julgava que tal só aconteceria um pouco mais acima, mas ultrapassados os 4600 é uma boa altura de cair, talvez 100 pontos mais abaixo ou ainda mesmo um pouco além, sei lá... Acompanhemos o que vai acontecendo, e pelos put torcendo! :P

Vamos indo e vamos vendo...

leprechaun

(...que o DAX lá vai correndo! :))

Confirma-se a fraqueza do DAX

por leprechaun » 16/6/2005 13:49

Parece-me de facto confirmado este comportamento mais frouxo do DAX, que se manifestou pela primeiro vez ontem e está a ter uma clara continuidade na sessão de hoje. É de notar que o DAX quebrou o Pivot point e caiu para o mínimo da sessão, nos 4554, ainda antes das 13:30 h e a divulgação dos dados americanos.

Entretanto, entrei longo após a saída dos dados e a recuperação imediata do índice para a zona do Pivot point. Entrada nos 4563 com objectivo pouco ambicioso, já que estou preparado para vender algures acima dos 4570... esperando que ele volte a esses valores, claro! E, uma vez aí, talvez seja mesmo de shortar para o resto do dia. Mas é ainda demasiado cedo para prever o que possa acontecer após a abertura dos índices americanos. Aliás, o DAX ainda nem conseguiu ultrapassar os 4565 pontos do Pivot, o que não é um bom sinal... nem p'ra ele nem p'ra mim!

O certo é que cada vez parece mais provável que a esperada correcção no DAX está à porta. Mas, enfim, há sempre tantos factores a ponderar que nunca podemos afirmar nada muito convictamente... Eu é que lá me decidi e, curiosamente, até ao invés das minhas tomadas de posição habituais, ou seja, entrei longo para aproveitar uma possível recuperação após os mínimos, mas estou agora bem mais inclinado para o lado short. Mas com calma... e devagar!

Atentamente a mirar

leprechaun

(...o mais que se vai passar! :))

Atenção redobrada: possíveis sinais de fraqueza no DAX!!!

por leprechaun » 16/6/2005 12:18

O decorrer da sessão de hoje parece confirmar que há, de facto, uma mudança na força que o DAX vinha manifestando em relação aos índices americanos. A queda relativamente grande de ontem, aliada a uma recuperação pouco convincente, esta manhã, com os futuros americanos bem positivos e o índice a não descolar de forma convincente do Pivot point (4565) são sinais de alerta que não devem ser ignorados.

Nestas condições, o mais prudente é não fazer nada, obviamente. Como disse ontem, os valores de hoje para o método do Pivot point são muito afastados entre si, de pouco servindo para orientar os trades.

Assim sendo, talvez a descida de ontem não tenha sido apenas episódica, mas tal só poderá ser confirmado consoante a evolução do DAX na próxima semana, após o tal fecho quádruplo de opções nos States, amanhã. Mas parece-me crucial observar a nova correlação de forças entre o DAX e o S&P para melhor aquilatar se há ou não alguma mudança significativa em relação ao que se vinha verificando nas últimas 3/4 semanas. Ainda assim, não há para já qualquer motivo de alarme quanto ao estado Bull dos índices, é claro. Tudo o que estou a dizer é apenas que o DAX já não me parece tão forte como outrora, mas esta é uma impressão que deve ser sujeita a confirmação nestas sessões mais próximas.

Em conformidade, qualquer minha entrada longa vai ter de esperar necessariamente até à próxima semana, pelo menos. Quanto à compra de put, continua a parecer-me arriscada, mas a quebra do Pivot point, se acompanhada de fraqueza nos índices americanos pode, de facto, constituir uma oportunidade, mas só no intraday, já que o risco ainda me parece elevado.

Enfim, vamos continuando a observar... e mexer os dedos... devagar! A ocasião não parece propícia a precipitações, mas quem for mais ousado... talvez já tenha lucrado!

De olho bem arregalado

leprechaun

(...à escuta do mercado! :))

10%... de aumento? Não está mal, já dá alento! :-)

por leprechaun » 16/6/2005 1:22

Ulisses Pereira Escreveu:E paremos para pensar. Quem começassem com 1000 contos e fizesse 100% ao ano, passado 10 anos teria mais de 1 000 000 de contos. Sim, leram bem. Mil contos transformados em um milhão de contos! É este o sonho dourado que motiva muita gente. Mas este é o sonho dourado que não se concretiza e que atira muitos para fora do mercado.

Olá, sábio Ulisses! :)

Em relação ao exemplo apresentado, ele implica o total reinvestimento das mais valias, de tal modo que o crescimento da conta seria exponencial, ou seja, a cada ano duplicava-se o capital.

É óbvio que, mesmo que tal rendimento até fosse possível de alcançar na prática, os números seriam proibitivos a partir de certa altura, ou seja, em mais 10 anos o milhão de contos passaria a... mil milhões... e aí por diante!

E isto começando apenas com mil, note-se! Porém, é óbvio que é muito mais fácil gerir uma conta pequena do que uma grande e mais ainda uma gigantesca. Quer isto dizer que, desde que se parta com um capital mínimo que também possa minimizar o peso das comissões - e creio que os 5000 € do exemplo até servem bem esse propósito - é bem mais fácil obter um rendimento elevado, em termos de percentagem, do que se estivermos a falar dos 5 milhões de euros do exemplo acima.

Mas aquilo que eu desejava dizer era tão somente que no plano de trading de TW que elaborei NÃO existe reinvestimento de mais valias. Estas são integralmente retiradas da conta de trading, mantendo-se constante o capital a negociar. Aliás, isso decorre da mecânica do próprio método de negociação, e que já aqui expus em tempos, muito embora o tenha aperfeiçoado em vários aspectos.

Contudo, e uma vez que é necessário fazer um "roll over" periódico do par de warrants a negociar, até porque eles têm um prazo de maturidade, o capital a investir pode ser sucessivamente maior, é claro.

Enfim, espero esmiuçar isto muito melhor quando, finalmente, puder pôr em prática esta ideia que já foi concebida há dois meses mas, até agora, ainda não passou do paper trading.

Por fim, e em relação à sugestão para eu fazer uma pausa no trading, tal é irrealizável e nem vejo motivos para tal. Devo fazer notar que continuo com um rendimento de 8% ao mês, contabilizado desde o início do mês de Março, incluindo warrants e acções, devendo contudo fazer a importante ressalva de que tal percentagem se refere unicamente aos negócios concluídos! Simplesmente, esta valorização do capital inicial, cerca de 5000 €, não é de facto suficiente para as minhas necessidades financeiras correntes. Felizmente, creio que ainda este mês disporei do dinheiro adicional necessário para solucionar esse pequeno défice. Ainda assim, a minha fasquia, tal como a do JAS e a do BullPower, por exemplo, mantém-se nos 10%... mínimo!... isto na negociação de produtos alavancados tipo warrants, sejam Turbos, Inline ou normais.

E continuo a não ver por que razão tal desiderato não pode ser possível. Creio até que ele é bastante modesto, mas é claro que só a prática efectiva o dirá.

Com isto tudo, até estou cheio de vontade de fazer uma pernita no DAX amanhã... só não sei é de que lado! O melhor é observar a 1ª hora antes de decidir, e talvez apenas com warrants normais de delta elevado.

É tarde, mas ainda vou continuar a estudar as características dos novos warrants lançados recentemente, já que não tenho acompanhado a negociação e não estou a par de todos eles.

O entusiasmo dá energia... e enquanto não chega uma viva paixão... ;) dedico-me ao trade de TODO o coração!

leprechaun

(...com muita satisfação! :))

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Burbano, cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, LCRLCR, Lisboa_Casino, m-m, Minsk, MR32, novato, nunorpsilva, O Magriço, OffTheRecord, PAULOJOAO, PMP69, SerCyc, Simplório, trilhos2006, TTM62 e 941 visitantes