Caldeirão da Bolsa

Base de dados... dúvida.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

...

por englishman » 21/6/2005 14:08

Um Muito Obrigado pela paciência de todos os que tentaram ajudar. :lol:

Parece que as coisas estão a compôr-se... :wink:

Um Grande Abraço.
EMan.

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por __JB__ » 20/6/2005 21:24

Englishman,

Na PTM não tem nada que saber.
O ajuste não é mais que um "stock split de 2 para 1".

Basta ir ao Downloader e abrir a PTM. Depois na função "adjust" seleccione "split" e introduza no "last date" a data da cotação imediatamente antes da coversão para os 8 euros e tal...! Nao se preocupe com a "first date". No "ratio" escreveria "2 for 1". Clique ok. O resto ele faz tudo, inclusivé ajusta logo os volumes.

Como optou pelo ajuste manual, terá que multiplicar os volumes da PTM anteriores á data do split por 2. Ou seja, ela por ex. se antes transaccionava 80.000 acções a 16.50, equivale agora a 160.000 a 8.25. Assim terá que multiplicar por 2 todos os volumes que estão para trás da data do split de 2 para 1.

Espero ter ajudado

JB
" Se não podes controlar o mercado, controla-te a ti mesmo ! "

Registado: 15/3/2005 16:13

...

por englishman » 20/6/2005 20:15

Pelo menos, tenho uma BD antiga e outra novinha em folha, senão era uma desgraça...
:) :roll:

Em relação à PTM eu fiz o "Divide" para as várias opções, mas não sei como hei-de fazer em relação ao volume!! Deixo na mesma, faço "divide" ou "multiply"?

Obrigado mais uma vez.
EMan

...

por englishman » 20/6/2005 19:56

Olá, Bender e __JB__.

A opção sugerida pelo Bender parece estar a resultar... já a tinha utilizado, mas não individualmente... agora fi-lo e acho que está a ficar operacional! :)

Sabe __JB__, até era bom iniciar uma BD "novinha em folha" para se poder ver coisas que não se vêm numa cheia de rabiscos, mas isso deve ficar lá para o Verão... mesmo a BD que estou a utilizar tem algumas incompatibilidades com o Metastock: quando clico no + ou - num gráfico (botões no canto inferior direito) para fazer zoom, algumas (poucas) das linhas não ficam estáveis e mudam de sítio, tendo eu que estar atento... acontece pouco, mas não sei porque acontece? Será que é por ter muitas linhas já adicionadas ao mesmo gráfico? O mesmo acontece com alguns dos indicadores... Por isso, eram bem-vindas umas novas análises! :) Não sei se é problema do meu metastock...

Bem, vou continuar a ver se as coisas resultam...

Obrigado.

EMan

por __JB__ » 20/6/2005 19:30

Caro Englishman,

Já tive muitas vezes esse género de problemas.
Os seus gráficos que contêm linhas e indicadores só serão mantidos e actualizados se e só se a nova base de dados tiver exactamente os mesmos "tickers" que a sua base antiga. Pode para isso utilizar a função "merge" no Downloader do Metastock, que lhe fará a fusão de duas bases de dados diversas, mas tem de ser título por título individualmente.

Mas também lhe digo que lhe vai dar tantas dores de cabeça em alterar os tickers..., fazer o merging, etc, que mais lhe vale adoptar uma base de dados fiável e actualizada e começar a trabalhar a partir dela e nela fazer as actualizações diárias. Vai poupar muito trabalho e dores de cabeça, isso lhe garanto.

Cumprimentos

JB
" Se não podes controlar o mercado, controla-te a ti mesmo ! "

Registado: 15/3/2005 16:13

por Bender » 20/6/2005 19:28

by the way faz cópias de segurança antes de começar :P

Registado: 12/2/2004 18:57

por Bender » 20/6/2005 19:25

Englishman,

No downloader, usa o comando copy para copiar as cotações da bd limpa para a dos estudos.

Se os símbolos forem iguais nas duas bds, pode fazer tudo num só passo, senão terá que ser individualmente.

Abraço,
Bender

Registado: 12/2/2004 18:57

...

por englishman » 20/6/2005 19:04

A quem puder ajudar...

Posso transferir as análises que fazemos (as linhas e indicadores) de um gráfico de uma base de dados para outra nova?

Isto está complicado... parece que vou ter que olhar para os gráficos, como se fosse a primeira vez... :(

Obrigado antecipado.

EMan.

...

por englishman » 20/6/2005 12:08

Olá, arnie.

Já tinha utilizado o "merge" e parece que não funciona bem, como tu dizes...

Vou tentar com o downloader como referiste.

Obrigado pela ajuda.

Um Abraço.
EMan

por arnie » 18/6/2005 15:33

como fazes para converter cvs em formato meta?

o metodo é o mesmo, terás somente que o inverter

Downloader->convert securities

Source->File type->Metastock->escolher a pasta da BD

Destination->File typt->ASCII text->file name e directoria de destino

OK

para juntar as BD's

Tools->Merge

Source->selecionar pasta->selecionar titulo

Destination->selecionar pasta->selecionar titulo

ambos os ficheiros terão que ter o mesmo nome e o mesmo ticker

mesmo assim às vezes aquilo passa-se e não faz o merge :cry:

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Base de dados... dúvida.

por englishman » 18/6/2005 13:58

Alguém me sabe dizer como posso transferir cotações de uma base de dados correcta (limpinha), para outra que tem problemas nas cotações mas que é onde está o trabalho de AT, para não ter que efectuar tudo outra vez?
Utilizo o Metastock.

Como faço para converter as cotações de qualquer acção num ficheiro executável tipo .txt ou .csv?

Obrigado.

EMan

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 346 visitantes