Tiago Monteiro Em 3º Lugar no grande premio dos estados unid
Há sempre maneira de contornar o regulamento em favor do espetaculo, até porque a maioria dos carros ficaram de fora, desde que haja vontade claro. O regulamento altera-se se for necessario, já foi alterado durante esta temporada que começou com 2 sessoes de qualificaçao e agora é só uma.
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
tavaverquenao Escreveu:Uma das alternativas apresentadas era uma chicane naquela curva, exactamente a mesma soluçao utilizada na curva onde morreu o Senna. Mantinha-se as regras dos pneus e ficavam todos contentes ou talvez nao.
Isso a meu ver seria ainda mais caricato... os treinos e a qualificação foram feitos numa pista que já não seria a mesma da corrida!!??
Parece que há uma coisa que ainda não compreendeu, as razões de segurança que a Michelin invocou estavam estritamente ligadas à utilização dos seus pneus mal escolhidos, não tinham nada a ver com a pista, como provaram as equipas que usaram pneus Brigestone, a pista em si nunca foi considerada perigosa o perigo estava na utilização dos pneus que a Michelin levou para a corrida...
A Michelin até foi bastante sensata, aconselhando os seus pilotos a desistirem, mas tb não tinha grandes alternativas, se acontecesse algo de trágico na corrida seria bem pior...
Já agora parabéns ao Dark, o seu post expõe a situação de uma forma clara e inequivoca!!!!
Uma das alternativas apresentadas era uma chicane naquela curva, exactamente a mesma soluçao utilizada na curva onde morreu o Senna. Mantinha-se as regras dos pneus e ficavam todos contentes ou talvez nao.

Onde há muito dinheiro há muitas negociatas e jogos de interesses mas aqui parece-me que se tratou pura e simplesmente de cumprir regras estabelecidade desde o início do campeonato, a Fia não tinha margem de manobra para deixar a Michelin trocar os pneus isso seria adulterar as regras que têm vigorado desde o início... é caricato mas é mesmo assim e continuo a achar que a Michelin foi a grande culpada por não ter previsto bem as coisas levando pneus que, mesmo os mais duros, não aguentariam mais de 10 voltas à pista...
As regras estão lá, todos as conhecem...
As regras estão lá, todos as conhecem...
Os bilhetes andaram em media nos 150$, deveriam se ter preocupado com o espetaculo e o publico. Aqui se há culpados nao sao os fabricantes nem as esquadrias nem os pilotos, mas sim a Fia.
Artista, nao fui eu que fui a correr mudar tudo e mais alguma coisa a quando das mortes dos pilotos que referi. Eu nao tomo decisoes na F1, é pena, bem gostaria. Agora que há jogos de interesses nao tenho duvidas, por exemplo, o Eclstone vai controlar as transmissoes televisivas durante 100 anos , dá que pensar nas negociatas que por lá se fazem.

Artista, nao fui eu que fui a correr mudar tudo e mais alguma coisa a quando das mortes dos pilotos que referi. Eu nao tomo decisoes na F1, é pena, bem gostaria. Agora que há jogos de interesses nao tenho duvidas, por exemplo, o Eclstone vai controlar as transmissoes televisivas durante 100 anos , dá que pensar nas negociatas que por lá se fazem.
tavaverquenao Escreveu:Quando morreu o Sena houve um grupo de pilotos que abandonaram a corrida, mas o michael continuou, (e deve ter achado que era limpinho como ontem), e o Lamy tambem tentou mas teve menos sorte, ficou pela grelha de partida. Nessa altura tambem diziam que a pista (Imola) era perigosa, foi preciso morrer o sena e um outro para se alterar a pista. Nao percebo porque nao podem abrir um precedente por questao de segurança, a historia tem mostrado que assim é errado.
Vamos lá ver uma coisa, a F1 é um desporto motorizado em que se atingem velocidades bem superiores a 300 Km/hora logo é, à partida, um desporto perigoso! se formos por aí ninguém deveria ser piloto de F1...
Infelizmente por um conjunto variado de razões, houve uma época em que a F1 esteve demasiado perigosa e isso provocou a morte de 3 pilotos num espaço de tempo reduzido...
Continua a defender que não havia condições de segurança e que os "Brigestone só aguentaram porque..." quando a própria Michelin teria corrido se lhe deixassem mudar os pneus, como é óbvio isso não poderia acontecer, não cumpririam os regulamentos e abriam um precedente em que daqui para a frente valeria tudo em termos de troca de pneus...além disso a Brigestone poderia perguntar porque é que não pode mudar os pneus em grandes prémios em que teve dificuldades...
Faça uma coisa, critique os regulamentos, aí tem a sua opinião, agora criticar o que aconteceu ontem dizendo que a Brigestone é que está errada é que não me parece fazer sentido, não foram eles que erraram... acha que se fosse a Brigestone que não tinha pneus bons para a corrida os 14 pilotos Michelin abandonariam por solidariedade?!!!
Cps
Nao deves ter lido bem o texto. Eu disse que morreram 2 pilotos, foi o Senna (conhecido campeao) e um iniciado de nome fratezen ou qualquer coisa assim, houve outros acidentes mas sem mortes, do JJ Letto ou do Rubens que até ficou amnesico. Mas o que interessa é que depois das mortes vao logo a correr alterar as pistas, os carros, o regulamento e o diabo.
tavaverquenao Escreveu:Quando morreu o Sena houve um grupo de pilotos que abandonaram a corrida, mas o michael continuou, (e deve ter achado que era limpinho como ontem), e o Lamy tambem tentou mas teve menos sorte, ficou pela grelha de partida. Nessa altura tambem diziam que a pista (Imola) era perigosa, foi preciso morrer o sena e um outro para se alterar a pista. Nao percebo porque nao podem abrir um precedente por questao de segurança, a historia tem mostrado que assim é errado.
nesse fds nao tinha morrido so o senna, salvo erro.. houve um piloto k ficou gravemente doente ou ate k morreu na sessao de treinos anterior.. alem disso a F1 é perigosa.. eles sabem p o k vao..
e ja agora, kanto à michelin, se eles achavam k os pneus nao eram seguros p determinadas velocidades, diziam aos pilotos para levantar o pé.. é a vida.. partiram os 20 carros na volta de akecimento, os 20 fizeram a qualificção, mt sorte para os 6 k acabaram..
- Registado: 1/2/2005 19:30
PORT
Portugal v Alemanha 1 minuto para o final Rui Costa dirige-se a linha para ser subtituido e o arbitro mostra lhe o cartao, resultado fomos iliminados do mundial, alguem se lembra o porque???nao so nao fomos la. muitas vezes fomos roubados por ser um pais pequeno e sem padrinhos, iliminados injstamente mas nao conta a moral.
os penaltis nao se escrevem na historia so fica o resultado, la estao os 6 pontos o resto se esquecera.
viva o monteiro e viva portugal
unidos no bom e no mal assim se faz uma nacao forte
os penaltis nao se escrevem na historia so fica o resultado, la estao os 6 pontos o resto se esquecera.
viva o monteiro e viva portugal
unidos no bom e no mal assim se faz uma nacao forte
e' preciso viver nao apenas existir
- Registado: 22/12/2004 11:38
Penso que está errado
Baco's Escreveu:Isto só com Portugueses...
Na situação em que a prova decorreu, eu tinha vergonha, VERGONHA, de comemorar como ele o fez....
Não tenho nada contra Tiago Monteiro....
Ele comemorou sem ofender ninguém. Em 1994, quando o Senna teve o acidente que o vitimou, no final da prova, o Shumacher festejou efusivamente a vitória, mesmo sabendo, que um colega seu tinha falecido.
Se repararem bem, o Alonso, não saiu do carro, e pelas comunicações via rádio, que se ouviram na TV, ele queria saber se alguém tinha furado a "greve". Por isso, ele estava pronto a qualquer momento, para sair das boxes e entrar na prova. O Tiago fez muito bem, só foi pena não ter ganho.
"Errar é humano, mas é incrivel o nível de humanidade a que nós chegamos"
- Registado: 10/5/2004 23:36
mau portugues
Independentemente de ser correcto ou nao correcto o que se passou com as outras escuderias relativamnete aos pneus o Tiago tem todo o merito .E para isso que ele e pago, a comparaçao com se 30 fazem greve e 6 nao, e e imagem de um Portugues mesquinho, daquele que reclama que tudo esta mal mas nada faz.
Todos sabemos que em condiçoes normais Dificilmente o Tiago podera chegar ao podium com um carro daqueles .
Todos sabemos que em condiçoes normais Dificilmente o Tiago podera chegar ao podium com um carro daqueles .
- Registado: 30/12/2003 13:05
Parece-me que há que ter bom senso e separar as coisas, no que se passou no GP dos Estados Unidos
1-David Coulthard teve um acidente com alguma gravidade cuja causa directa foi o rebentamento de um pneu.
2-A Michelin depois de analisar o que se tinha passado avisou as equipas que se equipavam com os seus pneus que naquelas condições os pneus se deterioravam rapidamente e que porventura não fariam mais de 10 voltas em condições de segurança
3-As equipas de formula um não têm os carros preparados para pistas do tipo de Indianopolis, já que são particularmente exigentes nas suspensões e pneus dos lados exteriores das curvas rápidas.
4-A Michelin teve há pouco tempo um problema de pneus que provocou uma ruptura de suspensão no carro do Mika Hakkinen e que o levou a despistar-se no final da recta da meta do antepenúltimo Grande Prémio.
5-As equipas , bem ou mal - não farei juízo de valor- decidiram não efectuar o grande prémio, salvaguardando a segurança dos seus pilotos.
6-A FIA, sabendo do que se passava, optou sempre pela intransigência quanto às opções de solução que as equipas que tinham pneus Michelin nos seus carros foram apresentando.
8-A Bridgestone , e a meu ver bem, manteve-se de fora de um problema que não era seu.
9-A Ferrari que fazia parte das equipas mas que tinha nos seus carros pneus Bridgestone optou por correr amealhando preciosos pontos no mundial, o mesmo se poderá dizer da Jordam e da Minardi.
10-É de lamentar que tudo isto tenha ocorrido e que sobretudo tenha ocorrido nos Estados Unidos - pior propaganda para a Formula Um nos USA, é difícil conseguir
11-Quanto à corrida em si, havia uma tal diferença de competitividade entre a Ferrari e a Jordan e a Minardi, que o que se passou foi o que se poderia ter passado: a Ferrari tentou poupar os carros só andando um segundo por volta mais rápido que os Jordan e no final o triste espectáculo do Rubens Barrichelo a ser "forçado" a deixar andar o seu colega Schumacher na frente, por indicação nas boxes
.
12-Quanto à corrida do Tiago Monteiro, ela foi a corrida que se exige a um profissional destas andanças: andar depressa sem ser depressa demais, controlar o andamento do companheiro e ficar à frente dos rivais Minardi , levando o seu carro até ao final da corrida.
Todos nós gostaríamos de ter assistido ao primeiro pódium do Tiago Monteiro em condições diferentes, mas ele foi profissional, respeitou contratos e fez o melhor que pode , tendo-lhe isso valido um terceiro lugar. Garantidamente não foi ele que ficou mal na fotografia e teve a sua hora e meia de fama, o que talvez lhe venha a facilitar a vida num futuro próximo.
Por tudo o que ele fez, eu acho que merece os meus sinceros parabéns.
Quanto ao incidente, é lamentável e esperemos que se não repita.
Cmpts
Dark
1-David Coulthard teve um acidente com alguma gravidade cuja causa directa foi o rebentamento de um pneu.
2-A Michelin depois de analisar o que se tinha passado avisou as equipas que se equipavam com os seus pneus que naquelas condições os pneus se deterioravam rapidamente e que porventura não fariam mais de 10 voltas em condições de segurança
3-As equipas de formula um não têm os carros preparados para pistas do tipo de Indianopolis, já que são particularmente exigentes nas suspensões e pneus dos lados exteriores das curvas rápidas.
4-A Michelin teve há pouco tempo um problema de pneus que provocou uma ruptura de suspensão no carro do Mika Hakkinen e que o levou a despistar-se no final da recta da meta do antepenúltimo Grande Prémio.
5-As equipas , bem ou mal - não farei juízo de valor- decidiram não efectuar o grande prémio, salvaguardando a segurança dos seus pilotos.
6-A FIA, sabendo do que se passava, optou sempre pela intransigência quanto às opções de solução que as equipas que tinham pneus Michelin nos seus carros foram apresentando.
8-A Bridgestone , e a meu ver bem, manteve-se de fora de um problema que não era seu.
9-A Ferrari que fazia parte das equipas mas que tinha nos seus carros pneus Bridgestone optou por correr amealhando preciosos pontos no mundial, o mesmo se poderá dizer da Jordam e da Minardi.
10-É de lamentar que tudo isto tenha ocorrido e que sobretudo tenha ocorrido nos Estados Unidos - pior propaganda para a Formula Um nos USA, é difícil conseguir
11-Quanto à corrida em si, havia uma tal diferença de competitividade entre a Ferrari e a Jordan e a Minardi, que o que se passou foi o que se poderia ter passado: a Ferrari tentou poupar os carros só andando um segundo por volta mais rápido que os Jordan e no final o triste espectáculo do Rubens Barrichelo a ser "forçado" a deixar andar o seu colega Schumacher na frente, por indicação nas boxes
12-Quanto à corrida do Tiago Monteiro, ela foi a corrida que se exige a um profissional destas andanças: andar depressa sem ser depressa demais, controlar o andamento do companheiro e ficar à frente dos rivais Minardi , levando o seu carro até ao final da corrida.
Todos nós gostaríamos de ter assistido ao primeiro pódium do Tiago Monteiro em condições diferentes, mas ele foi profissional, respeitou contratos e fez o melhor que pode , tendo-lhe isso valido um terceiro lugar. Garantidamente não foi ele que ficou mal na fotografia e teve a sua hora e meia de fama, o que talvez lhe venha a facilitar a vida num futuro próximo.
Por tudo o que ele fez, eu acho que merece os meus sinceros parabéns.
Quanto ao incidente, é lamentável e esperemos que se não repita.
Cmpts
Dark
Quando morreu o Sena houve um grupo de pilotos que abandonaram a corrida, mas o michael continuou, (e deve ter achado que era limpinho como ontem), e o Lamy tambem tentou mas teve menos sorte, ficou pela grelha de partida. Nessa altura tambem diziam que a pista (Imola) era perigosa, foi preciso morrer o sena e um outro para se alterar a pista. Nao percebo porque nao podem abrir um precedente por questao de segurança, a historia tem mostrado que assim é errado.

Só agora estou a saber da noticia.
O Tiago pode ter exagerado nos festejos, mas fez bem em correr. O que fica para a histório é o 3º lugar e os pontinhos. Daqui a uns tempos ninguém se lembra das circunstâncias e só se vai dizer que ele obteve um 3º lugar.
Além disso tem feito uma época excelente. Tem terminado todas as corridas.
O Tiago pode ter exagerado nos festejos, mas fez bem em correr. O que fica para a histório é o 3º lugar e os pontinhos. Daqui a uns tempos ninguém se lembra das circunstâncias e só se vai dizer que ele obteve um 3º lugar.
Além disso tem feito uma época excelente. Tem terminado todas as corridas.
opinião....
Permitam-me a minha opinião que é a seguinte, para a historia como é lógico fica o 3ºlugar, no entanto para lá chegar só teve 6 adversários não interessando discutir o porquê da desistência dos outros concorrentes
Acho que esta corrida não devia ter sido realizada nestas circunstâncias, quanto ao tiago monteiro ficou muito contente quanto a mim de forma exagerada por ter ficado a meio da tabela.
Nas circuntâncias em que alcançou o 3º lugar não é nada de extraordinário tanto mais que os niveis de motivação aumentam largamente sabendo de antemão que só corriam 6 pilotos, só seria extraordinário se por ex. tivessem partido todos e vamos imaginar que devido a avarias, pneus etc.. os outros fossem ficando pelo caminho aí sim seria diferente, bom mas por outro lado pior seria se ficasse em 3º e só tivessem corrido 3
acho que devia ter sido mais contido na forma como festejou, demonstrou falta de fairplay para com os outros competidores e esperemos que isso não lhe venham a sair caro...., um abraço.
Acho que esta corrida não devia ter sido realizada nestas circunstâncias, quanto ao tiago monteiro ficou muito contente quanto a mim de forma exagerada por ter ficado a meio da tabela.
Nas circuntâncias em que alcançou o 3º lugar não é nada de extraordinário tanto mais que os niveis de motivação aumentam largamente sabendo de antemão que só corriam 6 pilotos, só seria extraordinário se por ex. tivessem partido todos e vamos imaginar que devido a avarias, pneus etc.. os outros fossem ficando pelo caminho aí sim seria diferente, bom mas por outro lado pior seria se ficasse em 3º e só tivessem corrido 3
A brigestone provou que está em dificuldade este campeonato, (aliás iremos ver no fim do campeonato), e entao vale tudo, até arriscar a vida dos pilotos, coisa que a outra nao fez. A ferrari e a brigestone tambem estiveram envolvidas neste braço de ferro, porque seria?

A brigestone nao provou nada, o facto de nao estarem os outros carros mais competitivos fez que eles poupassem os pneus. Aliás a ferrari ate começou a ver a vidita a andar para trás, quando uns dos pneus do Michael parecia em mau estado. Depois lá obrigaram o rubens a nao forçar o andamento.

re
huhaaa... grande Tiago... com 6 a circular... melhor que a Jordan somente a Ferrari
... grande "frango" da Michelin
O porquê da bronca da Curva 13:
http://www.formula1.com/race/technical_ ... 0/149.html
Os Ferrari ganharam...mas na galeria de fotos ganhou o Tiago (6 das 7 últimas fotos):
http://www.formula1.com/race/photograph ... 67431.html
Cump.
O porquê da bronca da Curva 13:
http://www.formula1.com/race/technical_ ... 0/149.html
Os Ferrari ganharam...mas na galeria de fotos ganhou o Tiago (6 das 7 últimas fotos):
http://www.formula1.com/race/photograph ... 67431.html
Cump.
- Registado: 20/3/2005 22:23
tavaverquenao Escreveu:Realmente o pessoal percebe pouco de F1, a michelin abandonou por uma questao de segurança, aquela prova é para ser feita com mais que 1 jogo de pneus, como fazem os americanos. Há uma parte da pista, na zona da oval, em que o tapete é muito abrasivo. Tornava-se perigoso fazer as 70 voltas sem trocar, aliás, o ralf já tinha exprimentado o muro.
A brigestone tem andado em baixo com os ferrari e arriscou, mas isto é como "cuspir para o ar".
Não concordo, a Brigestone provou que é possível fazer aquela prova com apenas um jogo de pneus, acabaram os 6 carros equipados com os seus pneus...
Mais a Michelin tb disse que conseguia fazer a corrida com um jogo de pneus, mas não com os pneus que tinham trazido para o Grande Prémio, teriam de trazer outros com compostos de borracha mais dura, e esses só chegariam antes da corrida, como os carros têm de correr com os pneus que usam na qualificação a FIA não autorizou esta "operação de troca de pneus pós qualificação" da Michelin!
É pena ter acontecido o que aconteceu mas a grande culpada é a Michelin que falhou completamente na escolha de pneus que trouxe para a corrida... de resto a única coisa que se pode criticar são os regulamentos mas enquanto eles estiverem em vigor é claro que terão que ser cumpridos!
Baco's Escreveu:Numa Greve, se em 30 trabalhadores 6 forem trabalhar o que lhe chamarão os seus colegas....????
Meu amigo essa história da greve é uma comparação pouco ou nada ilucidativa!!! Não se tratou de uma greve, a Michelin falhou na escolha dos compostos de borracha que levou para os EUA e, por razões de segurança, recomendou ás marcas que utilizam os seus pneus que abandonassem a corrida, foi o que fizeram, é pena para a corrida mas é assim a competição...
A Brigestone também tem dificuldades com os pneus e não vai pedir à Michelin que use pneus piores para ficarem ao nivel dos seus... é triste mas foi a Michelin que falhou e depois gerou-se braço de ferro com a FIA...
O Tiago fez o que lhe competia, aproveitou (e de que maneira!!) a oportunidade...
Já agora acha que lá por dentro o Rubens e Michael (e a Ferrari) não estão bem contentes com os pontos que amealharam?!!
Parabéns Tiago!!!
Parece que estamos esclarecidos, a michelin errou na estrategia e nao se "Marimbou" porque decidiu nao arriscar. Nao deve ter sido facil optar por esta soluçao com todos os problemas que lhes vai trazer. Os outros arriscaram e com isto o Tiago Monteiro conseguiu o 1º podium na F1 para um portugues. Isto é que é importante, pouco importa como, é um portugues cargago, ai nao carago.

Bem vamos esclarecer as coisas para os mais "incautos":
1ª situação - os regulamentos dizem um único jogo de pneus para a qualificação e corrida
2ª situação - os fabricantes devem trazer para cada gp dois tipos de pneus (normalmente um do tipo soft e o chamado "backup compound" que não é mais que um tipo de pneu mais duro, quando as situações da pista assim o obrigam)
Ora a Michelin o que é que fez...?
Marimbou-se para as situações particulares da pista de indianapolis e trouxe dois pneus demasiadamente moles e de construção desapropriada para as características da pista.
Resultado: Os pneus não aguentavam mais de 10 voltas (segundo eles). Ora como não dispunham de um tipo de pneu suficientemente duro para aguentar a corrida toda, fizeram eles muito bem em abicar de disputar a prova.
Os pilotos das outras equipas, não fizeram que a sua obrigação e aproveitaram-se da situação.
1ª situação - os regulamentos dizem um único jogo de pneus para a qualificação e corrida
2ª situação - os fabricantes devem trazer para cada gp dois tipos de pneus (normalmente um do tipo soft e o chamado "backup compound" que não é mais que um tipo de pneu mais duro, quando as situações da pista assim o obrigam)
Ora a Michelin o que é que fez...?
Marimbou-se para as situações particulares da pista de indianapolis e trouxe dois pneus demasiadamente moles e de construção desapropriada para as características da pista.
Resultado: Os pneus não aguentavam mais de 10 voltas (segundo eles). Ora como não dispunham de um tipo de pneu suficientemente duro para aguentar a corrida toda, fizeram eles muito bem em abicar de disputar a prova.
Os pilotos das outras equipas, não fizeram que a sua obrigação e aproveitaram-se da situação.
- Registado: 17/4/2004 10:24
Eu no lugar do Tiago tinha comemorado como ele. Ele não tem culpa que a Michelin não tenha feito o trabalhinho de casa. Nem ele nem os restantes cinco que alinharam na corrida. Meus caros, é competição entre fabricantes a ver quem é o melhor, e lá pelos pneus da Michelin serem inseguros, os coitados da Bridgestone não íam agora abandonar por solidariedade com os concorrentes. É competição!!!
Aliás, nos últimos grandes prémios, os carros com Bridgestone têm sido prejudicados porque os seus pneus não têm a mesma qualidade que os Michelin e lá por isso não desistiram. Mas neste circuito as coisas foram diferentes.
Parabéns ao Tiago Monteiro, que mesmo tendo chegado em 3º nas condições que todos sabemos, fez uma excelente corrida e bateu mais uma vez a sua concorrência directa. O azar dele é ser Português, porque senão já não estava na Jordan.
Abraço e BN.
Aliás, nos últimos grandes prémios, os carros com Bridgestone têm sido prejudicados porque os seus pneus não têm a mesma qualidade que os Michelin e lá por isso não desistiram. Mas neste circuito as coisas foram diferentes.
Parabéns ao Tiago Monteiro, que mesmo tendo chegado em 3º nas condições que todos sabemos, fez uma excelente corrida e bateu mais uma vez a sua concorrência directa. O azar dele é ser Português, porque senão já não estava na Jordan.
Abraço e BN.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google Feedfetcher, Lisboa_Casino, PAULOJOAO e 431 visitantes