Caldeirão da Bolsa

Uma pergunta algo provocatória

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Infelizmente bastaram dois dias para vir a confirmação!

por sol » 10/6/2005 14:52

Palavras para quê!

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por daviddias » 8/6/2005 13:19

o grupo sonae e os bancos.. entao os bancos, um ligeiro clic e passam rios de dinheiro e investimentos e sedes para as ilhas caimão ou entao p aki bem mais perto,tipo gibraltar, dps é só ver o Estado a queixar-se que as receitas estão a cair..

Registado: 1/2/2005 19:30

por alexandre7ias » 8/6/2005 12:45

Em Portugal falta é dinheiro, e os que o têm, agora começam a ter medo de o mostrar. Vou ficar orgulhoso quando o GRUPO SONAE sair de Portugal para se instalar nos nossos vizinhos. Palavras e mais palavras já parecem aquelas tipos de fato que falam, falam e falam e não é que os Portugueses gostam. Bons negocios para todos e realmente o Pedras tem razão...
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

Cada um com o seu ponto de vista.

por sol » 8/6/2005 1:01

A pergunta do pedras 11 tem alguma lógica.
Noto com alguma frequência, na vida em geral e logo aqui no caldeirão não podia ser excepção há pessoas que efectivamente tendo as explicações para determinados acontecimentos por uma questão de interesse,ou pôr as mais diversas razões preferem não comentar e refugiam-se em jogos de palavras,dando um pouco a atender que no mercado todos tem as mesmas armas, mas todos sabemos que não é bem assim.

O mercado não é um mundo virtual, e as relações entre grandes e pequenos no sociedade em geral não se processa nos mesmos moldes, na bolsa estou convencido que se repete este mesmo desequilibrio, sairem ou entrarem dois investidores de peso, não é exactamente a mesma coisa que sairem dois Zés do telhado...

Cada um argumenta de acordo com aquilo que pensa a cada momento para o mercado.O preço dos títulos como todos sabemos é fixado com base na oferta e na procura a semelhança dos mais elementares bens que compramos no dia a dia, as batatas por exemplo.

Não é um produtor de pequena escala que tem a capacidade de fixar o preço da batata ou do feijão no mercado da esquina! ... são os grandes, estou convencido que nos mercados financeiros em geral acontece a mesma lógica.

É evidente, que muitos poderão perguntar porque as quedas hoje e não há quinze dias atrás é simples o momento está estudado ao milimetro, será o mesmo que se perguntar porquê o atentado X no dia Y e não noutro porquê neste local e não noutro, tudo têm uma explicação, os mercados estão estudados, só que só alguns sabem reagir no momento correcto.

Bem, dizem algumas vozes que a tendência de longo prazo para o nosso mercado é ascendente bem então não fará sentido quem está investido neste momento fazer o jogo dos Ursus. Por vezes também fica a ideia que os intervenientes são fictícios que tem todos a mesmas as armas as mesmas oportunidades, que são todos da mesma classe social, não é bem assim!

Essa de que o consumo pode baixar devido ao aumento do IVa e demais macacadas com o défice e que a Sonae está demasiado esposta a está lógica, desculpem lá meus Srs para mim não pega, irem por ai justificar a queda de hoje cheira-me a dinheiro....então e o grupo Sonae não têm capacidade de repercutir os mesmos argumentos junto de quem compra, no fundo utilizar as mesmas condições de mercado, sem que isso se venha reflectir nos seus resultados, mas sim aproveitar também o momento menos bom para melhorar o seu desempenho, então porque não falam na hipotese que eventualmente possa ter em ter comprado milhões de mercadorias a IVA 19% e ir vender os mesmos produtos a 21%, e tantas outras situações que por uma questão de tempo não quero aqui apontar.

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por bertoluci » 7/6/2005 18:23

Estamos perante uma economia global em que tudo depende de tudo, por isso não podemos dissociar o nosso mercado dos outros.. o que acontece é que o nosso psi-20 reage desfasado no tempo... Acontece também que a conjuntar nacional favorace o desinvestimento no nosso mercado em virtude de o risco ter aumentado para a economia Portuguesa...como se costuma dizer depois da tempestade vem a bonança...há que ter alguma paciência para colher os lucros

Registado: 19/11/2003 18:17

por Ertai » 7/6/2005 18:13

Penso que as acções portuguesas sempre seguiram (de uma maneira geral) os mercados internacionais..

E irão certamente continuar a seguir.. existe claro uma espécie de "lag", um atraso temporal relativamente à performance dos índices europeus/americanos.
E apesar de certos movimentos de curto prazo parecerem estar a divergir do resto do mercado, a longo e médio prazo o PSI20 tende sempre seguir a tendência dos outros..

(Eu como raramente analiso acções portuguesas talvez a questão não seja propriamente para mim)

Cumprimentos

Registado: 11/5/2003 12:11

por Ulisses Pereira » 7/6/2005 18:11

Vou apenas falar por mim, embora diga desde já que não é muito habitual defender aquilo que escreveste.

pessoalmente, defendo há cerca de 2 anos o actual "Bull Market" português, em termos de longo prazo e há alguns meses defendo que a tendência de curto/médio prazo é descendente e que enquanto a linha de tendência descendente de curto/médio prazo nãofor quebrada, não faz sentido entrar no nosso mercado.

Deixo, por exemplo, o link para as últimas 3 análises que deixei aqui no fórum sobre essa matéria:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#226459

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#223989

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#222619

Em nenhuma dessas análises referi a correlação do nosso mercado com os seus congéneres externos porque quem anda há muitos anos no nosso mercado sabe que não é assim. Aliás, o que costuma haver é um desfazamento em termos temporais. Mas isso é um assunto muito caro ao Marco que escreveu já várias vezes sobre isso.

Por isso, o que tem acontecido nos últimos dias é tão só a continuação da tendência dos últimos meses. E termino com aquilo que tenho defendido nestes meses últimos meses: "Bull Market" de longo prazo intacto mas, em termos de curto/médio prazo continuo sem vislumbrar qualquer sinal que convide a uma entrada.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Rita_cd2001 » 7/6/2005 18:10

Pedras.

A minha opinião é que nós reagimos normalmente mais tarde do que os outros mercados. Isso seria um dado importante para nós na prespectiva do investidor. Vamos lá ver se a regra não tem alguma excepção...

Registado: 16/5/2003 15:50

Uma pergunta algo provocatória

por pedras11 » 7/6/2005 18:00

Porquê até aqui quase todos os moderadores deste espaço se baseavam nas suas análises dizendo que tudo( movimento de acções) se iria comportar consoante os mercados internacionais, e de repente quase ninguém refere os mercados internacionais nas suas análises ás acções Portuguesas?

Sem mágoa.

Um abraço.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, IX Hispana, latbal, OffTheRecord, PAULOJOAO e 615 visitantes