Caldeirão da Bolsa

Fugas aos impostos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por daviddias » 9/6/2005 23:17

o problema da falta de produtividade dos privados é la com eles.. no momento em k deixar de dar lucros fecham.. agora no Estado isso nao acontece.. o problema da falta de produtividade do Estado é mt mais grave..

Registado: 1/2/2005 19:30

por Baco » 9/6/2005 22:59

Pata

Não quero interpretar as palavras do ministro e não sei o significado que ele lhe quer dar, mas não acho que esses dois conjuntos de opiniões sejam incompatíveis.

Quem ler os números pode ver que em Portugal não há um excesso de gastos do Estado comparando com outros países europeus. O QUE HÁ È UMA BAIXA RENTABILIDADE DOS GASTOS EFECTUADOS.

Esta baixa produtividade não é exclusiva do sector público, é igualmente gravosa no sector privado.

Não aumentar os gastos e melhorar simultâneamente os serviços fornecidos pelo Estado deve realmente ser o objectivo.
Vai acima e bot'abaixo

Registado: 17/1/2003 16:54

por Baco » 9/6/2005 22:51

Presa35

A actividade médica está isenta de IVA.
Deves querer referir-te a IRS.
É uma vergonha de qualquer das formas.
Vai acima e bot'abaixo

Registado: 17/1/2003 16:54

por daviddias » 9/6/2005 22:21

vergonha para mim é a quantidade de gente k trabalha na função publica e a falta de eficiencia dos mesmos.. acho k ja contem isso aki, mas um dia fui à biblioteca do min da justica e além de achar que akilo tinha 3x mais pessoas do k seria necessário (nos corredores, na entrada e ate na própria biblioteca), como ainda vi la uma mulher a DORMIR numa cadeira k aparentava ser melhor k os sofás ca de casa.. deviam era comecar por despedir esta gente ou entao meta-las a cavar batatas que smp davam ao VAB ao país.. acabava logo o problema do defice.. o problema nao é do lado das receitas, mas sim do lado da despesa..

Registado: 1/2/2005 19:30

Impostos? deixem-se de tretas!!!!!

por Thomas Hobbes » 9/6/2005 22:14

Já desisti, não conseguimos controlar nada neste pais, os politicos fazeme dizem o que querem.

Utilizam discursos da tanga e subitamente todos fazem sacrificios menos eles, e certos abonados que lhes financiam as campanhas.

Estou farto!! A administração pública é o reflexo do desinteresse que a maioria dos politicos têm em relação às pessoas.

O próprio ministro das finanças como é que pode ter a moral de pedir a alguem que se reforme aos 65 e ter uma reforma mais ou menos quando ele se reformou apenas com 6 anos de trabalho?...

pede-se contenção nas despesas, mas nãose fazem cortes nas camaras e ainda há tempo para arranjar lugares de marajá para os amigos na GALP!!!

enfim, Portugal a Treta do costume no Sítio do Costume.
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

por R_Martins » 9/6/2005 21:32

...sim senhor. Pagar impostos claro que sim!!!
Mas os iluminados dos recibos, olhem que eu vou-me esquecer de pedir o papel e o vendedor vai ficar com o IVA e afins.
Sejam fantasiosos façam favor,façam lá pagar os impostos,mas livrem-me dessa do papel/recibo...se não correm o risco de eu me esquecer do pedido do recibo e como tal ficam «tesos» sem os impostos.
Pense nisso e não me façam aborrecer com papeletas da treta.
Obrigado.
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

Mas que multas .....

por Xanax » 9/6/2005 21:22

e quem as liquida ???? A máquina do estado está parada, não existe estado neste momento, as funções inspectivas e fiscalizadoras estão paradas sem gente qualificada para os novos desafios. Em meu entender o problema está efectivamente é do lado da receita, o estado não consegue liquidar os impostos devidos da actividade económica. A fuga aos impostos compensa e é motivadora. Veja-se a vergonha que se passa com a criação de Fundações (a que eu chamo de paraisos fiscais dentro do território)vocês já se aperceberam dos benefcios fiscais que estão por detrás destas figuras legais. Veja-se o caso do benemérito Champalimault, não que eu tenha algo contra ou a favor do homem, mas que é feito dos milhões para a biotecnologia, aonde estão, o único dinheirinho da sua herança que foi gasto em Portugal é o correspondente á campanha publicitária orquestrada com a conivência da comunicação social,porque imposto sobre sucessões e doações só o povinho é que paga.
Xanax
Cumps

Registado: 5/12/2002 17:48

por TraderAT » 9/6/2005 21:19

Nuno,

Eu diria, que dependendo da fiscalização e das coimas aplicadas, a Primeira(repressiva como lhe chamou) poderia demorar um pouco menos...

Já quanto à segunda, é sem dúvida algo só ultrapassável em próximas gerações!

Como temos um problema grave para resolver no Presente há que começar pela Primeira e pensar em aplicar no médio-prazo a Segunda... :wink:
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por nunofaustino » 9/6/2005 21:08

E essa mentalidade só muda de duas maneiras...

De um modo repressivo - em que as multas são a doer e o risco das fugas n compensa qdo se é apanhado;

De um modo cultural - em que se altera a forma de pensar e se ensina desde a escola primária a responsabilidade cívica de cada um e se fomenta o cumprir dos deveres perante o Estado (que são todos os Portugueses e não os políticos)...

A primeira demora no máximo uns 10 anos... a segunda demora no mínimo uns 40...

Um abraço
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por TraderAT » 9/6/2005 21:00

Boa noite

O problema da "fuga aos Impostos" é na minha opnião um problema cultural...está na maneira de ser de quase todos (existirão aos excepções que confirmam a regra!) fugir às obrigações fiscais!
Nem que seja com a nobre desculpa de que se os outros o fazem e eu não o fizer também, sou eu que pago pelos outros...

Assim sendo há que encontrar formas cada vez mais apertadas de controlar essas fugas e cruzar informações.
Hoje em dia o dessenvolvimento da Informática e dos Sistemas de Informação permite quase tudo...haja vontade de os implementar :wink:
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por Pata-Hari » 9/6/2005 20:34

E eu passo a citar as palavras de campos e cunha que são bem reveladoras de uma realidade grave:

"Luís Campos e Cunha transmitiu aos deputados que a forma acertada para combater o défice é através da redução da despesa e que o aumento das receitas é uma medida transitória até ao final da legislatura.

Na apresentação e discussão do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), Luís Campos e Cunha dedicou especial atenção ao problema da despesa e em particular da despesa corrente primária, para afirmar que não é mais possível mantê-la ao nível de 15 por cento do PIB, o valor mais elevado em comparação com os parceiros comunitários.

Por cada dez euros de impostos pelos contribuintes, nove são para pagar despesas com pessoal” do Estado e transferências para as famílias, afirmou o ministro. Isto é, 90 por cento dos impostos arrecadados pelo Estado destinam-se a pagar salários da Administração Pública."

Depois continua: "Estes números demonstram que o principal trabalho do Governo será o combate às despesas públicas de uma forma sustentada e em definitivo, assegurou."

O que eu não entendo é que no mesmo discurso ele também diga: "A primeira medida do PEC aponta para o reforço da Administração Pública e da gestão dos recursos humanos; a segunda, a promoção da sustentabilidade da segurança social; a terceira, a melhoria da qualidade da despesa pública; a quarta, a simplificação e moralização do sistema fiscal; e a quinta, a realização de privatizações."

Enfim...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por paos » 9/6/2005 19:51

Voces conseguem ser todos ludibriados pela comunicação social e pelas mensagens que os politicos querem passar.

Concordo que se deve solicitar sempre um recibo das compras que se fazem.

O verdadeiro problema do defice está nos gastos descontrolados do estado.
Mesmo que todos pagassem impostos haveria este descontrolo. O defice seria o mesmo pois haveria neste momento mais gastos.

NÃO SE DEIXEM ENGANAR, É DO LADO DA DESPESA QUE DEVEM ESTAR AS NOSSAS ATENÇÕES. Quanto menos e melhor o estado gastar menos impostos terá de cobrar, quantos menos impostos cobrar mais dinheiro sobra as empresas e familias para consumir quanto mais se consome mais se produz, quanto mais se produz mais emprego se gera, e quanto mais emprego se ger mais se consome é uma bola de neve pela positiva.

Registado: 9/6/2005 19:37

Por acaso já não......................

por AC » 9/6/2005 19:41

me lembrava desse, mas como podes perceber, estamos perrante um assunto grave que nunca é demais relembrar.
O assunto é o mesmo, o conteúdo é que é diferente.
Mais vale um pássaro na mão que dois a voar

www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks

Registado: 12/7/2004 10:54

por nunofaustino » 9/6/2005 19:36

AC... este post é uma repetição deste (http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... dir+recibo)

Um abraço
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Presa36 » 9/6/2005 17:20

Concordo com o AC.
Eu, normalmente peço sempre recibos ou vd´s de quase todos os produtos que consumo.

É verdade que se todos pagarem, todos pagam menos.

Também é verdade que muitas pessoas pensam que são sempre os outros que pagam os impostos, e que, para obterem um pequeno desconto, não pedem recibo.

Os próprios médicos não têm vergonha e sempre que se pede recibo dizem que é mais o IVA.
Isso é uma vergonha.

Presa35

Registado: 5/11/2002 0:25

por alexandre7ias » 9/6/2005 17:07

joaocosta Escreveu:Eu por um lado concordo contigo AC, deviamos sempre pedir recibo, mas por outro lado, acho que que esta obrigação não devia recair para o lado do consumidor.

O recibo devia ser obrigatório (se calhar até é, não tenho a certeza), a própria máquina registadora podia emitir recibo, para poupar trabalho, e os establecimentos que não emitissem recibo, eram simplesmente multados.

Bastava um fiscal ir jantar uma vez por dia a um restaurante diferente, e quem não passasse recibo era multado e ponto final, independentemente de o cliente pedir ou não.

Estar à espera que cada Português se lembre de pedir recibo de cada vez que vai às compras, é irrealista, porque por muito boa vontade que todos tenhamos, isso não aconteçe.

Claro, a sua ideia é genial, mas como sempre é para ficar na gaveta ( E bem fechada ).
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por joaocosta » 9/6/2005 16:52

Eu por um lado concordo contigo AC, deviamos sempre pedir recibo, mas por outro lado, acho que que esta obrigação não devia recair para o lado do consumidor.

O recibo devia ser obrigatório (se calhar até é, não tenho a certeza), a própria máquina registadora podia emitir recibo, para poupar trabalho, e os establecimentos que não emitissem recibo, eram simplesmente multados.

Bastava um fiscal ir jantar uma vez por dia a um restaurante diferente, e quem não passasse recibo era multado e ponto final, independentemente de o cliente pedir ou não.

Estar à espera que cada Português se lembre de pedir recibo de cada vez que vai às compras, é irrealista, porque por muito boa vontade que todos tenhamos, isso não aconteçe.

Registado: 29/3/2004 6:31

por PLPINTO » 9/6/2005 8:33

A fuga nas pequenas vendas tanto favorece o vendedor como o comprador... porque devido á concorrencia, se o vendedor foge digamos com 50% ele já calcula isso no preço final e vende mais barato que se tivesse que pagar a totalidade.

No pequeno comercio o mal está naqueles que não pagam nada, zero mesmo, e que ao mesmo tempo recebem subcidios do governo, tipo rendimentos minimos, para sustentar a carrada de parazitas do estado (todos nós) a que chamam filhos. 80% dos Ciganos estão nessa categoria... por isso não se esqueçam de pedir recibo quando forem à feira comprar roupas "de marca" aos ditos!

Isto sim, è uma concorrencia desleal, que obriga os outros muitas vezes a fugir mais do que gostariam de fazer para terem preços muito mais competitivos.

Registado: 22/5/2003 15:08

por Verdinho » 9/6/2005 1:52

Nem sempre qd não se passa factura se foge ao fisco...
tudo o que é registado oficialmente(na maquina registadora)entra nas despesas da empresa e tem de pagar os seus impostos, isto inclui tudo o que é registado mesmo que não se passe factura, o que por vezes acontece é que quando sao contas maiores não existe interesse em passar factura mas aí não se pode registar no oficial, mas não é por aí que se combate o defice, o que ajudou a combater o famoso dito cujo...aviões, submarinos,helicopteros, ordenados chorudos juntamente com pensoes vitalicias, uma total falta de responsabilidade nos gastos dos varios institutos publicos, uma total falta de controlo nos gestores de dinheiro publico.
Quando se descobre( so se consegue qd a comunicaçao social divulga) procedimentos incorrectos não acontece nada, ainda encombrem uns aos outros,como querem que isto melhore...
PS-É obvio que estou totalmente contra os que fogem ao fisco mas a maioria dos pequenos negocios que possam fugir não sao o grosso do problema os outros é que fazem tapar o sol com a peneira...

Registado: 15/3/2004 21:30

por scpnuno » 9/6/2005 0:43

Há coisas tão simples, que ninguém faz..
Se imaginar-mos que metade da população portuguesa (5 milhões de pessoas) bebe 2 cafés por dia (2x0,50= 1€) - estamos a falar de 5 milhões de euros por dia que fogem aos impostos...nem sequer vou fazer a conta de quanto é ao ano. Mas é muito, muito dinheiro. E ninguém pede o registo de maquina (o verdadeiro, com nº de contribuinte e tudo) de um café.

Se calhar, temos que mudar a nossa mentalidade, porque em ultima analise, quem tem que tapar esse buraco somos nós, os tais que pagaram o café.

Bons negocios

Registado: 6/11/2004 17:26

por kakuy » 9/6/2005 0:14

Estou completamente de acordo, aliás, essa recomendação deveria ser muito mais divulgada pelos midia porque grande parte da população não está devidamente informada acerca deste problema. Penso que seria uma medida importante no combate ao déficit e contribuiria concerteza para uma maior justiça social.

Registado: 22/11/2002 18:23

Fugas aos impostos

por AC » 8/6/2005 21:20

Peçam sempre recibos de tudo o que CONSOMEM.

Quando pagarem o telemóvel por Multibanco... peçam sempre recibo com o vosso nº de contribuinte.

Porquê pedir sempre um recibo?

Porque não podemos continuar a poupar dinheiro a quem vive dos impostos que
nós pagamos, sem pagar os seus!

Quando não exige um recibo - que por lei lhe dev e ser sempre entregue, ao
invés daquela habitual pergunta viperina " Quer recibo?" - está, de facto,
a poupar ao infractor 19% de IVA , mais a parcela dos 20 a 40% de IRC que
deveria pagar mas não o fará porque , obviamente, se "esquivou" aos
respectivos documentos.

Em números médios ele tem uma vantagem - na fuga aos impostos - de 25 a 30%
do total pago além de, neste preço, já ter incluído a respectiva margem.

E nós, que não podemos fugir aos impostos, pagamos os nossos e como ao
Estado esse dinheiro já não chega, vamos, também, sofrer a sós o
agravamento dos impostos porque, as pessoas que diariamente nos vendem :

- refeições,

- Mecânico, óleo para o carro, pneus, limpa vidros, ...

- gasolina, ...

- estacionamento, ...

- Cabeleireiro, barbeiro, esteticista, ...

- Produtos de dietas, de engordas, ...

- livros, CD`s, aparelhagens, ...

- perfumes, cremes, vernizes, pinças, maquilhagens, ...

- fatos, sapatos, malas, carteiras, relógios, ...

- portas, janelas, canalizações, obras, ...

- ...,

nunca passam recibos!

Alguns são "simpáticos" e passam -nos o talão que "até" serve para troca e
serve como garantia caso o produto se estrague, não sirva, já tenha (e
faz-se a troca mediante a apresentação do talão), ... mas recibos - aqueles
que ajudam a combater o deficit ... como manda a

lei... nem vê-los ...

Ou seja, pagamos os nossos impostos e temos de pagar também o que outros -
vivendo das nossas compras - não pagam, por se esquivarem aos devidos
recibos.

Vamos, a partir de hoje exigir sempre recibos de tudo o que se consume.

Mesmo que não dê para nós descontamos nos nossos impostos, dá de certeza
para baixar o deficit!

Por isso quando ouvirem: "Posso passar-lhe o recibo mas olhe que não vai dar
para descontar em nada..." pode responder e com razão: "Não faz mal, assim
pagamos todos, o que por lei temos de pagar, e evita-se a fuga aos
impostos..."

Peça sempre o recibo, porque ao pedi-lo está a ser solidário consigo, quando
não o pede está a ajudar uma pessoa a fugir aos seus deveres e ainda se está
a prejudicar a si mesmo... Pense duas vezes antes de dizer:

"Deixe estar, de-me só o talão... ou deixe estar não faz falta..."

Vamos ver se o deficit reduz ou não...

Sensibilize a família.

Defenda o seu futuro.

Comissão para a Equidade Fiscal .
Mais vale um pássaro na mão que dois a voar

www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks

Registado: 12/7/2004 10:54

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Burbano, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 354 visitantes