Caldeirão da Bolsa

JMT...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: jmt

por JAS » 6/6/2005 13:18

jarc Escreveu:Jas, posso estar enganado mas acho que estás demasiadamente optimista. Leste bem os "Nãos"? Olha que uma parte substancial tem um cheirinho a vento leste.

Neste caso o vento Leste vem da Polónia o que não é nada mau.
Se viesse da Alemanha também seria melhor pois o DAX vai com +5.87% este ano e o nosso PSI vai com -1,11%.

No meio disto a JMT ganha 17,73% em 2005...
E continua a aguentar-se.

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

jmt

por jarc » 3/6/2005 11:30

Jas, posso estar enganado mas acho que estás demasiadamente optimista. Leste bem os "Nãos"? Olha que uma parte substancial tem um cheirinho a vento leste.

Registado: 23/7/2003 16:05

Re: ...

por JAS » 3/6/2005 10:56

EnglishMan Escreveu:Mas uma coisa tem de concordar comigo!
Que a JMT perdeu força "Bull"

Olha que não, olha que não...
Mais uma vez a AT falhou.
No meio de um PSIzinho, que navega no tormentoso Mar das Rosas, ela aguenta-se ou sobe...

Um abraço,
JAS

...

por englishman » 3/6/2005 2:50

Olá, JAS.
Obrigado pelas suas humildes explicações em relação às suas compras na JMT (porque não tinha que as dar, claro)... em relação à AF queria que soubesse que não tenho tendência para essa análise mas até gostava de saber quanto vale a JMT, neste momento, segundo a AF.

Em relação ao que escreveu:
Como vês não dá muitas...
No inicio do mês previas quedas e ela subiu.
A meio do mês previas subidas e ela agora caíu.
Depois de cair voltas a falar de quedas, tudo bem...

Quero dizer-lhe que acredito na AT e continuo a acreditar nela para a JMT e poderia aqui mostrar-lhe através do gráfico aquilo que tenho tentado transmitir por palavras e o que quis referir por 1º movimento (nos 11.50) e por 2º movimento (nos 10.70) mas seria muita presunção minha, que de nada vale! Até porque a JMT é uma das acções que pouco sigo e que dificilmente investirei, atendendo às minhas limitações (impostas por mim), como já o referi.

As suas palavras (em cima) mostram que cada um vê o mundo de diferente maneira e à sua maneira e isso acontece também com os gráficos... um mesmo gráfico dá diferentes interpretações. A sua interpretação foi essa e eu respeito-a.

Mas uma coisa tem de concordar comigo!
Que a JMT perdeu força "Bull" :) :)

Cumprimentos e continuação de bons investimentos.

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por zé povinho » 31/5/2005 23:57

curiosamente também recomprei a 11,52, na passada sexta-feira, o que havia vendido uns dias antes a 11,99.

e hoje não voltei a reforçar por absoluta falta de tempo para acompanhar o dia de bolsa.

talvez amanhã, porque esta queda não me faz mudar o optimismo relativamente ao futuro.

Registado: 4/11/2002 23:38

Feira Nova

por Pateta » 31/5/2005 17:58

Tem-se falado com insistencia na venda do Feir Nova. Caso isso aconteça será mto bom e o titulo vai disparar :wink:
. Caso contrario irão existir mtos problemas a curto prazo que levarão o titulo bastante ao fundo. :evil:
Se alguem estiver dentro do assunto saberá a resposta para o ponto de entrada.
A sorte proteje os audazes (excepto na bolsa)

Registado: 21/7/2004 18:03

JMT

por JAS » 31/5/2005 17:44

EnglishMan em 13 de Maio Escreveu:Mas, JAS, repare que a AT até nos dá algumas indicações úteis, ou não?
Agora temos os 12.50 como resistência para um possível fecho do GAP, nos próximos tempos.

Como vês não dá muitas...
No inicio do mês previas quedas e ela subiu.
A meio do mês previas subidas e ela agora caíu.
Depois de cair voltas a falar de quedas, tudo bem...

EnglishMan Escreveu:Jas, se ler este tópico, tente explicar porque razão entrou a 11.52 na JMT, para todos podermos aprender enquanto investidores, na continuação do contributo que tem dado para todos que leêm este fórum...

Eu continuo a ter JMT em carteira por razões AF e não AT.
Por vezes utilizo a AT para vendas e recompras mas apenas com pequena parte da minha posição típica.
Recomprei a 11,52 o que tinha vendido a 11,90.
E hoje reforcei a posição a 11,30-11,25 por achar que estamos num possível fundo e pensar revender um pouco mais acima o excesso com que agora fico.

Um abraço,
JAS

...

por englishman » 31/5/2005 15:17

Foi assim que iniciei o tópico sobre a JMT em 2 de Maio de 2005:

A JMT perdeu alguma da força "Bull" a que nos vinha habituando.
Na JMT, penso que as subidas só voltarão a ser retomadas após a quebra da resistência em torno dos 12.50. O "range" entre os 12.50 e os 11.90 serão valores de referência para entradas curtas e longas, respectivamente. No entanto, a quebra da LTa a verde (desde Dez/2004) coloca em causa a tendência ascendente que tem preconizado esta acção. Uma visita aos valores perto dos 11.50 num primeiro movimento e num 2º movimento uma possível queda para valores perto dos 10.70 que pode coincidir com uma Lta que se formou desde Set/2003.

No entanto, deu-se uma troca de palavras com o JAS (um "afamado" investidor da JMT) sobre um possível controlo da evolução das cotações desta empresa e sobre a sua não aceitação do que a AT nos poderia indicar numa situação como esta...

Como a discussão se tornou bastante "emocional" tenho vindo a não "postar" actualizações sobre a JMT, visto ser um papel que dificilmente investirei; e para não influenciar possíveis investimentos de outrém tenho evitado fazê-lo. Mas, neste momento, penso que a JMT merece uma actualização, como outro "papel" qualquer (sem restrições).

Mais uma vez, não quero com este "post" mostrar que possa ter razão nas minhas humildes opiniões sobre AT mas sim chamar a atenção para a necessidade de utilização de ferramentas de análise capazes de nos ajudar a traçar um caminho a percorrer. e mostrar que a AT é uma ferramenta (entre muitas outras) credível para nos dar indicações importantes para as nossas decisões de investimento, mesmo num mercado bolsista como o Psi20.
Porque a bolsa não é um jogo, por mais dinheiro que se tenha.

Jas, se ler este tópico, tente explicar porque razão entrou a 11.52 na JMT, para todos podermos aprender enquanto investidores, na continuação do contributo que tem dado para todos que leêm este fórum...

Uma opinião é, simplesmente, uma opinião.

Em relação à JMT, penso que uma entrada nos valores entre os 10.70 e os 11.00 será o mais indicado.

Fica a actualização.

Cumprimentos.
Anexos
JMT.png
JMT.png (14.11 KiB) Visualizado 885 vezes

...

por englishman » 13/5/2005 2:03

Mas, JAS, repare que a AT até nos dá algumas indicações úteis, ou não?

Agora temos os 12.50 como resistência para um possível fecho do GAP, nos próximos tempos.

Cumprimentos.
Anexos
JMT.png
JMT.png (14.23 KiB) Visualizado 928 vezes

...

por englishman » 13/5/2005 2:02

Mas, JAS, repare que a AT até nos dá algumas indicações úteis, ou não?

Cumprimentos.
Anexos
JMT.png
JMT.png (14.23 KiB) Visualizado 923 vezes

...

por englishman » 13/5/2005 1:49

JAS escreveu:
Lá subiu mais 2%.
Somando os dividendos estamos perante um novo máximo do ano se não me engano.

Com ou sem controlo, com ou sem AT, com ou sem AF, com ou sem qualquer possível explicação para a subida da JMT, é sempre bom vermos a empresa onde investimos ter uma evolução positiva, ainda mais, quando se acredita nessa evolução. :)

Depois dos 12.50 falamos... :wink:

Um abraço.

...

por englishman » 13/5/2005 1:43

Olá Jameson.

Temos um gap, segundo o meu gráfico, entre os 12.29 e os 13.85...

Aí vai o gráfico:

Abraço.
Anexos
JMT.png
JMT.png (12.92 KiB) Visualizado 936 vezes

por Jameson » 12/5/2005 21:18

não existe por estes lados um gap por preencher?
pode alguém postar um gráfico de longo prazo?

Registado: 1/5/2005 20:31

por zé povinho » 12/5/2005 21:14

JAS escreveu
[quote]Aqueles rapazinhos são uns mestres a fazer subir acções. [/quote]

quais? O BPP???

se é a esses que te referes, já não é de agora :wink:

Registado: 4/11/2002 23:38

JMT

por JAS » 12/5/2005 20:05

Lá subiu mais 2%.
Somando os dividendos estamos perante um novo máximo do ano se não me engano.

E +23,61% desde o início do ano contra +0,61% do PSI...
Aqueles rapazinhos são uns mestres a fazer subir acções.

Um abraço,
JAS

...

por englishman » 11/5/2005 23:49

Olá, JAS.

Simplesmente, tento aproveitar um pouquinho do dia (que também contempla a noite! :wink: ) para me dedicar a este "hobby" que gosto muito. "Quem corre por gosto não cansa", não é verdade?

Em relação à JMT, é correcto que a sua valorização tem sido muito boa, nos últimos tempos, como menciona, com ou sem dividendo.

AF para além da AT? Não, não estou muito inclinado para a AF, mesmo que a AT saiba a pouco, por vezes. Mas para quem procura um ponto de entrada e um ponto de saída, penso que chega. Claro, aliado à nossa interpretação daquilo que vemos e à experiência de cada um. Como já referi, a AT é um simples indicador... depois, somos nós que lhe damos significado. :wink:

Por detrás das subidas e das descidas existem variados factores... AF, AT, notícias, rumores, controlo, e outros que não temos a miníma noção mas que também são influência.
O importante, no meio disto tudo, quaiquer que sejam as ferramentas que utilizamos, é o ganho que obtemos pois é por isso que todos estamos aqui, para além do prazer em nos envolvermos nestas áreas de interesse.

Um abraço.

por JAS » 11/5/2005 17:48

EnglishMan Escreveu:se conseguir 50% de nível de confiança numa determinada acção já é muito bom!

Pela hora do post vejo que o amigo é tão noctivago com eu...
Se a AT não dá mais do que 50% para determinados títulos porque não juntar-lhe um pouco de AF?

Mesmo descontando os dividendos a JMT já rendeu 23% este ano contra zero do PSI...
Apenas porque têm uma boa AF?
Se calhar também não será só por isso...

Um abraço,
JAS

...

por englishman » 11/5/2005 3:43

JAS escreveu:
O que eu vejo no teu gráfico é uma setinha a dizer "sell" e não vejo lá nenhuma a dizer "buy".

Portanto o que se pode concluir é que não tinhas qualquer sinal de subida.

A setinha a dizer "sell" foi accionada no dia 15 de Abril e este tópico foi iniciado no dia 2 de Maio, JAS. E é uma das ferramentas que aparecem nos meus gráficos mas não é aquela a que dou mais atenção, embora complemente o conjunto.
E não se pode concluir nada dos gráficos (nível de confiança da AT é baixo e muito mais nas acções do Psi20), pois o que aparece são meras indicações dos movimentos futuros das acções em questão, as quais podemos utilizar ou não... A AT ajuda, mas não é os 100%, nem 90%, nem 80%, nem 70%... se conseguir 50% de nível de confiança numa determinada acção já é muito bom! :)

Abraço.

por JAS » 11/5/2005 2:30

EnglishMan Escreveu:Eu compreendi, JAS, mas o tom com que foi escrito o "Estranho, não é?" fez-me sentir "prepotência" da sua parte, no sentido de querer dizer que o JAS é que tem razão e os outros não percebem nada disto...

Olha que não, olha que não...

EnglishMan Escreveu:Se reparar a inversão não era tão inesperada como parece, se verificar no Estocástico, que é um dos indicadores ao qual a JMT responde bem... não quero dizer que seja regra, claro, mas...

Há sempre um ou outro indicador que nos podem dar indicações de compra.
A questão é sempre se seguimos ou não essas indicações ou se seguimos esse indicador quando há outros de sinal contrário...

O que eu vejo no teu gráfico é uma setinha a dizer "sell" e não vejo lá nenhuma a dizer "buy".

Portanto o que se pode concluir é que não tinhas qualquer sinal de subida.

Um abraço,
JAS

...

por englishman » 11/5/2005 1:28

Eu compreendi, JAS, mas o tom com que foi escrito o "Estranho, não é?" fez-me sentir "prepotência" da sua parte, no sentido de querer dizer que o JAS é que tem razão e os outros não percebem nada disto... :roll:

JAS escreveu:
Apenas pretendi realçar que o gráfico engana muitas vezes e que, neste título, se registam inversões inesperadas.

Isto quer dizer que não é nada aficionado da AT, caramba! :) Vejo que não acredita, nem um pouquito nela, é isso? :)

Se reparar a inversão não era tão inesperada como parece, se verificar no Estocástico, que é um dos indicadores ao qual a JMT responde bem... não quero dizer que seja regra, claro, mas...

Abraços.

Vou abrir novo tópico com a JMT pois este já está muito longo e com repetições de gráficos...

por JAS » 9/5/2005 1:23

EnglishMan Escreveu:apenas pretendo ver sinais de possíveis e "boas" entradas para mim, para o caso de querer negociar e pretender tirar daí benefício...
Sendo assim, é incompreensível a sua pergunta vindo de alguém que já está há algum tempo nestas "andanças"... porque não sei quem a tem... mas eu é que não tenho a "varinha de condão"... era bom ,era!

Apenas pretendi realçar que o gráfico engana muitas vezes e que, neste título, se registam inversões inesperadas.

Se o 11,50 era um suporte e bom ponto de entrada dá-me ideia que terás que ir comprar mais caro.

Um abraço,
JAS

...

por englishman » 8/5/2005 20:27

Englishman escreveu em 02/05/2005:

Uma visita aos valores perto dos 11.50 num primeiro movimento...

E escreveu em 06/05/2005:

Reparei que os valores perto dos 11.50 foram experimentados durante a sessão, mas penso que as quedas deste primeiro movimento em baixa poderão estar a terminar...

Jas, acho que estes dois excertos respondem à sua pergunta... mas quero que saiba que não é minha intenção prever todos os movimentos que a JMT, ou qualquer outra acção, vá fazer ao longo das diferentes sessões... apenas pretendo ver sinais de possíveis e "boas" entradas para mim, para o caso de querer negociar e pretender tirar daí benefício...
Sendo assim, é incompreensível a sua pergunta vindo de alguém que já está há algum tempo nestas "andanças"... porque não sei quem a tem... mas eu é que não tenho a "varinha de condão"... era bom ,era! :wink:

Um abraço e aqui vai a actualização da JMT...
Anexos
JMT.png
JMT.png (12.25 KiB) Visualizado 1191 vezes

...

por englishman » 8/5/2005 20:26

Englishman escreveu em 02/05/2005:

Uma visita aos valores perto dos 11.50 num primeiro movimento...

E escreveu em 06/05/2005:

Reparei que os valores perto dos 11.50 foram experimentados durante a sessão, mas penso que as quedas deste primeiro movimento em baixa poderão estar a terminar...

Jas, acho que estes dois excertos respondem à sua pergunta... mas quero que saiba que não é minha intenção prever todos os movimentos que a JMT, ou qualquer outra acção, vá fazer ao longo das diferentes sessões... apenas pretendo ver sinais de possíveis e "boas" entradas para mim, para o caso de querer negociar e pretender tirar daí benefício...
Sendo assim, é incompreensível a sua pergunta vindo de alguém que já está há algum tempo nestas "andanças"... porque não sei quem a tem... mas eu é que não tenho a "varinha de condão"... era bom ,era! :wink:

Um abraço e aqui vai a actualização da JMT...
Anexos
JMT.png
JMT.png (12.25 KiB) Visualizado 1185 vezes

JMT

por JAS » 6/5/2005 22:13

Pois é... O gráfico apontava para baixo e ela subiu.
Estranho, não é?

JAS

...

por englishman » 6/5/2005 2:25

Movimentos atípicos na JMT em que não tenho qualquer ideia do que se passou... engano nas ordens dadas?

Reparei que os valores perto dos 11.50 foram experimentados durante a sessão, mas penso que as quedas deste primeiro movimento em baixa poderão estar a terminar... no entanto, o melhor é esperar...

Actualizando...
Anexos
JMT.png
JMT.png (15.91 KiB) Visualizado 1308 vezes

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google Adsense [Bot], jat19001900, Kiko_463, latbal, Musus, niceboy, PAULOJOAO, yggy e 695 visitantes