Caldeirão da Bolsa

Ajud:Os indices são umas "Maria vai com as outras!"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Pois...

por maya » 2/6/2005 22:03

Pois é a nossa maria anda por caminhos escuros e não liga ás candeias...

Mas acho que o motivo é o facto portugal ser mesmo esquesito... e a conjectura política anda assutar os investidores...

O governo que não tenha cuidado... toda a gente exporta capitais (porque sinceramente eu não tou para pagar metade do meu ordenado em impostos...)...
E grão a grão enche a galinha o papo ou esvazia-o...

Um dia destes portugal só serve mesmo para os (outros !?) europeus cá virem fazer turismo....
Cumprimentos,
O Maya

" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"

Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.

Registado: 23/10/2004 23:08

por valves » 2/6/2005 21:51

Viva Maya no nosso caso aqui a nossa Maria não tem ido com os outros indices aqui está um bom exemplo para ajudar -te a perceber que nos mercados as condicionantes especificas mas têm o seu peso ...

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

OK

por maya » 2/6/2005 14:14

Obrigado!

Eu tinha "quase" a certeza disso...

Todavia tendo uma confirmação que é daquela/dessa forma, confesso que ainda me devia meter mais complicação que o pessoal ande a comprar ações em vários paises e continentes por virtude do efeito de arrastamento... levando a que os indices façam as mesma figuras!

Mas talvez não seja tão esquesito.
Cumprimentos,
O Maya

Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.

por Ulisses Pereira » 2/6/2005 12:28

Maya, vamos por parte.

Os índices continuam a ser calculados através do preço das acções que a compõe. Este é um dado imutável. Outra questão é saber se os futuros ou os warrants influenciam os índices. E aí a resposta já é afirmativa.

Por exemplo, quando aparece um comprador muito forte de futuros do S&P, o arbitragista - que está na venda desses contratos - o que faz? Vai ao mercado e compra um cabaz de acções do S&P para fazer a sua arbitragem e isso irá, naturalmente, fazer o mercado subir, especialmente se estivermos a falar de quantidades fortes.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Boas a todos

por maya » 2/6/2005 12:17

Alguem me sabe dizer se os futuros tambem contribuem para a evolução dos indices!?
(Não estou a dizer efeito indirecto... Refiro-me a um efeito directo de contarem como uma % da movimentação do indíce)

E já agora,... os Warrants contam!?
(Se bem que o subjacente seja um titulo do indice ou o próprio indice, as movimentações inplicam entrada ou saida de capitais...)

É que normalmente a ideia que é transmitida, é que os indices variam de acordo com um certo numero de titulos (Tipo por exemplo no DAx o indice movimentar-se-ia de acordo com as movimentações que das 30 acções principais.)

Mas mesmo dentro desta forma temos variantes:
Pense-se que se passou de uma primeira metodologia em 1896 que consistia em ver os preços de todas as titulos do indice e dividir pelo numero (Obtendo uma média que não tomava em consideração o peso de cada titulo.) Para uma metodologia em que se ve o pesso que determinado titulo tem no indice e depois se analisa quanto mudou percentualmente, reproduzindo de seguida essa mudança indice geral. (Assim um titulo que aumenta 10% nas so tem 100.000 acções a 1 euro, terá uma peso menor que um título que aumenta 2% mas tem 1000.000 de acções a 1 euro)

Mas isto é relativo porque pode não estar a dizer nada. Podemos ter o indice a cair e termos capitais a entrarem nos mercados, por exemplo através de vendas curtas ou atraves dos futuros, opções etc...

Tvz faça sentido que tenham modificado o metodo de calculação.

Alguem me consegue confirmar!?
Cumprimentos,
O Maya

Exacta não será

por TraderAT » 28/5/2005 19:42

Boa tarde

Não será uma Ciência exacta na verdadeira acepção da palavra, mas é talvez a ferramenta mais "exacta" que temos para prever os comportamentos dos mercados...tendo também em conta as notícias (que conforme a interpretação podem ser positivas ou não :? )...

Cumprimentos e um resto de bom fim de semana :wink:
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

Re: Boas

por fproenca » 28/5/2005 18:55

maya Escreveu:Depois temos situações em que os mercados tem noticias más ou menos boas, e simplesmente não caiem e temos também situações inversas.

(E sim é claro que se estamos num bull market as noticias más são desvalorizadas pelos investidores (e por vezes até consideradas boas) e se estamos num bear market serão devalorizadas as boas noticias.)

Por essas e por outras eu não ligo às noticias, ou melhor, ligo mas apenas para pensar o contrário, quando vejo excesso de optimismo começo a pensar em quedas (é o que está acontecer agora) e vice versa, por exemplo ontem surgiu noticia que a confiança dos consumidores norte-americanos cai pelo quinto mês consecutivo, mas as bolsas Americanas têm subido... isto faz-me lembrar as recomendações de quem interessa ...

De facto há coisas que não há muitas explicações, se vamos questionar a correlação que existe nas bolsas a nivel mundial, então porque não questionar a própria Analise Técnica ? Nem sempre funciona, mas na maioria das vezes é tão certinha e funciona tão bem que parece que estão todos a pensar da mesma forma, será psicológico ou terá alguma lógica ? Será a AT uma ciência exacta ?

Há coisas que o melhor é dizer "... é assim porque sempre foi..." :mrgreen:
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

Boas

por maya » 27/5/2005 16:39

De facto eu tenho noção disso.

E tanto é isso verdade, que estou a espera das "news" dos eua tanto para Forex como para os TWs...

Todavia quer-me precer que o efeito de arrastamento é demasiado forte.

Alguem consegue confirmar se era muito mais esbatido este efeito há 10 ou 20 anos!?

Depois temos situações em que os mercados tem noticias más ou menos boas, e simplesmente não caiem e temos também situações inversas.

(E sim é claro que se estamos num bull market as noticias más são desvalorizadas pelos investidores (e por vezes até consideradas boas) e se estamos num bear market serão devalorizadas as boas noticias.)

DEpois uma coisa gira é que as noticias contribuem para atingir os targets, mas por regra não os ultrapassam.
Ou seja imaginem que temos uma noticia má, mas temos uma figura positiva. Será tanto mais desvalorizada a notícia quanto mais boa for a figura.
Por outro lado uma noticia considerada razoável, neste mesmo panorama contribuirá para atingir o target da figura.E vice versa.

(recordam-se do H&S da sonae.com que se parecia estar a formar de há quatro semanas a esta data e que as noticias "boas" pareciam ir anular!? Olhem para lá :) )

Ou seja conclui-se que as noticias não são tão importantes.

Agora há outros efeitos, nomeadamente o $ adstrito a bonds que leva a que os mercados subam quando redireccionado para as acções. O medo... etc
Mas pensem que ainda dá duas semanas estavamos em modo Bears... (Horizonte diario)Houve alguma coisa na economia mundial ou nestes factores que se tivesse alterado!?

Afinal de contas quem e o que é que norteia os mercados?

(E não me digam que é o sp500 se bem que nele também se veja este reflexo...

Ja sei Gann, eliot, e fibonacci respondem parcialmente á questão, todavia alguem tem ideia dos triggers!?
Cumprimentos,
O Maya

por MarcoAntonio » 27/5/2005 16:08

Maya, hoje em dia existe uma enorme correlação entre os índices por diversas razões. Vou enumerar algumas:

:arrow: A maior celeridade da informação;

:arrow: Resposta/reacção a notícias (às mesmas notícias) por todo mundo;

:arrow: Arbitragistas;

:arrow: Investidores que investem em diversos mercados ou em mercados diferentes do seu país de origem;

E estarei a esquecer-me certamente de algumas...

De uma forma geral, nos dias de hoje existe um grande intercambio de capital e de informação e a uma velocidade maior do que outrora. Tens investidores europeus a reagir a notícias (a título de exemplo com origem nos estados unidos) mas que são difundidas em todo o mundo e influenciam ao mesmo tempo os investidores em todo o mundo. Depois existem os arbitragistas que negoceiam nos diversos mercados e equilibram os preços, etc, etc...

E claro está que ainda existe a influencia do comportamento dos activos em si (e dos índices em si) que nos dias de hoje leva alguns segundos a ter efeito nos investidores mais agressivos (como scalpers e daytraders).

Mas no fundo é um conjunto alargado de factores que leva à enorme correlação a que se assiste hoje nos mercados.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Euforia

por fernandovet » 27/5/2005 16:03

Maya, a eufuria e as Marias trabalham, e de que maneira, no Dow, no Nas e no Dax...
Um abraço e bons negócios

Fernandovet

Registado: 11/2/2004 12:57

por tava3 » 27/5/2005 15:55

Quer me parecer que "maria vai com as outras" se aplica que nem uma luva.

:)
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

Ajud:Os indices são umas "Maria vai com as outras!"

por maya » 27/5/2005 15:50

Cada vez reparo mais isto... os indices tendem a andar exactamente para o mesmo lado, nos mesmo minutos (embora alguns com mais amplitude) ou seja temos o dax, o ibex ou ftse, o nasdaq o sp500 todos a andar para o mesmo lado. Nos mesmos minutos do dia!

A minha questão é: isto acontece porque os investidores compram em todos os locais mais/menos acções messe momento, levando a que se criem figuras idênticas.
Ou há alguma relação entre fundos, futuros ou outro activo que me esteja a ultrapassar.

Não me parece que por exemplo os investidores alemães comprem mais acções porque os eua tb estão a comprar e vice versa. Ou seja, por contágio de euforia bolsista!
Se bem que este "contágio" exista e tenha alguma relevÂncia, parece-me que o efeito de "maria vai com as outras" é demasiado grande para ser só por isto.

Há aqui qualquer coisa que me "ultrapassa". Alguem tem sugestões!?
Cumprimentos,
O Maya

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], jat19001900, Kiko_463, latbal, Musus, PAULOJOAO, yggy e 665 visitantes