Caldeirão da Bolsa

PT entrada

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

...

por englishman » 2/6/2005 15:41

EnglishMan,
Pq 7,80?

7.78/7.80 como uma excelente entrada
esqueci-me de acrescentar "no curto-prazo"...

... apontei esses valores porque é o suporte seguinte que tenho no meu gráfico e que postei em http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=, embora o dos 8 euros (a verde) seja o mais forte, para mim... um fecho acima dos 8 euros seria bom!

Lembro que tinha visto uma entrada nos 8.10/8.20 como boa, que coincidia com o limite inferior do canal descendente que desenhei. Esta queda foi bastante abrupta! :roll:

Vamos esquecer o médio e o curto prazo... os valores perto dos 8 euros são referência importante... um fecho acima deste suporte é bom. :wink:

Cumprimentos.

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por daviddias » 2/6/2005 15:32

será k nao foi ninguem a kerer criar panico para ganhar mais uns trocados ?? (grande teoria da conspiração..)

Registado: 1/2/2005 19:30

o LAN TEM RAZAÂO!

por RMAR » 2/6/2005 15:11

Foi o patrocínio ao Benfica!.... q mau negócio
LOUCURA NÃO É ERRAR MAS FAZER SEMPRE AS MESMAS COISAS E ESPERAR QUE O RESULTADO SEJA DIFERENTE.- Rita Mae Brow-poetisa sul-africana

Registado: 29/4/2003 20:52

por bertoluci » 2/6/2005 15:09

força vendedora impressionante... eu que estive por duas vezes com ordem de compra a 7.89 e anulei a ordem por duas vezes... a tentação de comprar é grande, mas acho que o risco ainda é elevado.

Vou manter-me de fora...

Registado: 19/11/2003 18:17

por lan » 2/6/2005 14:33

Cá para mim foi do patrocinio do benfica que o pessoal não gostou....

Não haveria outro modo mais util de gastar tanto dinheiro?

lol

Registado: 5/11/2002 2:29

Re: ...

por GAB » 2/6/2005 14:20

EnglishMan Escreveu:Na minha opinião, uma entrada nestes níveis pode ser boa a médio-prazo, mas eu apontava mais para os 7.78/7.80 como uma excelente entrada... em princípio, claro.
Esta queda foi bastante pronunciada e deixou um GAP que não me recordo de ver...

Cumprimentos.

EnglishMan,
Pq 7,80?

no médio prazo a ptc lateralizou entre 8,10-9,40 formando rectângulo e projecçâo é feita por amplitude desse espaço o que de cabeça deverá dar valores perto de 6,60-6,80.
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

...

por englishman » 2/6/2005 14:09

Na minha opinião, uma entrada nestes níveis pode ser boa a médio-prazo, mas eu apontava mais para os 7.78/7.80 como uma excelente entrada... em princípio, claro.
Esta queda foi bastante pronunciada e deixou um GAP que não me recordo de ver...

Cumprimentos.

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

Nota: Novo minimo intradiario feito as 13h50 7,94€

por GAB » 2/6/2005 13:46

Para ler:

Analistas internacionais levam PT a afundar 5% abaixo dos 8 euros (act)
02-06-2005 13:03 por Canal de Negуcios

Pela primeira vez desde Janeiro de 2004 Analistas internacionais levam PT a afundar 5% abaixo dos 8 euros (act)
(actualiza cotaзхes, mais comentбrios de analistas e de operador)

A Morgan Stanley, a JP Morgan e a UBS reviram em baixa a avaliaзгo da Portugal Telecom, depois das novas metas apresentadas ontem pela operadora, relacionadas com a massificaзгo dos telemуveis de terceira geraзгo. A Goldman Sachs considera que as acзхes estгo caras, um factor ajudava a levar o tнtulo, e pela primeira em 15 meses, abaixo dos 8 euros.

A Portugal Telecom (PT) [PTC] anunciou ontem que a TMN – a unidade para as telecomunicaзхes mуveis do grupo - vai iniciar a massificaзгo da comercializaзгo dos telefones mуveis de terceira geraзгo, vulgo UMTS.

O objectivo й o de chegar ao final de 2006 com um milhгo de clientes, face aos actuais 74 mil.

A companhia de telefones liderada por Miguel Horta e Costa, no entanto, diz que o esforзo de investimento e o aumento dos custos deverб contribuir para a queda do EBITDA (resultados antes dos juros, impostos, amortizaзхes / depreciaзхes), bem como dos proveitos, em virtude da diminuiзгo das tarifas de interligaзгo e da queda prevista no consumo provocada pelo aumento da taxa normal do IVA de 19% para 21%.

A TMN aumentou a previsгo do Capex (gastos em capital) e desceu a estimativa para o crescimento das receitas de estбvel para um intervalo de 0% a -5%, citando o lento crescimento da economia.

Acзхes chegam a afundar quase 6% mas queda pode ser exagerada
Os nъmeros apresentados pela PT, para a sua unidade mуvel TMN, nгo agradaram aos analistas que reviram em baixa a avaliaзгo das acзхes, que jб estiveram esta manhг a perder um mбximo de 5,92% para os 7,95 euros. As acзхes seguiam a descer

Esta й a primeira vez desde 2 de Janeiro de 2004 que o tнtulo cota abaixo dos 8 euros. Com mais de 6 milhхes de tнtulos movimentados, a PT seguia agora em queda de 5,09% para 8,02 euros, pressionando o нndice PSI-20 [PSI20] para uma desvalorizaзгo de 1,42%.

А actual cotaзгo, o mercado estб a avaliar a operadora em 9,2 mil milhхes de euros, um valor que reflecte a desvalorizaзгo de 1,42% sofrida desde o inнcio do ano.

«Penso que й exagerada [queda das acзхes], acho que nгo se justifica», disse o analista Pedro Correia da Silva, da Tнtulo.

«A PT tambйm anunciou investimento, mas o mercado jб sabia, por isso tambйm nгo justifica a queda de hoje, disse a mesma fonte, acrescentando que «acho difнcil que o papel caнa abaixo dos 7,85 euros/ 7,90 euros. Esta queda tambйm estб ligada аs particularidades do nosso mercado, que absorve estas informaзхes».

A Caixa BI diz que estas notнcias tкm um impacto «negativo» para a PT, «apesar de considerarmos positivo a estratйgia de massificaзгo dos serviзos de 3G, uma vez que os dados e os serviзos de valor acrescentado representam um ‘driver’ de crescimento importante para o sector mуvel, a revisгo em baixa dos ‘guidances’ para o final do ano terб um impacto negativo na nossa avaliaзгo para a TMN».

JP Morgan, Morgan Stanley e UBS cortam recomendaзгo ou preзo-alvo
David Wright da JP Morgan reviu em baixa a recomendaзгo do papel de «neutral» para «underweight», baixando o preзo-alvo em 4,4%, dos 9,10 euros para os actuais 8,70 euros.

O banco de investimento desceu as estimativas para as receitas de 2005 e 2006 para 0,6% e -1,13%, e cortou a previsгo para a evoluзгo do EBITDA para -2,8% e -4%, respectivamente.

O lucro por acзгo (EPS), para o mesmo perнodo, deverб agora sofrer uma quebra de 6,7% (este ano) e 6,9% (em 2006).

A JP Morgan avanзa ainda que mais de 53% do EBITDA do grupo estб incerto (30% da TMN e 24% da VIVO), um factor que anula o impacto positivo da recuperaзгo do real brasileiro que levou a casa, recentemente, a fazer um «upgrade» na recomendaзгo.

O analista pхe ainda em causa a execuзгo do programa de recompra de acзхes prуprias pela operadora, devido б injecзгo de dinheiro que serб necessбria no UMTS.

A Morgan Stanley, com argumentos semelhantes, desceu o preзo-alvo para as acзхes em 6,3% para os 9 euros, e o analista do banco suнзo UBS, Bosco Ojeda, cortou o «target» dos anteriores 9,50 euros para os actuais 9,20 euros.

Goldman Sachs diz que as acзхes estгo caras
Em reacзгo аs notнcias avanзadas ontem pela PT, a Goldman Sachs lembra que este foi o segundo «profit warning» de um operador de telecomunicaзхes incumbente no espaзo de uma semana e estгo ambos relacionados com a actividade domйstica.

Para o banco de investimento norte-americano, face ao novo cenбrio, as acзхes da PT «estгo caras» face aos indicadores para o final deste ano, devido aos elevados custos com a reduзгo de postos de trabalho e contribuiзхes para o fundo de pensхes.

«Olhando para 2006, a PT tambйm parece cara em relaзгo ao sector», diz a Goldman Sachs, afirmando que o seu PER (relaзгo entre lucros estimados e cotaзгo) й de 12,7 vezes, contra os 11,2 vezes do sector. A «yield» do «free cash flow» da PT й de 8,4%, abaixo dos 10% do sector.

Comentando as novas metas da PT, a Goldman Sachs diz que antevia apenas 530 mil clientes UMTS no final do prуximo ano (quase metade do novo objectivo da PT). A PT cortou as previsхes de receitas e EBITDA e a Goldman Sachs diz que jб era mais conservadora que a empresa, pois seria difнcil contrariar o efeito das descidas das tarifas de interligaзгo.

Ainda assim, com o novo «guidance» da PT, a Goldman cortou as previsхes de receitas para a empresa em 1% e baixou a perspectiva de EBITDA em 6%. Pela positiva, e a anular estes efeitos, a Goldman lembra que a moeda brasileira real tem valorizado face ao euro, o que deverб levar a uma reavaliaзгo em alta dos resultados da Vivo, operadora mуvel brasileira detida em 50% pela PT.

Apesar de considerar as notнcias da PT como negativas, a Goldman decidiu manter a recomendaзгo da PT em «in-line».

Brasil ajuda a compensar queda da actividade domйstica
Tal como a Goldman Sachs, a UBS tambйm acredita que a valorizaзгo do real «vai resolver parte dos problemas com a actividade domйstica». O banco de investimento suнзo baixou o «target» da PT de 9,5 para 9,2 euros, tendo por base a avaliaзгo da soma dos activos da empresa. A recomendaзгo continua em «neutral».

A UBS diz que jб tinha incorporado uma perspectiva mais negativa para a PT, mas as metas revistas em baixa pela empresa sгo agora mais negativas. O banco acredita que a revisгo em baixa das receitas e do EBITDA fica a dever-se a um ambiente competitivo mais agressivo, por parte da Vodafone, e menores gastos por parte dos clientes.

A UBS acredita que a massificaзгo do UMTS poderб ajudar a contrariar esta tendкncia, mas a recuperaзгo deverб demorar algum tempo.

Para a Portugal Telecom as notнcias positivas vкem do Brasil, onde o real tem apreciado face ao euro, o que beneficia a actividade da empresa no maior mercado da Amйrica Latina, onde controla a Vivo em parceria com a Telefуnica.

«A forte performance do real (com uma subida homуloga de 21%), vai compensar parte do declнnio no mercado mуvel domйstico [Portugal]», diz a equipa de analistas composta por Bosco Ojeda, Ottavio Adorisio e Paulo Ruddle.

Ainda assim a UBS reviu em baixa as previsхes para o EBITDA deste ano, 2006 e 2007 em 1%. As estimativas para o «free cash flow» operacional foram revistas em baixa de 5% para este ano, 4% em 2006 e 3% em 2007.
Imagem

TARGET 6.80 ???

por vmerck » 2/6/2005 13:43

q vos parece......

Registado: 2/12/2002 0:22

por GAB » 2/6/2005 13:42

correcção do post anterior:

onde refiro BULL,

queria dizer BEAR (queda).
Imagem

por GAB » 2/6/2005 13:38

Estou out em PTC.( alias liq.100%, com pena e frustação de ter fechado em ALSTOM).
Pela % da queda, do volume de neg. e situação actual das "coisas" OPINO que o suporte8,10 ou zona de suporte(8-8,10)não deverá aguentar.

Penso que uma entrada em actuais situações AUMENTA em muito o risco de entrada.

O movimento de hoje aconteceu, seja pelo que foi, a probabilidade mais forte parece ser a de BULL.

Para mim uma entrada HOJE e nestes valores actuais nâo é o "TIMMING" para entrar longo.
Imagem

PTC

por JAS » 2/6/2005 13:26

Poderia ser a Telefónica a despachar.
Eles ficaram chateados com a AG.

Ou será que iremos ter a nomeação de algum novo "boy" para a PTC e o mercado poderá não gostar da sua cara?

Estive a ver os movimentos de hoje mas apenas vejo uma descarga superior a 500k na abertura.
Depois disso tem sido uma negociação quase normal, feita 5% abaixo, com algumas transacções de 100 a 200k pelo meio.

De qualquer forma uma entrada a este nível não me parece má em termos de médio prazo.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

estranho...

por icaro » 2/6/2005 13:17

Oi ppl,

Estranho estranho, não será, senão vejamos o porque da queda...
Ontem dão-se passagens de grandes volumes na PTC (provavelmente algumas dos fundos ligados ao BES - investidor de referencia neste titulo).

- Ontem dá-se uma reunião com divulgação das novas perspectivas de investimento da TMN (filial PTC, para a area do 3G, que indicam fortes quebras do cash-flow, e impacto negativo de 80 milhoes nas receitas e de 50 milhoes no EBDITA, etc...

- Algumas destas casas tinham colocado a PTC na sua lista de manter/Compra devido a considerarem o seu papel defensivo dentro do sector.

Lá se vai o pepel defensivo e automaticamente gera-se a queda...

Razoes suficientes, talvez...
não pretende ser conselho de investimento...boa sorte
ICARO

Registado: 6/11/2002 1:40

por Ulisses Pereira » 2/6/2005 12:56

O que é para mim estranho é um gap desta violência (face ao que é habitual na nossa praça) e depois tão curta volatilidade. :roll:

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por artista_ » 2/6/2005 12:52

Já agora, fechar acima dos 8.08 seria importante para a PT por duas razões, foi o valor de abertura e é um suporte importante, mas entrar a estes valores... só mesmo o JAS :) :)

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 2/6/2005 12:50

Não é estranho um Gap down tão pronunciado apenas por uma recomendação desfavorável!? ou há mais alguma coisa??

Eu não conheço bem o teor dessa recomendação nem sei ao certo se terá sido só por isso mas, se foi, não me parece usual uma queda tão violenta...

Jas, saldos??? talvez sim, faltará é saber se ainda teremos liquidação total... :wink:

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ulisses Pereira » 2/6/2005 12:20

Neste momento, a PT encontra-se abaixo so seu importante suporte na zona dos 8,1. Era bastante importante que, durante a sessão conseguisse recuperar um pouco de forma a manter intacto esse suporte pois, caso contrário, a acção fica numa frágil situação técnica.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-pt1.GIF
forum-pt1.GIF (37.92 KiB) Visualizado 2359 vezes
forum-pt2.GIF
forum-pt2.GIF (25.18 KiB) Visualizado 2230 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por bertoluci » 2/6/2005 10:53

para o intraday parece ser uma boa aposta, contudo acho que a venda ainda não esgotou e não sabemos até que valores está o vendedor disposto a vender...

Registado: 19/11/2003 18:17

alias

por luis lobs » 2/6/2005 10:50

Alias a propria pt deve reforcar nestes saldos.
CAP em andamento ou vai haver mossa.

Registado: 22/12/2004 11:38

k

por luis lobs » 2/6/2005 10:44

NAO tenho a minima duvida que para intraday e uma espectacular aposta, 5% e muito por isso aposto numa recuperacao diaria.

Re

por JAS » 2/6/2005 10:33

Afinal os verdadeiros saldos são a 8,00.
Sempre me custou resistir a estas tentações...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

XI

por luis lobs » 2/6/2005 10:28

Bolas grande porrada, desta nao esperava e alguma esta para vir, algumas a 8.02.

Y

por luis lobs » 1/6/2005 18:18

Eu sai mas reentrei pena q foi so a 8.40, mas meus amigos nao entremos em euforia porque estes volumes sao passagens, mas acredito que vai subir um pouco, nao gosto de ter accoes nos meses de julho e agosto.

O Ulisses nao concordou com a minha teoria q desceram a PT para efectuar passagens, mas tou na minha os tubaroes ao efectuarem as passagens fazem-na descer e criar panico e com isso apanhar mais umas milhares.

Y

por luis lobs » 1/6/2005 18:15

Eu sai mas reentrei pena q foi so a 8.40, mas meus amigos nao entremos em euforia porque estes volumes sao passagens, mas acredito que vai subir um pouco, nao gosto de ter accoes nos meses de julho e agosto.

O Ulisses nao concordou com a minha teoria q desceram a PT para efectuar passagens, mas tou na minha os tubaroes ao efectuarem as passagens fazem-na descer e criar panico e com isso apanhar mais umas milhares.

por Grillo » 1/6/2005 14:58

Concordo plenamente..ontem entrei a 8.30 depois de as ter despachado no ex-dividendo.agora espero uma boa recuperação então com este volume os tubarões e as orcas entraram todas ...digo eu que nem de carapaus de speed pesco nada...mas tenho um feeling!!!?

Registado: 23/5/2005 17:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], jat19001900, Kiko_463, latbal, Musus, PAULOJOAO, yggy e 662 visitantes