Caldeirão da Bolsa

Mercado animado hoje (volumes upa, upa)!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

PSI20

por Razao_Pura » 2/6/2005 12:52

Bom Dia,

Volto a este post para destacar aquilo que me parece ser um sintoma de irracionalidade do nosso mercado.

Ontem subiu-se muito. Hoje desce-se ainda mais.
No entanto parece-me ser algo estranho este comportamento da nossa praça por duas ordens de factores:
1º) as subidas ontem fizeram-se à custa de vários papeis fortes da praça, e enquadradas com as subidas das restantes praças internacionais;

2º) a queda de hoje está-se a fazer praticamente à custa da PTC que cai fortemente, mais de 5%, e sem nenhuma razão aparente, e não me venham falar das recomendações, que essam não valem o papel em que são escritas! Ah, e ainda, estamos a corrigir muito, em contraciclo com o que se passa nas outras praças. Porquê?
É estranho.

Tecnicamente o panorama é contraditório.
O Dax mantém uma tendência ascendente impressionantre e já ultrapassou o máximo relativo (aliás o movimento a mim já me parece muito esticado, mas ok, enqunto se mantiver, tudo bem), os restantes mercados (SP, Dow, e Nasdaqs) estão ainda abaixo dos respectivos máximos relativos mas mantém tendências ascendentes de curto prazo.
O nosso PSI não só não está a acompanhar as restantes praças como está numa contra-tendência.
Olhado para o gráfico de curto prazo do PSI do Ulisses, e imaginando lá a vela que se está a formar hoje, estamos precisamente a testar a linha inferior do canal descendente do c.p. Se esta for quebrada está o caldo entornado.

Como diria o outro, acho isto muito estranho!

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

Pequena observação.

por sol » 2/6/2005 0:24

Descontado que está o primeiro impacto do mercado as más notícias do défice, desmprego aumento de impostos e outras, com os restantes mercados a subir depois de seis ou sete secções a bom cair de certa maneira a resposta só poderia ser a que se verificou hoje.

No entanto e para pena minha, a situação o estado de saúde do mercado ficou marcada pela situação política interna agravada pelo sentimento negativo vindo de França, e assim se irá manter nos tempos mais próximos, ressentindo-se mais ou menos deste pesadelo consuante o sentimento externo, ainda mais dependente.

O forte volume de hoje não foi mais que uma tentativa de facturação de curto prazo mas que amanhã se poderá traduzir numa queda de amplitude igual ou superior a subida de hoje, foi assim no passado será assim no futuro.

Os gráficos são desenhados a posterior, são sombras do passado e em momentos particulares de mercado como o que vivemos, de grande indefinição pouco ou nada, nos poderão dizer.

Estar alerta e parado poderá ser a melhor postura!

Sol

Registado: 17/12/2002 10:41

PSI e o resto

por Razao_Pura » 1/6/2005 11:45

Ulisses,

Ainda bem que postaste aqui a tua análise do PSI.
Eu tenho achado curioso o comportamento do nosso PSI durante o mês de Maio, relativamente aos outros indícies internacionais. Enquantos as grandes praças passaram o mês de Maio praticamente sempre a subir, o nosso PSIzinho, subiu até meio do mês e depois veio por aí abaixo.

Bjs.

R.P.
Trade the trend.

por Ulisses Pereira » 1/6/2005 11:30

Já ontem tivemos o segundo maior volume dos últimos 6 meses e hoje batemos esses records. O PSI continua no seu canal descendente de médio prazo e está hoje a reagir ao fundo do canal.

Nada de novo, ou seja, tendência ascendente de longo prazo e descendente no curto e médio prazo.

Beijos e abraços,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (33.17 KiB) Visualizado 733 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (26.87 KiB) Visualizado 730 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (22.82 KiB) Visualizado 725 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

PSI

por Razao_Pura » 1/6/2005 10:40

Não sei se são Fundos, mas são estes papeis que fazem andar o PSI e este está a subir 0,8 %.
Trade the trend.

por Baco's » 1/6/2005 10:33

Razão,

às 9h58m, uma transacção de 22.198.000 BCP
às 9h59m, uma transacção de 13.600.000 EDP e
às 10h00, uma transacção de 10.350.000 PTC.

explicações é que eu gostava de ter. Será Fundos???ou como agora se diz lavagem de dividendos????

Agradeço comentários. Obg.

Registado: 25/1/2005 12:44

Mercado animado hoje (volumes upa, upa)!

por Razao_Pura » 1/6/2005 10:11

Bom Dia,

Ainda pensei que fosse o stream avariado novamente e com a informação de ontem, mas não....

Às 10 da manhã de hoje já temos papeis com volumes invejáveis. E com subidas. Vejamos:

BCP - 23,2M (+ 0,5%)
Cimpor - 1M (+1%)
EDP - 19,4M (+1%)
PTC - 11,2M (+ 1,2%)
SON - 5,3M (+1%)
BPI 2,5M (!) (+ 0,33%)

Temos interesse comprador na praça.
Isto promete.

R.P.
Trade the trend.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Burbano, Dragon56, Google [Bot], iniciado1, jprgodinho, PAULOJOAO, Pmart 1, yggy e 344 visitantes