Caldeirão da Bolsa

BPI...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

...

por englishman » 3/6/2005 3:11

Ou melhor, quase tudo, pois muitas vezes deixo correr os ganhos não vendendo nos níveis projectados, limitando-me a subir os "trailing stops".

Pois, mas se a cotação não subir deve vender-se logo, é isso?
Eu tenho esperado demasiado para vender a pensar em mais valorizações e não me tenho dado bem, porque não vendo logo que vejo a cotação a descer dia após dia (ou não acompanho com tanta atenção por impossibilidade ou penso que está a ganhar fôlego para novas subidas) e sei que não deve ser assim... e em cinco dias fico com a cotação da empresa ao valor que a comprei (ou mais baixo)! :roll:

Com o "cash" que tenho disponível não me posso dar a estes luxos, pois perco muito tempo entre o investir, o sair, e voltar a investir, não rentabilizando na melhor "performance" (ou perto).

Em relação ao "tu" espero que não te importes que eu continue a escrever da mesma forma a que me habituei, aqui no Caldeirão e que isso não seja um entrave para a nossa comunicação, porque não o é.
E até podemos ser mais ou menos da mesma idade (ainda não tenho cabelos brancos :) ) mas sinto-me melhor assim. Não tem qualquer motivo... foi natural e continuará a ser... Desde que não leves a mal, claro. :roll:

Um Abraço.

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por Ulisses Pereira » 3/6/2005 2:40

Exactamente. Concordo com tudo. Ou melhor, quase tudo, pois muitas vezes deixo correr os ganhos não vendendo nos níveis projectados, limitando-me a subir os "trailing stops".

Só mais uma coisa... trata-me por tu, cheira-me que as nossas idades não devem ser muito distantes ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

...

por englishman » 3/6/2005 2:28

Sim, isso Ulisses.

E em relação a resistências?
Pelo seu gráfico confirmam-se os valores perto dos 3.19/3.20 e só depois temos os valores perto dos 3.30? Parece-me ser assim...

Os momentos de entrada (3.06/3.07) e saída (3.19/3.20) devem ser programados para estes valores, de forma racional... os stops devem complementar as entradas (para qualquer imprevisto) e as saídas devem ser mesmo aquelas que projectamos, é isso?

Obrigado pelo seu "feedback".

Um Abraço.

por Ulisses Pereira » 3/6/2005 2:14

Sim, sim... em termos de suportes, para mim falar de 3,05 , 3,06 ou 3,07 é a mesma coisa - uma zona de suporte. Apenas quis frisar a importância dessa zona que vem de trás.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

...

por englishman » 3/6/2005 1:40

Olá, Ulisses. Obrigado pela sua análise.

Concordo com o que escreveu e tenho tido em conta esses valores, mas coloquei nos meus gráficos a linha horizontal mais perto dos 3.05... são meros números... até porque os 3.06/3.07 são valores perto dos 3.05 e eu gosto sempre de frisar isso: "valores perto de...".
Ou seja, não quer dizer que tenha de ser mesmo nos 3.05, mas sim por volta destes valores... os 3.08 também são perto dos 3.05 mas os 3.06/3.07 são ainda mais perto. :)

Assim, o BPI tem um "range" lateral entre os valores perto dos 3.05 (3.06/3.07) e os valores perto dos 3.19 (3.20).

O que me surpreendeu foi a subida forte depois de ter fechado nos 3.07, mas isso não se pode controlar nem tão pouco prever... já começava a pensar numa resposta "Bull" no BPI devido aos indicadores RSI e EST. mas uma coisa mais lenta. :roll:

Cumprimentos.

por Ulisses Pereira » 2/6/2005 22:12

Englishman, para completar a tua análise deixo aqui um gráfico com um horizonte temporal mais alargado onde é bem visível a importância do suporte na zona dos 3,06/3,07 euros. Este nível funcionou como suporte e resistência diversas vezes desde Maio de 2004.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-bpi.GIF
forum-bpi.GIF (27.55 KiB) Visualizado 791 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

...

por englishman » 2/6/2005 21:15

Olá, TraderAT.

Como escreveu o seguinte:
Pois é, com o fecho de hoje 3.07, sou obrigado a concordar consigo quando

Tenho a dizer-lhe que não é obrigado a concordar em nada, para com a minha pessoa, mas agradeço-lhe na mesma. :)

O BPI pregou-nos uma partida, hem... para além de subir, foi cotar acima dos 3.13, com a puxada. Grande maroto!! :lol:
Mas não se preocupe que mais oportunidades virão.

Um abraço forense.

Re: ...

por TraderAT » 31/5/2005 21:27

Good night and thank you for your opnion!

Pois é, com o fecho de hoje 3.07, sou obrigado a concordar consigo quando menciona um valor próximo dos 3.05 como Suporte, além disso a AT aponta nesse sentido.

EnglishMan Escreveu:Olá, TraderAT.

Apesar de achar que os 3.08 estão a funcionar como "resistência" à força "Bear", penso que serão os valores perto dos 3.05 que poderão sustentar um suporte válido para uma possível entrada (cautelosa)no BPI.
No entanto, penso que o BPI está numa tendência descendente de CP...

Hoje até negociou um volume razoável, acima dos 2 milhões de papeis ainda que, na minha opnião, a sua cotação também tenha sido arrastada(tal como o PSI20) pelas desvalorizações internacionais...e claro pelas recentes medidas dos nossos políticos :(

Cumprimentos
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

...

por englishman » 31/5/2005 14:39

Olá, TraderAT.

Em relação ao que escreveu:
Será a inversão da tendência recente e provar que os 3.08 são realmente o Suporte a ter em linha de conta?

Apesar de achar que os 3.08 estão a funcionar como "resistência" à força "Bear", penso que serão os valores perto dos 3.05 que poderão sustentar um suporte válido para uma possível entrada (cautelosa)no BPI.
No entanto, penso que o BPI está numa tendência descendente de CP e só voltarei a olhar "com bons olhos" para uma possível compra, depois da cotação romper a linha a vermelho que desenhei e que neste momento passa pelos valores perto dos 3.13, para que se possa sentir uma "verdadeira" inversão da tendência mais recente.

Qual a sua opinião em relação à evolução da cotação do BPI e BCP tendo em conta o actual "panorama" político-económico de Portugal?

Um Abraço.
Anexos
BPI.png
BPI.png (13.66 KiB) Visualizado 895 vezes

Re: Um fecho em 3.10

por TraderAT » 30/5/2005 23:37

TraderAT Escreveu:De notar que apesar de todo o sector bancário ter fechado Verde foi o BPI aquele que se comportou melhor valorizando 0,65%.

Estava-me obviamente a referir ao papeis do PSI20. O BSCH valorizou 1,42%!
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Um fecho em 3.10

por TraderAT » 30/5/2005 23:34

Boa noite :wink:

O fecho de hoje nos 3.10...
Será a inversão da tendência recente e provar que os 3.08 são realmente o Suporte a ter em linha conta?
De notar que apesar de todo o sector bancário ter fechado Verde foi o BPI aquele que se comportou melhor valorizando 0,65%.

English gostava de conhecer também a sua opnião...

Cumprimentos

O sector na Europa

por TraderAT » 26/5/2005 11:45

Para complementar os meus dois ultimos posts, aqui fica o ponto situação dos papeis do sector bancário na Europa (variações de cotação às 11h40m):
Commerzbank +3.13% :)
Deutsche Bank +0.97%
BNP Paribas +0.09%
Credit Agricole +0.52%
BBVA +0.64%
Banco Sabadell +0.80%
Banco Popular -0.14%
Barclays -5.27% :? :?
ABN Amro +0.53%
Fortis 0.39%

Com raras excepções estão todos no verde, acredito que também o BPI irá seguir a tendência externa e fechar hoje no verde...ainda que com fraco volume devido ao Feriado.

Cumprimentos

as 11h30m...

por TraderAT » 26/5/2005 11:27

:arrow: ...está a negociar a 3.09, volume até ás 11h30m 641083 acções :?

Nota

por TraderAT » 26/5/2005 11:25

:wink: Bom feriado!

Ainda não se confirmou a minha opnião de ontem, nem mesmo em reacção à nota da Fox-Pitt Kelton que transcrevo abaixo:

"Fox-Pitt, Kelton diz BPI continua entre 'jóias raras' Europa
LISBOA, 23 Mai (Reuters) - O BPI continua a ser uma das poucas 'jóias raras' dentro do sector da banca europeia, considera a Fox-Pitt, Kelton, numa nota de hoje. "Na nossa opinião, o BPI continua a ser uma das poucas jóias raras na banca europeia", refere a Fox-Pitt, Kelton que mantém o rating de outperform e o preço alvo de 3,5 euros para o BPI."

Claro que temos descontar o facto de ser Feriado e muitos investidores estarem a gozar o Bom Tempo...

Cumprimentos

...

por englishman » 26/5/2005 11:09

Bem vindo, TraderAT.

Em relação ao que escreveu:
Será necessário comprovar onde está o suporte, nos 3.05 ou mais acima nos actuais 3.08, vamos aguardar pela abertura amanhã. É apenas um palpite, sem qualquer fundamento, mas acho que irá reagir ao mínimo de hoje valorizando...

A minha opinião também é a de que poderão estar formar-se condições para entrar embora para já ainda não veja razões, mas como a minha estratégia é de rentabilizar o máximo possível (dentro dos limites inerentes à situação) o reduzido "cash" que tenho disponível, tenho de fazer opções... fazer um "jogo de rins"! :wink:

Tenho a resposta sobre a minha opção no link:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=40533

Abraço forense

Re: ...

por TraderAT » 25/5/2005 23:11

Boa a noite a todos e em especial ao EnglishMan

Estive alguns dias fora do País(ainda por cima sem internet!), pelo que não acompanhei a evolução mais recente do BPI, no entanto, pelo que observei hoje, penso que talvez tenha razão quando diz:

EnglishMan Escreveu: Até novas indicações técnicas, não há razões para entrada no BPI, neste momento.

Será necessário comprovar onde está o suporte, nos 3.05 ou mais acima nos actuais 3.08, vamos aguardar pela abertura amanhã. É apenas um palpite, sem qualquer fundamento, mas acho que irá reagir ao mínimo de hoje valorizando...

Cumprimentos :wink:

...

por englishman » 25/5/2005 19:34

No 1º post deste tópico escrevi:
O "range" 3.19 e 3.05 parece-me o mais fiável para tomadas de posições curtas ou longas, respectivamente...

Não respeitei este range, perdi o discernimento necessário para actuar e fi-lo bastante tarde... a venda de hoje a 3.09 foi importante para mim, porque pus termo a uma situação que se andava a arrastar a algumas sessões e que me estava a causar algum desconforto.

No que diz respeito ao BPI, o EST. começa a dar sinais de sobrevendido, mas o RSI ainda vai nos 39.6196... na minha opinião, devemos ver se os valores pero dos 3.05 vão segurar esta força vendedora, que equivale ao limite inferior do canal que define a lateralização do BPI, desde Janeiro. Se isso acontecer poderemos ver o BPI de regresso aos 3.19, senão temos os valores perto dos 2.96, como possível ponto de compra. Até novas indicações técnicas, não há razões para entrada no BPI, neste momento.
Anexos
BPI.png
BPI.png (12.82 KiB) Visualizado 964 vezes

...

por englishman » 25/5/2005 19:33

No 1º post deste tópico escrevi:
O "range" 3.19 e 3.05 parece-me o mais fiável para tomadas de posições curtas ou longas, respectivamente...

Não respeitei este range, perdi o discernimento necessário para actuar e fi-lo bastante tarde... a venda de hoje a 3.09 foi importante para mim, porque pus termo a uma situação que se andava a arrastar a algumas sessões e que me estava a causar algum desconforto.

No que diz respeito ao BPI, o EST. começa a dar sinais de sobrevendido, mas o RSI ainda vai nos 39.6196... na minha opinião, devemos ver se os valores pero dos 3.05 vão segurar esta força vendedora, que equivale ao limite inferior do canal que define a lateralização do BPI, desde Janeiro. Se isso acontecer poderemos ver o BPI de regresso aos 3.19, senão temos os valores perto dos 2.96, como possível ponto de compra. Até novas indicações técnicas, não há razões para entrada no BPI, neste momento.
Anexos
BPI.png
BPI.png (12.82 KiB) Visualizado 969 vezes

...

por englishman » 23/5/2005 13:07

TraderAT escreveu:
Na minha opinião e sem factos relevantes que, directa ou indirectamente, possam influenciar o papel parece-me que a sua variação será calma e progressiva rumo ao Suporte dos 3.18/3.20 e descidas à Resistência que parece-me ser agora os 3.10...
Oportunidade para alguns ganhos aproveitando esta Range.

Também concordo consigo... que os 3.10 estão a funcionar como suporte, neste momento, e o BPI já fez mais de um milhão de acções, a esta hora! :roll:

Vamos aguardar...

Um abraço.

...

por englishman » 23/5/2005 0:06

Olá, TraderAT e caros colegas forenses que me possam vir a ler.

O BPI prometeu mas desiludiu. 8-)

Continuo dentro mas a semana que passou foi bastante negativa, sem que eu tivesse decidido fechar a minha posição... tentei ser ousado acreditando no rompimento dos 3.19, ou seja, ir além daquilo que tinha projectado para a minha estratégia, mas desta vez a ousadia não funcionou e quando não funciona, fica caro... mas parece que continuo na ousadia em termos de decisão de venda, porque pelo gráfico já o devia ter feito, como o fiz na compra... é tão simples como isto: seguir a tendência. Mas é bom reflectir sobre as nossas decisões e como o erro, a falha, está ali ao "virar da esquina"... basta uma hesitação para que isso aconteça... e depois é todo um processo que fica "encalhado". Enquanto "encalho" outras oportunidades já surgiram... mas outras surgirão! :wink:

Deste modo, estou negativo em relação ao BPI e temos o limite inferior (3.05) como possível valor para parar esta queda e um preço para uma possível entrada.

Fica a actualização...
Anexos
BPI.png
BPI.png (12.2 KiB) Visualizado 1105 vezes

3.11

por TraderAT » 21/5/2005 9:00

Bom dia :?

O fecho de ontem nos 3.11 e o rumo que tomar no inicio da próxima semana devem dizer-nos se a Resistência esta nos 3.10, ou um pouco mais abaixo, nos 3.05 :( .
Na minha opnião e sem factos relevantes que, directa ou indirectamente, possam influenciar o papel parece-me que a sua variação será calma e progressiva rumo ao Suporte dos 3.18/3.20 e descidas à Resistência que parece-me ser agora os 3.10...
Oportunidade para alguns ganhos aproveitando esta Range. :wink:

Um bom fim-de-semana a todos

Fecho 3.13

por TraderAT » 19/5/2005 0:20

Boa noite

:? Fechou nos 3.13...apesar desta recente descida, desde o início da semana, continuo optimista (a longo prazo) em relação ao BPI.
Deixo aqui mais uma notícia positiva para esta acção:

Tendo em conta o total do mercado, a companhia do Banco BPI subiu ao segundo lugar do ‘ranking’, logo a seguir à Fidelidade Mundial.

A BPI Vida assumiu a liderança do mercado de seguros de ramo vida no primeiro trimestre deste ano, destronando a Ocidental. No final de Março, a seguradora do Banco BPI tinha uma quota de mercado de 28,2% na actividade vida, contra os 19,4% da companhia da ‘holding’ Millennium bcp Fortis, de acordo com dados da Associação Portuguesa de Seguradores, a que o DE teve acesso.
in DE 18-5-05

Cumprimentos

...

por englishman » 18/5/2005 15:18

Depois de duas sessões com mais de 1 milhão de acções, O BPI entrou em modo "Flat". :roll:

O equilíbrio entre a força compradora e vendedora parece bem patente no BPI, mostrando estar por detrás deste "Flatização"! :)

Para já, há uma evolução negativa no BPI e agora espero, pacientemente, que passe para evolução positiva... mas não vou esperar sentado, claro! :wink: :)

Os valores dos indicadores (EST. e RSI) subiram mas a cotação não... não é um bom sinal! Agora estão a definhar... 8-)

Fica a actualização...

Um abraço forense.
Anexos
BPI.png
BPI.png (14.92 KiB) Visualizado 1266 vezes

...

por englishman » 13/5/2005 1:25

Antes demais, quero agradecer os contributos deixados aqui pelos caros colegas.

Aqui fica a actualização do BPI... e da sua forte subida em duas sessões e um fecho mesmo em cima dos valores indicados como resistência... 3.19/3.20. :(

Agora só me resta esperar para ver o que acontece desta vez... Como tinha referido, os 3.19 foram o preço de venda definido por mim, mas estou ali a olhar para o Estocástico e ainda há muito caminho para andar para cima (ou não, claro!). O Directnl Movement mostra que está agora a aparecer a força compradora depois de haver um equilíbrio entre as duas forças. O MACD também deu sinal verde. Estas indicações parecem favorecer a continuidade das subidas.
A minha dúvida, neste momento, é se venderei de imediato ao preço estipulado por mim ou se deixo correr os ganhos, porque interpreto do gráfico que poderá haver uma quebra dos 3.19/3.20. Segundo a minha observação de situações idênticas, do passado, nunca o estocástico esteve tão adequado para a quebra desta resistência como actualmente. :roll:

Na última quebra (12/04/2005, na qual eu entrei) o EST. estava acima dos 80.
Em 26/01/2005 e sessões seguintes também tentava quebrar com o EST. nos 80.
Em 15/11/2004 tentava quebrar a resistência com o EST. acima dos 90.
Dia 06/04/2004 e dias seguintes, mais uma tentativa de quebra, com o EST. perto dos 80.

Neste momento está nos 31.5790... vamos ver...
Anexos
BPI.png
BPI.png (15.94 KiB) Visualizado 1323 vezes

por Humilde » 13/5/2005 0:05

Caros Amigos
No fecho foram buscar ao vendedor 65.994 açs..
È pena os mercados não ajudarem...
Cumprimentos
Humilde
No mercado não podemos mijar contra o vento.Famoso livro GANHAR EM BOLSA da autoria do Dr.BRAGA DE MATOS

Registado: 27/12/2004 18:53

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, bigest, Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], joingue, latbal, Musus, niceboy, PAULOJOAO, VALHALLA, yggy e 670 visitantes