Carteira JAS*2005 - Mês 05 - Capital X
Re: Carteira JAS*2005 - Mês 05 - Capital X - dia 31
JAS Escreveu:DAX
Cheguei à conclusão que sem ter tempo para olhar para o intraday não consigo ter convictamente palpites.
É melhor ficar de fora por uns tempos.
JAS... de férias!
Pois a mim não me falta tempo, mas também estou expectante. Continuo a apostar em mais subidas - um Verão quente! - mas gostava só de entrar com o tempo mais fresco. Ah, e para desfrutar longamente a praia...
Anyway... está visto que 10% ao mês é canja... so to speak! E 20%... será possível? Bem, parece que vai ser o meu objectivo já a partir da próxima semana, mas ainda me restam mais uns dias para regatear...
Subir sempre sem parar
leprechaun
(...nem sequer p'ra respirar!
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Registado: 24/11/2002 14:36
Jas, a tua carteira encontra-se numa resitência à volta dos 55%. Fez um duplo topo recentemente e agora corrige um pouco, em fase de consolidação. A longo prazo estás bull. Em caso de maior correcção, vejo um forte suporte na zona dos 30%. Mas parece-me mais que neste momento estás a tomar balanço para quebrar a resistência dos 55% e fazeres novos máximos anuais.
De acordo com as ondas de Elliot, espera-se a continuação de uma subida após as ondas de correcção de 33%, 40% e 28%.
Agora a falar a sério, a tua carteira espelha realmente o sentimento bull dos mercados. É bastante parecida com um índice.
Abraço e BN.
Agora a falar a sério, a tua carteira espelha realmente o sentimento bull dos mercados. É bastante parecida com um índice.
Abraço e BN.
Carteira JAS*2005 - Mês 05 - Capital X - dia 31
JAS Escreveu:O PSI lá vai navegando no tormentoso Mar das Rosas...
E chegou ao final do mês de Maio com -1,00% contra + 4,81% do DAX.
Por este andar não há "tangaII", não há "cuequinha rosa", haverá simplesmente "nudistas na praia" durante o próximo Verão.
Ontem não actualizei a carteira porque não fiz nenhum movimento.
Mas hoje decidi-me a recuperar algumas posições no PSI e a reforçar outras.
Não porque esteja confiante quanto ao País ou quanto ao PSI mas apenas por pensar que pode haver algumas excepções...
E sendo assim passei a ter completa a minha posição em acções que será agora habitualmente de 2/3 da Carteira.
BCP
Já estava fora dele há uns dias e iniciei um novo trade, com a minha quantidade tipo, com compras a 2,11 e 2,10.
Forte volume sem grande queda não me parece mau sinal.
JMT
Não pensava reforçar a posição mas há que aproveitar os saldos...
Compras a 11,30 e 11,25.
Passei a deter uma posição 35% acima do meu normal.
ALTR
A hora da verdade, quanto à entrada no PSI, aproxima-se e eu reforcei a 1,21 e 1,22.
Mesmo que não entre não me parece que caia muito...
DAX
Cheguei à conclusão que sem ter tempo para olhar para o intraday não consigo ter convictamente palpites.
É melhor ficar de fora por uns tempos.
JAS
- Anexos
-
- cart 05-31.png (53.24 KiB) Visualizado 999 vezes
Re: Carteira JAS*2005 - Mês 05 - Capital X - dia 27
JAS Escreveu:Assim, a primeira lição a retirar desta estatística, é que tenho que ser muitíssimo mais rígido na limitação da perda individual de qualquer trade.
Humm... interessante, ó JAS!
É também sobre isso mesmo que eu tenho meditado nestes dias. A minha percentagem de trades positivos sobre trades negativos é também elevada, mas aquilo que normalmente perco nos negócios falhados é sempre bem superior aos ganhos por cada trade positivo.
Por exemplo, esta semana 5 vendas com lucro em penny stocks - agora não olho para mais nada!
Há, contudo, alguns problemas em limitar as perdas, tanto nos warrants como nas penny, já que o risco e a volatilidade são imensos, em ambos, a uma percentagem fixa do investimento inicial. Pessoalmente, continuo a aguentar as posições perdedoras até me aperceber que a direcção do mercado não é mesmo aquela. Bem, nos TW esta questão já tem uma solução, pelo menos parcial, quando eu puder começar a negociar o meu método, já que aí se impõe um limite muito severo a eventuais trades negativos. Ainda assim, não estabeleço metas em percentagem, pelo menos no day trading, mas sim pela análise dos gráficos, confrontando-a com os motivos que me levaram a entrar longo ou curto.
Outra coisa importante é o montante que está em jogo, claro. Por exemplo, quando compro um warrant de valor abaixo dos 10 cêntimos, faço-o com pouco capital e estou sempre disposto a perder metade desse investimento. Para apostas mais elevadas, aquilo que tenho feito ultimamente é vender ao melhor preço possível para recomprar um pouco mais abaixo, caso continue convicto que estou correcto no movimento do mercado mas entrei prematuramente. Só muito raramente faço stop and reverse, quase sempre prefiro aguardar até ficar mais seguro da direcção do índice. Bem, claro que nunca existe uma total segurança mas, por exemplo, agora estou completamente convicto que o caminho é das subidas. Adorava que o DAX caísse um pouco para poder entrar com mais confiança, mas está difícil tal acontecer. Ainda assim, como é sempre tudo tão incerto... quem sabe se ele não o fará já na próxima semana? That would be nice, indeed...
Anyway... para os altos valores de rendabilidade que agora preciso, talvez irrealistas mas são mesmo a minha meta imediata... I've got to have them!... as penny stocks parecem-me um pouco mais seguras e previsíveis. Mas a necessidade premente de ter resultados muito imediatos é, talvez, deletéria para a rendabilidade a longo prazo. E uma das razões evidentes é a dificuldade em segurar os ganhos e deixá-los correr livremente. Tem sido deveras esse o meu grande calcanhar de Aquiles, e então nos warrants sobre o DAX nem se fala! Trends can long for last, I see...
So... I've got to work really, really hard - and that's the easy part - and have lots of luck - and that's the hard one. A bad trade and I could blow it all. Lá não há KO... mas quase!
Cut your losses short and let your profits run!!!
Not easy when volatility is rampant!
So... is June gonna be nice or nasty to us?
I'd rather be the witch of Oz
leprechaun
(...just in case, because...
PS: Ah... e a disciplina... a disciplina! Ou seja, o trader é muito mais importante do que o método. Bem, pelo menos aqui estou em vantagem, possuo esse autocontrolo rígido e isento de emoções... most of the time. And I do need it... NOW!!!
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
Carteira JAS*2005 - Mês 05 - Capital X - dia 27
O PSI lá vai navegando no tormentoso Mar das Rosas...
Movimentos do Dia:
Apenas recomprei a minha querida JMT a 11,52 regressando à minha posição habitual.
Análise da Carteira:
Aproveitei a noite de ontem, em que fiz uma pausa no trabalho, para fazer umas contas relativas às rentabilidades parciais.
Para simplificação admito que a minha composição típica foi de 85% em acções e 15% em warrants.
(não considerando qualquer percentagem média de cash pois a sua existência apenas significa que não encontrei melhor opção...)
Acções:
Contribuíram com +14% para a rentabilidade total da Carteira o que significará uma rentabilidade média de aproximadamente 16,5%.
Tenho que considerar este resultado bem acima do meu normal pois não é costume conseguir tanta vantagem relativamente ao PSI (ele vai apenas com +0,11%).
Desses 14% a JMT contribuiu com 9,2% (trades que terão tido rentabilidades de cerca de 26% admitindo que o capital investido foi da ordem dos 35% da carteira) e o BCP com 4,8% (idem, cerca de 13,7%)..
Tudo o resto dá zero...Pequenos lucros no BPI-PTC-ALTR, pequenos prejuízos na BRI-PTM e um trade quase nulo na SEM.
Warrants:
Apesar de, em média, lhes ter afectado menos de 15% da Carteira eles contribuíram com +40% para a rentabilidade total o que significa uma rentabilidade média de +267% para o capital investido.
Tirando um pequeno trade positivo na PTC todos os trades foram no DAX.
Quando à distribuição por posições no DAX temos:.
Calls = +36,3% (44 trades, 31 positivos, 11 negativos e 2 nulos)
Puts = +3,7% (15 trades, 9 positivos, 4 negativos e 2 nulos)
Não admira muito esta diferença de resultados pois utilizei mais frequentemente os calls e, além disso, os investimentos em puts foram foram sempre pequenos.
Continuando a estatística, tenho que concluir que estes 5 meses me correram bastante e que consegui manter um certo juízo na limitação de riscos.
Apesar disso ainda levei com 2 KO's e meio:
- Um, num call, que me levou -13,55% à rentabilidade da carteira.
- Outro, num put, que não teve significado (-0,33%)
- E "um meio KO", num call com venda no limite, que me levou ainda mais(-14,47%).
Se não fossem estes 2 enormes desaires diria que tinha jogado muito bem nos TW's.
Consegui 67% de trades positivos com um máximo individual num call que acrescentou +12,95% para a Carteira.
Assim, a primeira lição a retirar desta estatística, é que tenho que ser muitíssimo mais rígido na limitação da perda individual de qualquer trade.
Um KO acontece, 2 já é demais!
Sobretudo com tanto peso.
Futuramente estabelecerei como limite os -33% como perda máxima admissível nos TW's e/ou os -5% da Carteira.
Deixemo-nos de teimosias...
Bom fim de semana,
JAS
P.S. - A segunda licção a retirar da estatística será desenvolvida para a semana nas "Alterações de Estratégia".
- Anexos
-
- cart 05-27.png (49.28 KiB) Visualizado 1308 vezes
Re: Carteira JAS*2005 - Mês 05 - Capital X - dia 26
JAS Escreveu:Sendo assim, em plena ponte e fim de semana prolongado, logo se verá se a próxima 2ª feira é um bom dia de compras ou se, pelo contrário, me irei manter afastado do PSI durante o Verão.
I don't get it, ó JAS!
Ponte e fim de semana prolongado... a que respeito?
Bem, parece-me que segunda-feira os mercados americanos estão fechados, creio ter lido isto hoje algures, mas nem tenho bem a certeza.
Anyway, this is not the point.
The question boils down to the fact that it is already 3 o'clock and I am feeling restless and uneasy, that's it. And I will explain why...
JAS Escreveu:DAX
A minha nova estratégia até já está definida e apenas me falta disponibilidade de tempo para a pôr em prática.
Tendo por base duas posições em TW's, uma de baixo risco semanal e outra de alto risco no intraday, até se poderia dizer, acreditando eu no Bull Market, que já poderia ter adquirido a posição longa no TW caro e de baixo risco.
Bem, é certo que estou igualmente fora do DAX, mas esta semana não me levantei cedo um único dia e não o farei de novo amanhã. That is not a good sign, indeed. Yeah, é o sindroma do fim do mês, em que não me posso mais furtar aquilo que devo fazer em relação aos compromissos que assumi perante terceiros...
Ou seja, tu tens capital e falta de tempo, enquanto eu disponho de todo o tempo do mundo - e posso dormir pouquíssimo, aliás, podia dedicar-me horas a fio aos mercados... true! - mas o meu capital, que já é apenas metade do ideal, vai reduzir-se ainda mais, muito em breve.
É certo que os warrants até proporcionam a suficiente alavancagem para multiplicar muitas vezes as apostas correctas, que sejam feitas no sentido do mercado. Neste particular, estamos de pleno acordo: a direcção é só uma nos próximos tempos... up, up and away!
Estive mesmo a pensar que se o S&P atingir um clímax nos 1300, o DAX, que até se tem portado ainda melhor, pode bem chegar aos 4800. Isto significa que mesmo a compra de warrants normais de baixo preço e maturidade em Setembro pode ser muitíssimo lucrativa. Hum... mas eu sou demasiado impaciente, pior ainda, 4 meses são mesmo uma enormidade para mim. Logo, afinal também não tenho assim muito tempo... para esperar pelos lucros!
Essa estratégia de combinar baixo e alto risco, com um warrant mais lento e outro mais volátil, so to say, parece-me muito boa... desde que de trate de calls, é evidente!
Anyway... não estou ainda a fazer tudo o que é possível. I could really try harder and harder... mas limito-me a confiar na killer stock... while I get killed!
Mas voltando ao DAX, a razão também pela qual preferi ontem comprar call da PT - prematuramente, já vi - em vez de alongar num supporte intraday, táctica seguríssima nestes dias, tem a ver com esta estranheza de ver o índice em valores que nunca conheci. E, contudo, aquilo que leio é que quando se quebram máximos... ou mínimos!... a tendência natural é continuar a seguir na mesma direcção... de subida ou de descida. Pois, mas eu também sou daqueles que esperava uma correcção, que ainda não veio e talvez nem virá, eu sei lá... Logo, quando entrar, e quanto apostar? How high can be my stakes?
Anyway... hoje sinto uma melancolia que já não experimentava há muito, muito, muito tempo mesmo. Não sei que direcção tomar neste momento. O meu cobertor é mais que curto... é só meio cobertor e vai passar a um quarto, já na próxima semana!
Ná... não posso medir o sucesso do meu trading em percentagem, para mim só conta mesmo o valor absoluto das mais valias. E há limites para o risco, afinal, porque não posso perder de modo algum o muito pouco de que disponho. Infelizmente, isso também não me permite deixar correr livremente os trades bem sucedidos, tomo quase sempre os meus lucros demasiado cedo...
So... this is a hard crossroad, indeed. Só warrants ou só acções... what shall I do? É que os teus 10% são para mim claramente insuficientes, nas condições presentes não me safo sem menos de 20% líquidos... and I guess that's a tall order indeed. Ah, e mesmo com essa elevada percentagem, o meu capital inicial não aumentaria um cêntimo, todos esses lucros teriam de ser retirados porque é deles que eu vivo, são eles que pagam as minhas despesas do dia a dia. Eu não aposto com o que me faz falta, eu aposto com TUDO o que tenho, já que esse tudo é quase nada. De facto, é até estranho saber que num só trade bem sucedido há quem possa lucrar mais do que tudo aquilo que eu disponho. Bem, eu próprio podia ser um exemplo disso, à conta do DAX já tive pelo menos duas oportunidades, uma em put e outra em call, de duplicar todo o meu investimento. Espero aproveitar ao máximo a terceira... yeah!
I am not trading for a living, I'm just trading for plain survival, that's all. And I can only trust on myself and no one else. And I do... I surely do!
Espera tudo de ti próprio!, disse Buda. Mas aquilo que eu espero de mim, é para o deixar fluir para os outros. For this is much more than a money game, really... It is an inner game, a perfect game. It deals with self-knowledge and self-control. It deals with being, instead of merely having or possessing.
It deals with ME... and only ME!!!
For I AM the center of all there is, and I've got plenty of everything!!!
So... why am I complaining? Oh... I get really dumb sometimes, that's it!
Keep on aiming higher
leprechaun
(...for the DAX is a flyer!
Carteira JAS*2005 - Mês 05 - Capital X - dia 26
Este clima de drescrença, ao ser revelada uma estimativa de déficit, e as medidas para a sua correcção anunciadas até podem conduzir o nosso País outra vez à recessão...
O nosso PSI, ao fim de 5 meses, vai com uns míseros +0,5% contra +4% do DAX.
Sendo assim, em plena ponte ponte e fim de semana prolongado, logo se verá se a próxima 2ª feira é um bom dia de compras ou se, pelo contrário, me irei manter afastado do PSI durante o Verão.
BCP
Gostava de ter fechado a posição nos 2,12 mas o fecho só atingiu os 2,11.
Acho que o BCP se pode aguentar nesta zona mas há o risco de contágio...
JMT
Para já julgo que continuaremos em lateralização ou numa pequena correcção.
Parece-me ainda cedo para recomprar os 25% que me faltam.
ALTR
Continuamos no "rumor" e ainda faltarão uns dias para a "notícia".
Há que ter paciência neste joguinho.
Mantive a posição intacta.
DAX
A minha nova estratégia até já está definida e apenas me falta disponibilidade de tempo para a pôr em prática.
Tendo por base duas posições em TW's, uma de baixo risco semanal e outra de alto risco no intraday, até se poderia dizer, acreditando eu no Bull Market, que já poderia ter adquirido a posição longa no TW caro e de baixo risco.
Não o fiz por duas razões:
- Há uns meses a passagem dos 4400 pontos deixou-me más recordações e a cena pode-se repetir...
- No referendo em França uma vitória do NÃO pode criar bastante instabilidade nos mercados europeus e pode originar quedas.
A rentabilidade da Carteira, agora nos +55%, cumpre com folga o meu objectivo dos 10%/mês.
Se estou sem disponibilidade de tempo e sem grande convicção porquê arriscar?
Estar de fora nunca deu prejuízo...
JAS
O nosso PSI, ao fim de 5 meses, vai com uns míseros +0,5% contra +4% do DAX.
Sendo assim, em plena ponte ponte e fim de semana prolongado, logo se verá se a próxima 2ª feira é um bom dia de compras ou se, pelo contrário, me irei manter afastado do PSI durante o Verão.
BCP
Gostava de ter fechado a posição nos 2,12 mas o fecho só atingiu os 2,11.
Acho que o BCP se pode aguentar nesta zona mas há o risco de contágio...
JMT
Para já julgo que continuaremos em lateralização ou numa pequena correcção.
Parece-me ainda cedo para recomprar os 25% que me faltam.
ALTR
Continuamos no "rumor" e ainda faltarão uns dias para a "notícia".
Há que ter paciência neste joguinho.
Mantive a posição intacta.
DAX
Não o fiz por duas razões:
- Há uns meses a passagem dos 4400 pontos deixou-me más recordações e a cena pode-se repetir...
- No referendo em França uma vitória do NÃO pode criar bastante instabilidade nos mercados europeus e pode originar quedas.
A rentabilidade da Carteira, agora nos +55%, cumpre com folga o meu objectivo dos 10%/mês.
Se estou sem disponibilidade de tempo e sem grande convicção porquê arriscar?
Estar de fora nunca deu prejuízo...
JAS
- Anexos
-
- cart 05-26.png (34.14 KiB) Visualizado 1531 vezes
Re: Re
JAS Escreveu:As fórmulas para a entrada de um título no PSI.20 são muito bonitas mas o assunto não é nada linear.
Há muitos factores em jogo que não estão considerados na fórmula e que pesam bastante na decisão.
Olá JAS !
Eu também não disse que era assim tão linear... Se reparares bem eu disse que era um esquema complicado, e que havia outros promenores a ter em conta...
Já agora aproveito para te dar os parabéns pela tua carteira !
Bons Negócios !
Re
BullPower Escreveu:O que influencia a entrada de um título não é o volume em si mas sim o volume de negócios, ou seja, o produto do volume pela cotação.
As minhas contas referiam-se a isso, para mim volume é em euros.
Jim Beam Escreveu:Deixo aqui a fórmula que ordena os títulos para entrada no PSI.
As fórmulas para a entrada de um título no PSI.20 são muito bonitas mas o assunto não é nada linear.
Há muitos factores em jogo que não estão considerados na fórmula e que pesam bastante na decisão.
Mas voltando aos "prognósticos" ou "palpites" sobre a felizarda(s) há, quanto a mim, alguns pequenos pormenores a ter em conta pois são bem sintomáticos:
- Porque será que o Millennium recomendou agora a ALTR?
- O ab7 já a tinha recomendado há um mês, agora foi para relembrar ou para reforçar a ideia?
- Porque lhe atribuíram um target tão alto se nem sequer está no PSI.20?
- Quais são os Fundos de Investimento mais poderosos em Portugal?
E convém não esquecer a história:
- Sempre tivemos grandes puxadas e grandes volumes, nas vésperas da decisão, e sempre foram no título escolhido...
Um abraço,
JAS
Parece que a Sag tem ainda uma palavra a dizer.
No entanto o meu "papite" é de que ainda não entrará desta vez. Parece que o Pereira Coutinho ainda quer fazer umas comprinhas próprias.
No psi-20 fica mais caro um pouquito.
No entanto o meu "papite" é de que ainda não entrará desta vez. Parece que o Pereira Coutinho ainda quer fazer umas comprinhas próprias.
No psi-20 fica mais caro um pouquito.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Pedras11 escreveu:
Nem mais, eu também entrei naquela maluqueira da Reditus apenas porque rendia bastante, mas depois do terceiro dia no PSI 20, nunca mais olhei para o título porque na minha opinião pouco vale. A Altri em princípio vai ser igual. Vai haver aquela especulação inicial e depois vai murchar. É daqueles casos em que se ganha sem dar trabalho
Jim Beam escreveu:
Talvez seja assim, o que é certo é que em Dezembro acertei nas entradas e saídas com o cálculo que fiz. Há que salientar que no caso da Altri são descontados os primeiros 15 dias de negociação em bolsa devido aos movimentos atípicos como referiste próprios de uma estreia em bolsa. Se não me engano, as passagens de blocos de acções também são descontados. Portanto, não tenho dados suficientes para calcular com o máximo de rigor, mas sim uma aproximação provável. E de facto, a Altri está ligeiramente abaixo da Semapa que se encontra em 18º lugar. Se a ultrapassar...
Abraço e BN.
Só espero que muitos olhem para a cotação da Reditus e tirem as suas ilações.
Nem mais, eu também entrei naquela maluqueira da Reditus apenas porque rendia bastante, mas depois do terceiro dia no PSI 20, nunca mais olhei para o título porque na minha opinião pouco vale. A Altri em princípio vai ser igual. Vai haver aquela especulação inicial e depois vai murchar. É daqueles casos em que se ganha sem dar trabalho
Jim Beam escreveu:
Caro Bullpower, não é bem assim....
Deixo aqui a fórmula que ordena os títulos para entrada no PSI. É um esquema algo complicado, pois para além da fórmula existem outros pormenores, tal como, por exemplo, o facto de os dias com um volume considerado atípico, não serem considerados para o cálculo...
Seja como for, pelo menos por alto, quem quiser poderá dar-se ao trabalho de fazer as contas...
Talvez seja assim, o que é certo é que em Dezembro acertei nas entradas e saídas com o cálculo que fiz. Há que salientar que no caso da Altri são descontados os primeiros 15 dias de negociação em bolsa devido aos movimentos atípicos como referiste próprios de uma estreia em bolsa. Se não me engano, as passagens de blocos de acções também são descontados. Portanto, não tenho dados suficientes para calcular com o máximo de rigor, mas sim uma aproximação provável. E de facto, a Altri está ligeiramente abaixo da Semapa que se encontra em 18º lugar. Se a ultrapassar...
Abraço e BN.
Caro Bullpower, não é bem assim....
Deixo aqui a fórmula que ordena os títulos para entrada no PSI. É um esquema algo complicado, pois para além da fórmula existem outros pormenores, tal como, por exemplo, o facto de os dias com um volume considerado atípico, não serem considerados para o cálculo...
Seja como for, pelo menos por alto, quem quiser poderá dar-se ao trabalho de fazer as contas...
Bons Negócios !
Bons Negócios !
- Anexos
-
- formula.JPG (33.59 KiB) Visualizado 1884 vezes
BullPower Escreveu:Boas. O que influencia a entrada de um título não é o volume em si mas sim o volume de negócios, ou seja, o produto do volume pela cotação.
Os cálculos do ranking de entrada e saída do PSI 20 são simplesmente a média diária de volume de negócios dos títulos, que neste caso contam a partir de 1 de Dezembro até ao fim do mês de Maio. A Novabase está afectada por um factor de correcção devido à sua entrada forçada no PSI 20 em Janeiro. A Mota-Engil é a candidata a entrar, que vai entrar (passo o pleonasmo).
Abraço e BN.
Só espero que muitos olhem para a cotação da Reditus e tirem as suas ilações.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Já agora, a Mota-Engil está em 15º lugar do PSI geral e a Altri está à beira do 18º lugar, o que lhe daria acesso à 1ªLiga. Devido à posição da Mota-Engil, a Novabase é a primeira a sair. Se a Altri entrar, quem salta fora será também a Gescartão. Ainda faltam quatro dias de negociação e até lá a Altri pode posicionar-se de forma a entrar. Esta subida repentina deve-se quase de certeza a esse facto.
Abraço e BN.
Abraço e BN.
Boas. O que influencia a entrada de um título não é o volume em si mas sim o volume de negócios, ou seja, o produto do volume pela cotação.
Os cálculos do ranking de entrada e saída do PSI 20 são simplesmente a média diária de volume de negócios dos títulos, que neste caso contam a partir de 1 de Dezembro até ao fim do mês de Maio. A Novabase está afectada por um factor de correcção devido à sua entrada forçada no PSI 20 em Janeiro. A Mota-Engil é a candidata a entrar, que vai entrar (passo o pleonasmo
).
Abraço e BN.
Os cálculos do ranking de entrada e saída do PSI 20 são simplesmente a média diária de volume de negócios dos títulos, que neste caso contam a partir de 1 de Dezembro até ao fim do mês de Maio. A Novabase está afectada por um factor de correcção devido à sua entrada forçada no PSI 20 em Janeiro. A Mota-Engil é a candidata a entrar, que vai entrar (passo o pleonasmo
Abraço e BN.
Carteira JAS*2005 - Mês 05 - Capital X - dia 25
Não era para fazer qualquer actualização, pois não fiz qualquer movimento, mas a subida de 8% da ALTR provocou um novo máximo na rentabilidade da Carteira que a justifica para efeitos de estatística...
Normalmente 0 ou 1, raramente 2, mas nada impede que sejam mais.
Não interessa apenas o volume da ALTR, o que interessa é a comparação entre várias empresas que podem entrar ou sair.
Convém não esquecer que a lista ordenada de candidatos à entrada no PSI.20 não tem que ser seguida pela comissão pois há outros factores a ter em conta como, por exemplo, o free-float.
Portanto, não existe um "número mágico" para o volume.
A única coisa que sabemos é que, neste momento, a COR, NBA e até a SEM apresentam volumes bastante inferiores.
Nas condições actuais não me espantará se houver entrada/saída de duas empresas.
Um abraço,
JAS
tiopatinhas Escreveu:Jas, quantas empresas entram e quantas saem?
Normalmente 0 ou 1, raramente 2, mas nada impede que sejam mais.
tiopatinhas Escreveu:O volume é até fim deste mês! Será que todos os restantes dias serão assim?
Qual o volume que espera?
Não interessa apenas o volume da ALTR, o que interessa é a comparação entre várias empresas que podem entrar ou sair.
Convém não esquecer que a lista ordenada de candidatos à entrada no PSI.20 não tem que ser seguida pela comissão pois há outros factores a ter em conta como, por exemplo, o free-float.
Portanto, não existe um "número mágico" para o volume.
A única coisa que sabemos é que, neste momento, a COR, NBA e até a SEM apresentam volumes bastante inferiores.
Nas condições actuais não me espantará se houver entrada/saída de duas empresas.
Um abraço,
JAS
- Anexos
-
- cart 05-25.png (34.79 KiB) Visualizado 1048 vezes
Carteira JAS*2005 - Mês 05 - Capital X - dia 22
Depois de um fim de semana para "meditação" são agora os afazeres profissionais que me mantêm meio afastado da Bolsa.
Isso, e mais ainda o nosso deficit, levaram-me a reduzir posições e passar a um estado de maior liquidez.
BCP
Vendi 50% da posição a 2,12.
O gráfico não me deixa muito tranquilo com a MME.5 a tender para novo corte em queda da MME.15.
cotação=2,11 < MME.5=2,116 > MME.15=2,112
JMT
Vendi 25% da posição a 11,90.
Continuo a acreditar neste título a médio e longo prazo mas não me admirará se sofrer também as agruras do nosso PSI.
O gráfico também não está bonito pelo que é possível conseguir recomprar mais abaixo.
cotação=11,85 < MME.5=11,95 < MME.15=11,98
ALTR
[quote=tiopatinhas]Jas, é raro referir-se à Altri, porquê?
Tem potencial? O BCP diz que sim...[/quote]
Eles dizem que sim mas até agora não vimos nada, pois não?
Hoje deu um arzinho da sua graça mas, para já, acho que não podemos deitar foguetes.
Um dia de puxadas não tem muito significado mas o volume aumentou.´
E é preciso volume para o meu palpite dar certo e ela entrar no PSI...
Mantive a posição.
cotação=1,13 > MME.5=1,114 < MME.15=1,121
JAS
P.S. - Se não actualizar a carteira nos próximos dias é porque não terei feito movimentos.
Isso, e mais ainda o nosso deficit, levaram-me a reduzir posições e passar a um estado de maior liquidez.
BCP
Vendi 50% da posição a 2,12.
O gráfico não me deixa muito tranquilo com a MME.5 a tender para novo corte em queda da MME.15.
cotação=2,11 < MME.5=2,116 > MME.15=2,112
JMT
Vendi 25% da posição a 11,90.
Continuo a acreditar neste título a médio e longo prazo mas não me admirará se sofrer também as agruras do nosso PSI.
O gráfico também não está bonito pelo que é possível conseguir recomprar mais abaixo.
cotação=11,85 < MME.5=11,95 < MME.15=11,98
ALTR
[quote=tiopatinhas]Jas, é raro referir-se à Altri, porquê?
Tem potencial? O BCP diz que sim...[/quote]
Eles dizem que sim mas até agora não vimos nada, pois não?
Hoje deu um arzinho da sua graça mas, para já, acho que não podemos deitar foguetes.
Um dia de puxadas não tem muito significado mas o volume aumentou.´
E é preciso volume para o meu palpite dar certo e ela entrar no PSI...
Mantive a posição.
cotação=1,13 > MME.5=1,114 < MME.15=1,121
JAS
P.S. - Se não actualizar a carteira nos próximos dias é porque não terei feito movimentos.
- Anexos
-
- cart 05-24.png (34.68 KiB) Visualizado 1297 vezes
Re: Pausa... por uma justa causa! :-)
JAS Escreveu:Estou em pausa de bolsa, nenhum movimento, mas tenho pena de ter perdido estas subidinhas...
Ena, ó Jas...
...pois eu também!
Pelo menos, no que se refere aos warrants. Mas não tenho pena nenhuma das subidas ou descidas, porque por certo não perdi nada!
Estou é contentíssimo com a perspectiva de não pagar comissões durante mais de um mês, pois isso pode muito bem representar uns 500 euros de lucros a mais em warrants... quase 10% do meu capital oferecidos de bandeja!!!
Pois é... os gnominhos espantam-se com tudo... ena como sou sortudo! Enfim, há tantas coisas sempre a descobrir... que me ponho logo a rir!!!
And all I really say is:
Life is wonderful indeed!!!
This is my very creed
leprechaun
(...better than ask and bid!!!
Muitos parabéns! Para um aprendiz como eu és um exemplo! eu ainda só me aventuro pela bolsa nacional (francamente apenas pelo psi20) e o valor da minha carteira não me permite grandes voos (sou obrigado a distribuir os ovos por poucos cestos!). Tenho acompanhado a sua carteira com muito interesse... é imbatível a sua experiência e a capacidade de analisar o mercado.
Espero que continue a partilhar estes conhecimentos que tanto ajudam os mais novos nesta andanças.
Cumprimentos.
Espero que continue a partilhar estes conhecimentos que tanto ajudam os mais novos nesta andanças.
Cumprimentos.