Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O Estado do País

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: ...

por Surfer » 26/5/2005 21:17

andrade Escreveu:Sabes qual era o resultado de uma redução abrupta do défice????
0,6%x2=1,2% Achas pouco num ano????

1 abraço
andrade

O que nós precisavamos era mesmo de uma redução de 1,2% no final do exercicio de 2005, mas como tal não é possivel, qualquer valor acima de 0,6% previstos pelo governo, será sempre uma mais-valia.

Mas tem em conta que 0,6% é o valor que o governo julga ser capaz de abater na previsão actual do déficit de 6.83% com base nas medidas ontem anunciadas. Significa que o governo acredita concluir o exercicio de 2005 com um déficit a rondar os 6.23% e apresenta-lo à comissão europeia.

Não acredito que o governo seja capaz de atingir os objectivos a que se propôem com base nestas medidas curtas, se atendermos ao facto que essas medidas assentam em grande medida no aumento de impostos numa ecónomia aberta como a nossa sem crescimento real e com baixa produtividade, julgo que tal só será possivel por acção divina!

O objectivo é chegar ao final do exercicio de 2008 com um déficit abaixo dos 3% sem o recurso a receitas extradinárias.

Será capaz?! Pelo que vi e ouvi até agora é evidente que tal não será possivel.

Cumps!
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

Re

por JAS » 26/5/2005 21:09

francan Escreveu:JAS,
Podias evitar essa do Técnico (também vi essa reportagem), para quem por lá passou essa doeu! Certamente o aluno tinha acabado de fazer um exame dificil (electromagnetismo, termodinâmica, probabilidades, etc) e estava esgotadíssimo que nem a tabuada já sabia

Foi exactamente por lá ter passado que aquilo me espantou.
E não foi um aluno, foram alguns 10!!!
Por muito esgotado que estejas acho que, ainda hoje, conseguirás sempre acertar na tabuada...
Portanto temos déficit e temos deficit de ensino.

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

As Reformas da F. Pública!

por Marco » 26/5/2005 20:41

As Reformas da F. Pública!

--------------------------------------------------------------------------------

É de uma tremenda injustiça, não mexer também nas Reformas já atribuídas a pessoas com 55 e menos anos de idade! Essas reformas deveriam ser taxadas com um imposto especial, por forma a equipará-las às dos reformados pela nova lei!

Assim seria minimamente justo, e digo minimamente e não completamente justo, porque os primeiros (reformados com 55 anos e menos), ainda beneficiam do facto de terem trabalho muito menos anos e mesmo assim receberem a sua reforma durante muito mais anos, acumulando muitas vezes com um 2º emprego.

Não vos parece que seria da mais elementar justiça, mexer no mal anteriormente feito?

E o que disse ontem António Jos´s Seguro, tb é da mais elementar justiça. Politico no activo com reforma de outra actividade, tem que optar por uma das duas e não acumular as duas. Assim como em todas as actividades em que uma pessoa recebesse uma reforma de valor acima de 2500 euros, por exemplo, e exercesse outra actividade, esse valor da Reforma seria imediatamente reduzido, por exempolo em 40%.

Registado: 27/3/2005 23:31

...

por andraderui » 26/5/2005 20:40

Sabes qual era o resultado de uma redução abrupta do défice????
0,6%x2=1,2% Achas pouco num ano????

1 abraço
andrade

Registado: 12/11/2002 16:18

por Pedrinho » 26/5/2005 20:08

O estado actual do País, já vem como efeito "bola de neve" de há 15 anos +-
Isto de subir os impostos (neste caso o IVA) não vai ter efeito nenhum a médio longo prazo para o crescimento do País, pelo contrário, vai agravar ainda mais a competitividade das nossas empresas com as de outros Países, como por exemplo com Espanha. Isto vai servir apenas como "almofada" no curto prazo no que toca ao défice. Eu conheço várias pessoas (que se dizem Portugueses e empresários :evil: )que até concordam com esta subida, pois governam-se apenas como o negócio do IVA, fazem "cambalachos" nas contabilidades que é de bradar aos céus, e debaixo das "barbas" dos inspectores de finanças :twisted:
E existem outros problemas com este agravamento, o consumidor final (ou não) vai acabar por não querer factura, o que em parte até vai beneficiar o empresário/vendedor que pode assim inflacionar um pouco mais o preço do produto, mas por certo não vai declarar o respectivo lucro ao fisco, nem que para isso faça compras como por exemplo viaturas para a empresa (em sistema de leasing ou não), ou quando é do tipo "familiar" divide os lucros pelos filhos(as) pagando estes apenas um pouco mais de IRS comprando com os 25% que teriam de pagar de IRC :lol:
Por um lado temos o aumento dos impostos que quem paga esta crise é o consumidor final (e como "eles" dizem), para diminuir o défice, mas no outro lado da balança, continuam os excessivos gastos públicos que consomem de novo o aumento das receitas com este aumento.
Acho graça quando vêm com frases feitas do género: "... é preciso o sacrifício de todos os portugueses..." Mas que hipocrisia vai neste políticos, os proveitos e roubos são feitos quase sempre pelos mesmos, mandam este país para a ruptura/falência e por outro com estas frases feitas pedir sacrifícios a "todos" os portugueses.
Mas mais grave ainda é quando vejo colegas empresários que dizem: "... é preciso que as empresas privadas aumentem a produtividade e competitividade face ás economias internacionais...", agora pergunto: para quê? para "V/exas" encherem mais os bolsos à custa do nosso suor das nossas 45 horas semanais de trabalho ou mais por vezes?
Tenham dó e vão trabalhar sua cambada de PARASITAS
Peço desculpa ao fórum pelas minha palavras mais "duras", mas a minha paciência chegou a fim, e vou a partir deste momento passar ao ataque na RUA.
O nick Pedrinho não tem nada a ver com a minha pessoa, apenas o uso por que "calhou" meu nome é Jorge M.A.Guedes Pinto sou empresário, professor, pai e acima de tudo, um grande investidor e amante da bolsa, de pedro ou algo parecido não tenho nada, faço este ano 40 primaveras e sou feliz pelo que sou e pela minha família e honro o bom nome da minha família que merecia mais tempo da minha parte e que infelizmente não lhes posso dar por vezes, pois sou obrigado a pagar a crise que alguns criaram tendo assim que dar mais umas horas no trabalho.
Mais uma vez desculpem este desabafo, mas esta semana e já de há longa data tenho sido "perseguido" e até já me entraram no pc para saber quem eu sou, pelos vistos a "pide" voltou a este País.
Termino dizendo: Se com tantos milhões que entram e entraram neste País vindos da CEE o País está como está, então imaginem como será dentro de alguns anos quando acabarem ou diminuirem então é que vão pedir sacrificios a "todos" os Portugueses, e reformas para os da minha geração não vai haver, é o que sinto que vai acontecer, vem aí algo de muito grave para o País para os próximos anos, por isso toca a "marchar" para as ruas enquanto é tempo, vamos prevenir em vez de remediar.
Continuação de bons negócios.
Pedrinho.

Registado: 4/12/2002 19:08

Re: ....

por Surfer » 26/5/2005 20:01

andrade Escreveu:Não é fácil encontrar no nosso jornalismo económico a qualidade que encontramos aqui no fórum. E prova disto que estou a dizer foi o jornalista da Sic mal acabou o debate referiu que 0,6% era muito pouco, mas esqueceu-se de referir que estamos quase em Junho...

Andrade, esqueceste de que a nossa economia necessita de apresentar um crescimento anual acima dos 2% para termos crescimento real!!!

Ora se a cada ano que passa ficamos abaixo e longe desse valor, significa que por mais medidas que se anuncie (não se tratando de verdadeiras reformas), o Déficit aumenta ano após ano e de facto perante o nosso precário estado social e económico, 0,6% de redução mesmo tendo em conta que estamos em Junho, é pouco e preocupante.

Significa que o governo não teve capacidade para ir mais longe (na verdade, acho que as medidas anunciadas pelo 1º ministro não são suficientes para atingir os objectivos a que se propõem), fiquei com a sensação que o governo tem vontade em resolver o problema actual, mas não demonstrou até agora capacidade de mudança e é de MUDANÇA que o pais precisa e o povo quer.

Deu só um pequeno sinal com a "novela" das reformas, mas isso é só um pequeno passo e o tempo que Portugal tem face aos compromissos e responsabilidades com a comunidade europeia é muito pouco. Não chega!!!

Cumps
Surfer

por Surfer » 26/5/2005 19:28

Ertai Escreveu:Uma coisa engraçada.. nos estados unidos para saírem da recessão o Bush baixou os impostos... e isso é claramente uma boa solução para estimular o crescimento económico.

Mas cá em Portugal isso sim é precisamente o contrário.. na minha opinião isso dificulta ainda mais o crescimento económico e nos impede de sairmos do buraco em que ficamos quando a recessão económica mundial começou (e não a Portuguesa).

Ertai, compreendo a tua indignação mas comparar a performance e os instrumentos entre a economia americana e a europeia é já de si absurdo, muito mais será fazer qualquer especie de analogia com a nossa pobre economia.

Existe um factor que as pessoas tem tendência a esquecer quando se analisa e discute-se a nossa economia, é que o nosso pais é muito pouco produtivo e por consequência disso torna-se pouco competitivo face a outros paises adversários que competem ao mesmo nivel das nossas exportações. Se temos uma economia muito débil e com pesado défice, não podemos de maneira nenhuma optar pelos mesmos instrumentos que optam outras economias evoluidas e mais fortes, pela simples razão porque não possuimos esses instrumentos.

É como olharmos para a nação como sendo uma familia quase falida, carregada de dividas e o pouco que é capaz de produzir ano após ano é insuficiente para controlar a divida, incapaz de parar e quebrar o ciclo. Ninguém no seu perfeito juizo perante um ciclo negativo como este é capaz de reduzir a divida e ao mesmo tempo investir, isso seria uma perfeita roleta russa, se falha é o nosso fim!

O que esta familia precisa fazer, é em primeiro lugar encontrar forma e meios de criar condições para produzir mais (reformas reais) e então sim, à medida que a produtividade de facto for aumentando e fortalecendo, é que avança com investimentos com objectivo de se tornar mais competitiva. Se a familia conseguir aumentar a produtividade como resultado vende mais, vende mais significa que ganha mais e sendo assim inverte o ciclo negativo e passa a possuir capacidade de investir nas condições e aumento de produtividade, assim desta forma é uma questão de tempo para que a familia ultrapasse finalmente a crise.

Se calhar nós portugueses, nobre e valente nação, não queremos e não estamos preparados para prescindir do nosso tempo e da nossa percária condição social e económica actual, de modo que possamos no futuro ter uma melhor e equlibrada condição de vida, para nós, para os nossos filhos e gerações futuras.

Queremos tudo, em pouco tempo e se possivel sacrificamos o minimo possivel, no entanto sabemos e temos consciência que no futuro, isso nunca será possivel!

Cumps
Surfer

por Ulisses Pereira » 26/5/2005 19:07

Andrade, eu pedi que não se abrissem todos os dias inúmeros tópicos sobre política e que, por isso, o fórum ficasse inundado desses tópicos todos os dias. Se um tópico é criado num dia e a discussão é centrada nesse tópico não há problema. O problema é quando num dia (como ontem ou anteontem, por exemplo) temos mais de uma dezena de tópicos onde, no final de contas, acabam por discutir a mesma coisa, monopolizando o espaço do fórum.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

....

por andraderui » 26/5/2005 18:56

Amigo Ulisses

será que este artigo do amigo JAS ao vai encontro daquilo que tu pediste ao forum???? Ou será que o Amigo JAS faz parte daquele pequeno grupo que não é chamado à atenção?????? Repara que eu até acho que este tipo de tópico é de grande importância. Não é fácil encontrar no nosso jornalismo económico a qualidade que encontramos aqui no fórum. E prova disto que estou a dizer foi o jornalista da Sic mal acabou o debate referiu que 0,6% era muito pouco, mas esqueceu-se de referir que estamos quase em Junho...

1 abraço
andrade

Registado: 12/11/2002 16:18

ainda sócrates...

por WHITE CANDLE » 26/5/2005 18:48

ele no discurso disfarçado de "tanga" ainda deixou muito a desejar.
falou varias vezes de que é preciso ter coragem para tomar determinadas medidas, pois é. mas ele ainda nao teve essa coragem para tomar as mais urgentes.

dou por exemplo uma: um gestor numa empresa privada que nao apresente resultados ou que se engane (roubo) contra a empresa, o que lhe acontece? cai na rua e com um processo em cima por roubo, isto é, vai para a rua com o nome manchado e com uma mao atrás e outra à frente.
os nossos governantes, gestores e directores de empresas publicas fazem tudo. roubam, empregam sobrinho, afilhado, tias e avos, e que lhes acontece? nada.
a estes deviam mandar emediatamente para a rua, nao podendo ingressar em mais nenhuma empresa publica e confiscar todos os bens dele, da familia, enfim, fazer o gajo pagar as vacas ao dono.

essa treta de assumir as responsabilidades politicas é para os burros abanarem a cabeça, lol.
exemplo: ponte entre-os-rios, jorge coelho assume responsabilidades politicas. ainda o havemos de ter como nosso primeiro.
fernando gomes, na galp. e tantos casos identicos... o lenhador dos sobreiros? mais ninguem fala nele. expo98? desastre financeiro, culpados? ninguem...
isaltino morais, até guerreia para roubar mais e mandar o coitado do sobrinho levar com a prenda numa conta na suiça.lol...
sao tantos os casos que me da vontade de dizer, que se lixe, roubem tudo que eu ainda consigo estar vivo.
evasao fiscal, sou verdadeiramente contra este tipo de acçao. mas a verdade seja dita, aquele que pode tem todas as razoes para o fazer, atendendo que o exemplo vem de cima. o que fazem os grandes? copiam os politicos, roubam e fogem aos impostos pela via legal e ilegal... o que fazem os pequenos? copiam os pobres, pagam tudo sem fugir e ficam de tanga...

na hora de acertar as contas, vêm estes ladroes uma vez mais pedir o sacrificio a quem nao pode sequer pagar ja o leite que bebe.
estadios, submarinos, expo98, carros e tanta roubalheira, daria para aliviar a dor de cabeça de tantos e tantos portugueses na hora de pagar as prestaçoes (impostos).

estes tipos que tenham é vergoga na cara de nos tentar impingir mais e mais mentiras. que governem com verdade e seriedade. vamos ainda chegar ao ponto de necessitar do robin dos bosques do seculo 21...

para terminar, no discurso do socrates, quando falava em acabar com as regalias (algumas muito poucas) dos politicos, da bancada do psd ouvia-se as bocas para a bancada do ps: agora não aplaudam, va, aplaudam agora... isto é sintomático de que todos estão bem cientes e conscientes de uma desigualdade escrupolosa.

nao tenho cor politica, por isso estou à vontade para os mandar às favas com todas as ervilhas (mentiras) que me obrigam a comer todos os dias.

cumps.
White Candle

Registado: 19/3/2005 21:27

por valves » 26/5/2005 18:29

Boas o facto do estudo ter tido por base os dados estatisticos de receita fiscal de 2000 pode fazer toda a diferença eu só pergunto uma coisa como é possivel tomar uma medida deste calibre com base num estudo reportado ao ano de 2000 ? Mais os 2 pontos de acrescimo do IVA estão consignados a alimentar um sistema falido da qual a minha geração não vai ver nem um tostão ...

Mais uma vez fazem -se avanços na Reforma da Administração publica embora se fique aquem das reformas ideias que seriam pura e simplesmente cortar nos funcionarios publicos fazendo -os vir para a economia real ver o que custa a vida ...

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Re: Nunca em nenhuma

por TraderAT » 26/5/2005 17:39

Boa tarde

AC Escreveu:Mas uma coisa é certa, retirar os beneficios aos funcionários públicos e deputados foi a melhor medida, alguma vez tomada por algum Ministro.
Acabaram-se as diferenças e injustiças/sociais.
Boa Sócrates !!!
:clap: :clap: :clap:

Não podia estar mais de acordo com o AC, já é hora de retirar os privilégios a quem, na maioria dos casos, não faz por os merecer. Pode parecer uma ideia feita esta minha opnião sobre o funcionalismo público, mas salvo raríssimas excepções, os funcionários públicos, as instituições e serviços públicos são o melhor exemplo de ineficácia e mau funcionamento! Porvavelmente todos nós já o sentimos na pele quando a eles temos que recorrer... :evil:
Sempre me questionei o porque dos beneficios que existem e das injustiças que existem em relação ao sector privado!!

Claro que o Sócrates e todo o PS, que tanto criticaram o chamado discurso da "tanga" do governo anterior, não estão agora a fazer nada de diferente, estão isso sim a fazer um discurso ainda mais refinado de desresponsabilização política e económica a que se poderia chamar-se o discurso do "fio-dental" :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por francan » 26/5/2005 16:12

JAS,

Podias evitar essa do Técnico (também vi essa reportagem), para quem por lá passou essa doeu! Certamente o aluno tinha acabado de fazer um exame dificil (electromagnetismo, termodinâmica, probabilidades, etc) e estava esgotadíssimo que nem a tabuada já sabia (não esquecer que "o homem é ele e as suas circunstâncias" como dizia o filósofo).

Registado: 21/3/2005 16:20

por josema » 26/5/2005 14:56

Jas, a "nossa" idade - julgo que anda ela por ela -, já nos permitiu ver muita coisa. Há muito que não ligo aos números que os telejornais nos dão. Mesmo que estejam no teleponto, os jornalistas! não os sabem ler.
Acho que Sócrates tomou algumas decisões que, ninguém de bom senso, pode dizer que estão erradas. Mas há uma omissão que não lhe perdou, até porque votei nele: as portagens nas Scuts. Se o aumento do IVA é transitório (em Portugal, e no que diz respeito a impostos, transitório significa DEFINITIVO). Até prova em contrário. Então o aumento do iva não é mais gravoso para os que menos têm que a introdução das portagens nas Scuts que só paga quem lá passa? Pelo que tenho lido, os valores são + ou - idênticos.
Mas escandaloso - de escândalo sem perdão -, é não ter definido regras sistemáticas à fuga e evasão fiscais. A minha alma está pasmada. Ainda vou esperar para ver, mas já não acredito.

Registado: 11/2/2004 18:30

Re: Nunca em nenhuma

por Ciclico » 26/5/2005 14:51

AC Escreveu:Mas uma coisa é certa, retirar os beneficios aos funcionários públicos e deputados foi a melhor medida, alguma vez tomada por algum Ministro.
Boa Sócrates !!!

cuidado com o entusiamo.... andando e vendo digo eu...
até agora o saldo ainda não é positivo, ainda que convenhamos que é salpicado de esperança

Registado: 2/8/2004 0:10

por Camisa Roxa » 26/5/2005 14:33

Enfim, os nossos políticos são todos iguais, contratem os espanhóis ou o tipo que pôs a TAP a dar lucro

Esses ao menos se ganharem balúrdios ao menos mercem-no!

Registado: 5/11/2002 11:27

Nunca em nenhuma

por AC » 26/5/2005 14:32

economia o aumento de impostos relacionados com o consumo directo, teve como consequência um continuo crescimento, isso só em sonhos.
Mas uma coisa é certa, retirar os beneficios aos funcionários públicos e deputados foi a melhor medida, alguma vez tomada por algum Ministro.
Boa Sócrates !!!

Mais vale um pássaro na mão que dois a voar

www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks

Registado: 12/7/2004 10:54

por Ertai » 26/5/2005 14:10

Mais um excelente caso de pseudo-jornalismo que o JAS expõe aqui..

Uma coisa engraçada.. nos estados unidos para saírem da recessão o Bush baixou os impostos... e isso é claramente uma boa solução para estimular o crescimento económico.

Mas cá em Portugal isso sim é precisamente o contrário.. na minha opinião isso dificulta ainda mais o crescimento económico e nos impede de sairmos do buraco em que ficamos quando a recessão económica mundial começou (e não a Portuguesa).

Registado: 11/5/2003 12:11

O Estado do País

por JAS » 26/5/2005 14:00

Negócios.pt Escreveu:Um aumento da taxa de IVA de 19% para 21%(...) poderá levar a um aumento da receita fiscal com este imposto na ordem dos 930 milhões de euros ao ano. De acordo com o estudo «Calculador do IVA ‘teórico’» publicado pela Direcção-geral de Estudos e previsão do Ministério das Finanças, «um aumento de um ponto percentual da taxa normal do IVA tem, ceteris paribus, um efeito estimado de 4,5% na receita potencial». Aplicando esse efeito na receita de IVA de 2004 (10.351,9 milhões de euros), estima-se um acréscimo próximo de 930 milhões.
É no entanto preciso levar em conta que o estudo foi realizado recorrendo a dados da receita fiscal do ano 2000, os últimos disponíveis, e que nessa altura a taxa do IVA era de 17% e não os 19% actuais.

Pergunta pertinente:
Quando os funcionários públicos tiverem 65 anos e à beira da reforma passamos a estar atrasados 10 anos nas estatísticas?

Negócios.pt Escreveu:A receita fiscal com o imposto sobre o tabaco prevista no OE para 2005, ainda em vigor, ascende a 1,22 mil milhões de euros, representando um crescimento de 6,6% face à estimativa de execução para 2004.

Se à porta do Tecnico vemos que os alunos não sabem a tabuada não me admira muito que os jornalistas não tenham a noção dos números...
Este número é impossível pois o Imposto sobre os Combustíveis apenas rende ao Estado 988ME.
Se o número fosse verdadeiro, e sendo o volume de negócios das Águas de Portugal de apenas 417ME, seria melhor substituir a campanha contra o tabagismo (que afinal sustenta o país...) por uma campanha contra o "beber água" que parece ser muito menos rentavel...

Negócios.pt Escreveu:De acordo com um estudo da Autoridade da Concorrência, realizado o ano passado, o peso da carga fiscal no preço final dos combustíveis é de cerca de 68% no caso gasolina sem chumbo de 95 octanas e de 57 por cento no caso do gasóleo rodoviário.

Cheios de boas intenções nós julgamos que levamos a família à praia ao Domingo.
Mas estamos equivocados.
Em mais de metade do caminho transportamos funcionários públicos.
São eles que vão à praia e apanham Sol.
A família apanha a boleia só no regresso, ao entardecer e já sem Sol, quando estamos muito perto de casa...

Negócios.pt Escreveu:Para o primeiro-ministro, a situação orçamental «deve-se a problemas estrutural da economia, constitui prova irrefutável do fracasso político total dos últimos três anos. Um fracasso que os portugueses pagaram com sacrifícios, com desemprego e com duas recessões económicas, cujos efeitos ainda perduram»

Duas recessões económicas em 3 anos?
A recessão que houve no Mundo deve-se ao nosso governo?
Mania das grandezas...
Espero que os erros ortográficos e de aritmética sejam atribuíveis ao jornalista e não ao primeiro-ministro...

José Socrates Escreveu:Não faremos um novo "discurso da tanga", não haverá uma nova obsessão com o défice (..)

Pois, pois...
Mas começamos exactamente com a mesma medida de subir o IVA mais 2%.
Acho que não é possível um novo "discurso da tanga" porque já nem temos tanga.
Este Verão faça nudismo.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 34 visitantes