Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: "Passos em falso"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Smiles & Cries » 19/5/2005 11:19

Artigo muito interessante, para bens ulisses.

Achei interessante quando dizes "Quando um investidor compra uma acção e ela contraria as suas expectativas caindo, a tendência natural de um investidor iniciado é comprar mais para fazer baixar o seu “preço médio” ... (“se comprei e agora está mais barato, devo comprar mais”) revela-se, quase sempre, uma tentativa de contrariar o mercado e um passo em falso rumo ao agravar das perdas.", parece-me que isto acontece, com mais ênfase até para a contínua manutenção da posição sempre à espera que surjam melhores dias. É evidente que não se deve fechar uma posição mal comecemos a perder dinheiro, mas há limites para a perda e esse é um mal de alguns investidores, característica inerente ao ser humano, é convencer-se que errou e que é altura de evitar perdas maiores.

Deixo aqui uma sugestão, talvfez num próximo artigo possas aprofundar a importância da opção que algumas casas de investimento têm, conhecido como "Stop Loss".

mais uma vez parabéns pelo artigo.
cump.
:wink:

Registado: 17/7/2004 22:00

por heterocedastico » 18/5/2005 18:52

Eu no meu trade plan já defeni que só alavanco em posições de hedging quando o mercado não está declaradamente a meu favor ou a tomar o rumo que eu esperava. Será que me fiz entender.

Acho que sim. Faz pleno sentido na gestão de uma carteira.

Registado: 8/5/2004 16:38

por BullPower » 18/5/2005 18:42

Excelente artigo que foca na realidade os dilemas que os traders analistas e os analistas traders enfrentam no dia a dia. Mas não consigo perceber como é que alguém pode perder fortunas em bolsa apenas pelo seguinte facto: se perde fortuna é porque já tinha uma grande fortuna e se a perdeu é porque foi ganancioso. E se há coisa que os mercados não perdoam é indisciplina e mau génio. Como já foi aqui dito tantas vezes e nunca mais me esqueci dessas frases, "...não se pode querer tirar do mercado aquilo que ele não pode dar..." ou, "...nunca se deve ir contra o mercado mas sim segui-lo...".

Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

Gostei .....

por Xanax » 18/5/2005 15:17

revi-me perfeitamente numa série de erros que ás vezes ainda persisto em cometer. Na minha opinião uma das características que um trader deve preservar é a humildade face ao mercado, o mercado independentemente da lógica do seu funcionamento tem sempre a razão do seu lado. Em meu entender, no entanto, uma das caracteristicas que um trader também deve cultivar, deve ser a paciência, não confundir com teimosia. A "volatilidade relativa" dos mercados hoje em dia levam-nos por vezes a questionar sistematicamente a nossa posição no mercado, esta situação requer ás vezes alguma paciência mas as alanvacagens actuais não dão esse espaço de manobra. Em meu entender os mercados estão exageradamente alavancados e essa situação hoje é a principal responsável pelas perdas dos pequenos players do mercado. Eu no meu trade plan já defeni que só alavanco em posições de hedging quando o mercado não está declaradamente a meu favor ou a tomar o rumo que eu esperava. Será que me fiz entender.
Xanax
Cumps

Registado: 5/12/2002 17:48

por Ulisses Pereira » 18/5/2005 12:45

Olá Ertai.

Quando vir outro bom "setup" nos States, coloco nos Rabiscos. Em relação à Broadcom, vou subindo o "trailing stop". Está agora um bocadinho abaixo do alvo ali apontado ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ertai » 18/5/2005 12:28

Um excelente artigo, não só para ensinar e preparar os iniciados ao dizer que a caminhada é bem mais longa do que eles pensam como também os mais experientes que relembram-se dessas mesmas regras..

E que tal uma actualização nos "Rabiscos Americanos" uma vez que o não só o "target" de entrada foi atingido como o de saída...
O movimento não foi só dado em apenas num dia(uma pena).. mas logo a seguir à tua análise :)

Um abraço

Registado: 11/5/2003 12:11

Novo artigo: "Passos em falso"

por Ulisses Pereira » 18/5/2005 12:13

Acabei de publicar na Primeira Página o artigo "Passos em falso":

http://www.caldeiraodebolsa.com/

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], Kiko_463, PAULOJOAO, yggy, zulu404 e 367 visitantes