Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - semana de grandes decisões !!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

1,2700 (número mágico)

por devastador » 12/5/2005 23:25

Sim, ainda não está tudo do mesmo lado...Este é um momento chave para uma possível arrancada (tanto para cima como para baixo). Dia 16 será um dia para estar atento...
Pessoalmente estou mais confiante numa pequena subida do eur (esta queda é já muita fruta...e soube muuuito bem :lol: ).
Cuidado: quando se avizinham grandes movimentos, o pessoal vai logo TODO em manada e isso pode ser fatal (podem-se atropelar uns aos outros)...
Comprei warrants call (que terminam em Setembro, claro), com a moeda próximo do suporte 1,2700 (sei que estou a arriscar). Se as coisas correrem de forma favorável reforço a minha entrada. Caso contrário, temos as famosas duas hipóteses: fazer preço médio ou sair a perder (talvez a 1º pois o warrant só termina em Setembro).

Registado: 8/5/2003 14:26

por tava3 » 12/5/2005 21:35

Parece que está a aquecer os motores o par eur/usd, fez novo minimo entretanto.

:)
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por tava3 » 12/5/2005 15:54

Gostei dessa ultima parte da tua frase, :) mas para já, ainda nao estamos todos do mesmo lado.

por nunofaustino » 12/5/2005 15:49

Caso se confirme uma ida aos 1.27, o target são os 1.17 (mais coisa menos coisa) com paragens prováveis nos 1.25 e nos 1.2...

Mas vamos ver se isto vai mesmo para baixo e não faz um duplo fundo (qdo toda a gente puxa para o mesmo lado e n está ninguém do outro lado, normalmente quem puxa acaba por se sujar todo...).

Um abraço
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Stratega » 12/5/2005 15:31

Ah pois é....
Tás a ver como se manipula um mercadozinho? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

E depois inda dizem q é difícil!

Porra q se me apanham, levo uns anitos de cadeia! :shock:

Ups, ups...
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.

Registado: 5/6/2004 15:17

por tava3 » 12/5/2005 14:50

Marota, a manipular o mercado a meter velas :)
Está-se a formar um canal descendente no eur/usd com os topos em 12-04 e 03-05 e os fundos em 02-05 e este que se formará (espero) em breve, lá para os 1.25, mais coisa menos coisa.

por Stratega » 12/5/2005 14:41

A besta tb quebrou o seu triângulo em baixa (com uma vela metida à pressão no paint :lol: ) e a LTa q eu continuo tb a considerar tb está quebrada.
Anexos
besta10.GIF
besta10.GIF (27.85 KiB) Visualizado 1296 vezes
besta11.GIF
besta11.GIF (23.25 KiB) Visualizado 1287 vezes

Re: EUR/USD - semana de grandes decisões !!

por Stratega » 12/5/2005 14:26

djovarius Escreveu:Vamos a mínimos anuais ?

Talvez sim. Se assim for, abre-se uma caixa de pandora. Vamos discutir isso ao longo da semana, à medida que os eventos o justificarem. Hoje, o viés começa por ser de baixa, mantendo a tendência de sexta-feira.

Remember?...

Ah pois é...
Já tá! :P

O triangulo foi quebrado em baixa, o mini H&S tá formadinho e é só definir o target no gráfico q só posso fazer mais logo no meta, e a linha de mínimo do ano quebrada.
Tá tudo preparado pra uma bela queda, se os Bulls deixarem.
Veremos se ñ se trata duma tentativa frustada de breakout. Os próximos dias o dirão.

Em relação às LTa's... andei a ver e ñ mexi na minha. Tenho uma outra a tracejado assinalada com seta vermelha, mas é secundária...

Berijocas

Strat
Anexos
eurusd38.GIF
eurusd38.GIF (36.29 KiB) Visualizado 1326 vezes

por djovarius » 12/5/2005 13:40

Ora parece que as coisas podem se clarificar !!

Já fizemos novo mínimo anual no EUR/USD em 1.269x, ainda que por breves instantes e na ressaca dos excelentes dados sobre vendas a retalho.
Esperamos pela confirmação desta ruptura, para que não se torne num dos famosos falsos "breakouts" !!

Para já, voltou a 1.2730 ! Para já, deixa de se falar tanto em arrefecimento norte-americano !!

Voltando à questão do nosso heterocedastico:
(Obrigado pela resposta dj, mas não deixa de ser um pouco contraditória visto que nos últimos tempos o dólar tem valorizado e as exportações aumentaram...)

É que o efeito é retardado: as quedas anteriores do USD só agora se manifestam no comércio internacional. Não há contradição nenhuma.

(Só mais uma questão: quais as formas de desvalorização do dólar que os defensores suportam(contenção do aumento das taxas de juro, emissão de mais dívida,...)? )

Esses defensores, principalmente os industriais norte-americanos, consideram o dólar caro mas não advogam medidas em especial.
Por óbvias razões, eles gostam de juros baixos + impostos baixos (maior défice Federal).

Isso é bom para eles e mau para o USD :twisted:

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por tava3 » 12/5/2005 13:26

Já temos novo minimo do ano. O caminho está definido?

por heterocedastico » 12/5/2005 11:13

Caro Heterocedastico (o que significa?), não é a diminuição do défice comercial americano que faz subir o EUR/USD. Não disse isso.
O que disse é que os defensores da desvalorização do USD ficam satisfeitos com estes números.
Muitos analistas (eu não concordo totalmente) defendem que se o USD desvalorizar fortemente, poderá corrigir parte deste défice comercial, mesmo que num primeiro momento ele se agrave.
Mas o resultado de médio longo prazo seria mesmo a correcção.

Obrigado pela resposta dj, mas não deixa de ser um pouco contraditória visto que nos últimos tempos o dólar tem valorizado e as exportações aumentaram...

Só mais uma questão: quais as formas de desvalorização do dólar que os defensores suportam(contenção do aumento das taxas de juro, emissão de mais dívida,...)?

Obrigado pela disponibilidade

Registado: 8/5/2004 16:38

The Spike - agora em versao Chinesa para surdos

por C.N. » 12/5/2005 11:10

Camisa Roxa Escreveu:A respeito dos spikes de hoje de manhã:

"... some newspaper story came out claiming that China would announce some form of revaluation next week..."

Bem, mas 1 boato de 1 jornal faz isto? E ninguém é responsabilizado?

Camisa Roxa, eu estava a ver Bloomberg TV no momento em que o jornalista justificou o spike com a publicacao no People's Daily versao on-line de um texto informativo dizendo que na proxima semana o Banco da China anunciaria a valorizacao do RMB em 6.3%.

Ora tendo eu 3 posicoes "long" no EUR/JPY e sendo "vitima" do spike (embora a ganhar 8-) gracas a trailing stops) fui logo ler a edicao on-line do jornal. Ora nem na versao inglesa nem na versao chinesa vem nenhum artigo como aquele que foi mencionado pela Bloomberg TV :shock:

Como ja mencionei antes, nao creio que os Chineses alterem o peg nas proximas semanas. No entanto, e necessario estar prevenido para estas "bombas" que vao aparecer de vez em quando.

Um abraco

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

E o TIC TAC?

por C.N. » 12/5/2005 10:48

Sem duvida Djovarius, mas atencao ao "TIC data report" do dia 16 que pode trazer surpresas desagradaveis para o USD.

http://www.treas.gov/tic/
http://www.dailyfx.com/index.php?option ... &Itemid=46

Registado: 28/9/2004 8:29

por djovarius » 12/5/2005 10:31

E perante o que vimos nas últimas horas, é inegável que estamos a passar por uma época decisiva para o EUR/USD.
Hoje, uma queda até 1.2738 quase desafiava os mínimos do ano, que são só 8 pips abaixo.

Curiosamente, o par voltou a reagir bem, subindo cerca de 40 pips acima daquele valor. A ver vamos até ao fim da semana.

Hoje, soube-se que o PIB dos EUR-12 não passou de 0.5% e que pode subir menos no resto do ano. A Alemanha poderá ter um desempenho menos negativo, apesar de tudo.

E teremos a informação sobre vendas a retalho nos EUA que nos dirão algo sobre o arrefecimento da Economia. Mais importante, o sentimento favorável ao USD melhorou graças ao menor défice comercial de Março e graças à subida das receitas fiscais em Abril, o que foi uma dupla alegria num elevado duplo défice.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por nunofaustino » 11/5/2005 19:14

Deixo aqui os meus gráficos...

Penso que falam por si...

Enquanto a LTA de médio prazo n for quebrada (considero que será quebrada com uma ida abaixo dos 1.27) estes movimentos dão força a posições longas... no entanto essas posições estão limitadas pela LTD de curto prazo (neste momento perto dos 1.29X)...

Vamos ver para que lado quebra... já estive mais confiante que seria para baixo.. é que estes toques frequentes na LTA sem a conseguir quebrar n são nada boas notícias para os curtos...

Finalmente no gráfico de LP, vê-se que a LTA de LP foi quebrada e que a última subida fez um re-teste perfeito a essa mesma LTA (tal como a Stratega disse e muito bem).

Um abraço
nuno
Anexos
eurusdlongoprazo.PNG
eurusdlongoprazo.PNG (36.99 KiB) Visualizado 1530 vezes
eurusd.PNG
eurusd.PNG (51.11 KiB) Visualizado 1523 vezes

por Stratega » 11/5/2005 19:11

djovarius Escreveu:Stratinha, só não concordo com essa LT longo prazo.
Em vários gráficos de diversas proveniências, a LT aponta para 1.28xx neste momento. De toda a maneira, o par tem estado abaixo dela nos últimos tempos, com umas incursões breves acima, como a de hoje, mas já voltou abaixo e lá está.

Ñ tenho aqui o meta pra ter uma imagem inteira da LTa.... mas por acaso agora reparei na q tenho na besta e acho q precisa ali duns retoques...
Se bem q acho q ñ se deve mexer nas LT's, mas de vez em quando a gente vislumbra uma LT muito mais consistente...
Logo já trato disso... :roll:

Berijocas

por djovarius » 11/5/2005 19:06

As horas passaram e os suportes mencionados continuam a ter validade.
Aliás, só ganham é força !!

Stratinha, só não concordo com essa LT longo prazo.
Em vários gráficos de diversas proveniências, a LT aponta para 1.28xx neste momento. De toda a maneira, o par tem estado abaixo dela nos últimos tempos, com umas incursões breves acima, como a de hoje, mas já voltou abaixo e lá está.

Caro Heterocedastico (o que significa?), não é a diminuição do défice comercial americano que faz subir o EUR/USD. Não disse isso.
O que disse é que os defensores da desvalorização do USD ficam satisfeitos com estes números.
Muitos analistas (eu não concordo totalmente) defendem que se o USD desvalorizar fortemente, poderá corrigir parte deste défice comercial, mesmo que num primeiro momento ele se agrave.
Mas o resultado de médio longo prazo seria mesmo a correcção.

Pessoalmente valorizo um pouco esta teoria, mas defendo que essa correcção também passa por maior crescimento económico de outras regiões e pela queda dos preços do crude, entre outros factores.

Um abraço

djovarius

por Stratega » 11/5/2005 19:02

Claro q ñ sou o Dj, mas é pra ver se ele deixa lá a moreia frita e vem cá responder... (a moreia um dia acaba e depois ñ há pra mim...quero ver o q te acontece quando isso acontecer, Dj... :evil: )

A diminuição do défice externo, levaria a q os asiáticos (principalmente) ñ tivessem q "colaborar" tanto na compra de dólares (títulos de dívida e essas coisinhas todas), certo?
Levaria tb a q o Alan Pressman ñ tivesse q imprimir tanta nota verde, certo?
Se há menos USD em circulação, o seu valor aumenta, certo...? E o do EUR diminui...

É por aí, ou ñ tem nada a ver?... :roll:

Se bem q se o défice diminui, é sinal de recuperação da economia ( ou talvez ñ...) e o USD fortaleceria...
:roll: :roll: :roll:

Os americanos são uns gaijos complicados... bolas...

Berijocas
Strat

por heterocedastico » 11/5/2005 18:36

Afinal, as exportações norte-americanas também conseguem subir, dando razão a quem defende o enfraquecimento do USD.

djovarius

Caro djovarius,

Podia explicar como é que, em termos teóricos, uma diminuição do défice externo americano haveria de favorecer o EURUSD?

Obrigado

Registado: 8/5/2004 16:38

por Stratega » 11/5/2005 17:36

tavaverquenao Escreveu:Deve consolidar por aqui um pouco (reagrupar as tropas) para a grande... indecisao.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Eu nem lhe ando a ligar muito... o rapazinho anda mesmo a marinar, se bem q com o mercado assim há muitas hipóteses de bons trades, pequenos, mas quase certos...
Mas confesso q já cansa um cadito... :( vê-lo assim abandonado, nesse timbre parnacento...

A LTa de longo prazo foi quebrada em baixa em fins de Março e já passou a resistência com um toque em meios de Abril... Nestes entretantos formou-se um mini (em termos de tempo) H&S cuja neck line coincide (aproximadamente) com a LTa do triângulo q já leva meia dúzia de meses de formação...

Eu sei q é um gráfico muito sujito, cheio de tralha, mas enfim... é o reflexo de muito trabalhinho :lol:

Sinceramente... acho q os mínimos tão ali muito pertinho e já é a 2ª/3ª vez q lá vai abaixo sem os quebrar... Acredito q haja muita luta nestes valores e q ñ seja fácil aos Bulls do Eur deixarem quebrar os 1.2730...
Para mim a quebra daquela LTa de longo prazo foi muito importante. Os próximos tempos serão interessantes pra ver se foi um falso breakout.
De qualquer forma inda ñ tenho opinião muito bem formada sobre o evoluir da cotação... se bem q graficamente me parece mais evidente uma tentativa de quebra dos mínimos, por outro lado acho q estes são valores muito engraçados pros Bulls do Eur irem às comprinhas. Até tá baratinho... dum certo ponto de vista. :roll:

Camisa, os boatos com intenção de parecerem notícias credíveis são mesmo assim. Basta mandar uma boca, espalha-se, toda a gente fica à espera de desenvolvimentos e os mercados mexem. Depois afinal, era um equívoco, o esquecimento de inclusão duma frase num discurso, alguém q percebeu mal o q o outro disse, enfim... Se calhar os caças fazem parte dum treino de voo, ou duma demonstração aérea e aparece logo alguém a dizer q o Capitólio tá a ser evacuado... Talvez sim, talvez não...
Os stops rebentam, há gente q se trama por causa disso e a responsabilidade ñ é de ninguém...
Talvez ele volte ao ponto de partida do spike... é mais ou menos normal...
Hajam nervos de aço!
Anexos
eurusd37.GIF
eurusd37.GIF (34.11 KiB) Visualizado 1594 vezes

por Camisa Roxa » 11/5/2005 17:21

resta acrescentar q eu tinha shortado o eurusd 1 minuto antes do spike up nas nestas news

é preciso sorte hem? :x

Bem, vou tentar sair agora no break even, senão no problem pois isto vai cair mais pode é lateralizar 1 pouco durante umas horas

Registado: 5/11/2002 11:27

por Camisa Roxa » 11/5/2005 17:06

entretanto o eurusd disparou com a noticia de q estão a evacuar o capitólio com caças americanos a sobrevoar a área...

por Camisa Roxa » 11/5/2005 16:12

A respeito dos spikes de hoje de manhã:

"Elsewhere - the crazy JPY situation turned ridiculous today as some newspaper story came out claiming that China would announce some form of revaluation next week. This was quickly denied by the bank of China - so USD/JPY was as low as 105.00 before bouncing dramatically again only minutes later." from Saxo Bank newsletter

Bem, mas 1 boato de 1 jornal faz isto? E ninguém é responsabilizado?

por tava3 » 11/5/2005 15:24

Deve consolidar por aqui um pouco (reagrupar as tropas) para a grande... indecisao.

por nunofaustino » 11/5/2005 15:19

se os minmos do ano n forem quebrados com estes dados surpresa, nao sei como e que sao quebrados...

Com esta indecisao estou cada vez mais a acreditar numa pausa na descida e numa nova ida aos 1.30 (ou a LTD de medio prazo).

Mais logo deixo aqui os graficos...

Um abraco e obrigado a todos por manter este topico bem vivo :)
Nuno

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Burbano, Kiko_463, PAULOJOAO, PXYC, yggy e 373 visitantes