Caldeirão da Bolsa

JMT...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 4/5/2005 14:41

Os saltos são típicos de títulos com liquidez mais limitada...

Esta questão é recorrente e o que eu sempre digo é o mesmo: o que é necessário é que se compreenda que os títulos, mesmo aos olhos da AT, não se comportam todos da mesma forma.

E há que reconhecer os comportamentos típicos de cada papel...

A JMT é controlada? Então que seja. Isso fará com que apresente determinados comportamentos típicos devido ao facto ser controlada, que serão reconhecíveis e utilizáveis.

A AT funciona sempre. E sempre de forma limitada (tem sempre os seus limites de fiabilidade) mas sempre que se utilize de forma adequada (desde que se reconheça o tipo de comportamento do papel e o que interessa avaliar/analisar e o que não interessa).

Pessoalmente tenho-me dado muito bem a acompanhar a JMT ao longo destes 5 ou 6 anos em que a acompanho em termos técnicos. Umas vezes melhor outras pior como é inevitável mas no geral... muito bem.

Se me desse mal já a tinha largado e não a analisaría. Já houve casos em que, por incapacidade de realizar aquilo que considerava boas análises, larguei as análises de determinados títulos. A JMT não está nem de longe nem de perto nessa situação e não faço qualquer tenção de a deixar de analisar!

Controlada? Que seja...

Os porquês dos movimentos sempre disseram muito pouco à AT.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Sem duvida é controlada!

por Pateta » 4/5/2005 12:21

Basta estarem atentos na profundidade das ordens que se colocam e vão detectar a pouca lógica "comercial" das mesmas.
As ordens são lançadas provocando saltos sucessivos das cotações (para cima ou para baixo consoante interessa) parecendo que o que se pretende é efectuar transações que provoquem movimentos "sensiveis"

Se calhar é patetice minha ou então...
A sorte proteje os audazes (excepto na bolsa)

Registado: 21/7/2004 18:03

...

por englishman » 4/5/2005 3:21

E já agora Jas, aproveito este nosso cruzamento de palavras para lhe dar os Parabéns pela rentabilidade da sua carteira e desejar-lhe a continuação de bons negócios.

O gráfico ficará para depois, com muita pena minha...

Vou tentar outra vez... só mais esta... :) :)

UUufa... parece que deu! :roll:

Abraço.
Anexos
JMT.png
JMT.png (27.29 KiB) Visualizado 1243 vezes

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

...

por englishman » 4/5/2005 3:17

E já agora Jas, aproveito este nosso cruzamento de palavras para lhe dar os Parabéns pela rentabilidade da sua carteira e desejar-lhe a continuação de bons negócios.

O gráfico ficará para depois, com muita pena minha...

Vou tentar outra vez... só mais esta... :) :)

UUufa... parece que deu! :roll:

Abraço.
Anexos
JMT.png
JMT.png (27.29 KiB) Visualizado 1263 vezes

...

por englishman » 4/5/2005 3:10

Não consigo "postar" o gráfico... aparece-me a mensagem: "Não foi especificado a acção para esta mensagem"... e não percebo...

Queria pedir aos administradores que me esclarecessem pelo facto e que retirassem um dos "posts" com gráfico da JMT, porque está repetido.
Obrigado.

Abraço.

...

por englishman » 4/5/2005 3:02

O texto não está lá muito famoso mas dá para entender, penso eu... e também não deu para "postar" o gráfico... mas aqui vai...

E as linhas que acrescentei ao gráfico não foram a castanho dourado, mas sim cor-de-rosa!! :) :)

Um abraço.

JMT...

por englishman » 4/5/2005 2:48

Pegando na frase com que iniciei este tópico em 02/05/2005, ou seja, há dois dias:

A JMT perdeu alguma da força "Bull" a que nos vinha habituando.

e na frase do nosso colega forense Jas:

Com uma posição destas descarregarem 50k ou comprarem 50k é absolutamente trivial. E será quando muito bem entenderem e possívelmente contra o que te diz o gráfico...

Só quero fazer entender aquilo que penso... que para além do controlo que possa existir na JMT e para além do período dos dividendos que tanta confusão parece fazer, também há outros factores que são absorvidos pelo mercado e pelas cotações... um deles é a AT e na qual eu acredito, embora não perceba muito disto, e aquilo que faço é tentar interpretar e compreender o que aparece nos gráficos... e estes não são feitos por mim, mas pelas cotações que determinada acção faz, dia após dia... poderei fazer um estudo simples de linhas de tendência, por exemplo, mas não o faço depois de saber as cotações... ou seja, não mudo os gráficos para poder ter razão nas minhas opiniões e congratular-me com isso... assim não estava a ser honesto, nem comigo nem com os outros... o que posso fazer é completar os gráficos com situações específicas que surgirão após o meu simples estudo... o que verifico é que ao se desenhar determinadas linhas e ter determinados indicadores a ajudarem-nos podemos perceber até que ponto é que determinada acção poderá beneficiar-nos a carteira, num dado momento, porque esta que hoje nos poderá beneficiar, amanhã pode ser diferente... e só quis mostrar com o gráfico que se quisesse entrar na JMT, os valores perto dos 12 euros não seriam os mais adequados, pois poderia haver uma correcção (com ou sem dividendos, por isso não é necessário fazer-se ajustes)... quem está interessado em ganhar só lhe interessa um bom preço para entrar e um "excelente" preço para sair, na minha perspectiva. Depois depende do prazo que cada um dá a si mesmo... para mim, é a acção que me dá os prazos, se é que me entendem... pode ser dois dias, três dias, uma semana... depende sempre do prazo o qual acho que vou retirar proveito.
A JMT também poderia continuar o seu sentido ascendente pós-dividendo, mas não o fez... porquê?
A correcção que se poderia, em hipótese, fazer no gráfico com os dividendos, não se faz directamente nos gráficos, mas na nossa cabeça... como exemplo, o estocástico está nos valores de 15.6667 e penso que estará um pouco exagerado pois foi pressionado pelo dividendo... está tudo na nossa interpretação e é essa que interessa quando queremos investir.
Em relação ao gráfico que agora coloco, acrescentei as linhas a castanho dourado, para mostrar valores que podem ser referência nos movimentos futuros... para já pousou num suporte de curto-prazo formado pelos movimentos de 22 de Março a 4 de Abril. Vamos ver se ficará por aqui...

Um abraço e desculpem esta mensagem tão comprida.

por zé povinho » 2/5/2005 23:54

tal como o "JAS" acho que controlar a cotação da JMT não é tarefa muito complicada para quem detiver uma posição importante.

para quem segue a cotação de há anos para cá, isto é aceite duma forma pacífíca.

também, como ele, não me parece que os investidos em JMT se preocupem com o acerto da cotação por via do pagamento dos dividendos.

continuo a acreditar que a posição de investido ainda tem muito interesse e é de manter até que algo de diferente faça mudar a apreciação.

Registado: 4/11/2002 23:38

JMT

por JAS » 2/5/2005 19:41

Englishman Escreveu:"Título bem controlado"?... como fundamenta esta afirmação. São inúmeros os investidores que negoceiam JMT, como isso acontece?

É melhor leres isto.
Com uma posição destas descarregarem 50k ou comprarem 50k é absolutamente trivial. E será quando muito bem entenderem e possívelmente contra o que te diz o gráfico...
E já agora também convém olhares para o gráfico da Somague nos tempos do Bear Market para veres como se controla um título.

Quanto às velinhas do gráfico tem atenção o seguinte:
- A JMT corrigiu 0,36 com os dividendos como indicas.
- A velona que referes tem a ver com a divulgação dos Resultados do 1ºT. Fizeram uma enorme puxada na abertura desse dia mas foi com meia dúzia de acções.
- Essa puxada, pós desconto dos dividendos, atiraria a JMT para máximos pois equivale a 12,86.
- Neste momento o gráfico está ainda muito influenciado pela correcção de dividendos.
-Nestas alturas, e para uma análise de muito curto-prazo é recomendável fazer a sua correcção com os dividendos. Chegarias a conclusões nitidamente diferentes, penso eu, mas não as fiz.

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Re: JMT

por englishman » 2/5/2005 14:22

Olá, Jas... em relação ao que escreveu, não estou totalmente de acordo.

A AT já funciona mal nos títulos em que não há volume e em particular neste título bem controlado.

Se me falasse da PAD, isso sim, concordava! :wink: Penso que a AT, até funciona "benzinho" na JMT... Repare nos exemplos 1 e 2 do gráfico... de certo que se lembra da resistência perto dos 10 euros no caso 1... aqui, houve "rompimento" da resistência e foi dado um sinal claro de compra. O MarcoAntonio até fez a (excelente) previsão de um possível preço (12 euros) depois deste rompimento (com o apoio da AT). O caso 2 será idêntico e outros que poderia colocar no gráfico como um razoável funcionamento da AT na JMT.
Claro, que o nosso mercado apresenta problemas de volume que muitas vezes coloca a AT em causa, mas esta também só permite dar-nos algumas indicações em relação às decisões que desejamos tomar (não é a verdade absoluta).
"Título bem controlado"?... como fundamenta esta afirmação. São inúmeros os investidores que negoceiam JMT, como isso acontece?

Mas aplicá-la assim linearmente sem perceber que a aquela enorme vela vermelha corresponde à correcção de 0,36 de dividendos leva a conclusões ainda mais erradas...

O gráfico (mercado) absorve tudo e o dividendo como não é excepção à regra, também está lá (a amarelo). E como indico, o dividendo deu-se do dia 25 para 26 de Abril. A grande vela vermelha (no dia a seguir ao do ex-dividendo) que fala deve-se a um movimento "estranho" de abertura a 12.49 e fecho a 11.95... lembro-me até de um nosso colega forense ter ficado surpreendido pelo movimento da JMT ao concretizar o seu negócio, logo na abertura (não me lembro do nick).
Nas opiniões (que não são lineares) que efectuo tento incluir toda a informação disponível e a dos dividendos também.
Mas mais importante do que isso, são os padrões de comportamento da acção e o que vejo na JMT foi uma quebra de força depois de atingir valores perto dos 12.50 e que se tem reflectido numa evolução negativa, nos últimos tempos (com ou sem dividendo)... Neste momento, está a cotar perto dos valores de 11.80 e a tentar aguentar-se acima da LTa (a verde). Porque será que a cotação de fecho anda há 3 sessões dentro destes valores?
O que quero dizer é que se a quebrar poderemos ver a JMT a cotar perto dos 11.50 (já esteve a 11.65, por isso, não é impossível).
Poderá fazer um movimento de alta, sim... mas os valores perto dos 12.50 serão uma força "resistente" à evolução positiva da acção, que caso a rompa teremos mais movimentos de alta na JMT.

Espero ter conseguido expor de forma simples os meus pensamentos.

Um abraço,
Anexos
JMT.png
JMT.png (22.83 KiB) Visualizado 1439 vezes

Re: JMT

por englishman » 2/5/2005 14:19

Olá, Jas... em relação ao que escreveu, não estou totalmente de acordo.

A AT já funciona mal nos títulos em que não há volume e em particular neste título bem controlado.

Se me falasse da PAD, isso sim, concordava! :wink: Penso que a AT, até funciona "benzinho" na JMT... Repare nos exemplos 1 e 2 do gráfico... de certo que se lembra da resistência perto dos 10 euros no caso 1... aqui, houve "rompimento" da resistência e foi dado um sinal claro de compra. O MarcoAntonio até fez a (excelente) previsão de um possível preço (12 euros) depois deste rompimento (com o apoio da AT). O caso 2 será idêntico e outros que poderia colocar no gráfico como um razoável funcionamento da AT na JMT.
Claro, que o nosso mercado apresenta problemas de volume que muitas vezes coloca a AT em causa, mas esta também só permite dar-nos algumas indicações em relação às decisões que desejamos tomar (não é a verdade absoluta).
"Título bem controlado"?... como fundamenta esta afirmação. São inúmeros os investidores que negoceiam JMT, como isso acontece?

Mas aplicá-la assim linearmente sem perceber que a aquela enorme vela vermelha corresponde à correcção de 0,36 de dividendos leva a conclusões ainda mais erradas...

O gráfico (mercado) absorve tudo e o dividendo como não é excepção à regra, também está lá (a amarelo). E como indico, o dividendo deu-se do dia 25 para 26 de Abril. A grande vela vermelha (no dia a seguir ao do ex-dividendo) que fala deve-se a um movimento "estranho" de abertura a 12.49 e fecho a 11.95... lembro-me até de um nosso colega forense ter ficado surpreendido pelo movimento da JMT ao concretizar o seu negócio, logo na abertura (não me lembro do nick).
Nas opiniões (que não são lineares) que efectuo tento incluir toda a informação disponível e a dos dividendos também.
Mas mais importante do que isso, são os padrões de comportamento da acção e o que vejo na JMT foi uma quebra de força depois de atingir valores perto dos 12.50 e que se tem reflectido numa evolução negativa, nos últimos tempos (com ou sem dividendo)... Neste momento, está a cotar perto dos valores de 11.80 e a tentar aguentar-se acima da LTa (a verde). Porque será que a cotação de fecho anda há 3 sessões dentro destes valores?
O que quero dizer é que se a quebrar poderemos ver a JMT a cotar perto dos 11.50 (já esteve a 11.65, por isso, não é impossível).
Poderá fazer um movimento de alta, sim... mas os valores perto dos 12.50 serão uma força "resistente" à evolução positiva da acção, que caso a rompa teremos mais movimentos de alta na JMT.

Espero ter conseguido expor de forma simples os meus pensamentos.

Um abraço,
Anexos
JMT.png
JMT.png (22.83 KiB) Visualizado 1452 vezes

JMT

por JAS » 2/5/2005 13:00

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

JMT...

por englishman » 2/5/2005 4:18

A JMT perdeu alguma da força "Bull" a que nos vinha habituando.
Na JMT, penso que as subidas só voltarão a ser retomadas após a quebra da resistência em torno dos 12.50. O "range" entre os 12.50 e os 11.90 serão valores de referência para entradas curtas e longas, respectivamente. No entanto, a quebra da LTa a verde (desde Dez/2004) coloca em causa a tendência ascendente que tem preconizado esta acção. Uma visita aos valores perto dos 11.50 num primeiro movimento e num 2º movimento uma possível queda para valores perto dos 10.70 que pode coincidir com uma Lta que se formou desde Set/2003.

Um abraço.
Anexos
JMT.png
JMT.png (24.23 KiB) Visualizado 1545 vezes

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, bigest, Burbano, Google [Bot], latbal, Musus, niceboy, PAULOJOAO, VALHALLA, yggy e 658 visitantes