Caldeirão da Bolsa

O DAX em Maio... visto de soslaio! :-)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

De novo longo... toque o pandeiro e o bombo! :-)

por leprechaun » 4/5/2005 11:46

Uma curta passagem apenas para dizer que inverti as malfadadas posições curtas para o meu primitivo posicionamento longo, no suporte intraday dos 4227, confirmado igualmente pelo mínimo que o Marks range previa para hoje de 4232. Vamos lá ver se eles não se enganam... :evil:

É que, para compensar, arrisquei desta feita também num TW, para além dos meus warrants favoritos. O objectivo para já é modesto, basta-me que o DAX recupere acima da zona do Pivot point, que está nos 4236. Hoje reagiu mal à 2ª resistência nos 4264, tendo feito o máximo da sessão 2 pontos abaixo. Entretanto, e como sempre, não sei que lhe deu na telha para se ter despenhado quase 35 pontos em pouco mais de uma hora. Bem, sempre serviu para despachar os put ao melhor preço possível e comprar call perto do mínimo da sessão... até ver!

É uma jogada muito incerta, que continua a não haver nenhuma definição clara nos índices. Bem, joga-se por antecipação, pois então! De qualquer modo, as ordens de venda já lá estão, uns pontitos mais acima. É que no somatório lucros/prejuízos isto tem de dar positivo... senão de susto morro e já para o DAX não vivo! :lol:

O gnominho plumitivo

leprechaun

(...trader mais que primitivo!!! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

Uma previsão muito nebulosa...

por leprechaun » 4/5/2005 0:10

...que hoje estou em polvorosa! :?

That's it... I am baffled indeed... with this mischievous DAX, my loving creed... ;)

Sim, hoje fiquei um pouco surpreendido com a debilidade inicial do índice, mas muito mais ainda com a força revelada no final, em que superou o até aí máximo do dia por 3 pontos, para fechar nos 4245,5... o 2º melhor fecho após o descalabro do dia 18. E agora há sérias hipóteses de ser por fim ultrapassada a barreira dos 4250 e quiçá alcançado o target (4270) de um duplo ou triplo fundo nos 4160, que o DAX fez a semana passada.

O L-DAX não foi além dos 4241 pontos e os futuros de Junho terminaram a cotar nos 4257, o que, retirando os 10-12 pontos a mais, nos dá sensivelmente o valor de fecho no índice principal. Contudo, com grande surpresa minha verifiquei que no site do Citibank as cotações dos TW correspondem, grosso modo, a um valor do DAX já para além dos 4250, mais precisamente os 4258. Será que para quase o mesmo valor do S&P – ele fechou inclusive cerca de um ponto abaixo da cotação (1162) que tinha às 16:30 h, quando o índice germânico se despediu –, o DAX valorizou uma dúzia de pontos?! Parece-me muito, mais que sais-je? Rien de rien... oui! 8-)

Ora isso pode também ter um significado que já não é novo mas que andava arredio nas últimas duas semanas e meia: o DAX regressou em força, isto é, ele parece já estar a subir relativamente mais do que os índices americanos. Mas será mesmo assim? Bem, teremos talvez oportunidade de o verificar ainda no decorrer desta semana.

E para não perdermos mais tempo, cá vão os valores do Pivot point e o modo como eu tudo cozinho a contento... ou só faço que comento! :P

P: 4.236 R1: 4.255 R2: 4.264 S1: 4.227 S2: 4.209 H: 4.259 L: 4.232

Hoje o dia começou frouxo mas acabou forte, e isso pode ter um significado positivo que deverá ser confirmado nas 3 sessões que faltam para terminar a 1ª semana de Maio. Mas atenção aos entusiasmos transbordantes... ou desesperos entediantes! É que quase não temos visto dois dias seguidos no mesmo sentido, sejam de quedas ou de subidas. E talvez fosse interessante realçar a notável similaridade dos valores nas 4 sessões dos dias 20 a 25 de Abril com o que aconteceu nos 4 últimos dias. Deixo aqui ficar esse quadro sem mais comentários...

Date . Close . Open . High . Low

20-04 4.179 4.215 4.224 4.167
21-04 4.194 4.160 4.211 4.160
22-04 4.223 4.210 4.235 4.209
25-04 4.247 4.215 4.250 4.205

28-04 4.178 4.205 4.215 4.160
29-04 4.185 4.163 4.208 4.160
02-05 4.224 4.209 4.236 4.205
03-05 4.246 4.230 4.246 4.218

Será então que tudo se repete, como afirmam os estudiosos dos ciclos... triciclos e contraciclos? :lol: É que se não é a papel químico... é um clone bem alquímico! :mrgreen:

OK... para completar o matemático estudo, aqui fica o que o DAX fez nos dois dias intermédios que completam a sequência acima:

26-04 4.234 4.247 4.247 4.210
27-04 4.189 4.220 4.220 4.158

Poderá ele fazer melhor desta vez? Talvez!

E para dizer ainda alguma coisa da próxima sessão, creio que mais um TW put vai entregar a alma ao MM criador... Ora, se agora só os put rebentam, é porque estamos um pouco mais bullish, right now... E o tal call de strike 4175 até pode ser uma boa aposta para os corajosos...

De resto, não sei que mais hei-de acrescentar. Será mesmo vencida a barreira dos 4250? Ambas as resistências intraday se encontram para além dela, e até o 1º suporte já está acima do midpoint! A 2ª resistência, aliás, dista um escasso par de pontos do topo da tal vela sanguinária, que o DAX até agora tem temido e respeitado. Mas o moço é irreverente, quer borga e andar p'ra frente, importa-se lá co'a gente!

Não é cristão nem temente

leprechaun

(...e até rosna e mostra o dente!!! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Hoje houve música... para todos os gostos!!! :o)

por leprechaun » 3/5/2005 21:34

E o baile esteve deveras animado lá p'ras terras do Greenspan! Enfim, eu cá por mim digo logo que não o percebo... e pronto! E claro que também não atino porque é que o índice vai para baixo como um pedra e depois p'ra cima como um balão, anda por lá a planar uma boa meia hora, e depois parece que se furou o envólucro e aí vem ele aos solavancos de um modo que até faz medo! :shock: Por fim, sempre aterrou em segurança, vá lá... e até deu um bom pulo ao fechar a contenda... festejou um golo ou recebeu uma prebenda? :)

Ou seja, se tivéssemos abreviado a sessão do S&P até ao discurso do douto sábio, teríamos fechado sensivelmente nesse valor à volta dos 1161, onde ele salomonicamente abriu e encerrou e onde durante quase todo o dia passeou... enfim, todo o mundo contentou!

Bem, esta foi a história de hoje, amanhã outro será o enredo... Confesso que o final me desiludiu, sempre tenho agora mais put do que call. Mas basta-me que o DAX caia só o suficiente para eu os despachar rapidamente, pelo preço de aquisição, se possível, e trocá-los, talvez, por warrants da PT, que com ela é que eu me estou a dar bem! E quanto ao futuro, se isto desce ou se isto sobe... para mim é tudo escuro... sei tanto disto como o Job! :P

Bem, há dias de subida e outros há de descida. Comprar quando o magano pula e vender quando tropeça, é esse o grão segredo do trader bom à beça! Ora a esses... peço meça! :lol:

Em conclusão, o ideal é estar sereno e o mais desprendido possível. Nem grandes euforias quando se ganha nem abatimentos sorumbáticos quando se perde. Afinal... it's only money, not a big deal, really... OK... eu sei, eu sei! Comigo, são só uns poucos milhares de euros, para proventos de escassas dezenas em cada trade, quase sempre. E é claro que se fossem SÓ ganhos... bem eu estava! Mas hoje a volatilidade no Nasdaq até permitou uns negociozitos, vamos lá ver se amanhã há mais lucritos... 8-)

Como nota final, volto a salientar, uma vez mais, que nem os índices americanos nem o DAX quebraram ainda de forma convincente as resistências que os podem catapultar para mais altos voos. Ora enquanto isto não acontecer, estamos talvez mais sujeitos a descidas que a subidas, logo, há que estar prevenido... olho aberto e bom ouvido!

Que é para se ouvir o som do estampido

leprechaun

(...quanto mais alta a queda... maior o ruído!!! :))

Re: tanta conversa... porque hoje é terça! :-)

por leprechaun » 3/5/2005 17:46

vmerck Escreveu:tanta conversa e nenhum gráfico!!!! :mrgreen: :mrgreen:

Ó vmerck!

Pinturas não é comigo, eu sou mais p'ras faladuras e nas palavras me abrigo! :lol:

Mas até já tenho deixado aqui uns gráficos do Yahoo!, que é onde sigo o DAX e o S&P. Também subscrevo o serviço real-time do Lycos, mas esses gráficos não se podem copiar.

De resto, já abundam por aqui os peritos em rabiscos e só eu sou o único gnomito... espécimen raro... espécie protegida...

preciosidade querida ;)

leprechaun

(...que aqui ganhou guarida! :))

PS: Ah, uma cantiga de Maio... para catrapiscar o DAX de...

Soslaio
Mafalda Veiga

Húmido canto da boca
Húmido olhar DAX soslaio
Fresco de verde molhado
Gotas de verde luar
Riso no canto da boca
Tão descarado no olhar
Da cor bonita de Maio
Húmido olhar DAX soslaio

Sol que amornece na pele
Gato a dormir na janela
O meu amor enroscado
Em linho, meiguice e mel
Sonhos no rubro dos lábios
Fresco de verde molhado
Da cor intensa de Maio
Húmido olhar DAX soslaio

Faz-me comichão na alma
O azul do olhar roçando
O riso que põe brincando
No canto da minha boca
Riso de luar molhado
Seus olhos do azul de Maio
Húmido canto da boca
Húmido olhar DAX soslaio

Surpreendente hoje o DAX...

por leprechaun » 3/5/2005 17:28

É verdade, ontem que os States até se mexeram, ele não saiu da cepa torta e demorou mesmo a acordar hoje no início da manhã, e agora que o S&P não sai do sítio – ainda não variou 4 pontos e já vamos em mais de metade da sessão! –, o DAX até se mexeu um bocadito para cima e para baixo, arrancando no final para o máximo do dia! Homessa, quem diria...

Ora sobe e desce, ora desce e sobe... é o que ele quer, é o seu pagode! :lol:

Hum... talvez o euro tenha algo a ver com isto, mas nesses assuntos sérios não me meto! O certo é que fiquei ainda com alguns call e não consegui despachar todos os put, que se desvalorizaram um bocado agora no final da sessão.

Em conclusão, se as notícias do FED agradarem aos mercados, vamos ter um dia de trepar pelas paredes... perspectiva que não me é lá muito favorável... Mas enfim, aguardemos... Ah, e sempre temos a PT... e as acções do Nasdaq, pois claro!:P

Completando o relato desta terça-feira, há apenas a acrescentar que se verificou alguma volatilidade ligeira após a abertura em Nova Iorque, com algumas velas brancas e pretas de maior dimensão, sendo que no final as subidas levaram a melhor sobre as descidas. E no fim, o DAX marcava 4245,5 pontos, apenas um ponto e meio abaixo do melhor fecho (4247, 25 Abril) após o gap de segunda-feira, 18 de Abril.

E já deixo ficar os valores do Pivot point para amanhã, sabendo que eles deverão ser muito condicionados pela comportamento dos índices americanos nas duas horas finais de hoje. Se bem que, e atendendo à cotação dos warrants, o índice alemão continue a não fazer caso das ligeiras quedas nos States, já que apenas o Nasdaq permanece positivo e por pouco. O S&P baixou cerca de um ponto desde as 16:30 h mas a cotação dos put continua a descer ou então não recupera nadinha... Ficam então os números:

P: 4.236 R1: 4.255 R2: 4.264 S1: 4.227 S2: 4.209 H: 4.259 L: 4.232

Mais logo, digeridas as emoções da hora de jantar – e o discurso do Green para quem o perceber! ;) – virei deixar o breve apontamento sobre o dia de amanhã.

E está na hora da maçã

leprechaun

(...a Big Apple?... Essa nã!... :))

tanta conversa

por vmerck » 3/5/2005 14:16

e nenhum grafico!!!! :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 2/12/2002 0:22

Manhã agitada... será que houve noitada?!

por leprechaun » 3/5/2005 13:02

Pois eu a pensar em nova reedição da calmaria... e isto até se mexeu, quem diria? :?:

Entretanto, não é de mais realçar a importância da evolução nocturna dos futuros norte-americanos na abertura do DAX. Isso viu-se uma vez mais hoje, com um início de sessão muito tímido, em que na 1ª meia hora o índice caiu quase 20 pontos, de um máximo nos 4236 para o mínimo da sessão nos 4218, recuperando depois para ultrapassar o tal midpoint (4224) – hoje quase coincidente com o Pivot (4222) –, mas mantendo-se ainda toda a 2ª hora em torno desse valor ou muito ligeiramente acima. Às 10 h é que começou a animação – notícias, está visto! – com uma rápida fuga desde o Pivot até à 1ª resistência (4238), alcançada uma hora depois e imediatamente ultrapassada ao bater das 11 badaladas, estabelecendo-se o máximo do dia nos 4242 pontos. Recorde-se que a 2ª resistência intraday se encontra nos 4252, sendo que o DAX não consegue cotar acima dos 4250 pontos desde o início desta queda abrupta a 18 de Abril. Até ao meio-dia, o índice manteve-se acima da zona da 1ª resistência, muito perto dos 4240 pontos, mas lá devem ter saído mais notícias – e nem importa se más ou boas, eles só fazem o que lhes dá na telha! – porque uma grande vela preta trouxe o irrequieto quase 10 pontos cá para baixo, onde ele agora está, pouco acima dos 4230 pontos.

Por sua vez, os futuros americanos têm estado sempre um pouco negativos, não mais de 0,20%, logo sem grande influência aparente sobre as manobras de subida e descida do DAX. O petróleo também não está a bulir muito, que eu veja...

Para mim, a grande alegria continua a ser a PT! Ora aqui está uma acção bem comportada que recua nas resistências, como deve ser. E melhor ainda, o MM parece respeitar os valores das cotações, o que facilita imenso a vida a quem negoceia os warrants convencionais. Mas após mais dois negócios matinais em cheio, reforcei os put do DAX e logo quase nos máximos do dia. Mas aqui é que as contas piam mais fino, que nunca sei o que é que os tais fazedores de chuva tencionam fazer à volatilidade. Os pobres dos call desvalorizam a olhos vistos por muito que o índice suba. Quanto aos put parecem um bocadinho mais seguros, se isto descesse uma vez mais ao midpoint... Hear me DAX, point below point! ;)

Enfim, cada vez prevejo menos. É só momento a momento, com alegria ou sofrimento... mas sempre com muito alento...

leprechaun

(...e ao DAX todo atento! :))

PS: Mas confesso que hoje me sinto mais pessimista, se bem que até jogue dos dois lados. Anyway, os put são agora a minha principal aposta. Mas vou ver se vendo tudo ainda hoje, que a tourada logo à noite é de resultado imprevisível...

O grande dia do FED... will it be green or red?!

por leprechaun » 2/5/2005 23:34

Pelo sim, pelo não... tenho warrants das duas cores! Mas espero livrar-me de todos amanhã... que é p'ra não fritar na Greens...pan sertã! :P

De qualquer modo, vamos lá ver o que é que se pode esperar do DAX esta terça-feira. Os números a observar são os seguintes:

P: 4.222 R1: 4.238 R2: 4.252 S1: 4.208 S2: 4.191 H: 4.245 L: 4.215

Hoje o DAX fechou nos 4224 e o L-DAX escassas décimas mais abaixo. Por sua vez, os futuros do DAX encerraram nos 4235, o que corresponde sensivelmente a esse mesmo valor. Logo, uma concordância inusitada... essa vela midpoint deve ser cá uma brasa para ser tão fogosamente assediada! :lol:

Mas os primos americanos animaram um bocadito lá para o fim do dia, trazendo a cotação dos TW no site do Citibank para valores que correspondem, mais ponto menos ponto, aos 4235, ou seja, praticamente o máximo de hoje. De qualquer modo, é de notar que a resistência dos 1163 no S&P permanece intacta, tendo representado hoje o máximo do dia e mais nada! Entretanto, e para já os futuros nocturnos estão rigorosamente a 0-0. Também, o jogo ainda agora começou... 8-)

Ora cozinhando isto tudo, como há pouco fiz ao meu belo arroz integral com cenoura e passas, mais uma pitada de orégãos e cominhos, poderemos ter, quiçá, uma reedição das turras entre o midpoint – e o Pivot um par de pontos mais abaixo – e a resistência, amanhã nos 4238 pontos. Parece-me um cenário credível, mas se ele vier mais abaixo também não me importo... há uns put para despachar... andor!... e quanto mais cedo melhor!

Em conclusão, e salvo qualquer acontecimento ou notícia bombástica, creio que nos arriscamos a mais um bailinho do DAX, que o corridinho deve ficar para os primos lá p'ra hora da janta... que por cá o apetite sempre canta! :P Se vai ser velocidade pura ou debandada geral, isso já não sei... vê-lo-emos aí pelas vinte... mas de certo que o nosso clone os imitará no dia seguinte.

E está servido o acepipe com requinte

leprechaun

(...é comê-lo e digeri-lo... sem acinte! :))

Daqui não saio, daqui ninguém me tira... :-)

por leprechaun » 2/5/2005 16:37

...mas será que o DAX também já aprendeu o vira?! :lol:

Bem, eu sei que há muitos alemães aqui pelo Minho, incluindo um famoso músico, Oliver Shanti, cuja música instrumental muito melódica e inspiradora eu até apreciava nos tempos idos em que ainda escutava música ligeira, ou assim dita.

Pois bem, vira ou fandango, ou valsa e tango, o certo é que isto hoje foi um slow agarradinho... e tanto que até deu um hipnótico soninho!!! :P

É que de facto não há rigorosamente nada a acrescentar ao que foi escrito após a 1ª hora da sessão de hoje, em que o DAX subiu 25 pontos, desde o mínimo de 4205 até aos 4230 +/- 5... porque depois não saiu mesmo daí... juro!!! :shock:

Foram nada mais nada menos do que 7 horas e meia, ou seja, TODO o resto do dia, em que o índice parou nesses 10 pontos de range (4225-4235)... ou será que o sistema avariou?! :twisted:

Fantástico, ó malta! Se isto não é recorde, deve andar lá muito próximo! É que desta feita nem os States animaram um pouquinho só que fosse o nosso homem-estátua... impávido, imóvel e sereno... a mangar co'o pessoal p'ra cá do Reno! 8-)

Hum... e eu a pensar que as Valquírias faziam bulir o moço... mas ele está paradinho até ao osso!!! De qualquer modo, até que é espectacular esta bela sinusoidal em torno dos 4230... ora subo 5 ora desço 5... e daqui não saio e é aqui que eu brinco!

E se me finco, não arrinco

leprechaun

(...e os mesmos números trinco!!! :))

PS: Ah! Resta dizer que fechou nos 4224, em cima do midpoint... ó DAX, que grande joint!!! :mrgreen:

Vá lá que a PT sempre subiu, gostou do meu concerto e sorriu! Ora sempre foi mais um lucrito, mas só me despedi de um bocadito! Amanhã, conto emborcar mais... depois da serenata dos pardais!!! :lol: :P

Hora da sesta... antes da festa! :-)

por leprechaun » 2/5/2005 12:35

Mas se vão ser os Touros ou os Ursos a brindar... isso é que eu não sei adivinhar! 8-)

Sei é que fui passear, com os pardais conversar, ouvir o seu chilrear, vê-los felizes papar! :)

Entretanto, pelo DAX continua o matinal descanso... Fazendo uma pequena recapitulação daquilo que se passou nesta manhã de Maio, pode dizer-se que tudo tem decorrido conforme o que seria previsível. Se bem que a abertura até foi um pouco frouxa, mas os futuros americanos ainda estavam sonolentos às 8 horas... Depois lá arrebitaram... e muito!... e logo o DAX correu atrás... ele é mesmo um bom rapaz! :) Isto apesar de terem saído uns dados nada bons, acerca da produção industrial na UE, parece-me... Ora como nem eu nem o mercado – pelo menos os ignorantinhos que nele negoceiam... patinhos like me! ;-) – percebemos patavina de tais números... 'bora a subir e ós pois rir! :lol:

Bem, ou talvez fosse o petróleo, que parece continuar em queda. Seja lá o que for, o certo é que o DAX sempre activou o tal duplo ou triplo fundo, com a quebra dos 4215 pontos, pouco depois das 8:30h, caminhando assim em direcção ao target provável dos 4250, curiosamente o máximo das duas últimas semanas. Isto se é que eu percebo um pouquinho de AT... Mas qual quê?... nem Ana Teresa nem Anabela Filomena! Eu conheço é uma série de Anas Catarinas, vê-se bem que sou mesmo do tempo A.C.! :lol: Yeah, sou um gnomo milenar e só sei mesmo é brincar!!! :P

Mas voltando ao sério e deixando o despautério... (oh boy, so hard to do... booo! ;)) O certo é que o bicho até cavalgou bem, ultrapassando de enfiada os 4224, ainda antes das 9h, e só parando na 2ª resistência intraday (4233), em torno da qual tem gravitado nas últimas 4 horas. O máximo para já foi feito 1,5 pontos acima desse valor, logo é como digo, isto do Pivot point sempre tem a sua utilidade!

Para mim, é que era útil se ele recuasse só um bocadinho e viesse de novo ao midpoint, despedir-se pela última vez... É que tenho agora uns put para um trade rapidíssimo antes do próximo arranque... mais veloz que um arenque! Mas vivinho, lá no mar, muito feliz a nadar!

Ó DAX, espera por mim! Não partas veloz assim, deixando-me aqui ficar tão tristinho a chorar... :cry: Vá lá, desce um bocadito, mas não muito... só pouquito, para eu poder embarcar e contigo ao céu voar!!! :mrgreen:

Que só a ti quero amar

leprechaun

(...lindo DAX de endoidar! :))

PS: Ah, mas a PT que suba... suba... suba... toquem trompetes, trompas, tímbales... e a tuba!!! :mrgreen:

Mortos à nascença... obviamente! :-(

por leprechaun » 2/5/2005 9:11

Tal como previsto, os tais TW put cuja estreia estava prevista para hoje morreram mesmo antes de nascer, por assim dizer. Bem, ainda duraram uns minutos, mal respirando, é certo, e mais roxos que os paramentos da Paixão! :shock: Pobrezinhos, que nem se estrearam, isto é, espero que ninguém tenha tido o bom senso de lhes tocar, claro!

Quanto ao Derivados, teve oportunidade de despachar o seu TW a talvez cerca de 0,40 €, o que representa um óptimo ganho de uns 25%, contando já com as comissões. Podia ter sido muitíssimo melhor, mas lucro é lucro, ó melharuco!

Eu também já despachei os meus call, por um preço ligeiramente inferior ao previsto, mas não me posso mesmo dar a grandes luxos, e esta zona dos 4224 pode dar luta, logo trato-a como se fosse máximo do dia. Além disso, a 2ª resistência intraday está nos 4233 pontos, e é aí que o DAX se encontra presentemente. Aliás, aproveitei mesmo para comprar uns put que são para vender já de imediato. 1 cêntimo aqui e 2 cêntimos ali... vou "scalpando" e assim ganhando! :P

E lá vamos olhando

leprechaun

(...o DAX dançando! :))

Futuros positivos... para já!

por leprechaun » 2/5/2005 0:01

Vá lá que só são 250 €, mas já podiam ter rendido a esta hora uns belíssimos 500 € de lucro... 300% (!!!) em 3 dias... ó maravilha!

Em TW aplica-se muito bem a máxima de "quem tudo quer tudo perde"! É claro que o modo como se negoceia também depende do facto de se poder ou não seguir a evolução intraday dos índices. Caso isso não seja possível, parece-me um suicídio apostar em TW de baixíssimo valor. Eu nesses só toco com muitíssimas precauções e para os vender uns cêntimos acima. Se subirem mais... que importa? Já realizei o meu lucro... fiz o meu papel de cuco! :lol:

Ah, mas até só vim aqui para dizer que os futuros abriram levemente positivos, o que corrobora a minha previsão de uma boa abertura para o DAX, sendo embora uma má notícia para quem tem puts e numa zona já perto do strike...

Quem arriscou no call 4150 é que já fez um belíssimo negócio, que esse TW cotou a um mínimo de 0,22 na abertura e mesmo no final fechou só a 0,29 €. Amanhã, já deve abrir nos 0,70 € ou mais acima. Eu se os tivesse apontava para os 4224, o que significava vendê-los talvez a 0,85 €. Enfim, mais um belíssimo negócio na ordem dos 300% ou mais ainda! Se bem que a galinha ainda não tenha posto o ovo e não compense muito fazer o papel de Mofina Mendes nos mercados...

Para já, S&P e Nasdaq estão cerca de 1 ponto positivos, nos futuros, veremos como evoluem durante o resto da noite. E também de que modo se comportam os mercados asiáticos. Eu creio que o mês vai começar bem, ou seja, em alta. Mas o que eu digo não faz falta...

...nem é bom p'ra toda a malta! :P

leprechaun

(...pula DAX, avança... salta!!! :))

Obrigado

por devastador » 1/5/2005 23:17

Muito obrigado, leprechaun pela sua interessante análise e pela sua partilha.
Vou ver se os meus 250 euros investidos nos warrants Turbo Put, com o preço de exercício nos 4250 se aguentam...

Registado: 8/5/2003 14:26

O DAX em Maio... visto de soslaio! :-)

por leprechaun » 1/5/2005 22:37

Vamos abrir um novo tema para o mês que hoje se inicia. E espero que seja bem mais positivo do que este chuvoso Abril... que foi globalmente negativo para o DAX, tendo recuado dos 4349 para os 4185 pontos, uma queda considerável de quase 3,8%.

E, contudo, há alguns motivos para optimismo, tendo em vista o comportamento dos índices na última semana do mês. É certo que o DAX até a acabou quase 1% abaixo do ponto em que a iniciou – 4185 contra 4223 –, enquanto o S&P subiu 5 pontos, cerca de 0,4%, devido à recuperação na segunda metade da sessão de sexta-feira. Mas o mais importante foi talvez o modo como os suportes nas zonas dos 4160 e 1140 pontos, respectivamente, catapultaram uma e outra vez os índices para valores mais elevados.

Assim, o DAX tocou por 4 vezes nesse sólido suporte e quase sempre nos mesmíssimos valores, com uma variação mínima de apenas 2 pontos. Ora então recordemos:

Dia 21: 4.159,95
Dia 27: 4.157,51
Dia 28: 4.159,87
Dia 27: 4.159,66

Estes três últimos ressaltos poderiam constituir um triplo fundo, que seria confirmado na quebra dos 4215 pontos, o máximo de quinta-feira, com uma projecção aproximada nos 4270, ou seja, ligeiramente acima do topo da grande vela preta de há duas semanas, e que representa o valor inferior do gap formado nessa segunda-feira (4309-4266).

Creio que o DAX poderá activar já amanhã esta figura bullish, pelo que espero um mês de Maio mais primaveril do que o tristonho Abril...

Por sua vez, o S&P visitou com inusitada frequência a zona dos 1140 pontos, na 2ª metade do mês. Deste modo, o índice americano fez os seguintes mínimos nas datas indicadas:

Dia 15: 1.142,18
Dia 18: 1.140,08
Dia 20: 1.136,37
Dia 21: 1.137,50
Dia 22: 1.142,92
Dia 27: 1.144,55
Dia 28: 1.143,22
Dia 29: 1.139,19

É certo que temos aqui uma maior variação numérica, cerca de 8 pontos desde o valor mínimo dos 1136 até aos 1144,5. Mas o princípio mantém-se o mesmo, isto é, esta zona parece constituir um fortíssimo suporte, já que o índice tem reagido em alta sempre que se aproxima dela, se não no próprio dia pelo menos no dia seguinte. E a última sessão foi mais um exemplo disso, com uma notável recuperação de quase 18 (!!!) pontos, que catapultou o S&P para os 1157 pontos, ainda um pouco longe da barreira dos 1163 que também não foi ultrapassda na segunda quinzena de Abril. Logo, estamos numa posição em que não se quebram suportes nem superam resistências, com o DAX a evoluir entre os citados 4160 e os 4250 pontos, máximo da semana passada.

Posto isto, que poderemos esperar para o dia de amanhã, com o qual se inicia a negociação no novo mês?

Para isso, recordemos os valores fornecidos pelo método do Pivot point:

P: 4.184 R1: 4.209 R2: 4.233 S1: 4.160 S2: 4.136 H: 4.221 L: 4.172

O L-DAX fechou nos 4191, 6 pontos acima do índice principal, e os futuros do DAX encerraram o mês ainda mais acima, nos 4208, o que equivalerá talvez aos 4196 no índice cash. Por fim, o site do Citibank dá-nos a cotação dos TW às 21 h de sexta-feira correspondente aos 4216 pontos do DAX, o que está de acordo com a evolução muitíssimo positiva do S&P no final da sessão em Nova Iorque. Enfim, com tudo isto há motivos para os optimistas - leia-se, os longos – sorrirem... mas sem entusiasmos desmedidos, que do modo como os índices se têm comportado, tipo montanha russa, nunca sabemos quando descemos ou quando subimos! Ou melhor, dificilmente se consegue prevê-lo somente a partir do comportamento no dia anterior e do fecho dos índices norte-americanos. Além do mais, convém voltar a realçar o papel que os futuros nocturnos têm igualmente na abertura dos índices europeus. Ora ultimamente eles parecem mais contrariar a evolução do dia transacto do que confirmá-la. Enfim, esperemos que hoje seja a excepção a esta regra...

E vamos lá à sessão do adivinho... assim reza o tal gnominho! :P

O DAX deverá abrir em forte alta e creio que a tal figura técnica do duplo/triplo fundo será desde logo activada, com a quebra dos 4215 pontos. De facto, parece-me crível que o índice evolua entre os valores das duas resistências (4209-4233), sendo interessante observar o seu comportamento na zona do muito falado midpoint (4224) da ainda mais falada vela... eu pelo menos não me calo com ela! :lol:

E os meus poderes de previsão terminam aqui. Limito-me a olhar para a abertura e a evolução matinal... pois só sei o abc! :)

À tarde... logo se vê!

E nem sei dizer por quê

leprechaun

(...a quem isto agora lê! :))

PS: Ah, resta acrescentar que há mesmo uns pobres TW put que até correm o risco de nem se estrearem... exéquias aos nado-mortos! :shock: O Citibank tinha previsto para amanhã o início da negociação do 7401I com strike a 4220, enquanto o Commerzbank ia lançar o 7575Z com strike 5 pontos mais acima. Duvido que alguém lhes toque, aliás em nem olho para put algum... too risky right now! Long is the right way to be... who dares not agree... with me? :lol:

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Burbano, Dragon56, Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, jprgodinho, PAULOJOAO, Pmart 1, yggy e 357 visitantes