Debate: Ideias para o futuro de Portugal
josema Escreveu:JAS, não era preciso nenhum submarino. Bastaria fazer como os nossos vizinhos espanhóis. Já visistaste as "Rias Bajas" a partir de Grove (La Toja) na Galiza em barco de fundo transparente? É um dos espectáculos mais belos que já vi. Até as crianças ficam de respiração suspensa. É barato e dá milhões. E a barragem podia ser construída. Enfim, cada povo tens os decisores que merece.
Só mais um exemplo da nossa falta de visão.
Estive há pouco nos E. Unidos. Reparei que os meus familiares (que lá vivem)tinham em casa caixas de garrafas de vinho de 1,5 litros. Sobretudo vinho francês e italiano. Perguntei a razão e disseram-me: sempre que vamos jantar fora (por ex. um grupo de amigos) levamos uma caixa. O restaurante cobra-nos 10 dolares por abrir e servir o vinho que levamos, independentemente do tamanho da garrafa. Se não levarmos vinho, pagamos, no mínimo, 50 dls a garrafa de 0,75l.
Ora, corri vários supermercados procurando vinho português. Encontrei algum - muito pouco e muito caro - em garrafas de 0,75l. Não vi uma garrafa de 1,5l de vinho português.
Fica a pergunta: os nossos empresários ão sabem disto? Pelo que me informaram, já é velho e praticado por emigrantes e americanos o costume de levar o vinho para os restaurantes.
Excelente ideia...
Lamentavelmente aqui não temos dinheiro para beber vinho, quanto mais para nos abrirem a garrafa.
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
Creio que os Confrades JAS e XP perceberam muito bem a minha mensagem o mesmo já não direi de outros.
A principal prioridade de Portugal é aproveitar aquilo que tem; sejam recursos humanos, turisticos, piscatórios, agrícolas, ....etc
Somos um dos paises que mais investe em educação em percentagem do PIB. Andamos a formar técnicos que deixarão a sua mais valia no estrangeiro e em Portugal ficou a despesa. A base da educação é a familia e a escola; as familias....bem, estas vão deixando de existir!
A principal prioridade de Portugal é aproveitar aquilo que tem; sejam recursos humanos, turisticos, piscatórios, agrícolas, ....etc
Somos um dos paises que mais investe em educação em percentagem do PIB. Andamos a formar técnicos que deixarão a sua mais valia no estrangeiro e em Portugal ficou a despesa. A base da educação é a familia e a escola; as familias....bem, estas vão deixando de existir!
-
Bocejo
JAS, não era preciso nenhum submarino. Bastaria fazer como os nossos vizinhos espanhóis. Já visistaste as "Rias Bajas" a partir de Grove (La Toja) na Galiza em barco de fundo transparente? É um dos espectáculos mais belos que já vi. Até as crianças ficam de respiração suspensa. É barato e dá milhões. E a barragem podia ser construída. Enfim, cada povo tens os decisores que merece.
Estive há pouco nos E. Unidos. Reparei que os meus familiares (que lá vivem)tinham em casa caixas de garrafas de vinho de 1,5 litros. Sobretudo vinho francês e italiano. Perguntei a razão e disseram-me: sempre que vamos jantar fora (por ex. um grupo de amigos) levamos uma caixa. O restaurante cobra-nos 10 dolares por abrir e servir o vinho que levamos, independentemente do tamanho da garrafa. Se não levarmos vinho, pagamos, no mínimo, 50 dls a garrafa de 0,75l.
Ora, corri vários supermercados procurando vinho português. Encontrei algum - muito pouco e muito caro - em garrafas de 0,75l. Não vi uma garrafa de 1,5l de vinho português.
Fica a pergunta: os nossos empresários ão sabem disto? Pelo que me informaram, já é velho e praticado por emigrantes e americanos o costume de levar o vinho para os restaurantes.
A razão pela qual existem muitas pessoas com interesse nas causas do atraso de Portugal é pelo facto de esse mesmo atraso nos fazer reféns.
Ou por falta de capacidade económica ou por falta de qualificações muitos de nós estamos presos neste país sem podermos aproveitar as potencialidades da Europa.
Pessoalmente quando tiver a oportunidade de sair de Portugal para outro país europeu, a minha preocupação sobre o atraso de Portugal deixa de ter justificação!!
Ou por falta de capacidade económica ou por falta de qualificações muitos de nós estamos presos neste país sem podermos aproveitar as potencialidades da Europa.
Pessoalmente quando tiver a oportunidade de sair de Portugal para outro país europeu, a minha preocupação sobre o atraso de Portugal deixa de ter justificação!!
- Registado: 30/3/2005 20:54
Re: Foz Côa recebe investimento turístico
JCS Escreveu:Foz Côa recebe investimento turístico
"A API – Associação Portuguesa para o investimento está a prepara um grande investimento turístico para Foz Côa, em conjunto com a Golfe e Clube de Campo do Castelo de Numão.
O empreendimento inclui 372 unidades de um resort, m hotel, um campo de golfe e um centro hípico, segundo o Diário Económico. O investimento ascende a 50 milhões de euros.
Será ainda construído um heliporto, uma marina e um cais de acostagem para embarcações turísticas. "
Muito bom
Acho que é altura de eu retomar aquela minha ideia dos primordios do Caldeirão e contribuir de uma forma positiva para a discussão do meu amigo Lion...
Podemos meter em Foz Coa um dos submarinos que vamos comprar.
(a propósito já falamos deles há tantos anos e nunca mais chegam?)
Assim podíamos altear a barragem para a cota prevista, produzindo mais electricidade, e os turistas iam no submarino observar as pinturas rupestres...
Cobravamos bilhetes, é claro, e o submarino sempre rendia qualquer coisita para pagar o leasing...
Para atrair mais clientela podíamos pintá-lo de cor-de-rosa.
Será que o nosso Governo poderá também estudar este tema?
De preferência antes de acabar a legislatura.
JAS
P.S. - Para os que chegarem ao fim muito ofendidos explico já, antes que se ponham a escrever posts, que o humor nunca fez mal a ninguém.
Já agora deixo aqui um exemplo de como o nosso país é gerido sem o mínimo de organização e em função de bases economicistas imediactas (nem sei se esta expressão está correcta?! mas serve bem): Portugal está mal em quase tudo relativamente à Europa, mas tem dos melhores indices de Arquitectos por habitante!!! isto seria bom, não fosse Portugal o único país (pelo menos da europa dos 15) em que os porjectos de arquitectura podem ser assinados por engenheiros civis, engenheiros técnicos, etc... quando eu acabei o curso na FAUTL, nas privadas só havia na Lusíada, mas como era um curso muito procurado hoje, ainda só passaram 11 anos, quase todas as privadas têm arquitectura!!!? resultado temos carradas de arquitectos no desemprego e a dar aulas de EV no básico!!!???? ora isto não é falta de organização?!!
Enquanto não formos organizados não vamos lá...
Enquanto não formos organizados não vamos lá...
-
Visitante
OLDMAN Escreveu:... não têm 10 milhões de portugueses!!!!!!
Ainda bem para eles!!!!
" - Temos das maiores zonas maritimas do mundo, obviamente subaproveitada. Como rentabiliza-la? através da especialização (investimento) em frotas / mão-de-obra? Não creio, penso que temos de encarar o espaço como um imovel, onde a única forma de o rentabilizar será "alugá-lo" a quem tenha os recursos necessários à correcta exploraçao do mesmo"
"
"- Turismo: os recursos são também de elevada qualidade e aqui sim, julgo já dispormos de meio caminho andado em termos de ferramentas de exploração. Desmistificar o conceito de que Portugal é Algarve e Lisboa é urgente (até porque, na mho, esses são neste momento, as duas zonas de menos interesse turistico nacional, but that's just me). A aposta neste sector parece-me correcta. "
" - Agricultura: nem pensar. excepto a cultura de produtos já inevitavelmente reconhecidos (vinho, cortiça e pouco mais) esqueçam as hortinhas, quintinhas (subsidio-dependentes). Parece cruel, mas apenas vejo solução viavel para este minifundiarios através do cooperativismo (veja-se Espanha)"
Em Portugal falta movimento, pessoas na rua, lojas abertas, essa dinamica que os nossos vizinhos têm, vivem com alegria, trabalham com alegria, fazem tudo com alegria, e por isso seguem em frente. Portugal está triste (Sou Portista), vamos ver se o benfica é campeão para este povo animar (Será que o pais está assim por isso mesmo, é um caso a estudar)
Paa o Bocejo
Ora aqui está uma mentalidade típica do português corrente, que normalmente insiste em ver o acessório sem não ver o principal: E o principal é:
1- O Saber é um bem em si próprio e hoje mais que um bem é até poder, por isso aquele que ganha instrução, está a valorizar-se, antes de valorizar o seu próprio país e os empresários de quem o Bocejo (Preguiça?) não parece gostar, mas quer queira quer não, são eles que empregam pessoas.
2- Quando os empresários prosperam o país também fica mais rico, há mais emprego e os vencimentos sobem. Afinal donde vêm os empregos?
3 - Só por ignorância ou inveja se pode pretender que as pessoas fiquem analfabetas para não benificiar os empresários. Este é realmente um pensamento que só pode vir de cabeça com poucos conhecimentos. Por isso é que somos um País que custa a descolar. O seu pos é verdadeira prova de que precisamos de mais conecimentos e menos inveja.
1- O Saber é um bem em si próprio e hoje mais que um bem é até poder, por isso aquele que ganha instrução, está a valorizar-se, antes de valorizar o seu próprio país e os empresários de quem o Bocejo (Preguiça?) não parece gostar, mas quer queira quer não, são eles que empregam pessoas.
2- Quando os empresários prosperam o país também fica mais rico, há mais emprego e os vencimentos sobem. Afinal donde vêm os empregos?
3 - Só por ignorância ou inveja se pode pretender que as pessoas fiquem analfabetas para não benificiar os empresários. Este é realmente um pensamento que só pode vir de cabeça com poucos conhecimentos. Por isso é que somos um País que custa a descolar. O seu pos é verdadeira prova de que precisamos de mais conecimentos e menos inveja.
-
Visitante
Excelente Post
Olá
Antes de mais, felicitar este excelente post, sempre enquadrado em qualquer forum tematico (claro que os administradores compreenderão e apoiarão tal iniciativa!)
Gostaria de deixar também o meu contributo (pequeno mas português):
Já em Posts passados havia salientado a urgência de mudança de mentalidades, não desejo portanto prolongar esse assunto já que correria o risco criticar sem idealizar, o que penso não ser o objectivo desta louvavel iniciativa.
Formação: incontornavelmente, o médio / longo prazo de uma nação tem de passar por este ponto, como os case studies recentes demonstram, cada vez mais a aposta inteligente nos nossos jovens acaba por ser sempre o melhor dos investimentos.
Especialização Sectorial: o "curto" prazo, esse sim é que tem, pela urgencia da situação, de ser (bem) escolhido.
Parece já ser de reconhecimento geral que a especialização ao nivel sectorial será provavelmente a nossa única solução de atingir uma viabilidade desejada.
Agora: quais (quantos) os sectores a apostar?
Em termos de recursos, como já foi salientado, temos "poucos mas bons".
Um pouco de Brainstorming então:
- Temos das maiores zonas maritimas do mundo, obviamente subaproveitada. Como rentabiliza-la? através da especialização (investimento) em frotas / mão-de-obra? Não creio, penso que temos de encarar o espaço como um imovel, onde a única forma de o rentabilizar será "alugá-lo" a quem tenha os recursos necessários à correcta exploraçao do mesmo.
- Turismo: os recursos são também de elevada qualidade e aqui sim, julgo já dispormos de meio caminho andado em termos de ferramentas de exploração. Desmistificar o conceito de que Portugal é Algarve e Lisboa é urgente (até porque, na mho, esses são neste momento, as duas zonas de menos interesse turistico nacional, but that's just me). A aposta neste sector parece-me correcta.
- Agricultura: nem pensar. excepto a cultura de produtos já inevitavelmente reconhecidos (vinho, cortiça e pouco mais) esqueçam as hortinhas, quintinhas (subsidio-dependentes). Parece cruel, mas apenas vejo solução viavel para este minifundiarios através do cooperativismo (veja-se Espanha)
- Serviços: Este sector seria de uma forma natural adaptado às necessidades advindas das especializações nas áreas anteriores. Facilmente surgiriam áreas de negocio rentaveis a montante e a jusante de uma correcta especialização.
- Indústria: aplica-se o mesmo principio que a Agricultura.
São apenas traços gerais, sei...eventualmente utopicos (ou não) mas vai daí a ideia inicial seria o lançar cartas para a mesa, não?
Antes de mais, felicitar este excelente post, sempre enquadrado em qualquer forum tematico (claro que os administradores compreenderão e apoiarão tal iniciativa!)
Gostaria de deixar também o meu contributo (pequeno mas português):
Já em Posts passados havia salientado a urgência de mudança de mentalidades, não desejo portanto prolongar esse assunto já que correria o risco criticar sem idealizar, o que penso não ser o objectivo desta louvavel iniciativa.
Parece já ser de reconhecimento geral que a especialização ao nivel sectorial será provavelmente a nossa única solução de atingir uma viabilidade desejada.
Agora: quais (quantos) os sectores a apostar?
Em termos de recursos, como já foi salientado, temos "poucos mas bons".
Um pouco de Brainstorming então:
- Temos das maiores zonas maritimas do mundo, obviamente subaproveitada. Como rentabiliza-la? através da especialização (investimento) em frotas / mão-de-obra? Não creio, penso que temos de encarar o espaço como um imovel, onde a única forma de o rentabilizar será "alugá-lo" a quem tenha os recursos necessários à correcta exploraçao do mesmo.
- Turismo: os recursos são também de elevada qualidade e aqui sim, julgo já dispormos de meio caminho andado em termos de ferramentas de exploração. Desmistificar o conceito de que Portugal é Algarve e Lisboa é urgente (até porque, na mho, esses são neste momento, as duas zonas de menos interesse turistico nacional, but that's just me). A aposta neste sector parece-me correcta.
- Agricultura: nem pensar. excepto a cultura de produtos já inevitavelmente reconhecidos (vinho, cortiça e pouco mais) esqueçam as hortinhas, quintinhas (subsidio-dependentes). Parece cruel, mas apenas vejo solução viavel para este minifundiarios através do cooperativismo (veja-se Espanha)
- Serviços: Este sector seria de uma forma natural adaptado às necessidades advindas das especializações nas áreas anteriores. Facilmente surgiriam áreas de negocio rentaveis a montante e a jusante de uma correcta especialização.
- Indústria: aplica-se o mesmo principio que a Agricultura.
São apenas traços gerais, sei...eventualmente utopicos (ou não) mas vai daí a ideia inicial seria o lançar cartas para a mesa, não?
The market may be bad, but I slept like a baby last night. I woke up every hour and cried.
O post anterior era meu... já completo com o seguinte:
A meu ver a grande questão aqui é saber como é que um país com recursos limitados e inferiores consegue atingir o nível dos outros países da UE?
Talvez apostar naquilo que possamos ter que os outros não têm? mas o quê? já se falou do turismo mas aí os Espanhóis estão aqui ao lado e têm muito melhor, aliás, exceptuando a comida, não deve haver muitas coisas que os espanhóis não tenham melhor...
A meu ver a grande questão aqui é saber como é que um país com recursos limitados e inferiores consegue atingir o nível dos outros países da UE?
Talvez apostar naquilo que possamos ter que os outros não têm? mas o quê? já se falou do turismo mas aí os Espanhóis estão aqui ao lado e têm muito melhor, aliás, exceptuando a comida, não deve haver muitas coisas que os espanhóis não tenham melhor...
O maior problema que Portugal tem é que está atrasado em relação à maioria dos países Europeus, e quando conseguem fazer o que os outros fazem, já eles fazem algo melhor...
Sendo nós um país com poucos recursos, sobretudo financeiros, será muito difícil chegar-mos ao nível da Espanha, por exemplo... não sei até que ponto não teremos que assumir que não nos podemos comparar com eles e viver a nossa vida tranquila, como diz o povo "sou pobre mas sou feliz", mesmo que não seja verdade é bom para o ego!
Estive a semana passada uns dias em Salamanca, Bilbao, Burgos, Leon, Altamira, meus amigos quando conseguir-mos estar organizados como eles, já eles devem ter voos para a lua...
Nós devemos ter o mesmo dilema que o Belenenses em relação à superliga, como é que nós vamos conseguir ganhar o campeonato ao Benfica, Porto e Sporting... mesmo que consigam ganhar um dificilmente ficarão muitos anos nos primeiros lugares!!!
Sendo nós um país com poucos recursos, sobretudo financeiros, será muito difícil chegar-mos ao nível da Espanha, por exemplo... não sei até que ponto não teremos que assumir que não nos podemos comparar com eles e viver a nossa vida tranquila, como diz o povo "sou pobre mas sou feliz", mesmo que não seja verdade é bom para o ego!
Estive a semana passada uns dias em Salamanca, Bilbao, Burgos, Leon, Altamira, meus amigos quando conseguir-mos estar organizados como eles, já eles devem ter voos para a lua...
Nós devemos ter o mesmo dilema que o Belenenses em relação à superliga, como é que nós vamos conseguir ganhar o campeonato ao Benfica, Porto e Sporting... mesmo que consigam ganhar um dificilmente ficarão muitos anos nos primeiros lugares!!!
-
Visitante
Ou, pelo contrário, é para servir de capacho a politicos e empresários que, em troca, lhes acenam com a reforma aos 70 se ,eventualmente,sobrar alguma coisa do séquito de suas Exas?
Boas repara mesmo que isso seja parcialmente verdade o que é facto é que a educação quase sempre compensa para as pessoas que obtem as licenciaturas Mestrados MBA´s nem que seja pelo facto de se poder fazer outras actividades que de outra forma não poderiam ser feitas.
O grande problema é que normalmente um miudo que sai da faculdade é um diamante por lapidar ( eu acredito nisto piamente ) o que acontece é que as empresas muitas vezes nem sequer têm tempo de olhar para essas pessoas e encara-las como um investimento de longo prazo em que provavelmente nos três primeiros anos vão perder dinheiro com essa pessoa mas depois nos restantes 30 vão ganhar o que é mau para todos é mau para a empresa que investe na pessoa e depois não tem retorno e ás vezes (ainda tem retorno negativo)e mau para o miudo que obviamente não viu o seu potencial aproveitado
Um abraço
Vasco
Boas repara mesmo que isso seja parcialmente verdade o que é facto é que a educação quase sempre compensa para as pessoas que obtem as licenciaturas Mestrados MBA´s nem que seja pelo facto de se poder fazer outras actividades que de outra forma não poderiam ser feitas.
O grande problema é que normalmente um miudo que sai da faculdade é um diamante por lapidar ( eu acredito nisto piamente ) o que acontece é que as empresas muitas vezes nem sequer têm tempo de olhar para essas pessoas e encara-las como um investimento de longo prazo em que provavelmente nos três primeiros anos vão perder dinheiro com essa pessoa mas depois nos restantes 30 vão ganhar o que é mau para todos é mau para a empresa que investe na pessoa e depois não tem retorno e ás vezes (ainda tem retorno negativo)e mau para o miudo que obviamente não viu o seu potencial aproveitado
Um abraço
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Caros confrades
E essa juventude que se quer bem educada, instruida e trabalhadora, é para substituir a mal educada perguiçosa e corrupta que nos têm governado?
Ou, pelo contrário, é para servir de capacho a politicos e empresários que, em troca, lhes acenam com a reforma aos 70 se ,eventualmente,sobrar alguma coisa do séquito de suas Exas?
O que "nasceu" primeiro:o ovo ou a galinha?
E essa juventude que se quer bem educada, instruida e trabalhadora, é para substituir a mal educada perguiçosa e corrupta que nos têm governado?
O que "nasceu" primeiro:o ovo ou a galinha?
-
Bocejo
Portugal-Futuro
1-As deficiências do país já estão mais que diagnosticadas, só que não há nenhum Governo que tenha coragem de por em prática o que se sabe que é necessário. Vamos ver se este põe. Oxalá que sim.
2-A maior parte das coisas que é necessário fazer (Coisas simples) são o seguinte: Educar e instruir os portugueses e incutir-lhes cultura de trabalho, rigor e competição. Não há cultura de aprender divertindo-se, mas sim a de trabalho e competição.
3- Desburocratizar a Administração pública,não se admite que a autorização de abertura de uma empresa demore meses e anos. mais celeridade na Justiça e maiores penas para diversos crimes.
4- Auxiliar as empresas viradas para as novas tecnologias e Indústrias de ponta, como a de moldes que já tem 250 empresas e emprega cerca de 15 000 pessoas.
5- Resolver o problema do Ensino, colocação de professores, competência de professores, incutir nos alunos o tabalho e a competição. Ver como os Finlandeses resolveram esse problema. Deixerem-se de facilidades para os meninos. Chegou a dizer-se que os meninos deveriam aprender sem esforço, o que não é verdade.
6- Investir mais em I & D e tentar trazer para cá os nossos investigadores que estão no Estrangeiro. Ligar as Univeridades, as Empresas e o Estado no sentido de ajuda mútua no que respeita a criação de empresas e Investigação de novos produtos, especialmente em biotecnologia e outras.
7- Deixarmo-nos de lamúrias e mexer na ferida, deprimindo-nos em vez de adoptar uma atitude de acção no senido de em vez de lamentos, tentar resolver os problemas sem culpar constanemente os outros, como o Estado ou os outros portugeses. Devemos estar cientes que não há só um culpado, somos todos culpados.
8- Por a Polícia a funcionar bem
2-A maior parte das coisas que é necessário fazer (Coisas simples) são o seguinte: Educar e instruir os portugueses e incutir-lhes cultura de trabalho, rigor e competição. Não há cultura de aprender divertindo-se, mas sim a de trabalho e competição.
3- Desburocratizar a Administração pública,não se admite que a autorização de abertura de uma empresa demore meses e anos. mais celeridade na Justiça e maiores penas para diversos crimes.
4- Auxiliar as empresas viradas para as novas tecnologias e Indústrias de ponta, como a de moldes que já tem 250 empresas e emprega cerca de 15 000 pessoas.
5- Resolver o problema do Ensino, colocação de professores, competência de professores, incutir nos alunos o tabalho e a competição. Ver como os Finlandeses resolveram esse problema. Deixerem-se de facilidades para os meninos. Chegou a dizer-se que os meninos deveriam aprender sem esforço, o que não é verdade.
6- Investir mais em I & D e tentar trazer para cá os nossos investigadores que estão no Estrangeiro. Ligar as Univeridades, as Empresas e o Estado no sentido de ajuda mútua no que respeita a criação de empresas e Investigação de novos produtos, especialmente em biotecnologia e outras.
7- Deixarmo-nos de lamúrias e mexer na ferida, deprimindo-nos em vez de adoptar uma atitude de acção no senido de em vez de lamentos, tentar resolver os problemas sem culpar constanemente os outros, como o Estado ou os outros portugeses. Devemos estar cientes que não há só um culpado, somos todos culpados.
8- Por a Polícia a funcionar bem
-
Sabetudo
RS Escreveu:Rei da Sardinha escreveu:
"Há portanto toda uma sociedade a educar,como´já aqui escreveram. Ninguém investe num país onde a educação tresanda a arruaça como mostraram os nosssos futebois recentemente"
Há 28 anos que estou ligado ao ensino/aprendizagem. Quero dizer-lhe que estou convencido que se os nossos futebolistas, técnicos e especialmente os dirigentes tivessem um pouco de boa educação as coisas eram diferentes. Para mim o que é necessário na educação é um maior nível de exigência e disciplina e que ao mesmo tempo haja um grande respeito pelas funções de cada interveniente que permita criar o gosto pela aprendizagem.
Mas até hoje felizmente nunca vi nem de perto nem de longe que a educação tresanda a arruaça.
Uma boa noite
Eu penso que o sr está enganado, não há nada de melhor neste momento a representar o nosso Portugal pelo mundo fora, do que o futebol ( O futebol é uma falsa questão, no ensino, nos postos publicos, em tudo, não há corruptos? ( Não devem ser relogios, ou mulheres, mas seguramente muitos milhares de €). O mal de Portugal em meu entender, é que a maior parte das pessoas entre seguir um exemplo bom ou um mau, escolhe sempre o mau. Porque será. Hoje em dia ninguem quer trabalhar, e depois quando pessoas de outros paises, que até tem mais qualificações, todos se queixam que nos estão a roubar o trabalho. ( Pessoas essas que seguramente muitas delas são médicos, professores,etc e trabalham nas obras com a sua humildade para ganhar alguns € para a sua familia). Falta humildade ao Português quando está cá dentro, porque quando está lá fora é dos melhores. Sinceramente e com muita tristeza penso que Portugal vai demorar varias décadas para mudar de mentalidade, mas há que ter esperança
O problema de Portugal é cultural.
Enquanto não se mudarem as mentalidades das pessoas que decidem em Portugal,nunca chegaremos ao pelotão da frente.
Julgo termos chegado a uma fase,em que se Portugal não mudar,vão ser as gerações mais jovens que vão começar a mudar.Poderá vir aí uma nova vaga de emigração, à semelhança do que houve no passado.
Enquanto não se mudarem as mentalidades das pessoas que decidem em Portugal,nunca chegaremos ao pelotão da frente.
Julgo termos chegado a uma fase,em que se Portugal não mudar,vão ser as gerações mais jovens que vão começar a mudar.Poderá vir aí uma nova vaga de emigração, à semelhança do que houve no passado.
- Registado: 30/3/2005 20:54
Portugal precisa de várias coisas...
- Indivíduos com capital e com vontade de investir (nos últimos anos quem tem $$, guarda-o). Para isso é necessário que haja incentivos a que se gaste o $$ e não que o guardemos debaixo do colchão ou num paraíso off-shore.
- Investir na qualidade e não na mão de obra barata. Eu sei que é fácil dizer isto, mas acho que todos concordamos que é impossível competir a nível de mão de obra barata com a Índia, China, Bulgária e Brasil (4 países de 4 regiões distintas).
- Identificar aquilo em que somos bons e investir nesses sectores (entre vários sectores somos bons nos texteis, nos vidros e materiais cerâmicos, novas tecnologias...).
- Reduzir os impostos a pagar, aumentar as penalizações por fugas aos impostos e diminuir/eliminar o sigilo fiscal. Esta é a melhor maneira de incutir uma coisa fundamental para uma igualdade social. Que o pagamento de impostos é um dever e que quem foge ao seu pagamento é um criminoso (está a roubar todos os portugueses) e não um herói.
- Investir em sectores primários (a agricultura deveria ser um dos sectores primordiais em qquer país com as qualidades do nosso).
Um abraço
Nuno
- Indivíduos com capital e com vontade de investir (nos últimos anos quem tem $$, guarda-o). Para isso é necessário que haja incentivos a que se gaste o $$ e não que o guardemos debaixo do colchão ou num paraíso off-shore.
- Investir na qualidade e não na mão de obra barata. Eu sei que é fácil dizer isto, mas acho que todos concordamos que é impossível competir a nível de mão de obra barata com a Índia, China, Bulgária e Brasil (4 países de 4 regiões distintas).
- Identificar aquilo em que somos bons e investir nesses sectores (entre vários sectores somos bons nos texteis, nos vidros e materiais cerâmicos, novas tecnologias...).
- Reduzir os impostos a pagar, aumentar as penalizações por fugas aos impostos e diminuir/eliminar o sigilo fiscal. Esta é a melhor maneira de incutir uma coisa fundamental para uma igualdade social. Que o pagamento de impostos é um dever e que quem foge ao seu pagamento é um criminoso (está a roubar todos os portugueses) e não um herói.
- Investir em sectores primários (a agricultura deveria ser um dos sectores primordiais em qquer país com as qualidades do nosso).
Um abraço
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Só mais uma, sobre segurança…
Há duas semanas atrás, realizou-se aqui em Quarteira, o derby entre o Quarteira e Quarteirense, da primeira distrital de futebol.
Na primeira parte do jogo, foi roubado o balneário do Quarteirense , dado que os jogadores ao intervalo se depararam com a falta dos bens pessoais.
Entraram pela clarabóia do balneário, instalada no telhado.Havia centenas de pessoas no jogo.
No entanto os ladroes estavam sentado nas bancadas do estádio, riam como loucos, toda a gente os conhece, as pessoas olhavam-se com cara de incrédulos, como a dizer: Onde nos estamos metidos…
Veio naturalmente a PJ.
R. Martins
Há duas semanas atrás, realizou-se aqui em Quarteira, o derby entre o Quarteira e Quarteirense, da primeira distrital de futebol.
Na primeira parte do jogo, foi roubado o balneário do Quarteirense , dado que os jogadores ao intervalo se depararam com a falta dos bens pessoais.
Entraram pela clarabóia do balneário, instalada no telhado.Havia centenas de pessoas no jogo.
No entanto os ladroes estavam sentado nas bancadas do estádio, riam como loucos, toda a gente os conhece, as pessoas olhavam-se com cara de incrédulos, como a dizer: Onde nos estamos metidos…
Veio naturalmente a PJ.
R. Martins
O turismo precisa de segurança...
Infelizmente aqui no Algarve, hoje nomeadamente, levámos uma martelada das grandes.
Se leram o CM, a 5 km de Vilamoura, mataram um inglês. Isto é muito grave, pois a imprensa estrangeira vai dizer que Portugal não tem segurança. Repare-se não se trata da Serra isolada, este cerro é muito habitado.
Na terça-feira, no Multibanco de Boliqueime, repare-se mesmo no centro da Aldeia, foi roubado por um individuo que á martelada literalmente falando se denunciou, ou seja, o morador do edifício acima, telefonou á GNR, cujos, nas calmas, chegaram duas horas depois.
Vilamoura não tem praticamente uma moradia que não fosse roubada.
Assim que turismo continuará a ser uma utopia, lamentavelmente…
R. Martins
Infelizmente aqui no Algarve, hoje nomeadamente, levámos uma martelada das grandes.
Se leram o CM, a 5 km de Vilamoura, mataram um inglês. Isto é muito grave, pois a imprensa estrangeira vai dizer que Portugal não tem segurança. Repare-se não se trata da Serra isolada, este cerro é muito habitado.
Na terça-feira, no Multibanco de Boliqueime, repare-se mesmo no centro da Aldeia, foi roubado por um individuo que á martelada literalmente falando se denunciou, ou seja, o morador do edifício acima, telefonou á GNR, cujos, nas calmas, chegaram duas horas depois.
Vilamoura não tem praticamente uma moradia que não fosse roubada.
Assim que turismo continuará a ser uma utopia, lamentavelmente…
R. Martins
Lion_Heart Escreveu:Mais uma vez de volta ao assunto.
Ao contrario de muita gente eu penso que os texteis ate tem futuro em Portugal,claro que a concorrencia e grande e forte mas existe muita pequena empresa e muita gente a trabalhar nesse meio,o pior e que a maioria trabalha a contrato e so para uma empresa o que significa que se essa empresa deixa de subcontratar estas pequenas empresas praticamente fecham.Ora bom se os eapanhois conseguiram criar grandes empresas neste sector ,porque nao conseguimos nos fazer o mesmo?
Concordo consigo Lion. Se do melhor que se faz no mundo em textéis (por exemplo Burberrys e muitas outras) saiem de cá porque não investir fortemente na criação de uma Marca e fazê-la crescer por esse mundo fora? Afinal, muito sai de cá. Precisa-mos é de conquistar a cadeia de valor do negócio criando as nossas marcas e explorando-as em vez de produzirmos para outros com margens esmagadissimas...
Cumprimentos
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Xanax Dixit
Mas alguém tem dúvidas que o nosso futuro é servir Bicas e Marisco aos nossos parceiros Europeus ?
Venham eventos como o Américas Cup ou a Formula 1 que se existirem investimentos estratégicos neste jardim á beira mar plantado o nosso futuro será risonho.
Venham eventos como o Américas Cup ou a Formula 1 que se existirem investimentos estratégicos neste jardim á beira mar plantado o nosso futuro será risonho.
Xanax
Cumps
Cumps
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Bing [Bot], Burbano, carlosdsousa, darkreflection, fatura.pt, fosgass2020, Goya777, latbal, Majestic-12 [Bot], malakas, Mavericks7, MG2, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, Phil2014, PIK, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, Simplório, StockRider!, tami, trend=friend, yggy e 184 visitantes