Duvidas MetaStock
12 mensagens
|Página 1 de 1
Sunshine
MB afirmou:
"Há uma classificação do nível da aprendizagem (de qualquer coisa) por estádios. Este chama-se "proficiency", penso eu, e é o último".
Segundo a metodologia de Bloom os estádios de aprendizagem são:
conhecimento
compreensão
análise
síntese
aplicação
avaliação
avaliar é "fazer" juízos de valor.
A seguir ia escrever ..., mas não quero estragar o tópico, e quando vou a um sítio "aberto" sem ser convidado é falta de educação ser mál educado!
cumpts
"Há uma classificação do nível da aprendizagem (de qualquer coisa) por estádios. Este chama-se "proficiency", penso eu, e é o último".
Segundo a metodologia de Bloom os estádios de aprendizagem são:
conhecimento
compreensão
análise
síntese
aplicação
avaliação
avaliar é "fazer" juízos de valor.
A seguir ia escrever ..., mas não quero estragar o tópico, e quando vou a um sítio "aberto" sem ser convidado é falta de educação ser mál educado!
cumpts
-
Sentir o mercado
sentir o mercado... Escreveu:Frase interessante:
"sentir o mercado por intuição"
é como,
Conduzir um avião, por saber andar de bicicleta.
Ter uma fezada em alguns números, mas nunca ganhar o euromilhões.
Achar que nos EUA é que é, mas nunca lá ter estado... mas um tio esteve quase para ir!
Ter queda para os negócios, mas vive da herança da tia.
Ser uma pessoa culta porque tem a colecção completa das obras do Eça.
Desprezar o método cientifico porque a intuição é a mãe do conhecimento.
Enfim, acreditar na sorte.
Vão por esse caminho, e depois queixem-se.
Isto são uma série de ***** que não têm nada a ver com o que eu escrevi.
Isto é o que o jornalistas na sua grande maioria hoje fazem, retiram uma palavra ou frase do contexto e poem-se a delirar...
Talvez tenha usado a palavra errada mas em lado nenhum ficou impliicito que eu negoceio com intuição. Quando digo intuição é apenas no sentido de substituir os indicadores e a sua função na AT.
O mais importante e que normamlmente as leituras horizontais e apressadas de mentes preconceituosas não captam foi isto:
"não lhe dê tanta importancia como parece estar a querer dar, eles não podem ser o único factor de decisão. Eles apenas devem ser uma pequena peça dum sistema operativo que voçê tem te construir para si próprio."
Abraços.
Um abraço
JN
JN
Anonymous Escreveu:A intuição nos mercados, só poderá ser vista como um conjunto de regras implícitas no subconsciente do trader, que basicamente é o traduzir de um acumulado da experiências.
Se for intuição no sentido de uma fezada, tipo euro milhoes, então é pura sorte, e é falência garantida.
Zeds
Exactamente. O Maestro_Ba tb já tinha transmitido basicamente a mesma ideia...
Quando falo de intuição, falo na intuição como resultado/acumulado de uma experiência adquirida. Já falei diversas vezes desta questão aqui no Forum e considero-a uma componente importante do trading.
A experiência não deve ser descurada e nos mercados é importantíssima.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Acho que a ideia que o JN e o MarcoAntonio quiseram transmitir não é bem essa... é a de que a intuição surge depois de muito aplicares as regras, mesmo que no final já nem precises de pensar nelas.
Podes fazer a analogia dessa intuição, experiência, know how, com a condução de um automóvel. No início andas todo preocupado a meter as mudanças, a olhar pelo retrovisor cada x segundos, a monitorizar constantemente o velocímetro e as rotações... Quando já és experiente parece que fazes tudo naturalmente, não segues regras rígidas nem tens que olhar para a tua checklist a ver se te esqueceste de alguma coisa. Em muitos casos podes até te esquecer das regras rígidas que aprendeste no início, mas conduzes melhor do que nunca.
Há uma classificação do nível da aprendizagem (de qualquer coisa) por estádios. Este chama-se "proficiency", penso eu, e é o último.
Infelizmente nisto de análises ao mercado bolsístico ainda estou no primeiro estádio... E acho que ainda nem encontrei a manete das mudanças!
Podes fazer a analogia dessa intuição, experiência, know how, com a condução de um automóvel. No início andas todo preocupado a meter as mudanças, a olhar pelo retrovisor cada x segundos, a monitorizar constantemente o velocímetro e as rotações... Quando já és experiente parece que fazes tudo naturalmente, não segues regras rígidas nem tens que olhar para a tua checklist a ver se te esqueceste de alguma coisa. Em muitos casos podes até te esquecer das regras rígidas que aprendeste no início, mas conduzes melhor do que nunca.
Há uma classificação do nível da aprendizagem (de qualquer coisa) por estádios. Este chama-se "proficiency", penso eu, e é o último.
Infelizmente nisto de análises ao mercado bolsístico ainda estou no primeiro estádio... E acho que ainda nem encontrei a manete das mudanças!
Frase interessante:
é como,
Achar que nos EUA é que é, mas nunca lá ter estado... mas um tio esteve quase para ir!
é como,
-
sentir o mercado...
Re: Duvidas MetaStock
JN Escreveu:A partir duma certa altura todos acabam por colocar os indicadores de parte. Mas eu não aconselho ninguem a ignorar essas ferramentas enquanto não forem capazes de sentir o mercado por intuição. Eles substituem a nossa intuição.
Não sei se me consigo fazer entender mas o que quero dizer é que um analista tecnico com experiencia olhando para o grafico de preços sabe se o mercado está em tendencia, lateral, sobrecomprado, sobrevendido, etc. e é apenas isso que os indicadores fazem. Tudo o resto é pura treta, serve apenas para eludir o pagode e ganhar dinheiro.
Subscrevo em particular estes dois paragrafos. E como referias que não sabias se te estavas a conseguir fazer entender, eu acho que sim, que conseguiste.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Duvidas MetaStock
LuisFilipe Escreveu:Boa Tarde!
Começo a tentar perceber mais de análise técnica e para tal utilizo o MetaStock(9.0).
Como sabeis, muitos são os instumentos de análise disponiveis. Gostava de saber qual é o que consideram mais importante na tomada das vossas decisões.
Eu normalmente tomo decisões baseado na MACD, RSI, Momentum.Consideram outros ?
Qual deles é o que pesa mais nas vossas decisões ?
Obrigado.
LuisFilipe
A partir duma certa altura todos acabam por colocar os indicadores de parte. Mas eu não aconselho ninguem a ignorar essas ferramentas enquanto não forem capazes de sentir o mercado por intuição. Eles substituem a nossa intuição.
Não sei se me consigo fazer entender mas o que quero dizer é que um analista tecnico com experiencia olhando para o grafico de preços sabe se o mercado está em tendencia, lateral, sobrecomprado, sobrevendido, etc. e é apenas isso que os indicadores fazem. Tudo o resto é pura treta, serve apenas para eludir o pagode e ganhar dinheiro.
Eu aconselho portanto a usar apenas um indicador de tendenciae um oscilador em vários time-frames.
Esses que nomeou são bons, não se deixe levar por modas ou pequenos pequenos pormenores.
Agora, não lhe dê tanta importancia como parece estar a querer dar, eles não podem ser o único factor de decisão. Eles apenas devem ser uma pequena peça dum sistema operativo que voçê tem te construir para si próprio.
Um abraço.
Um abraço
JN
JN
Eu ignoro quase por completo os indicadores (desempenham uma função muito secundária e acessória nas minhas tomadas de decisão).
Mas este é um tema que já foi discutido muitas vezes no Forum. Sugiro uma pesquisa (em cima onde diz «pesquisar») por indicadores que vai encontrar muito «material»...
Mas este é um tema que já foi discutido muitas vezes no Forum. Sugiro uma pesquisa (em cima onde diz «pesquisar») por indicadores que vai encontrar muito «material»...
Duvidas MetaStock
Boa Tarde!
Começo a tentar perceber mais de análise técnica e para tal utilizo o MetaStock(9.0).
Como sabeis, muitos são os instumentos de análise disponiveis. Gostava de saber qual é o que consideram mais importante na tomada das vossas decisões.
Obrigado.
LuisFilipe
Obrigado.
LuisFilipe
-
LuisFilipe
12 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Ano nimus, Bing [Bot], Burbano, cali010201, darkreflection, eurowire.financeiro, fosgass2020, Google [Bot], Google Adsense [Bot], jprgodinho, Kooc, latbal, malakas, Mavericks7, Mmmartins, Mr.Warrior, MR32, Musus, navaldoc, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, Phil2014, PIK, Pmart 1, PMP69, SA Traffic, SerCyc, Simplório, tami, yggy e 120 visitantes