Carteira JAS*2005 - Mês 04 - Capital X
sangue
Essa do "sangue dos ursos pelas paredes" faz lembrar uma palavra de ordem dos tempos do PREC. É uma bela imagem, eu imaginei logo que resultaria de umas cotoveladas na bicha para fechar posições. Em boa verdade hoje assustei-me e saí de cena, mas com este fecho bem podemos ter um rallie para fazer o sangue jorrar.
Bfds
Bfds
Carteira JAS*2005 - Mês 04 - Capital X - dia 29 Abril
Hoje era um dia complicado e tive que fazer o santo sacrifício de me levantar para a abertura.
Ainda traumatizado pelo dia de ontem comecei logo por reduzir a posição no 7207P não fosse o ab7 ter outra paralisia...
Vendas a 0,51 e 0,57.
Mais descansado fui dormir outra vez.
Em resultado perdi a grande subida...
À tarde acabei por continuar a reduzir a posição a 0,56-0,59 ficando com uns míseros 3,5% lá metidos.
Às 17:30 os Fut-DAX até andavam por baixo e a última cotação foi 0,44 que é quase equivalente ao meu break point.
A esta hora optei por não fechar a posição dado que, sendo tão pequena, nem um KO provocará grande dano.
Depois ainda fui experimentar o PEX.
Comprei o KB013, que é exactamente igual ao anterior, e que já cotava a 0,61 com a subida dos States.
Ainda tive a oportunidade de o vender a 0,67 (trade de 10%) mas distraí-me e deixar passar a oportunidade.
Não tem problema... Para a semana há mais subidas.
Como nota final direi apenas que a JMT, à qual tenho ligado muito pouco, está a uma cotação quase equivalente aos máximos do ano se descontarmos os dividendos já distribuídos.
Isto apesar do PSI ter andado em queda e já ter perdido quase todos os ganhos do ano...
Mantenho-a em carteira evidentemente.
O mês, para efeitos de bolsa, terminou hoje.
Pelo gráfico vê-se que foi de grande oscilação.
Aproveitei muito bem a subida inicial e, como de costume, dei-me mal com as quedas...
De qualquer forma ter conseguido manter uma rentabilidade de +13% nas acções (com 85% da carteira) não é nada mau se olharmos para um PSI que ficou reduzido a +0,10%.
Nos warrants (com menos de 15% da carteira) vou com +20% o que significa que esse capital está mais do que duplicado apesar dos últimos desaires.
Bom fim de semana,
JAS
P.S. - Como o fecho que os States vão hoje ter isto vai dar sangue de urso nas paredes...
Ainda traumatizado pelo dia de ontem comecei logo por reduzir a posição no 7207P não fosse o ab7 ter outra paralisia...
Vendas a 0,51 e 0,57.
Mais descansado fui dormir outra vez.
Em resultado perdi a grande subida...
À tarde acabei por continuar a reduzir a posição a 0,56-0,59 ficando com uns míseros 3,5% lá metidos.
Às 17:30 os Fut-DAX até andavam por baixo e a última cotação foi 0,44 que é quase equivalente ao meu break point.
A esta hora optei por não fechar a posição dado que, sendo tão pequena, nem um KO provocará grande dano.
Depois ainda fui experimentar o PEX.
Comprei o KB013, que é exactamente igual ao anterior, e que já cotava a 0,61 com a subida dos States.
Ainda tive a oportunidade de o vender a 0,67 (trade de 10%) mas distraí-me e deixar passar a oportunidade.
Não tem problema... Para a semana há mais subidas.
Como nota final direi apenas que a JMT, à qual tenho ligado muito pouco, está a uma cotação quase equivalente aos máximos do ano se descontarmos os dividendos já distribuídos.
Isto apesar do PSI ter andado em queda e já ter perdido quase todos os ganhos do ano...
Mantenho-a em carteira evidentemente.
O mês, para efeitos de bolsa, terminou hoje.
Pelo gráfico vê-se que foi de grande oscilação.
Aproveitei muito bem a subida inicial e, como de costume, dei-me mal com as quedas...
De qualquer forma ter conseguido manter uma rentabilidade de +13% nas acções (com 85% da carteira) não é nada mau se olharmos para um PSI que ficou reduzido a +0,10%.
Nos warrants (com menos de 15% da carteira) vou com +20% o que significa que esse capital está mais do que duplicado apesar dos últimos desaires.
Bom fim de semana,
JAS
P.S. - Como o fecho que os States vão hoje ter isto vai dar sangue de urso nas paredes...
- Anexos
-
- cart 04-29.png (34.24 KiB) Visualizado 1150 vezes
Carteira JAS*2005 - Mês 04 - Capital X - dia 28 Abril
Hoje foi um dia para esquecer sob todos os aspectos mas vou falar só sobre o DAX.
Começou mal quando o meu sub-consciente desligou o despertador às 09:00.
Hora que considerava adequada para eventualmente estarem a terminar os efeitos de um gap-up previsto para a abertura do DAX.
Continuou mal pois só acordei depois das 11:00 e vim encontrar um DAX já em queda.
Acordando a horas decentes teria fechado o trade nos 4205 quando houve um nítido sinal de saída.
Seguiu-se a saída dos dados do GDP nos States.
Esperavam-se 3,5 e saíu 3,1%.
Eu já desconfiava e pretendi vender momentos antes.
Como já estava em cima da hora até meti um valor baixo.
O ab7 demorou a processar a ordem e vendi a 0,46 já em plena queda...
O giro desta questão é que uma Europa que só cresce a 2% ao ano cai porque os States crescem 3,1%...
Também previ correctamente que os efeitos da notícia iam ser breves e dei ordem de recompra a 0,39 após alguns minutos de queda.
O ab7 demorou mais de 10 minutos a processar a ordem, o DAX subiu, mas por sorte houve outra correcção e acabei por conseguir comprar.
O dia estava a compor-se afinal...
Os mercados começaram a recuperar muito bem.
Quando os fut DAX chegaram novamente acima dos 4200 (7207P acima de 0,60) achei que era altura de começar a pensar em meter as mais-valias no bolso.
Aqui começou o calvário pois o ab7 estava off às 15:28.
Às 15:40 voltou mas estava indisponível para negociação.
Como não costumam ocorrer avarias muito prolongadas até me resolvi a aguardar alguns minutos mais.
Só que entretanto o DAX caíu e o ab7 ficou um (in)ActivoBanco7 até ao final da sessão...
Se tivesse vendido a 0,60 o trade ter-me-ia acrescentado 2,05% à Carteira.
À cotação de fecho de 0,42 retira-me -1,41%.
E se levar KO amanhã...
Bom o melhor é nem pensar nisso.
É lamentavel raciocinarmos bem e sermos prejudicados pela inoperacionalidade daquele que se intitula "o melhor site da Europa".
Será um caso de falsa publicidade ou a Europa está neste estado?
JAS
P.S. - Apresentei hoje 2 reclamações ao ab7 e 1 à CMVM.
Quando tudo estiver apurado é possível que venha a publicar a troca de correspondência.
Começou mal quando o meu sub-consciente desligou o despertador às 09:00.
Hora que considerava adequada para eventualmente estarem a terminar os efeitos de um gap-up previsto para a abertura do DAX.
Continuou mal pois só acordei depois das 11:00 e vim encontrar um DAX já em queda.
Acordando a horas decentes teria fechado o trade nos 4205 quando houve um nítido sinal de saída.
Seguiu-se a saída dos dados do GDP nos States.
Esperavam-se 3,5 e saíu 3,1%.
Eu já desconfiava e pretendi vender momentos antes.
Como já estava em cima da hora até meti um valor baixo.
O ab7 demorou a processar a ordem e vendi a 0,46 já em plena queda...
O giro desta questão é que uma Europa que só cresce a 2% ao ano cai porque os States crescem 3,1%...
Também previ correctamente que os efeitos da notícia iam ser breves e dei ordem de recompra a 0,39 após alguns minutos de queda.
O ab7 demorou mais de 10 minutos a processar a ordem, o DAX subiu, mas por sorte houve outra correcção e acabei por conseguir comprar.
O dia estava a compor-se afinal...
Os mercados começaram a recuperar muito bem.
Quando os fut DAX chegaram novamente acima dos 4200 (7207P acima de 0,60) achei que era altura de começar a pensar em meter as mais-valias no bolso.
Aqui começou o calvário pois o ab7 estava off às 15:28.
Às 15:40 voltou mas estava indisponível para negociação.
Como não costumam ocorrer avarias muito prolongadas até me resolvi a aguardar alguns minutos mais.
Só que entretanto o DAX caíu e o ab7 ficou um (in)ActivoBanco7 até ao final da sessão...
Se tivesse vendido a 0,60 o trade ter-me-ia acrescentado 2,05% à Carteira.
À cotação de fecho de 0,42 retira-me -1,41%.
E se levar KO amanhã...
Bom o melhor é nem pensar nisso.
É lamentavel raciocinarmos bem e sermos prejudicados pela inoperacionalidade daquele que se intitula "o melhor site da Europa".
Será um caso de falsa publicidade ou a Europa está neste estado?
JAS
P.S. - Apresentei hoje 2 reclamações ao ab7 e 1 à CMVM.
Quando tudo estiver apurado é possível que venha a publicar a troca de correspondência.
- Anexos
-
- cart 04-28.png (23.76 KiB) Visualizado 1297 vezes
Carteira JAS*2005 - Mês 04 - Capital X - dia 27 Abril
Um dia muito desgastante...
Nem sei como este 386 aguentou tanto stress!
Movimentos do Dia:
BCP
Reforcei a 2,10 e passei a deter uma posição superior ao meu normal.
Estava em saldos, não resisti...
JMT
Os resultados foram bons mas em linha com as previsões dos analistas.
Começou muito bem a sessão, fazendo um novo máximo se tivermos em conta que está a negociar em ex-dividendos, mas depois houve alguns despejos.
Estes podem ter sido por simples "vender na notícia" ou por contágio do descalabro do PSI.
Amanhã veremos.
DAX
Ocupou-me o dia e deu-me alguns calafrios...
Tive a calma suficiente para o deixar descer sem desfazer posições pois considerei que a grande queda tinha ocorrido logo na abertura.
Quando o call chegou a 0,55 reforcei.
Depois reforcei a 0,49.
Depois reforcei a 0,42.
Depois reforcei a 0,37.
Aqui já havia razões para alguns calafrios pois já tinha metidos no DAX quase 15% da carteira e um eventual KO já fazia grande dano.
Mas estava com a mania que qualquer nova má notícia já não faria grande efeito pois a queda já era exagerada.
E assim foi, até saíu boa notícia sobre o crude...
Quando o call chegou acima dos 0,50 achei que era altura de arriscar menos e fiz vendas a 0,54-0,55.
Escusado será dizer que já estou arrependido...
Mas de qualquer forma o dia correu-me bem.
JAS
Nem sei como este 386 aguentou tanto stress!
Movimentos do Dia:
BCP
Reforcei a 2,10 e passei a deter uma posição superior ao meu normal.
Estava em saldos, não resisti...
JMT
Os resultados foram bons mas em linha com as previsões dos analistas.
Começou muito bem a sessão, fazendo um novo máximo se tivermos em conta que está a negociar em ex-dividendos, mas depois houve alguns despejos.
Estes podem ter sido por simples "vender na notícia" ou por contágio do descalabro do PSI.
Amanhã veremos.
DAX
Ocupou-me o dia e deu-me alguns calafrios...
Tive a calma suficiente para o deixar descer sem desfazer posições pois considerei que a grande queda tinha ocorrido logo na abertura.
Quando o call chegou a 0,55 reforcei.
Depois reforcei a 0,49.
Depois reforcei a 0,42.
Depois reforcei a 0,37.
Aqui já havia razões para alguns calafrios pois já tinha metidos no DAX quase 15% da carteira e um eventual KO já fazia grande dano.
Mas estava com a mania que qualquer nova má notícia já não faria grande efeito pois a queda já era exagerada.
E assim foi, até saíu boa notícia sobre o crude...
Quando o call chegou acima dos 0,50 achei que era altura de arriscar menos e fiz vendas a 0,54-0,55.
Escusado será dizer que já estou arrependido...
Mas de qualquer forma o dia correu-me bem.
JAS
- Anexos
-
- cart 04-27.png (23.97 KiB) Visualizado 1456 vezes
Re: Carteira JAS*2005 - Mês 04 - Capital X - dia 26 Abril
JAS Escreveu:P.S. - Correia, o processador era um p3.
Jas,
Uma fonte de simplesmente 300W (a mais baixa q se encontra hj em dia) é suficiente para esse cpu, mas de qq maneira tente arranjar uma fiável e estável, não custam mt mais q uma normal, e o investimento vale apena qd ha possibilidade de problemas como o seu.
Cumps,
Jorge
PS: Parabéns pela gestão da sua carteira, e obrigado por partilhar com todos os participantes do forum alguns dos seus conhecimentos de mercado.
- Registado: 4/3/2005 12:05
Considera esta "explosao" como uma oportunidade para fazeres um upgrade e comprares um topo-de-gama-XPTO... agora a apple tem uns portateis muito giros cor-de-rosa que podes levar para as maldivas (ops.. por momentos pensei que estava a falar com a Marta
).
Um abraco
Nuno
P.S. parece que este aumento de afluencia n teve a ver com a quebra na performance... qdo apanhaste com a correccao nem te apareceram muitos posta criticar (pudera... ainda estas com + 30 e tal %)...
Um abraco
Nuno
P.S. parece que este aumento de afluencia n teve a ver com a quebra na performance... qdo apanhaste com a correccao nem te apareceram muitos posta criticar (pudera... ainda estas com + 30 e tal %)...
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Carteira JAS*2005 - Mês 04 - Capital X - dia 26 Abril
Finalmente começo a ter todos os programas instalados neste arcaico brinquedo que foi tão bom há apenas 5 ou 6 anos...
Movimentos do Dia:
JMT
Aproveitei as primeiras horas de ex-dividendos para recomprar e até reforçar a posição a 11,99/11,96.
Amanhã teremos a divulgação dos resultados antes da abertura...
Nas minhas continhas já incluí o pagamento dos dividendos embora só se efective na 6ª feira.
DAX
Com a performance do computador a melhorar afoitei-me a reforçar a posição do call a 1,06 e depois a 0,93.
Caríssimo pois seguiu-se maior queda.
Baseei-me num euro estável e num crude em queda mas hoje o mercado reagiu mal à redução da previsão do crescimento alemão.
De qualquer forma o trade mantém-se positivo, vamos ver o que acontece amanhã.
JAS
P.S. - Correia, o processador era um p3.
Movimentos do Dia:
JMT
Aproveitei as primeiras horas de ex-dividendos para recomprar e até reforçar a posição a 11,99/11,96.
Amanhã teremos a divulgação dos resultados antes da abertura...
Nas minhas continhas já incluí o pagamento dos dividendos embora só se efective na 6ª feira.
DAX
Com a performance do computador a melhorar afoitei-me a reforçar a posição do call a 1,06 e depois a 0,93.
Caríssimo pois seguiu-se maior queda.
Baseei-me num euro estável e num crude em queda mas hoje o mercado reagiu mal à redução da previsão do crescimento alemão.
De qualquer forma o trade mantém-se positivo, vamos ver o que acontece amanhã.
JAS
P.S. - Correia, o processador era um p3.
- Anexos
-
- cart 04-26.png (23.6 KiB) Visualizado 1727 vezes
Ainda o cotão, condensadores, ataques electrolíticos e afins
oops (esqueci-me de fazer login)
Jas,
O pó acumulado então nesse caso não deverá fazer mais do que ter uma ventoínha barulhenta, mas de qq maneira convém mantê-la limpa não vá ela parar ao emperrar em cotão... e aí ou o pc se desliga automaticamente pela bios ou puf processador...
Quanto ao cpu se nao for indiscrição, qual é? Se for uma peça antiga qq fonte deveria funcionar nisso, agora se for um p4 mais puxadito ou um amd ou a64 já é diferente.
Cumps,
Jorge
Jas,
O pó acumulado então nesse caso não deverá fazer mais do que ter uma ventoínha barulhenta, mas de qq maneira convém mantê-la limpa não vá ela parar ao emperrar em cotão... e aí ou o pc se desliga automaticamente pela bios ou puf processador...
Quanto ao cpu se nao for indiscrição, qual é? Se for uma peça antiga qq fonte deveria funcionar nisso, agora se for um p4 mais puxadito ou um amd ou a64 já é diferente.
Cumps,
Jorge
Ainda o cotão, condensadores, ataques electrolíticos e afins
Jas,
Cumps,
Jorge
Cumps,
Jorge
-
Visitante
assistencia rápida...
não fique sem assistencia....continue a ganhar...
sempre consigo .
Super mário
sempre consigo .
Super mário
- Anexos
-
- comp de reserva jas.jpg (37.73 KiB) Visualizado 1818 vezes
-
- comp de reserva jas.jpg (37.73 KiB) Visualizado 1822 vezes
-
super mário
Re
Parece que a "explosão do condensador" atrai aqui mais pessoal do que a minha Carteira.
(estatisticamente torna-se muito mais popular quando regista grandes perdas...)
Pelo menos o " condensador" gerou muito mais comentários do que os meus trades e até gerou comentários com bastante piada, coisa que sempre me agrada.
Obrigadinho pela sugestão. Vou mandar verificar isso e/ou substituir também a fonte.
O pó estava acumulado não na CPU mas no dissipador e na ventoinha.
-------------
Patinha: O nosso amigo Small Caps parece que descobriu que raio de coisa eu fui desencantar...
-------------
Se eu o tivesse visto a inchar, a inchar...
Bom... Pensaria que era alguma epidemia e que também estava grávido...
-------------
Ao BullPower já respondeu o Marco António...
-------------
Sempre bem humorada esta scpnuno!
Não precisei de assistencia cardíaca mas fui logo ver se precisava de assistência dos bombeiros...
Mas não houve fogo.
Por acaso não estava a meio de nenhum trade porque aconteceu na madrugada de Sábado para Domingo...
O que me deu tempo para acrescentar algumas peças ao "computador de recurso" e "a pedais".
Um abraço a todos,
JAS
(estatisticamente torna-se muito mais popular quando regista grandes perdas...)
Pelo menos o " condensador" gerou muito mais comentários do que os meus trades e até gerou comentários com bastante piada, coisa que sempre me agrada.
correia Escreveu:Provavelmente a sua fonte está a fornecer voltagens instáveis, o suficiente para levar uma board a ter alguma instabilidade e até queimar componentes.
Obrigadinho pela sugestão. Vou mandar verificar isso e/ou substituir também a fonte.
O pó estava acumulado não na CPU mas no dissipador e na ventoinha.
-------------
Patinha: O nosso amigo Small Caps parece que descobriu que raio de coisa eu fui desencantar...
-------------
Marco António Escreveu:Foi pena é só teres ouvido. Porque um condensador electrolítico a explodir é uma coisa bonita de se ver...
Começa a inchar, inchar, inchar... e Bummmm!
Se eu o tivesse visto a inchar, a inchar...
Bom... Pensaria que era alguma epidemia e que também estava grávido...
-------------
Ao BullPower já respondeu o Marco António...
-------------
scpnuno Escreveu:Acho indecente... desculpem, mas acho completamente indecente. Estão todos preocupados com a ascendencia do condensador (electrolitico ou não), os danos na mother board, processador, cpu, etc, até já se fala na senhora da limpeza (tinha pó) e ninguém pergunta ao JAS como é que está o coração dele. Porque vos garanto, se eu estivesse como o JAS numa grande negociata de turbos e o computador fizesse bum (o computador ou o frigorifico, não interessa) eu precisaria de assistencia cardiaca.
Sempre bem humorada esta scpnuno!
Não precisei de assistencia cardíaca mas fui logo ver se precisava de assistência dos bombeiros...
Mas não houve fogo.
Por acaso não estava a meio de nenhum trade porque aconteceu na madrugada de Sábado para Domingo...
O que me deu tempo para acrescentar algumas peças ao "computador de recurso" e "a pedais".
Um abraço a todos,
JAS
Re: Acho indecente...
scpnuno Escreveu:O facto de ter levado com meia duzia de peças em cima é irrelevante.
Normalmente as boards estão fechadas em caixas... e se ainda me lembro as placas laterais das caixas sao à prova de condensadores explosivos e atentados electrolíticos
Acho indecente...
Acho indecente... desculpem, mas acho completamente indecente. Estão todos preocupados com a ascendencia do condensador (electrolitico ou não), os danos na mother board, processador, cpu, etc, até já se fala na senhora da limpeza (tinha pó) e ninguém pergunta ao JAS como é que está o coração dele. Porque vos garanto, se eu estivesse como o JAS numa grande negociata de turbos e o computador fizesse bum (o computador ou o frigorifico, não interessa) eu precisaria de assistencia cardiaca.
Pois nesta era da tecnologia, só se preocupam com os componentes, o colega "que se dane" - se fala/escreve é porque está vivo. O facto de ter levado com meia duzia de peças em cima é irrelevante. Já agora:
JAS, o colega está bem? Precisa de alguma coisa? (além de um novo computador)
Tem a certeza que foi acidente e não atentado de alguém com inveja da sua rentabilidade?
Bem, começo a ter medo de abrir a tampa do portatil, que me saia de lá algum condensador aos saltos. Abraços
Bem, começo a ter medo de abrir a tampa do portatil, que me saia de lá algum condensador aos saltos. Abraços
A distância é sempre fundamental nestas questões...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco António
Por acaso é bonito de se ver rebentar mas ao longe, pois há alguns anos atrás, nos meus tempos de liceu, levei com a tampa de um na testa, devido à minha grande curiosidade
Abraço e BN.
Abraço e BN.
Re: Re
JAS Escreveu:Sobretensão não me parece que seja a causa pois tenho UPS. Inversão de polaridade não foi com certeza pois há meses que não mexo na ficha do computador/UPS.
Bom, pode ter sido provocado por outro componente na motherboard. Ou defeito/erosão do próprio condensador (o que é bastante raro).
MarcoAntonio Escreveu:Este é um dos pequenos (cerca de 1,5cm) e tinha dentro uma espécie de feltro que ficou desenrolado e em espiral após explodir.
Não vi qualquer sinal de líquido derramado.
Era um condensador electrolítico definitivamente.
Quanto ao feltro, está humedecido em ácido. Em todo o caso basta o condensador não estar lá a fazer a função para que foi destinado que pode ser suficiente para a board não funcionar.
Certa vez, a aparafusar uma board, a chave de fendas «fugiu-me» e acertou num pequeníssimo diodo (coisa de um milimetro) que descolou da board...
A board deixou de funcionar.
JAS Escreveu:Desmontado o computador encontrei o processador com bastante pó acumulado.
Estará aí a causa?
Duvido. Normalmente quando o processador queima (por sobreaquecimento) não danifica mais nada. A própria board costuma continuar operacional...
JAS Escreveu:Em conclusão, porque explodiu não sei... Fez BUM!!!
E o BUM foi grande...
Foi pena é só teres ouvido. Porque um condensador electrolítico a explodir é uma coisa bonita de se ver...
Começa a inchar, inchar, inchar... e Bummmm!
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A máquina
Patinha,
Ouvi rumores que é isto....
consegues confirmação ou precisamos do JIN? 
Ouvi rumores que é isto....
- Anexos
-
- intel386.jpg (2.27 KiB) Visualizado 2091 vezes
Um abraço,
Small Caps
Small Caps
Processador
Já agora lembrei-me duma coisa...
Porque razão o cpu estava com pó acumulado? o dissipador nao cobre totalmente o cpu? nao deveria haver espaço para acumular lá pó. Ou seria em cima do dissipador/ventoínha? O cpu deve ter a melhor condução possivel para o dissipador e não deve haver nada entre eles a nao ser um pouco de pasta térmica bem espalhada. De qualquer maneira é possivel mas pouco provavel que fosse um problema no cpu a provocar um dano na board, a não ser um overclocking mal feito.
Porque razão o cpu estava com pó acumulado? o dissipador nao cobre totalmente o cpu? nao deveria haver espaço para acumular lá pó. Ou seria em cima do dissipador/ventoínha? O cpu deve ter a melhor condução possivel para o dissipador e não deve haver nada entre eles a nao ser um pouco de pasta térmica bem espalhada. De qualquer maneira é possivel mas pouco provavel que fosse um problema no cpu a provocar um dano na board, a não ser um overclocking mal feito.
Condensadores e derivados....
JAS,
Talvez seja uma boa altura para trocar para uma fonte melhorzita. Provavelmente a sua fonte está a fornecer voltagens instáveis, o suficiente para levar uma board a ter alguma instabilidade e até queimar componentes. Uma das razões para ter uma fonte boa normalmente é dar alguma estabilidade e não apenas potência.
É apenas a minha opinião que pode ter sido uma das razões para o crash do condensador.
Cumps,
Jorge
Talvez seja uma boa altura para trocar para uma fonte melhorzita. Provavelmente a sua fonte está a fornecer voltagens instáveis, o suficiente para levar uma board a ter alguma instabilidade e até queimar componentes. Uma das razões para ter uma fonte boa normalmente é dar alguma estabilidade e não apenas potência.
É apenas a minha opinião que pode ter sido uma das razões para o crash do condensador.
Cumps,
Jorge
Re
MarcoAntonio Escreveu:Qualquer condensador pode explodir, seja cerâmico seja electrolítico. Os primeiros e os segundos por sobretensão e os segundos ainda por inversão da polaridade.
Sobretensão não me parece que seja a causa pois tenho UPS.
Inversão de polaridade não foi com certeza pois há meses que não mexo na ficha do computador/UPS.
MarcoAntonio Escreveu:E são tb estes que dão cabo de tudo quando explodem pois o interior é corrosivo.
Este é um dos pequenos (cerca de 1,5cm) e tinha dentro uma espécie de feltro que ficou desenrolado e em espiral após explodir.
Não vi qualquer sinal de líquido derramado.
Aquecimento excessivo também não terá sido pois era noite e a temperatura estava baixa.
Não notei qualquer ponto anormalmente quente na caixa e a fonte de alimentação até estava pouco quente.
Desmontado o computador encontrei o processador com bastante pó acumulado.
Estará aí a causa?
Em conclusão, porque explodiu não sei... Fez BUM!!!
E o BUM foi grande...
JAS
Qualquer condensador pode explodir, seja cerâmico seja electrolítico. Os primeiros e os segundos por sobretensão e os segundos ainda por inversão da polaridade.
E são tb estes que dão cabo de tudo quando explodem pois o interior é corrosivo.

E são tb estes que dão cabo de tudo quando explodem pois o interior é corrosivo.
Carteira JAS*2005 - Mês 04 - Capital X - dia 25 Abril
Não sei se foi integrado nas comemorações do 25 de Abril mas o que é certo é que o meu computador explodiu!
Não sabia que um condensador podia explodir e, sobretudo, nunca pensei que fizesse tamanho estrondo...
A mother board ficou inoperacional mas felizmente tudo o resto ficou intacto.
Neste computador de reserva (e a pedais...) ainda não tenho o Photoshop pelo que hoje não há gráficos.
Movimentos do dia:
JMT
Amanhã é dia de ex-dividendos e haverá divulgação dos resultados do 1ºT.
Julgo que vamos ter oscilações importantes que podem gerar oportunidades de recompra.
Vendi menos de 10% a 12,35 a contar com isso.
Ainda lá tenho 34,7% da Carteira.
DAX
Com este computador não é aconselhavel andar muito exposto no alto risco pois não me permite acompanhar os mercados convenientemente.
Vendi cerca de 50% da posição no 7207P a 1,15 com um bom lucro e passei a ter apenas 1,2% investidos.
Só não vendi tudo pois ainda não há outros TW's para negociar.
BCP
Não fiz qualquer movimento pois está de excelente saúde...
ALTR
Esta continua em convalescença mas pode ser que lhe deem alta em breve...
A rentabilidade passou para 36,16% e o cash para 36,5%.
JAS
Não sabia que um condensador podia explodir e, sobretudo, nunca pensei que fizesse tamanho estrondo...
A mother board ficou inoperacional mas felizmente tudo o resto ficou intacto.
Neste computador de reserva (e a pedais...) ainda não tenho o Photoshop pelo que hoje não há gráficos.
Movimentos do dia:
JMT
Amanhã é dia de ex-dividendos e haverá divulgação dos resultados do 1ºT.
Julgo que vamos ter oscilações importantes que podem gerar oportunidades de recompra.
Vendi menos de 10% a 12,35 a contar com isso.
Ainda lá tenho 34,7% da Carteira.
DAX
Com este computador não é aconselhavel andar muito exposto no alto risco pois não me permite acompanhar os mercados convenientemente.
Vendi cerca de 50% da posição no 7207P a 1,15 com um bom lucro e passei a ter apenas 1,2% investidos.
Só não vendi tudo pois ainda não há outros TW's para negociar.
BCP
Não fiz qualquer movimento pois está de excelente saúde...
ALTR
Esta continua em convalescença mas pode ser que lhe deem alta em breve...
A rentabilidade passou para 36,16% e o cash para 36,5%.
JAS
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Burbano, darkreflection, fosgass2020, Goya777, latbal, malakas, Mavericks7, Mr.Warrior, MR32, navaldoc, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, Phil2014, PIK, Simplório, tami, Ugly bull, yggy e 151 visitantes