Caldeirão da Bolsa

À dias melhores e À dias piores...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Stratega » 25/4/2005 19:35

Maoísta?.....

Nada mais longe da berdade, carago! Fosgasmesse.... :lol: :lol: :lol: :lol:


Mas na tabuada a mim ensinaram ao contrário...

9x2 é a tabuada do 9
2x9 é a tabuada do 2

enfim.... maneiras e formas...
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Diferença

por jarc » 25/4/2005 19:27

A diferença está em que tu és um maoísta :lol: (achas que os meios justificam os fins) e eu acho que não. Embora o resultado seja o mesmo, 9x2 não é o mesmo que 2x9 (9x2 é da tabuada do 2 e 2x9 é da tabuada do 9). É um preciosismo, mas quando estás a mapear neurónios a crianças de 7 anos, ou sabes o que queres ensinar, ou a confusão instala-se.
Bem, isto é daquelas conversas para gastar um tempo, mas a vida é feita de pequenos pormenores.
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Re: Mat

por Stratega » 25/4/2005 19:17

jarc Escreveu:Startega, que confusão vai nessa cabeça?
A tabela do 9 é assim:
1 vez 9 = 9
2 vezes 9 = 9+9
3 vezes 9 = 9+9+9

A divisão que te confunde é o inverso da multiplicação:
27 : 3 = 27-9-9


:shock: Qual é a confusão q vai na minha cabeça?.... Qual é a diferença entre o q eu escrevi e o q tu escreveste????

São as propriedades da adição...
9x1 = 9
9x2 = 9+9 = 18
9x3 = 9+9+9 = (9+9)+9 = 18+9 = 27
9x4 = 9+9+9+9 = (9+9+9)+9 = 27+9 = 36
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Ou como alguem disse...

por Presa36 » 25/4/2005 18:36

... ora o Produto Interno Bruto é .... ..... ora 6 vezes 3 dezoito.... ora ... é só fazerem as contas.

Esta foi das melhores.

Presa35
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Mat

por jarc » 25/4/2005 18:24

Startega, que confusão vai nessa cabeça?
A tabela do 9 é assim:
1 vez 9 = 9
2 vezes 9 = 9+9
3 vezes 9 = 9+9+9

A divisão que te confunde é o inverso da multiplicação:
27 : 3 = 27-9-9
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por Stratega » 25/4/2005 18:09

Jarc, aquela é a tabuada do 9, escrita... dita fica assim... 9x1= a si próprio, pq qq valor multiplicado por 1 é igual a si mesmo (regra nº1 da Mat.)
9x2= 9+9 = 18...
9x3= 9+9+9= 18+9 = 27 pq se fosse 18+10 era igual a 28...
e etc....

A ideia de ensinar por sequências é mt boa... mas tens q explicar como funciona a sequência... 3,6,9 é 3+3=6; 6(3+3)+3=9 e etc...


oscarcoelho Escreveu:Se perguntarem a um jovem, desses que só sabem fazer uma conta simples puxando pelo telemóvel, como é que tem a certeza de que não é enganado numa loja quando compra n unidades de qualquer coisa a x euros, ele responde que acredita na máquina registadora.


Nem mais nem ontem!!!!

Sempre detestei ter q decorar coisas... por isso é q fiz Biologia com 12.... ter q decorar os nomes todos de todos os reinos e filos e etc., ñ era pra mim...

E ñ sei a tabuada de cor, se bem q ma fizeram aprender assim... Claro q fui esquecendo tudo, como acontece com tudo o q decoramos... Mas fui aprendendo a fazer contas de cabeça, logo, a safar-me do papão do decoranço :mrgreen:

É verdade q são bons treinos pra memória, mas tem muitos contras....
Mas vale decorar matrículas de carros pra exercitar a memória. :lol: :lol: :lol:

Ahhhh, e tb ñ sei fazer contas de dividir no papel... Já ñ tem conta a quantidade de gente q me tentou explicar... mas claro q ñ consigo fixar isso... pq ñ me interessa... basta fazer a conta de cabeça...

Já as gerações de hoje em dia, são exímias a usar as calculadoras e os telemóveis... São ensinados assim... É o facilitismo. Já ñ é preciso saber pensar...
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por oscarcoelho » 23/4/2005 20:25

Se perguntarem a um jovem, desses que só sabem fazer uma conta simples puxando pelo telemóvel, como é que tem a certeza de que não é enganado numa loja quando compra n unidades de qualquer coisa a x euros, ele responde que acredita na máquina registadora.
 
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por Visitante » 23/4/2005 17:20

Jarc

A adição sucessiva é muito útil para verificar o conceito de multiplicação mas torna-se impraticável para grandes valores. A criança pode realizar o problema que colocaste, mas se lhe disseres :um jogo custa 7€, quanto custam 9 jogos,a resposta pode ser complicada
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Tabuadas

por jarc » 23/4/2005 15:58

Visitante, desenvolver a capacidade de memória de curto e médio prazo é sem duvida muito importante, quer seja com "lega-lengas" ou canções(mais significativas - 3/4 anos), quer seja com tabuadas (menos significativas - 7/8 anos). A questão que coloquei prende-se com o seguinte facto:
Se a ideia é desenvolver o sentido das operação multiplicação, porque não associá-la a adições sucessivas? Se eu constru-o para uma cr. uma tabuada como a referida pelo Gomes é óbvio que não estou a fazê-lo. Mais importante ainda é começar por deixar que seja a cr. a chegar lá. Experimente colocar uma cr de 6 anos perante o problema tão elementar como: "Se um jogo custa 4 euros, quanto custam 4 jogos iguais?"
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por luis.gomes » 23/4/2005 15:14

Boas,

Este tópico está verdadeiramente bom. Gostei da observação do oscarcoelho.

Já agora para quem pediu a dos 7...

7 x 1 = 7
7 x 2 = 14
7 x 3 = 21
7 x 4 = 28
7 x 5 = 35
7 x 6 = 42
7 x 7 = 49
7 x 8 = 56
7 x 9 = 63
7 x 10 = 70

Um abraço,
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por Visitante » 23/4/2005 11:37

A memória é fundamental na construção do saber. Os conhecimentos básicos da construção mental têm que estar sempre prontos para serem chamados ao activo!

A tabuada é fundamental no desenvolvimento básico da aritmética.Quando fases as divisões mentais tens lá "dentro" a tabuada....tu é que nem desconfiavas disso! hehe
`
Isto é diferente do armazenamento até "telhado" de regras e números indiscriminadamente.Tal como nas declinações latinas o indispensável era saber o Nominativo,o Genitivo,o Ablativo, o Dativo....Oha,o outro já a memória me falha!
Cpts
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Na verdade...

por Yep Yep » 23/4/2005 1:23

Esquesito!

De facto há assim umas coisas engrtaçadas! Eu por exemplo nunca soube a tabuada "de cor"...

É mesmo verdade!

(ainda bem que ninguem me conhece! :) )

E também não sei fazer contas de dividir! (Quer dizer: Sei! Faço mentalmente algumas por vezes até bastante complicadas. Mas se me derem um lápis e um papel a coisa complica-se!)

MAs ja estive quase quase para decorar a tabuada, desde a do 11 até à do 20 :)

Por outro lado as declinações em Latim, essas é que não me safei sem decorar e os verbos e pronomes!
Ainda hoje sei tudo... :) )

A questão é para que serve decorar coisas?

Cada vez mais temos de ser capazes de pegar em qualquer coisa, aprender a alta velocidade, utilizar, e depois fazer um "erase"! (Claro que o subconciente fica sempre com qq coisita!

Julgo que a inteligência cada vez está mais correlacionada com a perspicácia, rapidez e divergência mental, do que com a memória. Se bem que esta tambem tenha um papel bastante relevante!


Cumprimentos,
Yep Yep
Yep Yep
 

por Visitante » 23/4/2005 1:02

A filha do dr Angelino ensinou-me assim:
9x1=
9x2=1 Portanto deixa-se 9x1= e depois a sequência
9x3=2 1,2,3..............9
9x4=3
9x5=4
9x6=5
9x7=6
9x8=7
9x9=8
9x10=9
Em seguida coloca-se de baixo para cima 0,1,2,3....9 encostada aos existentes e ficamos com 90,81, 72.........18,9 . Mas que grande trabalheira!

Infelizmente este método é hoje seguido em muitas escolas primárias! Mais ,é recomendado por "especialistas"em ensino, para os quais a memorização não serve para nada!
Visitante
 

tabuada

por jarc » 22/4/2005 23:55

Stratega, a colaboração é de louvar mas essa não é a tabela do 9. Repara que o facto de se ensinar matemática assim é revelador de como a mat é "maltratada" logo de pequenina. É um facto que as cr. começam logo por aprender assim, o que no mínimo que dizer que a multiplicação não é relacionada com adicção sucessiva.


Já agora vou deixar aqui uma dica de como ensinei a tabuada à minha filha, depois de perceber que lhe pediam uma chatice não significativa por volta dos sete anos.

A chave de aprendizagem é basicamente esta:
diz a sequência, só a sequência sem mais: 3,6,9,12,15.
Quando a sequência estiver acomodada pergunta-se:
1 vez o 3?
2 vezes o 3?
...
(a representação das quantidades ajuda, com concretização ou com modelo gráfico)

Aí os putos fazem brilharetes com metade do esforço e o resultado é o mesmo.
bfds
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por Stratega » 22/4/2005 23:01

Este tópico tá mt bom :lol: :lol: :lol: :lol:

9x1=9
9x2=18
9x3=27
9x4=36
9x5=45
9x6=54
9x7=63
9x8=72
9x9=81
9x10=90


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ~

E a do 7???
Quem faz, quem se atreve??? :twisted:

Excelente fds

Strat
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Caro Informador

por mcarvalho » 22/4/2005 21:56

Muito Bem ... julguei que já ninguém conjugava os verbos!!
E... Já agora a tabuada dos nove

9 x 1 = 9
9 x 2 = 18
9 x 3 = 28.....o´´´´´^^^^lá me enganeiii
otra vez...!!!!

um abraço e bom fim de semana
mcarvalho
 
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re

por Info.... » 22/4/2005 20:56

e diria mais.... como e´ fim-de-semana o pessoal vai levar para trabalho de casa a leitura da conjugaça~o do dito cujo :)

Cump.
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por Pata-Hari » 22/4/2005 20:32

lol, oscar... essa foi mazinha, mas confesso que abri o post para ver o que poderia conter depois de inicio tão prometedor :twisted: :mrgreen: .
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por oscarcoelho » 22/4/2005 20:07

...e eu só ponho isto aqui porque já são 20 horas de sexta-feira de fim-de-semana prolongado, mas é que o "há" do verbo "haver" é tão maltratado aqui no Caldeirão que o coitado até dá pena.

Bom fim-de-semana a todos.
 
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