Caldeirão da Bolsa

Se fosse alguem do sul...mas é do Norte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Latino » 25/4/2005 0:15

Caro Pedras
Confirmas precisamente o que eu disse .É uma falsa questão a Lusomundo prejudicar a concorrência com o número de jornais que detêm.

Os jornais não são a mesma coisa que uma rede de cobre ou cabo em que os outros operadores tem que recorrer para entrarem no mercado. É quase fisicamente impossível fazer redes dessas por cada operador, mas nada impede que se façam jornais,nacionais, regionais ou planetários que possam concorrer no mercado.Aliás o DN é barato e não vende ao contrário de outros mais caros que vendem.Não se pode argumentar que é um esmagamento pelo preço em relação aos outros concorrentes

A questão que existe na rede de cobre é que quando foi vendida há 2 anos não apareceu a Sonaecom ou outro operador para comprar.Aqui dou razão à PT.Onde estava o regulador da Anacom nessa altura?
Latino

por pedras11 » 24/4/2005 22:17

Latino Escreveu:Penso que há um equívoco nisto da Lusomundo.Não são os jornais da Lusomundo que impedem a concorrência.O D.N cada vez perde mais clientes o JN vai pelo mesmo caminho.

A dificuldade de concorrência está nas duas redes da PT e era isso que estava em causa há pouco tempo. De um momento para o outro o figurino alterou-se e já não se fala nisso.Foi lançada para a fogueira a Lusomundo para desviar "os olhares" e ter como argumento que a PT já fez um esforço enorme para ajudar a concorrência quando a Lusomundo era o grande "cancro".Quem quizer que enfie a carapuça!

Se alguém, e entenda-se empresas, quer ter alguma das redes da PT (cobre ou cabo), que paga por isso.

Também concordo que a PT não deveria ter as duas redes, mas como sou sensato, sei que fez investimentos de milhões para as possuir, e não poderá ser com meia dúzia de tostões e\ou decisões que ficará sem uma ou nenhuma. Isto são questões mais complexas do que se pensa :lol: :lol:

Fugindo um pouco da questão também penso que o Belmiro tem muitos shoppings cá no norte, todos eles muito juntos. Por esse facto não nos podemos agora atirar a ele dizendo que deveria vender pelo menos 2.

PS: Quanto á venda da Lusomundo é evidente que ainda existe centralismo, que só não vê quem não quer. Se até aqui estava tudo concentrado no universo PT, porquê não pode estar agora no universo Olivedesportos??? Por causa do jornal OJogo?

:lol: Só para rir.

Bem haje a todos.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por Ulisses Pereira » 23/4/2005 1:29

Atenção que me estou a referir à Autoridade da Concorrência. Essa sim, na minha opinião, tem evidenciado enormes melhorias face ao que se passava há uns anos atrás que era quase uma ilusão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re

por JAS » 22/4/2005 18:15

Eu acho muito bem que investiguem tudo o que quiserem.

Mas já não concordo com o Ulisses quando fala em bom comportamento das entidades reguladoras.

Eles normalmente passam meses a investigar quando podiam verificar as coisas numa semana.
Falta de produtividade...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Re: Que cena pá

por Cidadão de Portugal » 22/4/2005 17:40

Alexandre7ias Escreveu:"Eu também julgava que essa mentalidade já era coisa do passado e quase exclusivo de futebois e dirigentes da "Ariosa"....Enfim! " Isto é que são afirmações de alguem com sabedoria....Eu tenho algum orgulho em ser Português, mas estou infinitamente orgulhoso de ser Nortenho, só tenho pena de não ter nascido no PORTO, mas foi ao lado. Bom fim de semana para todos

:lol: :lol: E já agora em que bairro, rua do Porto e nº de porta?! :mrgreen:

Eu também nasci ao lado do Porto, mas sou infinitamente orgulhoso de ser português. Entendes a diferença?!

Cumps e sem ressentimentos. Fica bem! :)
Cidadão de Portugal

Que cena pá

por alexandre7ias » 22/4/2005 17:36

"Como pretendes que as pessoas te interpretem?!...Referir-se ao nosso pais em termos geográficos como Norte e Sul, é tão ridiculo que isso só existe na mente das pessoas com visão e sentido limitado."

Desde pequeno que me ensinaram as cordenadas, e que existe o Norte, Sul, Este, e Oeste (até existem mais umas quantas), no entanto volto a escrever que apenas disse que era um homem do Norte e Sul não quer dizer Lisboa (será que ainda vai ser pior ).
"Eu também julgava que essa mentalidade já era coisa do passado e quase exclusivo de futebois e dirigentes da "Ariosa"....Enfim! " Isto é que são afirmações de alguem com sabedoria....Eu tenho algum orgulho em ser Português, mas estou infinitamente orgulhoso de ser Nortenho, só tenho pena de não ter nascido no PORTO, mas foi ao lado. Bom fim de semana para todos
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

Que cena pá

por alexandre7ias » 22/4/2005 17:33

"Como pretendes que as pessoas te interpretem?!...Referir-se ao nosso pais em termos geográficos como Norte e Sul, é tão ridiculo que isso só existe na mente das pessoas com visão e sentido limitado."

Desde pequeno que me ensinaram as cordenadas, e que existe o Norte, Sul, Este, e Oeste (até existem mais umas quantas), no entanto volto a escrever que apenas disse que era um homem do Norte e Sul não quer dizer Lisboa (será que ainda vai ser pior ).
"Eu também julgava que essa mentalidade já era coisa do passado e quase exclusivo de futebois e dirigentes da "Ariosa"....Enfim! " Isto é que são afirmações de alguem com sabedoria....Eu tenho algum orgulho em ser Português, mas estou infinitamente orgulhoso de ser Nortenho, só tenho pena de não ter nascido no PORTO, mas foi ao lado. Bom fim de semana para todos
Android Mobile
Imagem

por Cidadão de Portugal » 22/4/2005 16:27

Alexandre7ias Escreveu:Eu não falei em guerra entre o NORTE e o SUL, disse apenas que era um homem do norte. No entanto para mim concorrencia, não é vender o que uma empresa tem a outra (isso é negocio), para mim concorrencia é qualquer grupo economico que queira entrar numa area de negocio, sem que haja limitações. Se tiverem que existar cem ou mais jornais diarios ou outros tipos de informação como radios, televisões, etc, porque naõ? Assim seria de facto concorrencia.

Estás a contradizer-te, ora relé lá bem outra vez o teu ultimo paragrafo do post inicial, analisa bem o que escreveste e a forma assentuada e reforçada com icones de emoções como tu te expressaste!....

Como pretendes que as pessoas te interpretem?!...Referir-se ao nosso pais em termos geográficos como Norte e Sul, é tão ridiculo que isso só existe na mente das pessoas com visão e sentido limitado.

Eu também julgava que essa mentalidade já era coisa do passado e quase exclusivo de futebois e dirigentes da "Ariosa"....Enfim! :oops:

Cumps
Cidadão de Portugal

por Latino » 22/4/2005 15:27

Penso que há um equívoco nisto da Lusomundo.Não são os jornais da Lusomundo que impedem a concorrência.O D.N cada vez perde mais clientes o JN vai pelo mesmo caminho.

A dificuldade de concorrência está nas duas redes da PT e era isso que estava em causa há pouco tempo. De um momento para o outro o figurino alterou-se e já não se fala nisso.Foi lançada para a fogueira a Lusomundo para desviar "os olhares" e ter como argumento que a PT já fez um esforço enorme para ajudar a concorrência quando a Lusomundo era o grande "cancro".Quem quizer que enfie a carapuça!
Latino

por alexandre7ias » 22/4/2005 14:52

Eu não falei em guerra entre o NORTE e o SUL, disse apenas que era um homem do norte. No entanto para mim concorrencia, não é vender o que uma empresa tem a outra (isso é negocio), para mim concorrencia é qualquer grupo economico que queira entrar numa area de negocio, sem que haja limitações. Se tiverem que existar cem ou mais jornais diarios ou outros tipos de informação como radios, televisões, etc, porque naõ? Assim seria de facto concorrencia.
Android Mobile
Imagem

por djovarius » 22/4/2005 14:24

Penso que as guerras Norte - Sul são algo que só existe na cabeça de quem nelas pensa.

Mas é bom que se investigue bem tudo o que está ligado directa e indirectamente ao futebol. Sobretudo, devido aos processos em curso.

Independentemente de tudo isso, o correcto seria, tratando-se de (na prática) várias publicações de carácter nacional bem como de uma Rádio-jornal, obrigar à venda a entidades diferentes sem ligações entre si. Acabar com monopólios ou concentrações para criar outras concentrações não cabe na cabeça de ninguém.

Reparemos que um grupo como o Impresa, tem um jornal semanário mas não tem um diário. E há mais casos assim, pelo que as opções ainda são bastantes para diversificar as publicações que estão hoje no universo PT - Lusomundo.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Ulisses Pereira » 22/4/2005 14:03

Gosto, particularmente, da forma como a Autoridade para a Concorrência tem actuado ao longo do último ano. Tem tomado atitudes que considero muito positivas, na defesa da concorrência e contra os monopólios. Este procedimento penso que é correcto e há que manter este esforço de fiscalização, mesmo que custe críticas como neste caso.

Quanto ao facto de ser do Norte ou do Sul, lamento que ainda prossigamos com estas questões provincianas. Pensei que isso já eram coisas do passado.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Se fosse alguem do sul...mas é do Norte

por alexandre7ias » 22/4/2005 13:06

:-# A operação de venda da Lusomundo vai «passar à fase de investigação aprofundada», porque a Autoridade da Concorrência tem dúvidas sobre quem vai controlar efectivamente os activos de media, ainda propriedade do Grupo Portugal Telecom.

O efeito prático desta decisão é o adiamento, por mais 90 dias, da decisão final da Autoridade da Concorrência. Se o caso não suscitasse dúvidas, em matéria de concorrência, a operação seria aprovada quase automaticamente.

«Passar a uma segunda fase [de investigação aprofundada] é uma forte probabilidade, porque é necessária uma clarificação do controlo», respondeu fonte oficial da Autoridade, quando questionada sobre o tipo de dúvidas o regulador quer ver esclarecidas: «uma coisa é ter a propriedade, outra é ter o controlo», esclarece.

Nesse sentido, a Autoridade vai pedir à Controlinveste, do empresário Joaquim Oliveira, pactos sociais, contratos com a entidade vendedora (PT), com o principal financiador (Millennium bcp) e outra documentação que entenda como necessária para aprovar a operação.

A questão do controlo dos activos de media que a PT está a alienar é uma novidade, uma vez que até agora Abel Mateus apenas se pronunciou sobre eventuais «problemas de concentração». Ao programa da RR e jornal Público «Diga lá Excelência», Mateus chegou a afirmar que, muitas vezes, as entidades de regulação aproveitam este tipo de operações para «corrigir situações de défice de concorrência» já existentes.

Neste contexto, a Autoridade da Concorrência recusa comentar a recomendação que lhe foi feita pela Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS), que aprovou a operação mas sugeriu a alienação do jornal desportivo «O Jogo», limitando-se a dizer que essa «não é uma competência da AACS».

A passagem do dossier Lusomundo à fase de investigação aprofundada terá de ser aprovada pelo Conselho da Autoridade da Concorrência, o que deverá acontecer numa das próximas reuniões.

Tal não implica, porém, a rejeição do negócio. Outros processos de concentração, como foi o caso da venda dos seguros do Millennium bcp à CGD, foram aprovados, mas com «remédios», em sede de segunda fase.

O que é que estes querem agora, devem estar com medo! Houve ou não concorrencia nas ofertas ? Porque será que querem saber quem controlar efectivamente os activos de media ? Quem vai mandar, é quem comprou, e quem comprou foi um homem do NORTE chamado Joaquim Oliveira. \:D/ :clap:
Android Mobile
Imagem

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Albertomr , alfa_2, Ano nimus, Burbano, fosgass2020, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, JoaoL., latbal, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, Phil2014, SA Traffic, Simplório, smog63, tami, VALHALLA, Xacal e 178 visitantes