Lucros do Banco BPI sobem mais que o esperado
2 mensagens
|Página 1 de 1
O BPI fechou o primeiro trimestre de 2005, segundo as normas IAS, com os lucros líquidos a subirem 35,3 pct para 69,6 milhões de euros (ME), a margem financeira a crescer 3,9 pct para 124,9 ME e os custos de estrutura a aumentarem 2,7 pct para 128,4 ME.
Uma Poll da Reuters previa que o lucro do BPI tivesse subido para um valor médio de 56,9 ME segundo as regras do POC-Plano Oficial de Contabilidade e aumentado para uma média de 60,4 ME usando as normas internacionais IFRS/IAS.
Esta Poll previa que a margem financeira, segundo as regras do POC, tivesse subido para um valor médio de 123 ME, enquanto, segundo as normas IFRS/IAS, tivesse aumentado para uma média de 122,8 ME.
O analista Bruno Duarte refere que, numa primeira análise, os resultados mostraram, mais uma vez, a posição defensiva do grupo com as menores provisões a compensarem as maiores despesas operativas e menores receitas de trading -- excluíndo ganhos de capital de venda de posições accionistas.
Explica que apesar das receitas recorrentes -- margem financeira e comissões -- terem tido um aumento homólogo de três pct, o lucro operacional bruto subjacente caiu 11 pct em termos homólogos. Salienta que a descida do 'cost of risk' para 28 basis points (bp) de 45 bp contrabalançou e o lucro operacional manteve-se estável.
"Baseado no fecho de ontem, o BPI é o banco de retalho mais barato da Península Ibérica, no nosso universo (de cobertura), negociando a (um múltiplo de) 11,7 vezes os 'cash earnings' estimados para 2005", refere Bruno Duarte, numa nota de research de hoje.
Explica que aquele múltiplo implica "um ligeiro prémio de cinco pct face ao sector, mas um desconto de cinco pct face aos seus pares".
"Além disso, entre os bancos ibéricos, (o BPI) é o que oferece maior 'upside' potencial face ao nosso 'fair value' estimado para 2005, que permanece em 3,5 euros", afirma, reiterando o 'Outperform' para o BPI, enquanto o 'rating' do sector é de 'Marketweight'.
Lucros do Banco BPI sobem mais que o esperado
O Banco BPI registou um resultado líquido de 69,5 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, mais 35,4% que no período homólogo e acima das previsões dos analistas, que aguardavam lucros de 60,4 milhões de euros.
2 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Burbano, fosgass2020, Google [Bot], Goya777, jprgodinho, latbal, malakas, Minsk, MR32, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, Pedro1974, SerCyc e 142 visitantes