BCP - porque tem de subir muito!
Re: Um dia positivo
luso67 Escreveu:Quais as perspectivas para segunda?
Um abraço
Deve ser muito fraco, porque a malta mal apanha um feriado pira-se logo para o algarve
Não deve haver grandes oscilações...
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Re: Um dia positivo
luso67 Escreveu:Segunda-feira 25/Abril (feriado em portugal) há mercado, mas o volume não deverá ser grande. Ou será q os operadores nacionais vão estar tb activo? Quais as perspectivas para segunda?
Estas sessões normalmente são muito propícias a boas puxadas quando se pretende "fabricar" um gráfico bonito...
O que não tem nada a ver com o BCP pois parece-me bastante sólido neste momento.
Um abraço,
JAS
Um dia positivo
Parece q as velas q tenho acendido aos meus santinhos estão a resultar. Eis algumas notas:
1. Quem anda a comprar o BCP a 2.11-2.12 está a acumular já que os cofres têm mostrado que a seguir às compras não surgem ordens de venda ( ou se são o seu valor é superior a 2.16)
2. Hoje fechou no máximo da sessão com um bom volume o q reforça o sentimento optimista em relação ao comportamento futuro do valor das acções do BCP.
3. Segunda-feira 25/Abril (feriado em portugal) há mercado, mas o volume não deverá ser grande. Ou será q os operadores nacionais vão estar tb activo? Quais as perspectivas para segunda?
Um abraço
1. Quem anda a comprar o BCP a 2.11-2.12 está a acumular já que os cofres têm mostrado que a seguir às compras não surgem ordens de venda ( ou se são o seu valor é superior a 2.16)
2. Hoje fechou no máximo da sessão com um bom volume o q reforça o sentimento optimista em relação ao comportamento futuro do valor das acções do BCP.
3. Segunda-feira 25/Abril (feriado em portugal) há mercado, mas o volume não deverá ser grande. Ou será q os operadores nacionais vão estar tb activo? Quais as perspectivas para segunda?
Um abraço
- Registado: 14/2/2004 22:09
Re: BCP
Henrique Escreveu:Por isso, dobrar a cotação em 2 anos não é uma coisa do outro mundo... (o BCP duplicou o valor e a SONAE valorizou 230%, ou seja, hoje vale 3,3 vezes o que valia há 2 anos.
Isto só prova que valorizações dessa ordem de grandeza (e até maiores) são possíveis investindo em empresas com solidez, como as que investiu. Não é preciso andar com nós na garganta como nas PAD e RED's, onde o dia de amanhã é sempre uma incógnita (por enquanto). É apenas uma opinião pessoal e apenas 2 exemplo que dei (haverão concerteza outros). Perdoem-me os amantes da PAD e RED, mas é inegável que são investimentos com risco superior a BCP e EDP (se bem que o risco por vezes compensa... a quem o quiser suportar).
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
JAS Escreveu:Lembro-me bem das discussões que por aqui houve quando foi o Aumento de Capital.
Ñessa altura eu defendi uma entrada e 3/4 do Caldeirão saltou-me em cima.
Ficou célebre uma resposta que me deram que ainda haviam de o comprar a 0,60.
Dois anos depois, ele vale o dobro.
Olá JAS! Há quanto tempo...
Não resisti em vir cumprimentar-te e aqui confirmar as lutas de há 2 anos a esta parte.
Disse na altura que, por ter lançado um novo projecto profissional, iría estar ausente destas lides por um longo período de tempo.
Na altura optei por "enterrar" uma boa pipa de massa no BCP na EDP e na SONAE (nesta sem o teu acordo
Hoje, ainda ausente - mas com muita vontade de voltar - posso dizer a todo o pessoal que a carteira então constituida vale hoje o dobro do valor que lá pus.
Por isso, dobrar a cotação em 2 anos não é uma coisa do outro mundo... (o BCP duplicou o valor e a SONAE valorizou 230%, ou seja, hoje vale 3,3 vezes o que valia há 2 anos.
Por isso, os fundamentais podem servir para alguma coisa, e aqueles que não olham só para a AT podem ter um pouco mais de sucesso que os restantes.
Aquele abraço especial a todos (e um forte para o JAS)
Henrique - Na anterior encarnação, Touro Sentado
BCP
Amigo Alex:
Lembro-me bem das discussões que por aqui houve quando foi o Aumento de Capital.
Portanto duplicar nesse intervalo de tempo não é nada do outro mundo.
É possível e já aconteceu...
Quanto a haver mais AC´s não acredito.
Não comparemos situações anteriores de penúria financeira com a situação actual de excesso de liquidez.
É evidente que podem surgir oportunidades de negócio e que seja preciso mais cash para as concretizar.
Mas aí até talvez seja um AC oportuno e bem aceite pelo mercado.
Não te esqueças que normalmente os AC's fazem-se durante os Bull Markets e que nesses casos não costuma haver penalização das cotações mas sim uma verdadeira corrida à subscrição das novas acções.
Estarão todos esquecidos dos primeiros AC's do BCP, das inúmeras OPV's, das privatizações da EDP, etc, etc, do último Bull Market?
É bom que leiam a história para se prepararem para este...
Pois essas cenas repetem-se, capítulo a capítulo.
Um abraço,
JAS
---------------
Amigo Luso67,
Nos targets que transcreveste há uma particularidade interessante.
Repara nas datas em que foram feitas e na evolução temporal dos seus valores...
Um abraço,
JAS
Lembro-me bem das discussões que por aqui houve quando foi o Aumento de Capital.
Portanto duplicar nesse intervalo de tempo não é nada do outro mundo.
É possível e já aconteceu...
Quanto a haver mais AC´s não acredito.
Não comparemos situações anteriores de penúria financeira com a situação actual de excesso de liquidez.
É evidente que podem surgir oportunidades de negócio e que seja preciso mais cash para as concretizar.
Mas aí até talvez seja um AC oportuno e bem aceite pelo mercado.
Não te esqueças que normalmente os AC's fazem-se durante os Bull Markets e que nesses casos não costuma haver penalização das cotações mas sim uma verdadeira corrida à subscrição das novas acções.
Estarão todos esquecidos dos primeiros AC's do BCP, das inúmeras OPV's, das privatizações da EDP, etc, etc, do último Bull Market?
É bom que leiam a história para se prepararem para este...
Pois essas cenas repetem-se, capítulo a capítulo.
Um abraço,
JAS
---------------
Amigo Luso67,
Nos targets que transcreveste há uma particularidade interessante.
Repara nas datas em que foram feitas e na evolução temporal dos seus valores...
Um abraço,
JAS
Uma Observação
Cotação do título BCP em 11 de Abril de 2005: € 2,11 (fecho)
Fonte Recomendação Preço Alvo Data recomendação
Morgan Stanley Equal-Weight 1,96 20 Out 04
UBS Neutral 1,95 20 Out 04
Santander Buy 2,50 21 Out 04
Soc. Générale Hold 2,00 21 Out 04
Lisbon Brokers Buy 2,20 07 Jan 05
ESER Buy 2,13 26 Jan 05
Keef& Woods Outperform 2,50 27 Jan 05
JP Morgan Neutral 2,00 03 Fev 05
Credit Suisse Neutral 2,06 10 Fev 05
Deutsche Bank Hold 2,20 23 Fev 05
CBI Hold 2,20 15 Mar 05
ING Hold 2,18 22 Mar 05
BPI Accumulate 2,45 04 Abr 05
In NewsLetter do ActivoBank7
Deixo estes valores para reflexão. E, algumas observações:
1. Um valor acima dos 2 euros no final do ano parece ser
consensual.
2. Tirando os valores mais altos (2.5) e o mais baixo (1.95)
dos preço alvo apontados, um valor entre os 2.15-2.3
parece aceitável nas condições actuais de mercado.
3. Após a apresentação dos resultados do 1Q, tenho notado
uma acumulação ao valor de 2.11-2.12. O q siginifica esta
acumulação ? E quem está a comprar? Não faço ideia.
Sei que transmite alguma confiança a quem está no papel (
q é o meu caso)
Fica um desejo que o BCP suba pq eu preciso de eurinhos para reabastecer a despensa!!
Um abraço
Fonte Recomendação Preço Alvo Data recomendação
Morgan Stanley Equal-Weight 1,96 20 Out 04
UBS Neutral 1,95 20 Out 04
Santander Buy 2,50 21 Out 04
Soc. Générale Hold 2,00 21 Out 04
Lisbon Brokers Buy 2,20 07 Jan 05
ESER Buy 2,13 26 Jan 05
Keef& Woods Outperform 2,50 27 Jan 05
JP Morgan Neutral 2,00 03 Fev 05
Credit Suisse Neutral 2,06 10 Fev 05
Deutsche Bank Hold 2,20 23 Fev 05
CBI Hold 2,20 15 Mar 05
ING Hold 2,18 22 Mar 05
BPI Accumulate 2,45 04 Abr 05
In NewsLetter do ActivoBank7
Deixo estes valores para reflexão. E, algumas observações:
1. Um valor acima dos 2 euros no final do ano parece ser
consensual.
2. Tirando os valores mais altos (2.5) e o mais baixo (1.95)
dos preço alvo apontados, um valor entre os 2.15-2.3
parece aceitável nas condições actuais de mercado.
3. Após a apresentação dos resultados do 1Q, tenho notado
uma acumulação ao valor de 2.11-2.12. O q siginifica esta
acumulação ? E quem está a comprar? Não faço ideia.
Sei que transmite alguma confiança a quem está no papel (
q é o meu caso)
Fica um desejo que o BCP suba pq eu preciso de eurinhos para reabastecer a despensa!!
Um abraço
- Registado: 14/2/2004 22:09
Re: ...
Alex Tomás Escreveu: Gostei muito de ler os tópicos anteriormente "postados", cujas opinioes me pareceram bem fundamentadas.
No entanto parecem-me todas opinioes como um "desejo" implicito em vez de um "descer a terra", cuja realidade é muito diferente daquilo que todos desejariam.
No meu caso não são um desejo... caso não tenha ficado claro resolvi escrever este tópico para ver se animo isto
Falando mais a sério, acho que os 3.30 que o Jas aponta são um objectivo perfeitamente atingivel para o BCP a dois anos... o que não quer dizer que tenho a certeza que o vai atingir, ou que duvido muito que não o atinja, é apenas uma espectativa que sei que tem muitos "ses", tantos que se o BCP estiver daqui a dois anos mais baixo do que está hoje tb direi que é possível... no fundo apenas tracei um cenário que me parece rondar o mais provável para ajudar a debater o assunto...
cps
...
Bom dia,
ora bem... BCP. Uma empresa que gosto muito de negociar, apesar de estar há algum tempo a olhar de fora.
Gostei muito de ler os tópicos anteriormente "postados", cujas opinioes me pareceram bem fundamentadas.
No entanto parecem-me todas opinioes como um "desejo" implicito em vez de um "descer a terra", cuja realidade é muito diferente daquilo que todos desejariam.
Quero dizer o quê com isto?
Concordo com o JAS (desde há pouco tempo é certo)quando diz que estamos em Bull-market. Por isso, o BCP deverá continuar a subir... também estamos de acordo.
Agora dizer que os resultados vao ser assim ou assado, ai já nao concordo.
Passo a explicar porquê... como disse o MA, quantas vezes eles e outros se enganam nas previsoes? Quantas vezes dizem que nao vai haver nenhum aumento de capital e passados uns meses lá vem ele?
Como sabem, sao tudo factores que podem afectar a cotacao... sobe agora, mas se as coisas dao para o torto, desce passado uns meses.
E quantas vezes eles estao a fazer mais investimentos aqui e acolá, afectando tb a cotacao?
Senhores, sinceramente a minha lógica para o BCP e outras empresas do nosso PSI estao dependentes da economia portuguesa. E considero que esta nao está de boa saúde, acreditando até que irá piorar nos próximos 2 anos... no entanto se o BCE comecar a subir as taxas de juro, será bom para quem poupa mas nao é bom para quem gasta a crédito. E será muito mau para Portugal porque assim vai pagar mais caro a divida pública.
O nosso mercado imobiliário está basicamente parado. Existem mais apartamentos que pessoas em Portugal.
Por isso, o BCP nao irá buscar assim tanto dinheiro a um sector onde costuma lucrar bastante. Resta-lhe os investimentos que tem no estrangeiro e particularmente nos mercados emergentes, por exemplo: Polonia. Esses sim, podem dar valor ao BCP, mas talvez nao tanto como se possa pensar, devido a flutuacao da moeda.
Concluindo: estou optimista de que o BCP é um bom investimento no longo-prazo, mas no prazo de 2 anos, nao acredito que possa cotar a 3,30-3,80 como voces referiram. Creio que vai ser necessário mais tempo.
Muito mais poderia adicionar, mas tornar-se-ia extenso e a sua leitura cansativa.
Cumprimentos,
Alex Tomás
ora bem... BCP. Uma empresa que gosto muito de negociar, apesar de estar há algum tempo a olhar de fora.
Gostei muito de ler os tópicos anteriormente "postados", cujas opinioes me pareceram bem fundamentadas.
Quero dizer o quê com isto?
Concordo com o JAS (desde há pouco tempo é certo)quando diz que estamos em Bull-market. Por isso, o BCP deverá continuar a subir... também estamos de acordo.
Agora dizer que os resultados vao ser assim ou assado, ai já nao concordo.
Passo a explicar porquê... como disse o MA, quantas vezes eles e outros se enganam nas previsoes? Quantas vezes dizem que nao vai haver nenhum aumento de capital e passados uns meses lá vem ele?
Como sabem, sao tudo factores que podem afectar a cotacao... sobe agora, mas se as coisas dao para o torto, desce passado uns meses.
E quantas vezes eles estao a fazer mais investimentos aqui e acolá, afectando tb a cotacao?
Senhores, sinceramente a minha lógica para o BCP e outras empresas do nosso PSI estao dependentes da economia portuguesa. E considero que esta nao está de boa saúde, acreditando até que irá piorar nos próximos 2 anos... no entanto se o BCE comecar a subir as taxas de juro, será bom para quem poupa mas nao é bom para quem gasta a crédito. E será muito mau para Portugal porque assim vai pagar mais caro a divida pública.
O nosso mercado imobiliário está basicamente parado. Existem mais apartamentos que pessoas em Portugal.
Por isso, o BCP nao irá buscar assim tanto dinheiro a um sector onde costuma lucrar bastante. Resta-lhe os investimentos que tem no estrangeiro e particularmente nos mercados emergentes, por exemplo: Polonia. Esses sim, podem dar valor ao BCP, mas talvez nao tanto como se possa pensar, devido a flutuacao da moeda.
Concluindo: estou optimista de que o BCP é um bom investimento no longo-prazo, mas no prazo de 2 anos, nao acredito que possa cotar a 3,30-3,80 como voces referiram. Creio que vai ser necessário mais tempo.
Muito mais poderia adicionar, mas tornar-se-ia extenso e a sua leitura cansativa.
Cumprimentos,
Alex Tomás
-
Negocios Mendes
JAS Escreveu:Para finalizar direi que concordo com o Artista quando diz que um PER de 8 seria impossível.
É evidente que é. Se continuarmos em Bull Market.
Artista Escreveu:O BCP nunca teve um PER de 8, mesmo quando as cotações bateram no fundo no "topo" do bear market...
Acho que a minha frase ficava melhor se tivesse escrito "É evidente que é. Sobretudo se continuarmos em Bull Market".
Um abraço,
JAS
JAS Escreveu:Para finalizar direi que concordo com o Artista quando diz que um PER de 8 seria impossível.
O BCP nunca teve um PER de 8, mesmo quando as cotações bateram no fundo no "topo" do bear market... é claro que não podemos é considerar o PER num determinado momento tendo em conta os resultados do ano anterior, e não tendo em conta que entretanto foi feito um AC... e ainda assim duvido que alguma vez tivesse atingido um per tão baixo!
BCP
Vamos lá dar aqui uma ajuda ao Artista que se atreveu a escrever um pouco de AF num Fórum de AT's...
Mas antes de dar a ajuda vou já dizer que há uma parte em que estou ceptico.
E isso tem a ver com as metas fixadas pela administração relativamente ao aumento de lucros.
Acredito que uma racionalização dos custos, a extirpação da Seguros e Pensões já efectuada e uma melhoria da nossa economia conduzirá seguramente a um aumento de resultados.
Mas "aumento de resultados" não significa necessariamente uma boa rentabilidade dos capitais próprios...
Aqui haverá que verificar se a rentabilidade do BCP é melhor ou pior do que a de outros bancos pois é isso que o tornará, ou não, uma acção eleita pelos grandes investidores.
E são esses que contam.
São esses que farão subir a cotação do BCP em bolsa.
Temos ainda a fiabilidade da meta.
Como qualquer previsão ela é falível e para se verificar necessita que se mantenham as actuais condições de retoma da economia.
Se a retoma não existir é evidente que a previsão irá falhar.
Quanto aos Aumentos de Capital, por aqui sempre tão falados e sempre tão mal vistos eu lembro apenas 2 coisas muito simples:
- O último AC, feito em condições adversas e ainda em Bear Market, já rendeu mais de 100% a quem o subscreveu a 1,00 euro e cerca de 70% a quem teve que comprar direitos. Nada mau, pois não?
- O BCP ao vender a Seguros e Pensões libertou cerca de 1120 ME. Muito mais do que o capital de muitas das empresas cotadas na bolsa. Portanto não necessita de cash em condições normais e tem cash para fazer aquisições. Ou então estará em condições de fazer um "buy share back". Não sei se não o fará...
Para finalizar direi que concordo com o Artista quando diz que um PER de 8 seria impossível.
Mas se continuarmos em Bull Market um título subir 25% ao ano também nem sequer é nada de especial!
Fazendo as contas a 2 anos teremos:
2,12 x 1,25 x 1,25 = 3,31
Ter o BCP acima de 3,30 daqui a 2 anos não me parece exagero nenhum.
E se ainda por cima conseguir resultados acima da concorrência será naturalissimo um valor superior.
Simples lógica...
JAS
Mas antes de dar a ajuda vou já dizer que há uma parte em que estou ceptico.
E isso tem a ver com as metas fixadas pela administração relativamente ao aumento de lucros.
Acredito que uma racionalização dos custos, a extirpação da Seguros e Pensões já efectuada e uma melhoria da nossa economia conduzirá seguramente a um aumento de resultados.
Mas "aumento de resultados" não significa necessariamente uma boa rentabilidade dos capitais próprios...
Aqui haverá que verificar se a rentabilidade do BCP é melhor ou pior do que a de outros bancos pois é isso que o tornará, ou não, uma acção eleita pelos grandes investidores.
E são esses que contam.
São esses que farão subir a cotação do BCP em bolsa.
Temos ainda a fiabilidade da meta.
Como qualquer previsão ela é falível e para se verificar necessita que se mantenham as actuais condições de retoma da economia.
Se a retoma não existir é evidente que a previsão irá falhar.
Quanto aos Aumentos de Capital, por aqui sempre tão falados e sempre tão mal vistos eu lembro apenas 2 coisas muito simples:
- O último AC, feito em condições adversas e ainda em Bear Market, já rendeu mais de 100% a quem o subscreveu a 1,00 euro e cerca de 70% a quem teve que comprar direitos. Nada mau, pois não?
- O BCP ao vender a Seguros e Pensões libertou cerca de 1120 ME. Muito mais do que o capital de muitas das empresas cotadas na bolsa. Portanto não necessita de cash em condições normais e tem cash para fazer aquisições. Ou então estará em condições de fazer um "buy share back". Não sei se não o fará...
Para finalizar direi que concordo com o Artista quando diz que um PER de 8 seria impossível.
Mas se continuarmos em Bull Market um título subir 25% ao ano também nem sequer é nada de especial!
Fazendo as contas a 2 anos teremos:
2,12 x 1,25 x 1,25 = 3,31
Ter o BCP acima de 3,30 daqui a 2 anos não me parece exagero nenhum.
E se ainda por cima conseguir resultados acima da concorrência será naturalissimo um valor superior.
Simples lógica...
JAS
ptmasters Escreveu:Normalmente, uma administração que se preze, fixa sempre objectivos, mais que não seja nos seus relatórios de gestão ao dispôr de todos. Revelam no fundo a estratégia que a empresa se propõe seguir num período normalmente de 3 anos
Posso estar enganado, mas não me parece muito vulgar os objectivos serem tão "quantificados", pelo menos relativamente ao resultados líquidos, por exemplo eu não conheço quais são os objectivos da EDP, PT, Brisa, Sonae, etc para os resultados líquidos nos próximos anos?!
MarcoAntonio Escreveu:Lançamento de rumores de OPA pelo próprio Jardim Gonçalves prontamente confirmados e desmentidos (aquele que considero um dos casos mais caricatos do nosso mercado);
Foi um episódio caricato mas não me parece que na altura tenha sido com a intensão de subir as cotações... talvez esteja enganado mas de qualquer forma o que está aqui em causa é bastante diferente, e o Boss tb já é outro!
MarcoAntonio Escreveu:Os aumentos de capital que assegurou que não ia fazer para pouquissimos meses depois efectuar, durante o Bear Market (mais do que um);
Só me lembro de o ter afirmado uma vez e até penso que não afirmou que não iam fazer um AC mas sim que "não deveria ser necessário", realmente enganou-se, mas tb aqui a situação é muito diferente...
MarcoAntonio Escreveu::arrow: A aliciação dos investidores para a compra a crédito de acções do BCP, nos finais do Bull Market, o que mereceu diversas queixas à CMVM e uma chamada de atenção da mesma ao BCP e que deixou imensos investidores «entalados»...
Este é outro episódio completamente diferente do que referi no início e ainda assim qual foi a empresa que não cometeu excessos na euforia de 98/2000??? até o Estado vendeu EDP a 4.300$00!!! (+-4,3€ actualmente) a PTM este a 146€!!! a PAD a 9!!! Ninguém me diz que o BCP sabia que os mercados iriam virar e que desembocariamos num violento bear market, talvez até pensassem que estavam a propor um bom negócio aos clientes, não me parece que se soubessem o que ia acontecer tivessem feito a mesma coisa, perderam muitos clientes e credibilidade com isso...
MarcoAntonio Escreveu:Durante a fase pior do Bear Market no BCP, a questão da credibilidade da administração do BCP e da confiança que esta merecia por parte dos investidores foi provavelmente a responsável pela hecatombe que a cotação sofreu.
Talvez tenha havido poucas pessoas que criticaram mais do que eu algumas das caricatas artimanhas a que o BCP recorreu, mas acredito que isso se deveu a um periodo de desnorte provocado pelo bear market (o BCP deve ter sido o banco em Portugal mais atingido) e pela situação difícl em que o banco ficou.
Mas o passado já lá vai, o banco parece que aguentou (como pode!!) o embate e está de novo no caminho certo, não me parece que por terem errado no passado o voltem a fazer, pelo menos de ânimo leve, no futuro, pelo contrário deverão estar ainda mais atentos para isso não voltar a acontecer...
«não me parece que o BCP necessite de um aumento de capital...»
Eu não me admiro nada, que necessite um aumento de capital, se não, dois ou mais aumentos de capital.
Graça das graças, não conheço empresas que em vez de fazer capitais, isto é, com os seus próprios meios, (distribuir depois dividendos) não recorram se não a esse tão convencional, antigo, velho, mais que usado, caduco, método de lixar os pequenos
e enriquecer os ricos.
Vivam os que tem bons sentimentos…Eu fico na duvida.
R. Martins
Eu não me admiro nada, que necessite um aumento de capital, se não, dois ou mais aumentos de capital.
Graça das graças, não conheço empresas que em vez de fazer capitais, isto é, com os seus próprios meios, (distribuir depois dividendos) não recorram se não a esse tão convencional, antigo, velho, mais que usado, caduco, método de lixar os pequenos
e enriquecer os ricos.
Vivam os que tem bons sentimentos…Eu fico na duvida.
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
artista Escreveu:Eles não tinham que fixar objectivos, se o fizeram parece-me que é porque sabem que os conseguem cumpir! como já disse até me parece que o lógico é serem previsões conservadoras...
Normalmente, uma administração que se preze, fixa sempre objectivos, mais que não seja nos seus relatórios de gestão ao dispôr de todos. Revelam no fundo a estratégia que a empresa se propõe seguir num período normalmente de 3 anos. Agora, qualquer meta que definam, incorpora sempre riscos de maior ou menor impacto, de maior ou menor probabilidade sobre os objectivos definidos, riscos esses que não são revelados, pois não necessitam de o fazer. (redução de RH, parceria em França...)
artista Escreveu:Se não os cumprirem, dão uma péssima imagem de si próprios (e do Banco claro!) e os mercados vão acabar por penalizá-los, não estou a ver o que é que isso lhes interessa...
Não seria a primeira e, também não será a última vez que uma administração passaria má imagem, mas também, não me parece que se não atingissem os objectivos a que se propoem por razões devidamente justificadas, que ficassem com uma má imagem.
Pessoalmente, só não sou tão optimista, por não estar optimista quanto à economia nacional em geral, e por consequência, o resto, em maior ou menor quantidade, irá por arrasto.
Um abraço e bons negócios
Mas será que aprenderam
BCP
Por acaso é curiosa a quantidade de pessoas que comprou acções do BCP na altura, o argumento é invariavelmente o mesmo: ficavam com o crédito à habitação mais barato... O pior é que muitos para alem de ficarem com elas andam a pagar não só o empréstimo da casa, como tambem o empréstimo que o BCP lhes fez para comprarem... as acções do BCP...
Relembro alguns episódios com a marca «administração do BCP»...
Lançamento de rumores de OPA pelo próprio Jardim Gonçalves prontamente confirmados e desmentidos (aquele que considero um dos casos mais caricatos do nosso mercado);
Os aumentos de capital que assegurou que não ia fazer para pouquissimos meses depois efectuar, durante o Bear Market (mais do que um);
A aliciação dos investidores para a compra a crédito de acções do BCP, nos finais do Bull Market, o que mereceu diversas queixas à CMVM e uma chamada de atenção da mesma ao BCP e que deixou imensos investidores «entalados»...
Estes são apenas alguns exemplos, uns bastante recentes outros um pouco mais antigos.
Durante a fase pior do Bear Market no BCP, a questão da credibilidade da administração do BCP e da confiança que esta merecia por parte dos investidores foi provavelmente a responsável pela hecatombe que a cotação sofreu.
Volto a frizar no entanto que a minha opinião relativamente ao BCP em termos de médio/longo-prazo é moderadamente optimista.
Estes são apenas alguns exemplos, uns bastante recentes outros um pouco mais antigos.
Durante a fase pior do Bear Market no BCP, a questão da credibilidade da administração do BCP e da confiança que esta merecia por parte dos investidores foi provavelmente a responsável pela hecatombe que a cotação sofreu.
Volto a frizar no entanto que a minha opinião relativamente ao BCP em termos de médio/longo-prazo é moderadamente optimista.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
artista Escreveu:Se não os cumprirem, dão uma péssima imagem de si próprios (e do Banco claro!) e os mercados vão acabar por penalizá-los, não estou a ver o que é que isso lhes interessa...
E seria a primeira vez que davam uma péssima imagem de si próprios?
Bom, eu não levo em conta os objectivos lançados pelas administrações para decidir os meus investimentos, mas se levasse, tendo em conta o historial do BCP neste tipo de questões (de confiança)... seria precisamente daqueles em que menos confiaria.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Mas, na minha opinião, esta tua frase revela excesso de optimismo e demasiada «crença» naquilo a que uma administração se propõe a atingir.
O que não faltam são administrações que não atingem o objectivos e o BCP não é excepção nesse capítulo.
Optimismo não, crença na administração sim...
Eles não tinham que fixar objectivos, se o fizeram parece-me que é porque sabem que os conseguem cumpir! como já disse até me parece que o lógico é serem previsões conservadoras...
Se não os cumprirem, dão uma péssima imagem de si próprios (e do Banco claro!) e os mercados vão acabar por penalizá-los, não estou a ver o que é que isso lhes interessa...
Mas enfim, como diz o próprio anúncio deles "o futuro está mais perto do que julgamos" e não faltará muito para sabermos se vão cumprir ou não!!!?
Zen,
Eu não te levei nada a mal, apenas tentei confrontar as tuas ideias, aliás foi para confrontar idéias e pontos de vista que coloquei aqui este tópico!
Em relação aos objectivos do banco, eu sinceramente não tinha pensado no que disseste e assim de repente parece-me que talvez não seja assim tão difícil estabelecerem aquele tipo de objectivos, depois da venda do segmento dos seguros acho que o banco ficou menos vulnerável aos imponderáveis que referes, e talvez não seja assim tão difícil estabelecerem os tais objectivos... eu não percebo muito de fundamentais, ou seja não sei tirar muita informação dos relatórios de contas, mas sempre ouvi dizer que quando o BCP se visse livre da S&P os resultados disparariam! como os resultados tinham caído bastante nos últimos anos não me custa nada a aceitar uma previsão de subida de 60% em dois anos...
De qualquer forma continuo a pensar que eles não iriam estabelecer objectivos que não conseguissem cumprir, o mais certo é até serem previsões conservadoras (tu próprio o referiste) que serão ultrapassadas , pelo menos é isso que é mais lógico...
1 abraço
Eu não te levei nada a mal, apenas tentei confrontar as tuas ideias, aliás foi para confrontar idéias e pontos de vista que coloquei aqui este tópico!
Em relação aos objectivos do banco, eu sinceramente não tinha pensado no que disseste e assim de repente parece-me que talvez não seja assim tão difícil estabelecerem aquele tipo de objectivos, depois da venda do segmento dos seguros acho que o banco ficou menos vulnerável aos imponderáveis que referes, e talvez não seja assim tão difícil estabelecerem os tais objectivos... eu não percebo muito de fundamentais, ou seja não sei tirar muita informação dos relatórios de contas, mas sempre ouvi dizer que quando o BCP se visse livre da S&P os resultados disparariam! como os resultados tinham caído bastante nos últimos anos não me custa nada a aceitar uma previsão de subida de 60% em dois anos...
De qualquer forma continuo a pensar que eles não iriam estabelecer objectivos que não conseguissem cumprir, o mais certo é até serem previsões conservadoras (tu próprio o referiste) que serão ultrapassadas , pelo menos é isso que é mais lógico...
1 abraço
artista Escreveu:Sinceramente não estou a ver uma administração de uma empresa como o BCP revelar publicamente determinados objectivos e, pelo menos, não os atingir...
Artista, nem estou particularmente pessimista no BCP (até estou mais para o optimista). Mas, na minha opinião, esta tua frase revela excesso de optimismo e demasiada «crença» naquilo a que uma administração se propõe a atingir.
O que não faltam são administrações que não atingem o objectivos e o BCP não é excepção nesse capítulo.
Artista,
Não me entendas mal - eu estou longo no BCP desde há vários meses. Para dizer a verdade, embora por razões diferentes, as únicas acções Portuguesas em que tenho posições longas de médio/longo prazo são o BCP e o BPI e a posição no BCP é umas boas três ou quatro vezes maior que a do BPI. Agora a verdade é que esta previsão me assustou. Para ser franco, até pensei que era especulação jornalística e não vinha da boca do CEO do BCP. Vê bem - a subida prevista dos resultados líuidos é de quase 60% em dois anos. A verdade é que não vejo como é que se pode prever isto face às variáveis de que depende o resultado. Ou melhor - eu posso prever, tu podes prever, mas uma administração não sei como pode. Uma previsão a dois anos tem de ser conservadora - e se isto é conservador, ou seja, se as variáveis não se comportarem como o BCP espera, para melhor ou para pior, qual a margem de variação que podemos ter? Acabar com 500K a mais, ou seja duplicar os resultados em dois anos, ou acabar com 150K a mais, ou seja, crescer só metade do previsto??? É isso, esta falta de prudência, que me perturba, sabendo que o mercado não está eufórico e por isso desconta mais facilmente as previsões erradas que as certas...
Não me entendas mal - eu estou longo no BCP desde há vários meses. Para dizer a verdade, embora por razões diferentes, as únicas acções Portuguesas em que tenho posições longas de médio/longo prazo são o BCP e o BPI e a posição no BCP é umas boas três ou quatro vezes maior que a do BPI. Agora a verdade é que esta previsão me assustou. Para ser franco, até pensei que era especulação jornalística e não vinha da boca do CEO do BCP. Vê bem - a subida prevista dos resultados líuidos é de quase 60% em dois anos. A verdade é que não vejo como é que se pode prever isto face às variáveis de que depende o resultado. Ou melhor - eu posso prever, tu podes prever, mas uma administração não sei como pode. Uma previsão a dois anos tem de ser conservadora - e se isto é conservador, ou seja, se as variáveis não se comportarem como o BCP espera, para melhor ou para pior, qual a margem de variação que podemos ter? Acabar com 500K a mais, ou seja duplicar os resultados em dois anos, ou acabar com 150K a mais, ou seja, crescer só metade do previsto??? É isso, esta falta de prudência, que me perturba, sabendo que o mercado não está eufórico e por isso desconta mais facilmente as previsões erradas que as certas...
A vida são dois dias e o Carnaval são três.
Zen Escreveu:Há no entanto muitas coisas a ter de bater certo para que o raciocínio seja mais que lógico e seja acertado..
Sem dúvida, caso contrário estaria eu, e muita gente, podre de rica...
Zen Escreveu:PRIMEIRO - que as previsões sejam atingidas. Confesso que acho estas previsões muito exageradas e com um reflexo nos mercados bastante complicado. Não estando a falar de receitas extraordinárias, como se pode fazer uma previsão desta a dois anos? Não consigo entender...
Sinceramente não estou a ver uma administração de uma empresa como o BCP revelar publicamente determinados objectivos e, pelo menos, não os atingir...
Zen Escreveu:SEGUNDO - que não haja nenhum aumento de capital. Pelo menos o dos VMOC terá de ser feito e só isso dilui (marginalmente) o raciocínio. Mas é pouco provável que o BCP não faça mais algum aumento de capital, se calhar ainda nos próximos meses.
Em que é que te baseias para afirmares isso, não me parece que o BCP necessite de um aumento de capital... a única situação em admito que possa acontecer será para alguma aquisição, que não me parece também muito provável e que ainda assim resultaria num acréscimo de valor para o título...
Zen Escreveu:TERCEIRO - que o mercado reagirá aos fundamentais de forma lienar. Nunca o faz. Basta que coisas como estas declarações e estas previsões sejam descontadas com anterioridade para que todo o raciocínio (lógico) vá por água abaixo.
É claro que os mercados não são lineares, mas as estimativas que fiz também não o pretenderam ser, mas essa coisa dos mercados descontarem algo também tem muito pouco de linear, quantas vezes os mercados descontam até onde já não há para adescontar (para cima e para baixo) e outras vezes demoram imensso a "ver" aquilo que todos nós já vimos?!!! Por exemplo, à uns dois ou três anos atrás fiz um estudo similar para a este para a Cofina (andava ela nos 2 euros) e muitos aqui e em outros fóruns pensavam da mesma forma no entaanto demorou bastante tempo a descontar aquilo que em 98 teria demorado talvez algumas sessões...
Zen Escreveu:QUARTO - que a economia e as cotações crescerão de forma linear ao crescimento (seja ele qual seja) dos resultados do BCP.
Sim, mais uma vez não existirá com toda a certeza linearidade, mas é certo que a médio longo prazo a relação existe e é forte...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, AlfaTrader, Ano nimus, As_paus , bpcolaco, Burbano, cali010201, darkreflection, eurowire.financeiro, fosgass2020, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, joao garcao, Kooc, latbal, malakas, Mavericks7, Mmmartins, Mr.Warrior, MR32, Musus, navaldoc, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, Phil2014, PIK, Pmart 1, PMP69, SerCyc, tami, Xacal, yggy e 126 visitantes