Ajuda - Exercicio de Gestão Financeira
4 mensagens
|Página 1 de 1
Custo de Capital Próprio
J_P,
Se este raciocínio ajudar (já estou um pouco enferrujado!) aqui fica:
Se considerar:
XYZ - empresa em causa, não cotada;
b - beta=risco empresa/risco mercado (onde estão os concorrentes;
rf - rendibilidade sem risco;
km - rendibilidade de todo o mercado (onde estão todos as empresas concorrentes);
ks - custo capital próprio (?);
e,
ks=rf+b(km-rf)
Exemplificando:
Empresa XYZ
b=1,5
rf=7%
km=11% ; logo um prémio de risco de 4%.
ks=13% é o custo do capital próprio.
Em conclusão, que penso que é aquilo que quer saber, a rendibilidade esperada se quiser investir é de 13%, ou por outras palavras um prémio de risco de mercado (4%) transforma-se num prémio de risco de 7%.
Nota: este é o meu último post no caldeirão como LePrince. Um dia poderei voltar, quem sabe...
Se este raciocínio ajudar (já estou um pouco enferrujado!) aqui fica:
Se considerar:
XYZ - empresa em causa, não cotada;
b - beta=risco empresa/risco mercado (onde estão os concorrentes;
rf - rendibilidade sem risco;
km - rendibilidade de todo o mercado (onde estão todos as empresas concorrentes);
ks - custo capital próprio (?);
e,
ks=rf+b(km-rf)
Exemplificando:
Empresa XYZ
b=1,5
rf=7%
km=11% ; logo um prémio de risco de 4%.
ks=13% é o custo do capital próprio.
Em conclusão, que penso que é aquilo que quer saber, a rendibilidade esperada se quiser investir é de 13%, ou por outras palavras um prémio de risco de mercado (4%) transforma-se num prémio de risco de 7%.
Nota: este é o meu último post no caldeirão como LePrince. Um dia poderei voltar, quem sabe...
- Registado: 16/2/2005 16:51
Beta das accções
Desempregado1 Escreveu:Olá JP,
como em Portugal não existe um verdadeiro mercado de capitais, a taxa de custo do capital próprio consta de tabelas consoante o sector de actividade.
Era isto que querias saber?![]()
Abraço
Alex
Era mais ou menos isso. Já agora alguém conhece um site onde possamos calcular o beta das acções.
- Registado: 18/4/2005 10:38
Ajuda - Exercicio de Gestão Financeira
Bom dia
Alguém sabe dizer-me como resolver este problema de Gestão Financeira:
Assumindo que uma empresa não está cotada em bolsa, como é que estimamos o custo do capital próprio a partir da informação financeira das suas concorrentes?
Obrigado
Alguém sabe dizer-me como resolver este problema de Gestão Financeira:
Assumindo que uma empresa não está cotada em bolsa, como é que estimamos o custo do capital próprio a partir da informação financeira das suas concorrentes?
Obrigado
- Registado: 18/4/2005 10:38
4 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, alentejo41, Ano nimus, Burbano, darkreflection, fosgass2020, Google Adsense [Bot], Goya777, icemetal, jls1, Kooc, latbal, malakas, Manchini888, Mavericks7, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, Phil2014, SA Traffic, Simplório, StockRider!, tami e 168 visitantes