Caldeirão da Bolsa

"Pai Rico Pai Pobre" alguém leu?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Inbolsa » 8/2/2006 10:28

A QUEM INTERESSAR ESTE LIVRO RICH DAD POOR DAD

Pode fazer o Download desse pdf e ainda de Rich dad Secrets.

http://pt.shvoong.com/books/116348-e-bo ... -poor-dad/

Registado: 19/2/2004 23:58

por zelareka » 26/4/2005 21:34

como a tua pergunta incluia um pedido de opiniao acerca da forma de ele gerir dinheiro pensei q querias uma resposta a algo de mais especifico mas
q nao conseguia ver bem o q. sendo assim foi apenas uma confusao.

fica bem

Registado: 3/1/2004 16:34

por JN » 26/4/2005 20:46

zelareka Escreveu:eu so tenho pena q a pergunta do JN nao seja nada clara e q ele em vez de procurar refrasear a pergunta prefira queixar-se das respostas alegadamente pobres. mesmo assim obrigado pelo teu post JN.

zelareka

A tua resposta foi excelente. Viu-se que leste o livro com mente aberta, sem preconceitos e tiraste dele as lições que eu tirei e penso que todos deveriam tirar.

Eu disse que foi pobre porque as pessoas não se interessaram por este tipo de assuntos. Se eu coloca-se aqui um título de um livro do tipo "como ganhar em bolsa" ou "como eu consegui ficar rico com este sistema" toda a gente pedia o livro e procurava ler.

As pessoas preferem procurar o peixe, saber dos truques para o panhar, as dicas dos melhores siatemas,etc. Aprender a arte de pescar é muito trabalho, não querem saber de aprender, querem as soluções pré-concebidas.

Repara na proliferação de sistemas, quantos não vão no engodo, atitude quase infantil a de acreditarem que alguem inventando um sistema lucrativo o vai vender e publicitar.

A minha pergunta não pode ser mais clara, apenas quero saber a opinião de quem leu esse livro. Logo a seguir eu disse que se trata de um livro que ensina a gerir dinheiro, fácil, pequeno e em Português.

Estamos num forum onde se discutem formas de ganhar dinheiro. Sem se saber gerir dinheiro não vale apena saber ganhar. Quantos ganharam fortunas e acabaram como estavam antes ou pior?

Se fizeres uma busca neste forum por "money management" encontras grandes teorias e formulas e nomes de gente que escreveu sobre o assunto, mas no fundo as pessoas não sabem o básico, aquilo que depois de lido parece óbvio, evidente, porque não me lembrei disso antes, etc.

Ok. Mais uma vez obrigado a todos os que participaram e até um dia destes.
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

por zelareka » 26/4/2005 19:00

eu so tenho pena q a pergunta do JN nao seja nada clara e q ele em vez de procurar refrasear a pergunta prefira queixar-se das respostas alegadamente pobres. mesmo assim obrigado pelo teu post JN.

por Rui12ld » 26/4/2005 13:39

Concordo em pleno com a opinião da Maya.

Do que me recordo bem é do confronto que o autor faz entre a tributação da esfera individual e a tributação das empresas (que tem direito a deduções), creio que é utilizada a palavra “injustiça” e tudo.

Parece-me uma ideia algo pobre para se poder enriquecer.

A versão em português é “abrasileirada”.

Há literatura mais completa/específica e interessante, pelo que não creio que merece a pena a sua aquisição.
No entanto não deixa de ser um livro interessante especialmente para quem não anda nestas andanças, e mesmo para os que andamos (mas andamos distraídos) pois permite-nos ter em atenção a algumas coisas que já sabemos mas não pensamos muito nelas (por ex: pois é verdade eu já sabia isto só que nunca tinha pensado bem).

Abraço

Registado: 4/2/2004 19:57

por JN » 26/4/2005 12:05

Só para dizer que tenho pena que as respostas a este post tenham sido tão pobres;

Medo de ser confrontados com os nossos erros,
soluções fáceis e rápidas, julgamentos precipitados, etc.

Um abraço a todos e agradeço a quem respondeu.
Um abraço
JN

por zelareka » 26/4/2005 6:44

a critica do john reed e completamente baseada em falsos argumentos e interpretacoes, com frase do livro tiradas do contexto. qq pessoa q leia o livro com atencao apercebe-se da ma intencao e procura de publicidade

eu li o livro e eh excelente e ajudou-me a mudar a minha vida e a tornar-me num trader profissional
e a planear o meu futuro financeiro para me reformar o mais cedo possivel

o problema q confunde alguns dos membros e q o livro nao e acerca de tacticas mas sim de estrategias. ou seja o livro nao tem tecnicas concretas mas contem sim o forma de pensar correcta para se chegar a uma fortuna q e mais importante do q a tecnica em si. e claro q quem nao aprecia esta verdade sao sempre os q mais precisam dela. esses estao condenados a correr atras do pote de ouro no fim do arco-iris

Re: banha da cobra

por Maestro_Ba » 15/4/2005 2:36

William Wallace Escreveu:Implicar que quem tem menos estudos tem mais hipótese de ficar rico ou que ficar rico está apenas a uma pequena e simples viagem de distância é pura ilusão.

Não me lembro dessa implicação, aliás lembro-me claramente de ele sempre incentivar as pessoas a aprenderem o máximo que conseguirem, a serem estudantes e professores a vida toda. A tirarem cursos superiores pela aprendizagem, e não pelo simples intuito de poder arranjar um emprego.

Quanto ao outro assunto que referes, realmente fica-se um pouco com a ideia que ficar rico é coisa simples, o que não deixa de ser duvidoso. Mas isso não invalida os conselhos implícitos no livro.

Quem estiver interessado nestes livros (versão pdf)
- Rich Dad, Poor Dad
- (Pai Rico, Pai Pobre)
- You Can Choose To Be Rich
- Own Your Own Corporation
do Robert Kiyosaki que me mande msg privada.

(Quem já o fez não necessita fazê-lo de novo.)

Quanto ao "cashflow", o jogo são 2 CDs, não há forma de eu o conseguir disponibilizar. Instalem um "peer to peer" (Emule, Btuga, ...) e façam uma pesquisa, encontrei-o muito facilmente.

Boa noite. (Que eu já devia estar a dormir há muito!!!) :|

Registado: 21/9/2004 10:26

Pois

por maya » 15/4/2005 2:21

Este é um livro que passei uma vista de olhos ja há algum tempo ... até me pareceu interessante... Deixo tb uma "review" rápida do que me recordo...

Acho que o autor não investia muito em acções era mais imóveis .. Embora especulasse em acções do SP500, penso...

Uma coisa que considerei util (Na vista de olhos) foi a distinção entre activos e passivos...

Porque toda a gente investe consecutivamente em passivos, seja a casa morada de família, seja o carro... Ora isso não produz nada e portanto é uma despesa que tem de ser alimentada.

Assim o autor dizia que temos dois montes de coisas que acumulamos na nossa vida, passivos (que nada produzem e delapidam o que temos) e Activos (que se multiplicam, e que produzem alguma coisa. O objectivo de cada um de nos seria fazer crescer o monte dos activos e tentar manter o mais pequena possivel o monte de passivos..

O objectivo era por o dinheiro a trabalhar e a produzir dinheiro. e não trabalhar pelo dinheiro!

Porque regra geral o que acontece é toda a gente a entrar muna coisa que o autor chama de "corrida de ratos": Trabalhar - Receber salario - pagar despesas (ex:casa) Trabalhar no mes seguinte - salario - despesas ......
E é toda a vida isto nunca conseguindo mais que isso...

Procurem activos...é o que aconselha. Aumentem o monte dos activos.

Recordo-me que tb falava de como fugir aos impostos :) ... o recurso as sociedades anónimas (embora não aprofundasse dava umas ideias) onde estas incluiriam tudo em despesas,inclusivemente as viagens de ferias às Caraibas (despesas de representação) e os proprios reinvestimentos, só depois de deduzidas todas estas despesas... é que eram calculados os lucros sobre os quais eram tributádos os impostos.

Claro que uma sociedade alimenta-se a si e cresce exponencialmente permitindo no final(não logo aquando da constituição) lucros estrondosos.. mesmo depois de tributados a nivel de irc e irs... :)

Bem isto é o que me recorda.. Mas até estou admirado.. não era suposto lembrar-me disto... :)

Mas o livro até tem umas ideias interessantes... Penso que vale a pena ler!
Cumprimentos,
O Maya

" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"

Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.

Registado: 23/10/2004 23:08

Re: banha da cobra

por TraderAT » 15/4/2005 1:13

Tenho mesmo que ler o Livro, se traduz a ideia de que alguém sem formação tem mais hipotese de enriquecer é realmente um opnião no minimo discutível...

William Wallace Escreveu:Caros,

Implicar que quem tem menos estudos tem mais hipótese de ficar rico ou que ficar rico está apenas a uma pequena e simples viagem de distância é pura ilusão.
WW

Parece-me algo completamente ilógico e irracional!
Alguém que tem uma formação (seja em área for), tem para além das suas capacidades intrínsecas (as mesmas que teria se não tivesse a formação), outras que dessenvolveu ao longo do seu período de formação...o que lhe traz mais armas para enfrentar os desafios da Vida (onde enriquecer poderá ser um deles!!).
Sou Licenciado em Engenharia e ao longo do meu curso para além dos conhecimentos directamente relacionados com o curso, apreendi muitas outras coisas...se não tivesse esta experiência certamente não seria a mesma pessoa nem teria as mesmas capacidades. :idea:

Cumprimentos
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por Ertai » 15/4/2005 1:12

Eu também já li o livro mas como já foi à algum tempo não me lembro de todos os detalhes..

No que o william wallace fala, estou parcialmente de acordo.. algumas coisas que o Kiyosaki escreve são apenas técnicas de marketing para incentivar a pessoa a sentir-se mais entusiasmada e provavelmente a razão pela qual tornou o livro num bestseller..

Mas as noções mais básicas, como por exemplo a distinção entre liabilities e assets, penso que é um bom exemplo que muitas familias portuguesas deveriam seguir..

A típica familia portuguesa provavelmente nem poupar sabe quanto mais criar "assets" para o rendimento familiar..

Cumprimentos

Registado: 11/5/2003 12:11

banha da cobra

por William Wallace » 15/4/2005 0:26

Caros,

Downloadei o livro do shareaza e li-o transversalmente.
Para ser sincero soa-me muito a banha da cobra.
Implicar que quem tem menos estudos tem mais hipótese de ficar rico ou que ficar rico está apenas a uma pequena e simples viagem de distância é pura ilusão.

A minha opinião sobre este livro está resumida nesta frase:

"Rich Dad, Poor Dad contains much wrong advice, much bad advice, some dangerous advice, and virtually no good advice."

WW
....Aye, fight and you may die, run and you'll live....at least a while. And dying in your beds many years from now, would you be willing to trade all the days from this day to that for one chance, just one chance to come back here and tell our enemies...that they may take our lives, but they'll never take our freedom!

Registado: 1/7/2003 17:07

por TraderAT » 14/4/2005 23:43

Boa noite

Maestro, onde posso fazer o download o jogo? Seria simpático deixar aqui o link, para que eu ou outro amigo aqui do Caldeirão termos a possibilidade de fazer também o download...seria bom :wink:

Maestro_Ba Escreveu:Ele também concebeu um jogo de tabuleiro chamado "Cashflow", cujo objectivo é gerir os nossos Rendimentos/Despesas e o nosso Activo/Passivo, de modo a conseguir sair da "Rat Race", que é o modo de vida onde quem não é rico vive, 100% dependente do seu salário mensal para manter o estilo de vida a que se habituou. Saquei o jogo versão electrónica esta semana, mas ainda não o experimentei.

Como disse no meu outro Post, ainda não li o Livro, mas será por certo a minha próxima leitura de fim-de-semana.

Cumprimentos
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por correia » 14/4/2005 19:36

Maestro,
Posso colocar no servidor da minha página se quiseres.
Cumps,
Jorge

Registado: 4/3/2005 12:05

por JN » 14/4/2005 17:21

Maestro

não há melhores livros de Candlesticks do que os do Steve Nison. Eu tenho as duas edições e lá está tudo o que é possivel aprender sobre esses gráficos.
Um abraço
JN

por Maestro_Ba » 14/4/2005 17:13

Este Jorge fala como se me conhecesse de algum lado... Já quer vir a minha casa e tudo! :P

Posso mandar o(s) livro(s) por email a quem quiser, mas o ideal era que alguém o conseguisse alojar em algum lado e distribuisse o URL. Esse alguém até podia ser eu, vou ver se consigo...

E já que se fala em livros, queria ler 1 (apenas 1, pq não tenho grande disponibilidade) sobre candlesticks, que me dê as bases, sem ser excessivamente pormenorizado, com todas as formações possíveis que nunca irei aprender na vida.

Tenho o "Beyond Candlesticks", do Steve Nison. Alguém tem uma sugestão melhor?

Abraço

por correia » 14/4/2005 16:56

Grande Maestro!!
Manda-me o livro por email, pode ser que arranje um tempinho para o ler por aqui :) em versão electrónica pode ser q consiga arranjar mais tempito para o ler.
Se tiveres o jogo em casa, qd for lá gravo isso para experimentar tb.
1 grande ab
Jorge

Registado: 4/3/2005 12:05

Re: Maestro_Ba ...

por Maestro_Ba » 14/4/2005 16:48

The Mechanic Escreveu:...onde posso conseguir esses exemplares em pdf. ?!
Consegues facultar-me essas informação ou os próprios , se possivel ?1

Um abraço ,

The Mechanic

Mechanic,

Arranjei-os via "e-mule". Tenho os pdfs em casa, não sei é se serão grandes demais para conseguir enviar por email.
Eu vejo o tamanho deles, e se der logo te digo. Se quiseres manda-me teu email por MP.

O Guia de Investimentos

por mamonteiro » 14/4/2005 16:46

Estive prestes a comprar "O Guia de Investimentos".

Que achou do livro Liz22. Vale a pena?

Ou melhor qual deles achou mais interessante.

Se alguém os facultar em PDF agradecia. :oops:
Obrigado.

Registado: 21/12/2004 21:00

por luiz22 » 14/4/2005 15:40

Já li os seguintes livros do Robert Kiyosaki e gostei de todos: Filho Rico Filho Vencedor;Profecias do Pai Rico ;O Guia de Investimentos e Pai Rico Pai Pobre.

Registado: 26/11/2004 23:00

Maestro_Ba ...

por The Mechanic » 14/4/2005 15:20

...onde posso conseguir esses exemplares em pdf. ?!
Consegues facultar-me essas informação ou os próprios , se possivel ?1

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Maestro_Ba » 14/4/2005 14:58

Boa tarde.

Li o "Pai Rico Pai Pobre" o ano passado, achei extremamente acessivel e interessante, e altamente recomendado a qualquer pessoa. O livro mostra o caminho, o modo de pensar e de gerir poupanças necessário para se conseguir chegar à independência financeira. Não é nenhuma receita, com os passinhos todos a seguir (se é que os há), mas mostra como deve ser a postura necessária para o conseguir.

Robert Kiyosaki é apelidado de "o professor dos ricos" e escreveu vários livros sobre o assunto. Penso que este foi o seu 1º Best Seller.

Ele também concebeu um jogo de tabuleiro chamado "Cashflow", cujo objectivo é gerir os nossos Rendimentos/Despesas e o nosso Activo/Passivo, de modo a conseguir sair da "Rat Race", que é o modo de vida onde quem não é rico vive, 100% dependente do seu salário mensal para manter o estilo de vida a que se habituou. Saquei o jogo versão electrónica esta semana, mas ainda não o experimentei.

Tenho já 3 livros dele em versão PDF + o jogo, e estou curioso por lê-los. Falta-me é tempo, e sinceramente, detesto ler livros sem ser em papel!

Pedia a quem já leu outros livros dele para os comentar, e também a quem já é experiente no jogo "Cashflow".

Boas leituras!

Homem rico Homem pobre (os pais dele)

por BlueNet » 14/4/2005 11:56

Este é apenas um livro que supostamente ensina a gerir dinheiro a quem não o sabe gerir. E na minha opinião está na mesma linha de muitos outros livros, que também propõem a quem não sabe, (falar em publico, gerir empresas, mecânica automóvel, etc.) um curso sobre a matéria. Neste caso um curso romanceado.

Por isso e para quem ainda hoje canaliza as suas poupanças para os certificados de aforro, a leitura do livro talvez os faça pensar nas suas finanças e por isso mesmo lhes faça bem.

Para os outros leitores, poderá ter efeitos benéficos ou não, no fundo é como todos os livros, depende mais de quem lê e da sua capacidade de reconhecimento e assimilação de certos conceitos,do que do proprio livro.

Já agora que estamos a falar de livros, qual é o estado da arte, sobre o GANHAR_EM_BOLSA.PDF, isto quem diz PDF, diz DOC, TXT, ou outro formato qualquer.

Xau e bons negocios.

BlueNet

Registado: 10/3/2005 13:01

um resumo

por andraderui » 14/4/2005 11:25

Registado: 12/11/2002 16:18

por JN » 14/4/2005 10:07

Parece que muito poucos leram esse livro... :?

Eu recomendo a sua leitura porque:

é um livro pequeno, simples de compreender e muito útil.

Todos nós gerimos dinheiro e de que forma? :roll:

A formação para gerir dinheiro não se dá na escola. Essa formação que tem vindo a ser passada de pais para filhos, será a mais indicada para os dias de hoje?

Este tipo de livros geralmente é muito polémico até porque não interessa a muitos que o cidadão comum saiba gerir o seu dinheiro.

Vende-se em qualquer livraria e tem tradução para Português.

Espero ter sido útil.
Um abraço
JN

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aiai, Bing [Bot], Burbano, cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, icemetal, iniciado1, Kooc, latbal, m-m, Majestic-12 [Bot], mjcsreis, Mr.Warrior, MR32, novato, nunorpsilva, O Magriço, Pmart 1, SerCyc, tami, Ugly bull, Xacal e 947 visitantes