Noticias de 13 de Abril de 2005
Portugal vai crescer mais que a Zona Euro
13-4-2005 10:50
A economia portuguesa vai voltar a crescer mais do que a zona euro em 2005, pondo assim fim a cinco anos consecutivos de divergência em termos de expansão do produto, indicará hoje o Fundo Monetário Internacional no seu relatório da Primavera.
Segundo o Diário Económico, a instituição avançará com um prognóstico de 1,8% para a expansão do PIB português contra apenas 1,6% na zona euro, contrariando desta forma as previsões desfavoráveis entretanto avançadas pelo próprio Governo, Banco de Portugal e Comissão Europeia.
A economia mundial crescerá os mesmos 4,3%, mas os riscos relacionados com o petróleo deverão aumentar substancialmente no longo prazo.
BolsaPt.com
Espanha: IPC sobe e situa-se nos 3,4%
13-4-2005 10:30
Segundo os dados publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas, o índice de Preços no Consumo (IPC) espanhol aumentou oito décimas em Março, com a inflação interanual a subir para os 3,4%.
De acordo com os dados do INE, a inflação subjacente, que não tem em conta os produtos energéticos nem alimentares, aumentou uma décima e situou-se nos 2,9%.
O crescimento intermensal de 0,8% da inflação é provocado, principalmente, pelo aumento dos preços do vestuário e do calçado, os quais subiram 3,2% devido à chegada da época Primavera-Verão, e pelo sector dos transportes, cuja taxa interanual cresceu 1,3%, com o aumento em 3% dos lubrificantes.
BolsaPt.com
Sócrates lança apelo aos empresários portugueses acerca de Espanha
13-4-2005 10:10
Os empresários portugueses devem olhar para Espanha com outros olhos, como a oportunidade de entrar num mercado pujante. Esta foi a principal mensagem que o primeiro-ministro português, José Sócrates, transmitiu ontem no final de sua visita à capital espanhola.
Segundo o Diário de Notícias, Sócrates sublinhou que os investimentos espanhóis em Portugal são bem-vindos, pois podem contribuir para o crescimento da economia nacional.
Expressou ainda a convicção de que Espanha acolhe bem a presença de empresas portuguesas no seu mercado. Ideia corroborada pelo presidente dos empresários espanhóis (CEOE), José María Cuevas, para quem os dois mercados são cada vez mais interdependentes.
Para José Sócrates, a «Espanha não é um problema e tem a vantagem para nós de ser também uma oportunidade vizinha, como uma economia a crescer, se bem que ainda há muito trabalho de casa a fazer».
BolsaPt.com
Fagor compra 90% da Brandt
13-4-2005 9:20
O fabricante de electrodomésticos Fagor comprou o grupo israelita Elco, que representa 90% do seu rival francês Brandt, por 162,5 mil milhões de euros. Esta operação permite à empresa espanhola em converter-se no quinto maior fabricante europeu.
27% da transacção foi financiada com os recursos da própria da companhia espanhola, 18% financiada pela MCC Inversiones e MCC Desarrollo, e os restantes 55% mediante um crédito externo.
BolsaPt.com
Duas propostas portuguesas na corrida à Varig
13-4-2005 8:40
O grupo Pestana, através da Euroatlantic, e uma «poll» de investidores liderada por um intermediário português do mercado financeiro, aliado a bancos suíços e americanos, representa os interesses portugueses na corrida para a injecção de capital na Varig.
O prazo para entrega de propostas concluiu-se ontem e existem mais três concorrentes para controlar o capital da transportadora aérea brasileira.
O prazo para entrega de propostas concluiu-se ontem e existem mais três concorrentes para controlar o capital da transportadora aérea brasileira.
A fundação Ruben Berta recebeu até, sexta-feira passada, cinco propostas para injecção de capital na Varig que estão a ser analisadas, entre elas, duas portuguesas, uma, já confirmada do grupo Pestana e, outra, ainda por confirmar oficialmente, que seria de uma «poll» de investidores.
BolsaPt.com
Portugueses são terceiros na Europa com gastos no Visa
13-4-2005 9:35
Da totalidade de gastos de consumo efectuados pelos portugueses, 20,7% são efectuados através da utilização de cartões da Visa nos pontos de venda, revelou Steve Perry, vice-presidente da Visa Europe, na apresentação de resultados relativos a 2004.
Dos 32 países europeus onde a Visa está presente, Portugal ocupa o terceiro lugar em termos da quota de utilização dos cartões da marca nos pontos de venda, sendo apenas superado pelos países nórdicos: Islândia e Noruega.
Em 2004, foram efectuadas 449,5 milhões de transacções em pontos de venda em Portugal, mais 11,9% que no ano anterior. E o volume total de facturação nestes locais ascendeu a 18,1 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 11,6% face a 2003.
BolsaPt.com
Empresas do vidro unidas para vencer crise no sector
13-4-2005 9:0
Perto de cinquenta empresas de vidro e cristalaria da Marinha Grande estão a desenvolver uma iniciativa de cooperação inédita, que visa salvar o sector da iminente falência generalizada.
A ideia é desenvolver um plano estratégico que contemple acções conjuntas desde a produção à comercialização, a par de uma reestruturação interna de cada uma das empresas envolvidas.
A primeira medida do projecto «Com vidro – cooperar para ganhar o futuro» passa pela integração e fusão de empresas, consoante a recolocação na cadeia de valor. Depois disto, deverá ser criado um centro de produção de vidro, partilhado por mais de uma empresa, e de centros de transformação e acabamentos.
Na Marinha Grande, deverá ainda nascer um centro de apoio empresarial orientado para o fornecimento de serviços especializados, como por exemplo, manutenção fabril, segurança, ambiente e qualidade.
BolsaPt.com
Galp troca patrocínio ao futebol português por basket espanhol
13-4-2005 8:20
A Galp Energia vai ser o patrocinador principal da liga de basquetebol espanhola já a partir do próximo ano.
A marca não revela o investimento nem qual a duração do contrato, mas o Jornal de Negócios soube que a assinatura do patrocínio será feita daqui a um mês.
O basquetebol é o segundo desporto mais visto em Espanha, a seguir ao futebol. Com o patrocínio à ACB – Asociación de Clubes de Baloncesto, que é o nome da liga em Espanha, a Galp procura aumentar a sua notoriedade no país vizinho.
BolsaPt.com
Noticias de 13 de Abril de 2005
Bolsa de Tóquio fecha em baixa
13-4-2005 9:50
A praça nipónica encerrou a sessão de hoje a perder 32,78 pontos, menos 0,28% que no fecho de terça-feira, com os investidores a recearem as eventuais consequências da guerra comercial entre a China e o Japão.
O Nikkei 225 ficou cotado nos 11 637,52 pontos, menos 0,28% do que no fecho de ontem.
BolsaPt.com
Editado pela última vez por soeirinho em 14/4/2005 9:50, num total de 1 vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Burbano, Candelstick, Esquinas3, fosgass2020, Google Adsense [Bot], Goya777, IX Hispana, Karra, Lisboa_Casino, malakas, Mavericks7, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, PXYC, SerCyc, Simplório, tami, TTM62, ze couves e 892 visitantes