Noticias de 5 de Abril de 2005
INE: Emprego na indústria volta a cair
5-4-2005 13:30
O emprego na indústria continua a manter a tendência descendente observada desde o início do ano, tendo diminuído 3,9% em Fevereiro, face a igual mês do ano passado, segundo dados do INE.
Segundo o Instituto, todos os agrupamentos do emprego na indústria apresentaram quebras com taxas próximas das observadas no mês anterior.
A variação média nos últimos 12 meses manteve-se negativa, a descer 3%.
No mês em análise, também as remunerações efectivamente pagas na indústria sofreram um decréscimo de 0,9%, face ao mês homólogo de 2004.
Foi, no entanto, no agrupamento «Energia» que se notou uma maior quebra, com as remunerações a registarem variações homólogas negativas de 20%.
BolsaPt.com
DGE estima que a inflação tenha crescido 0,3% em Março
5-4-2005 13:0
O índice de Preços no Consumidor (IPC) deverá ter subido 0,3%, em Março, colocando a inflação homóloga nos 2,2% e a média anual nos 2,4%, de acordo com as previsões da Direcção-Geral da Empresa.
De acordo com a DGE, no mês de Fevereiro o IPC foi de 0,0%, a inflação homóloga de 2,2% e a média anual de 2,4%.
BolsaPt.com
Banca cobra 99 euros de comissões por cliente
5-4-2005 12:20
Os portugueses pagam ao banco, em média, 99 euros pelos serviços básicos, como a manutenção de uma conta bancária ou pela utilização de meios de pagamento.
Um montante inferior à média da Zona Euro, que é de 108 euros, segundo um estudo da Capgemini, citado pelo Jornal de Negócios, que compara 130 bancos de 19 países.
Tendo em conta o padrão de consumo de cada país, que permite maior rigor na comparação, o valor para Portugal cai para 69 euros.
Este valor compara com 81 euros em Espanha, 113 em Itália, ou 68 na República Checa. As diferenças por país são grandes, entre os 34 da Holanda e os 252 da Itália.
BolsaPt.com
Finanças avaliam evolução dos combustíveis para aumentar imposto
5-4-2005 11:55
O ministério das finanças pretende proceder à actualização anual do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) relativa a 2005 que foi congelada pelo anterior Governo por causa das eleições. A decisão está dependente da evolução do mercado nacional e internacional de combustíveis.
Questionada pelo Jornal de Negócios em relação à intenção de proceder à actualização anual, e ao respectivo «timing», fonte oficial diz que o «Ministério das Finanças está a acompanhar atentamente a evolução dos preços dos combustíveis praticados no mercado nacional, bem como a tendência de evolução do preço Europa, determinando, logo que oportuno, a referida actualização».
BolsaPt.com
Swiss Life supera previsões
5-4-2005 11:10
O lucro líquido da seguradora do ramo vida Swiss Life atingiu os 624 milhões de francos suíços (401 milhões de euros) em 2004, valor que compara com os 233 milhões conseguidos no exercício anterior.
O resultado do grupo superou largamente as previsões dos analistas, que apontavam para um lucro líquido de 524 milhões de francos suíços.
A companhia suíça vai distribuir um dividendo de quatro francos por cada título pelos seus accionistas, o primeiro dos últimos três anos.
BolsaPt.com
Espanha: Produção industrial recua 0,5% em Fevereiro
5-4-2005 10:40
A produção das fábricas no país vizinho diminuiu 0,7% em Fevereiro de 2005, face ao mesmo mês do ano anterior.
Segundo os dados corrigidos das variações sazonais, este indicador desceu 0,5%, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatísticas espanhol.
Segundo o destino económico e descontados os dados corrigidos das variações sazonais, os bens de consumo recuaram 1,8% (uma queda de 0,2% para os duradouros e de 2,0% para os não duradouros), os de equipamento 0,7% e os intermédios 1,3%.
Todas estas descidas foram compensadas por um aumento de 4,1% na energia.
BolsaPt.com
Compromisso Portugal considera novo Governo um «razoável ponto de partida»
5-4-2005 11:40
O grupo de pensamento e reflexão, Compromisso Portugal, considera, «apesar de alguns aspectos menos positivos», que o novo Governo, liderado por José Sócrates, é um «razoável ponto de partida».
Num comunicado que antecipa a publicação da sua avaliação ao programa de Governo, disponível no sítio do Compromisso Portugal a partir de hoje, este grupo, que agrega empresários, gestores e economistas, aplaude a intenção de «apresentar na Primavera de 2006 um orçamento plurianual do Estado».
O Compromisso Portugal apresenta ainda como «sinais positivos de uma boa governação futura a aposta em regras claras de contabilidade para o Estado e a sua fiscalização independente»; «o compromisso com uma lei restringindo o número de cargos da Função Pública por nomeação política; o ensino de Inglês no Ensino Básico a partir do próximo ano lectivo».
BolsaPt.com
EMEL arrisca indemnizações de 500 milhões de euros
5-4-2005 11:25
A EMEL – Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa arrisca o pagamento de indemnizações que podem chegar aos 500 milhões de euros, caso o Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa dê razão à causa interposta pela ADEC – Associação de Defesa do Condutor em Novembro de 2004.
O processo, que cita como réus a EMEL, a Câmara de Lisboa e o Município de Lisboa, está a aguardar as versões destas três entidades e, pela dimensão e pelas instituições e cidadãos envolvidos, representa um caso inédito em Portugal, que poderá fazer jurisprudência.
Nuno José Ribeiro, o mandatário da ADEC, reclama que a EMEL actua sem escritura pública de constituição e que, portanto, o seu objecto de actividade é ilícito e legalmente inadmissível.
Daí que a causa peça para ser reconhecida e declarada a nulidade ou inexistência jurídica da EMEL e a sua imediata cessação de actividade.
A causa interposta por Nuno José Ribeiro exige que seja liquidado o património afecto à EMEL. Dessa forma, poderá satisfazer-se outras exigências desta acção judicial, que passam pela «restituição aos utentes da ré EMEL as quantias por estes indevidamente pagas por conta da sua utilização nas zonas de estacionamento limitados desde 14 de Julho de 1994».
BolsaPt.com
Norte-americanos da Highfields ultrapassam 5% da Mota-Engil
5-4-2005 10:55
A gestora de fundos norte-americana Highfields Capital Management aumentou para mais de 5% a sua participação qualificada na Mota-Engil.
Segundo um comunicado, três fundos geridos pela Highfields adquiriram, no dia 31 de Março, acções correspondentes a 0,55% do capital da Mota-Engil, correspondentes a 0,21% dos direitos de voto.
Os fundos passaram a deter cerca de três milhões de acções, com o valor nominal de um euro, a que correspondem 4,84% do capital social e 5,04% dos direitos de voto.
BolsaPt.com
Fidelity aumenta posição na Impresa para 10%
5-4-2005 9:55
A gestora de activos norte-americana Fidelity passou a deter 10% do capital da Impresa desde o dia 1 de Abril, tendo quase duplicado a posição accionista no capital da empresa que controla a SIC em três meses.
A Fidelity International Limited, do grupo FMR, bem como as suas subsidiárias, detêm 8,4 milhões de acções da Impresa, correspondentes a 10% do seu capital, refere a empresa em comunicado.
A participação é detida por «fundos de investimento e outros instrumentos geridos» pelas citadas sociedades. A empresa dos Estados Unidos reforça assim a sua posição no grupo liderado por Pinto Balsemão, uma vez que em Janeiro possuía 5,8% do capital.
BolsaPt.com
5-4-2005 9:55
A gestora de activos norte-americana Fidelity passou a deter 10% do capital da Impresa desde o dia 1 de Abril, tendo quase duplicado a posição accionista no capital da empresa que controla a SIC em três meses.
A Fidelity International Limited, do grupo FMR, bem como as suas subsidiárias, detêm 8,4 milhões de acções da Impresa, correspondentes a 10% do seu capital, refere a empresa em comunicado.
A participação é detida por «fundos de investimento e outros instrumentos geridos» pelas citadas sociedades. A empresa dos Estados Unidos reforça assim a sua posição no grupo liderado por Pinto Balsemão, uma vez que em Janeiro possuía 5,8% do capital.
BolsaPt.com
Prazo para entrega da declaração anual pela Internet termina hoje
5-4-2005 9:25
O prazo para a entrega pela Internet da declaração de IRS dos trabalhadores por conta de outrem termina hoje, depois da prorrogação da data pelo ministério das Finanças.
Após o prazo para entrega em papel ter acabado a 15 de Março, hoje é o último dia para os contribuintes com trabalho dependente e os pensionistas entregarem o IRS através da Internet.
Em 2004, mais de 3,6 milhões de contribuintes apresentaram declarações de IRS. Desses, 88% fizeram-no em papel e os restantes 12% pela Internet.
Os contribuintes que só entregam o IRS na segunda fase, por passarem recibos verdes e serem trabalhadores independentes, têm até ao dia 17 de Maio para apresentarem o seu IRS às Finanças.
BolsaPt.com
Noticias de 5 de Abril de 2005
Venda de carros cai em Março
5-4-2005 8:50
As vendas de automóveis em Portugal registaram, no mês passado, uma queda de 2,9 % para 27 268 unidades, em relação ao período homólogo do ano anterior, segundo os dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP).
Em comunicado, a ACAP explica que Março foi o mês deste ano em que se venderam mais veículos e observa que a redução homóloga (comparando com o mesmo período do ano anterior) se deve ao facto de Março de 2004 ter sido o mês com melhores resultados na venda de ligeiros no ano passado.
Em Março, as vendas de ligeiros de passageiros caíram 1,4%, as de comerciais ligeiros baixaram 7,8% e as de pesados caíram 1,5% (aumento de 2,5% nos pesados de mercadorias, redução de 28,8% nos autocarros), revelou ainda.
Em termos acumulados, entre Janeiro e Março de 2005, venderam-se 71 706 veículos em Portugal (mais 3,3% do que em igual período de 2004), dos quais 52 460 são ligeiros de passageiros (mais 4,8 %), 17 856 comerciais ligeiros (menos 1,1%) e 1390 pesados (mais 6,8%).
O mês de Março fica marcado por a Opel ter obtido o primeiro lugar no mercado português, com um crescimento nas vendas de 23,8% e uma quota de mercado mensal de 14,51%, ultrapassando a Renault.
No entanto, no conjunto do primeiro trimestre deste ano, a Renault mantém a liderança do mercado português, com uma quota de mercado de 14,14%, seguida pela Opel que, com uma quota de 11,94%.
BolsaPt.com
Editado pela última vez por soeirinho em 6/4/2005 8:37, num total de 1 vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Apramg, carlosdsousa, cmsbarros, Google [Bot], Goya777, iniciado1, joingue, jprgodinho, Kooc, latbal, leao, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Minsk, Mr.Warrior, MR32, novato, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, SerCyc, serdom, Shimazaki_2, tami, trilhos2006, Xacal, ze couves e 1057 visitantes