Caldeirão da Bolsa

P&F - BULLISH % 2005_4_2

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: DAX Bullish... but not for long!

por leprechaun » 3/4/2005 0:42

JN Escreveu:O gráfico encontra-se numa coluna de "X" em zona de habitual inversão e por esse motivo perigosa para os Bulls. Temos também de ter em conta que o Dax está em contraciclo com o mercado Americano.

CONCLUSÃO: Aconselha-se a tomada de mais-valias ou mesmo fecho de posições longas.

Ora aí está uma conclusão que me agrada, ó JN! Bem, está de acordo com as posições que tenho vindo a tomar, logo...

Considerando o curto prazo, esse contraciclo acentuou-se particularmente a partir da primeira semana de Março, ou seja, apenas há 1 mês atrás. Neste momento, enquanto o DAX está cerca de 2% acima do valor com que iniciou o ano, o S&P está mais de 2% abaixo.

Ainda assim, num exercício meramente académico - pelo menos para mim, que olho essencialmente os prazos mais curtos - esta comparação ainda é válida para o gráfico de 1 ano, no qual se vê que o S&P começa a descolar logo no início de Janeiro, e mais ainda para o dos 2 últimos anos, em que se vê que o DAX valorizou o dobro (80%) do que o S&P (40%).

Mas este quadro comparativo só fica completo com o panorama mais geral dos últimos 5 anos, em que se verifica precisamente o inverso: uma desvalorização de 20% do índice americano e o dobro, 40%, do índice alemão.

Curiosidades, talvez, sendo contudo de notar que Março de 2003 foi o mês que marcou a inversão da tendência negativa que se iniciara 3 anos antes. Logo, de tudo isto se pode concluir que o DAX caiu bastante mais - cerca do dobro - do S&P, desde os máximos no final do 1º trimestre do ano 2000 (acima dos 8.000 pontos), tendo nos últimos 2 anos efectuado uma recuperação mais acentuada, mas estando ainda bastante atrás do índice americano, se considerarmos o longo prazo.

Bem, eu sou um bocadinho míope, os últimos meses me bastam! E assim, como se resolverá esta discrepância no presente ano? Baixa o DAX, sobe o S&P, ou predominará mesmo a tal recuperação e o índice alemão manter-se-á, numa base relativa, à frente dos americanos?

Não sei... nem quero saber! Só me interessa ganhar mais do que perder...

leprechaun

(...se puder ser! :))

http://de.finance.yahoo.com/q/ta?t=3m&s=%5EGDAXI&l=on&z=l&q=l&c=%5Egspc

http://de.finance.yahoo.com/q/ta?t=2y&s=%5EGDAXI&l=on&z=l&q=l&c=%5Egspc

http://de.finance.yahoo.com/q/ta?t=5y&s=%5EGDAXI&l=on&z=l&q=l&c=%5Egspc

http://de.finance.yahoo.com/q/ta?t=my&s=%5EGDAXI&l=on&z=l&q=l&c=%5Egspc
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

DAX Bullish %

por JN » 2/4/2005 22:04

DAX Bullish %

Como referi anteriormente esses indicadores têm um valor relativo porque como devem compreender este tipo de indicadores é tanto mais fiável quanto maior for o numero de empresas que são abrangidas.

COMENTÁRIO: Num conjunto de cerca de 35 empresas analisadas, neste momento 82% encontram-se com sinal bull. O gráfico encontra-se numa coluna de "X" em zona de habitual inversão e por esse motivo perigosa para os Bulls.Temos também de ter em conta que o Dax está em contraciclo com o mercado Americano.

CONCLUSÃO: Aconselha-se a tomada de mais-valias ou mesmo fecho de posições longas.

Isto não se trata de um trabalho profissional e como tal não deve ser tomado como uma recomendação de compra ou de venda.
Anexos
daxbullish.PNG
daxbullish.PNG (49.9 KiB) Visualizado 401 vezes
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

por TRSM » 2/4/2005 18:54

Embora arriscada essa tua entrada curta no Dax,leva-me a dizer o seguinte.

Um fecho do Dax na proxima sessão abaixo dos 4360, deverá ser sinal de queda na sessão seguinte e se por acaso o fecho for feito abaixo do minimo de 6ª feira, até poderemos estar perante uma inversão do swing, o que a acontecer seria óptimo para a tua posição, mas há sempre um.....mas

Registado: 5/11/2002 11:30

Dax

por jarc » 2/4/2005 18:04

O Dax reagiu à proximidade dos 4400 com uma rapidez de Lucki Luke. O facto de me parecer haver uma divergência com outros índices levou-me a uma entrada do lado da venda, mas não estou completamente convencido- Talvez essa divergência se sustente na recuperação do dollar (não esquecendo que isso tb implica petróleo mais caro). Em qualquer dos casos parece-me que no curto prazo a possibilidade de uma descida é maior. Suponho que um pequeno rastilho (a França de Chirac com a opinião da maioria dos franceses face à Constituição Europeia, servem)pode fazê-lo assentar num suporte mais significativo.

Registado: 23/7/2003 16:05

por TRSM » 2/4/2005 17:42

Belo trabalho JN :wink:

Com outros dados, NDX desde 21/Janeiro e SPX desde 11/Março mandam tomar algumas cautelas para tomadas de posições longas para medio/longo prazo. Desde essas datas referidas que os indices não fizeram novos maximos

Ainda gostava de saber qual o resultado desse mesmo estudo no Dax, penso que será bastante diferente dos USA.

abraço

Registado: 5/11/2002 11:30

P&F - BULLISH % 2005_4_2

por JN » 2/4/2005 17:29

NYSE & NASDAQ - BULLISH PERCENT

Data: 2005_4_2
Valor: 50%

O Bullish Percent é um indicador de tendência utilizado desde há muitos anos por analistas de mercados.
Ele consiste basicamente em dividir o numero de empresas que estão em situação Bull pelo numero total de empresas de um universo que consideramos suficiente para influenciar o mercado em geral.
Atenção que neste Índice todas as empresas têm o mesmo peso, ao contrário do que acontece nos diversos Índices dos mercados.

No meu caso uso para cálculo um portfólio de cerca de 500 acções cotadas no Nasdad e no Nyse. A determinação de situação Bull ou Bear é feita automaticamente por software de análise de gráficos P&F usando os padrões característicos deste tipo de análise.
Básicamente é o que fazem algumas empresas de research que conheço e que utilizam este indicador.

Hoje em dia já se fazem Bullish Percent Idex para os diversos sectores do Nasdaq, índices Europeus e etc. Esses indicadores têm um valor relativo porque como devem compreender este tipo de indicadores é tanto mais fiàvel quanto maior for o numero de empresas que são abrangidas.

COMENTÁRIO: Num conjunto de cerca de 500 empresas analisadas, neste momento 50% encontram-se com sinal bull. O gráfico encontra-se numa coluna de "O" desde Janeiro. Data em que 74% das empresas estavam c/ sinal Bull (c/ sinal de compra) e começaram a dar lugar as Bear (c/ sinal de venda).

CONCLUSÃO: Não se aconselham posições compradoras para o mercado em geral. A este nível estas posições detêm um risco muito elevado. As posições vendedoras podem ser consideradas mais seguras até ao nível de 40 ou mesmo 30%.

Isto não se trata de um trabalho profissional e como tal não deve ser tomado como uma recomendação de compra ou de venda.
Anexos
Bullish2005_04_02.PNG
Bullish2005_04_02.PNG (46.14 KiB) Visualizado 473 vezes
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41