Caldeirão da Bolsa

Uma nova ideia... genial ou infernal? :-)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

E com tanto zig-zag... ;-)

por leprechaun » 1/4/2005 17:49

...até foi ao price target! :clap:

Sorte de principiante ou intuição actuante, o que é certo é que, na prática, as contas da matemática são todinhas de somar... nenhuma de arrepiar! :P

De facto, após a subida ligeiramente acima dos 4390, pondo em perigo a tal resistência intraday dos 4388, já não contava vender os meus warrants put, o que aconteceu precisamente as 17:01 h quando eu fui às compras... sou gordinho como as lontras! É da ausência de stress, ou então assim parece! :)

Logo, tenho razões para sorrir, isto até vai marchando bem nos warrants convencionais. Mas tenho alguns à espera de melhores dias, que foram comprados ainda o DAX não tinha tocado os 4350. It's a waiting and watching game... I keep cool all the same! :wink:

Anyway... não sei que fizeram o DAX e seus primos depois das 16:30 h, mas deve então ter havido algum spike de baixa, que não estou a ver o MM a subir a volatilidade de maneira a ficar com os meus warrants, tanto mais que a cotação (bid-ask) até encerrou 2 cêntimos abaixo da necessária para se ter efectuado a venda.

E com tudo isto, nos únicos dois dias da semana que negociei warrants, lucrei quase 13% do modesto capital investido - nem chegou a 1000 euros - o que é sempre encorajador para prosseguir no estudo das tácticas... maradas :P alvo de muitas piadas, e inda mais tesouradas... mas que terminam douradas, que é o que interessa e mais nada! :mrgreen:

Gnomito da vida airada

leprechaun

(...que tem a sua piada!!! 8-) )

PS: Mistério desvendado: grande vela preta no S&P - 4 pontos (!) dos 1182 aos 1178 - e mínimo do dia (1177,41) precisamente às 17h.

S&P amigo podes cair... estou contigo... seguro-te pelo umbigo!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

Knee jerk reaction... oh no! :-(

por leprechaun » 1/4/2005 15:11

Ai, ai... cantei cedo demais...

...e o primeiro milho é dos pardais! :(

Ora cá temos um belo exemplo da tal reacção contrária, de que o Nichols muito fala.

Ou seja, objectivamente o nº de empregos criados foi muito mau, em relação às expectativas, e o mercado baixou, em conformidade. But... menor emprego = menor inflação... up we go!

Faltaram-me uns pontitos para fechar a posição com lucro, e agora ela já está 1 cêntimo desfavorável. Nada de grave, até porque é de facto diminuta, inferior ao dobro dos lucros de ontem, onde a mesma estratégia correu bem.

Entretanto, o DAX encontra-se numa zona importante que é necessário vigiar. Segundo o tal esquema dos pivot point, a zona dos 4388 representa a 2ª resistência intraday... que não convém nda ser quebrada! Para já, tem aguentado o embate... vamos lá ver se ainda me safo.. com um empate! :)

E se o DAX mau me bate...

leprechaun

(...sou um cachorrinho que late! :-))

PS: Perigo... já tocou nos 90... pára lá, ó DAX, assenta! :evil: Isso mesmo, vem cá baixo, que logo o lucro eu encaixo!!! :mrgreen: :mrgreen:
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Re: Como eu...

por leprechaun » 1/4/2005 14:33

The Mechanic Escreveu:...gosto destas histórias Zen...

Fazem-me pensar nas coisas verdadeiramente importantes da vida . Coisas que às vezes estão ao nosso alcance , mas que o stress do dia a dia , as mesquinhices a que damos às vezes tanta importância e o egoismo do ser humano não deixam ver...

(...)

Leprechaun (ou como se diz no Norte : Lebrecõue), não deixas de ser uma lufada de ar fresco neste forum. Gosto de ver que levas na desportiva alguns "ataques" que te são feitos como consequência do teu vernáculo . Não te deixas picar e respondes com humor. E valha-nos isso nos dias que correm...

Ó Mecânico!

A tua história é demasiado zen para mim... que não percebi esse koan. Bem, eu também gosto de alface e salada de agrião, tudo que seja verdinho... como eu neste joguinho! :)

E, afinal, com tanto paleio nem cheguei a expor a outra estratégia, que assenta, aliás, unicamente nos warrants convencionais e que é para ser utilizada somente durante uma semana. Mais tarde explico... mas já tenho mais ideias e subestratégias para o "método do faquir"... yeah, é só rir... mas co'o dinheirinho a vir! :D

E até tenho motivos para tal que, na negociação real, com os tais warrants normais, a aposta nas quedas após as subidas continua a resultar. Vamos lá ver se continuo a acertar hoje, onde já me posicionei perto dos máximos do dia, mas com uma posição diminuta, já que é uma aposta claramente arriscada e especulativa.

Jogo na base de um forte número positivo do relatório do emprego que, contrariamente, provoque uma reacção em baixa, ainda que momentânea, dos mercados. Além do mais, o reacender do preço do crude - está quase nos 56$ ! :shock: - deve favorecer esta estratégia contrarian... I hope!

Sigo, assim, um pouco o raciocínio do Cárpatos, ainda que este avise contra o bias normalmente positivo do 1º dia do mês. O Nichols é que está muito do contra, só vê subidas e subidas e até já aconselha posições bull especulativas com targets astronómicos... qual de nós será daltónico? ;-)

Vá lá que o Adams corre mais a meu favor, continuando a apostar numa quebra dos 1163 no S&P, com uma possível ida 20 pontos mais abaixo, antes então de uma reacção em alta.

Eu favoreço este cenário, dá-me jeito, mas o famoso Proença, às previsões muito atreito, diz que já se iniciou essa reacção no... DOW!!! :D

Tschhh... ou será que foi a Stella que disse que o viu a vela? :wink: Hum... estarei eu a misturar tanto douto opinar?

Pois, se nem percebo o Zen - já p'ra não falar do Cem! - que posso eu concluir do que será o porvir?

Ora... o meu método é cantar, cigarrinha a mandriar, que quem quer matar a tola, comigo não vai à bola! :P

Recordando a Doris Day... whistle those worries away! :lol:

Que sera, sera
Whatever will be, will be
The future's not ours to see
Que sera, sera
What will be, will be

Olha, e com isto tudo, a aposta até está a correr benzinho. O lindo DAX movimenta-se sereno a meu favor... e o warrant já valorizou um pontito... é massa cá pró bolsito! :) Mas necessito, no mínimo, de mais 10 pontos de queda, abaixo dos 4360, para conseguir efectuar a venda com algumas mais valias.

Yeah... arroz doce e aletria...

leprechaun

(...é o meu lucro do dia! :))

PS: Bingo! I'm winning... again!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: É isso... ó gaia Maya!!! :-)

por leprechaun » 1/4/2005 3:25

maya Escreveu:Devo reconhecer que este post tem algum mérito nem que seja por falar do Zen...

Se alguem quiser começar a praticar:
A Base é: não ter ideia nenhuma na mente... com isso consegue-se quando se quiser pensar em alguma coisa... Pensar com 100% da nossa capacidade mental...(Fortalece-se o músculo mental)

A técnica para começarem o treino Zen é: contar as inspirações (Expirações...) de 1 até 10 (Usar o diafragma ou seja, fazer respirações profundas...) Chegado à 10ª recomecem de novo do 1... (isto durante pelo menos 15 minutos)
Se em qq momento derem convosco a pensar em alguma coisa.. recomecem do 1 de novo... e logo! Sem discutir com os vossos demónios...
Estão a treinar a mente... A mente tem de obedecer!

Pois bem... as vantagens são que tomareis um decisão e conseguis executar essa sem sensar, sem remorsos, sem ganância, sem pena, sem culpa....

Grande instrumento de trading não acham!?

Pois se acho, ó Ilusão! ;-)

Eu há muito que o faço, só que sou irregular. Deveras, já na minha juventude aprendi o que descreves e mais técnicas ainda para permanecer centrado e focado na "luz clara da inteligência". E sim, considero tal um auxiliar precioso para esta experiência de trading. Pois, como dizes, e eu tenho vindo a pensá-lo, se pusermos de parte as emoções básicas e negativas, apenas porque interferem com a pura decisão, então estaremos muito mais plenamente naquilo que somos e fazemos.

É a isso que se chama viver o momento, o "aqui e agora". E uma mente concentrada é bem mais imune ao erro e à ilusão. Logo, melhores e mais perfeitas decisões.

Além de que outro objectivo é o da união. E esta não é unicamente possível com pessoas, toda a natureza reflecte igualmente um estado de consciência com o qual nos podemos identificar e unir.

Yeah! Daí, eu cantar ao lindo DAX e as velas serem serpentes que crescem à nossa frente! :P

Vejo que fazes jus ao nome, e até tens um avatar de luz. Hum... recordações belíssimas agora me assolam. Tudo está tão tranquilo e o meu espírito feliz. Perfeita paz e serenidade, uma alegria tranquila e poderosa.

Possa o Universo inteiro ser abençoado e todos os seres alcançarem a plenitude de si próprios.

Cause when I am me...

leprechaun

(...sou uma alma que ri!!! :))

O conceito em oposição a Brahma é Maya que teria a função de envolver os seres humanos com a falsa ilusão de que estamos distantes da Verdade, ou seja, nos dá a ilusão constante de que estamos separados de Brahma – que, além de representar a unidade de todas as coisas, também é nossa verdadeira natureza humana, enterrada em nossos interiores.

http://maxpages.com/elias/O_Hinduismo

Como eu...

por The Mechanic » 1/4/2005 3:06

...gosto destas histórias Zen ...

Fazem-me pensar nas coisas verdadeiramente importantes da vida . Coisas que às vezes estão ao nosso alcance , mas que o stress do dia a dia , as mesquinhices a que damos às vezes tanta importância e o egoismo do ser humano não deixam ver ...

Faz-me lembrar uma bela história que me foi contada por um mestre de meditação . É um exemplo de vida para todos nós e eu, naturalmente , tenho aprendido muito com ela .É uma história que faz de mim um homem mais rico porque acima de tudo me tornou mais humano .

Passo a transcrever :

O NARIZ DE CONFUCIO

O orvalho de Outono , pois...três porta-aviões jogavam à sueca em cima de uma arvore .Um ovo estrelado atravessa. Vendo a sua aflição , o mais novo inquire : " gostas de tremoços ?! " , o ovo , chiando ,responde calmamente com a lata na mão: " gostava de ir cortar o cabelo ,mas está lá o Eusébio... " .

Moral da história : o pái comeu as alfaces ...

Leperchaun ( ou como se diz no Norte : Lebrecõue ), não deixas de ser uma lufada de ar fresco neste forum . Gosto de ver que levas na desportiva alguns " ataques " que te são feitos como consequência do teu vernáculo . Não te deixas picar e respondes com humor .E valha-nos isso nos dias que correm ...

Um abraço e bons negocios,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

Pois grande instrumento de trading

por maya » 1/4/2005 2:30

(tenho tanto que fazer para amanha e ponho-me a escrever posts destes... seja!)

Devo reconhecer que este post tem algum mérito nem que seja por falar do Zen...

Tenciono tirar um curso aprofundado disso logo que possa (Em modo autodidacta)

Se alguem quiser começar a prácticar:
A Base é: não ter ideia nenhuma na mente.. com isso consegue-se quando se quiser pensar em alguma coisa... Pensar com 100% da nossa capacidade mental...(Fortalece-se o musculo mental)

A técnica para começarem o treino Zen é: contar as inspirações (Expirações...) de 1 até 10 (Usar o diafragma ou seja, fazer respirações profundas...) Chegado á 10º recomecem de novo do 1... (isto durante pelo menos 15 minutos)
Se em qq momento derem convosco a pensar em alguma coisa.. recomecem do 1 de novo... e logo! Sem discutir com os vossos demónios...
Estão a treinar a mente... A mente tem de obedecer!

Pois bem.. as vantagens são que tomareis um decisão e conseguis executar essa sem sensar, sem remorsos, sem ganancia, sem pena, sem culpa....

Grande instrumento de trading não acham!?

Está deslocado!

Contudo... quem tem olhos veja e quem tem ouvidos ouça...

Embora todos estejamos conscientes que o mundo ainda vai no primeiro sono!

Mas concerteza que o mérito deste post não se resumirá apenas ao Zen...
Cumprimentos,
O Maya

" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"

Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.

Registado: 23/10/2004 23:08

Uma nova ideia... genial ou infernal? :-)

por leprechaun » 1/4/2005 2:10

Pois é, o problema com métodos, estratégias, mais tácticas e grandes planos, é que as ideias surgem como cogumelos... nem há tempo de comê-los!

E é que se não assento isto tudinho, baralho-me do miolinho!

Em suma, na busca da perfeição - o ouro do coração... sim, também sou alquiista! :D - tudo se lima e burila, convertem-se farpas e arestas em superfícies boleadas, macias ao toque e sem perigo de nada.

E se o fazemos no mundo físico, quão mais importante será trabalhar o nosso espírito? Em conclusão, aquilo de que me posso facilmente aperceber, é que este trading game não passa, na sua essência, de mais um sofisticado "mind game". Gráficos e candlesticks, AT, AF e até astrologias, com Ganns e Fibonaccis e toda a mais sofisticada panóplia - incluindo a tecnológica - de instrumentos de que um trader dispõe, apenas têm sentido se forem correctamente utilizadas, por mais infalíveis que, em abstracto, possam ser.

Enfim, creio ter sido esse o meu "erro de Descartes" primitivo, já que dos métodos não tenho dúvidas, mas talvez me tenha esquecido que eles são para negociar na prática... e as emoções estão aí presentes!

O simples facto de me ter disposto - nada sabendo disto e assumindo-o à partida - a expor publicamente as minhas ideias, que a muitos soam talvez abstrusas, impossíveis e confusas, tem a óbvia vantagem de me forçar a clarificar aquilo que concebo de uma forma para mim lógica, mas que talvez contenha falhas e omissões que traders mais experientes podem desde logo apontar.

Por exemplo, essa da slippage temporal dos TW é para mim nova, e aliás ainda nem esclareci o assunto.

Mas há também uma clara desvantagem na exposição pública - e já nem falo de críticas negativistas ou mal intencionadas, que não reconheço ter recebido nenhuma. Ou levo tudo a brincar, que é outra forma de jogar... :wink:

O facto é que a semi-obrigação de relatar ou informar os meus trades - literalmente nenhum até agora - me coloca numa situação de alguma pressão, a de fazer bem, ter resultados, ganhar! Isto foi igualmente sentido pelo JAS, por exemplo, numa altura em que as suas tácticas arriscadas e demasiado confiantes com warrants sobre acções - suponho-os ainda mais arriscados e imprevisíveis que os dos índices - o conduziram a uma situação fortemente negativa. A Consciência bem o avisou e inda bem que se enganou! :)

Yeah, é a história dos time frames. E se em todos os activos tal é importante, nos warrants então que se dirá, se eles vivem justamente dessa volatilidade, variando dezenas por cento mais do que os respectivos subjacentes. Logo, acertar ou seguir a direcção é o segredo e a bênção! :)

E é mesmo dos warrants vulgares que eu queria falar. Aliás, são os únicos que tenho, entretanto, negociado. De preferência, um pouco out-of-the-money, a poucos meses da maturidade, com grande elasticidade, valor abaixo de 1 € e um delta elevado. Quase sempre para day trading, mas podem ficar uns dias em carteira, pelo menos enquanto os pressupostos iniciais se mantêm. É claro que aqui a desvalorização temporal contínua, e com o prazo da expiração a aproximar-se, dificulta a estratégia ganhadora, justamente quando não se entrou no timing exacto. É que quando a inversão favorável chega, pode já nem dar para sair no break-even...

Ainda assim, acabo de imaginar outra ideia de trading - para prazos curtos, tipicamente uma semana - baseada justamente nos conceitos que acima expôs. Deveras, vai ser mesmo aqui que a explicarei a mim próprio, estou a escrever enquanto me surge a ideia. Yeah, gosto deste tipo de espontaneidae criativa, vazia a mente, não de conhecimentos e inteligância, mas justamente de pensamentos espúrios e parasitas, e de ideias e preconceitos limitantes. Pouco sei disto, é certo. É um novo mundo quase inteiramente desconhecido. E então? Será que tal até não pode representar uma vantagem? É que aqui, a minha mente não está atulhada de conhecimentos, sou um aluno e não um mestre, posso tudo encarar como uma novidade alegre e divertida, algo diferente do meu mundo habitual. Se, com o decorrer do tempo, este encanto irá ou não perdurar, isso é algo que não sei e ainda não posso saber.

Já agora, e deixando a explicação da nova ideia para depois, que tal relembrar uma conhecida história zen?

Uma Chávena de Chá

Nan-In, um mestre japonês durante a era Meiji (1868-1912), recebeu um professor da universidade que o veio inquirir sobre o Zen. Este iniciou um longo discurso intelectual sobre suas dúvidas.

Nan-In, enquanto isso, serviu o chá. Ele encheu completamente a chávena do seu visitante, e continuou a enchê-la, derramando chá pela borda.

O professor, vendo o excesso a derramar-se, não pode mais conter-se e disse:

“Está muito cheio. Não cabe mais chá!”

“Como esta chávena”, disse Nan-in, “você está cheio de suas próprias opiniões e especulações. Como posso eu demonstrar-lhe o Zen sem você primeiro esvaziar sua chávena?”

Imagem

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Candelstick, carvman, eurowire.financeiro, fosgass2020, Google [Bot], Goya777, malakas, Mr.Warrior, MR32, novato, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, PXYC, SerCyc, trilhos2006, VALHALLA, Xacal, yggy e 696 visitantes