Técnicas para analizar gráficos
Re: Tartaruguinhas... não tem pulguinhas! :-)
stella maris Escreveu:Creio que o que procura, Leprechaun, é um sistema completo de trading.
As componentes essenciais de um virtuoso sistema dos 80s são descritas de forma acessível neste documento:
- http://www.originalturtles.org/docs/turtlerules.pdf
Pode gostar ou não do documento, mas a descrição da forma como os diversos componentes do sistema interagiam é no minimo preciosa.
Bella Stella... mia Sorella!
Cá continuo com as lindas tartarugas - e eu que só tive gatos em casa! - estudando-as muito bem, a ver se aprendo os seus bons hábitos.
Estou agora a rever os capítulos acerca dos pontos de Entrada, Stop e Saída dos trades. Infelizmente, não é possível copiar texto do Acrobat Reader, ou é a versão que eu tenho que não o permite ou então o documento está protegido contra cópia.
É que logo no início do capítulo 5 acerca dos Stops, está condensado justamente aquilo que eu penso ser a regra mais importante para ser bem sucedido nos mercados financeiros: manter as perdas pequenas e controladas.... sempre!
Vou então transcrever algumas frases cruciais do início do capítulo:
"There are old traders and there are bold traders, but there are no old bold traders".
Olha... outro adivinho! Como é que ele sabia que eu até já sou velhinho? Sim, que do JAS sou o maninho... e também com bigodinho... só um pouco mais pretinho!
The Turtles always used stops.
For most people, it is far easier to cling to the hope that a losing trade will turn around than it is to simply get out of a losing position and admit that the trade did not work out.
Let us make one thing very clear. Getting out of a losing position is absolutely critical. Traders who do not cut their losses will not be successful in the long term.
The most important thing about cutting your losses is to have predefined the point where you will get out, before you enter a position. If the market moves to your price, you must get out, no exceptions, every single time. Wavering from this method will eventually result in disaster.
É isso mesmo!!! Nada de hesitações e poucas contemplações: se o trade não corre bem... corta-se-lhe a cabeça... ai ó mãe!
Porém, eu concordo com o método do Nichols de dar uma pequena folga nos valores dos índices. Mas negociando no intraday, de facto não há muito espaço para folgas. O máximo que me posso permitir fazer é, em momentos de alguma lateralização e quando os indicadores inverterem, indicando a saída num trade já negativo, talvez esperar uns breves minutos a ver se posso ainda obter um preço melhor. 1 ponto a mais é 1 cêntimo de prejuízo a menos e eu aqui sou pescador e muito aproveitador!
Anyway, não vou usar o método dos breakouts, embora também possa vigiar o máximo, mínimo e midpoint de velas significativas, bem como os correspondentes valores opostos da sessão. O Cárpatos, por exemplo, dá sempre muita importância à quebra de um dos extremos da 1ª vela de 30 minutos. Bem, nesta altura já eu vi meia dúzia... que fica mais baratinho... isto é que é ser poupadinho!
Aguardemos pois o dia de amanhã...
...e será cor de alface ou de romã?
leprechaun
(...sem a Mamã!
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Mensagens: 1769
- Registado: 24/11/2002 14:36
Re: Tartaruguinhas... muito gordinhas! :-)
stella maris Escreveu:Creio que o que procura, Leprechaun, é um sistema completo de trading.
As componentes essenciais de um virtuoso sistema dos 80s são descritas de forma acessível neste documento:
- http://www.originalturtles.org/docs/turtlerules.pdf
Pode gostar ou não do documento, mas a descrição da forma como os diversos componentes do sistema interagiam é no minimo preciosa.
Já tem duas pistas que lhe servirão de estudo para os próximos meses.
Uma é entender a psicologia do mercado e do activo usando as candlesticks. Junte-lhe uns pós de pirlimpimpim sob a forma de linhas de suporte e resistência ou de MACD e voilà.
A segunda é construir um sistema completo que devera ser exaustivamente testado em décadas de dados. Porquê décadas? Para que a derivada da função que tenta optimizar seja nula, para que a segunda derivada da função seja negativa (concavidade voltada para baixo). Brincando quis dizer que tente obter um máximo da probabilidade do seu sucesso.
Muito interessante ó juvenil...
...linda Estrelinha de Abril!
Hum... e não há warrants ou futuros sobre versos... e paleios mui diversos? Ora eu nesses tinha chances... de ganhar uns bons... romances!!!
Bem... e após o disparate, vamos lá a um bom debate...
Em 1º lugar, eu até já tinha ouvido falar desse famoso método e consultei, em tempos, o site dos Turtles. Não me lembro, contudo, de ter lido esse longo documento - vou quase a meio! - que é de facto fascinante e que me pode introduzir a novos conceitos de ordem prática que até agora desconhecia. So, thank you, my lovely Guru!
Anyway, algo que devo mesmo passar por cima, pelo menos por agora, são essas considerações sobre "position sizing" com fórmulas matemáticas e algoritmos and so on. Sim, também já li algo sobre isso, mas eles falam de um capital de centenas de milhar e o meu fica-se por um escasso par p'ra começar... e estourar
E, contudo, algo muito me assombrou, justamente nesse capítulo, quando, na página 16, os Turtles referem perdas brutais de 20 a 40% num único dia (!!!), na sequência do crash de Outubro de 1987 e da subsequente baixa da taxa de juros pelo FED de então.
Ora mas é isto justamente que eu quero evitar! É claro que para isso, o melhor é mesmo nunca deixar posições abertas para o dia seguinte, mas tal seria também demasiado limitativo. Não penso seguir um day trading puro, até porque tal é considerado muito stressante e mesmo pouco compensador, por quem já o experimentou. Mas como eu não sei nada de nada... I've got to learn it by myself... com a estratégia marada do leprechaun e do elf!
Enfim, lá vou tentando aperfeiçoar as minhas ideias e aprender mais um pouquinho com as sumidades cá do sítio, esperando é imitá-las nesses 10% ao mês... mesmo só 5... ou 4... ou 3!
Ah, por fim, e falando de rendibilidades, que é esse o cerne da questão. Afinal, feitas as contas, se eu tiver um modesto mas consistente ganho de 1% ao dia, considerando ainda um dia igualmente negativo, faria 3% não ao mês mas à semana... que perspectiva bacana!
Parece um objectivo modesto e plausível, tanto mais que, nos instrumentos alavancados de que falo, e mesmo considerando uma neutralização máxima do risco, ganhos de 3, 4 ou 5% não são invulgares nem extraordinários. É assim que, nesta perspectiva, se me afigura absolutamente fulcral para implementar uma estratégia consistente e ganhadora, cortar mesmo pela raiz trades que se revelem negativos, por forma a minimizar as perdas, ainda que nem se maximizem os lucros. Deveras, e apenas em teoria, é certo, eu já me daria por muito satisfeito se pudesse apanhar metade de um movimento, entrando já depois de ele se ter formado e saindo bem antes do mesmo ficar concluído.
OK... sonhar é fácil, I know, mas sem auto-confiança também não é possível traçar metas e muito menos alcançá-las.
Em suma, continuo entusiasmado... mas prudente. E antes de me aventurar na negociação real daquilo que ando a magicar, vou então aperfeiçoar ainda mais o meu método que, tendo a virtude de ser pessoal, me é por isso mesmo muito querido... e espero divertido!
O gnomito agradecido
leprechaun
(...e muito bem sucedido!
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Mensagens: 1769
- Registado: 24/11/2002 14:36
Re: Those who can do, those who can write ...
stella maris Escreveu:O amigo JAS que participa neste caldeirao ja leva 30% este ano. Eu levo um pouco mais. Mas ambos compreendemos que assim como recebemos, temos algo a dar a esta comunidade. Dai participarmos no caldeirao.
Boa sorte.
Pela parte que me toca, obrigado...
e já agora que estamos numa de solidadriedade até quero fazer-vos uma proposta; que tal criar um fundo de solidariedade onde os que ganham tantos % possam ajudar os que perdem.
E já que gostam de galardões e gente que ganha milhões, recomendo-vos este livro:
Trend Following
by Michael W. Covel
Um abraço
JN
JN
Those who can do, those who can write ...
Caro Lizard,
"Victor Niederhoffer is a private speculator specializing in futures and options trading. A graduate of Harvard ('64) and the University of Chicago (Ph.D. '68), Victor founded a merger-and-acquisition firm in the mid-1960s. For a decade, he was unbeaten as national squash champion. In the late 1970s Victor began speculating in commodity markets, making and losing several fortunes. He started trading for customers (and George Soros) in the early 1980s and was managing more than $100 million by the mid-1990s. For several years he had the best track record in the world before investments in emerging markets in 1997 caused his fund to close. Since 1997 he has continued to trade for his own account using principles outlined in his best-selling book, "The Education of a Speculator.""
O Sr Victor nao teve a sagacidade de perceber quais as setups de candlesticks que melhor serviam ao seu estilo de trading. Dai os seus resultados de back testing terem sido tao pobres. E olhe que nao e preciso ensinar em Harvard para saber puxar pelo sistema operativo que nos faz.
O amigo JAS que participa neste caldeirao ja leva 30% este ano. Eu levo um pouco mais. Mas ambos compreendemos que assim como recebemos, temos algo a dar a esta comunidade. Dai participarmos no caldeirao.
Mas quando houve alguem com os pes bem assentes na terra, esta a aprender a ser melhor, a crescer, nao importa a idade. Evolui e espera-se que ajude a geracao seguinte. Que ajude os proximos a serem melhores homens e mulheres.
Quando se preza um jogador de roleta russa, entao sabe-se que um dia a probabilidade de insucesso estourara e perder-se-a tudo aquilo que e precioso.
Pense. Desejo-lhe que possa atingir aquilo que almeja um dia.
Boa sorte.
"Victor Niederhoffer is a private speculator specializing in futures and options trading. A graduate of Harvard ('64) and the University of Chicago (Ph.D. '68), Victor founded a merger-and-acquisition firm in the mid-1960s. For a decade, he was unbeaten as national squash champion. In the late 1970s Victor began speculating in commodity markets, making and losing several fortunes. He started trading for customers (and George Soros) in the early 1980s and was managing more than $100 million by the mid-1990s. For several years he had the best track record in the world before investments in emerging markets in 1997 caused his fund to close. Since 1997 he has continued to trade for his own account using principles outlined in his best-selling book, "The Education of a Speculator.""
O Sr Victor nao teve a sagacidade de perceber quais as setups de candlesticks que melhor serviam ao seu estilo de trading. Dai os seus resultados de back testing terem sido tao pobres. E olhe que nao e preciso ensinar em Harvard para saber puxar pelo sistema operativo que nos faz.
O amigo JAS que participa neste caldeirao ja leva 30% este ano. Eu levo um pouco mais. Mas ambos compreendemos que assim como recebemos, temos algo a dar a esta comunidade. Dai participarmos no caldeirao.
Mas quando houve alguem com os pes bem assentes na terra, esta a aprender a ser melhor, a crescer, nao importa a idade. Evolui e espera-se que ajude a geracao seguinte. Que ajude os proximos a serem melhores homens e mulheres.
Quando se preza um jogador de roleta russa, entao sabe-se que um dia a probabilidade de insucesso estourara e perder-se-a tudo aquilo que e precioso.
Pense. Desejo-lhe que possa atingir aquilo que almeja um dia.
Boa sorte.
- Mensagens: 58
- Registado: 29/3/2005 17:24
The Components of a Complete System
Creio que o que procura, Leprechaun, e um sistema completo de trading.
As componentes essenciais de um virtuoso sistema dos 80s sao descritas de forma acessivel neste documento:
- http://www.originalturtles.org/docs/turtlerules.pdf
Pode gostar ou nao do documento, mas a descricao da forma como os diversos componentes do sistema interagiam e no minimo preciosa.
Ja tem duas pistas que lhe servirao de estudo para os proximos meses.
Uma e entender a psicologia do mercado e do activo usando as candlesticks. Junte-lhe uns pos de pirlimpimpim sob a forma de linhas de suporte e resistencia ou de MACD e voila.
A segunda e construir um sistema completo que devera ser exaustivamente testado em decadas de dados. Porque decadas? Para que a derivada da funcao que tenta optimizar seja nula, para que a segunda derivada da funcao seja negativa (concavidade voltada para baixo). Brincando quis dizer que tente obter um maximo da probabilidade do seu sucesso.
As componentes essenciais de um virtuoso sistema dos 80s sao descritas de forma acessivel neste documento:
- http://www.originalturtles.org/docs/turtlerules.pdf
Pode gostar ou nao do documento, mas a descricao da forma como os diversos componentes do sistema interagiam e no minimo preciosa.
Ja tem duas pistas que lhe servirao de estudo para os proximos meses.
Uma e entender a psicologia do mercado e do activo usando as candlesticks. Junte-lhe uns pos de pirlimpimpim sob a forma de linhas de suporte e resistencia ou de MACD e voila.
A segunda e construir um sistema completo que devera ser exaustivamente testado em decadas de dados. Porque decadas? Para que a derivada da funcao que tenta optimizar seja nula, para que a segunda derivada da funcao seja negativa (concavidade voltada para baixo). Brincando quis dizer que tente obter um maximo da probabilidade do seu sucesso.
- Mensagens: 58
- Registado: 29/3/2005 17:24
Re: eu deixo :-))
stella maris Escreveu:"[Victor Niederhoffer] looked at markets as a casino where people act as gamblers and where their behavior can be understood by studying gamblers. He regularly made small amounts of money trading on that theory. There was a flaw in his approach, however. If there is a tide...he can be seriously hurt because he doesn’t have a proper fail-safe mechanism.
George Soros
Niederhoffer Investments Inc. has compiled an unusually long, successful track record for a futures-fund manager--a 32% compound annual return since 1982.
Soros pegged him as a winner early on. Their business ties grew into friendship in 1985, when Niederhoffer, who felt he was hitting a bad stretch, voluntarily returned the financier's money with a healthy profit. He did the same in 1995. ''Very unusual for a fund manager,'' notes Soros.
£izard aka SaR
Re: A fail-safe mechanism... that's it!!! :-)
stella maris Escreveu:"[Victor Niederhoffer] looked at markets as a casino where people act as gamblers and where their behavior can be understood by studying gamblers. He regularly made small amounts of money trading on that theory. There was a flaw in his approach, however. If there is a tide... he can be seriously hurt because he doesn’t have a proper fail-safe mechanism."
Ora bem... já ouvi falar no tal Victor e até visitei um par de vezes o seu site... and that's all.
Bem, esse temperamento de apostador tem o seu lado irresistível também. Com produtos alavancados é possível, em poucas horas, ganhar dezenas por cento e até mesmo centenas!!! Ou claro, perder todo o investimento, como relatas mais acima ter sucedido com o tal controverso gestor.
Mas o meu fito é justamente esse mecanismo de protecção, além da questão muito falada do money management, mas que envolve uns cálculos deveras complicados. Ou pelo menos ainda não os descodifiquei lá muito bem.
Em suma, como proteger aquilo que ganhei? Eu até possuo algumas ideias sobre isso mas não as tenho posto em prática. O tal método, talvez até nem muito são ou correcto, que tenho vindo a elaborar contém, contudo, já um germe desse mecanismo de protecção, ao NÃO reinvestir possíveis lucros, retirando-os para outras contas ou usando-os somente como almofada de protecção quando algum negócio menos feliz fizer diminuir um pouco o capital inicial.
Cut your losses short and let your profits run é talvez a frase de que gosto mais aqui. Já a tão falada The triend is your friend é que me parece dar mais gosto contrariar!
So, I've got some ideas on my own but I guess I'd better discuss them with the wise ones...
...like you, my star my sun!
leprechaun
(...gambling is fun!
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Mensagens: 1769
- Registado: 24/11/2002 14:36
Re: Ed Seykota e outros mestres...
...cá por mim eu escolho a Stella!
Ó beldade sapiente:
Mas é isso que eu preciso... OK, para além de algum siso...
Mas estou tão entusiasmado co'o ouro do Caldeirão, que o meu palavreado se converte em canção!
Bem... let's get serious... but not too much!
É isso mesmo, ó jóia, que eu procuro lá nas velas! Anyway, aí está... Há dois gráficos que eu acompanho diariamente, no site do Yahoo: o DAX e de tarde também o S&P. E se ainda estiver acordado de madrugada, dou uma olhada à abertura do Nikkei, que este sim, tem uns velões de partir mil corações!
As velas do Yahoo são de 5 minutos e creio que não se pode modificar este valor. O Lycos também tem gráficos em real-time mas só para o mercado americano. No seu site do Bolsamania, o Cárpatos também começa por fazer uma análise sumária da abertura do dia recorrendo justamente às velas iniciais. Mas, tal como na tua descrição, não sei o time-frame que ele usa, mas são velas de mais de 5 minutos, pela certa.
A minha 1ª pergunta é: para day-trading de warrants sobre os índices, qual será o melhor time frame? É que, como disse ontem, por vezes a formação das velas parece muito errática e aleatória: a uma grande branca segue-se outra negra enorme, depois de uma tendência bem definida de subida irrompe uma queda inesperada, eu sei lá! Haverá mesmo alguma lógica que se pode descodificar nestes movimentos aparentemente sem sentido?
Vá lá, mestre bondoso, ensina o gnomito palavroso em vez desse lagarto tão vaidoso!
É que eu gostava de algo fundamentalmente simples e gráfico, um método visual intuitivo, algo de mágico que me pudesse transmitir um insight about what has been and what will be!
So... please, can I count on thee... oui?
leprechaun
(...do hear my plea... beautiful Marie!
)

stella maris Escreveu:
No horário do SP 500 neste 1 de Abril de 2005 a primeira candle foi uma shooting star. Longa e agonizante. Depois de uma subida algo iria mudar (provavelmente e realço o provavelmente, ou lateralizava ou mudava de direcção e corrigia as subidas anteriores) pois o rallie de abertura não teve pernas para se suster. A seguir os bulls não tiveram nem tempo para respirar até ao final da sessão.
Mas ao fim de 60 min de trading nos states, você nao sabia isto. Porque não sabe ler candle charts, ou pelo menos acha-os decorativos. Deve manter uma mente aberta em tudo na vida, é um dos segredos da juventude.
Até me pode explicar que sabia muitas outras coisas, e a forma como terá chegado a essas conclusões, mas realço que não é preciso fazer grandes cálculos matemáticos, traçar imensas linhas, aplicar estatística estocástica ou ergódica, derivar, saber relações de Fibonnacci, estudar a teoria de Dow ou Elliot, etc ... para saber ler uma shooting star.
Concordo até com o Nison quando diz que às candles devemos juntar um outro método de análise técnica. Torna a nossa análise ainda mais poderosa. Daí aconselhar as candles aos iniciados.
Todos nós temos as nossas leituras favoritas. As minha andam por Seykota, Richard Dennis, Phantom of the Pits para AT e Graham, Buffett e Lynch para AFundamental. Mas em ensino superior não basta ler e ouvir, é necessario fazer. E muito.
Bem e não me vou alongar mais nesta recomendação de estudo das candlesticks e da psicologia inerente ao mercado e detectada por elas, aos iniciados em Análise Técnica. A todos os iniciados desejo imensa sorte e que possam com árduo trabalho conseguir aquilo que pretendem.
Ó beldade sapiente:
Mas é isso que eu preciso... OK, para além de algum siso...
Mas estou tão entusiasmado co'o ouro do Caldeirão, que o meu palavreado se converte em canção!
Bem... let's get serious... but not too much!
É isso mesmo, ó jóia, que eu procuro lá nas velas! Anyway, aí está... Há dois gráficos que eu acompanho diariamente, no site do Yahoo: o DAX e de tarde também o S&P. E se ainda estiver acordado de madrugada, dou uma olhada à abertura do Nikkei, que este sim, tem uns velões de partir mil corações!
As velas do Yahoo são de 5 minutos e creio que não se pode modificar este valor. O Lycos também tem gráficos em real-time mas só para o mercado americano. No seu site do Bolsamania, o Cárpatos também começa por fazer uma análise sumária da abertura do dia recorrendo justamente às velas iniciais. Mas, tal como na tua descrição, não sei o time-frame que ele usa, mas são velas de mais de 5 minutos, pela certa.
A minha 1ª pergunta é: para day-trading de warrants sobre os índices, qual será o melhor time frame? É que, como disse ontem, por vezes a formação das velas parece muito errática e aleatória: a uma grande branca segue-se outra negra enorme, depois de uma tendência bem definida de subida irrompe uma queda inesperada, eu sei lá! Haverá mesmo alguma lógica que se pode descodificar nestes movimentos aparentemente sem sentido?
Vá lá, mestre bondoso, ensina o gnomito palavroso em vez desse lagarto tão vaidoso!
So... please, can I count on thee... oui?
leprechaun
(...do hear my plea... beautiful Marie!

O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Mensagens: 1769
- Registado: 24/11/2002 14:36
Deixai entao o Sr Soros falar sobre esse seu gestor
"[Victor Niederhoffer] looked at markets as a casino where people act as gamblers and where their behavior can be understood by studying gamblers. He regularly made small amounts of money trading on that theory. There was a flaw in his approach, however. If there is a tide...he can be seriously hurt because he doesn’t have a proper fail-safe mechanism.
George Soros
George Soros
- Mensagens: 58
- Registado: 29/3/2005 17:24
Re: Ed Seykota e outros mestres
stella maris Escreveu:"On Wednesday Niederhoffer told investors in three hedge funds he runs that their stakes had been ‘wiped out’ Monday by losses that culminated from three days of falling stock prices and big hits earlier this year in Thailand.
David Henry USA Today (October 30, 1997)"
Eu diria que este senhor e digno de se perder pelo menos 5 segundos a escuta-lo. Nao mais.
Estamos em frequências muito diferentes, pois quando se refere a Seykota, Richard Dennis, Phantom of the Pits para AT e Graham, Buffett e Lynch...e depois fala em candles de 60 minutos estamos conversados.
Quanto ao resto:
Bons negócios e muita sorte
£izard (aka) SaR
Re: Ed Seykota e outros mestres
stella maris Escreveu:"On Wednesday Niederhoffer told investors in three hedge funds he runs that their stakes had been ‘wiped out’ Monday by losses that culminated from three days of falling stock prices and big hits earlier this year in Thailand.
David Henry USA Today (October 30, 1997)"
Eu diria que este senhor e digno de se perder pelo menos 5 segundos a escuta-lo. Nao mais.
Estamos em frequências muito diferentes, pois quando se refere a Seykota, Richard Dennis, Phantom of the Pits para AT e Graham, Buffett e Lynch...e depois fala em candles de 60 minutos estamos conversados.
Quanto ao resto:
Bons negócios e muita sorte
£izard
Ed Seykota e outros mestres
"On Wednesday Niederhoffer told investors in three hedge funds he runs that their stakes had been ‘wiped out’ Monday by losses that culminated from three days of falling stock prices and big hits earlier this year in Thailand.
David Henry USA Today (October 30, 1997)"
Eu diria que este senhor e digno de se perder pelo menos 5 segundos a escuta-lo. Nao mais.
No horario do SP 500 neste 1 de Abril de 2005 a primeira candle foi uma shooting star. Longa e agonizante. Depois de uma subida algo iria mudar (provavelmente e realco o provavelmente, ou lateralizava ou mudava de direcao e corrigia as subidas anteriores) pois o rallie de abertura nao teve pernas para se suster. A seguir os bulls nao tiveram nem tempo para respirar ate ao final da sessao.
Mas ao fim de 60 min de trading nos states, voce nao sabia isto. Porque nao sabe ler candle charts, ou pelo menos acha-os decorativos. Deve manter uma mente aberta em tudo na vida, e um dos segredos da juventude.
Ate me pode explicar que sabia muitas outras coisas, e a forma como tera chegado a essas conclusoes, mas realco que nao e preciso fazer grandes calculos matematicos, tracar imensas linhas, aplicar estatistica estocastica ou ergodica, derivar, saber relacoes de Fibonnacci, estudar a teoria de Dow ou Elliot, etc ... para saber ler uma shooting star.
Concordo ate com o Nison quando diz que as candles devemos juntar um outro metodo de analise tecnica. Torna a nossa analise ainda mais poderosa. Dai aconselhar as candles aos iniciados.
Todos nos temos as nossas leituras favoritas. As minha andam por Seykota, Richard Dennis, Phantom of the Pits para AT e Graham, Buffett e Lynch para AFundamental. Mas em ensino superior nao basta ler e ouvir, e necessario fazer. E muito.
Bem e nao me vou alongar mais nesta recomendacao de estudo das candlesticks e da psicologia inerente ao mercado e detectada por elas, aos iniciados em Analise Tecnica. A todos os iniciados desejo imensa sorte e que possam com arduo trabalho conseguir aquilo que pretendem.
David Henry USA Today (October 30, 1997)"
Eu diria que este senhor e digno de se perder pelo menos 5 segundos a escuta-lo. Nao mais.
No horario do SP 500 neste 1 de Abril de 2005 a primeira candle foi uma shooting star. Longa e agonizante. Depois de uma subida algo iria mudar (provavelmente e realco o provavelmente, ou lateralizava ou mudava de direcao e corrigia as subidas anteriores) pois o rallie de abertura nao teve pernas para se suster. A seguir os bulls nao tiveram nem tempo para respirar ate ao final da sessao.
Mas ao fim de 60 min de trading nos states, voce nao sabia isto. Porque nao sabe ler candle charts, ou pelo menos acha-os decorativos. Deve manter uma mente aberta em tudo na vida, e um dos segredos da juventude.
Ate me pode explicar que sabia muitas outras coisas, e a forma como tera chegado a essas conclusoes, mas realco que nao e preciso fazer grandes calculos matematicos, tracar imensas linhas, aplicar estatistica estocastica ou ergodica, derivar, saber relacoes de Fibonnacci, estudar a teoria de Dow ou Elliot, etc ... para saber ler uma shooting star.
Concordo ate com o Nison quando diz que as candles devemos juntar um outro metodo de analise tecnica. Torna a nossa analise ainda mais poderosa. Dai aconselhar as candles aos iniciados.
Todos nos temos as nossas leituras favoritas. As minha andam por Seykota, Richard Dennis, Phantom of the Pits para AT e Graham, Buffett e Lynch para AFundamental. Mas em ensino superior nao basta ler e ouvir, e necessario fazer. E muito.
Bem e nao me vou alongar mais nesta recomendacao de estudo das candlesticks e da psicologia inerente ao mercado e detectada por elas, aos iniciados em Analise Tecnica. A todos os iniciados desejo imensa sorte e que possam com arduo trabalho conseguir aquilo que pretendem.
- Mensagens: 58
- Registado: 29/3/2005 17:24
Re: Exemplo pratico das candles no dia a dia
stella maris Escreveu:"
Caro Lizard vamos la entao deixar um exemplo pratico espero que ilucidativo.
Caro(a) stella maris - deve ser má vontade minha de certeza - mas, o exemplo que deu não demonstra absolutamente nada, acerca da capacidade de previsão das "candles".
Mais, o mesmo podia ser feito recorrendo a outro tipo de gráfico...Barras, Kagi, P&F...blábláblá...
Já que cita um autor, deixe que lhe mostre o que Victor Niederhoffer fez:
Resultados:
"Pratical Speculation" pag. 85 a 88.
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - Bernard Baruch
Re: That's the point... smoke a joint! :o)
maya Escreveu:O stress é exactamente exactamente esse... os movimentos (ou indicadores ou outra coisa qualquer) que se contrariam!
E sim Leprechaun... Quanto às velas!: Sem dúvida são bonitas, mas também nos causam o mesmo problema!
E continuas sem saber qual o par vender... (porque pelo que percebi vais ter de vender um dos pares para ganhares no outro)... porque a vela fica preta e logo a seguir pode ficar branca. Será!?
É exactamente este o problema de todos nós!
Não somos adivinhos e temos a certeza que não conseguimos prever o futuro!
Mau, mau, carapau! E eu a pensar que tinha a ideia do ano, do século quiçá, que os TW já eram e mesmo que nem ficasse a rico a negociá-los - tão depressa eles iriam ser retirados do mercado - pelo menos tornar-me-ia uma celebridade... na quinta e na cidade!
Enfim, é a isto que se chama o "atrevimento da ignorância", melhor ainda, ser puramente teórico tão desfasado da prática que um mero plano lógico, fruto só da matemática, passa logo a infalível... e não é senão risível!!!
Mais o autor que o plano, que este é até coerente, mas segui-lo todo o ano já é um caso diferente...
É isso, ó Maya, a ilusão fenomenal dos sentidos... tomando por certo o incerto, sem o coração desperto...
Bem, o que se me oferecia perorar sobre múltiplos aspectos éticos e filosóficos, por exemplo, que em catadupa me ocorrem. E ligados aos temas que são a razão de ser do Caldeirão, mas que talvez mal sejam abordados... isto se é que o são!
Anyway... there's got to be a way! Olha só o bigodaças como ele aprendeu com os erros do passado e já sobe para o céu! A este ritmo acaba nos 100%... nem precisa de reforma ou aumento!
Enfim, continuemos a observar, a pensar e a criar, que se há-de encontrar um método para ganhar!
E esse ouro a brilhar...
leprechaun
(...não me há-de ofuscar! :-))
- Mensagens: 1769
- Registado: 24/11/2002 14:36
Pois....
O stress é exactamente exactamente esse... os movimentos (ou indicadores ou outra coisa qualquer) que se contrariam!
E sim Leprechaum... Quanto às velas!: Sem dúvida são bonitas, mas também nos causam o mesmo problema!
E continuas sem saber qual o par vender... (porque pelo que percebi vais ter de vender um dos pares para ganhares no outro)... porque a vela fica preta e logo a seguir pode ficar branca. Será!?
É exactamente este o problema de todos nós!
Não somos adivinhos e temos a certeza que não conseguimos prever o futuro!
É triste!:(
Ou talvez não!:)
E sim Leprechaum... Quanto às velas!: Sem dúvida são bonitas, mas também nos causam o mesmo problema!
E continuas sem saber qual o par vender... (porque pelo que percebi vais ter de vender um dos pares para ganhares no outro)... porque a vela fica preta e logo a seguir pode ficar branca. Será!?
É exactamente este o problema de todos nós!
Não somos adivinhos e temos a certeza que não conseguimos prever o futuro!
É triste!:(
Ou talvez não!:)
Cumprimentos,
O Maya
" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"
Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.
O Maya
" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"
Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.
Exemplo pratico das candles no dia a dia
"Embora essa "mania" das velas, resulte mais pelo aspecto gráfico, do que por qualquer capacidade de previsão." - Lizard
Caro Lizard vamos la entao deixar um exemplo pratico espero que ilucidativo.
"Os padrões de inversão e de consolidação analisados permitem ao investidor aceder a mais uma forma de sinalização da tendência do mercado. Apesar de os gráficos de barras também permitirem analisar a evolução previsível do mercado, os candle charts estudam as situações de inversão e consolidação num outro plano. A conjugação de diferentes combinações de candles (entre uma a cinco) permite tirar conclusões mais fiáveis, devido à melhor visualização do comportamento dos preços dentro do próprio dia.
O gráfico acima (neste caso abaixo) apresenta a evolução das cotações da IBM no período de 15 de Setembro a 10 de Novembro de 1994 utilizando candlesticks. O gráfico começa com um Harami (HA), o que aponta para uma inversão de tendência. Esta configuração é ténue e a prática sugere que seja confirmada através da observação da candle seguinte. O movimento de inversão não se verificou.
Logo de seguida, formou-se um padrão de Engulfing (EN), também ele de inversão. Dado o tamanho da candle preta, seria quase certo que o mercado se iria desenvolver bearish. Foi o que aconteceu até final de Setembro.
Em Outubro, o mercado abriu com uma Piercing Line (PL), tradutora de uma tendência de inversão. A confirmação foi travada pelo Short Day (S) seguinte, mostrando incerteza no mercado; o movimento bullish prevaleceu. Em meados do mês, os investidores realizaram mais valias gerando um padrão de Engulfing (EN). A candle preta que surgiu imediatamente após este facto, certamente perturbou os investidores, mas o Harami (HA) que se formou era bullish, sugerindo a inversão do movimento no sentido da alta, o que se veio a confirmar.
A Piercing Line (PL) que surgiu entretanto sinalizou uma tendência de inversão do mercado e apontou para a subida das cotações. Este padrão foi confirmado pelo mercado. O Harami (HA) que logo se desenhou alerta para a inversão de tendência. O Engulfing (EN) que se seguiu era bearish e a confirmação provou a tendência: o mercado caiu. O Harami (HA) seguinte apontou para nova inversão do mercado, desta vez para bullish, o que também aconteceu.
O padrão que se desenha no final do período é um Advance Block, significando que a força bullish se está a perder e logo que uma inversão de tendência pode acontecer. É necessário aguardar por uma candle adicional para confirmar (terceira candle do Advance Block). No entanto, pode começar a preparar-se a venda de activos para quem está longo no título ou o short-selling para quem pretende aproveitar a queda potencial do mercado." - Joao Paulo Peixoto
Caro Lizard vamos la entao deixar um exemplo pratico espero que ilucidativo.
"Os padrões de inversão e de consolidação analisados permitem ao investidor aceder a mais uma forma de sinalização da tendência do mercado. Apesar de os gráficos de barras também permitirem analisar a evolução previsível do mercado, os candle charts estudam as situações de inversão e consolidação num outro plano. A conjugação de diferentes combinações de candles (entre uma a cinco) permite tirar conclusões mais fiáveis, devido à melhor visualização do comportamento dos preços dentro do próprio dia.
O gráfico acima (neste caso abaixo) apresenta a evolução das cotações da IBM no período de 15 de Setembro a 10 de Novembro de 1994 utilizando candlesticks. O gráfico começa com um Harami (HA), o que aponta para uma inversão de tendência. Esta configuração é ténue e a prática sugere que seja confirmada através da observação da candle seguinte. O movimento de inversão não se verificou.
Logo de seguida, formou-se um padrão de Engulfing (EN), também ele de inversão. Dado o tamanho da candle preta, seria quase certo que o mercado se iria desenvolver bearish. Foi o que aconteceu até final de Setembro.
Em Outubro, o mercado abriu com uma Piercing Line (PL), tradutora de uma tendência de inversão. A confirmação foi travada pelo Short Day (S) seguinte, mostrando incerteza no mercado; o movimento bullish prevaleceu. Em meados do mês, os investidores realizaram mais valias gerando um padrão de Engulfing (EN). A candle preta que surgiu imediatamente após este facto, certamente perturbou os investidores, mas o Harami (HA) que se formou era bullish, sugerindo a inversão do movimento no sentido da alta, o que se veio a confirmar.
A Piercing Line (PL) que surgiu entretanto sinalizou uma tendência de inversão do mercado e apontou para a subida das cotações. Este padrão foi confirmado pelo mercado. O Harami (HA) que logo se desenhou alerta para a inversão de tendência. O Engulfing (EN) que se seguiu era bearish e a confirmação provou a tendência: o mercado caiu. O Harami (HA) seguinte apontou para nova inversão do mercado, desta vez para bullish, o que também aconteceu.
O padrão que se desenha no final do período é um Advance Block, significando que a força bullish se está a perder e logo que uma inversão de tendência pode acontecer. É necessário aguardar por uma candle adicional para confirmar (terceira candle do Advance Block). No entanto, pode começar a preparar-se a venda de activos para quem está longo no título ou o short-selling para quem pretende aproveitar a queda potencial do mercado." - Joao Paulo Peixoto
- Anexos
-
- Candle.jpg (58.09 KiB) Visualizado 2058 vezes
- Mensagens: 58
- Registado: 29/3/2005 17:24
Re: Patterns Japoneses. Um insight... I see the light!!! :-)
stella maris Escreveu:Como é óbvio não lhe posso explicar que gestores de que fundos de que casa usam candlesticks. Mas que funcionam, lá isso funcionam.
Não tenha duvidas que são uma das linguagens mais simples de descodificar os mercados.
Ena! Isso interessa-me, ó Jóia!
Velas são a minha bóia...
...sem elas, que grande nóia! :-)
Mas, ó linda professora, será que tal também é válido para o intraday e o day trading? Afinal, confesso que os movimentos diários dos índices parecem quase sempre demasiado erráticos. Mesmo quando um movimento mais amplo se parece formar num sentido, é vulgar surgir um contra-movimento que ou anula o primeiro ou faz o índice ziguezaguear sem rumo certo. Logo, não é fácil seguir essa imprevisível serpente... ou será que a minha flauta não toca música dolente?
Hum... está visto que tenho de comer muita broa... e se ela até for boa!
Candles... in the wind? Se se apagam... é o fim!
Mas a luz de ti p'ra mim...
leprechaun
(...é um brilho enorme, sim! :-))
E Lucevan le Stelle
E lucevan le stelle ed olezzava
la terra, stridea l'uscio
dell'orto, e un passo sfiorava la rena...
Entrava ella, fragrante,
mi cadea fra le braccia...
Oh, dolci baci, o languide carezze,
mentr'io fremente
le belle forme disciogliea dai veli!
Svani per sempre il sogno mio d'amore...
L'ora e fuggita...
E muoio dispertao!
E non ho amato mai tanto la vita!
(The painter Cavaradossi has been sentenced to death for helping to hide an escaped political prisoner. As he awaits his fate, he sings of the sweet memories of his beloved Tosca and his dashed dreams. "La Tosca" - Giuseppe Verdi)
- Mensagens: 1769
- Registado: 24/11/2002 14:36
Re: Patterns Japoneses. Um insight.
stella maris Escreveu:Caro Lizard, pelo seu post no inicio deste tema percebi logo que iria fazer mossa a minha resposta.
Como e obvio nao lhe posso explicar que gestores de que fundos de que casa usam candlesticks. Mas que funcionam, la isso funcionam.
Nao tenha duvidas que sao uma das linguagens mais simples de descodificar os mercados.
Muito agradeçido pela sua resposta.
Mas ficámos na mesma não foi
Paciência.
Bons negócios e muita sorte
£izard
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - Bernard Baruch
Patterns Japoneses. Um insight.
Caro Lizard, pelo seu post no inicio deste tema percebi logo que iria fazer mossa a minha resposta.
Mantendo uma mente aberta vou por partes tentar explicar melhor o que sei das candlesticks.
Comecei por aprender as candlesticks com o Joao Paulo Peixoto, ex chefe da FUTOP e segundo alguns, um dos melhores traders portugueses da decada dos 90, ha ja alguns anos atras. Tive sorte. De facto sabendo o activo que se tretende acompanhar, as candlesticks dao, como nada acessivel ao investidor comum, um verdadeiro insight sobre o activo, as forcas em controle dele (oferta e procura e etc ...), a tendencia, suportes e resistencias e outras variadas informacoes. E parecido com o que o market profile da as tribos de alguns pits americanos.
Gerir fundos e bem simples. Selecciona-se onde se pretende investir e escolhe-se o momento para actuar.
Selecciona-se usando a analise tecnica que algum dotado da IFTA (federacao internacional de analistas tecnicos - Bollinger e ca.) ou do genero tenha criado. Ou seleccione sabiamente como o JAS, que nos presenteia com a sua sagacidade no caldeirao faz: observa a procura e a oferta do activo que pretende; tenta saber tudo sobre ele (aqueles relatorios anuais e tal ...) - como ja fazia o grande gestor de fundos da Fidelity, o Peter Lynch; tem a calma de uma raposinha salta pocinhas que sabe como apanhar o seu coelho.
Escolhe-se o momento para actuar (usando novamente a analise tecnica ou a fundamental, ou as duas). Observa-se a situacao do mercado, enquadra-se a situacao do sector do activo no mercado como um todo, escolhe-se o timing certo para esse activo.
Repetindo este processo para uma carteira completa e tendo em mente alguns metodos de gestao de carteiras e voila.
Como e obvio nao lhe posso explicar que gestores de que fundos de que casa usam candlesticks. Mas que funcionam, la isso funcionam.
Nao tenha duvidas que sao uma das linguagens mais simples de descodificar os mercados.
Mantendo uma mente aberta vou por partes tentar explicar melhor o que sei das candlesticks.
Comecei por aprender as candlesticks com o Joao Paulo Peixoto, ex chefe da FUTOP e segundo alguns, um dos melhores traders portugueses da decada dos 90, ha ja alguns anos atras. Tive sorte. De facto sabendo o activo que se tretende acompanhar, as candlesticks dao, como nada acessivel ao investidor comum, um verdadeiro insight sobre o activo, as forcas em controle dele (oferta e procura e etc ...), a tendencia, suportes e resistencias e outras variadas informacoes. E parecido com o que o market profile da as tribos de alguns pits americanos.
Gerir fundos e bem simples. Selecciona-se onde se pretende investir e escolhe-se o momento para actuar.
Selecciona-se usando a analise tecnica que algum dotado da IFTA (federacao internacional de analistas tecnicos - Bollinger e ca.) ou do genero tenha criado. Ou seleccione sabiamente como o JAS, que nos presenteia com a sua sagacidade no caldeirao faz: observa a procura e a oferta do activo que pretende; tenta saber tudo sobre ele (aqueles relatorios anuais e tal ...) - como ja fazia o grande gestor de fundos da Fidelity, o Peter Lynch; tem a calma de uma raposinha salta pocinhas que sabe como apanhar o seu coelho.
Escolhe-se o momento para actuar (usando novamente a analise tecnica ou a fundamental, ou as duas). Observa-se a situacao do mercado, enquadra-se a situacao do sector do activo no mercado como um todo, escolhe-se o timing certo para esse activo.
Repetindo este processo para uma carteira completa e tendo em mente alguns metodos de gestao de carteiras e voila.
Como e obvio nao lhe posso explicar que gestores de que fundos de que casa usam candlesticks. Mas que funcionam, la isso funcionam.
Nao tenha duvidas que sao uma das linguagens mais simples de descodificar os mercados.
- Mensagens: 58
- Registado: 29/3/2005 17:24
Re: Patterns Japoneses
stella maris Escreveu:Caro Pemides, a tecnica dos candlesticks e tao boa que ha quem gira fundos com sucesso usando apenas essa tecnica e pouco mais da analise tecnica. Serve para todos os timeframes e todos os activos. E e bom ... e basta.
No entanto, ainda me lembro de um velho conhecido me ter dito que a leitura de um livro sobre esse tema do Steve Nison finalmente o tinha feito comecar a entender o mercado, as suas forcas essenciais (oferta e procura) e mesmo alguma psicologia do mercado em si.
Se quiser aprofundar nao se esqueca de ler obras do Steve Nison e especialmente alguns capitulos sobre a juncao dessa tecnica com outras ferramentas da analise tecnica.
Não se importa de indicar qual é o CTA, e já agora qual o fundo que utiliza as "velas" com tanto sucesso?
Obrigado
£izard
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - Bernard Baruch
Livros de AT
Siga este link, que tem lá uma série de livros sobre Análise Tecnica, em formato .pdf, que lhe esclarece essas e outras dúvidas de modo exaustivo.
[url]http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=36811
Boa Sorte.[/url]
[url]http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=36811
Boa Sorte.[/url]
Re: Boas!
Obrigado
Bem preciso... isto é mais dificil do que aparenta...
Cumprimentos
maya Escreveu:Boa Sorte!
Bem preciso... isto é mais dificil do que aparenta...
Cumprimentos
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
- Mensagens: 316
- Registado: 27/3/2005 22:16
Boas!
Neste post também tentei ajudar a clarificar umas coisas... e se bem que mesmo eu ainda não saiba grande coisa... penso que pode ajudar!
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... =tendencia
Boa Sorte!
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... =tendencia
Boa Sorte!
Cumprimentos,
O Maya
" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"
Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.
O Maya
" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"
Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, carlosdsousa, cmsbarros, Google [Bot], Goya777, iniciado1, Kooc, latbal, leao, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Minsk, Mr.Warrior, MR32, novato, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, SerCyc, serdom, Shimazaki_2, tami, trilhos2006 e 1053 visitantes