Caldeirão da Bolsa

Pedido de ajuda no IRS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Pedido de ajuda no IRS

por ferrmc_CALD » 31/3/2005 15:54

Boa Tarde.
Venho mais uma vez solicitar a v/ajuda, desta vez relativamente ao preenchimento da declaração de IRS.
Como costumo enviar via net, e como tenho declarado recebimento de renda de uma casa que possuo, só estou obrigado a preenche-la mais tarde. No entanto, como já tenho estado a separar os documentos, agora surgiram-me algumas dúvidas que gostaria de esclarecer:
1 – Tenho conta na Big, que me enviou uma declaração onde constam todas as compras e vendas efectuadas com acções, em 2004, sendo mencionado o total de compras sem encargos e com encargos, o mesmo acontecendo com as vendas, tudo isto para efeitos do disposto no nº 3 de artº 119 do código do IRS. Ora como este ano a diferença entre o total de vendas e o total de compras é positiva, pergunto onde é que devo mencionar estes movimentos e se tenho que mencionar os totais sem encargos e com encargos, ou se menciono somente a diferença.
2 – Também tenho conta no Totta, mas este já me enviou uma declaração diferente, ou seja mandou-me uma relação de movimentos, com as diversas ordens de compras de acções executadas, bem como de vendas, mencionando apenas a quantidade e o saldo no fim do ano, mas não me esclarece se ganhei ou se perdi e quanto. Diz-me que esta declaração é para efeitos do disposto na alínea b) do nº 1 do Artº 125 do Código do IRS.
Já agora, se não for muito incómodo, como devo fazer em relação aos dividendos, pois o Totta da-me uma declaração com o rendimento total numa coluna, na coluna seguinte o rendimento sujeito a IRS e noutra coluna a retenção efectuada. No Big menciona apenas os rendimentos ilíquidos e o IRS.
Por aqui me fico, mas agradeço desde já qualquer esclarecimento que me possam dar, pois constituirá para mim uma preciosa ajuda.
Obrigado,
Ferreira

Registado: 16/8/2003 20:23

Quem está ligado: