Caldeirão da Bolsa

Um caso prático da tal estratégia hilariante! :-)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

ó leprechaun ................

por AC » 1/4/2005 22:16

cria uma página pessoal e convida a malta para explicares melhor isso, pois aqui neste tópico só tu é que dás opinião, sem nada explicado. Com essa estratégia já deves estar rico !!!! por isso a bolsa já não é para ti !!!!. :P
Mais vale um pássaro na mão que dois a voar

www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks

Registado: 12/7/2004 10:54

Re: Que bela estratégia ?! sem?! risco!!!

por leprechaun » 1/4/2005 21:48

...isso é que era um bom petisco! :P

Um Don Juan e eu nem reparei nele... entrou-me pró olho um cisco!!! :shock:

Ora como estas objecções estão concordantes com o post do Ovos Moles a que acabei de responder, vamos lá voltar a escrever!

donjuan Escreveu:Como é que você faz teorias de TW se nem sequer percebe onde o andam a comer quando constrói essas estratégias "neutras" comprando call e put?!

É demais! Você perde:
- o spread - 2+2 cêntimos
- o financiamento do strike da call - cerca de 8 cêntimos por mês até à maturidade
- o "extra" de risco de descontinuidade do mercado - normalmente no mínimo 6-8 cêntimos

É SÓ PAUS!!! MAIS VALE ESTAR QUIETO SE QUER ESTAR NEUTRO!

Muito bem! Quanto ao modo como anular o spread - comprando ambos os TW num pequeno intervalo de lateralização do DAX - já disse o suficiente. E mesmo que prefira nem o anular, na compra do par e na venda final, são apenas 8 pontos que podem ser encarados como um trade negativo. Afinal, eu conto manter o par de TW pelo menos durante um mês... dependendo daquilo que o DAX fizer, claro!

É que, e nem sei se afinal já o disse, esta estratégia foi basicamente elaborada para períodos de maior lateralização, e NUNCA quando houver uma tendência forte no índice. Note-se, contudo, que eu aqui estou a considerar um intervalo temporal de uns 2 meses, sensivelmente.

Por exemplo, no caso de sempre acontecer o tal "blow-off top" de que o Nichols tanto gosta de falar, a estratégia óbvia é estar longo... à la JAS... e com os resultados magníficos que ele tem vindo a obter... esse vovô é capaz! :clap:

But things change, you know, e isto de definir tendências, para mais em prazos temporais curtos, não me parece tarefa fácil, nem para os "clever guys" quanto mais para puros "dummies" like me! See? At least I know I am one... e se dizem que já é ser inteligente quando reconhecemos que o não somos... estou em ponto neutro... é na lateralização que eu mais acerto!!! :P

Bem, aceleremos... vrrummm!!! ;-)

Ah! O financiamento dos tais 8 cêntimos é só do strike da call? Isso são boas notícias, levando em linha de conta as contas que fiz no post do Ovinhos! 8-) Mas, em contrapartida, que é isso do "risco de descontinuidade do mercado"... mais 8 cêntimos, ou seja, tamos na mesma... o caracol mais a lesma? :lol:

Tudo junto, volto a reafirmar que se, na prática, concluir que até me dou bem com as vendas e recompras, posso considerar esses custos extra simplesmente à guisa de comissões ou equipará-los a um trade negativo. No big deal, pal... que o final é positivo! :wink:

E a América vai fechar...

leprechaun

(...e eu aqui sem jantar! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

por desempregado1 » 30/3/2005 16:33

Gnomo,

até te digo mais, se chegarmos á conclusão que a estratégia até resulta, ou seja se não perderes a massa toda mais tarde ou mais cedo, até te pago um almocinho num restaurante de comida macro-biótica de um amigo meu. Nunca provei, mas dizem que é bom, veremos se terei oportunidade de provar desta vez... :P
Fica aqui prometido perante todo o forum.
De qualquer das formas " its a win win situation ", mesmo que perca o dinheiro do almoço, ganho duas horinhas de boa disposição na companhia de um " ganda maluque" :mrgreen:

Boa sorte,

Alex

Registado: 9/6/2004 21:06

Óptimo... mas eu só como vegetais...

por leprechaun » 30/3/2005 16:24

Pipoca Escreveu:No entanto, discordo do Alex quando ele afirma que poderias pegar nos 300 Euros e pagar uma janta aqui à malta.
Na minha opnião, acho que deviamos era todos pagar-te a ti um bom jantar, desde que tu nos prometas manter ao corrente da tua aprendizagem bolsista!!

...pipocas também servem! :-)

Sim, sou vegetariano e muito invulgar... vê-se e lê-se! ;-)

Sou um vero gnoMinho... inda estou muito verdinho... diz o nosso avozinho! :D

E vês? Se tivesse seguido deveras a minha estratégia - sem bias de alta ou baixa - teria já facturado uns 10 pontitos! Venda do put algures nos 4330 - vela branca das 15:20h - podendo recomprá-lo à vontadinha no topo da outra vela branca das 16 h! E assim se converte em êxito o inêxito... so let's go on learning...

...laughing and yearning...

leprechaun

(...for the real winning! :-))

por Pipoca » 30/3/2005 16:08

Leprechaun,

Mais uma vez te congratulo por este post.

Para de além de teres uma personalidade extremamente hilariante e, como diz o Ulisses, um poder de encaixe fora do comum, não consigo imaginar também a quantidade de horas que tens passado em frente ao computador a escrever para nos explicar.... absolutamente nada! :lol:

No entanto, discordo do Alex quando ele afirma que poderias pegar nos 300 Euros e pagar uma janta aqui à malta.
Na minha opnião, acho que deviamos era todos pagar-te a ti um bom jantar, desde que tu nos prometas manter ao corrente da tua aprendizagem bolsista!!

Grande abraço!

Registado: 28/5/2003 14:29

Ah... aí estou a golear...

por leprechaun » 30/3/2005 16:05

Ulisses Pereira Escreveu:Leprechaun, apesar de eu estar em completa discordância com o teu método, não posso deixar de realçar o teu enorme espírito de humor e capacidade de encaixe. E acredita que não estou a gozar...

...e são golos de encantar! :-)

Já agora, se fosse na prática eu NÃO teria efectuado o trade acima, já que não se verificavam duas condições importantes: é que não só a tal vela negra não se formou contra um movimento de alta - o DAX lateralizava - mas os estocásticos já estavam quase em oversold. Logo, risco demasiado para uma estratégia que se pretende segura.

Curiosamente, a reacção em alta que se seguiu até obedecia a esses dois parâmetros! Ah, mas aí está: a "mente vazia" do zen é tão difícil, mesmo! É que desde há vários dias que aposto mais na baixa, logo há uma tendência, mesmo subconsciente, para vender calls e não puts.

Ai... pois são os tais aspectos psicológicos que é preciso limar...

Anyway... no big deal... São só 6 pontos mais comissões... 42 € não é nenhum desastre.

Still, I've got to learn to be patient... e não dar muito troco cá ao maralhal... pelo menos dentro das horas de negociação! :-) E hoje, já não deve haver nenhuma oportunidade... never mind!

I feel happy... my heart is kind... ;-)

leprechaun

(...but I can't be blind!!! :-))

PS: Ei! Pelo menos, arranjou-se uma atracção de feira p'ró teu Caldeirão... ó Pereira! :D

por Ulisses Pereira » 30/3/2005 15:40

Leprechaun, apesar de eu estar em completa discordância com o teu método, não posso deixar de realçar o teu enorme espírito de humor e capacidade de encaixe. E acredita que não estou a gozar...

Um grande abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Relato em tempo real... e perdi!!! :-(

por leprechaun » 30/3/2005 15:33

OK... let's play! :-)

A sucessão de velas pretas, ainda que pequenas, desde as 14:20h, parece ter sido comprovada com a formação da grande vela, pouco antes das 15h, entre os 4331-4324. Venda do call neste último valor.

De notar, contudo, um pequeno problema: os estocásticos estavam já abaixo da zona dos 50 e encontram-se agora oversold, o que NÃO é o cenário ideal para esta venda. Estamos, contudo, perto dos mínimos do dia - 4320 - a quebra dos quais pode projectar o DAX para valores inferiores... let's fall... one and for all! :-)

Já agora, há algo muito importante que ainda não referi, relativo ao método dos pivot point, e que tem também alguma importância para o meu método. Posso explicá-lo noutro post, se bem que os sábios cá do sítio saibam bem do que falo.

É que, segundo tal método, o 1º suporte intradia está nos 4323, justamente a zona em que nos encontramos. Neste momento, formou-se uma vela branca que anulou a última preta, e os estocásticos confirmam essa ligeira reacção em alta. Ai, ai... que esta malta ainda me faz precipitar... ;-)

Ah, outro indicador que sigo é o Parabolic Sar, que acentuou a sua curva negativa com a formação das duas velas pretas: sinal positivo! :-)

So... it's neutral, right now! :-) DAX nos 4324-25... trade nulo... menos comissões! Let's wait a little bit longer...

Já agora, explanemos os meus rudimentos de AT... ;-) A inexistência de uma reacção de alta imediata, com o estocástico oversold - desfavorável! - que leve o DAX acima do midpoint da vela negra - 4328 - é, para já, favorável à minha estratégia. Mas o certo é que já vamos com 3 velas brancas depois da última negra... sinal de alerta!!!

Entretanto, a zona dos 4328-30 é fulcral para determinar o êxito ou inêxito desta entrada... um tanto precipitada, confesso! Ná, quando for na real não posso vir aqui tanto ao Caldeirão durante o dia! :-)

OK... vou-me concentrar... I'm on my way to winning...

...pelo menos experiência e calo...

leprechaun

(...e espero não ter galo! :-))

PS: 0-1... ora bolas! Posição fechada nos 4330. Grande vela branca e Parabolic positivo... it's over! :-(

30%... mas de ganhos!!! :-)

por leprechaun » 30/3/2005 14:59

rmachado Escreveu:Só por curiosidade e como temos aqui uma pessoa confiante...

Não faça paper trading, faça um teste com real trading... e se perder mais de 30% pare....

são só 300 Eurios...

E depois coloque aqui as ordens reais....

Assim a malta logo se cala, ou não...

Ó Machado... que cortante...

...sensação arrepiante!!! ;-)

Ná, está visto que estes traders são demasiado nervosos e impacientes. Até eu já me sinto um pouco assim. Keep cool, I'm still axing my tool! ;-)

OK... façamos um acordo. Tal como acabei de dizer ao JAS, prometo deixar aqui na hora a indicação de qualquer trade virtual que venha a fazer nos próximos dias, incuindo o de hoje, claro.

Assume-se que já comprei o par de TW, consoante deixei escrito acima. Os valores da compra são pouco relavantes para esta estratégia. Importa, sim, o diferencial da venda-recompra, é aí que jaz o ganho... 30% para cima, não para baixo! :-)

Grão a grão se enche o tacho...

leprechaun

(...com pontinhos lá do DAXo! :-))

PS: Já agora, devo confessar que continuo com um ligeiro bias de baixa... mais bear que bull. Ah... grande vela preta neste momento! Vejamos se há continuação... Vendo o call!!! 1º trade virtual!!! Valor assumido: 4324.

por donjuan » 30/3/2005 14:57

E assim JAS (jaz) mais um método de trading... O nosso amigo Frechaut pode voltar para o futebol, que, mal por mal, sempre dava mais que pra concepção de MÉTODOS INFALÍVEIS DE TRADING!!!

Estamos todos errados. Só ele é que sabe! Compra e vende e vende e compra! EU QUERO SER MARKET MAKER DE WARRANTS PARA SI! ADORO OS SEUS PARES DE TW!
I love the ups and downs of the market...

Registado: 9/9/2003 11:12

por desempregado1 » 30/3/2005 14:51

Então e o jantar, é onde?

Se me permites uma sugestão, conheço um excelente restaurante na margem sul, chamado " O figueiredo " que ainda por cima tem as paredes forradas a posters e bandeiras do glorioso SLB. É baratinho, por isso com os trezentos euros podias pagar o jantar a alguns 20 forenses. :mrgreen:

Um bom jantar de peixinho grelhado, regadinho a um belo alvarinho e ainda por cima com o entretenimento fantástico do gnomo... Isto era melhor do que ir aos serões de stand up comedy do café café...

Abraço

Alex

Re: Não é à posteriori... é NOW!!! :-)

por leprechaun » 30/3/2005 14:44

JAS Escreveu:
leprechaun Escreveu:Mas confesso que o meu excesso de entusiasmo proveio do facto de ter comprovado a perfeita correcção matemática deste método... sem ter desde logo reparado que é preciso negociá-lo bem!!! Ou seja, afinal se vendo é porque "vejo" que está a cair...

Estás a melhorar e a cair na real.
Agora só te falta verificar se o método baseado "em olhar para os gráficos a postriori" te dá o mesmo resultado "olhando para os gráficos em real time"...

Todos os teus lucros serão obtidos no momento em que ficas apenas com uma das posições!!!
E, nesse momento, tens que estar do lado certo.
Ou seja, ganhas ou perdes, como toda a gente o faz e como todos aqueles que apenas utilizam uma posição.

Convence-te que o teu método é apenas fogo de artifício, para te distrair do stress, e que quando se ouvem os foguetes estás a negociar nas mesmas condições de toda a gente: Só de um lado...

Sapiente e experiente!

Concordo, ó JAS, é evidente!

Mas aquilo que eu tenho dito aqui, acerca da negociação em teoria, não está a ser feito à posteriori - bem, só em parte, que também me não levantei cedo hoje - mas seguindo a observação real do índice, tal como acabo de descrever no post anterior.

Assim, se iniciasse hoje a negociação do método já teria comprado o par e mais nada! Mas prometo que se houver algum desenvolvimento interessante, venho aqui logo relatá-lo, tá?

Até já...

leprechaun

(...ó papá!!! :-))

Re: Oh teórico leprechaun ...

por leprechaun » 30/3/2005 14:35

...imprático e folclórico! :-)

Recolector Escreveu:É só para te relembrar que no AB7, pode criar uma carteira virtual sobre a qual podes testar trades com TWs que têm como subjacente o DAX 8-)

Faz os teus testes, grava todos os screeshots de todos os teus trades e se tiveres um saldo positivo ao fim de 4 semanas, antes de te expôres a críticas desnecessárias, manda tudo pra mim, para eu validar :twisted: :mrgreen: :mrgreen:

Calma, ó Recolector!

Então e o paper trading? E até já penso começar o trade real para a semana, ainda que alguém me tivesse aconselhado 3 a 4 meses de trading virtual... uma enormidade! :o) Mas a minha corretora é a Bigonline, e lá não existe tal funcionalidade, tanto quanto sei.

Infelizmente, acabo de perder o post em que relatava pormenorizadamente o que teria feito hoje. Também, resume-se a... nada! O DAX está a negociar nervosamente, sem direcção definida, logo o melhor é estar quietinho... confortável no quentinho! :-)

Quem pensava que isto ia cair está a ter uma surpresa, e é por isso que eu insisto que o meu método é ideal para quem não sabe nada de nada - dummies like me! :-) - e recusa ideia alguma preconcebida acerca daquilo que vai suceder... daqui a uma hora, um dia, um mês, um ano... adivinhar é um engano! :D

Além do mais, como no fundo aquilo que eu faço é somente uma forma de day trading - OK... só o descobri ao fim de uns dias... sou lentinho! :-) - a previsão dos movimentos só pode ou deve mesmo ser feita através dos indicadores e nada mais! See the candles fly... and I'll tell you why! ;-)

Já agora, nesse post perdido eu falava de uma possível compra - ou seja, venda do put -, na formação da grande vela branca das 8:40h, uma vez que foi feita com os estocásticos oversold e - muito importante! - apareceu contra a leve tendência de baixa do índice, que o levou, na meia hora inicial, dos 4331 aos 4320. Contudo, na prática, eu não teria efectuado esse trade, uma vez que tal vela não teve uma continuação imediata, ainda que o DAX tenha atingido, cerca de 1 hora depois, o seu actual máximo do dia, nos 4341 pontos. É que as velas têm de ter continuação... it's not a "wonder day" and fade away! :-) Agora mesmo, surgiu outro velão branco, 4329-4336, mas ainda sem par da mesma cor. Anyway, o resiliente DAX quer mesmo ir para cima e parece não se importar nadinha com a debilidade gritante dos primos lá da América! É que enquanto os índices americanos estão em sucessivos mínimos do ano - atenção ao poderoso rebound que o Nichols anuncia... de tanto gritar "lobo!" um dia ele pode aparecer! - o índice teutónico está MUITO acima do seu mínimo (intraday) de 24 de Janeiro nos 4161 pontos! O mínimo em fecho foram os 4202 nesse mesmo dia. Mesmo tomando este valor, sempre são 3% acima...

Já que falo em números, e visto estarmos, desde as 10 horas, na pequena zona de lateralização habitual no DAX matinal, considerando este intervalo 4330-35 onde marinamos, o par de TW a comprar seria um call com strike a 4200 e um put com strike a 4375. Intervalo de 275 pontos, compra de 500 warrants de cada - 1.40-1.50, grosso modo -, investimento de 1.500 €, sensivelmente. É pouco para quem se mostra tão auto-confiante... mas se eu sou um gnomito pobrezito e com micro-miolito! :D

Hum... só que se é mesmo das crianças o Reino dos Céus, talvez eu esteja muito perto do Amor de Deus! :-)

OK... OK... não maço mais... ó meus! :-)

leprechaun

(...filho de Zeus! :-))

Que bela estratégia ?!sem?! risco!!!

por donjuan » 30/3/2005 14:30

leprechaun,

já lá vão dois tópicos de grande comédia. É só rir! Mas tenho de confessar que a leitura já só vai na diagonal, é que NÃO HÁ PACIÊNCIA!

Como é que você faz teorias de TW se nem sequer percebe onde o andam a comer quando constrói essas estratégias "neutras" comprando call e put?!

É demais! Você perde:
- o spread - 2+2 cêntimos
- o financiamento do strike da call - cerca de 8 cêntimos por mês até à maturidade
- o "extra" de risco de descontinuidade do mercado - normalmente no mínimo 6-8 cêntimos

É SÓ PAUS!!! MAIS VALE ESTAR QUIETO SE QUER ESTAR NEUTRO!

Já muitos o refutaram, mas você faz-me lembrar um antigo comediante daqui do forum, o famoso homemdoswarrants! Saudades de uma boa gargalhada...
I love the ups and downs of the market...

Registado: 9/9/2003 11:12

por desempregado1 » 30/3/2005 14:14

Isto já vai em que episódio? :P

É que entretanto não tive tempo para acompanhar os ultimos desenvolvimentos. Apelo ao poder de sintese do gnomo para encurtar um pouco as suas exposições que apesar de hilariantes ( como ele proprio definiu ) e geniais ( na minha modesta opinião ) necessitam de um follow-up proibitivo em termos temporais.

Já agora gnomo, essa malta que te está a incentivar a apostares dinheiro vivo no esquema, só quer o teu mal, acho muito melhor investimento pagares uma jantarada ao pessoal para explicares a tua estratégia mais claramente. Assim, gastas na mesma os tais trezentos euros, mas ao menos sempre recebes alguma coisa em troca... :mrgreen:

Abraço,

Alex

Re

por JAS » 30/3/2005 13:29

leprechaun Escreveu:Mas confesso que o meu excesso de entusiasmo proveio do facto de ter comprovado a perfeita correcção matemática deste método... sem ter desde logo reparado que é preciso negociá-lo bem!!! Ou seja, afinal se vendo é porque "vejo" que está a cair...

Estás a melhorar e a cair na real.
Agora só te falta verificar se o método baseado "em olhar para os gráficos a postriori" te dá o mesmo resultado "olhando para os gráficos em real time"...

Todos os teus lucros serão obtidos no momento em que ficas apenas com uma das posições!!!
E, nesse momento, tens que estar do lado certo.
Ou seja, ganhas ou perdes, como toda a gente o faz e como todos aqueles que apenas utilizam uma posição.

Convence-te que o teu método é apenas fogo de artifício, para te distrair do stress, e que quando se ouvem os foguetes estás a negociar nas mesmas condições de toda a gente: Só de um lado...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por rmachado » 30/3/2005 11:43

Só por curiosidade e como temos aqui uma pessoa confiante...

Não faça paper trading, faça um teste com real trading... e se perder mais de 30% pare....

são só 300 Eurios...

E depois coloque aqui as ordens reais....

Assim a malta logo se cala, ou não...

Registado: 24/8/2004 10:42

Óh teórico leprechaun ...

por Recolector » 30/3/2005 9:39

é só para te relembrar que no AB7, pode criar uma carteira virtual sobre a qual podes testar trades com TWs que têm como subjacente o DAX 8-)

Faz os teus testes, grava todos os screeshots de todos os teus trades e se tiveres um saldo positivo ao fim de 4 semanas, antes de te expôres a críticas desnecessárias, manda tudo pra mim, para eu validar :twisted: :mrgreen: :mrgreen:

Ou tás com medo de sujeitar a tua teoria ao teste real :evil:

p.s. Olha que o Jas sabe o que faz ... o homem foi sagaz a ver potêncial numa empresa que outros só viam como uma gestora de participações em fracos supermercados para ricos ...
Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.

Registado: 25/1/2005 22:10

Re: Eureka... uma alma gémea...

por leprechaun » 30/3/2005 3:44

Ertai Escreveu:De qualquer maneira adivinha porque é que eventualmente a tua estratégia não será assim tão "bullet proof"... tens sempre de tomar decisões na direcção do trade... e da ultima vez que verifiquei, todos os outros sistemas de trade também dependiam muito desse factor :wink:

...do gnomito careca!!! :-)

Ó meu sábio e mestre Ertai...

...pero que las hay las hay! ;-)

Até que enfim que alguém parece perceber o que eu digo! Isto é, o JAS gosta é de espicaçar a malta... e exibir a conta alta!!! :-)

Mas o busílis é mesmo esse! A estratégia só matematica e logicamente é à prova de bala... e de KO! Se, dentro dela, são tomadas decisões erradas, e, pior ainda, não corrigidas de imediato... tanto se perde com o melhor plano do que com nenhum!

So... it all lies in me... really! Daí o meu interesse fundamental em aprofundar os aspectos da psicologia do trading, que para AT os gráficos da Yahoo! me bastam! Nada adivinho, nada prevejo... abro os olhos e então vejo! :-)

And my heart is cool... I guess I can be detached from this money game. For only Love matters, and my beautiful lover's memory...

Don't you agree?

leprechaun

(...wild and free! :-))

Homessa... aqui d'el-rei!!! :o)

por leprechaun » 30/3/2005 3:32

Ertai Escreveu:Já li num forum internacional uma estratégia de trading igual a tua, e digo-te já que é bem mais eficiente usar Futuros que os seus "primos degenerados"... ainda por cima nem tinhas de vender quando um KO estava por perto.

Como, ó Ertai?!

Uns estrangeiros lá de fora atreveram-se a "roubar" a minha ideia ainda ANTES de eu a ter imaginado? E como é que esses adivinhos sabiam que eu a iria inventar, já depois deles a terem descoberto? Hum... quem é o "chico esperto"? ;-)

Pois... mas os futuros, também negociáveis na Bigonline, exigem MUITO capital! Isso está bem é p'ró "bigodaças", que já vai nos 30 e tal por cento... enquanto eu me fico pelos 3... e no papel!

E por falar em capital... Para já, apenas posso começar com 1200-1500 €, o que é pouquito, eu sei. Mas dentro de um par de meses - e independentemente do grau de sucesso destes primeiros tempos - já devo ter uns 5 mil disponíveis... e dou-me por satisfeito!

Anyway... aquilo que deveras mais me interessa aperfeiçoar são mesmo os aspectos psicológicos da negociação. Foi, aliás, isso o que me levou a conceber um plano em que o factor "stress" e o medo de perder estivessem o mais ausentes possíveis. E creio que o consegui.

Mas essa de que...

Ertai Escreveu:(...) o sistema de trading comparativamente ao seu rácio ganho/perda e rentabilidade/risco fica muito equivalente a sistemas de position trading em BigCaps/Bluechips.

...não me agrada! It has to be much more, really! Afinal, trata-se de produtos alavancados, ainda que mutuamente neutralizados... mas só quando não existe um trade efectivo! É que aqui eu ganho nos curtos períodos - day trading... sempre! - em que só tenho uma posição aberta, já que vendi, por instantes, a outra perdedora. E 10 pontos - um objectivo modesto - num intervalo de 250... significa perto de 4% ao dia, potencialmente! Fora as eventuais perdas... buh!... gain with no pain! :-)

Sim, duplicar o capital de 4 em 4 meses - e pondo os lucros de parte! - é talvez demasiado fantasista... mesmo na floresta dos gnomos! Por isso digo que o verdadeiro segredo - uma vez limadas as arestas práticas do trading - é interior. Sou EU que ganho ou perco... not any lifeless system!

So, the true strength lies in me... in what I really am! A winner... a loser... ou just a...

leprechaun

(...made in USA? ;-))

Re: To be or not to be...

por Ertai » 30/3/2005 3:16

leprechaun Escreveu:Aliás, ainda ontem me interrogava sobre se uma estratégia deste tipo poderia ser empregue em produtos alavancados.

Queres mais alavancagem que os TW!? :lol:

Imagina que tinhas descoberto mesmo um "buraco" no sistema e tinhas um método 99% eficiente...

Podias sempre alavancar com um ou outro derivado e multiplicar os teus 3% "garantidos" para valores na ordem dos 30% ou 300% por dia..

Exponencia os resultados durante umas semanas e ficavas o Nº1 Na Forbes de uma maneira muito rápida (talvez não porque ultrapassavas o volume diário :wink: )

De qualquer maneira adivinha porque é que eventualmente a tua estratégia não será assim tão "bullet proof"... tens sempre de tomar decisões na direcção do trade... e da ultima vez que verifiquei, todos os outros sistemas de trade também dependiam muito desse factor :wink:

Registado: 11/5/2003 12:11

To be or not to be...

por leprechaun » 30/3/2005 2:57

...fora e dentro... ali e aqui! :-)

Ertai Escreveu:"Estar e não estar no mercado"

Aquilo que falas já existe à bastantes décadas..

Chama-se Spread Trading e é bastante usado nos futuros.
Tambem nas acções se usa PAIRS trading ou coisas do género.

Hum... e se eu chamasse ao meu método... koan? Sim, dos enigmas anti-lógicos zen! Mas o travesti do JAS - o melhor e mais capaz! :-) - também não está mal... só que é mais vulgar!

Aliás, ainda ontem me interrogava sobre se uma estratégia deste tipo poderia ser empregue em produtos alavancados.

Mas confesso que o meu excesso de entusiasmo proveio do facto de ter comprovado a perfeita correcção matemática deste método... sem ter desde logo reparado que é preciso negociá-lo bem!!! Ou seja, afinal se vendo é porque "vejo" que está a cair... o pior é se o faço quando já chegou ao fundo! :o) Além do mais, é óbvio que há dificuldades práticas na execução de qualquer plano que é preciso limar, e isso só se consegue com a negociação real. We'll see to that...

Mas olha que quanto a gráficos... o real time do Yahoo me basta! Enfim, poderei encarar algo um pouco mais sofisticado - mesmo não gratuito - se vir que tal pode ser compensador. Mas em essência o método de negociação deve permanecer tão simples e lúdico quanto possível! I wanna have fun... not headaches! :-)

Cause when the day breaks...

leprechaun

(...my heart really shakes! :-))

por Ertai » 30/3/2005 2:50

Tudo bem que te corra bem... também já tive muitos trades vencedores consecutivos com sistema de trading que eram suicidas a longo prazo :wink:

A tua estratégia resume-se a um pseudo-spread trading usando Turbo Warrants... se pensares duas vezes talvez descubras que consegues fazer o mesmo com um spread a tender para zero, usando contractos de futuros... mas apenas para negocios intraday, pois o spread entre contractos iria variar de um dia para o outro mas não em trades de algumas horas..

Já li num forum internacional uma estratégia de trading igual a tua, e digo-te já que é bem mais eficiente usar Futuros que os seus "primos degenerados"... ainda por cima nem tinhas de vender quando um KO estava por perto..

(talvez sejas tão novato que nem saibas que os futuros do DAX por exemplo dão-te uma clara vantagem na questão do "ponto-por-ponto" e têm uma liquidez e presença do MM a "tender para o infinito")

Mas aconselho-te a testar a "brincadeira em papel" com TW durante 2 ou 3 meses.. se correr bem começa a desenvolver outro método usando futuros e começa a usar dinheiro a sério para os TW.

Eu também "descobri" o spread trading antes mesmo de saber que isso já existia... mas ao fim ao cabo não deixa de ser apenas mais outra forma de negociar em que podes ganhar ou perder.

Talvez daqui a umas semanas chegues a conclusão a que eu cheguei.. mas não te vou estragar a festa ;)

Mas posso-te já adiantar que o sistema de trading comparativamente ao seu rácio ganho/perda e rentabilidade/risco fica muito equivalente a sistemas de position trading em BigCaps/Bluechips.

Mas sem duvida que reduzes em muito o risco dos TW... mas talvez n precises de usar um derivado tão volátil para fazer o mesmo estratagema...

Acho que já disse o suficiente... espero ver mais posts teus no futuro para saber como correu o teu "field trip" :)

Ná... o ovo de Colombo já era...

por leprechaun » 30/3/2005 2:37

...e só o intuí na Primavera! ;-)

JB05HAWKEYE Escreveu:2 pares de trades são efectivamente 4 trades e não 2. Não concordo com este pressuposto dos trades e além disso não percebo qual a tua lógica de prioridade de compra das calls e das puts pois o risco só estaria eliminado caso não tivesses que adivinhar ou ficar exposto a nenhum tipo de volatilidade do mercado: uma estratégia de pura arbitragem (ganho sem risco). Mas é apenas uma opinião. Bons Negócios.

Conselho de Amigo: Aperfeiçoa a estratégia mas pensa bem antes de comentares e anunciares que descobriste a polvóra (experimenta primeiro e se resultar manda pra mim) :twisted:

Ó tu do Hóquei! :-)

Acabo de saber aquilo que obviamente já suspeitava: este tipo de estratégias há muito que existe... pudera!... mas pelo menos tenho o prazer de ter descoberto esta por mim próprio!

Mas deves ter reparado que já aperfeiçoei essa questão da compra do par de TW, em especial até porque a questão do spread é insignificante na minha estratégia principal, a única aliás que vou passar a comentar, para não criar muita confusão.

Sim... mas eu descobri mesmo... a minha pólvora! Afinal, é o MEU sistema que inventei do nada, por assim dizer. Construí-o à minha medida e adaptei-o às minhas próprias características, em suma, está feito para quem não percebe nada de nada de mercados financeiros e afins! São só velas... azuis, brancas e carmins! :-)

Hum... e será que um gnomito ignorante pode ganhar num mundo considerado tão difícil, onde os vencedores são bem escassos? Bem, há uma história, supostamente verídica, em que uma criança de 8 ou 9 anos - ainda mais ignorante do que eu... incrível! - obteve resultados muito melhores do que um especialista em AT - este foi o último! :o) - e uma astróloga. Logo, até já tenho um precedente encorajador.

E o 1º dia de paper trading correu bem... smoothly according to plan. Vamos lá ver amanhã... isto é, logo mais! :-)

leprechaun

(...aos papéis ou aos pardais? ;-))

por Ertai » 30/3/2005 2:10

"Estar e não estar no mercado"

Aquilo que falas já existe à bastantes décadas..

Chama-se Spread Trading e é bastante usado nos futuros.
Tambem nas acções se usa PAIRS trading ou coisas do género.

Um exemplo:
Como se chama? Futures Spread Trading
O que significa? An arbitrage technique whereby you buy one commodity and sell another contract of the same commodity to capitalize on a discrepancy in prices.

Spread trading também é muito usado nas Options (a versão americana dos warrants mas provavelmente mais justa para o investidor)

A vantagem deste tipo de trading é que nem ganhas se o mercado subir ou descer ou andar de lado. Ganhas se existe uma discrepância entre 2 contractos na direcção que pensas tomar.. e eventualmente reduz o risco de se tomar um trade perdedor mas aumenta o risco de se tomar um trade "nulo" (menos comissões claro..)

Também existe várias versões de trading de spreads para acções do mesmo sector (INTEL/AMD Microsoft/INTEL) ou índices (SP500/NASDAQ DAX/SP500)

Um bom exemplo neste momento seria shortar o SP500 e alongar o NASDAQ uma vez que eles encontram-se neste momento com uma divergência fora do normal e tendem a "normalizar" essa divergência. Neste caso o NASDAQ demasiado desvalorizado em relação ao SP500.

Existe ainda outras "artimanhas" para ganhar nos mercados sem apostar numa direcção em particular, com combinações de calls/puts de futures options (warrants sobre futuros) juntamente com Shorts/Longs dos mesmos futuros.

Existem mesmo alturas em que se consegue "sacar" alguns trocos de uma maneira bastante menos arriscada.. o problema é que é muito dificil analisar este tipo de oportunidades uma vez que envolve gráficos que quase que tem de ser feitos à mão pelo trader uma vez que é dificil encontrar isso na net..

Etc, etc...

Fico por aqui para ver se tenho algum feedback.. o post já vai longo :)

Próximo

Quem está ligado: