Noticias de 29 de Março de 2005
Wall Street fechou no vermelho com descida da confiança dos consumidores
29-3-2005 21:54
Os mercados norte-americanos fecharam em terreno negativo, depois de um relatório ter mostrado que a confiança dos consumidores recuou pelo segundo mês consecutivo conjuntamente com um novo recorde dos preços do petróleo.
A NCR Corp. tombou 17,15 por cento, após a Wall Street Journal ter noticiado que o o seu Chefe executivo, Mark Hurd foi escolhido como o novo CEO da HP.
O índice de confiança dos consumidores caiu para os 102,4 pontos em Março, mais baixo do que a média prevista pelos economistas.
A MCI aceitou a nova oferta de compra da Verizon Communications Inc. de 7,6 mil milhões de dólares. a MCI somou 3,66 por cento e a Verizon ganhou 0,40 por cento.
O Dow Jones encerrou a cair 0,76 por cento e o Nasdaq a deslizar 0,94 por cento.
BolsaPt.com
Petrolíferas impulsionam Europa para verde
29-3-2005 17:13
Os mercados europeus encerram no verde, depois de terem passado a maior parte do dia em queda, a beneficiarem da subida dos títulos das petrolíferas.
De acordo com os analistas, "os preços do petróleo encontram-se novamente em alta, o que representa boas novas para as empresas do sector petrolífero, mas más novas para o resto da economia".
Deste modo, o Ibex cresceu 0,16 por cento; o CAC avançou 0,19 por cento; o Dax subiu 0,19 por cento; o MIB ganhou 0,21 por cento. Em contra-ciclo fechou o FTSE, que deslizou 0,07 por cento.
BolsaPt.com
Lisboa fecha no verde em linha com Europa
29-3-2005 16:39
A bolsa nacional encerra em terreno positivo, com o PSI-20 a somar 0,34 por cento para os 7845,28 pontos, numa também optimista com excepção do índice britânico.
Nos pesos pesados o BCP ficou inalterado nos 2,11 euros, enquanto a eléctrica nacional cresceu 0,45 por cento e a operadora portuguesa aumentou 1,22 por cento. Em contraciclo esteve a PT Multimédia que deslizou 0,67 por cento.
Em foque também esteve a, com a Corticeira Amorim que tombou 1,69 por cento, conjuntamente com a Sonae Industria que desceu 0,99 por cento e a Inapa que regrediu 0,38 por cento.
A registar a maior subida da sessão, esteve a Sonaecom que elevou-se 3,34 por cento, após o Millennium bcp ter mantido o seu preço-alvo nos 4,85€ e ter considerado 'Positiva' o reforço da sua posição na Optimus tanto a nível de avaliação como de impacto nos resultados, estimando que o mesmo será positivo na avaliação entre 2 a 3%". O banco de investimento considera ainda que "este negócio poderá servir como referência para uma eventual venda do IPE na Optimus, cuja dimensão é semelhante à da participação da Maxistar".
A casa-mãe da Sonaecom fechou inalterada nos 1,17 euros por acção.
A Banca ficou em alta, com o BES a crescer 0,75 por cento e o BPI a elevar 0,32 por cento.
BolsaPt.com
Oracle EMEA ultrapassa os mil milhões pelo segundo trimestre consecutivo
29-3-2005 17:11
A Oracle Corporation apresentou os resultados do terceiro trimestre do ano fiscal 2005 na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), apontando um aumenta de 19 por cento em comparação com o mesmo período do ano passado.
A Oracle teve uma procura sustentada relativamente à sua oferta tecnológica, à medida que empresas e governos continuaram a consolidar as suas infra-estruturas à volta dos produtos Oracle.
“Este foi um excelente trimestre para a Oracle na EMEA”, afirmou Sergio Giacoletto, Vice-presidente Executivo da Oracle em segmentos tãoEMEA. “Continua a elevada procura pelas soluções Oracle importantes como o sector público, serviços financeiros e telecomunicações. Além disso, a aquisição da PeopleSoft está a mudar o cenário das aplicações, oferecendo aos clientes da região uma alternativa ainda mais competitiva aos produtos da SAP.”
BolsaPt.com
EUA: Confiança consumidores desce em Março
29-3-2005 15:53
A confiança dos consumidores desceu pelo segundo mês consecuivo em Março, disse a Conference Board.
O índice de confiança dos consumidores recuou para os 102,4 em Março face aos 104,4 em Fevereiro. Os economistas estavam à espera que o índice tombasse para os 103,0 contra a estimativa inicial de 104,0.
BolsaPt.com
Portucel emite 300 milhões de euros em obrigações
29-3-2005 18:37
A Portucel – Empresa Produtora de Pasta e Papel emitiu hoje um empréstimo obrigacionista no valor de 300 milhões de euros, com um prazo de cinco anos, destinada a substituir dívida actual do Grupo Portucel Soporcel, informou a empresa em comunicado à CMVM.
Segundo a mesma fonte, a Portucel «procedeu hoje à emissão de um empréstimo obrigacionista no montante de 300.000.000 euros, por subscrição particular, o qual foi inteiramente colocado no mercado nacional». A emissão de obrigações já tinha sido aprovada pelos accionistas da empresa na última Assembleia-geral.
BolsaPt.com
Portucel aumenta preços de pasta pela segunda vez este ano
29-3-2005 18:15
A Portucel revelou hoje que vai elevar, a partir do próximo mês, o preço da pasta de eucalipto em 3,3 por cento, o segundo aumento deste ano.
Mediante um comunicado divulgado pela empresa papeleira, controlada pelo grupo Semapa, o aumento de 20 dólares por tonelada, para 600 dólares por tonelada, foi hoje anunciado aos clientes europeus e tem efeito a partir de 1 de Abril.
A Portucel subiu o preço de venda de pasta no início de Março, em cerca de cinco por cento, para 580 dólares.
BolsaPt.com
Sumol reduz custos de impressão em 31% com substituição de máquinas
29-3-2005 17:38
O grupo Sumol registou em 2004 uma diminuição de 31 por cento nos custos de impressão de documentos através da substituição e rentabilização de equipamentos em todas as suas empresas, disse hoje um dos administradores.
Adriano Serrano apresentou o projecto desenvolvido com a Xerox Portugal para responder a um conjunto de objectivos, a começar por saber os números acerca dos custos dos 12 milhões de documentos impressos por ano pelo grupo.
Simplificar a gestão das infra-estruturas inerentes à produção de documentos impressos (por fotocopiadoras, impressoras ou faxes), aumentar as funcionalidades disponíveis e reduzir custos eram as restantes metas da Sumol.
BolsaPt.com
29-3-2005 17:38
O grupo Sumol registou em 2004 uma diminuição de 31 por cento nos custos de impressão de documentos através da substituição e rentabilização de equipamentos em todas as suas empresas, disse hoje um dos administradores.
Adriano Serrano apresentou o projecto desenvolvido com a Xerox Portugal para responder a um conjunto de objectivos, a começar por saber os números acerca dos custos dos 12 milhões de documentos impressos por ano pelo grupo.
Simplificar a gestão das infra-estruturas inerentes à produção de documentos impressos (por fotocopiadoras, impressoras ou faxes), aumentar as funcionalidades disponíveis e reduzir custos eram as restantes metas da Sumol.
BolsaPt.com
Lucro da Caixa Central duplica em 2004
29-3-2005 14:30
O resultado da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo ascendeu no ano passado aos 10,1 milhões de euros, mais do dobro registado em 2003 e graças à forte aposta na modernização e na tecnologia, afirmou hoje o presidente da instituição bancária.
«Alcançámos um resultado líquido histórico no ano passado devido ao sucesso do programa de modernização, ainda em curso, e aos pesado investimento em tecnologia», disse João da Costa Pinto na conferência de imprensa de apresentação dos resultados do grupo Crédito Agrícola relativos a 2004.
A margem financeira da Caixa Central cresceu 18,1 por cento no ano passado, para 35,1 milhões de euros, o produto bancário aumentou 26,1 por cento, para 56,2 milhões de euros, e as comissões cobradas subiram 16,7 por cento, para 11,7 milhões de euros.
O grupo financeiro Crédito Agrícola, que possui 620 balcões e 117 Caixas Associadas, alcançou um resultado líquidos consolidado de 89,9 milhões de euros no ano passado, mais 6 por cento que no ano anterior.
BolsaPt.com
IBM abandona bolsa de Tóquio
29-3-2005 14:0
A IBM solicitou a retirada das suas acções da bolsa de Tóquio, onde está cotada desde 1974, devido aos custos que a presença naquele mercado implica.
De acordo com a EFE, fontes da bolsa citadas pela agência de notícias local, adiantaram que «as acções da IBM irão continuar a negociar até 6 de Maio, depois de lhes ser atribuída uma categoria especial para observar a sua evolução».
As acções da IBM, cujas áreas de negócio de computadores pessoais foram compradas este ano pelo Grupo Lenovo da China, foram também já retiradas das bolsas de Frankfurt, Viena e Zurique.
BolsaPt.com
Grécia aumenta impostos para baixar défice
29-3-2005 13:30
A Grécia apresentou o plano para voltar a ter um défice abaixo dos 3% em 2006, que consiste na subida da taxa do IVA, no aumento dos impostos sobre o álcool e o tabaco e no corte das despesas públicas em mais de 5 mil milhões de euros.
O plano, que será entregue na União Europeia, foi apresentado pelo ministro da Economia George Alogoskoufis e prevê um défice orçamental de 3,5% este ano e de 2,8% em 2006, valores que contrastam com os 6,1% apontados para 2004.
O Governo vai aumentar a taxa de IVA em um ponto percentual e subir os impostos sobre o tabaco e o álcool, prevendo assim um crescimento de 10,3% nas receitas deste ano, o que representa o maior aumento em quatro anos.
No lado da despesa o Governo grego vai cortar 3,7 mil milhões em 2005 e mais 1,4 mil milhões de euros em 2006, o que irá baixar a taxa de crescimento da despesa pública de 11,6% em 2004 para 4,5% este ano.
BolsaPt.com
Wall Street deve abrir negativa
29-3-2005 14:45
Os futuros de Wall Street deverão abrir em baixa devido aos receios de uma eventual quebra no indicador de confiança dos consumidores norte-americanos relativo a Março, bem como à saída do Presidente da seguradora AIG, uma das empresas que compõe o índice Dow Jones.
Às 16h de Lisboa são divulgados os números de Março da confiança dos consumidores norte-americanos, os quais deverão ter caído para os 103 pontos, contra os 104 pontos verificados em Fevereiro.
BolsaPt.com
INE: Taxa de juro implícita no crédito à habitação abranda em Fevereiro
29-3-2005 15:20
A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação fixou-se, no mês passado, em 3,724%, uma quebra de 0,025% em relação a Janeiro e a mais baixa já verificada em toda a actual série do indicador.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, a taxa implícita nos contratos celebrados nos últimos 3 meses registou um aumento mensal de 0,005% para os 3,431%.
A taxa dos contratos celebrados nos últimos 6 meses manteve-se estável nos 3,359% e a taxa implícita nos contratos celebrados nos últimos 12 meses recuou 0,006% para os 3,391%.
O valor médio da prestação vencida nos contratos mais recentes (celebrados nos últimos 3 meses) fixou-se em 310 euros (305 euros no mês anterior), mantendo-se acima do valor relativo ao conjunto dos contratos em vigor que se manteve pelos 271 euros.
BolsaPt.com
TAP regista lucro de 8,6 milhões de euros em 2004
29-3-2005 15:0
A transportadora nacional registou no ano passado um resultado líquido consolidado de 8,6 milhões de euros, apesar de a alta do preço do petróleo ter obrigado a um custo extraordinário de 72 milhões de euros acima do orçamentado.
Em comunicado a TAP refere que estes resultados, positivos pelo segundo ano consecutivo, «só foram possíveis graças a significativos ganhos de eficiência da companhia, cuja produtividade melhorou cerca de 40% nos últimos quatro anos».
Entre 2000 e 2004, a operação da TAP cresceu 39% (lugares por quilómetro oferecido), tendo a procura do mercado (passageiro por quilómetro utilizado) aumentado em cerca de 34%, o que coloca a TAP na liderança europeia em termos de ganhos de produtividade. Apenas em 2004 a operação da TAP cresceu mais de 11% em relação ao ano anterior.
Os proveitos operacionais ascenderam a 1,3 mil milhões de euros, mais 9% do que os 1,19 mil milhões apurados em 2003 e ligeiramente acima dos 1,28 mil milhões inscritos no orçamento.
Em 2004 os custos operacionais da TAP foram, excluindo os combustíveis, de 986 milhões de euros, em linha com o orçamento (984 milhões de euros).
A TAP salienta que, sem os impactos extraordinários de 30 milhões de euros positivos, resultantes da venda parcial da SPdH e dos custos extra de 72 milhões de euros com o combustível, o resultado líquido da TAP teria sido de 37 milhões de euros, mais do dobro dos 15,8 previstos no orçamento, o que permite concluír que 2004 teria sido um dos melhores anos de sempre na história da TAP.
BolsaPt.com
Lucros da Teixeira Duarte sobem 174,6%
29-3-2005 13:10
A Teixeira Duarte obteve um resultado líquido de 29,9 milhões de euros, em 2004, mais 174,6% face a 2003, em linha com o que a empresa já tinha adiantado a 14 de Janeiro.
No que se refere a resultados antes de impostos, registaram uma variação positiva de 11,9% em relação ao ano transacto, fixando-se em 30 milhões de euros, já incorporando a redução, no montante de 12,6 milhões de euros, da provisão financeira que tinha sido constituída em 2003, referente à participação no BCP. Deste modo, ajusta-se ao valor correspondente à cotação, de 1,89 euros por acção, à data de 31 de Dezembro de 2004.
A actividade desenvolvida pelo Grupo Teixeira Duarte no exercício de 2004, apesar de a empresa referir «uma conjuntura muito adversa e múltiplas e surpreendentes dificuldades» que enfrentou, permitiu atingir 707 milhões de euros de proveitos operacionais.
O activo líquido registou um aumento de 2,4% face ao período homólogo, alcançando o montante de 1.870 milhões de euros. Já o EBITDA e o EBIT registaram decréscimos significativos, tendo atingido, respectivamente, 69,3 milhões e 36 milhões de euros.
BolsaPt.com
Refer Telecom lucra 1,98 milhões em 2004
29-3-2005 13:5
A Refer Telecom, empresa da Refer – Rede Ferroviária Nacional para as telecomunicações, fechou o ano de 2004 com um resultado líquido positivo de 1,98 milhões de euros.
Este valor representa um acréscimo de 740% face ao verificado em 2003, de acordo com um comunicado da companhia que gere as infra-estruturas de telecomunicações da rede ferroviária.
O volume de negócios cresceu 34% para os 15,4 milhões de euros. Deste total, o peso das comunicações ferroviárias foi no ano passado de 25%, traduzindo uma tendência dos últimos anos para a diversificação de negócios, já que em 2001 esta actividade gerava 85% do volume de vendas da Refer Telecom.
BolsaPt.com
CESCE Portugal quer alcançar quota de mercado de 15% até 2007
29-3-2005 12:35
O grupo espanhol de seguros de crédito, vai expandir a sua actividade em Portugal e prevê alcançar uma quota de mercado de 15 por cento nos próximos três anos, afirmou o director-geral da CESCE Portugal. «O negócio dos seguros de crédito é uma área pouco conhecida em Portugal, mas que tem um forte potencial de desenvolvimento nos anos vindouros, alicerçado no crescimento das trocas comerciais», referiu à Lusa, Miguel Caeiro. Segundo o gestor, «a CESCE em Portugal obteve em 2004 um volume de prémios no valor de um milhão de euro, a que corresponde uma quota de 2,2 por cento do mercado. Até 2007, o objectivo é aumentar a facturação para 10 milhões de euros», acrescentou. O grupo CESCE, com sede em Espanha, tem como principal accionista maioritário o Estado espanhol, o Santander Central Hispano, que em Portugal detém as redes Totta e Santander, e o Bilbao Viscaya y Argentaria (BBVA), além das principais empresas de seguros do país. Há um ano e meio abriu um escritório no Porto, e dentro de um mês e meio vai inaugurar um escritório em Lisboa. Actualmente, o grupo espanhol opera no mercado português através da CESCE Portugal - Companhia de Seguros de Crédito, tendo como objectivo ser um consultor privilegiado de riscos comerciais, prestar informações de crédito sobre mercados e seguros e fazer a gestão de processos de cobrança.
BolsaPt.com
Schroder Investment reduz participação na Altri para 1,63%
29-3-2005 12:5
A Schroder Investment Management Limited reduziu a participação na Altri, empresa que agrupa os activos industriais da Cofina, para 1,63% do capital.
A gestora de fundos divulgou a venda de 358.945 acções da Altri, no passado dia 22 de Março passando a deter 836.012 títulos da empresa liderada por Paulo Fernandes.
A Schroder detinha 5,03% do capital da Altri no dia 9 de Março, segundo informação enviada na altura ao mercado.
BolsaPt.com
Sporting aprova aumento de capital em 20 milhões
29-3-2005 11:0
Os accionistas da Sporting SAD aprovaram o aumento do capital da empresa em 20 milhões de euros ontem em Assembleia-Geral. Esta operação tem como objectivo equilibrar os capitais do grupo e «não será para investir em jogadores», segundo o presidente do conselho directivo, António Dias da Cunha.
A Sporting SAD passa a ter um capital social de 42 milhões de euros, quase o dobro dos 22 milhões até agora. Este aumento será realizado através da emissão de até dez milhões de novas acções escriturais nominativas.
O aumento de capital, que serve para a empresa colocar o capital social em linha com o art. 35ºdo Código das Sociedades Comerciais, devido aos prejuízos acumulados, será feito através de entradas em dinheiro.
A Assembleia-geral aprovou ainda a supressão do direito de preferência dos accionistas no aumento de capital. Assim, os actuais accionistas particulares, se a proposta for aprovada, não serão chamados à operação e a injectar dinheiro na empresa.
BolsaPt.com
Um quarto dos beneficiários do rendimento mínimo em situação irregular
29-3-2005 10:20
Quase um quarto dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, que substituiu o rendimento mínimo garantido, fiscalizados em 2004 estava em situação irregular.
Este é o resultado dos primeiros sorteios aleatórios nacionais realizados, uma inovação da legislação aprovada por Bagão Félix, enquanto ministro da tutela, noticia o Jornal de Negócios. As irregularidades correspondem, na maioria dos casos, a deficiências na informação prestada.
Ao todo, 1.752 beneficiários foram encontrados em situação «divergente», o que significa que não cumpriam rigorosamente as regras de prestação social. Segundo o mesmo relatório, as situações irregulares mais frequentes dizem respeito a alterações entretanto ocorridas e não comunicadas aos serviços, respeitantes aos rendimentos auferidos, residência do agregado ou composição familiar.
BolsaPt.com
Portugal vai continuar a afastar-se de Espanha
29-3-2005 9:50
A economia portuguesa vai continuar a afastar-se de Espanha, nos próximos 15 anos, em termos de crescimento.
Segundo as previsões de longo prazo do departamento de «research» do Deutsche Bank, Portugal deverá, entre 2006 e 2020, crescer a uma taxa média anual de 2%, enquanto a Espanha acelerará a uma taxa de 2,8%.
Ainda assim, o desempenho português deverá ser suficiente para uma convergência moderada com a média europeia e para a ultrapassagem à Grécia na fuga ao último lugar da UE a Quinze. O fraco crescimento populacional e o nível baixo do capital humano são algumas das fragilidades nacionais.
O desempenho português, quando comparado com os seus parceiros europeus, é suficiente para uma moderada convergência com a média europeia, já que supera o ritmo de crescimento projectado para algumas das economias mais ricas como a Alemanha, Itália e Suécia, com taxas de crescimento entre 1,5% e 1,8%.
Mas não garante, por exemplo, uma aproximação a Espanha que, de acordo com o Deutsche Bank deverá crescer até 2020 a uma taxa média anual de 2,8%.
BolsaPt.com
Ahold regista maior lucro trimestral desde 2003
29-3-2005 12:55
A holandesa Ahold, parceira da Jerónimo Martins no negócio de retalho em Portugal, registou o maior lucro trimestral desde 2003, altura em que a empresa reconheceu ter inflacionado as contas.
Os lucros da empresa aumentaram oito vezes para os 96 milhões de euros no quarto trimestre, ou seis cêntimos por acção, contra 12 milhões de euros, altura em que a empresa passou de prejuízos a lucros ou em que atingiu o «break even».
Estes resultados ficaram, no entanto, aquém das expectativas dos analistas consultados pela Bloomberg que esperavam lucros no valor de 100 milhões de euros.
As vendas da parceira da Jerónimo Martins Retalho, que detém o Pingo Doce e o Feira Nova, caíram 3,1%.
BolsaPt.com
Japão: Produção automóvel subiu 5% em Fevereiro
29-3-2005 12:50
A produção de automóveis, camiões e autocarros no Japão cresceu 5%, no mês passado, face ao período homólogo de 2003, para 959 388 unidades. Esta subida, que se regista pelo segundo mês consecutivo, atribuiu-se ao aumento das exportações em Fevereiro, o que acontece pela primeira vez em três meses, segundo a Associação Japonesa de Fabricantes de Automóveis.
A produção de ligeiros subiu, em Fevereiro, 5,4%, atingindo 806 656 unidades, enquanto que nos camiões cresceu 2,3%, atingindo 6 756 unidades.
No mesmo período, as exportações no sector automóvel do Japão cresceram 5,5%, atingindo 411 314 veículos.
BolsaPt.com
Autoridades vão investigar propostas de compra da LSE
29-3-2005 12:45
O Gabinete para o Comércio Justo (OFT) britânico anunciou que decidiu enviar as duas propostas rivais da Deutsche Börse e da Euronext para a aquisição da Bolsa de Londres (LSE) para a Comissão para a Concorrência, de modo a avaliar do impacto destas.
Segundo os analistas, esta decisão do OFT irá adiar qualquer aquisição da LSE pelo menos por seis meses, uma notícia que levou a que os títulos da praça britânica se encontrem a cair cerca de 5% no mercado londrino.
O OFT concluiu assim a sua avaliação de dois meses aos planos da Deutsche Börse e da Euronext para comprar a LSE, qualquer uma das quais, a concretizar-se, criaria a segunda maior praça bolsista do mundo, a seguir à Bolsa de Nova Iorque.
BolsaPt.com
29-3-2005 12:45
O Gabinete para o Comércio Justo (OFT) britânico anunciou que decidiu enviar as duas propostas rivais da Deutsche Börse e da Euronext para a aquisição da Bolsa de Londres (LSE) para a Comissão para a Concorrência, de modo a avaliar do impacto destas.
Segundo os analistas, esta decisão do OFT irá adiar qualquer aquisição da LSE pelo menos por seis meses, uma notícia que levou a que os títulos da praça britânica se encontrem a cair cerca de 5% no mercado londrino.
O OFT concluiu assim a sua avaliação de dois meses aos planos da Deutsche Börse e da Euronext para comprar a LSE, qualquer uma das quais, a concretizar-se, criaria a segunda maior praça bolsista do mundo, a seguir à Bolsa de Nova Iorque.
BolsaPt.com
China: Procura de petróleo deve aumentar 10% em 2005
29-3-2005 12:20
A procura de petróleo deverá aumentar 10%, este ano na China, o segundo maior consumidor e importador do mundo, para atingir 354 milhões de toneladas.
A China, afectada pela forte subida dos preços do petróleo nos últimos meses, vai tentar subir a produção própria de crude e obter energia de outras fontes, principalmente gás natural, frisou o presidente da Associação da Indústria Petroquímica.
No ano passado, a China produziu 175 milhões de metros cúbicos de crude, mais 2,9% que em 2003, mas registou um aumento maior da extracção de gás natural, que atingiu 40,770 mil milhões de metros cúbicos, mais 18%.
As importações chinesas cresceram 35%, para 122 milhões de toneladas, no ano passado, o que segundo os analistas foi uma das principais causas do aumento do preço do petróleo.
A China necessita cada vez mais de energia adquirida a outros países para responder ao seu rápido crescimento económico.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Candelstick, Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, Hawk66, malakas, Mavericks7, Mr.Warrior, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, SalvaFP, Simplório, smog63, trilhos2006, Xacal, yggy, zulu404 e 979 visitantes