Caldeirão da Bolsa

Dúvida. Mudanças Bear2Bull e Bull2Bear

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Antonio Vieira » 29/3/2005 11:02

Carissimo Jas, analisando pelo prisma da mm200 quer o nas 100, quer o composite estão em perigo.(o nasd 100 está abaixo da mm200).Ke acham? Cumpr

Registado: 26/4/2003 21:51

Correção

por LuisFTAntunes » 28/3/2005 18:26

Ola a todos.

Espero que esteja tudo a correr pelo melhor nos negócios.

Concordo com o JAS quando diz "Correcção normaíssima num Bull Market que para mim é evidente."[quote][/quote]

Se me permite gostaria que opinasse acerca da amplitude da correcção.

Obrigado
Avança na razão e pondera na emoção.

Registado: 20/12/2004 17:11

Re

por JAS » 28/3/2005 18:11

O JN já te respondeu praticamente tudo...

Habitualmente consideramos a Média Móvel dos 200 dias para definir a alteração Bull/Bear.
Enquanto continuarmos acima não há problema.

De qualquer forma há que ter em conta que aqueles sintomas básicos de um Bull Market(a listinha dos 15 ou 20...)continuam a apontar para isso e não me parece que estejamos à beira de qualquer recessão nas economias para se poder antever qualquer alteração a médio prazo.

Para os que continuam a ver quedas no NAS apenas lembro que no final do Bear ele estava a aproximadamente 1100 pontos, que subiu até aos 2100 (+80%) e que desse máximo para agora apenas perdeu 5%...
Correcção normaíssima num Bull Market que para mim é evidente.

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por JN » 28/3/2005 13:09

Caro recolector

Quanto tempo é necessário decorrer para se poder afirmar sustentadamente que hove mudança de tendência?

A resposta a sua pergunta é muito ralativa, ela relaciona-se com 2 factos;

1 A time frame que quer considerar

2 O risco que quer correr

e atenção, não se deve colocar a questão em termos de tempo mas sim em termos de níveis de preços.

Exemplo;
A partir de que nível o S&P500 passa de bull a bear?

Há investidores que usam as mmédias móveis para defenir isso, ourtos usam as quebras de linhas de tendencia, em ambos os casos cada um tem a sua time frame. Repare que um índice pode mudar de tendencia durante uma sesão de negociação, sendo isso que interessa a um daytrader...

Nos gráficos P&F não ha o factor tempo. Você não deve pensar gráficos diarios, semanais ou mensais. Aqui o que faz aumentar ou diminuir a timeframe é o tamaho da box. Com um valor de box maior as pequenas variações são filtradas, não aparecem no grafico.

Eu sou um positiom trader, uso a time frame longa ou media conforme me convem. Quando tomo uma posição marco uma linah de tendencia que pode ser de médio prazo, mas se a posição se prolongar eu passo a LT de longo prazo e por aí fora. A quebra de uma LT que suporta a minha posição é para mim uma mudança Bull/Bear ou vice versa.

Um abraço.
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

Dúvida. Mudanças Bear2Bull e Bull2Bear (cont.)

por Recolector » 27/3/2005 23:24

Esta dúvida surgiu-me pelo seguinte :

Quero dispôr de gráficos sintéticos e especializados.
Uns para sinalizar mudanças de tendências de longo prazo (será isto possível à priori, ou apenas se pode constatar o facto ?); outros para sinalizar o inicio e fim das tendências secundárias.

Os gráficos P&F, que eu desconhecia (e ainda não estudei) parecem-me prometedores para sinalizar mudanças de tendência e provávelmente podem aplicar-se às duas situações descritas. Será necessário ajustar o "time frame" não só à tendência que se pretende estudar, como também às especificidades do título :idea:

Parecem-se ser gráficos bastante práticos, pois permitem um tunning capaz de filtrar a informação de forma a só relevar o que nos interessa específicamente.
Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.

Registado: 25/1/2005 22:10

Dúvida. Mudanças Bear2Bull e Bull2Bear

por Recolector » 27/3/2005 21:49

Num título (ou indíce), estando-se declaradamente numa fase Bull, ou Bear quanto tempo é necessário decorrer para se poder afirmar sustentadamente que hove mudança de tendência ?
Eu, na minha modesta ignorância, diria que talvez 9 meses, um ano ? O que acham :?:
Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.

Registado: 25/1/2005 22:10

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, Bing [Bot], cmsbarros, Crissssx, Google [Bot], iniciado1, jat19001900, latbal, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2 e 1023 visitantes