Caldeirão da Bolsa

Bovespa novamente nos máximas de sempre

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pserrano » 25/3/2005 17:31

Os meus receios confirmaram-se...
E agora ? Quem aposta numa correcção ? e quem aposta numa inversão ?

Abraço

Registado: 20/11/2002 22:42

por pserrano » 3/3/2005 20:00

Hummm, mas então acham prudente investir neste indice via fundos quando a maior parte do movimento de alta já poderá ter sido feito ?

Creio ter visto que o expectável é que o bovespa atinja os 30000-32000 pontos, acham que é para ir mais alto ???

Confesso que entrei à uns 3 meses com um montante baixo, mas agora teria mais receio, principalmente por ser via fundo de investimento.

Abraço.

Registado: 20/11/2002 22:42

por djovarius » 3/3/2005 19:06

Exactamente.

O problema é que só podem abrir conta em corretoras, as pessoas singulares residentes no Brasil.

Os institucionais é que ficam à vontade, embora tenham de passar por inúmeras burocracias.

Lembremo-nos que é um país que já teve muitos problemas com transacções estranhas, lavagens de dinheiro, etc... não é, pois, admiração que os estrangeiros não tenham a vida fácil, por residerem fora.

Quanto a Fundos, eles existem para isso. Qualquer fundo de mercados emergentes, que invista pelo menos 75% dos seus capitais em acções desses mercados serve, já que está bastante exposto a papéis do Brasil.

Procurem nos sites dos Activos e de outros Bancos que trabalham com isso e acharão muita coisa interessante.

Lembrem-se do risco alto. Mais pelos países em si, do que pelos papéis individuais ou pelos cambios das suas moedas.

Um abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por luiz22 » 2/3/2005 23:09

02/03/2005 - 18h50
Bovespa fecha em alta com disparada de ações da Telemar

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A ação da Telemar, carro-chefe do mercado paulista, disparou com a expectativa de anúncio de um lucro recorde e fez a Bovespa fechar em alta de 1,69%. Amanhã, será divulgado o balanço de 2004 da Telemar. Analistas estimam que o lucro da companhia triplicou devido ao reajuste de tarifas.

O Ibovespa (53 ações mais negociadas) marcou 28.199 pontos, aproximando do patamar recorde alcançado no mês passado (28.436 pontos no dia 24). O pregão movimentou R$ 1,9 bilhão, um pouco abaixo da média de fevereiro (R$ 2 bilhões).

O papel preferencial da holding Telemar, o mais negociado, subiu 2,13% e encerrou cotada a R$ 43. Já a ação ordinária da holding avançou 3,42%, negociada a R$ 51,40. Por sua vez, a ação PNA da operadora teve um salto de 4,64%, cotada a R$ 70,11.

Tirou o brilho do pregão a queda de 2,23% da ação da AmBev. A dona das cervejas Brahma e Antarctica divulgou uma queda de 17,7% no lucro em 2004. Pressionada pela concorrência com as marcas Schin e Kaiser, a empresa gastou mais com marketing no ano passado.

Já as ações dos principais frigoríficos brasileiros tiveram ganhos no pregão após a Rússia decidir suspender o embargo à carne em seis Estados. Com a reabertura do mercado russo, as empresas devem ampliar suas exportações e faturar mais. A ação da Perdigão subiu 4,26%. Já o papel da Sadia avançou 1,62%. A ação da Avipal valorizou 4,26%.

A entrada de recursos estrangeiros também ajudou a Bolsa a se aproximar do seu recorde em pontos. Em fevereiro, o saldo de investimento estrangeiro ficou positivo em R$ 3,7 bilhões. É o maior valor mensal da história. O recorde já havia sido antecipado nos balanços parciais do mês passado.

Registado: 26/11/2004 23:00

Investir na Bovespa

por Pedro Fernandes » 2/3/2005 12:00

Bom dia!

Alguem conhece alguma correctora que permita investimentos na Bovespa. Eu já contactei uma no Brasil que me respondeu ser necessário apresentar prova de residência no Brasil...

Bons negócios

PF

Registado: 9/2/2005 23:14

Djovarous , indica ai uns fundos .....

por Xanax » 2/3/2005 9:50

eu até gosta de diversificar a minha carteira com o nosso pais irmão, só que tenho algum medo da perfomance do real. Já agora, sabes se existe algum acordo em relação á dupla tributação ?? Em suma, que produtos é que aconselhas ???
Xanax
Cumps

Registado: 5/12/2002 17:48

por djovarius » 1/3/2005 23:35

Não, o que eu conheço são Fundos diversos disponíveis para qualquer um de nós, que investem prioritariamente nos mercados latino-americanos (quase só Bovespa) e outros emergentes.

E o melhor da festa é que há relativa estabilidade de médio e longo prazo dessas divisas face ao EUR.

Patinho feio é mesmo o USD !!

Podem verificar uma coisa importante, que pode responder à questão, onde vamos ??

O máximo dos tempos de 1 real = 1 USD foi de 14.000 pontos em 1997. Isso daria hoje mais de 32.000 pontos no Ibovespa.
Portanto, o mercado poderá mesmo lá chegar, caso se mantenha a liquidez para tanto.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

[b]Até quando...[/b]

por englishman » 25/2/2005 19:41

... e até onde??!!!

Um abraço EMan.
Anexos
Bovespa.png
Bovespa.png (12.75 KiB) Visualizado 767 vezes

Registado: 19/1/2005 17:46

è um mercado que sigo com .....

por Xanax » 25/2/2005 11:49

muito interesse mas á distância.
Djovarius conhece algum clube de investidores que dê algumas garantias de seriedade ???? Outra pergunta qual tem sido o comportamento do Real rem relação ao euro nestes dois anos ???? Desvalorizou ??? Quanto ??? Conhece alguém que invista no bovespa ???
Xanax
Cumps

Registado: 5/12/2002 17:48

por djovarius » 25/2/2005 11:43

Olha, Nuno, obrigados pelos gráficos, que permitem ajudar o rapa. É que eu não tenho ligado muito a esta questão, mas sempre vou olhando, pois este indice accionista é um dos meus indicadores internacionais do sentimento dos mercados financeiros.

Mas eu não estava lá nessa época, não acompanhei.

Ainda assim, posso fazer-te uma pequena história.

Depois daqueles 14.000 pontos em 1997 (que até hoje é o máximo em USD, pois nesse tempo ainda havia a cotação fixa 1 USD - 1 BRL), o vieram as crises asiáticas, da Russia e da LTCM que detonaram este indice em 1998 até abaixo de 5.000 pontos.

A seguir, veio Janeiro de 1999 e a crise do Real, que passou a cambio flutuante, tendo perdido mais de 50% em poucos dias. E lá veio a Bovespa fazer o famoso duplo fundo, válido ainda hoje.

Mas o mercado acalmou e em apenas um ano quadriplicou de 5 para 20 mil pontos, aproveitando a euforia Nasdaq.
Depois tivemos (e isso eu já acompanhei ao vivo) um período de quedas, lentas, chatas, o interesse perdeu-se, a exemplo das Bolsas internacionais.

De 20 a 10 mil pontos foi uma questão de tempo.

Quando parecia vir a recuperação, deu-se o 11 de Setembro, a recessão e... a crise Argentina.

Como sabem, o Brasil viveu um ataque especulativo antes das eleições que o Lula ganhou.

O dólar chegou a comprar 3.99 reais e a Bovespa negociou nos 8.000 pontos.

Lembro-me bem, na época, de não se ver ninguém nos bons restaurantes da rua 15 de Novembro. Era a ruína, diriam alguns.

Curiosamente, a boa liquidez da Bolsa de Futuros salvou muita gente do lado "curto" !!

Certo é que desde 2002 até agora temos uma subida de 8.000 a 28.000 pontos, mais do triplo e novo recorde histórico.

Em dólar, temos 10.700 pontos, ou cinco vezes mais o valor dolarizado de 2002, que chegou aos 2.100 pontos.

Impressionante. O pior será quando um dia todos quiserem sair do teatro em chamas...

Abraço

djovarius

por Visitante » 25/2/2005 3:13

Eu posso deixar aqui o meu gráfico do Bovespa...

Agosto de 1998 e Janeiro de 1999 são impressionates não são? Dj, tu que viveste esses dois meses ao vivo, como é que é viver com uma volatilidade daquelas?

Um abraço
Nunofaustino
Anexos
Bovespa cp.PNG
Bovespa cp.PNG (17.1 KiB) Visualizado 870 vezes
Bovespa lp.PNG
Bovespa lp.PNG (63.54 KiB) Visualizado 871 vezes
Visitante

gráfico

por rapa » 25/2/2005 2:28

Caro DJ,

Dá para postar um gráfico do índice?

1 abraço
rapa
rapa

Registado: 16/2/2004 23:18

Bovespa novamente nos máximas de sempre

por djovarius » 25/2/2005 2:22

E enquanto estes índices "emergentes" continuarem em alta, o "trade" da extrema liquidez continua vivo.

Quem não gosta destes momentos de especulação?

O índice Ibovespa atingiu já a marca de 28.000 pontos, o que é espantoso.

Fechou em 28.436 pontos, só hoje subiu impressionantes 1.237 pontos ou 4.55% sem que nada o fizesse supor.

É um exemplo de que os maus humores do mercado, por enquanto e até ver, não duram mais do que uns dias !

Abraço

dj

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Esquinas3, eurowire.financeiro, Google [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, Mr.Warrior, novato, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2 e 1086 visitantes