Noticias de 21 de Março de 2005
Primeiro-ministro anuncia redução de férias judiciais
21-3-2005 11:35
José Sócrates anunciou que o Governo vai propor que as férias judiciais de Verão sejam reduzidas de dois meses para um mês, tal como acontece nos restantes sistemas públicos.
A medida do chefe do Executivo foi anunciada no início do debate do Programa do XVII Governo Constitucional e foi justificada com a necessidade de se promover «uma gestão mais racional do sistema» de funcionamento dos tribunais.
Segundo Sócrates, com a redução das férias judiciais, «centenas de milhares de processos deixarão de estar literalmente parados por um tão longo período de tempo».
BolsaPt.com
Investidores americanos atentos ao preço do crude
21-3-2005 13:55
Os futuros de Wall Street encontram-se em alta ligeira apesar do mercado estar receoso quanto a uma possível subida de preço do barril de crude, bem como quanto às declarações que a Reserva Federal vai fazer amanhã onde pode anunciar um novo aumento das taxas de juro em 0,25%.
BolsaPt.com
BCE divulga hoje à tarde comunicado sobre reforma do PEC
21-3-2005 13:40
O Banco Central Europeu vai divulgar hoje à tarde um comunicado em reacção ao acordo sobre a flexibilização do Pacto de Estabilidade e Crescimento, anunciou um porta-voz da instituição.
O instituto monetário não costuma reagir fora do quadro habitual das conferências de imprensa mensais do início do mês ou em discursos oficiais previstos de antemão para os seus dirigentes. O anúncio desta reacção tem também um carácter excepcional.
O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, alertou a semana passada em Bruxelas contra os riscos de endurecimento da política monetária em caso de reforma do pacto, susceptível de encorajar políticas orçamentais laxistas.
BolsaPt.com
Enagás vai pagar dividendo complementar de 0,201 euros
21-3-2005 12:50
A empresa energética espanhola anunciou que irá distribuir um dividendo complementar de 0,201 euros brutos relativo ao resultado de 2004, no próximo dia 4 de Julho.
Deste modo, o dividendo total a pagar em 2004 sobe para os 0,331 euros, acrescenta a Enagás, participada da La Caja e Repsol YPF.
BolsaPt.com
Itália: Taxa de desemprego estável em 8% no quarto trimestre de 2004
21-3-2005 12:20
A taxa de desemprego em Itália manteve-se inalterada, em 8%, no quarto trimestre de 2004 face ao anterior, segundo os dados do Istat.
Este número é ligeiramente inferior às previsões dos analistas consultados pela Bloomberg que apontavam em média para uma taxa de 8,1%.
A taxa de desemprego do terceiro trimestre foi revista em baixa pelo Istat, de 8,1 para 8%.
BolsaPt.com
Espanha: Indústria cresce 5,3% em Janeiro
21-3-2005 11:50
Os negócios da indústria aumentaram 5,3% no passado mês de Janeiro face ao mesmo período de 2004, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas espanhol.
O crescimento da indústria ficou a dever-se principalmente à energia, já que no período em análise subiu 45,8%, explica o comunicado.
Em Janeiro de 2005, os pedidos industriais progrediram 13,2% face ao mesmo mês do ano anterior, em valores não ajustados de variações sazonais, acima dos 1,7% verificados em Dezembro de 2004.
BolsaPt.com
Acções da Unión Fenosa disparam com notícia de OPA
21-3-2005 11:20
As acções da Unión Fenosa alcançaram hoje uma valorização superior a 10%, depois do jornal «Expansión» ter noticiado que a empresa de capital de risco CVC Capital Partners, pondera lançar uma oferta pública de aquisição sobre a terceira maior eléctrica de Espanha.
Segundo noticia o Jornal de Negócios, no sábado, o jornal espanhol disse que a CVC está a equacionar o lançamento de uma OPA sobre a totalidade do capital da Fenosa, por 7,6 mil milhões de euros, oferecendo 25 euros por cada acção da empresa.
Este preço representa um prémio de 14% face ao fecho dos títulos na sexta-feira. Hoje, em reacção a esta notícia, as acções da Unión Fenosa registaram uma valorização máxima de 10,5% para os 24,20 euros, seguindo agora nos 23,29 euros, a subirem 6,8%.
Segundo a mesma fonte, a CVC, empresa de capital de risco que concorreu à aquisição da Galp Energia, já discutiu a possibilidade de lançar a OPA com o Santander, o maior accionista da Fenosa, para saber se o banco espanhol está interessado em alienar a sua posição.
BolsaPt.com
China: Economia deverá crescer a uma taxa média anual de 8% entre 2006 e 2010
21-3-2005 10:15
A segunda maior economia do mundo deverá manter uma taxa média anual de crescimento do PIB por volta dos 8% a partir do próximo ano e até 2010, segundo um comunicado do Centro de Investigação de Desenvolvimento do Conselho de Estado da China.
As novas previsões encontram-se acima das estimativas oficiais, as quais apontam para um crescimento médio a longo prazo do PIB chinês de 7%.
O principal impulsionador do rápido crescimento da economia chinesa continua a ser a acelerada formação de capital, que, entre 2006 e 2020, irá contribuir com entre 60 a 70% para o crescimento do PIB chinês.
BolsaPt.com
Valor das prestações para compra de casa caiu 30% em 24 anos
21-3-2005 11:0
Os portugueses pagam hoje, em média, menos 30% pelos seus empréstimos à compra de casa do que pagavam há 24 anos.
Segundo o DN, apesar dos valores médios dos contratos terem crescido mais de 20 vezes, a queda brutal da taxa de juro explica as menores prestações pagas actualmente, mesmo aplicando a correcção monetária. E isto num cenário de subida acentuada do preço do imobiliário em Portugal, durante o período em análise.
De acordo com um estudo efectuado pela Direcção de Marketing da Caixa Geral de Depósitos sobre a Evolução do Crédito à Habitação desde 1980, a que o DN teve acesso, a taxa de juro nominal média de crédito à habitação praticada pelas instituições de crédito envolvidas no negócio caiu 83% em 24 anos. E 1980 não foi o ano em que se registaram os valores mais altos. Se compararmos a taxa média registada em 2004 - 3,40% - com a verificada nos anos 83 e 84 ( quando se pagava, em média, 28,5% de juros pelos empréstimos), o «trambolhão» foi de 88%.
BolsaPt.com
Hipólito Pires diz que SEAT foi condenada a uma indemnização de 10,3 milhões
21-3-2005 10:30
O tribunal já tomou uma decisão sobre o imbróglio que opunha a SEAT España e a Sociedade Hispânica de Automóveis (SHA), de Hipólito Pires, e que teve início em 2002 quando o construtor automóvel decidiu rescindir a relação contratual que mantinha há 20 anos com o importador português.
Segundo a empresa de Hipólito Pires, «a SEAT foi condenada ao pagamento de uma indemnização à SHA no montante de 10.314.916 euros». O Tribunal Arbitral da Câmara de Comércio, localizado em Paris, determinou ainda «o pagamento pela SHA à Seat do preço dos automóveis e peças fornecidas em cumprimento da providência cautelar».
BolsaPt.com
Partes do processo Lusomundo ouvidos pela Alta Autoridade
21-3-2005 10:0
O presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta e Costa, é ouvido esta manhã pela Alta Autoridade da Comunicação Social, no âmbito da ronda de audiências sobre a alienação da Lusomundo Media à Controlinveste, um processo de consulta alargado.
Também o Sindicato dos Jornalistas deverá apresentar, hoje, por escrito, o seu parecer oficial, já solicitado pela AACS.
As próximas semanas serão preenchidas com a audição dos restantes protagonistas do processo, incluindo os concorrentes finalistas e os conselhos de redacção de todos os media da Lusomundo.
BolsaPt.com
Arábia Saudita pode aumentar produção para baixar preços
21-3-2005 9:5
O ministro saudita do petróleo afirmou que a Arábia Saudita pode aumentar a sua produção de 1,5 milhões de barris por dia, de forma a baixar os preços do crude nos mercados internacionais.
O responsável saudita assegurou que há petróleo suficiente para atender às necessidades, isto numa altura em que o preço do crude continua a subir, com o barril de referência a cotar-se hoje de madrugada, às 03h05, nos 56,75 dólares.
«Há uma grande quantidade disponível. O que pretendemos na Arábia Saudita é tranquilizar todos relativamente às inquietações injustificadas quanto a uma insuficiência da oferta», disse.
Sexta-feira, os preços do petróleo completaram seis semanas consecutivas de aumentos nos mercados internacionais, com os receios de que a oferta petrolífera seja insuficiente para fazer face à procura, apesar do anúncio do aumento da produção diária da OPEP para 27,5 milhões de barris de petróleo.
BolsaPt.com
Juncker confirma acordo sobre reforma do PEC
21-3-2005 8:35
Os ministros das Finanças da União Europeia chegaram a acordo sobre a revisão do Pacto de Estabilidade e Crescimento, após 12 horas de negociações, anunciou o presidente em exercício da UE, Jean-Claude Juncker.
«Parto do princípio que não haverá um debate longo no Conselho Europeu», que terça e quarta-feira reúne os chefes de Estado e de governo dos 25, afirmou Jucker, primeiro-ministro luxemburguês, em conferência de imprensa.
Juncker, que tutela também a pasta das Finanças do seu país, adiantou que «as regras fundamentais (do Pacto) não se alteram», sublinhando que os critérios do limite de 3 por cento do PIB para o défice orçamental e de 60 por cento para a dívida pública «não são postos em causa nem ameaçados».
A revisão prevê todavia uma maior flexibilização nos casos de défice excessivo, nomeadamente através de «uma leitura mais completa» e que tenha em conta «factores pertinentes» para avaliar a situação orçamental de cada Estado membro.
BolsaPt.com
EDP compra dois parques eólicos
21-3-2005 8:50
A Enernova, empresa de energias renováveis do Grupo EDP, comprou dois parques eólicos controlados por empresas do grupo espanhol ACS.
Em causa estão duas unidades já licenciadas, e uma delas em construção, que representam no total uma potência de quase 54 megawatts, disse ao Jornal de Negócios, o administrador da Enernova, Lobo Gonçalves.
O investimento nestes dois parques eólicos, somando a aquisição das unidades, activos e o seu desenvolvimento, poderá ascender a 60 milhões de euros, acrescentou.
BolsaPt.com
Noticias de 21 de Março de 2005
Pagamento especial por conta deixa de ser obrigatório
21-3-2005 8:15
O programa do Governo, que vai ser hoje discutido no Parlamento, prevê alterações no pagamento especial por conta, o pagamento do imposto, que as pequenas empresas apelidam de «cego» e «injusto», deixa de ser obrigatório.
Segundo o DN, o imposto funciona na base da cobrança de um montante fixo sobre a facturação e não sobre os juros efectivos das empresas, não admitindo contraprova. «Agora o que vai fazer-se é dar hipótese aos contribuintes de não pagarem quando não têm nada a pagar», explica o fiscalista Saldanha Sanchez.
A grande crítica, para além da complexidade do sistema, é que as empresas estão a ser taxadas pela sua facturação e não «pelos lucros efectivos», criando situações «incomportáveis para as tesourarias» de muito pequenas empresas.
BolsaPt.com
Editado pela última vez por soeirinho em 22/3/2005 10:21, num total de 1 vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Aqui_Vale, cali010201, carlosdsousa, Google Adsense [Bot], Goya777, Heldroo, iniciado1, joingue, latbal, Lisboa_Casino, maturidade, Mr.Warrior, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, SerCyc, Xacal e 1040 visitantes