Caldeirão da Bolsa

EDP - urgência??

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por alexandre7ias » 10/3/2005 5:12

"um número considerável de acções". A minha opinião é que devia ficar com elas, se o valor for superior a 5000 caso seja inferior dar uma ordem de venda nos 2.28. Vender agora seria o pior que podia fazer, mas é apenas a minha opinião. No entanto nestes cinco meses tente "arranjar" forma de ter o dinheiro que precisa sem ter que vender aquilo que tem. Bons negocios para todos...
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

Re

por JAS » 9/3/2005 23:33

Anonymous Escreveu:"Termos um trade ganhador, por exemplo, em 5%, e a seguir perdermos todos os ganhos é exactamente igual a termos um trade perdedor e perdermos mais 5% (do investimento inicial)... "

pekena correcção, ganhar 5% e dps perder 5% nao voltamos à situação inicial..

Transcreves mas não lês bem...
Quando ganhamos 5% é sobre o investimento inicial.
E quando perdemos 5% (do investimento inicial) perdemos exactamente a mesma coisa.

Para alguma coisa serve o que escrevi dentro do parentesis...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por Visitante » 9/3/2005 22:44

"Termos um trade ganhador, por exemplo, em 5%, e a seguir perdermos todos os ganhos é exactamente igual a termos um trade perdedor e perdermos mais 5% (do investimento inicial)... "

pekena correcção, ganhar 5% e dps perder 5% nao voltamos à situação inicial..
Visitante

por Visitante » 9/3/2005 22:33

tá bonito, com as yields a subir quero ver a EDP acima dos 2.22 daqui a 5 meses.
Visitante

EDP

por jarc » 9/3/2005 21:53

Mais um ataque ao suporte, desta fez mais violento, mas as anti-aéreas deram-lhe na perfeição. Para além das UTILITIES terem levado forte, hoje soube-se que o governo espanhol quer tratvar o avanço da edp para além das Astúrias. Agora só falta o Sócrates dizer que a Iberdrola não pode passar de Elvas. ChÊÊÊ...iuuu! que o Pina Moura ainda acorda!

Registado: 23/7/2003 16:05

por Investaucalhas » 9/3/2005 14:43

Só queria aqui deixar a minha opinião em relação à questão de "estar dentro" ou "estar fora" do título...

Posso ter uma visão muito simplista, mas não consigo encontrar nenhuma diferença. Para mim é importante é gerir o custo-oportunidade. Se estiver com um trade ganhador, dentro, e de repente me surgir outra oportunidade que penso ser melhor, não tenho dúvidas em sair e trocar.
Do mesmo modo, uma pessoa pode entrar e sair em qualquer altura. sem prejuízo. A única coisa que se pode perder é no spread de compra e venda. Ou estarei a ver mal?

Já se invocarmos questões de beneficios fiscais (>1 ano), aí entrarão outros factores.

Talvez seja o meu espírito de day-trader ou short-term trading, mas para mim entrar e saír é muito fácil...só se perde as comissões e o spread. E não é assim tanto.

Just my 2 cents :p

Registado: 7/4/2004 13:17

por MarcoAntonio » 9/3/2005 3:21

JAS,

julgo que não me compreendeste. É claro que a partir deste momento, a perda em euros (e até em % do capital investido se os montantes forem sincronizados) é igual num caso ou noutro. Eu mesmo disse isso, se tu releres.

Mas eu não estou a falar dos ganhos ou perdas em si mas sim de gestão de risco e gestão dos trades, que são coisas diferentes. Eu sei que parece a mesma coisa e que até não é fácil perceber a diferença.

Também não estou a abordar a questão em termos de um trade individual mas sim em termos do efeito que um determinado tipo de atitude tem a longo-prazo (num conjunto de várias decisões semelhantes).

Uma decisão pode revelar-se má num trade individual mas se tomada repetidamente pode verificar-se boa.

Tomemos dois casos distintos:

:arrow: Estou de fora e avalio se vale a pena ou não entrar na empresa X;

:arrow: Estou dentro, com um trade com um ganho significativo, e avalio se continuo na empresa X;

Se eu tomar a decisão de entrar no primeiro caso e manter no segundo ou se por outro lado tomar a decisão de não entrar no primeiro caso e sair no segundo, os trades só serão iguais a partir deste momento, mas não serão certamente iguais no global.

A diferença reside no tratamento global dos trades, na gestão que é feita deles e dos riscos (tipo de risco) em que cada investidor está a incorrer.

Como certamente concordarás, uma coisa é arriscares um lucro outro é arriscares o teu capital (partindo de um lucro zero).

No primeiro caso tens uma vantagem que deves aproveitar. Já pagaste para ver e as coisas até aí correram favoravelmente (tens na mesa um bom pote para usar uma linguagem que eu sei que tu gostas). Mesmo que as tuas cartas não sejam lá grande coisa, vale a pena continuar em jogo e até pagar (mais) um bocadinho se for preciso. No segundo, tens cartas que não são lá grande coisa (as mesmas) e ainda estás na fase de decidir se vais a jogo ou não. As probabilidades são as mesmas (dado que as cartas são as mesmas) mas o primeiro vai numa fase mais adiantada e tem informação adicional (quanto ao possível resultado do seu trade) que deve aproveitar e que poderá levar a tomar uma decisão diferente (o segundo está numa fase que não sabe se vai ter um bom pote ou não).
:wink:

Repito, os trades são iguais a partir dali, mas não são iguais no global. Um é algo que não sabemos que tipo de trade vai ser e só interessa entrar se a relação for muito interessante ou as probabilidades realmente boas, o outro é um trade que já está a desenrolar, que correu favoravelmente (podia ter corrido mal mas não correu, sabemos que não correu, informação adicional, em linguagem matematica probabilidade condicionada) e estamos numa fase mais adiantada onde estamos a gerir o ganho (a fase de deixar correr os lucros).

Para resumir, portanto, em linguagem simples:

:arrow: Se estamos de fora, avaliamos se devemos entrar ou não. Só vale a pena entrar se as condições forem muito atractivas pois estamos na fase em que ainda vamos assumir o risco na totalidade, fase de grande incerteza do trade;

:arrow: Se estamos dentro e já temos um ganho, estamos numa fase em que se deve manter a menos que determinado nível seja violado (usar um trailing stop ou um suporte horizontal em determinado valor, que de onde a onde pode ser ajustado em alta para ir protegendo os ganhos adicionais/posteriores). Não é preciso que o título se mostre muito atractivo, basta que não se mostre desactractivo.

Esta é uma visão que se opõe a outra mais simplista e muito comum que é equivaler as duas coisas e chegar ao ponto de sugerir: «não sabes se deves sair ou não? então faz assim, se estivesses de fora entravas?».

Esta sugestão é para mim igualar duas coisas que são claramente diferentes em que se ignora uma informação importante e em que se passa um pano humido no principio que considero extramente importante: perder de ganhar não é tão mau como ganhar uma perda.

Para não ficarmos aqui eternamente, eu aceito e percebo perfeitamente que tenhas uma opinião diferente sobre esta questão. Apenas não argumentos que o ganho ou perda a partir desse momento vai ser igual porque eu sei perfeitamente disso (aliás, disse-lo). A questão é outra...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

EDP

por JAS » 9/3/2005 2:04

Para um investidor de longo prazo vender a EDP agora ou vender daqui a 2 ou 3 meses é perfeitamente indeferente.
Ele só precisa do dinheiro daqui a 5 meses.

A única coisa que ele perguntou pediu foi se achavamos que devia vender já ou se devia esperar mais algum tempo.
E o "tempo" dele podem ser 5 meses.

Portanto, para ele, é perfeitamente indiferente se a EDP cai agora 10 centimos desde que a seguir suba 20...
Ele não vai vender para a recomprar nem vai vender para comprar qualquer outra coisa.
Ele apenas quer vender a EDP pelo melhor preço dentro de um intervalo de 5 meses.

Em termos de AT o Marco António definiu a situação.
Não parece provavel que quebre um suporte forte pelo que devemos admitir que bastará esperar para vender melhor do que agora.
Como eu embirro com a EDP apenas acrescento que o esperar para "ganhar mais uns cêntimos" tanto pode
ser 1 mês como 4.

Em termos de AF a EDP é uma empresa sólida e praticamente monopolista ainda.
Anda com uns problemas com Bruxelas mas se os conseguir resolver apenas poderá subir.
Ter problemas com o novo Governo é boato... Nenhum governo arranja problemas que façam cair a EDP que é a acção do povo...
Portanto por aqui também não é natural descer, vender não é pressa...

E, sendo assim, o conselho que lhe podemos dar só pode ser de "ESPERAR".

-------------
Agora vamos "embirrar" um bocadinho com o Marco António pois já ando com saudades duma discussãozinha...

Marco António Escreveu:Uma coisa é «arriscar» a sacrificar um pouco do lucro outra é «arriscar» a deixar transformar um trade ganhador em perdedor ou pior ainda deixar agravar um trade perdedor em mais perdedor ainda.

Termos um trade ganhador, por exemplo, em 5%, e a seguir perdermos todos os ganhos é exactamente igual a termos um trade perdedor e perdermos mais 5% (do investimento inicial)...
Causa-nos exactamente a mesma perda em Euros.
E, quanto à variação de risco, eu diria que o trade perdedor já deve estar menos arriscado pois provavelmente até já poderá estar mais perto de um fundo enquanto o segundo poderá estar ainda a meio da correcção.

No primeiro caso talvez fiquemos com o "ego" mais satisfeito por não termos perdido e podermos aumentar a estatística dos trades vencedores (ou nulos).
Mas em Euros seremos identicamente "nabos".

O mesmo se aplica quando realizamos mais-valias prematuramente.
Conta para a estatística do número de trades vencedores mas podemos estar a perder os tais 5% que o título subirá a seguir.
O "Ego" pode ficar satisfeito mas a nossa "nabice" é a mesma.

Está claro que isto não tem nada a ver com a EDP pois nela subidas de 5% demoram anos...

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Re: EDP - urgência??

por ptmasters » 8/3/2005 23:24

ptmasters Escreveu:Caro, se fosse a si aguardava, contudo definindo um valor para a qual as venderia em caso de queda (stop loss), pois para além de estar a negociar acima do suporte,...

:oops: yep. No pensamento, a palavra queda levou-me a usar a palavra loss... tks e um abraço

Registado: 31/1/2005 4:04

por daviddias » 8/3/2005 23:16

tb nao falta pc para a EDP distribuir dividendos?? ficas mais um pc, recebes o dividendo e ainda vendes ao preço k tá hj.. acho k deve ser possivel..

Registado: 1/2/2005 19:30

por MarcoAntonio » 8/3/2005 23:09

ptmasters, deixe-me só fazer um pequenino reparo que pode parecer um pormenor mas não é (e está relacionado com a minha exposição):

ptmasters Escreveu:Caro, se fosse a si aguardava, contudo definindo um valor para a qual as venderia em caso de queda (stop loss), pois para além de estar a negociar acima do suporte,...

Concordo totalmente. Mas o reparo é o seguinte: não é um stop loss neste caso mas um stop profit (protecção de lucros).

Isto é bastante significativo, mais do que uma diferença de palavras se quisermos distinguir os tipos de riscos envolvidos.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 8/3/2005 23:06

É aí que não concordamos, artista. Eu separo as questões e as minhas decisões seríam diferente se estivesse de fora (e pudesse optar onde entrar) e se estivesse dentro, com um ganho na EDP.

Este ponto é para mim muito importante.

Por exemplo, por vezes recorre-se a esta imagem: alguém está num titulo e na duvida se há-de sair ou não e outro alguém sugere «se estivesses de fora, entravas ou não».

Ora, para mim são situações diferentes ao ponto de: se eu estivesse na EDP com a posição que o FeelBpm apresentou, eu mantinha a posição. Mas se estivesse de fora (podendo optar por um titulo qualquer) não escolhería a EDP!

Isto pode parecer um contracenso mas não é. É apoiado em conceitos bastante sólidos (embora não seja a linha de pensamento mais corrente).

Há uma diferença entre um ganho potencial e um ganho adquirido embora não realizado!

Ao entrar num titulo qualquer eu irei assumir um risco «novo». Posso avaliar e escolher o titulo melhor.

Acontece que o FeelBpm já o fez há algum tempo atrás, já assumiu esse risco (e por acaso neste caso o retorno foi positivo).

Agora, ele tem um ganho em mãos que não está seguro a 100% (porque não está realizado) mas que está já bastante seguro (pode ser maior um pouco ou menor).

Se ele fechar o trade, o risco relativo a este trade acabou e ele vai assumir um novo. E nesse novo, não obstante a opinião que ele tiver sobre o título que vai escolher, não tem o nível de garantias que tem relativamente a este trade. Vai assumir um novo risco e tanto pode entrar num trade ganhador ou num trade perdedor.

Sair na EDP para ir entrar num trade perdedor não sería grande opção.

Quanto à posição na EDP, é quase garantidamente (a menos que não «saiba» gerir a posição) um ganho. Poderá é sacrificar uns centimos por aguardar...

Mas estando a EDP tão proxima do suporte e tecnicamente com mais espaço para cima do que para baixo, não vejo porque vender e «usar» os 5 meses que tem, mantendo um trade ganhador. Claro está que se a EDP quebrar o suporte (que está já aí) então o caso muda completamente de figura e há que proteger o ganho.

Agora, se ele entrar num trade novo, ele não vai ter de proteger o ganho, vai ter de proteger todo o capital (e nem sabe se vai ter ganho ou perda). É esta a diferença do tipo de risco envolvido entre manter ou não uma posição ganhador ou entrar ou não num título qualquer com uma nova posição.

Estou a repetir toda a ideia para que se perceba bem o conceito por detrás desta distinção (uma distinção que é para mim um ponto chave no trading).
Imagem

Administrador Fórum

por ptmasters » 8/3/2005 23:04

Feelbpm Escreveu:Olá a todos!
Como novato que sou, gostaria de saber qual o conselho que me dariam quanto à EDP.

Caro, se fosse a si aguardava, contudo definindo um valor para a qual as venderia em caso de queda (stop loss), pois para além de estar a negociar acima do suporte, encontra-se algo penalizada quando comparada com as restantes do sector.

Feelbpm Escreveu:
Tenho um número considerável de acções, qual a melhor altura para vender ? Ultrapassará os 2.30? Tenho que me libertar delas até Agosto, subirão, estagnam ou descerão até lá? Adquiridas a 1.83.

Além do mais, tem os dividendos em meados de Abril que lhe poderá cobrir eventuais dissabores, podendo ainda nessa altura, aproveitar as tradicionais subidas resultantes de entradas no título para aproveitar os dividendos. Portanto, e em suma, aguardaria até mais perto dos dividendos para tomar essa decisão, mas com um stop loss definido já.

Esta é somente a minha opinião. Um abraço e boa decisão

Registado: 31/1/2005 4:04

por artista_ » 8/3/2005 22:48

MarcoAntonio Escreveu:Se estivesse de fora, no entanto, não colocaría a hipotese de entrar e procuraría outro título (ou não fazia nada com o capital se não encontrasse nada suficientemente apetecível)

Nesta tua frase está a chave da questão, se o Feelbpm fosse um trader (mesmo que de médio/longo prazo) deveria vender EDP e procurar alguma outra coisa que se pudesse mostrar atractiva já que a EDP neste momento está "parada"... como parece que investiu na EDP a longo prazo neste momento não vejo nela razões para manter o investimento tendo em conta que vai precisar desse dinheiro num espaço de 5 meses!

É claro que é apenas a minha opinião...

Já agora, o "mais vale um pássaro na mão que..." foi apenas uma força de expressão, até nem concordo muito com ela... pelo menos levada à letra!!! :)

inté

cps

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 8/3/2005 22:05

Para resumir a ideia que transmiti ao PIKAS: «o passaro está mesmo na mão...»

O pior que pode acontecer é ele esbracejar muito e perder algumas penas.
:wink:

Já se o Feelbpm tivesse entrado há dias a 2.21 ou coisa que o valha ou estivesse a pensar entrar agora... aí o caso mudava de figura e o passaro não estava na mão. Poderia escapar-se de um momento para o outro.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 8/3/2005 21:52

Artista, ao responder ao Pikas já respondi indirectamente à tua questão. Só uma nota, eu não falo de LT's mas de um suporte horizontal muito forte e muito claro que já está aqui ao virar da esquina (2 ou 3 centimos).

Mas é como digo, isto é uma questão que se presta a várias opiniões diferentes naturalmente (é disto que vive o mercado, se todos pensassemos o mesmo sobre estes assuntos não existia mercado).
:lol:
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 8/3/2005 21:48

PIKAS Escreveu:Discordo do M. António.
Dado que há um espaço temporal para saída, partilho o pensamento do artista.

Gostaría só de referir que o espaço temporal em questão (cerca de 5 meses) não muda absolutamente nada na minha opinião.

PIKAS Escreveu:O velho ditado: " mais vale um passaro na mão... "

Essa é uma questão que considero interessante abordar pois a minha perspectiva é a seguinte: eu considero mais elevado o risco em manter uma posição em que se tem um ganho nulo ou negativo do que em manter uma posição em que se tem um ganho substancial.

Uma coisa é «arriscar» a sacrificar um pouco do lucro outra é «arriscar» a deixar transformar um trade ganhador em perdedor ou pior ainda deixar agravar um trade perdedor em mais perdedor ainda. Ora, neste caso as duas últimas hipóteses estão completamente fora de parte (o que pode ocorrer é sacrificar um pouco do trade ganhador).

Trata-se de uma questão de risco.

A situação é semelhante à seguinte: um título sobe xis %. Temos dois traders, um que acompanhou a subida e está a ganhar xis % e outro que está de fora e pondera a entrada nesse momento.

O risco do primeiro manter a posição não é igual ao risco do segundo em entrar longo nesse momento.

É óbvio que se o primeiro manter e o segundo entrar, a contar a partir desse momento o lucro ou perda de um e de outro é o mesmo. Mas o risco globalmente assumido no trade não é o mesmo, dado que o primeiro tem um ganho em mãos e o segundo não tem nada.

O primeiro tem um trade ganhador (que pode ser maior ou menor) e o segundo não tem nada e tanto pode vir a ter um trade ganhador como um trade perdedor.

Neste caso, o Feelbpm tem 5 meses de disponibilidade (um periodo consideravel) e um suporte logo por baixo e portanto é facilmente determinavel se a situação da EDP se agravar. Tem ainda um ganho substancial e o pior que lhe pode acontecer é sacrificar alguns centimos num trade que é claramente ganhador (um risco reduzido).

Já não sería o mesmo se o Feelbpm estivesse de fora (portanto, não tivesse ganho nenhum) e estivesse a ponderar uma entrada.

Poderá parecer que é o mesmo mas não é.

Em todo o caso sublinho que não estou a recomendar o que quer que seja, estou apenas a apresentar a minha opinião sobre o assunto.

E se estivesse na situação do feelbpm digo apenas que com toda a certeza, com um trade ganhador, com 5 meses pela frente e um suporte que tem segurado sempre a cotação há mais de meio ano não vendería agora. Se quebrasse o suporte e dado a limitação de tempo, provavelmente vendería. Sacrificar alguns centimos não me parece minimamente crítico.

Se estivesse de fora, no entanto, não colocaría a hipotese de entrar e procuraría outro título (ou não fazia nada com o capital se não encontrasse nada suficientemente apetecível).

Obviamente que isto são questões que se prestam a leituras diferentes conforme o perfil de cada investidor...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 8/3/2005 21:53, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por artista_ » 8/3/2005 21:46

MarcoAntonio Escreveu:
Sair quando o título se encontra sobre o suporte e antes de o ter quebrado parecer-me-ia uma má opção a menos que estisse convencido que iria ser mesmo quebrado.

As acções foram compradas a 1.83, o que quer dizer que o Feelbpm já as tem há mais de um ano!

Partindo então do princípio que se trata de um investimento de longo prazo não estou a ver que haja muita importância em olhar para as LT's quando se tem necessidade absoluta do dinheiro num relativamente curto espaço de tempo...

A opção de esperar por uma clarificação do aspecto técnico do título é concerteza uma hipótese, mas penso que deverá ser apenas considerada por quem acompanha diariamente os mercados, o que não é o caso de muitos investidores que investem a longo prazo... não sei se é o caso do Feelbpm??

1 abraço

por PIKAS » 8/3/2005 21:35

Discordo do M. António.
Dado que há um espaço temporal para saída, partilho o pensamento do artista.
O velho ditado: " mais vale um passaro na mão... "
Subida, a haver, em minha opinião, não será assim tão significativa. Descida, não sei...
Porque não saír, realizar mais valias e se entretanto houver queda até ao suporte voltar a entrar?...
É apenas a minha opinião e é o que eu faria.
Cps.
PIKAS

EDP

por jarc » 8/3/2005 20:55

Concordo em absoluto com o M. António, mas essa coisa de investir na bolsa e precisar do dinheiro é que não me soa lá muito bem.

Registado: 23/7/2003 16:05

por MarcoAntonio » 8/3/2005 20:51

Aqui fica a minha opinião relativamente à EDP:

A EDP encontra-se junto do seu suporte, um suporte que se tem mostrado de ferro e que sinceramente não me parece que vá ser quebrado.

Neste ponto considero a EDP relativamente segura a menos que se verifique a quebra do suporte. Nesse caso julgo que se justificaría a saída do título.

Sair quando o título se encontra sobre o suporte e antes de o ter quebrado parecer-me-ia uma má opção a menos que estisse convencido que iria ser mesmo quebrado.

Segue anexo o gráfico da EDP.

Nota: Esta opinião não deve ser entendida como uma recomendação de compra ou de venda, tão somente como uma opinião.
Anexos
EDP-20050308a.png
EDP-20050308a.png (21.08 KiB) Visualizado 1417 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por artista_ » 8/3/2005 20:27

Felbpm,

Cada um sabe dos riscos que está disposto a correr, mas eu se estivesse na sua situação vendia, até Agosto não falta assim tanto tempo e vale mais um pássaro na mão que...

A EDP está a lateralizar e para já não há sinais de que vá subir ou descer! assim sendo parece-me um risco desnecessário que corre todos os dias em que pode aparecer uma má notícia para a EDP ou mesmo para os mercados em geral...

Pode também surgir uma boa notícia e subir!!! pois pode, mas a ganância é um dos piores inimigos do investidor e é um dos erros em que este mais cai... além disso você vai vender com ganhos e pode dormir descansado!

è só a minha opinião... :)

cps

EDP - urgência??

por Feelbpm » 8/3/2005 19:38

Olá a todos!
Como novato que sou, gostaria de saber qual o conselho que me dariam quanto à EDP. Tenho um número considerável de acções, qual a melhor altura para vender ? Ultrapassará os 2.30? Tenho que me libertar delas até Agosto, subirão, estagnam ou descerão até lá? Adquiridas a 1.83.

Muito Obrigado e bons negócios

Registado: 8/3/2005 19:28

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 1053 visitantes