Noticias de 4 de Março de 2005
17 mensagens
|Página 1 de 1
Alemanha: Encomendas à indústria recuam 3,4%
4-3-2005 12:17
As encomendas à indústria alemã desceram 3,4 por cento em Janeiro face a Dezembro tendo, no entanto, recuado menos do que o esperado pelos analistas que previam um deslize de 4,5 por cento, revelou o ministério da Economia e do Trabalho.
A queda de Janeiro segue-se a um aumento de 7,6 por cento, o mais elevado em quase 10 anos. No entanto, face a igual mês do ano anterior, as encomendas aumentaram 4,9 por cento, contra uma subida de 13,4 por cento em Dezembro, e também acima da expectativa de 4 por cento dos analistas.
Com o aumento do preço do petróleo, os custos de produção aumentam e as encomendas podem ser penalizadas por isso, numa altura em que não se perspectiva um crescimento significativo na maior economia europeia.
BolsaPt.com
INE: Comércio a retalho mantém criação de emprego em Janeiro
4-3-2005 13:10
O emprego, as remunerações e o número de horas trabalhadas no comércio a retalho nacional em Janeiro atingiram taxas de variação homólogas positivas de 1,1 por cento, 4,0 por cento e 0,8 por cento, respectivamente quando comparado com o mês homólogo do ano anterior, indicam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo a mesma fonte, este comportamento resultou de subidas registadas quer no comércio de Produtos não alimentares (1,2%), quer no comércio de Produtos Alimentares (0,8%).
BolsaPt.com
Receitas dos CTT aumentam e lucros duplicam em 2004
4-3-2005 12:51
As receitas do grupo CTT atingiram 707 milhões de euros em 2004, um aumento de 2,5 por cento. Os custos cresceram acima da actividade. Os resultados operacionais subiram 16,3 por cento para 60 milhões e os lucros quase duplicaram para os 50 milhões de euros.
O crescimento de 3,4 por cento nos custos de exploração deve-se, segundo a empresa, ao recurso ao «outsourcing» dos sistemas de informação que ditou a subida nos Fornecimentos e Serviços Externos e a redução das amortizações do parque informático.
BolsaPt.com
La Seda de Barcelona quer comprar portuguesa Selenis
4-3-2005 12:0
A La Seda de Barcelona está a avaliar a portuguesa Selenis e a italiana Aussapol, ambas detidas pela Imatosgil, com vista a uma possível aquisição.
A decisão de equacionar a aquisição foi tomada ontem pelo Conselho de Administração da empresa espanhola, segundo um comunicado da La Seda à CNMV.
BolsaPt.com
EUA poderão abrir mistos com dados económicos
4-3-2005 12:29
Os mercados norte-americanos devem abrir em terreno misto, com um relatório governamental provavelmente a demonstrar que a economia adicionou no mês passado um valor recorde de empregados desde Outubro.
A Dell Inc. deverá subir, depois de ter dito que autorizou uma recompra de acções no valor de 10 mil milhões de dólares.
Os empregadores norte-americanos possivelmente adicionaram à sua força de trabalho 225,000 trabalhadores em Fevereiro, estimam os economistas.
Espera-se também outro relatório sobre o índice de confiança dos consumidores da Universidade do Michigan, o qual deverá apresentar um aumento para os 94,5 pontos.
BolsaPt.com
Zona Euro: Taxa de desemprego inalterada em Janeiro
4-3-2005 11:24
A taxa de desemprego permaneceu estável em Janeiro nos 8,8 por cento na Zona Euro e nos 6,9 por cento em território nacional, revelou o Eurostat hoje.
O Departamento de Estatísticas das Comunidades Europeias prevê que a taxa de desemprego se manteve em 8 por cento nos 15 membros que faziam parte da União Europeia (UE) antes do alargamento e baixou de 8,9 por cento em Dezembro de 2004 para 8,8 por cento em Janeiro de 2005 na UE alargada a 25 Estados membros.
A Polónia (18,2%) e a Eslováquia (16,5%) apresentavam em Janeiro as taxas de desemprego mais elevadas da União Europeia.
BolsaPt.com
Lucro do Llyods cai 26% com descida de receitas extraordinárias
4-3-2005 10:30
O lucro anual do Llyods desceu para os 2,42 mil milhões de libras em 2004, face aos 3,25 mil milhões de libras obtidos no ano anterior, com a instituição incapaz de repetir as receitas extraordinárias.
No entanto, esta queda de lucro de 26 por cento superou a expectativa dos analistas de 2,33 mil milhões de libras.
A descdia foi sobretudo influenciada pela incapacidade da instituição em repetir em 2004 a receita extraordinária de 2003 relativa à venda de duas unidades: a da Nova Zelândia e a do Brasil, que na época renderam ao Lloyds 4,6 mil milhões de dólares.
BolsaPt.com
Espanha: Produção industrial avança 1,1% em Janeiro
4-3-2005 10:18
O Instituto Nacional de Estatísticas espanhol (INE) revelou hoje que a produção industrial cresceu 1,1 por cento em Janeiro face ao período homólogo de 2004.
No comunicado que indicava os dados preliminares, o INE acrescentou que a evolução face a Dezembro foi de 0,9 por cento.
BolsaPt.com
Grupo Amorim e Caixa Galicia fazem sociedade de investimento mista
4-3-2005 11:44
O Grupo Amorim e a Caixa Galicia fizeram uma parceria para criar uma sociedade de investimento misto para entrar no capital de empresas, sobretudo portuguesas, sem restrições no sector e na actividade.
O jornal económico Expansión anunciou hoje que a sociedade de investimento, denominada "Investimento Ibéricos SGPS", será constituida pelo grupo Amorim em 55% e o restante pela Caixa Galicia.
Este acordo nasceu da vontade da Caixa Galicia em estender a actividade de investimento a Portugal, segundo o jornal espanhol, mas a sociedade não descarta operações noutros países.
BolsaPt.com
CIN «ganhou» compra da Ibercoat por 1,5 milhões
4-3-2005 11:9
A CIN concretizou o negócio da compra da Ibercoat, um seu pequeno concorrente da Maia que produz 800 toneladas de tintas em pó e factura dois milhões de euros.
Em comunicado ontem enviado à CMVM, a CIN informou que, no dia 22 do mês passado, foram homologados por sentença judicial os acordos celebrados entre a empresa e os accionistas da Ibercoat, «que puseram termo aos litígios judiciais» decorrentes do incumprimento do contrato promessa celebrado anteriormente.
BolsaPt.com
Miguel Beleza defende taxa máxima do IVA nos 20%
4-3-2005 10:46
Miguel Beleza defendeu o aumento da taxa máxima do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) de 19 para 20 por cento durante um debate organizado quinta-feira à noite pela Sedes.
Esta iniciativa promovida pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (Sedes) centrou-se no tema do reequilíbrio das finanças públicas e relançamento da actividade económica.
Miguel Beleza, actual consultor do Millennium bcp, recomendou ainda mais ajustamentos em outros impostos, designadamente o que incide sobre produtos petrolíferos, para além do rearranjo da estrutura de taxas do IVA, pois considera que "a taxa de 12 por cento não tem razão de ser".
BolsaPt.com
Cobrança de dívidas à Segurança Social sobe 82% em 2004
4-3-2005 9:25
A Segurança Social conseguiu cobrar dívidas no valor de 66,1 milhões de euros durante o ano de 2004, o que representa um aumento de 82,4 por cento face ao ano anterior, segundo o apuramento oficial a que o Jornal de Negócios teve acesso. Cerca de 40 por cento da dívida recuperada diz respeito aos distritos de Lisboa e do Porto.
Este é de longe o melhor resultado da actividade das secções de processo da Segurança Social, desde que estas foram criadas em 2001 (excluindo a arrecadação extraordinária de 2002 resultante do perdão fiscal de 2002).
BolsaPt.com
Prejuízos da rede dos Hospitais SA recuam 35% em 2004
4-3-2005 9:6
A rede dos 31 hospitais SA deverá fechar o ano de 2004 com uma perda global de 82,6 milhões de euros, o que representará uma redução de 34,9 por cento em relação a 2003, informa o Jornal de Negócios.
As mais recentes projecções da Unidade de Missão destes Hospitais, apontam para que a rede dos SA feche o ano de 2004 com proveitos de 2.019,9 milhões de euros, o que traduzirá uma subida de 8,3 por cento face a 2003. Os dados ainda provisórios da Unidade de Missão apontam para uma despesa global de 2.102,5 milhões de euros, o que significará um crescimento de 5,5 por cento face aos custos registados no ano anterior.
BolsaPt.com
Preços das terminações móveis baixam 26%
4-3-2005 8:50
As três operadoras móveis nacionais, TMN, Optimus e Vodafone vão ser obrigadas já a partir deste mês a diminuir até 26 por cento as suas tarifas de terminação das chamadas nas redes móveis, de acordo com a deliberação da Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom).
A decisão estabelece um plano trimestral de redução dos preços nas tarifas grossistas em mais de 40 por cento até Outubro de 2006. No entanto, o impacto desta decisão será diferente consoante as operadoras, revela o Diário Económico.
BolsaPt.com
Prejuízos em Espanha alteram estratégia da CGD
4-3-2005 8:34
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a ultimar um plano estratégico de expansão da sua actividade em Espanha, que vai implicar a duplicação da sua rede de balcões naquele mercado no espaço de três a quatro anos. Ao que o Diário Económico apurou, o banco estatal, liderado por Vítor Martins, pretende ainda alterar o seu modelo de negócio no mercado espanhol, através da adopção de um posicionamento comercial mais agressivo.
BolsaPt.com
Fundo gerido pela EDP impede subida de tarifas
4-3-2005 8:23
O fundo de hidraulicidade, actualmente nos 375 milhões de euros, serve de almofada à subida das tarifas eléctricas para os grandes consumidores, ajustadas trimestralmente, noticia o Diário Económico.
O fundo de correcção de hidraulicidade deverá evitar que as tarifas da electricidade possam vir a aumentar - ou pelo menos atenuar esse aumento - derivado da baixa pluviosidade que se tem verificado em Portugal. Este fundo, que actualmente está dotado em 375 milhões de euros, é levado em linha de conta para os cálculos das revisões às tarifas de média tensão (MT), Alta Tensão (AT) e Muito Alta Tensão (MAT) que a ERSE efectua trimestralmente, por via da alteração dos custos variáveis de produção de electricidade.
BolsaPt.com
Noticias de 4 de Março de 2005
Jardim e Fisco partilham controlo sobre o ‘off-shore’
4-3-2005 8:11
Apesar de o Governo ter transferido para a Madeira todos os poderes tributários, a Direcção Geral dos Impostos continuará a poder desencadear inspecções às empresas da Zona Franca que tenham ligações com o Continente.
A garantia foi dada ao Diário Económico por João Machado, responsável máximo pela Direcção Regional dos Assuntos Fiscais, e vem aclarar um conjunto de dúvidas que se tinham instalado entre fiscalistas.
BolsaPt.com
4-3-2005 8:11
Apesar de o Governo ter transferido para a Madeira todos os poderes tributários, a Direcção Geral dos Impostos continuará a poder desencadear inspecções às empresas da Zona Franca que tenham ligações com o Continente.
A garantia foi dada ao Diário Económico por João Machado, responsável máximo pela Direcção Regional dos Assuntos Fiscais, e vem aclarar um conjunto de dúvidas que se tinham instalado entre fiscalistas.
BolsaPt.com
17 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot] e 470 visitantes