Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: "Os extremos de Março"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

artigo

por Razao_Pura » 4/3/2005 12:51

Excelente o artigo do Ulisses e muito oportuno, bem como as análises do Djovarius e do Maisum. Gostei de ler. É só sumo.

Pelo que pude perceber, devíamos estar todos com a sensação de angústia do guarda-redes nos segundos que antecedem a marcação do penalty, e não distraídos a olhar para as bancadas.

Já disse aqui várias vezes que de vez em quando perco algum tempo a dar uma vista de olhos aos gráficos históricos dos grandes mercados. E esse exercício é sempre útil para afinar o meu posicionamento actual no mercado.

The trend is your friend. Keep up the good work!

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por arnie » 4/3/2005 7:50

Há quem diga que artigos destes de nada servem e produzem muito pouco "sumo" mas felizmente, para mim e para a maioria, I guess, artigos destes são do melhor que pode existir :)

O mês de Março é um dos meses preferenciais para a criação de topos/fundos. Se quisermos ser ainda mais meticulosos, esses topos/fundos são na sua maioria criados nos dias que antecedem e precedem imeditamente o 21 de Março, que é como quem diz, o inicio da Primavera.

Gann dizia que, tal como a mudança das estações do ano provocavam alterações climaticas no planeta, também existia uma mudança de mentalidade nos intervenientes de mercado.

Ora tendo em consideração o dia 21 de Março e o trend que os mercados estão a desenvolver neste momento, mais precisamente o S&P500, a situação deixa o indice em serios riscos de inverter. Para já, pelo menos do ES, temos ali um falso break, que poderá ainda ir até perto dosw 1120 pts.

Será muito interessante tendo em conta este ciclo de Março, acompanhar o mercado em "tempo real" e ver a sua reacção.

Para quem quiser souber o futuro dos mercados terá que obrigatoriamente estudar o seu passado. NMada de novo acontece nos mercados, o que ele vai fazer hoje ou amanhã será identico ao que fez ontem, a semana passada, o mês passado, o ano passado etc........

Um abraço e parabens pelo artigo Ulisses
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Valves...

por XCalibur » 4/3/2005 1:11

considera-se que " lateral " também é tendência :wink:
Quanto à ideia, é perfeitamente possível, aliás os principais índices, à parte o Nasdaq com correcção mais pronunciada, ainda não desarmaram dos topos.

Cumps,
XCalibur.

Registado: 10/1/2003 3:26

por valves » 3/3/2005 23:14

Bom estava -me a referir ao indice nasdaq não a titulos individuais alguns têm subido bem outros têm descido bem
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por valves » 3/3/2005 23:02

Bem resta -me ainda colocar uma hipotesse que á de que este ano Março não dite a tendencia por ser um ano em que simplesmente não vá existir tendencia por outras palavras os mercados vão simplesmente andar de lado e então andariam de lado até ao final do terceiro trimestre para uma arrancada mais ou menos pronunciada no ultimo trimestre a ver vamos ... tudo está em aberto
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por maisum_CALD » 3/3/2005 20:07

Quanto ás minhas duvidas têm a ver com o princípio dos pressupostos pois que não bate certo com o final mas não só. A subida em flecha do preço dos materiais não criou uma inflação equivalente (a)... e os Bonds estão em alta ...e as Yields em baixa ...e as Acções em alta. A verdade é que quanto mais Liquidez houver mais possibilidades temos de ver esse $ canalizado para compras em acções. Daí termos um + nas Acções. Mas, até quando? Até onde? É que assim de repente a única razão que se vislumbra para os mercados de acções continuarem a subir é o da...+ Liquidez!

(a) Por outro lado havia muito boa gente (me) a falar em não subida dos preços mas sim em queda, deflação, devido á possibilidade de nos encontrarmos numa fase de grandes correcções no ciclo económico grande. Acabou por enquanto por se verificar o meio termo e a inflação nem caiu nem subiu.

Uma outra questão para mim é quais serão as consequências para todo o sistema no momento de inversão do aumento do défice americano para uma curva descendente.
Anexos
050303SPX.PNG
050303SPX.PNG (43.11 KiB) Visualizado 812 vezes
050303TYX.PNG
050303TYX.PNG (106.77 KiB) Visualizado 799 vezes

Registado: 23/9/2004 1:02

por Sefazfavor » 3/3/2005 20:06

Qual é o mês nos USA em que mais empresas pagam os dividendos das acções?

Obrigado
Sefazfavor

Gostei do artigo do Ulisses. Aqui vai maisum

por maisum_CALD » 3/3/2005 20:03

Greenspan, o discurso, a realidade e o futuro.

O discurso de Greenspan perante a “gringalhada” desde há uns tempos para cá vai no sentido de que:

- A Produtividade cresce consistentemente
- O Desemprego está controlado
- A Inflação está controlada
- A Economia cresce a um ritmo lento, mas ...cresce
- O Défice é uma GRANDE preocupação

Entretanto vai dando umas indirectas como por exemplo: “não sei porque sobem as obrigações!!!”.

Qual o verdadeiro alcance das suas palavras? Greespan já tinha dito no passado outras frases que ficaram históricas como por exemplo em 1995, que não entendia porque subiam os mercados de acções. Toda a gente se lembrará da celebre frase “exuberância irracional” e no entanto desde que ele se admirou em1995, até 2000 foi uma loucura.

Ora partindo do princípio de que a grande chave para todo o sistema neste momento é portanto o enorme défice dos USA e fazendo um raciocínio simplório teríamos o seguinte esquema:

- + Défice = + Liquidez (impressoras a funcionar)
- + Liquidez = - Moeda
- - Moeda = + Materiais
- + Materiais = + Inflação
- + Inflação = + Taxas Juro
- + Taxas Juro = - Obrigações
- - Obrigações = + Yields
- + Yields = - Acções

Gosto de ler o que escreve o dj. Gosto de entender as coisas pela raiz. Ele disse por aí que enquanto o Crude estiver a subir nem vale a pena pensar em recuperações no USD. Foi aí que me lembrei de voltar a pegar neste assunto que já em tempos me consumiu.

Ora então chegados aqui (- Acções = Mercados de acções em queda) se há pressupostos que estão a bater certo também os há que me estão a deixar ½ admirado tal e qual a Greespan. Ele diz que não entende porque sobem os Bonds! Ora se eles sobem só vejo 2 hipóteses: uma é que possivelmente os intervenientes estarão a apostar em qualquer cenário contra o que diz o chefe do FED; a outra é que se trata de pura especulação e temos uma bolha nas Bonds. A verdade é que após as suas dúvidas o mercado também duvidou.
Anexos
050303USB cp.png
050303USB cp.png (28.12 KiB) Visualizado 833 vezes
050303TYX cp.png
050303TYX cp.png (27.27 KiB) Visualizado 823 vezes

Registado: 23/9/2004 1:02

por Hà , e já agora... » 3/3/2005 19:02

Como o Djo escreve e muitíssimo bem, atenção aos Sates. O Dow e o S&P estão em topos que parecem "querer" ser quebrados,o Nas esse não os acompanhou. O nosso Psizinho é que resolveu dar mais uma de contraciclo pois mesmo pelas bandas de França e Alemanha, o CAC e Dax andam lá bem em cima. As eleições foram um pretexto :lol:
Em termos técnicos o PSi tem um perfeito canal com aproximação à LT ascendente e resolveu últimamente adormecer em cima da Ema 50.

Fica o Gráfico

Cumps,
XCalibur.
Anexos
PSI 20.png
PSI 20.png (24.91 KiB) Visualizado 877 vezes
Hà , e já agora...

Sobre este tema...

por XCalibur » 3/3/2005 18:46

Só para mostrar o quanto ele é importante :

Hà cerca de 1 mês, em conversa para a corretora, eu espelhava o sentimento de que este ano, o " Trend de Março " tinha sido antecipado. Curioso é que os desenvolvimentos na carteira de investimentos pessoal, vieram a provar essa ideia.
É minha opinião e de mais gente da corretora que está nos mercados desde que comecei, que a partir de março, pelo menos no mercado Português, as coisas começam a complicar-se para os Touros, começando uma espécie de deslize até ao verão, excepção feita em 2003, com o ínicio do " Bull ", o que confirma que da mesma maneira que o Trend pode ser alternado nos diferentes anos, também não deixa de lá estar sempre presente. Por esta altura, grosso modo, para uma prespectiva mais "Bear", mesmo que seja só de curto prazo,hà um arrefecimento do optimismo gerado no final do ano anterior ou no início do ano presente (o tal efeito janeiro, que para mim é mais efeito Novembro / Dezembro antes), já foram conhecidos a maior parte dos resultados do ano anterior e as expectativas para o corrente ano custumam estar defenidas. O que o mercado "faz" em termos técnicos é confirmar essas ideias e autoregular-se nesse campo "mental".Por isso se compra no Rumor e se Vende na notícia. Para confirmar, por que é que tentaram mostrar maus resultados na Sonaecom, quando na verdade eles foram bons, e ela entrou em queda ? Talvez porque "precisava" de aliviar do estado de sobreaquecimento 8-)
O mercado é mesmo assim, o Maestro que rege a banda. Este ano não está a faltar a essa "regra" tendo começado até mais cedo. Isoladamente, no mercado nacional encontramos títulos a contrariar essa ideia, como é o caso da Jerónimo Martins, que está em excelentes condições técnicas de médio longo prazo,(e que por acaso ainda não apresentou resultados :wink: ),o que também não é anormal, mas é uma em muitas. Pessoalmente defendo a ideia do " Trend de Março " e como eu muitos outros a defendem. Por isso não é estranho o que já se começa a verificar. Agora se é para continuar ou não, isso é outra história, mas verdade verdadinha, esta altura pode ser mais propícia aos Touros ficarem quietinhos a verem o desenrolar dos acontecimentos e aos Bears a tomarem a iniciativa. Os gráficos são elucidativos, é só dar uma olhada no PSI 20.
Mesmo que as coisas venham a ser diferentes, este período dá mais " tempo " para pensar e repensar e não se perde muita coisa. O Ulisses foi " buscar " um excelente exemplo, Jesse Livermore já o dizia hà muito tempo. É uma ideia que continua e continuará a ser sempre válida. É o campo da psicologia de mercados a funcionar, se calhar o mais importante de todos, ou não sejam todos os participantes gente dotada de "razão" e consequentemente com emoções mais ou menos controladas (ou descontroladas). Parece ser esse o cerne da questão, não :?:

Cumps,
XCalibur.

Registado: 10/1/2003 3:26

por djovarius » 3/3/2005 18:46

Este artigo, faz-me lembrar um pouco do efeito Janeiro.

Na realidade, se quisermos ser mais abrangentes, embora sem necessidade de tentarmos ver "coisas" nos gráficos que lá não estão, há algo no primeiro trimestre que pode significar inversão de tendência, geralmente por "exaustão" da que vinha do trimestre anterior, como foi o caso em 2000, ou uma ruptura do tipo da do ano 2003 !!

Bem, assim, Ulisses, atrevo-me a dar duas alternativas viáveis para o SPX (ou S&P 500), que podem deixar marcas para o futuro. Nesse caso, Março voltaria a ficar na "história" do ano, como tem sido no passado recente.

O SPX continua a subir ao longo deste mês para encontrar travão em torno de 1.250 pontos - está relativamente perto desse valor. Para mim, é a última grande barreira que divide o bull e o bear market, pois coincide com a retracção de 61.8% de toda a queda entre o máximo de 2000 e o mínimo de 2002 !!
Se o índice chegar lá e não passar, Março pode marcar uma inversão de tendência negativa, válida para uns bons meses, cenário semelhante ao do ano passado.

Se, pelo contrário, o SPX consegue passar aquele valor entre Março e Abril, então este 3º mês do ano, fica marcado por ser o início de uma subida que pode ser fulgurante e surpreendente.
É que se o mercado passar aquele valor, fica apto, do ponto de vista técnico para testar valores acima dos 1.300 pontos. Mais, passaria a contar com um forte suporte horizontal no futuro imediato. Os "bulls" poderiam declarar vitória por uns tempos.

Esta é a minha leitura daquilo que o Ulisses apresentou.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Ulisses Pereira » 3/3/2005 16:05

Visitante, os dividendos costumam ser distribuidos depois de Março, salvo erro.

Diver, eu sei que não disseste que eu escrevia só um artigo por ano. Eu disse-o para te explicar que nem todos os artigos podem ser do mesmo estilo. Uns tentamos olhar mais para afrente, outros olhamos mais para trás, tentando que isso nos ajude a posicionarmo-nos face ao futuro. E, se o mercado a partir de Março começar a desenhar uma tendência clara, face ao que acontenceu nos últimos 5 anos, garanto-te que vou dar crédito a essa tendência.

Quanto ao que espero dos mercados em Março, não tenho qualquer opinião e o meu comentário sobre o PSI mostra porque estou neutro no curto prazo e o que me fará mudar de opinião. Um dos grandes erros é termos sempre que ter opinião ou posição sobre o mercado. Muitas vezes podemos ter uma opinião neutra e não ter qualquer posição. Bem sei que há gente que é paga para ter sempre opinião. Não é o meu caso :)

Parafraseando, Livermore: “Depois de passar muitos anos em Wall Street, ganhando e perdendo milhões de dólares, eu quero-vos dizer o seguinte: Nunca foram os meus pensamentos que me fizeram ganhar as grandes fortunas. Foi sempre quando eu estive sem negociar.”

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Diver » 3/3/2005 15:08

Ulisses,
limitei-me a expressar a minha opinião!

Eu não disse que escrevias um artigo por ano.
Eu não disse que o artigo não tinha valor.

Eu disse, e é claro, que o artigo se limitava a fazer uma resenha histórica!
No comentário que fazes ao meu post, és claro: "vivemos um Bull Market"... é verdade que já li essa opinião em váris comentários da tua autoria... não é menos verdade, que essa afirmação era necessária no artigo que colocaste. Porquê? Porque era oportuna...

Mais, além dessa opinião, penso que se impunha teres dito claramente o que esperas dos mercados em geral, durante este mês de Março...

Um abraço
Bons negócios

Registado: 3/2/2005 12:59

por josema » 3/3/2005 14:32

Ulisses, parabéns. Sempre preciso, objectivo, rigoroso. É por isto que gosto de ler os artigos que aqui colocas. Gravo-os e não perco um. Quem quiser ler o que já escreveste que faça o mesmo. Só te peço que continues a partilhar os teus arquivos com os que, como eu, estão a dar os primeiros passos neste território "minado",pois, com a tua ajuda temos mais hipóteses de nos apercebermos das "minas" a tempo.
Um abraço do Josema.

Registado: 11/2/2004 18:30

por Visitante » 3/3/2005 13:15

Ulisses,
Março não é o mes dos dividendos, da apresentação de contas do ano anterior, da apresentação de prespectivas para o ano em curso?
Penso que é por aí que reside a tendencia de Março ser um ponto decisivo.

Um Abraço.
Visitante

Excelente artigo

por mcarvalho » 3/3/2005 13:03

Oportuno, preciso, complementado e justificado que nos permite avaliar várias hipoteses

Parabéns Ulisses
abraço
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por zé povinho » 3/3/2005 13:01

a referência ao Belmiro é bem acertada

é dos poucos empresários portugueses que sabem bem usar o mercado de capitais.

e que não tem papas na língua, sempre que lhe apetece dizer algumas verdades

Registado: 4/11/2002 23:38

por Ulisses Pereira » 3/3/2005 12:57

Diver, eu não escrevo um artigo por ano. Ao longo do ano, podes encontrar dezenas de artigos meus aqui no Caldeirão e no "Independente". Não penso que faz sentido estar sempre a bater na mesma tecla, repetindo ideias e argumentos. Um dia, alguém ligado ao Caldeirão dizia que eu devia escrever diariamente, mesmo que fosse transcrevendo parte do que tinha escrito anteriormente, à semelhança do que outros analistas faziam. Disse que não o fazia, pois acho que o que faz sentido é ir diversificando os temas e não recalcar naquilo que já foi dito.

A minha opinião, em termos de médio/longo prazo, é muito clara e venho-a defendendo há cerca de 2 anos: Vivemos um "Bull Market" e, até prova em contrário, acredito no continuar dessa tendência de subida.

Posso repetir exaustivamente esses argumentos, mas parece-me preferível, a bem do interesse de quem gosta de ler coisas diferentes e a bem da minha sanidade mental, ir dando outras perspectivas sobre o mercado.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Diver » 3/3/2005 12:40

Confesso que fiquei um pouco desiludido... não ponho em causa a qualidade do texto escrito e a validade da informação que encerra.

O artigo passa em revista o que aconteceu nos últimos anos, desde Março de 2000... mas, sabe a pouco...
O autor, limita-se a fazer uma exposição de acontecimentos passados, desenvolvendo um resumo histórico. No entanto, não aponta uma direcção para este ano... A detecção adequada de um padrão, pressupõe a reunião de elementos capazes de permitir fazer uma análise indicadora de uma tendência!

Perdoa-me Ulisses, a franqueza, mas esperava mais...
Bons negócios

Registado: 3/2/2005 12:59

Novo artigo: "Os extremos de Março"

por Ulisses Pereira » 2/3/2005 17:08

Acabei de publicar na Primeira Página o artigo "Os extremos de Março":

http://www.caldeiraodebolsa.com/

Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google Adsense [Bot] e 539 visitantes