Caldeirão da Bolsa

Spin-off da Cofina

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 1/3/2005 0:36

Eu também tenho muitas dúvidas sobre a forma correcta de corrigir no metastock o valor das cotações que estão para trás. Penso mesmo que quase todos os forenses também devem estar com este problema !!

Alguém me poderá ajudar em termos de saber quais são os coeficientes a usar para ajustar as cotações passadas á nova realidade da cofina ??


Desde já agradecido


JB
Visitante
 

por BOV » 24/2/2005 19:56

Já agora...alguém sabe como é q se corrige o gráfico no metastock?

Cpts
BOV (RJF)
Há por aí avarentos que se fossem relógios nem horas davam!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 484
Registado: 15/6/2004 11:15
Localização: Centro da Europa

por Visitante » 24/2/2005 18:27

Esclareçam-me umas coisas:

A Cofina abriu hoje a 50% da cotação do fecho de ontem?

Quem decidiu assim ?... e já se sabia ontem, antes do fecho, que ia ser assim ?

obrigado
Visitante
 

por Touro » 23/2/2005 21:13

:-k
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

por Pata-Hari » 23/2/2005 20:59

Ups, o que eu escrevi vem exactamente no sentido da noticia que estava em cima. Não era a mesma noticia, mas era parecida.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 23/2/2005 20:57

Pelo que eu li, o bcp tinha avaliado a parte dos media em 60% do valor. Ou seja, a altri valeria (se eu não estiver a citar ao contrário), valeria .4 da cotação de fecho da cofina e a nova cofina passará a valer 60% do valor de fecho de hoje. Também li que não haverá transações durante um dia ou dois. Naturalmente que depois o mercado se encarregará de ajustar as cotações ao valor considerado justo pelo mercado, mas pelo menos temos valores provisórios de um analista do BCP.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por manitas de plata » 23/2/2005 18:34

cções passam a negociar sem a Altri
Mercado determina amanhã valor dos «media» da Cofina
As acções da Cofina vão começar a negociar amanhã destacadas dos direitos de cisão, ou seja, os investidores que tomarem posições longas no papel já não vão ter o direito de receber acções da nova empresa que vai agregar os activos industriais do grupo.
Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt


As acções da Cofina vão começar a negociar amanhã destacadas dos direitos de cisão, ou seja, os investidores que tomarem posições longas no papel já não vão ter o direito de receber acções da nova empresa que vai agregar os activos industriais do grupo.

Os títulos da Cofina, que ontem encerraram nos 4,41 euros, sofrerão um ajuste técnico, que vai corresponder à avaliação que o mercado vai fazer da área industrial do grupo (ver tabela).

Por exemplo, se o mercado achar que a área de comunicação social da empresa vale 60% do valor actual do grupo, então as acções da Cofina vão sofrer uma correcção de 40% (que corresponde à avaliação da Altri) para os 2,65 euros.

Os actuais accionistas, apesar da correcção, vão receber uma nova acção da Altri, neste exemplo avaliada em 1,76 euros, de forma a repor o valor do «portfolio». Estas vão começar a negociar em bolsa no próximo dia 1 de Março.

PSI-20 com 19 empresas amanhã.

Num comunicado da Euronext Lisbon, a bolsa diz que, depois do fecho da sessão de hoje, a Cofina será removida do PSI-20. Amanhã, o principal índice nacional será calculado com apenas 19 emitentes.

No fecho da sessão, e depois da correcção técnica dos títulos da empresa, as acções da Cofina (ex-cisão) voltam a entrar para o índice, com o preço de fecho da sessão de 24 de Fevereiro. O PSI Compiler, entidade que delibera sobre composição do índice, «decidiu não incluir na carteira do PSI-20 a nova sociedade Altri SGPS, resultante da operação de cisão».

Segundo fonte oficial da Euronext, a Cofina estará fora do índice durante a sessão, «já que não cabe à bolsa encontrar o valor» para as duas novas empresas que vão resultar da operação.

Risco de sair do índice é maior

Num estudo recente sobre a empresa liderada por Paulo Fernandes, o Millennium avaliou as acções da empresa em 5,55 euros, atribuindo 62% do valor aos «media» e 38% à área industrial. O analista Pedro Mendes defendia, no entanto, «que o risco da empresa sair do índice [PSI-20] é agora maior».

Numa simulação do banco, com dados da liquidez até 30 de Novembro, a Cofina, após a cisão, continuaria a fazer parte do índice, na 20ª posição, enquanto a Altri figurava fora do índice. Na simulação, o banco de investimento repartiu a liquidez da actual Cofina com base no peso que as duas novas empresas tem no modelo da soma-das-partes: 62% para os «media» e 38% para a Altri.

Usando os dados actuais de liquidez, referentes aos últimos seis meses, o Jornal de Negócios fez uma simulação idêntica, que também coloca a Cofina no PSI-20, na 16ª posição, idêntica à actual.

A Altri aparece à frente da Novabase, que já integra o índice, mas atrás da construtora Mota-Engil que está melhor colocada para passar a fazer parte do cabaz.

Hoje as acções da Cofina fecharam a descer 3,17% para os 4,27 euros.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 76
Registado: 23/8/2004 11:07
Localização: Roussada

Cofina

por HM » 23/2/2005 18:04

Penso que a desvalorização da COFINA amanhã vai dar uma pista. Ou estarei enganado???
HM
 

altri

por manitas de plata » 23/2/2005 17:14

Alguém sabe a que valor vão ser cotadas as acções da Altri?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 76
Registado: 23/8/2004 11:07
Localização: Roussada

por luiz22 » 23/2/2005 15:45

Publicado 17 Fevereiro 2005

Accionistas da Cofina recebem um título da empresa industrial
Acções da Altri passam a cotar em bolsa a partir de 1 de Março
A Cofina anunciou hoje que as acções da Altri, que agrupa os activos industriais da «holding», vão ser admitidas à negociação na Euronext Lisbon a partir do dia 1 de Março, com os accionistas da Cofina que detenham acções até 24 de Fevereiro a receberem o mesmo número de títulos da Altri.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt


A Cofina anunciou hoje que as acções da Altri, que agrupa os activos industriais da «holding», vão ser admitidas à negociação na Euronext Lisbon a partir do dia 1 de Março, com os accionistas da Cofina que detenham acções até 24 de Fevereiro a receberem o mesmo número de títulos da Altri.

Num comunicado a Cofina [Cot] diz que foi outorgada, no dia 14 de Fevereiro, a escritura pública da cisão simples da Cofina, através da qual foi destacada a Altri. A nova empresa detém os activos industriais da Cofina, agrupados na Celulose do Caima.

1 de Março é a data relevante, em termos contabilísticos e processuais, para a operação e o dia em que os títulos da Altri começarão a ser negociados em Bolsa.

Por cada acção da Cofina, os accionistas da empresa recebem um título da Altri, que será creditado na conta do respectivo titular a 1 de Março. A Cofina alerta que as acções representativas do capital social da Cofina transaccionadas em mercado de bolsa a partir do dia 24 de Fevereiro de 2005, inclusive, já não assegurarão ao respectivo titular a atribuição de acções representativas do capital social da Altri.

Ou seja, até ao fecho da sessão de 23 de Fevereiro, quem tiver uma acção da Cofina, empresa que passará a agrupar apenas os activos de media, receberá um título da Altri. A 24 de Fevereiro as acções da Cofina sofrerão um ajuste técnico, para reflectirem o facto de já não transaccionarem com direito às acções da Altri.

«Dada a natureza escritural das acções representativas do capital social da Cofina, a atribuição das acções representativas do capital social da Altri será processada de forma automática pela Central de Valores Mobiliários, sendo tais novas acções inscritas no dia 1 de Março de 2005 nas correspondentes contas de que cada Senhor Accionista seja titular junto de Intermediário Financeiro, sem necessidade da prática, por este, de qualquer acto», refere o comunicado da Cofina.

A empresa de Paulo Fernandes acrescenta que foi requerida à Euronext Lisbon a admissão das acções da Altri na bolsa nacional, «estando prevista que a mesma ocorra a 1 de Março».

«Ao longo de todo o indicado procedimento operacional e de admissão, as acções representativas do capital social da Cofina manter-se-ão admitidas à negociação nesse mercado, não se prevendo a interrupção ou suspensão da sua negociação», refere a mesma fonte.

A Cofina acredita que a reorganização por área de negócio, «facilitará, no mercado de capitais, a entrada direccionada de fundos especializados», ao mesmo tempo que «facilita a eventual realização de parcerias ou associações estratégicas».
 
Mensagens: 1700
Registado: 26/11/2004 23:00
Localização: Belém-Lisboa

por fiscal » 23/2/2005 15:36

É hoje mesmo
Prudência e caldos de galinha...
 
Mensagens: 152
Registado: 3/2/2005 12:00
Localização: Ermesinde

Spin-off da Cofina

por tubory » 23/2/2005 15:22

Amigos Forenses:
Estou enganado ou hoje é o último dia antes do spni-off" bolsista da Cofina?
Penso que amanhã a cotação da cofina é ajustada a metade do valor de fecho de hoje e por cada título da cofina é creditada uma acção da Altri.
Gostaria de ler comentários sobre o assunto, ainda mais que é previsÍvel que o negócio da Lusomundo Media irá por água abaixo...

Tubory
 
Mensagens: 29
Registado: 10/1/2005 15:48


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 726 visitantes