Noticias de 24 de Fevereiro de 2005
Espanha: Défice da balança comercial cresceu 31%
24-2-2005 12:20
O ministro espanhol da Indústria anunciou que o aumento das importações foi o dobro do crescimento das exportações, razão pela qual o défice comercial espanhol subiu tanto para os 60,67 mil milhões de euros.
Segundo os dados avançados pelo ministro, as exportações cresceram 6,3% para os 146,46 mil milhões de euros, enquanto que as importações pularam 12,5% para os 207,13 mil milhões.
BolsaPt.com
Sócrates defende que gás deve ficar fora da EDP
24-2-2005 11:0
José Sócrates defende a concorrência entre o gás natural e a electricidade, como forma de estimular a descida dos preços da energia, que são muito elevados em Portugal.
O futuro primeiro-ministro é contra a junção do gás e da electricidade, ou seja, a passagem da Gás de Portugal para o controlo da EDP, conforme preconizava o modelo de reestruturação da energia promovido pela maioria PSD/PP, e concorda com o chumbo de Bruxelas, refere o «Jornal de Negócios».
Em entrevista ao programa da SIC Notícias, «Negócios da Semana», emitida a 28 de Novembro de 2004, e que o Jornal de Negócios recupera pela importância das declarações na área da energia, José Sócrates atacou o que qualificou de monopólio da EDP.
Para Sócrates, que defendeu esta posição antes da dissolução do Parlamento, «a verdade é que nós temos preços muito altos na energia e grande parte desses preços deve-se à ineficiência das empresas que são protegidas por monopólios».
Para Sócrates, o que o actual Governo fez foi proteger ainda mais esses monopólios.
BolsaPt.com
Lucro da Axa mais que duplica em 2004
24-2-2005 11:15
Os resultados líquidos da seguradora francesa Axa subiram mais de duas vezes no exercício do ano passado para os 2,52 mil milhões de euros, superando as previsões dos analistas.
A segunda maior seguradora da Europa justifica este resultado com ganhos nos seguros de vida, gestão de fundos de dinheiro e controlo das despesas.
A Axa apresentou ainda números bastantes positivos para o seu novo seguro de vida empresarial, o que, segundo os operadores, pode levar a uma valorização das acções da seguradora.
Com base no lucro registado em 2004, a empresa adianta que vai propor à Assembleia Geral de accionistas um aumento de 61% para os 0,61 euros do dividendo a pagar por título.
Os resultados operacionais da Axa aumentaram para os 2,72 mil milhões de euros em 2004 face aos 2,04 mil milhões de euros registados em 2003.
BolsaPt.com
Cofina e Media Capital ajustam ofertas à Lusomundo
24-2-2005 10:30
Para contrariar o favoritismo atribuído à Olivedesportos, que divide os conselheiros estratégicos do grupo Portugal Telecom, a Media Capital avançou com uma proposta de entrada da Portugal Telecom no seu próprio capital.
Já a Cofina, decidiu assumir todo o risco inerente a possíveis remédios impostos pela Autoridade da Concorrência caso o grupo de Paulo Fernandes venha a adquirir todos os órgãos de comunicação da Lusomundo.
BolsaPt.com
Incorporação nacional ronda 50% no Volkswagen Cabrio
24-2-2005 9:50
A Autoeuropa já fechou o processo de adjudicação de fornecedores para o futuro VW Cabrio. O novo veículo de luxo terá assim, aproximadamente, mais 20 pontos percentuais de fornecedores portugueses do que os monovolumes actualmente em produção naquela fábrica.
Já a incorporação nacional do novo carro, cujo arranque da produção está previsto para o final deste ano, deverá ficar perto dos 50%, segundo apurou o Jornal de Negócios.
A maximização das compras de bens e serviços da indústria nacional, fixado num objectivo mínimo de 45%, sempre foi um dos objectivos reconhecidos pela Autoeuropa.
BolsaPt.com
Lucros da Nestlé aumentam 13%
24-2-2005 10:45
A Nestlé, líder mundial no sector da alimentação, registou lucros de 3,88 mil milhões de francos suíços (2,93 mil milhões de euros) no segundo semestre de 2004, mais 13% que no período homólogo de 2003 mas abaixo das previsões dos analistas.
A empresa suíça beneficiou com a valorização da sua posição na francesa L’Oreal. Os analistas estavam à espera de lucros de 4,03 mil milhões de francos suíços, e as receitas 4,8%, na maior queda dos últimos dois anos.
As receitas da empresa forma penalizadas pelo abrandamento do consumo nos mercados europeus e pela depreciação do dólar face ao euro e à moeda suíça, que afectou a sua actividade nos Estados Unidos.
A empresa espera que 2005 seja um «ano tão competitivo» como o 2004, mantendo a previsão de crescimento de 5 a 6% nas receitas, excluindo movimentos cambiais e aquisições e um aumento nos resultados operacionais.
BolsaPt.com
Lafarge com resultado superior ao esperado
24-2-2005 10:10
A maior cimenteira do mundo, instalada em 75 países, apurou um lucro líquido de 868 milhões de euros em 2004, face aos 728 milhões de euros de 2004 e aos 842 milhões estimados pelos analistas.
A subida de 19% do lucro líquido foi justificada com a subida constante dos preços do cimento, o que compensou o aumento dos custos energéticos.
Segundo as novas regras do IFRS o lucro da Lafarge situou-se nos 1,05 mil milhões de euros.
O lucro operativo, por sua vez, cresceu 12,8% para os 2,12 mil M€, relativamente aos 1,93 mil milhões registados em 2003.
BolsaPt.com
Compal interessada na compra da brasileira Sucos Mais
24-2-2005 9:35
A Compal – Companhia Produtora de Conservas Alimentares mantém-se interessada na compra da congénere brasileira Sucos Mais, apesar de ter sido afastada da «short list» dos grupos seleccionados para a negociação com os accionistas daquela, há dois meses e meio.
De acordo com Cotrim Figueiredo, administrador da Compal, no ano passado os accionistas da Sucos Mais abriram um processo informal de recepção de propostas para a alienação da companhia.
Em Dezembro passado a Compal foi contudo informada que não tinha passado a uma fase mais avançada, que implicava a negociação com «quatro a cinco grupos», entre os quais constava a multinacional Coca-Cola.
BolsaPt.com
China deve «moderar» exportações
24-2-2005 9:0
O novo comissário europeu para o Comércio, o britânico Peter Mandelson, chegou a Pequim, onde vai defender que a China deve moderar as exportações têxteis, no novo cenário de liberalização mundial do mercado no sector.
«Nós podemos todos beneficiar com a liberalização dos têxteis», defendeu Peter Mandelson, antes de partir para a capital chinesa, citado num comunicado da delegação da Comissão Europeia em Pequim, enviado à imprensa.
«Mas alguma moderação e cautela na taxa de crescimento das exportações chinesas irá ajudar a assegurar um ajustamento harmonioso ao novo ambiente do comércio mundial», acrescentou.
Estados membros, como Portugal, têm pressionado os respectivos governos e Bruxelas para serem tomadas medidas de salvaguarda contra a «invasão» das exportações têxteis chinesas, com o fim das quotas no sector, a 01 de Janeiro passado.
BolsaPt.com
INAC suspende promoção da Air Luxor para a Madeira
24-2-2005 9:15
O Instituto Nacional de Aviação Civil pediu a suspensão imediata da promoção da Air Luxor de bilhetes a 59 euros para a Madeira, revelou à Lusa fonte do órgão regulador.
A Air Luxor lançou esta promoção para a rota Funchal- Lisboa- Funchal a 17 de Fevereiro para bilhetes adquiridos até 6 de Março e usados até final de Outubro.
O INAC pediu a suspensão da oferta por considerar que está contra as disposições legais referentes ao «subsídio ao preço do bilhete» para residentes madeirenses, explicou a fonte ao jornal de Negócios.
BolsaPt.com
Mais 100 gasolineiras vão abrir junto de hipermercados
24-2-2005 8:45
O grupo «Os Mosqueteiros» vai alargar a rede de postos de combustível até «ter uma bomba por supermercado». No total podem ser mais cem gasolineiras.
Esta é a resposta à liberalização permitida por uma portaria governamental e que implicará um investimento entre 15 e 20 milhões de euros.
«Estamos já a fazer o levantamento da situação de cada um dos supermercados e dos projectos em curso», afirmou ao «Correio da Manhã» João Magalhães, director de comunicação do grupo que detém a insígnia Intermarché e Ecomarché.
Os Mosqueteiros possuem 81 bombas de combustível junto aos seus supermercados mas o objectivo é alargar esta oferta a toda a rede actual, de 181 estabelecimentos.
Estes postos praticam descontos da ordem dos cinco cêntimos por litro de combustível, «política de redução de preços que se irá manter», garantiu João Magalhães.
BolsaPt.com
Noticias de 24 de Fevereiro de 2005
Nikkei fecha em alta
24-2-2005 8:12
A bolsa de Tóquio fechou a subir 0,27%, pela primeira vez em quarto dias. A subida dos preços dos metais impulsionou os títulos da Toho Zinc e o optimismo com os ganhos ajudou à valorização das fabricantes de aço.
O Nikkei subiu 30,97 pontos para se cotar nos 11.531,15 pontos. O índice tinha perdido 1,4% nas três ssessões anteriores, depois de ter atingido um máximo de sete meses no dia 18 de Fevereiro.
O TOPIX subiu 0,40% para os 1.157,54 pontos.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 705 visitantes