Caldeirão da Bolsa

PT, e agora????

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Garfield » 24/2/2005 1:19

antes que saia algum "flame" queria relembrar que os meus calculos eram "redondos" e meramente ilustrativos :)

Registado: 9/2/2005 4:29

por Garfield » 24/2/2005 1:14

"...essas variações seriam indiferentes..."

permita-me discordar senao vejamos:

de 9,03 a 10,00 voçê ganha 10,74% ( calculos redondos ) :)

se vende-se nos 9,73 ganharia 7,75%

recomprando nos actuais 9,21 para vender nos 10,00 ganharia entao 8,58%

teria entao 7,75% mais os 8,58% o que daria 16,33%

no fim das "variaçoes indiferentes" teria um ganho superior em 5,59%

e isto sem contar com o reinvestimento das mais valias inicias pois como imagino que seja um investidor prevenido nunca as reinvestiria em acções mas sim em algo mais seguro

ah é verdade se ela nao subir dos 9,21 voçe ja teria no bolso 7,75% enquanto que agora nao tem nada ;)

Cumprimentos

Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por pedras11 » 24/2/2005 0:49

Verdinho Escreveu:Caro Pedras,
para quem acompanha o mercado e mesmo investindo no medio/longo prazo teria sido uma boa saída nos 9.70 e tal por exemplo e agora teria oportunidade de recomprar mais abaixo.Eu realizei uma mais valia e saí a 9.79 e na queda já reentrei a 9.50 mas como vi que os 9.50 não iam segurar a pt consegui no dia seguinte na abertura vender a 9.55 e aqui não ganhei praticamente nada mas foi o melhor que fiz pq duas sessões depois ela está a este nivel e agora vou reentrar mas ainda não sei quando...o mercado e a propria acção é que vão ditar a minha reentrada.
Isto é a forma como eu encaro o meu investimento mas não quer dizer que não cometa erros.
Em relação à PTM como havia a situação da venda da lusomundo ainda as tenho e de um lucro de 3% passei a perder 1.5%...vamos ver o que isto vai dar.
Um abraço

Concordo perfeitamente. Não sou é adivinho.

Já pensou bem que se eu as vender como penso acima dos 10€, todas estas variações se tornam indiferentes para mim?

PS: Outro exemplo: imagine que teria saído da PT e como a Brisa andava muito Bullish, ía lá parar.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por Verdinho » 24/2/2005 0:15

Caro Pedras,
para quem acompanha o mercado e mesmo investindo no medio/longo prazo teria sido uma boa saída nos 9.70 e tal por exemplo e agora teria oportunidade de recomprar mais abaixo.Eu realizei uma mais valia e saí a 9.79 e na queda já reentrei a 9.50 mas como vi que os 9.50 não iam segurar a pt consegui no dia seguinte na abertura vender a 9.55 e aqui não ganhei praticamente nada mas foi o melhor que fiz pq duas sessões depois ela está a este nivel e agora vou reentrar mas ainda não sei quando...o mercado e a propria acção é que vão ditar a minha reentrada.
Isto é a forma como eu encaro o meu investimento mas não quer dizer que não cometa erros.
Em relação à PTM como havia a situação da venda da lusomundo ainda as tenho e de um lucro de 3% passei a perder 1.5%...vamos ver o que isto vai dar.
Um abraço

Registado: 15/3/2004 21:30

por MarcoAntonio » 23/2/2005 22:22

pedras11 Escreveu:Não vi nenhuma resistência nos 9,45€, portanto também não poderiam funcionar como suporte. Esse valor(9,45€) ficou registado no gráfico numa sessão de Março 2004.

Ainda que fosse verdade, pedras11, o facto de não ter funcionado na última passagem como resistência não querería dizer que não pudesse funcionar como suporte.

Em todo o caso, não é verdade. Estes valores de médio/longo-prazo não podem ser analisados ao centimo (um centimo ou dois ou tres que sejam não têm significado quando falamos de resistências de médio/longo-prazo).

O valor foi testado diversas vezes nos últimos 12 meses ano, formando aí um máximo relativo importantíssimo:

:arrow: 9.44 a 4 de Março 2004;

:arrow: 9.45 a 8 de Março 2004;

:arrow: 9.45 a 9 de Março 2004;

:arrow: 9.42 a 17 de Março 2004;

:arrow: 9.43 a 18 de Março 2004;

E mais recentemente...

:arrow: 9.43 a 17 de Janeiro 2005;

Depois deste teste, manteve-se por ali a pressionar a resistência tendo quebrado ao fim de 5 sessões, a 31 de Janeiro.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por pedras11 » 23/2/2005 22:11

Não vi nenhuma resistência nos 9,45€, portanto também não poderiam funcionar como suporte. Esse valor(9,45€) ficou registado no gráfico numa sessão de Março 2004. A PT está ainda a passar por uma fase de consolidação ás recentes subidas, o que lhe poderá dar mais força para o médio prazo.

Pessoalmente estou dentro a 9,03€ e não vendo abaixo dos 10€, porque sei aquilo que comprei. Tenho tempo, calma e confiança.

Para os próximos tempos não prevejo descidas catastróficas, até porque o dividendo atractivo :lol: e a compra de acções próprias deverão suster a sua evolução positiva. Quanto aos 9€ também nunca os vi como resistência ou suporte. Suporte só mesmo a 8,8€.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por MarcoAntonio » 23/2/2005 20:24

Pessoalmente acreditava nas possibilidades dos 9.30€ funcionarem como suporte.

A quebra deste valor deixa no entanto a PT numa situação bastante menos interessante.

Quem está fora deve, na minha opinião aguardar por sinais de força do papel dado que a situação técnica está agora bastante mais fragilizada e o papel dá poucas garantias de momento. Quem eventualmente está dentro, parece-me um pouco tarde para uma saída em força. Quem estiver demasiado exposto deve no entanto ponderar uma redução de posição (em minha opinião, não pretendo aconselhar ninguém, estas são apenas as linhas porque eu me orientaría relativamente à PT nas presentes condições).

Note-se que não só falhou o suporte horizontal como a linha ascendente de médio-prazo.

Isto não quer dizer que venha por aí um descalabro necessariamente. Mas a situação técnica transfigurou-se bastante tendo falhado já dois suportes (os 9.45€ em primeiro lugar e os 9.30€ agora).

Para o curto-prazo (próximas semanas a alguns meses) continuo neutro. Para o médio/longo-prazo ainda estou optimista mas agora com maiores reservas.

Em termos imediatos, a PT só possui agora como valor/referência de suporte forte a zona junto dos 9€...
Anexos
PTC-20050223a.png
PTC-20050223a.png (24.07 KiB) Visualizado 724 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

PT, e agora????

por ppppppp » 23/2/2005 20:12

isto vai de mal a pior, alguem me pode comentar a PT???? obrigado

Registado: 20/12/2004 15:31

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, goncaladas, Google Adsense [Bot], LionHeart, Mmmartins, Musus, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2 e 348 visitantes