Caldeirão da Bolsa

Sonae.com S.G.P.S., SA - Analise

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Viana » 27/2/2005 23:38

Caro XPTE1,

Antes demais obrigado pelo seu interesse.

A analise tecnica baseada no metodo Ponto & Figura que apresentei para a PAD, é apenas uma percentagem muito pequena do que é necessario saber para tentar prever o movimento do valor da acçao. Tem de ter em conta o sector, mercado, força relativa e etc e, principalmente, ter em conta o seu "trading plan" (time frames, stops, objectivos, targets e etc). Para além disso nao acompanho a PAD e só para ter ideia nem sei a cotaçao actual dela nem os valores que tomei em referencia na analise apresentada. Oor tudo isto, nao estou a vontade para dizer mais do que disse no "post" anterior sobre a PAD.

As minhas desculpas e espero ser-lhe ultil numa proxima oportunidade.

Os meus cordiais cumprimentos,
Viana
Viana

Para Viana - Comentário relativo a analise Pararede

por XPTE1 » 26/2/2005 15:52

Bom dia,

Li atentamente o seu comentario e segundo entendi a acção da Pararede está prestes a arrancar brevemente com target imediato nos 0.48 seguida de uma correcção significativa junto dos 0.38 e posteriormente algum tempo a levaria a fazer novos maximos até em valores acima dos 0.60 isto numa perspectiva bullish, não sei se estou a interpretar bem a sua analise, gostaria que comenta-se se entendi bem o que quis dizer.

Muito obrigado
XPTE1

Re: QUESTÃO

por Viana » 25/2/2005 23:24

CARAMELO Escreveu:O target dos 4.10 foi atingido e não quebrou. Estamos perante a inversão ?
A verificar-se a subida acima dos 4.40, que indica como confirmação da tendência do bull, os 7.70 são um valor real ou meramente especulativo.
Qual será a próxima paragem na subida? E se não ultrapassar os 4.40 ?

1- Constata-se que os 4.10 nao foram quebradas e houve uma reaçao em alta, o que pode ser um bom sinal.
2- Para marcar marcar a inversao, ou seja, nova coluna de "Xs", é necessario a acçao subir 3 boxes. (0.10*3+4.10=4.40).
3-A subida acima dos 4.40 marcar a inversao e é oum break the um "double top" o que, aliado ao movimento anterior e bom. Os 7.70 sao um target tecnico, evidentemente que para serem atingidos existem outros pressupostos a serem avaliados futuramente. O movimento ate aos 7.70, a existir, devera ter varias paragens pelo meio. O valor nem é real nem especulativo, é um valor tecnico indicativo.
4- Nao sei qual sera a proxima paragem. Para já é necessario que passe os 4.40, até la e dificil falar na subida.
5- Senao passar os 4.40, so é perigoso se quebrar os 4.10. Se a cotacao se manter entre os 4.10 e os 4.40 nao é adcionada nenhuma box, nem "X" nem "O". Podemos falar numa consolidacao/lateralizacao.

O resto é futurologia.
Viana

QUESTÃO

por CARAMELO » 25/2/2005 18:32

O target dos 4.10 foi atingido e não quebrou. Estamos perante a inversão ?
A verificar-se a subida acima dos 4.40, que indica como confirmação da tendência do bull, os 7.70 são um valor real ou meramente especulativo.
Qual será a próxima paragem na subida? E se não ultrapassar os 4.40 ?
CARAMELO

Ola

por Viana » 25/2/2005 0:32

Efectivamente o target de subida sao os 7.70Euros. Ao verificar-se a inversao da tendencia de queda regista na coluna de "Os", sem que esta viole mais uma caixa (abaixo dos 4.10) e assim que ultrapassar os 4.40 (é necessario sempre 3 boxes para registar a inversao), devemos considerar o preço objectivo vertical de 7.70 Euros que se traduz no seguinte calculo.

Nr de Boxes de "X" (subida) x 3 (representa inversao) x Valor da Box + Preço do inicio da coluna de "X"

16*3*0.10+2.9=7.70

Parece muito "fruta" e se calhar é, mas é o preço que da a analise, como em tudo na vida, náo é so isso que conta ms a força relativa, o sector, o mercado e etc.

Este preço objectivo poderiamos considerar atingivel em condiçoes favoraveis de mercado.
Viana

por tiopatinhas » 24/2/2005 15:15

Fiquei sem perceber qual o target que deverá poder atingir se subir!!
Será 7,70???
Fruta a mais...
tiopatinhas

Ola

por Viana » 24/2/2005 2:49

Ghost2005 - Realmente no site da Dorsey Wright encontras boas informacoes, podes ainda subscrever o servico para individuais que nao é muito cara e é bastante util.
A Dorsey Wright esta em grande tendo sido convidada para entegrar a parte de Analise Tecnica do Citigroup. Certamente é porque tem resultados.

Visitante - Nao tenho nada em Portugues, mas em Ingels aconselho o livro Point&Figure Charting do Tom Dorsey que custa 59.95USD.

Quanto a SNC, agora com um grafico sacado da Dorsey Wright, este tecnicamente perfeito (ao contrario do meu que considerei fechos), esta a mostrar que os 4.10 sao o valor mais importante para o titulo, neste momento.

Se resistir o Preço Objectivo na contagem vertical é de 7.7Euros (16 boxs que representam o movimento de alta, multiplicadas por 3 boxs que representam a inversao, multiplicadas por 0.10 que é o valor de cada box. Ao resultado obtido soma-se o valor da cotaçao no inicio da coluna de Xs - 2.9Euros).

Parece incrivel os 7.7Euros, mas, é o que da.

Se quebrar os 4.10 consistentemente pode vir a fazer entre 3.80 a 3.60, vamos ver.

NOTA: O valor das boxs do grafico da SNC pode alterar-se para 0.20 a partir dos 4 de forma a compensar a diferença de precos (% de cada box face ao preço), eu nao o fiz ainda porque nao considero necessario apesar de estamos quase a falar de mais 25%, no entanto, se fizesse, o titulo, nessa prespectiva, continuava sem sinal de inversso.
Anexos
sonae.jpg
sonae.jpg (53.59 KiB) Visualizado 1122 vezes
Viana

por Visitante » 23/2/2005 11:39

Alguém pode postar literatura informativa de P&F, de preferência em Português.
Visitante

Re: OX

por ghost2005 » 23/2/2005 11:31

Caro colega.

Mais uma vez o meu agradecimento. Fiquei surpreendido, porque também sou um "recente adepto" do P&F chart, e efectivamente o site Dorsey Wright & Associates tem sido onde tenho seguido (tentando analisar / aprender) alguns gráficos. Claro que o meu próximo passo foi tentar fazer "manualmente" no excel, mas até agora vi-me grego e já estava pensando que era mais fácil arranjar algo que os fizesse automaticamente.

Contudo, gosto de "saber fazer", para percebê-lo, antes de ter uma aplicação que o faça automaticamente, e daí voltar agora novamente ao excel para tentar colocar isso em prática.

Um abraço
ghost2005

OX

por Viana » 23/2/2005 2:22

Ola,

Criei o grafico da seguinte maneira:

1- Formatei a pagina. Acertei a largura e altura das celulas das Boxs e dos outros campos.
2- Mais abaixo lancei a BD do Meta que o TRSM gentilmente me facultou.
3- Com base na BD constui varias funçoes noutras celulas de forma a contar e identificar os movimentos.
3.1. Se a cotacao estivese na coluna dos "Os" e subisse mais de 0.30 (0.10*3boxs), invertia o movimento e assinalava "Xs" (1BOX por cada 0.10) e vice versa.
3.2. Se a cotacao mexesse menos de 0.30 no sentido inverso ao movimento actual nao havia alteracao.
3.3. Se a cotacao mexesse no sentido actual (na mesma coluna) era assinalada as boxs correspondentes ao valor do movimentos (0.10 por box).

No entanto, quase no fim, por razao que desconheço, começou a dar erro a desenhar o resto do grafico, ai, como faltava pouco, assinalei directamente com a referencia dos valores da BD.

So fiz na SNC porque quer acompanhar pessoalmente o titulo e ter o prazer de marcar o grafico.

Conhecço alguns analistas que os fazem a mao, num papel millimetrico e ainda a forma antiga, assinalando apenas "Xs".
Viana

Re: Resposta

por ghost2005 » 23/2/2005 1:48

Viana Escreveu:No primeiro grafico usei uma folha de Excel onde eu proprio criei o grafico com valores fornecidos ...

Caro Viana. Antes de mais o meu obrigado por ter respondido, e a sua resposta ainda mais curioso me deixou.

Cria o gráfico "à mão", calculando manualmente os vários pontos, ou usa alguma ferramenta (ou desenvolveu alguma macro no excel)

Mais uma vez, o mu obrigado antecipado.
ghost2005

JN

por Viana » 22/2/2005 23:57

Nao construo a minha carteira com base no preço medio, apesar de, dadas certas circunstancias, poder reforçar posiçoes quando a acçao rompe importantes resisntencias, subindo os "stop" (stop trailing". Também, raras excepçoes (estas muito raras mesmo), poder reforçar uma posicao quando um papel vai testar um suporte e este se mostra forte.
Por exemplo:
Tomei uma posicao na SNC porque achei que o papel poderia começar a subir, no entanto, há hipotese de ele cair ainda mais um pouco, entao tomo um importante lote ao preço de mercado e, se cair, reforço um pouco mais proximo do suporte imediatamente mais abaixo, se romper o suporte, vendo tudo (as que comprei agora e as outras). Na pratica, acaba por ser um stop para a primeira posicao e um pequenissimo stop para a segunda posicao. Se o papel sobe, entao reforço quando parte as resisitencias.

Tenho um lote de acçoes que sigo mas também so tomo posiçoes de acordo com a tendencia do sector e do mercado, porque:

Se o sector/mercado esta a cair na generalidade, mesmo tendo uma boa accao e num bom momento tecnico, a maior probalilidade é ela acompanhar a tendencia geral do mercado, mesmo que em momentos par´ça e queira contrariar. Nesse caso, se accao da sinais contrarios ao do sector/mercado, fico quieto.
Viana

por Visitante » 22/2/2005 23:45

Viana, obrigado pela resposta.

Segundo percebo a sua ideia é ter algumas empresas (poucas) debaixo de olho e ir construindo uma carteira com base no preço médio.

Eu prefiro, penso ser mais certo, analisar económicamente mercados, regioes, sectores.

Por exemplo, e "minha" analise financeira diz-me que nos proximos tempos não tevo tomar posições em acções nos US e na CEE salvo algumas excepções para pequenas percentagens no sector financeiro.

Como não negoceio nas bolsas desses países, neste momento tenho apenas fundos de acções da America Latina e europa emergente.
Mas a continuar a queda nos sectores das utílities posso entrar pontualmente mas ainda penso ser muito cedo.

Isto tudo para dizer que apenas pego na analise tecnica depois de decidir onde vou comprar.

O meu Nick é JN e stou sempre a esquecer-me de entrar.

Abraço.
Visitante

Visitante

por Viana » 22/2/2005 23:18

Sigo o metodo de P&F, nao so pela sua simplicidade mas, principalmente, porque é claro demais para deixar lugar a subjectividades. Quantas vezes vi conceituados analistas a olharem para o mesmo grafico (velas, barras ou semelhante) e, dentro do mesmo "time frame", terem interpretacoes diferentes com sinais claramente contraditorios. No P&F isso náo é possivel a náo ser que algum deles esteja analisar mal.

Já exprimentei de tudo um pouco e este sistema, de entre muitos, nomeadamente o VIX ( que a maioria dos analistas tecnicos - verdadeiros - que conheço utilizam) e nenhum consegue atingir os resultados que consigo tirar do P&F depois de varios testes.

Por ex: O VIX ajudou-me muito em finais de 2002 e 2003, mas no inicio de 2004 ate Julho (momento em que abandonei), so deu problemas. Da mesma opiniao outros analistas tecnicos que conheço.

Há muito tempo que sigo a Sonae.com, assim como a PTC e o BCP. Parecem-me ambas empresa bem geridas, mas, mais importante, nao me parecem empresas que possam vir a apresentar supresas do genero Enron, Parmalat, Worldcom e etc.
Nao me preocupo muito com os fundamentais destas empresas, já há muito que se encontram no lote das empresas "ALVO", depois só aguardo a melhor altura para entrar.
Tenho posicoes tomadas já algum tempo.
Neste lote, que mantenho, a primeira posicao foi tomada em 02-12-2002 e a ultima em 12-02-2004. O valor mais baixo de compra foi de 1.61Euros e o mais alto de 2.89. Convem no entanto referir que nao tomei as posicoes em SNC baseado no P&F mas sim em outros prussopostos que, felizmente, resultaram bem.
Viana

por Visitante » 22/2/2005 22:55

Coro Viana,

parece-me que voçê se tornou um seguidor do metodo do Dorsey, o que penso ser uma boa decisão.

Mas hove uma coisa no discurso dele que me ficou na memória e penso que foi mais ou menos isto; "a análise técnica diz-nos quando e a analise financeira diz-nos o que negociar"

O que é que o leva a escolher SONAEs?

Um abraço!
Visitante

Sinceramente?

por Viana » 22/2/2005 22:04

Eu espero que a Sonae.com suba até ao ceu. Eu tenho um bom lote, bastante consideravel a preço medio de 1.9999 e nao as vou poder vender, quer suba ate ao ceu ou desca ate ao inferno durante os proximos 2 anos (isto com sorte se nao for mais). no entanto, enho uma cobertura (nao da para explicar como porque sao aspectos juridicos) a 4.40 por isso, esse preço, tenho sempre em carteira.

Esquecendo o grafico acima:

A venda dos ultimos dias, assustou um pouco, ainda por cima devido ao volume consideravel e modo como o papel foi distribuido no mercado. A mim pareceu-me, muto honestamente, a saida de algum institucional, o que nao quer dizer que caia. A estes valores, foram tomadas de mais valias a dar hipoteses a entrar dinheiro fresco. Para mim, os proximos dias vao ditar o comportamento da SNC, que para ja, apesar de tudo, nao deve levantar uma preocupaçao elevada aos que detem uma posicao a medio/longo prazo.
Viana

por Clinico » 22/2/2005 20:39

Amigo Viana. Apesar de ter alguma dificuldade com estes gráficos, limito-me a ler os seus comentários que muito aprecio. Tenho bastantes Sonae.com que tenho vindo a comprar pouco a pouco e como todos, levei um valente susto estes 2 dias. No entanto, parece-me que vão apresentar resultados anuais a 24 de Fevereiro que não devem ser maus. Se coincidir com a recuperação do mercado ( o fecho de hoje já indica melhores dias)é capaz de nos dar algumas alegrias, não acha ?
cumprimentos
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por valves » 22/2/2005 19:25

Bom eu só me estou a meter consigo não leve a mal ... acho piada aos seus graficos nada mais do que isso :wink: cada um tem o seu método o que é preciso á que resulte aqui não se discutem métodos discutem -se sim resultados de analises :P até porque até estou de acordo com a analise também da PAD...

Cumpts

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

--

por Viana » 22/2/2005 19:19

Valves?... Nao percebi onde quer chegar. :?
Viana

por valves » 22/2/2005 19:06

Boas tardes ! O viana fica desde já com o premio do membro do forum que graficos mais originais apresenta :mrgreen: ( atenção que já vi graficos do viana medidos ao centimetro - leu bem não escrevi percentagens escrevi centimetros - este homem é um senhor da Bolsa palavras para quê ... :mrgreen:

------------------------------------------------------

agora vai aqui uma pergunta singela : são precisos tantos riscos e risquinhos para explicar uma coisa que salta á vista :mrgreen:

Cumpts ao Guru do nosso Forum :mrgreen:

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

APesar

por Viana » 22/2/2005 17:52

Apesar de analise P&F ter em conta o maximo e minimo apenas, eu construi o grafico com base nos fechos (mal, mas foi a melhor maneira que encontrei para o fazer de forma rapida - sem ser relevante devido a baixa volatilidade do papel e tamanho das boxs), assim senao fechar abaixo desse valor, nao há crise.
Viana

por tiopatinhas » 22/2/2005 16:27

Viana, não tocou os 4,15 mas sim os 4,08!!
isto quererá dizer segundo a sua análise....
tiopatinhas

Resposta

por Viana » 22/2/2005 10:29

No primeiro grafico usei uma folha de Excel onde eu proprio criei o grafico com valores fornecidos numa BD do nosso colega do forum TRSM. No segundo caso puxei um "query" e grafico da PAD no serviço profissional da Dorsey Wright & Associates que pode encontrar em http://208.149.108.72/cgi-bin/foxweb.exe/welcome
Viana

por Antonio Vieira » 22/2/2005 8:17

Obrigado Viana pelo seu trabalho. Cumpr

Registado: 26/4/2003 21:51

Re: O GRAFICO

por ghost2005 » 22/2/2005 4:02

Boas,

Gostaria de saber apenas que aplicação usa para fazer os Gráficos P&F.

Desde já, os meus agradecimentos
ghost2005

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 766 visitantes